Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2021"

31 Dez 2021 - 15:00h

A caneta do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), está a todo vapor no último dia levito do ano de 2021. Após publicar portaria de exoneração do secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Wagner Moreira de Oliveira (veja aqui), mais duas pastas estão sem comando no âmbito da administração pública municipal. Isto porque Márcio Aguiar dos Santos deixa o comando da secretaria de Agricultura e Ednéia dos Santos Ataíde se despede da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, até o momento, Eduardo ainda não definiu os novos nomes que vão ocupar as pastas deixadas por Márcio e Ednéia.

31 Dez 2021 - 14:35h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), exonerou, nesta sexta-feira (31), Wagner Moreira de Oliveira, da secretaria de cultura, esporte, lazer e turismo do município. Wagner foi nomeado no início do ano e deixa o cargo sem ações efetivas na pasta. Moreira foi uma indicação do líder do prefeito na Câmara de Brumado, vereador Tiago de Souza Amorim (PP). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos ainda não anunciou um novo secretário para a pasta. A secretaria de cultura, esporte, lazer e turismo será interinamente ocupada pelo secretário de educação, João Nolasco da Costa.

31 Dez 2021 - 11:00h

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, fez uma retrospectiva do seu primeiro ano de mandato. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que foi um ano difícil e de muitas restrições por conta da pandemia. Apesar das dificuldades, o gestor celebrou vários avanços na saúde, educação, agricultura familiar e infraestrutura. “Procuramos atender bem o povo. Já sentei nessa semana para fazer uma avaliação com o pessoal do meu governo. Avaliamos onde erramos para tentar acertar em 2022. A vida é assim. Somos serem humanos, sujeitos a falhas e erros. Temos que reconhecer e buscar consertar”, ponderou. Otimista, o prefeito acredita que o próximo ano será de mais progresso e prosperidade. Dentre as propostas para 2022, Neto apontou a realização de cursos de capacitação para os servidores para eficiência no atendimento, aquisição de ambulância, melhorias dos PSFs e a execução de várias obras para benefício da população da zona urbana e rural, entre as quais a reforma do Mercado Municipal, a construção de praças, quadras poliesportivas e colégios municipais, a recuperação das estradas vicinais, inúmeras pavimentações asfálticas e mais investimentos e incentivo ao setor da agricultura familiar. “Que 2022 seja um ano de mais brilho, que essa pandemia vá embora e que a alegria do povo volte. A gente pede a Deus muita saúde e paz. Isso é o que eu desejo para todo nosso povo. Quero trabalhar até o último dia do meu mandato pelo povo de Malhada de Pedras”, concluiu.

31 Dez 2021 - 10:30h

Muita gente costuma brincar que não sabe ‘se está vivendo ou só pagando imposto’, e com toda a razão: no Brasil, são cobrados quase vinte tipos de tributações diferentes, dentre as quais se destacam o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre todas as transações financeiras, e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os donos de veículos. Mesmo com a manutenção do cenário de pandemia, a arrecadação tributária teve bons números neste ano, e a Bahia não foi exceção. O Impostômetro, indicador criado há mais de 15 anos pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostrou que do começo de 2021 até o fechamento desta edição os baianos já pagaram R$ 82,9 bilhões em tributos. A capital, Salvador, representa um terço desse montante, com R$ 27 bilhões arrecadados. Ainda com informações do Impostômetro, são 151 dias de trabalho apenas para pagar os impostos, tempo que não sofreu alterações com a pandemia da Covid-19. A ACSP já tinha projetado uma melhora na arrecadação para este ano, se comparado com o primeiro ano de crise sanitária, e o motivo principal é o retorno gradativo a um nível próximo da normalidade, ocasionado pela retomada das atividades comerciais. “Além de as atividades não estarem mais tão restritivas em seu funcionamento quanto estavam no pico da pandemia, na metade deste ano, o poder público também se mexeu para arrecadar mais”, disse a entidade responsável pelo Impostômetro.

31 Dez 2021 - 10:00h

A garra de quatro integrantes do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) que andaram 9 km para socorrer uma mulher de 56 anos que mora em um local de difícil acesso, no bairro da Suíça, no município de Jequié, vai ficar na memória da filha que contou com a equipe especializada para prestar socorro à sua mãe. A mulher possui dificuldade para locomoção devido a sequelas causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve um mal-estar decorrente de diabetes, por isso precisava de atendimento médico de urgência.  Os bombeiros foram acionados pela filha da idosa e não mediram esforços. Prepararam o equipamento e foram cumprir a missão. "Enviamos nossas equipes e, por ser uma local que tem montanhas, muita lama e água, veículos não têm acesso. Nossas guarnições andaram 4,5 Km para chegar até a casa delas e o mesmo percurso para trazê-la à nossa sede", contou a  subtenente Manuela Faneli. Durante o resgate, eles utilizaram uma prancha para imobilização da vítima e fizeramo transporte de retorno também a pé e de forma segura. Após chegarem na unidade, as equipes conduziram a vítima até o Hospital Prado Valadares.

31 Dez 2021 - 09:30h

Um homem foi preso em flagrante, por policiais da 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho), na quarta-feira (29), após descumprimento de medida protetiva contra sua ex-companheira em Simões Filho. Ele responde criminalmente por tentativa de feminicídio após ter deferido nove golpes de faca na mulher, que teve o olho perfurado pelo agressor, desta vez o homem invadiu a casa da vítima com um simulacro de pistola e uma faca. Ela conseguiu fugir e chegar à unidade. “Nossos policiais imediatamente foram em busca do agressor e, após informações, descobrimos que ele teria fugido para a casa de familiares em Dias D’Ávila. Lá, o encontramos e o simulacro de pistola que ele utilizou para ameaçar a vítima”, explicou o titular da 22ª DT, delegado Leandro Acácio. Ele foi autuado em flagrante por infringir a determinação judicial. O homem deverá ser encaminhado ao sistema prisional.

31 Dez 2021 - 09:00h

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, foi um dos afetados pela forte chuva que atingiu a Bahia.  Pontes foram destruídas e rios tiveram os níveis de água excedidos. As estradas da região, sobretudo as que ainda não têm camada asfáltica, ficaram intransitáveis. Ônibus precisaram ser guinchados por tratores, após ficarem atolados. As águas da barragem da Casa Branca, uma das principais da região, excederam e destruíram diversas pontes, o que atrapalha o fluxo de veículos. A prefeita de Mucugê, Ana Medrado (DEM), reiterou as situações das estradas e pontes e pediu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro (PL), bem como ao ministro João Roma, para a reconstrução da área devastada. “Nossas estradas estão todas destruídas e cheias de lama. O povo não consegue transitar e estamos ilhados”, disse a prefeita.

31 Dez 2021 - 08:30h

O total de testes positivos de Covid-19 aumentou nesta última semana do ano no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Considerando dados de 3 mil estabelecimentos no país, a entidade verifica uma "aceleração rápida na taxa de positivos nos 3 últimos dias", segundo dados da plataforma ClinicaRx. Ainda antes do Natal, no dia 21, foram realizados 18.125 testes, sendo que 2.252 deram positivo, o que representa 12,4% do total. Agora, segundo o dado mais recente disponível, que é de quarta-feira (29), foram 25.998 testes realizados, sendo 5.334 positivos, o que representa 20,5% do total. Os dados não consolidam a situação de todas 5,5 mil unidades associadas, mas, na visão do CEO da Abrafarma, eles já representam uma amostra relevante e capaz de sinalizar qual é a tendência atual da pandemia no Brasil. “A gente começa a enxergar o tsunami”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, repetindo a expressão citada pelo chefe da Organização Mundial da Saúde. Os números não apontam qual é a variante responsável pelas infecções, apesar de outros dados já apontarem que a ômicron já causa recordes pelo mundo e também já dá sinais de que avança para se tornar a cepa predominante no país. Um levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) apontou que a incidência da variante ômicron em oito estados brasileiros é de 31,7%. Os dados foram compilados com base em laboratórios privados. Sérgio Mena Barreto diz que o índice de positivos verificado pela plataforma da Abrafarma já começa a se aproximar do pico de casos que as farmácias também registraram quando tiveram até 27% de positivos em março deste ano. “Infelizmente estamos em uma rampa de subida”, analisa.

31 Dez 2021 - 08:00h

Neste mês de dezembro, a notícia mais lida no site Achei Sudoeste foi a morte de um homem de 53 anos, identificado como Jair Santana Alves, atacado por cães da raça fila na zona rural de Brumado. O fato foi registrado na Fazenda Passagem, na BR-030 (veja aqui). Em seguida, um grave acidente aparece em segundo lugar no ranking das mais lidas. Em Ituaçu, o jovem Leonardo de Jesus, de 21 anos, morreu após capotar o veículo na BA-142. Chovia no momento do acidente (veja aqui). Em terceiro, a polêmica envolvendo o Cemitério Senhor do Bomfim entra em cena: no dia 8 de dezembro, algumas famílias tomaram a decisão de realizar o translado dos restos mortais dos entes queridos do cemitério para o Jardim Santa Inês. Cerca de 10 famílias, entre as quais a do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), fizeram o translado (veja aqui). Na sequência, moradores de Umburanas e Cristalândia ficaram sem acesso à sede do município de Brumado após as chuvas do início do mês. A ponte usada comumente pela comunidade é baixa e, em períodos chuvosos, acaba sendo interditada devido ao transbordamento do rio. Os moradores criticaram a demora do Poder Público em concluir a obra da nova ponte, que é de suma importância para toda região rural (veja aqui). Fechando a lista das mais lidas no Achei Sudoeste, um crime brutal ocorrido na BR-030, na ponte do Rio Carnaíba, na cidade de Guanambi. No local, mãe e filha - Alcione Malheiros Teixeira Ribeiro, 42 anos, e sua filha, Ana Júlia Teixeira Fernandes, de 16 anos - foram encontradas mortas com sinais de violência sexual. O crime chocou toda comunidade regional (veja aqui).

31 Dez 2021 - 07:30h

A prefeitura de Itapebi, no sul da Bahia, emitiu um alerta, nesta quinta-feira (30), sobre a possibilidade de alagamento, em regiões que ficam perto do rio Jequitinhonha, e pediu que os moradores deixem suas casas e procurem abrigo com parentes, amigos ou nas escolas. De acordo com a prefeitura, a vazão do rio está maior por causa das fortes chuvas registradas no norte de Minas Gerais, já que em Itapebi não chovia desde quarta-feira (29). Ainda de acordo com a prefeitura, algumas casas que ficam próximas ao rio foram invadidas pela água. Não há informações sobre feridos. Um transporte foi disponibilizado pela gestão municipal para que os moradores retirem os móveis de casa.

31 Dez 2021 - 07:00h

Nesta quinta-feira (30), professores da rede municipal de Aracatu, a 36 km de Brumado, se reuniram com a prefeita Braulina Lima (Republicanos) buscando explicações sobre a verba do Fundeb, referente aos 70% destinado ao pagamento dos profissionais. Ao final da reunião, os professores ficaram ainda mais indignados, visto que foram recebidos com sarcasmo e ironia, sentindo-se lesados pelo poder executivo. Este, segundo denunciara, está com as folhas de pagamento inchadas por conta dos inúmeros contratos irregulares. Os professores alegam que, durante a reunião, a prefeita desdenhou e debochou do manifesto realizado pela categoria em prol dos seus direitos. A gestora teria dito que a classe deve ter espírito natalino e aceitar repartir o dinheiro com profissionais contratados de forma igual. Sabendo que a prefeitura mantém diversos funcionários com a verba do Fundeb, a categoria quer saber do conselho do Fundeb se eles vão aprovar contas com irregularidades. “Nossa luta se inicia hoje. Agora iremos buscar a justiça para não sermos lesados novamente nos próximos anos”, afirmam.

31 Dez 2021 - 06:35h

Uma caminhonete desgovernada colidiu em poste, atingiu um veículo e invadiu uma residência no bairro Olhos D’água, na cidade de Brumado, na noite desta quinta-feira (30). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, após supostas falhas mecânicas, o condutor perdeu o controle da direção do veículo e por pouco não provocou uma tragédia. A caminhonete desceu uma ladeira desgovernada, atingindo um poste, atravessando uma rua, colidindo com um veículo e atingindo uma residência. Apesar do susto, não houve vítimas fatais. Três pessoas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Policia Militar atendeu a ocorrência. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Brumado.

31 Dez 2021 - 00:00h

Em Brumado, as casas lotéricas estão lotadas de apostadores esperançosos em ganhar o prêmio de R$ 350 milhões da Mega da Virada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Frederico Neves disse que, se ganhar, pretende pagar dívidas com parte do prêmio. “Quem não arrisca não petisca, é o que diz a gíria popular”, afirmou. Já o apostador João Santos quer ajudar a família inteira com o dinheiro. “O resto é praia e sol”, brincou. Seu João Gomes, 76 anos, está confiante e apostou duas cartelas na Mega. “Quero dar a metade pra quem precisa e a outra metade vou gastar”, contou. A maioria dos apostadores está em busca de pagar as dívidas, construir uma casa e aproveitar a vida com tranquilidade.

30 Dez 2021 - 18:25h

A Justiça atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou, em decisão liminar, a suspensão dos efeitos do decreto municipal 5.584/2021, que desobrigou o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados na cidade de Brumado. Publicada nesta quarta-feira (29), a determinação de desembargador Paulo Alberto Chenaud do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) considerou recurso impetrado pelo MP após o Juízo de primeiro grau não ter julgado o pedido, sob o argumento de que ele não trataria uma das matérias urgentes previstas para trâmite e julgamento durante o recesso judiciário.  Foi determinado ainda que o Município, em prazo de 24 horas, adote medidas para ampla divulgação da decisão, para promover amplo conhecimento pela sociedade “quanto às finalidades pedagógicas e dissuasórias que a situação de emergência de saúde pública exige”, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil. Em ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Paola Gallina, nesta segunda-feira, dia 27, o MP apontou que o decreto municipal viola a Lei Estadual 14.261/2020, que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras a todas as pessoas em circulação externa nos municípios baianos em que estão em vigor os decretos legislativos de reconhecimento de estado de calamidade pública aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e que tenham confirmado caso de Covid-19.  Na decisão, o desembargador Paulo Alberto Chenaud afirma que “em que pese tenha sido reconhecido, pelo Supremo Tribunal Federal, a autonomia dos municípios para adoção de medidas de enfrentamento da propagação do novo coronavírus (Covid-19), certo é que se trata de uma competência suplementar, a respeito de questões de interesse local, sempre destinado à edição de normas que visem minimizar o risco de contágio do vírus. Nesse contexto, não se entende possível que tais entidades municipais atuem em sentido contrário, flexibiliza do as medidas sanitárias adotadas pelos demais entes federativos, em flagrante risco à saúde pública dos seus cidadãos”.

30 Dez 2021 - 17:30h

O vereador Hugo Leonardo da Silva Gonçalves, de 38 anos, foi executado nessa quarta-feira (29), em Sete Quedas, a 467 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. De acordo com o G1, o corpo do parlamentar foi encontrado em uma estrada, a 10 quilômetros da área urbana, e tinha marcas de tiros de pistola. Testemunhas disseram à polícia que o vereador seguia de carro e foi perseguido. Ao perceber a situação, tentou entrar no Paraguai, mas perdeu o controle da direção do veículo, capotou e ainda foi atingido por tiros. Junto ao corpo não havia documentos e inicialmente a polícia não sabia quem era. Depois, foi constatado que se tratava de Hugo Leonardo, vereador em Paranhos, cidade vizinha a Sete Quedas, pelo MDB.

30 Dez 2021 - 17:00h

Na manhã desta quinta-feira (30), uma equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esteve em frente ao Terminal Rodoviário instalando placas de proibido estacionar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jansen Ricardo, coordenador da SMTT, explicou que o local costumava ser usado por veículos de grande porte para estacionamento, o que acabava atrapalhando a visibilidade no trânsito na região. “Já havíamos planejado isso para o início do ano. Só estamos antecipando as ações e colocando restrição na parada e estacionamento de veículos em frente ao Terminal Rodoviário de Brumado”, pontuou. Com relação ao clamor popular em prol da instalação de uma rótula na mesma região, Ricardo adiantou que o apelo será estudado pelo departamento, tendo em vista o aumento do fluxo de veículos no trecho em razão da criação do projeto de incubadora de empresas. “Vamos discutir com os nossos engenheiros. Tudo isso vai ser um arcabouço para implantarmos um sistema viário completo e que atenda às necessidades da população”, destacou.

30 Dez 2021 - 16:30h

O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 24, nesta quarta-feira (29). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 37.324. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 53.934. A Sudec detalhou as três mortes confirmadas nesta quarta são de um casal que teve o carro arrastado pela enxurrada, em São Félix do Coribe; e um homem, morador de Ubaitaba, atropelado por um motorista que perdeu a visibilidade por causa das chuvas. Ao todo, 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434. Nesta quarta, 136 cidades seguem sob decreto de situação de emergência.

30 Dez 2021 - 16:00h

Desde o início das chuvas na cidade de Brumado, as condições das estradas vicinais pioraram bastante, impedindo o acesso dos alunos da zona rural à sede do município. Muitos pais estão preocupados de os filhos não conseguirem concluir o ano letivo em virtude da situação. No entanto, o secretário municipal de educação, João Nolasco, garantiu que nenhum aluno vai ficar sem terminar a quarta unidade. Segundo ele, o Município decidiu disponibilizar às provas finais aos alunos que não conseguirem ter acesso às escolas através do Sistema Bravo de Gestão Escolar. Àqueles que não conseguirem ter acesso ao Sistema Bravo! por conta da qualidade da internet, a secretaria vai disponibilizar as atividades via WhatsApp. Uma terceira opção, de acordo com Nolasco, seria a aplicação das provas no mês de janeiro de 2022. “Nós temos ainda duas semanas de aula na rede municipal, que será de 03 a 14 de janeiro do ano que vem. Então, esses alunos que não receberem as provas via online vão fazer no retorno das aulas, após o recesso do réveillon”, informou. Nolasco reiterou que nenhum aluno será prejudicado.

30 Dez 2021 - 15:30h

Nenhum lugar do mundo teve uma chuva tão volumosa e numa área abrangente como o estado da Bahia no mês de dezembro. De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, que coletou dados na base de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos, a quantidade de água na região ficou acima da normalidade. Segundo o jornal o Globo, o mapa de anomalia de precipitação, que mostra as chuvas entre os dias 24 de novembro e 24 de dezembro mostra áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, com volume mais abrangente de águas, mas a região do estado da Bahia é a maior do mundo com intensa precipitação. A tragédia baiana foi deflagrada por um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), colossal canal de umidade trazida do mar que “estaciona” sobre determinadas áreas, causando chuva intensa e inundação por dias. Um conjunto de fenômenos meteorológicos raros tem causado essa “anomalia” no clima baiano. “A ZCAS se espalhou pela Bahia, o que é totalmente fora do normal, e despejou aguaceiros numa região cerca de 1.000 quilômetros ao norte da que costuma ocorrer (o Sudeste). E esse fenômeno, que por si só já seria raro, aconteceu duas vezes no mesmo mês”, destaca o cientista do Cemaden, instituição que alertou com antecedência de cinco dias sobre o risco de tragédia na Bahia e cuja ação coordenada com a Defesa Civil e prefeituras baianas permitiu a retirada de muita gente de áreas de risco, evitando que o número de mortos fosse ainda maior.

30 Dez 2021 - 15:00h

Na noite desta quarta-feira (29), um homem de 50 anos morreu em um acidente de trânsito na BR-030, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Valter Rodrigues Neves colidiu com uma motocicleta na rodovia, conduzida por Moisés Pereira dos Santos, 20 anos. Ele chegou a ser socorrido com vida pelo Samu 192, mas morreu na UPA 24 horas. A Polícia Militar foi solicitada e esteve no local para registrar o fato. A outra vítima não corre risco de morrer.