Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: acidente trágico ceifa a vida de motociclista na BA-245 em Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito nesta sexta-feira (26) resultou na morte de uma mulher na BA-245, em Ibipitanga. A colisão fatal aconteceu por volta das 7h30, no trecho que dá acesso ao município de Ibitiara. A vítima foi identificada como Elizângela Araújo.

Imagens de câmeras de segurança e vídeos que circulam nas redes sociais registraram o momento exato do impacto. De acordo com as imagens recebidas pelo site Achei Sudoeste, a motociclista saía do posto de combustíveis às margens da rodovia e, ao tentar ingressar na pista, acabou sendo atingida violentamente por um veículo de passeio que trafegava pela via. A força da batida foi tão severa que Elizângela não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes mesmo que as equipes de socorro pudessem prestar os primeiros atendimentos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Araújo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.

As circunstâncias e as responsabilidades do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. A Polícia Civil, através da Delegacia Territorial de Ibipitanga, deve analisar as imagens do circuito de monitoramento e os levantamentos periciais realizados no trecho da rodovia para esclarecer a dinâmica exata da colisão.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motorista de aplicativo denuncia ameaça com facão contra passageira na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motorista de aplicativo viveu momentos de tensão na madrugada deste sábado (27), na zona rural de Guanambi. O condutor acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após presenciar uma passageira ser ameaçada por um homem armado com um facão e impedida de retornar ao seu veículo. O caso aconteceu por volta das 5h33, na altura do Km 405 da BR-030.

De acordo com o relato do motorista ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), ele havia acabado de realizar uma corrida e deixado a mulher no local indicado. Assim que ela desembarcou e se aproximou de outro automóvel, o suspeito apareceu portando o facão e a rendeu, impedindo que ela desistisse e voltasse para o carro do aplicativo. Diante da grave ameaça, o motorista se afastou e pediu ajuda policial imediatamente.

Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi deslocada com urgência para o trecho da rodovia. Ao chegarem ao ponto indicado, os policiais encontraram apenas o veículo onde teria ocorrido a abordagem, estacionado às margens da pista. Nem a suposta vítima nem o agressor foram localizados no perímetro.

Os militares realizaram uma vistoria minuciosa no automóvel abandonado, mas nenhum objeto ilícito ou irregularidade administrativa foi encontrado. A equipe também fez buscas na vegetação ao redor e tentou contato com moradores de propriedades rurais vizinhas para obter informações, mas ninguém foi encontrado. O caso foi registrado pela PM, que encerrou as buscas no local, e o mistério sobre o paradeiro da passageira segue sob investigação.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motorista fica ferido após caminhão colidir contra paredão de pedras na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate e da Polícia Militar no início da tarde da última sexta-feira (26), em um trecho sinuoso da BR-030. Um caminhão caçamba, de cor branca, colidiu violentamente contra um paredão de pedras às margens da rodovia, na famosa região da Serra dos Brindes, no município de Guanambi.

O veículo trafegava no sentido Caetité a Guanambi por volta das 12h20 quando o condutor, um homem de 59 anos, perdeu o controle da direção por motivos ainda desconhecidos, saindo da pista e batendo contra a rocha. Uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que realizava patrulhamento de rotina pela rodovia federal, deparou-se com o cenário do acidente logo após o impacto e iniciou os primeiros procedimentos de socorro.

O motorista sofreu um forte trauma na face devido à gravidade da batida. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foi encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG) para receber cuidados médicos especializados.

Para evitar novos acidentes no trecho, que é conhecido pelo alto índice de periculosidade, os policiais militares realizaram a sinalização e o isolamento parcial da via até a conclusão do registro da ocorrência. O caminhão caçamba, que ficou com a cabine destruída, foi formalmente entregue pelos militares ao irmão da vítima, que ficou responsável pela remoção do veículo do local.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Procurado por estupro no Rio de Janeiro é preso em ônibus em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem que estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro foi preso na tarde da última sexta-feira (26), em Vitória da Conquista. A captura ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um ônibus intermunicipal que trafegava pela região. A ação foi realizada pela Rondesp Sudoeste, em um trabalho integrado com o Grupo de Capturas da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista (GCAP/DPF/VDC).

A abordagem ao coletivo fazia parte de uma operação de rotina para localizar drogas, armas ou outros ilícitos que pudessem estar sendo transportados nas estradas da região. Durante a verificação dos passageiros e a checagem dos documentos no sistema, os policiais identificaram o homem e constataram que contra ele havia uma ordem de prisão pendente, expedida pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão imediata dentro do veículo, sem chance de reação. O capturado foi conduzido pelas equipes policiais e apresentado à autoridade competente na Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, onde passou pelos procedimentos legais e permaneceu custodiado, ficando à disposição do Poder Judiciário fluminense para o recambiamento.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Poções: Bandidos tentam fugir de moto, mas acabam presos após roubo de carro Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma ação rápida dos policiais militares da 79ª CIPM terminou com a prisão de dois homens e a recuperação de um carro roubado na última sexta-feira (26). O crime começou na cidade de Vitória da Conquista, onde a dupla armada roubou um Ônix branco e fugiu em direção à zona rural do município vizinho de Poções. Os criminosos utilizaram uma motocicleta CG 160 Start para dar suporte à ação.

Assim que receberam o alerta sobre o assalto, as equipes policiais iniciaram buscas intensas pelas estradas de terra da região rural de Poções. Com a ajuda de informações de moradores, que avistaram homens com as mesmas características dos suspeitos circulando pela localidade, a PM conseguiu fechar o cerco na região.

Durante o patrulhamento, os policiais flagraram a dupla tentando escapar a bordo da mesma motocicleta utilizada no crime. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos ainda tentaram acelerar e fugir, mas foram rapidamente interceptados e contidos pelas guarnições que faziam o cerco na área.

Dando continuidade às buscas no local da captura, os militares encontraram o Chevrolet Ônix escondido e camuflado em uma área de mata fechada. Durante a revista pessoal nos criminosos, os policiais também apreenderam um simulacro de pistola, que teria sido a arma cenográfica utilizada para render a vítima em Vitória da Conquista.

Ao final da operação, foram apreendidos o carro recuperado, a motocicleta dos assaltantes e a falsa pistola. Os dois suspeitos foram levados para passar por atendimento médico de praxe e, em seguida, foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora ganha reforço com nova pá carregadeira para acelerar obras Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Livramento de Nossa Senhora deu um passo importante para acelerar as obras públicas na região. Na manhã desta sexta-feira, a frota de máquinas da Prefeitura Municipal ganhou o reforço de uma nova pá carregadeira zero quilômetro. O equipamento pesado foi adquirido por meio de emenda parlamentar e entregue oficialmente à administração local, tornando-se uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento urbano e rural.

A chegada do maquinário representa uma vitória pessoal para a gestão da prefeita Joanina Sampaio, que vem priorizando investimentos robustos na infraestrutura da cidade. Sob o comando da prefeita Joanina, a nova pá carregadeira será integrada imediatamente ao cronograma de serviços públicos, com foco total na ampliação da capacidade operacional do município, na recuperação contínua de estradas vicinais e na melhoria da mobilidade para as comunidades que mais precisam.

A solenidade de entrega foi marcada pelo tom de cooperação institucional em prol do avanço de Livramento de Nossa Senhora. O evento contou com a participação de lideranças locais e membros do secretariado municipal, que fizeram questão de acompanhar o recebimento do equipamento, considerado um divisor de águas para dar mais agilidade aos serviços essenciais e ao atendimento das demandas da população.

Sempre atuante na busca por melhorias, Sampaio expressou seu agradecimento pela destinação dos recursos e pela articulação política que tornou o investimento possível. A gestora destacou que sua administração segue firme no propósito de modernizar a estrutura operacional da prefeitura, garantindo que o trabalho chegue com máxima eficiência e rapidez tanto à sede do município quanto às regiões da zona rural.

Com mais esse avanço consolidado, a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora demonstra força e planejamento na execução de políticas públicas. A incorporação da nova máquina não apenas embeleza a frota municipal, mas assegura que o município tenha autonomia e recursos técnicos para continuar transformando a realidade dos cidadãos através de obras de impacto.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil apreende veículo avaliado em R$ 148 mil durante investigação de homicídio em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis apreenderam um veículo avaliado em R$ 148 mil, na tarde de quinta-feira (25), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no centro de Irecê. A ação integra as investigações sobre o homicídio de Vanderlei Alves Ribeiro, de 37 anos, morto por disparos de arma de fogo no bairro Asa Sul, em setembro de 2025.

Durante as diligências, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti) identificaram indícios de que bens móveis teriam sido adquiridos com recursos de origem ilícita, entre eles o veículo apreendido. Diante das evidências, foi representado judicialmente o sequestro de bens vinculados aos investigados.

As investigações também apontam indícios de que o automóvel era utilizado no contexto de atividades relacionadas ao crime organizado, especialmente ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. O veículo permanece à disposição do Poder Judiciário para a adoção das medidas legais cabíveis.

Boquira
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Tierry passa mal antes de show em Boquira e é atendido em UPA Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Tierry usou as redes sociais para fazer um desabafo honesto com os fãs após cancelar, de última hora, o show que realizaria na cidade de Boquira. Visivelmente abatido, o artista gravou um vídeo, nesta sexta-feira (26), direto de Macaúbas, município vizinho, explicando que foi impedido de subir ao palco devido a problemas de saúde mental que acabaram afetando diretamente a sua capacidade física de cantar.

No relato, o artista abriu o coração e revelou que os últimos dias têm sido intensamente difíceis, culminando em um esgotamento que travou sua voz. Tierry destacou que preferiu ser totalmente transparente com o público em vez de criar uma justificativa médica fictícia para o ocorrido. Ele reforçou que, embora quisesse muito se apresentar e tenha tentado até o último minuto, seu corpo e sua mente atingiram o limite, tornando a performance impossível.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o cantor precisou receber atendimento médico e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaúbas. No vídeo, Tierry apareceu acompanhado por dois médicos que deram o suporte necessário diante do quadro do artista.

Ainda na mensagem gravada para a população de Boquira, o cantor agradeceu a compreensão dos organizadores locais e dos fãs pelo momento delicado. Ele lamentou o imprevisto, elogiou a sensibilidade da equipe que o acolheu na região e garantiu que pretende retornar em breve à cidade para entregar o show que o público merece, assim que estiver totalmente recuperado.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso em Valença Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 56 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.

Segundo as apurações realizadas pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Feira da Agricultura Familiar atende expectativas para organizadores e expositores em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último final de semana, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária foi realizada com êxito no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Luciane Martins, que está à frente da assessoria de comunicação da Associação Divina Providência, realizadora do evento, disse que o evento é um momento de comercialização dos produtos da agricultura familiar, em primeiro lugar, mas também uma oportunidade de confraternização e troca de experiências entre os agricultores rurais.

Martins destacou que a feira é promovida anualmente com o objetivo de dar visibilidade aos produtores, muitos dos quais passam a ser conhecidos em seus segmentos através do evento. Para além dos fins comerciais, a iniciativa é um encontro para troca de experiências e para promoção dos trabalhos, atividades e serviços dos agricultores familiares.

A proposta é fortalecer a agricultura familiar e a economia popular na cidade e na região, motivando os agricultores a produzirem de forma agroecológica.

Neste ano, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Para Luciane, essa parceria foi fundamental para oferecer uma estrutura maior e mais organizada aos agricultores e ao público presente. “Atingimos os nossos objetivos”, avaliou.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pai é preso após confessar ao ChatGPT plano para matar o próprio filho e evitar pagamento de pensão Foto: Divulgação/PC-ES

Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo suspeito de planejar a morte do próprio filho para não pagar pensão alimentícia à ex-companheira. Segundo a Polícia Civil, ele revelou o plano em conversas com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI.

A prisão ocorreu no último dia 19, na zona rural de São Gabriel da Palha, um dia antes da data em que o crime, segundo a investigação, seria executado. O caso foi divulgado pela polícia na quinta-feira (25).

Conforme as investigações, o FBI recebeu informações fornecidas pela OpenAI e encaminhou o caso ao Ministério da Justiça, que repassou os dados à Polícia Civil do Espírito Santo.

O delegado Ícaro Olímpio, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), informou ao g1 ES que o suspeito relatou nas conversas que pretendia contratar um pistoleiro para matar o filho, com quem não mantinha contato. Em uma das mensagens, também teria informado que possuía uma arma, uma corda e cianeto.

Ainda conforme a polícia, o homem também manifestou a intenção de realizar atentados contra escolas, igrejas e autoridades públicas, com o objetivo de fazer o maior número possível de vítimas.

A investigação aponta que os dados compartilhados pela empresa responsável pela plataforma forneceram elementos suficientes para impedir os crimes. O suspeito foi preso durante o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Inicialmente, ele negou os fatos, mas a Polícia Civil informou que continua apurando o caso. Os materiais apreendidos passarão por perícia, e o homem poderá ser indiciado após a conclusão das investigações.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motoboy morre após colisão com animal e caminhão em anel viário de Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem, de 21 anos, morreu após um acidente na madrugada desta sexta-feira (26) em Vitória da Conquista. Segundo a TV Sudoeste, a vítima, identificada Márcio Vitor Santos Silva, trabalhava de motoboy em toda madrugada e estava na última entrega.

Ele seguia para o bairro Miro Cairo, onde residia, quando acabou colidindo com um cachorro que passava pela pista.

No impacto, o motociclista perdeu o controle da direção e atingiu um caminhão. O jovem morreu no local. O fato ocorreu por volta das 4h10 na entrada do bairro Remanso, no anel viário de Vitória da Conquista. Devido ao acidente, a pista ficou interditada e foi liberada já por volta das 7h30.

Após a confirmação do óbito, o corpo do jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Ainda segundo informações, este foi o quarto acidente com vítimas no anel viário da BR-116 apenas neste mês de junho. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões em maio Foto: Divulgação

A arrecadação federal atingiu R$ 266,8 bilhões em maio de 2026, o maior resultado para o mês desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995. As informações são da Agência Brasil.

O desempenho foi impulsionado principalmente pelo aumento das receitas ligadas ao petróleo, pela atividade econômica e por mudanças na tributação adotadas nos últimos anos.

O valor representa alta real (acima da inflação) de 10,69% em relação a maio de 2025, já descontada a inflação. No acumulado de janeiro a maio, a União arrecadou R$ 1,32 trilhão, também recorde para o período.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia às vésperas do São Pedro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado anunciou uma medida de grande impacto para a economia do município nesta sexta-feira (26). Com o adiantamento do pagamento dos salários de todos os servidores municipais, a gestão local injeta aproximadamente R$ 10 milhões em circulação. A iniciativa promete movimentar de forma imediata o comércio varejista, o setor de serviços e os empreendedores locais, criando um ambiente de forte otimismo econômico.

A decisão de antecipar o crédito nas contas dos trabalhadores reforça o compromisso da administração pública com a valorização do funcionalismo e com a gestão responsável das finanças. Ao disponibilizar os vencimentos antes do prazo regular, centenas de famílias brumadenses ganham mais fôlego financeiro para planejar suas despesas, além de garantir maior poder de compra para aproveitar as tradicionais celebrações que tomam conta da cidade nesta época do ano.

O impacto positivo da medida é sentido de forma ainda mais expressiva devido à coincidência com os festejos de São Pedro, período em que o fluxo comercial naturalmente se intensifica. Com mais recursos disponíveis no mercado, a expectativa é de que as vendas em lojas de confecções, calçados, supermercados e no setor de eventos registrem um crescimento significativo, impulsionando a geração de renda e fortalecendo a sustentabilidade dos negócios locais.

Este adiantamento salarial reflete o cenário de equilíbrio fiscal e o planejamento estratégico mantidos pela prefeitura, que asseguram o cumprimento rigoroso das obrigações financeiras e a manutenção das contas públicas em dia. A ação reafirma a capacidade administrativa do município em promover o desenvolvimento econômico regional, gerar novas oportunidades de consumo e elevar a qualidade de vida da população em um momento de grande celebração cultural.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA intervém para garantir transferência segura de idosos de abrigo em Belmonte Foto: Divulgação/PMB

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Belmonte, emitiu uma recomendação formal ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Assistência Social exigindo medidas urgentes para a proteção da população idosa local. O documento publicado nesta sexta-feira (26) e recebido pelo site Achei Sudoeste alerta para a fragilidade da rede de proteção social do município e foca na necessidade de uma transição planejada e segura para os idosos acolhidos em uma instituição de longa permanência que corre o risco de fechar as portas de maneira abrupta.

A intervenção da promotoria decorre do acompanhamento das condições de funcionamento de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na região: o Abrigo Casa Feliz da Silvana e o Abrigo São Vicente de Paula. Inspeções realizadas pelo órgão técnico do Ministério Público apontaram que a sede da Casa Feliz da Silvana precisaria mudar de imóvel. Diante disso, a gestão municipal sugeriu o encerramento das atividades da entidade. Contudo, o MP-BA ressalta que o fechamento não pode ocorrer de forma desamparada, o que violaria os direitos fundamentais dos residentes.

Entre as principais determinações estipuladas pelo promotor substituto Matheus Daibert Duarte Silva, o município tem o prazo de até 60 dias para elaborar e implementar uma Política Municipal de Proteção à Pessoa Idosa voltada especificamente para o acolhimento institucional de longa permanência. Além disso, a prefeitura deverá apresentar um cronograma detalhado de transferência dos idosos para o Abrigo São Vicente de Paula, garantindo o custeio integral de alimentação, medicamentos e despesas operacionais da Casa Feliz da Silvana até que o processo de transição seja totalmente concluído.

A prefeitura de Belmonte recebeu o prazo de 15 dias para informar oficialmente se acatará ou não os termos da recomendação ministerial. O Ministério Público advertiu expressamente as autoridades locais de que o descumprimento injustificado das medidas solicitadas poderá resultar no ajuizamento de uma Ação Civil Pública para a tutela dos idosos e na responsabilização legal dos agentes públicos competentes. Para avaliar as condições de recepção dos novos moradores, uma vistoria técnica in loco também foi solicitada no Abrigo São Vicente de Paula.   

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM afasta suspeita de superfaturamento em contratos do São João em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PMVC

A conselheira Camila Vasquez, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), indeferiu, nesta sexta-feira (26), o pedido de medida cautelar que buscava suspender os efeitos financeiros das contratações dos artistas Pablo, Joelma e Dorgival Dantas para os festejos juninos de 2026 em Vitória da Conquista. Segundo decisão recebida pelo site Achei Sudoeste, a área técnica do tribunal, por meio da 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo, pedia o congelamento parcial dos pagamentos sob a alegação de sobrepreço. Contudo, a relatora entendeu que as contratações seguiram os ritos legais e que a interrupção dos contratos traria um grave impacto econômico e social para o município.

O pedido de fiscalização foi baseado em um cruzamento de dados com os valores pagos aos mesmos artistas no São João de 2025. Segundo a inspetoria, os cachês acordados para este ano — R$ 690 mil para Pablo, R$ 550 mil para Joelma e R$ 400 mil para Dorgival Dantas — representavam um aumento real de 23,93% a 27,73% acima da inflação do período (IPCA). O órgão técnico alegava descumprimento dos tetos e parâmetros estipulados pela Nota Técnica Conjunta nº 01/2026, assinada entre o Ministério Público e as Cortes de Contas baianas para conter gastos excessivos com eventos.

Ao analisar o caso, a conselheira Camila Vasquez destacou que a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e o secretário de Cultura Alecxandre Magno Melchisedek Meira conseguiram justificar os preços nos processos administrativos. A gestão municipal apresentou notas fiscais de apresentações recentes dos artistas em outras localidades que comprovam que os valores estão alinhados com a realidade atual do mercado musical nacional. Além disso, uma consulta ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos, gerido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), confirmou que os cachês de Vitória da Conquista estão iguais ou até menores do que a média cobrada pelas atrações no mesmo período.

A decisão monocrática também considerou a proporcionalidade dos gastos em relação às finanças do município. Com uma Receita Corrente Líquida que atingiu R$ 927,9 milhões no primeiro semestre de 2026, o investimento total de R$ 1,64 milhão nas três principais atrações juninas representa apenas 0,18% do orçamento municipal. Para a relatora, o montante investido não compromete o equilíbrio das contas públicas locais e se justifica pelo retorno financeiro esperado para a cidade.

A conselheira aplicou os artigos 20 e 21 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) para alertar sobre o chamado "perigo da demora reverso". Camila Vasquez pontuou que uma intervenção abrupta do tribunal às vésperas dos shows geraria uma quebra de contrato, cancelamentos e prejuízos irreparáveis ao comércio, hotelaria, turismo e transporte locais. A magistrada concluiu que o debate detalhado sobre o mercado de entretenimento exige uma instrução processual profunda, inviável de ser definida em caráter de urgência.

Com a negativa da liminar, as apresentações estão mantidas e o cronograma financeiro do evento segue sem bloqueios. A prefeita e o secretário de Cultura foram formalmente notificados e possuem o prazo regimental de 20 dias para apresentar a defesa e os documentos complementares. O processo continuará tramitando no tribunal e passará pela avaliação de mérito da Corte de Contas e pelo parecer final do Ministério Público Especial de Contas.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo usou lucros com exportação para conter preço dos combustíveis Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, disse, nesta sexta-feira (26), que o Brasil pôde usar receitas extraordinários obtidas com a alta na cotação do petróleo no mercado internacional para amenizar os efeitos da guerra nos postos de combustíveis.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, Moretti afirmou que o uso dessas receitas permitiu financiar políticas que reduziram o peso da crise energética global no país, a ponto de, na comparação internacional, o Brasil ter sido um dos países menos impactados pela crise que decorreu dos conflitos entre EUA e Irã.

“Usamos essa receita extraordinária para custear uma série de ações que mitigaram o impacto da guerra para a nossa população. Quando olhamos em perspectiva internacional, hoje o Brasil é um dos países menos afetados pelos efeitos desse cenário”, declarou.

“É nesse sentido que a nossa estratégia foi bem-sucedida, e a população brasileira, de fato, teve uma redução dos efeitos dessa guerra, que não é dela, que não foi feita por ela. Portanto, não seria justo que ela pagasse por isso”, acrescentou.

Moretti disse que a estratégia foi “um sucesso”, uma vez que conseguiu repassar esses lucros extras à população.

“A verdade é que o Brasil é um exportador líquido de petróleo, e a receita, quando o petróleo sobe, também sobe. Não seria justo o Estado brasileiro, sendo sócio, ainda que indireto, dessa dinâmica, ficar mais rico enquanto a população fica mais pobre”, afirmou.

O ministro destacou que, em termos de reajustes percentuais de preços, o impacto no Brasil foi “muito mais baixo do que a média dos demais países”.

Segundo ele, após um aumento inicial no início da guerra, os preços passaram a recuar, movimento atribuído às medidas adotadas pelo governo e à dinâmica do mercado.

“A partir de determinado momento, o que os dados mostram é que houve uma redução dos preços dos combustíveis: houve um aumento inicial e, depois, os preços começaram a cair, como observamos hoje”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA encontra erros grosseiros e plágio em edital de concurso público em Formosa do Rio Preto Foto: Divulgação/PMFRP

MP-BA encontra erros grosseiros e plágio em edital de concurso público em Formosa do Rio Preto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação oficial à Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, exigindo a retificação imediata do Edital do Concurso Público nº 01/2026. O documento, publicado nesta quinta-feira (25), pelo Promotor de Justiça Daniel Auto de Albuquerque e recebido pelo site Achei Sudoeste, lista uma série de erros materiais considerados absurdos, inconsistências matemáticas em cotas e indícios veementes de plágio de editais pertencentes a outros estados da federação.

A denúncia original partiu de forma anônima pelo Portal de Atendimento ao Cidadão da instituição e revelou falhas graves na elaboração do certame municipal. Entre os erros mais gritantes identificados pela Promotoria, destaca-se a exigência de “Graduação de Nível Superior de Física” para o cargo de Educador Físico, um erro material evidente que inviabilizaria a inscrição correta de profissionais da área. Somado a isso, o conteúdo programático voltado para o cargo de Engenheiro Florestal trazia referências explícitas a “espécies florestais comercializadas no Estado do Pará” e a “ecossistemas paraenses”, escancarando a cópia integral e inadequada de um edital de outra região do país, totalmente desalinhada com a realidade geográfica e administrativa do município.

Além das trapalhadas conceituais, o Ministério Público identificou o descumprimento de legislações federais em diversas frentes. Para a função de Agente Sanitarista, a prefeitura oferecia vagas exigindo apenas o nível médio completo, ignorando a regulamentação nacional que obriga a formação em nível superior na área de saúde pública ou coletiva. No caso dos Agentes Comunitários de Saúde, o edital fixava que o morador deveria comprovar residência no local apenas a partir de sua nomeação, contrariando frontalmente a lei federal que exige a moradia desde a data de publicação do edital. Houve também falhas na reserva legal de vagas: os cálculos aplicados pela prefeitura para as cotas raciais e de Pessoas com Deficiência (PcD) resultaram em menos postos do que o percentual mínimo determinado por lei para cargos como Guarda Civil Municipal, Vigilante e Odontólogo.

O órgão ministerial também criticou duramente a ausência de matérias de conhecimentos específicos para cargos técnicos, a falta de um prazo autônomo para que os candidatos pudessem impugnar o edital antes de pagar as inscrições e a utilização de termos subjetivos e ambíguos nos critérios do Teste de Aptidão Física. Diante de tantas irregularidades, foi estipulado um prazo de 10 dias para que o prefeito Manoel Afonso de Araújo apresente uma manifestação detalhada comprovando o acatamento das recomendações e as devidas retificações. Caso o município ignore o alerta, o M-PBA sinaliza que poderá acionar a Justiça com uma Ação Civil Pública para suspender ou anular o concurso, além de processar os envolvidos por improbidade administrativa.

Economia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período Foto: Reprodução/Agência Brasil/TV Brasil

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%. O resultado é o menor para o período em toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

A taxa representa também redução em relação ao trimestre móvel anterior (dezembro, janeiro e fevereiro), quando estava em 5,8%. Em 2025, o índice do trimestre encerrado em maio era 6,2%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, atingir a mínima histórica para o período indica que “o mercado mantém uma tendência estrutural de aquecimento e expansão na absorção de mão de obra”.

O levantamento aponta que o país tinha 6,1 milhões de desocupados, patamar considerado estável em comparação ao trimestre móvel terminado em fevereiro (6,2 milhões) e diminuição de 9,3% em relação ao ano anterior, quando eram 6,7 milhões.

A população ocupada ficou em 102,7 milhões no trimestre terminado em maio, 0,5% acima do período terminado em fevereiro (mais 558 mil pessoas). As informações são da Agência Brasil.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São Pedro em Brumado promete sacudir a Praça Coronel Zeca Leite com grandes atrações

A contagem regressiva para o São Pedro dos Olhos D’Água já começou e promete movimentar o coração da Bahia. Nos dias 26 e 27 de junho, a Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, será transformada em um grande e caloroso arraial para receber uma das festas juninas mais tradicionais e aguardadas da região. O evento, que celebra a cultura nordestina, promete unir música de qualidade, valorização das raízes locais e muita animação para moradores e turistas.

Com uma grade de programação diversificada, o festejo contará com apresentações de talentos da terra e de grandes nomes do cenário nacional e regional, garantindo duas noites de rastapé ininterrupto. A estrutura está sendo montada para acolher o público com segurança e o clima familiar característico do São Pedro brumadense.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, com o embalo de Jorginho dos Teclados, seguido pelo cantor Robson Aguiar às 21h30. O momento mais aguardado da noite será comandado pelo fenômeno Zezo, que sobe ao palco às 22h30 para embalar a praça com um show repleto de emoção, nostalgia e clássicos apaixonantes. Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, Lázaro Jacarine assume o comando à meia-noite, passando o bastão para a banda Página Virada às 1h30.

O sábado (27) não vai deixar ninguém parado, começando cedo com as apresentações de Celino e Banda, às 20h, e Serginho Cardoso, às 21h30. Às 23h, o termômetro da festa sobe com o show eletrizante da banda Rasta Chinela. Logo em seguida, já na madrugada de domingo, às 0h30, o consagrado Edigar Mão Branca assume o microfone para defender o autêntico forró pé de serra. O encerramento da grande festa ficará por conta do ritmo contagiante da Banda Me Leva, que se apresenta às 2h.

O São Pedro dos Olhos D’Água é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e conta com o importante patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Turismo. O evento recebe ainda o apoio fundamental da Câmara de Vereadores de Brumado, consolidando uma forte parceria para fortalecer a economia local, o comércio e a rica tradição cultural do município.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM-BA barra repasses de 21 prefeituras a consórcio por suspeita de desvio de finalidade Foto: Divulgação/TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) determinou, nesta sexta-feira (26), a suspensão imediata de todos os repasses financeiros realizados por 21 prefeituras baianas ao Consórcio Nacional de Inovação e Eficiência Pública (CONEP). A decisão liminar, proferida pelo conselheiro Nelson Pellegrino, recebida pelo site Achei Sudoeste, atende a um pedido cautelar das Diretorias de Controle Externo da Corte, que identificaram graves indícios de irregularidades fiscais e administrativas. Entre as medidas determinadas, está o bloqueio de um sistema de débito automático que retirava dinheiro diretamente das contas dos tesouros municipais, burlando as fases legais de empenho e liquidação de despesas públicas.

A investigação aponta que a entidade nasceu em 2014 sob o nome de Consórcio de Transparência na Gestão Pública Municipal (CTM), com o objetivo restrito de centralizar publicações oficiais. No entanto, o grupo permaneceu completamente inativo e sem prestar contas ao tribunal entre 2021 e abril de 2025. Sob o comando do prefeito de Ituberá, Reges Jonas Aragão Santos, uma assembleia extraordinária realizada no ano passado alterou radicalmente o estatuto da entidade, mudando seu nome para CONEP, ampliando sua atuação para nível nacional e assumindo a execução de serviços complexos como saúde, educação, saneamento e obras de infraestrutura.

A auditoria do TCM-BA identificou dois vícios fatais na transformação da entidade. O primeiro é de natureza material, uma vez que as prefeituras utilizaram leis municipais antigas de 2014 para justificar a nova estrutura, descumprindo a Lei Federal nº 11.107/2005, que exige novas leis específicas aprovadas pelas Câmaras de Vereadores para validar tais mudanças. O segundo vício é formal: a ata que reestruturou o consórcio foi assinada por apenas 10 prefeitos, enquanto as outras 11 assinaturas foram de assessores, consultores e chefes de gabinete que sequer tinham procuração legal para votar em nome dos municípios.

Além do drible na legislação, o novo estatuto do CONEP criou uma robusta estrutura de cargos administrativos com salários individuais que chegam a R$ 14 mil, gerando uma folha de pagamento mensal estimada em R$ 143 mil. Há ainda fortes indícios de que tais contratações foram feitas sob o regime celetista, sem a realização de concurso público. Mesmo sem possuir cadastro regular nos sistemas do TCM-BA (e-TCM e SIGA), o consórcio continuou recebendo verbas de forma contínua e mensal entre janeiro e maio deste ano, movimentando recursos por meio de contratos de rateio e de programa considerados nulos pelo órgão de controle.

Diante do risco iminente de dano irreparável aos cofres públicos, a decisão cautelar estabeleceu um prazo de 20 dias para que os prefeitos das 21 cidades baianas apresentem suas defesas escritas e enviem uma extensa lista de documentos. Os gestores terão que entregar extratos bancários detalhados das transferências feitas ao CONEP, notas de empenho, ordens de pagamento, cópias dos contratos celebrados e as procurações dos representantes que participaram da assembleia irregular. Até que o mérito do processo seja julgado, o cadastro do CONEP permanecerá bloqueado, e o sistema só aceitará o envio das prestações de contas atrasadas do período de inatividade.

Os municípios afetados pela ordem de bloqueio e que devem prestar esclarecimentos imediatos ao tribunal são: Ituberá, Amargosa, Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Itacaré, Itamari, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Maraú, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido por homicídio no Pará há mais de 20 anos é preso na rodoviária de Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 44 anos, investigado por homicídio qualificado, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na tarde desta quinta-feira (25), em Poções, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor, decorrente de crime ocorrido em 2003, em Belém, no estado do Pará. De acordo com as investigações, o suspeito, considerado foragido da Justiça, estaria fugindo para a Bahia.

As apurações apontam que o homem embarcou, na manhã desta quinta-feira, em um ônibus em Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista. Após o compartilhamento de informações entre as equipes policiais, ele foi interceptado e preso no terminal rodoviário de Poções, durante diligência realizada pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI).

Após o cumprimento do mandado, expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Belém (TJPA), no estado do Pará, o investigado foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para Papudinha Foto: Divulgação/Seap-SP

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) que o banqueiro Daniel Vorcaro seja transferido para o 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Desde 4 de março deste ano, o banqueiro está preso nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Mendonça, a transferência do banqueiro para a Papudinha visa retirá-lo das instalações da Polícia Federal (PF) e, ao mesmo tempo, garantir sua segurança.

A Papudinha possui regime mais brando de prisão e tem instalações com quartos sem grades, cozinha e banheiros comunitários, além de área aberta para banho de sol.

O local é destinado a presos especiais, como policiais militares, advogados e juízes, e também já abrigou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na mesma decisão, Mendonça negou pedido feito pela defesa de Vorcaro para substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar. O ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. Segundo as investigações, dados reunidos mostram movimentações financeiras com “estratégias de ocultação, blindagem ou deslocamento patrimonial”.

“No que concerne ao pedido para substituição de prisão preventiva do requerente pelo regime de custódia domiciliar, indefiro-o, de plano, ante a ausência de novos elementos capazes de afastar a motivação exaustivamente apresentada no bojo da decisão monocraticamente proferida”, afirmou.

Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O banqueiro fez duas tentativas de fechar um acordo de delação premiada. A segunda foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 15. Na semana anterior, a Polícia Federal também recusou o acordo.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM contará com reforços para garantir a segurança nos festejos de São Pedro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) contará com reforços para o cronograma de segurança do São Pedro em Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Ronivaldo Pontes informou que, além do patrulhamento a pé no circuito do evento, o policiamento será reforçado no entorno da festa. Nesses locais, policiais em viaturas irão circular durante o período do São Pedro para garantir a segurança dos lares e das famílias brumadenses.

Policiais da Rondesp e do TOR (Tático Ostensivo Operacional) também estarão nos principais acessos à cidade realizando abordagens e fiscalizações itinerantes. O objetivo, segundo o comandante, é aumentar a sensação de segurança. “Iremos atuar fortemente dentro e fora do circuito para coibir qualquer delito, brigas ou excessos. Se houver vamos prontamente intervir e aqueles que se excederem vão responder judicialmente”, salientou.

A festa acontece em circuito fechado na Praça Coronel Zeca Leite. As entradas dispõem de detector de metais a fim de evitar a presença de materiais proibidos na festa. Além disso, o circuito conta com câmeras de reconhecimento facial. O Tenente Coronel afirmou que os equipamentos têm auxiliado a PM a identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, sendo um incremento a mais na segurança do evento.

O comandante adiantou que a meta da polícia é proporcionar um evento seguro e tranquilo para todos. “A população tem que fazer sua parte com ações de segurança. Nossa meta é trabalhar com zero ocorrências”, finalizou.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013