Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

30 Nov 2020 - 20:23h

Nesta segunda-feira, 30 de novembro, o município de Brumado registra 2985 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9313. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 221 pacientes em tratamento e 2724 recuperados. No momento, 196 ainda aguardam resultado laboratorial e 5146 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

30 Nov 2020 - 17:50h

Um homem de 53 anos foi a oitava vítima do novo coronavírus na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a prefeitura, através da secretaria de saúde, confirmou a notícia. O paciente era hipertenso. Ele deu entrada no Pronto Atendimento Covid-19 no último sábado (28), quando confirmou a infecção. Segundo a secretaria, a sua transferência para uma Unidade de Pronto Atendimento (UTI), em Vitória da Conquista, estava sendo viabilizada, mas seu quadro de saúde piorou e ele veio a óbito neste domingo (29). A pasta reforçou os apelos para utilização da máscara, distanciamento social e higienização das mãos para evitar a propagação do vírus.

30 Nov 2020 - 16:30h

Das 57 cidades com segundo turno nas eleições municipais neste domingo (29), 17 registraram uma “virada” na urna. Em 30% das cidades com disputa, o candidato vencedor do 2º turno não foi o que obteve mais votos no primeiro. Das 17 cidades, três são capitais: Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Manaus (AM). Candidatos também viraram em Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Feira de Santana (BA), Franca (SP), Joinville (SC), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Santa Maria (RS), São Gonçalo (RJ), São Vicente (SP), Taboão da Serra (SP) e Vitória da Conquista (BA). Na última eleição, em 2016, houve virada em 14 das 57 cidades onde se disputou o segundo turno. No caso das capitais, apenas uma foi decidida dessa forma naquele ano: Belo Horizonte (MG).

30 Nov 2020 - 16:00h

Por volta de 23h30 deste domingo (29), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foi informada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) acerca de um acidente na BA-026, no distrito de Sussuarana, na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no local, um homem de 33 anos, identificado como Fabrício Silva Lima, morreu após colidir a sua motocicleta (Honda CG 125, de placa AGD 2773- Londrina-PR) com o veículo marca Chevrolet/Ônix de placa OKV 7101. O carro acabou pegando fogo no local do acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Fabiano foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Vitória da Conquista para ser necropsiado.

30 Nov 2020 - 15:30h

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro foi anunciado neste domingo (29) como novo diretor da empresa de consultoria americana Alvarez & Marsal. Trata-se do escritório que atua como administradora judicial da Odebrecht, empreiteira investigada pela Lava Jato. À TV Globo, o ex-ministro confirmou a nova função e informou que não vai se pronunciar no momento. No anúncio divulgado em seu site, a empresa afirma que o ex-juiz vai comandar a área de disputas e investigações a partir de dezembro. O objetivo, segundo o comunicado, é que Moro possa “desenvolver soluções para disputas complexas, investigações e questões de compliance” para os clientes da empresa, com base em sua experiência governamental. Como juiz federal no Paraná, Moro conduziu os processos da Operação Lava Jato. O anúncio destaca ainda que Moro é "especialista em liderar investigações anticorrupção complexas" e também em estratégias de compliance.

30 Nov 2020 - 15:00h

Um homem identificado como José Alves da Silva veio a óbito no último sábado (28), no hospital municipal de Paramirim, a 129 km de Brumado, após sua residência pegar fogo. Segundo informou populares ao site Achei Sudoeste, o homem foi socorrido em sua casa, na Rua Ana Cruz Caíres, no bairro São José, que estava em chamas - após socorro, o mesmo não resistiu à gravidade dos ferimentos. Realizada perícia na residência, os peritos identificaram que o incêndio foi criminoso e acharam no local uma foice com marcas de sangue. Depois do exame de necropsia realizado em Vitória da Conquista, a causa da morte apontada foi traumatismo crânio encefálico causado por objeto perfuro-contundente compatível com o achado no local do crime. O autor do homicídio e as motivações ainda não foram esclarecidos.

30 Nov 2020 - 14:30h

O Partido dos Trabalhadores (PT) não elegeu prefeitos em capitais. É a primeira vez que isso ocorre desde a redemocratização. Sem nenhum eleito nessas cidades no primeiro turno, o partido disputou no Recife, com Marília Arraes, e em Vitória, com João Coser, neste domingo (29). Perdeu nas duas. De acordo com o jornal o Globo, em 2016, em capitais, só venceu em Rio Branco. Marcus Alexandre (PT) deixou o mandato para disputar o governo do Acre em 2018. Perdeu. Em Macapá, o PT disputa com Professor Marcos, que aparece em nono lugar, com 2% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Ibope. A capital amapaense teve o primeiro turno adiado para o próximo domingo, por causa do apagão.

30 Nov 2020 - 14:00h

A cidade de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, foi contemplada com a visita e exposição da Taça Libertadores da América, na Praça da Matriz, durante o último sábado (28). O evento reuniu munícipes e pessoas de cidades circunvizinhas, a maioria torcedores do Flamengo, último Clube vencedor do Campeonato Sul-americano Libertadores da América em 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a taça é original e estava na loja oficial do Flamengo em Vitória da Conquista. 

Na Bahia, a taça passou somente pelas cidades de Salvador, Vitória da Conquista e Érico Cardoso. Na praça, foi realizado policiamento ostensivo, com a guarnição de radiopatrulha e o apoio do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Mesmo reunindo uma multidão, o evento transcorreu de forma ordeira e tranquila.

30 Nov 2020 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito eleito em Caetité, Valtécio Neves Aguiar (PDT), disse que representa uma nova força política na cidade. Nos próximos quatro anos, segundo destacou, seu maio desafio será recuperar a saúde e a educação, que já foram referências na região. “Infelizmente, essa gestão atual foi uma catástrofe geral em nosso município. A saúde tem a pior avaliação no momento. O município está abandonado. Temos grandes e diversos desafios para colocar a nossa cidade no lugar em que ela merece estar. Sei que serão dias difíceis, mas os desafios estão aí para serem superados”, declarou. Ele citou que ativará novamente os postos de saúde da família e implantará clínicas com atenção à saúde da mulher. “A saúde está um caos”, avaliou. 

30 Nov 2020 - 11:30h

O paciente que pesava cerca de 300 quilos e aguardou cinco dias em um colchão no chão de uma unidade de saúde para ser internado em uma cama na UTI morreu na manhã deste sábado (28) no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Carlos Alberto Félix da Silva, de 41 anos, foi reanimado depois de duas paradas cardiorrespiratórias, mas não resistiu à terceira. “Pelo menos, teve um pouco de dignidade no fim da vida, não estava no chão e recebeu toda a atenção e cuidado possível. Infelizmente, estava muito grave”, disse o diretor do Giselda Trigueiro, André Prudente ao G1. Carlos Alberto estava com insuficiência cardíaca e rabdomiólise, que é uma degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue. O exame dele de Covid-19, uma suspeita inicial, deu negativo. O paciente procurou o Hospital Regional de João Câmara, a 74 km de Natal, na segunda-feira passada (23) ao apresentar dificuldade de respirar e ficar com lábios e dedos roxos, além de batimentos cardíacos fracos. Na quarta-feira (25), a equipe médica o intubou para ele respirar com ajuda de aparelhos. Sem uma cama que pudesse suportar o peso dele, a unidade de saúde optou por colocá-lo em um colchão no chão. A direção do Hospital Regional de João Câmara disse que “devido à doença crônica que o paciente” tem, fez o “possível para deixá-lo o mais cômodo possível”. Na sexta-feira (27), a família dele conseguiu na Justiça o direito a um leito de UTI em um hospital de Natal para que ele pudesse receber o tratamento adequado. Ele foi transferido, então, na madrugada deste sábado (28) para o Hospital Giselda Trigueiro, que já havia aceitado a transferência do paciente antes mesmo da decisão judicial. Para recebê-lo, o hospital preparou uma cama adaptada, unindo duas que suportam até 200 quilos.

30 Nov 2020 - 11:00h

Apesar da retomada das vendas e do crescimento do número de admissões no comércio de Brumado nos últimos meses, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima que a maior parte dos comerciantes fechará as contas no vermelho devido aos reflexos da pandemia. Em entrevista ao Achei Sudoeste, Orlando Gomes, que faz parte da diretoria do órgão, declarou que é precipitado dizer que apenas o mês de dezembro irá suprir toda a demanda reprimida ao longo do ano em virtude da pandemia do coronavírus. “Vamos esperar até o dia 31 de dezembro. Cada empreendedor saberá aonde que precisará fomentar e estimular mais. Acredito que 2021 será um ano promissor diante da retomada da economia, a nível nacional, nos últimos meses”, pontuou.

30 Nov 2020 - 10:30h

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

30 Nov 2020 - 10:00h

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou, na última sexta-feira (27), aos vereadores do município de Ibiassucê, a 79 km de Brumado, a revogação da lei municipal que aumentou em 36,36%, de R$ 5,5 mil para R$ 7,5 mil, o valor de seus subsídios. Na recomendação, a promotora de Justiça Fernanda Lima requisitou ao presidente do Poder Legislativo municipal que encaminhe, em 10 dias, cópia do processo legislativo que resultou na aprovação da Lei Municipal 302/2020, incluindo projeto de lei, pareceres das comissões técnicas, ata da sessão em que foi realizada a votação e estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que o aumento deve entrar em vigor e nos dois subsequentes. A promotora destacou na recomendação que o aumento foi realizado no último dia 13, na véspera das eleições municipais, em um contexto de crise sanitária, humanitária e econômica, violando “frontalmente a moralidade administrativa, já que privilegia interesses exclusivamente patrimoniais em detrimento do interesse público”. Segundo Fernanda Lima, o aumento aprovado faz extrapolar o limite constitucional do subsídio de vereadores em cidades de até 10 mil habitantes, estabelecido em até 20% do subsídio do deputado estadual (R$ 25,3 mil), o correspondente a R$ 5.064. Fernanda Lima apontou ainda que, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, o aumento aprovado também é nulo de pleno direito pois concedido dentro dos 180 dias anteriores ao final do mandato dos vereadores.

30 Nov 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

30 Nov 2020 - 09:00h

Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não montará a Casa do Papai no centro da cidade de Brumado. A atração é um grande sucesso entre a criançada nesse período de final de ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, que faz parte da diretoria do órgão, disse que, infelizmente, neste ano, a casa não será instalada para evitar a formação de aglomerações e a maior possibilidade de propagação do vírus. Para compensar, Gomes adiantou que a CDL investirá em uma novidade para alegria das crianças: o Papai Noel móvel. “Vamos fazer algumas carreatas pela cidade justamente trazendo esse clima natalino. As pessoas ainda estão abaladas emocionalmente por conta da pandemia e é hora de trazermos esse clima natalino e familiar à tona”, afirmou.

30 Nov 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

30 Nov 2020 - 08:00h

O prefeito de cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galelo, terá de ressarcir aos cofres municipais a quantia de R$ 158.877,05, com recursos pessoais, referente a processos de pagamentos não apresentados para análise do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, no entanto, ele esclareceu que o arquivo enviado pela prefeitura para prestação de contas ao órgão foi corrompido. “Teve um erro no sistema e não conseguiram ler, consequentemente não chegou a prestação de contas dessa compra no Tribunal. Já estamos preparando todo material pra ser encaminhado, o TCM está ciente disso”, informou. O prefeito garantiu que o demonstrativo vai comprovar onde foi gasto o valor de R$ 158.877,05. “Foi uma compra realizada em fevereiro. Está tudo sob controle. Não há porque devolvermos um recurso se ele foi realmente aplicado. Houve uma falha”, reiterou.

30 Nov 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

30 Nov 2020 - 07:00h

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mais de 900 postos de trabalho foram recuperados nos últimos meses, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Orlando Gomes, que faz parte da diretoria do órgão, detalhou que, no mês de setembro, foram 416 novas admissões, e, em outubro, 489. Para novembro, segundo destacou, a expectativa é de que o número de novos empregos seja ainda maior, dada a movimentação grande no comércio em função das festas de final de ano. No Brasil, somente no mês de outubro, foram 400 mil novas vagas de emprego. Vale lembrar que, nos meses de março, abril, maio, junho, julho e agosto, o balanço feito pela CDL mostrou um déficit grande no número de admissões no município em razão do período crítico da pandemia. “Isso é muito, gratificante, pelo trabalho que vem sendo realizado diante da pandemia. Acredito que o Brasil começa agora essa retomada. O clima é de muito otimismo para recuperarmos a economia”, pontuou.

30 Nov 2020 - 00:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, negou um pedido de liminar para cumprimento de mandados de busca e apreensão, quebra dos sigilos telefônicos, fiscais e bancários, dos investigados Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (DEM), Aurino Rocha Silva Filho (Podemos), ex-candidatos a prefeito e a vice, em Brumado, respectivamente, além do empresário Roberto Alcebiades Gama. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os pedidos foram feitos através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada pela coligação “Brumado Acima de Tudo”, dos então candidatos a prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do vice Édio da Silva Pereira (PCdoB). Na ação, Eduardo e Édio pedem a aplicação de multa e inelegibilidade por oito anos de Abrantes e Rocha por abuso de poder econômico, caixa 2 e compra de votos. Em sua decisão, Guimarães disse que a coligação “Brumado Acima de Tudo” limitou-se a solicitar a interceptação telefônica, sem fundamentar o pedido ou demonstrar a real necessidade da medida cautelar. “Também não demonstrou que finalidade teria devassar os sigilos fiscal e bancário dos investigados, bem protegidos constitucionalmente”, disse. Para ele, o “deferimento da liminar haveria de ser embasado em dados concretos, indicativos da real necessidade; do contrário serviria apenas para expor os investigados a situação vexatória, pois certamente haveria pessoas de plantão, aguardando em frente a suas residências ou empresas para fotografar e divulgar. Enfim, indefiro o pedido de liminar e, com fundamento no art. 22, I, “a”, da LC 64/90, determino a notificação dos investigados para que apresentem defesa em até cinco dias”.

29 Nov 2020 - 20:00h

Neste domingo, 29 de novembro, o município de Brumado registra 2965 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9157. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 237 pacientes em tratamento e 2688 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Nov 2020 - 19:10h

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, está matematicamente reeleito prefeito da terceira maior cidade da Bahia pelo MDB. O jornalista disputou mais uma vez com o deputado estadual Zé Raimundo Fontes, do PT. Com quase 100% das urnas apuradas, o emedebista dará continuidade ao seu mandato, após uma disputa acirrada no 1º turno. Já no 2º, Herzem conseguiu reverter o quadro e sai vitorioso. Com quase 90% das urnas apuradas, Herzem já aparece com uma diferença de cerca de 20 mil votos de frente. Herzem terá como vice a empresária Sheila Lemos, do DEM, filha da atual vice-prefeita, Irma Lemos.

29 Nov 2020 - 19:00h

Colbert Martins Filho (MDB) venceu o segundo turno das eleições neste domingo (29) e foi reeleito para o cargo de prefeito de Feira de Santana por mais quatro anos. Com 54,17% dos votos e 94,78% das urnas apuradas, o gestor obteve uma vitória significativa sobre o seu oponente, o deputado federal Zé Neto (PT), que recebeu 45,83% dos votos.

29 Nov 2020 - 07:00h

Dois motoristas morreram em uma batida entre uma carreta e um caminhão na BR-135, em Curvelo, Norte de Minas Gerais, no sábado (28). Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista da carreta seguia sentido Montes Claros, quando invadiu a contramão e bateu de frente com o caminhão. Os dois condutores morreram no local. O motorista que provocou o acidente tinha 38 anos e era de Livramento de Nossa Senhora. A outra vítima não foi identificada. A perícia foi acionada e os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Curvelo. Ainda de acordo com a PM, foram encontrados 24 comprimidos de nobésio extra forte no caminhão, que é um tipo de droga usada por caminhoneiros para manter a pessoa acordada. A carreta transportava uma carga de manga que ficou espalhada na pista. De acordo com a concessionária responsável pela via, o trânsito ficou completamente interditado por cerca de 4 horas e provocou um congestionamento de aproximadamente 3 km. Até o início da tarde, a pista seguia parcialmente interditada, com pare e siga.

29 Nov 2020 - 06:50h

Morreu na madrugada deste domingo (29), a ex-prefeita da cidade de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar Viana (PSD), mais conhecida como Dona Lúcia, aos 75 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Viana estava internada no Hospital da Bahia, em Salvador, mas a causa de sua morte ainda é desconhecida. Ana foi prefeita da cidade de Barra da Estiva por dois mandatos. Nas eleições 2020, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa de Alessandro Santos Pereira (PSD), o Bico, mas não foi eleita. Dona Lúcia é mãe do deputado estadual Marquinho Viana (PSB). O velório e o sepultamento vão ocorrer na cidade de Barra da Estiva.

28 Nov 2020 - 21:45h

Um jovem de 19 anos, foi preso na sexta-feira (27), após ser flagrado com drogas, durante rondas realizadas por policiais militares do 17º BPM, nas proximidades do parque da cidade, em Guanambi, a 14 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, por volta das 18h, a guarnição avistou um Gol Vermelho em atitude suspeita, e ao ser realizada a abordagem foi encontrada no interior do veículo uma pequena quantidade de substância análoga à maconha. Prosseguindo na diligência, os policiais se deslocaram até a residência do conduzido, localizada no residencial dos pássaros, onde encontraram mais 42 buchas de substância análoga a maconha, 308 gramas destrinchadas da mesma substância, 55 gramas de sementes de maconha, além de uma balança de precisão, um celular LG e embalagens para acondicionamento de entorpecente. O homem e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

28 Nov 2020 - 21:40h

Neste sábado, 28 de novembro, o município de Brumado registra 2946 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9157. Entre os diagnósticos: 04 internações, 40 óbitos, 218 pacientes em tratamento e 2688 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5094 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

28 Nov 2020 - 05:40h

As escolas que vão funcionar como locais de votação em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no domingo (29), foram higienizadas, como medida de prevenção ao novo coronavírus, para receberem os eleitores. A limpeza e higienização foram feitas durante toda a semana. “Os coordenadores são pessoas responsáveis pelos locais de votação. Eles mantêm as escolas organizadas e limpas. Durante toda essa semana, eles providenciaram isso e no sábado às escolas vão estar prontas, devidamente sinalizadas com as seções eleitorais, com aquelas marcas do distanciamento”, disse a juíza eleitoral Márcia da Silva Abreu. Terceiro maior colegial da Bahia, Vitória da Conquista conta com três zonas eleitorais. 39, 40 e 41. São 532 sessões distribuídas por 139 locais de votação. Da mesma forma em que ocorreu no 1º turno, as seções eleitorais abrirão às 7h e a votação se encerrará às 17h (horário local). A prioridade será dada para os idosos até às 10h. O eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido.

28 Nov 2020 - 05:30h

Os dois candidatos que disputam em segundo turno a Prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, participaram, na noite desta sexta-feira (27), do debate promovido pela TV Sudoeste. Durante o programa, Herzem Gusmão (MDB) e Zé Raimundo (PT) falaram sobre temas livres e também fizeram questionamentos aos concorrentes com assuntos pré-determinados. O debate, que teve mediação do jornalista Judson Almeida, da TV Sudoeste, foi dividido em três blocos e teve duração de uma hora e oito minutos. As regras do programa foram definidas com representantes dos partidos previamente. No primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres. Obras e infraestrutura, esportes, transportes, educação, cultura foram os assuntos que pautaram a primeira etapa da sabatina. No segundo bloco, de temas pré-determinados, os candidatos falaram sobre propostas para o transporte público, animais de rua, atenção à população de rua e atendimento nos postos de saúde. No terceiro bloco, que também foi de temas livres, os candidatos voltaram a abordar as propostas para a área de infraestrutura ao falarem sobre o asfaltamento nas ruas, e também sobre o transporte público. Além desses temas, os dois candidatos falaram sobre atuação na zona rural e propostas para a área da saúde. No primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Raimundo, que teve 81.721 votos (47,63%). O segundo mais votado foi Herzem Gusmão, que obteve 78.732 (45,89%). Eles tiveram outros concorrentes: David Salomão (PRTB), Romilson Filho (PP), Cabo Herling (PSL), Maris Stella (REDE), Professor Ferdinand (PSOL).