Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2020"

31 Dez 2020 - 20:55h

Nesta quinta-feira, 31 de dezembro, o município de Brumado registra 3869 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11119. Entre os diagnósticos: 8 internações, 45 óbitos, 322 pacientes em tratamento e 3502 recuperados. No momento, 93 ainda aguardam resultado laboratorial e 6514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

31 Dez 2020 - 19:40h

A Prefeitura de Barreiras, no oeste baiano, divulgou nesta quarta-feira, 30, detalhes do Plano Municipal de Imunização da Covid-19. A proposta é garantir, em uma primeira etapa, a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, que em Barreiras, segundo a Secretaria de Saúde, é composto por 29.821 pessoas. A compra do imunizante será realizada via consórcio que a Prefeitura da capital baiana está construindo. Considerando duas doses por pessoa, nesta primeira fase, o município fará a aquisição de 60 mil doses. De acordo com o secretário de saúde do município, Anderson Vian, Barreiras é o primeiro município do Estado a manifestar interesse na adesão ao consórcio. “Existem duas a três vacinas próximas de serem aprovadas, estamos aguardando a autorização da Anvisa para seguirmos o Plano de Imunização”, disse. Após a aquisição das doses, o plano prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas, em quatro grupos. Os trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros. Logo depois vem as pessoas de 60 a 74 anos e institucionalizados. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades. E, encerrando a imunização dos grupos prioritários serão vacinados os professores de nível médio e superior; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população carcerária. Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o município já dispõe de um ultrafreezer para o armazenamento dos imunizantes de propriedade da instituição de ensino. O equipamento garante uma temperatura de menos 70 graus, exigida para conservar alguns tipos de vacinas. O Plano de Imunização prevê ainda a oferta nas doses nas 26 unidades de saúde de Barreiras, em dois pontos de drive-thru, vacinação em domicílio para pessoas incapacitadas de sair de casa, além de levar as doses às populações da zona rural, com o apoio da unidade móvel.

31 Dez 2020 - 15:30h

Uma festa com cerca de 700 pessoas foi encerrada pela Polícia Militar em Itacaré, sul da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (31). Um decreto estadual proíbe eventos com mais de 200 pessoas em toda a Bahia, com o objetivo de conter aglomerações que provocam a disseminação do no novo coronavírus. De acordo com a Polícia Militar, a festa acontecia em um bar do Centro da cidade e as pessoas estavam aglomeradas em volta do estabelecimento e na rua. A maior parte dos presentes no evento, estava sem máscara. Segundo a PM, após a chegada dos policiais, o DJ que se apresentava na festa atendeu ao pedido dos agentes e desligou o som. Em seguida, o público foi dispersado. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que a Polícia Civil vai convocar o responsável pelo estabelecimento comercial para prestar esclarecimentos.

31 Dez 2020 - 15:00h

Na noite desta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou a 15ª morte em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Trata-se de um homem de 70 anos, portador de comorbidades (Doença Cardiovascular Crônica e Insuficiência Renal Crônica), admitido no Pronto Atendimento Covid no dia 13 de dezembro. No dia seguinte, o idoso foi transferido para a UTI de Vitória da Conquista, porém com piora no quadro clínico evoluiu para óbito. No boletim epidemiológico divulgado ontem, o município registrou mais 25 novos casos de infecção pelo coronavírus. Com esses novos registros, atingiu 2319 casos confirmados, dos quais 2233 pacientes estão recuperados. O número de casos ativos aumentou de 64 para 71. No momento, 5 pacientes estão internados, sendo 2 em Guanambi e 3 em Vitória da Conquista.  

31 Dez 2020 - 14:30h

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quarta-feira (30) o aumento do salário mínimo para R$ 1.100. A informação foi divulgada nem suas redes sociais. O chefe de Estado afirmou que vai assinar uma Medida Provisória (MP) ainda nesta quinta para fomentar o aumento. A mudança passa a valer a partir da sexta-feira (1º).  Com a o incremento, o valor do salário terá um reajuste de 5,26%, uma vez que, atualmente, custa R$ 1.045.

31 Dez 2020 - 14:00h

Em processo de expansão, o Mercado Livre inaugurou uma megaestrutura para o primeiro Centro de Distribuição na Bahia. O CD funciona em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, no modelo Fullfilment e envolve práticas importantes no e-commerce em relação à logística. De acordo o Sudoeste Digital, agora será a vez de Vitória da Conquista receber o CD Mercado Livre, que deve entrar em operação ainda no primeiro trimestre do ano que vem. O centro de distribuição é uma unidade construída por empresas industriais, retalhistas para armazenar os produtos produzidos ou comprados para revenda, com a finalidade de despachá-los para outras unidades, filiais ou clientes.

31 Dez 2020 - 12:00h

Entre os municípios baianos, 60% deles tem áreas na lista de oferta para concessão à iniciativa privada para exploração mineral. Ao todo devem ser disponibilizadas 7.027 áreas para pesquisa e lavra, envolvendo os mais variados tipos de substâncias minerais. A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu nesta terça-feira (29), a 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas de oferta. A Bahia representa quase 20% de toda a área ofertada pela Agência Nacional, 19,43% do terreno está no estado. Ao todo são 1.349 áreas para oferta em regime de pesquisa e 17 em regime de lavra - que é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral que, pela sua natureza de pequeno volume e distribuição irregular do bem mineral, muitas vezes não justifica o investimento em trabalhos de pesquisa, tornando, assim, a lavra garimpeira o regime mais indicado. Segundo os dados obtidos pelo Bahia Notícas, no território baiano, a oferta indica que os minérios disponíveis para exploração são: areia, argila, charnoquito, conglomerado, gnaisse, granito, mármore e sienito. Confira a lista completa das cidades com áreas para exploração: 

Abaíra, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Apuarema, Araças, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianopólis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculá, Caém, Caetanos, Caetité, Carfanaum, Caldeirão Grande, Camacan, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Caturama, Central, Chorrochó, Cocos, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas do Sicorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cravolândia, Curaçá, Dias D'ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Floresta Azul, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itacaré, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussiape, Lagoa Real, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Paramirim, Paratinga, Paulo Afonso, Pedrão, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Rafael Jambeiro, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largõ, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz de Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Terezinha, Santaluz, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Teodóro Sampaio, Teofilândia, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Várzea Nova, Vitória da Conquista e Xique-Xique.

CONTINUE LENDO

31 Dez 2020 - 11:30h

Um preso foi flagrado fugindo da cadeia pública de Guarapuava, na região central do Paraná, na quarta-feira (30), pela equipe de reportagem da RPC. A fuga ocorreu por volta das 11h. O repórter cinematográfico Eduardo Andrade gravou o momento. A equipe de reportagem estava em frente ao Instituto Médico-Legal (IML) da cidade, quando começou uma movimentação na delegacia, localizada ao lado do IML. Segundo agentes do Departamento Penitenciário (Depen), o preso fugiu pela ala onde os detentos tomam sol. O fugitivo foi recapturado pela Polícia Militar (PM) e pelos agentes do Depen ainda nas proximidades da delegacia. Ninguém ficou ferido.

31 Dez 2020 - 11:00h

Na noite desta quarta-feira (30), a casa do vereador eleito em Brumado, Tiago Amorim, foi alvejada com quatro disparos de arma de fogo (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar disse que a polícia já tem o nome do provável autor do crime, que, segundo ele, seria o irmão de outro vereador na cidade. “Ele me ameaçou na frente de várias pessoas. A polícia está investigando para chegar ao verdadeiro mandante”, afirmou. Vale destacar que, recentemente, o vereador declarou apoio, bem como aceitou compor a chapa do vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão para disputar a mesa diretora na Câmara de Vereadores, o que o colocava como base oposicionista (veja aqui). Porém, às vésperas da posse e eleição interna da casa legislativa, Amorim aceitou o convite do prefeito para compor a sua base governista no parlamento (veja aqui). Para o vereador eleito, o crime tem relação com o seu posicionamento político. “Aceitei o convite do prefeito pouco antes do ocorrido. Por ser vereador pela primeira vez, acabei me precipitando em aceitar compor a chapa oposicionista, depois voltei atrás da decisão. Minha parcela de contribuição será de maior importância ao lado do prefeito. Temo por minha vida. São verdadeiros marginais que se acham acima da lei”, declarou.

31 Dez 2020 - 10:30h

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quarta-feira (30), prorrogar o estado de calamidade pública durante a pandemia da Covid-19. A informação é do site SBT News. A medida permite que o governo federal aplique mais recursos nas áreas de saúde, economia e social, além de facilitar contratações emergenciais, que podem ser feitas sem licitação. Ainda segundo a nota, o magistrado aceitou um pedido do partido Rede Sustentabilidade, que pedia a prorrogação da calamidade até 31 de dezembro de 2021. Lewandowski prolongou as regras emergenciais até que o governo ou a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarem o fim da pandemia.

31 Dez 2020 - 10:00h

Através de ofício, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) convidou o vereador eleito Tiago Amorim (PP) a compor a base de sustentação do governo municipal na Câmara de Brumado. O gestor frisou que a ideia é conjugar forças para a continuidade da execução de um projeto focado no interesso público da população brumadense. “Registro, por oportuno e pertinente, que será um prazer para a Administração contar com o apoio de um jovem ingresso na política com potencial para desenvolvimento de um trabalho capaz de honrar o parlamento municipal. Afinal, ao entrar de forma tardia na política e ter empreendido grande força de trabalho para contribuição à minha terra e ao meu povo, fico feliz já, num fechamento de um ciclo, identificar jovens na política com o intuito de servir à coletividade”, escreveu. 

31 Dez 2020 - 09:30h

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

31 Dez 2020 - 09:00h

A má conservação do Cemitério Campo Santo, localizado no centro de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, tem sido alvo constante de críticas por parte da população. No local, o mato toma conta de alguns corredores entre as sepulturas e na parte dos fundos. No terreno também há muitos buracos e entulho acumulado, como sacos plásticos e palhas secas de árvores que foram podadas. De acordo com o Livramento Manchete, além do lixo, tem vasos quebrados e espalhados ao redor dos túmulos. Os moradores reclamam ainda que os vasos deixados nas sepulturas por familiares estão acumulando água, o que pode servir de berçário para o mosquito Aedes Aegypti. 

31 Dez 2020 - 08:30h

O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

31 Dez 2020 - 08:00h

Em dezembro de 2020, a notícia que ficou no topo das mais lidas no Achei Sudoeste foi um acidente fatal que vitimou cinco pessoas da mesma família. Elas estavam em um carro de passeio que invadiu a contramão e bateu de frente com um caminhão-baú na BA-135, em Montes Claros. A família viajava com destino ao município de Aracatu (veja aqui). Na sequência, a aposta do cantor brumadense Lázaro Jacarine na venda de doces e queijos nas ruas da cidade para driblar a crise causada pelo coronavírus. A pandemia afetou em cheio a classe artística e o cantor precisou se reinventar (veja aqui). Em terceiro no ranking, a queda no valor de materiais de construção em Brumado, após período de alta provocado pela pandemia (veja aqui). Um assassinato na cidade de Tanhaçu ocupa o quarto lugar entre as notícias mais acessadas no site. A mulher foi encontrada morta às margens da BA-142, na Fazenda Vargem Torta. Ela estava em posição fetal e parcialmente degolada. O crime chocou a comunidade regional pela brutalidade (veja aqui). Por último, uma boa notícia: a técnica em enfermagem Dayse Cardoso, que atua no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, venceu a Covid-19 depois de 14 dias de internação lutando pela vida (veja aqui). 

31 Dez 2020 - 07:50h

Os 417 municípios baianos receberam nesta quarta-feira (30), R$ 180,6 milhões referentes ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A antecipação da verba, que comumente é direcionada para as cidades apenas em janeiro do ano seguinte, atende a um pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB). Medida havia sido anunciada na sexta-feira (20), pelo governador Rui Costa.  De acordo com o governo do estado, outros R$ 126,1 milhões de aporte ao Fundeb também foram antecipados, totalizando R$ 306,7 milhões que, em condições normais, só seriam repassados em janeiro. Na medida anunciada pelo governador Rui Costa na semana passada, estava previsto o repasse apenas do ICMS arrecadado, mas, após entendimento com o Banco do Brasil, o IPVA e o aporte do Fundeb foram acrescentados ao montante. Com o adiantamento do repasse, Rui Costa ressaltou que a medida espera trazer um ‘alívio’ para os cofres dos municípios pressionados pelos gastos exigidos pelo combate à crise sanitária. “Num ano atípico como 2020, em que todos os entes federativos sofreram com os impactos da pandemia e ainda arcam com as despesas exigidas pela área de saúde, a antecipação é um alívio no caixa dos municípios”, declarou. O governo já havia repassado aos 417 municípios, nesta terça (29), R$ 120,8 milhões de ICMS, IPVA e Fundeb, relativos à arrecadação registrada entre os dias 21 e 25 de dezembro. A arrecadação relativa à movimentação econômica desta quarta (30), último dia antes do tradicional feriado bancário do dia 31, será repassada em 5 de janeiro.

31 Dez 2020 - 07:45h

Dois homens encapuzados em uma motocicleta alvejaram a residência do vereador eleito e advogado Tiago de Souza Amorim (PP), na noite da última quarta-feira (30). A casa fica localizada na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os disparos atingiram a porta de acesso à residência. Ninguém ficou ferido. No momento da ação, Tiago não estava no local. 

Após o ato, os atiradores imprimiram fuga. Souza vai tomar posse nesta sexta-feira (01). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O vereador eleito ainda não se pronunciou. Guarnições da Polícia Militar e da Cipe Sudoeste estiveram no local. A polícia civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

31 Dez 2020 - 07:30h

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

31 Dez 2020 - 07:00h

A Justiça Federal, Subseção Judiciária de Guanambi, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em desfavor do ex-prefeito de Guanambi e atual deputado federal, Charles Fernandes (PSD). A decisão indica prováveis irregularidades nos procedimentos licitatórios das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Novo Horizonte, Paraíso e Ipiranga, em 2014. Na decisão, o MPF pontuou que o ex-prefeito, o secretário de saúde Manoel Paulo Fraga Rodrigues, agentes públicos responsáveis pela condução de licitações no Município à época, o controlador oculto da Companhia Brasileira de Serviços Industriais e Infraestrutura Ltda. – Cobrasiel e Euplan Construções, além do sócio-diretor da pessoa jurídica Engelima Construções e Serviços Ltda, fraudaram o caráter competitivo da Concorrência (CO) 008/2014, com final direcionamento do certame em favor da Cobrasiel. Ainda conforme a denúncia, a licitação está marcada por múltiplos vícios que resultam indicativos de montagem do procedimento, ajuste prévio entre particulares e a administração, ausência de competitividade e direcionamento do resultado. Os acusados terão o prazo de 10 (dez) dias para responderem à acusação por escrito, por intermédio de seus respectivos defensores.

31 Dez 2020 - 00:00h

A pandemia do coronavírus alterou uma tradição de mais de 30 anos promovida pela baiana do Acarajé Dona Dete na cidade de Brumado. Durante todos esses anos, sempre na última quarta-feira de cada ano, a baiana comparece pessoalmente à delegacia local para levar os seus deliciosos quitutes para os servidores e detentos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no entanto, neste ano, a tradição foi alterada, pois, por ser do grupo de risco, a idosa não pode comparecer na unidade, mas enviou seus acarajés como de costume. Outra alteração foi a antecipação do dia, uma vez que os detentos foram transferidos na manhã desta quarta-feira para o presídio de Vitória da Conquista. Assim, Dona Dete se viu obrigada a enviar as guloseimas na tarde de terça-feira.

“Não foi como nos outros anos, mas ao menos conseguimos manter a tradição. Gosto de levar pessoalmente os acarajés para através disso ter a oportunidade de falar com os detentos e tentar passar pra eles uma palavra em busca de sua consciência para que deixem de lado as práticas à margem da lei e possam ser reintegrados à sociedade. Não é apenas uma promessa, é uma minha maneira de tentar ajudar a polícia e a justiça em geral nessa busca de ressocializar essas pessoas. O momento nos forçou a nos adaptar, mas para o ano tenho fé que faremos as coisas no modo tradicional”, disse.