Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2021"

30 Nov 2021 - 18:50h

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (30) dois resultados positivos para a variante ômicron do coronavírus no Brasil. O sequenciamento genético que apontou a variante nos testes de dois passageiros vindos da África do Sul foi feito pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Um terceiro caso suspeito, de um passageiro que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos, ainda está sob investigação do Lutz. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os dois casos confirmados são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 25 de novembro. Os dois apresentavam sintomas leves na ocasião. Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ainda segundo a pasta estadual, ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares. Os dois são missionários brasileiros, que moram na África do Sul e vieram para São Paulo visitar familiares que moram na Zona Leste da capital paulista. Não há registro no VaciVida de vacinação deles contra a Covid no estado de São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o casal desembarcou no Brasil em 23 de novembro com comprovantes de PCR negativo. Mas, como se preparavam para retornar ao país africano em breve, realizaram um novo exame no dia 25, quando ambos testaram positivo.

30 Nov 2021 - 17:00h

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, o decreto n° 20.913, que aumenta de três mil para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos na Bahia. A medida vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais, em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins; funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares, desde que observados os protocolos sanitários. Os espac?os culturais, como cinemas e teatros, funcionarão com o devido controle dos fluxos de entrada e sai?da nas depende?ncias dos locais, de modo a evitar aglomerac?o?es. Em todos os casos, o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde. Válida até 10 de dezembro de 2021, a medida modifica o decreto n° 20.907, publicado no último dia 26.

30 Nov 2021 - 16:30h

Uma batida entre uma carreta com tanque, um caminhão e um carro deixou quatro pessoas feridas na BR-101, na região da cidade de Itamaraju, no sul da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 5h30 desta terça-feira (30) e fez com que o trânsito ficasse travado na região até por volta das 9h. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas ficaram feridas em estado grave. Elas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para hospitais da região. As unidades não foram divulgadas. O acidente aconteceu depois que o caminhão tentou fazer uma ultrapassagem e acabou colidindo com a carreta. O motorista da carreta perdeu o controle, invadiu a pista contrária e colidiu com o carro. A PRF detalhou ainda que o caminhão estava carregado com produto químico. Ainda não há detalhes em qual veículo estava as vítimas feridas. A pista foi parcialmente interditada, para remoção dos veículos e limpeza.

30 Nov 2021 - 16:00h

Os tonéis instalados pela prefeitura para sinalizar os esgotos estourados em Brumado continuam repercutindo negativamente. Com as chuvas dos últimos dias, os tonéis têm servido de berçário do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O site Achei Sudoeste registrou larvas do mosquito em alguns dos equipamentos espalhados pela cidade, que já registra um alto índice de infestação do aedes aegypti. O morador Carlos Medrado apontou que se trata de mais um complicativo de uma situação já bastante grave. “Não faz o conserto da via, mas concretam tonéis, confeccionam e pintam placas, têm um custo com isso. Talvez esse dinheiro poderia custear a própria obra”, cobrou. Para Medrado, a população está consciente de que a sinalização é um engano. “Ninguém acredita nessas placas. É apenas uma forma de querer manobrar a opinião pública. O prefeito não está preocupado com a população”, acusou.

30 Nov 2021 - 15:30h

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (30), uma operação de combate ao desvio de verbas públicas, que deveriam ter sido usadas no enfrentamento da pandemia da Covid-19, na cidade de Serrinha, no interior da Bahia. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram expedidos, sendo que sete deles são cumpridos em Serrinha, quatro em Manaus, capital do Amazonas, e o último na cidade de Araranguá, em Santa Catarina. Segundo a PF, as investigações começaram há um ano, em novembro de 2020, quando foi descoberto o esquema que envolvia um grupo de agentes públicos municipais, que teria desviado milhões de reais ao permitir que a cidade baiana contratasse três vezes uma empresa de fachada, com dispensa de licitação. A polícia detalhou que essa empresa de fachada estaria sediada na cidade manauara. As duas primeiras contratações aconteceram em março do último ano, para fornecer monitores paramétricos de sinais vitais e bombas de infusão, bem como ventiladores pulmonares. Já a terceira vez aconteceu em abril do mesmo ano, para o fornecimento de máscaras. Junto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a PF identificou o superfaturamento dos produtos supostamente fornecidos pela empresa de Manaus, além dos indícios de fraudes na dispensa de licitação. Os investigadores também constataram que os ventiladores pulmonares e as bombas de infusão foram contratados por R$ 724 mil. Agora, a polícia apura se esses equipamentos foram de fato entregues em Serrinha. As marcas, especificações, o estado de conservação e a quantidade de ventiladores supostamente fornecidos pela empresa contratada ainda são desconhecidos, por isso ainda não foi possível identificar se houve um sobre preço. No entanto, no caso dos monitores, o superfaturamento foi de 446,27%, enquanto as máscaras tiveram preços inflados em 118%. Os suspeitos dos crimes deverão responder por fraude em licitações e sobrepreço/superfaturamento), crime de responsabilidade de prefeito, e corrupção passiva e ativa).

30 Nov 2021 - 15:00h

Em Caetité, a Unidade de Oncologia (Unacon) de Caetité, a 100 km de Brumado, realizou as primeiras cirurgias oncológicas para tratamento de câncer de bexiga e patologias da próstata. De acordo com o médico intensivista e diretor da Fundação Terra Mãe, Paulo Baptista Júnior, as cirurgias são realizadas por vídeo, possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente. “A equipe de Urologia, com os médicos Gabriel Neves Carneiro e Victor Lapa, saiu na frente, colocando a nossa Unacon como pioneira na saúde pública da nossa região”, destacou. A gestão estadual já investiu mais de R$ 2,8 milhões na unidade. 

30 Nov 2021 - 14:30h

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,6% no 3º trimestre, mas a falta de trabalho ainda atinge 13,5 milhões de brasileiros, informou nesta terça-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a primeira vez desde o trimestre terminado em abril de 2020 em que a taxa de desemprego fica abaixo de 13%. Apesar da queda do desemprego, o rendimento real dos brasileiros encolheu e aumentou o número de trabalhadores subocupados e informais. Já o contingente de trabalhadores por conta própria atingiu número recorde. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No trimestre encerrado em agosto, a taxa de desemprego estava em 13,1%, atingindo 13,9 milhões de pessoas, de acordo com os dados revisados da série do IBGE, devido a fatores como a mudança na forma de coleta de pesquisa durante a pandemia de Covid-19. Na comparação com o 2º trimestre (14,2%), a taxa de desemprego recuou 1,6 ponto percentual. No 3º trimestre do ano passado, estava em 14,9%. Já o número de desempregados diminuiu 9,3% (menos 1,4 milhão de pessoas) frente ao trimestre terminado em junho (14,8 milhões de pessoas) e caiu 7,8% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação anual. As maiores taxas de desemprego foram registradas em Pernambuco (19,3%), Bahia (18,7%), Amapá (17,5%) e Alagoas (17,1%). Já as menores, em Santa Catarina (5,3%), Mato Grosso (6,6%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Rondônia (7,8%).

30 Nov 2021 - 14:00h

No Povoado do Arrecife, três ônibus escolares ficaram atolados na estrada vicinal que liga a comunidade à sede do município de Brumado. Além dos ônibus, vários veículos não conseguiram acesso e os moradores não puderam trabalhar, ir para a escola ou em outros compromissos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Alípio Costa Santos disse que a estrada está em péssimas condições de trafegabilidade, colocando em risco a vida de todos que trafegam pelo local. “Chegamos ao cúmulo, ao fim da picada. O ônibus escolar quase tombou. Isso causa grande indignação na gente”, declarou.

Santos culpou o gestor municipal por não cumprir a promessa de pavimentar a estrada e gastar a verba para realização do serviço. “Aonde está o dinheiro, essa verba? Só vão fazer o serviço depois que morrer alguém lá? O povo está cansado de apanhar. Estamos na lama. Temos uma escola de qualidade e um posto de saúde, mas não temos estrada”, completou. No local, muita lama e buraco tornam praticamente impossível a passagem dos veículos. 

30 Nov 2021 - 12:00h

A Auditoria Pública Cidadã do Estado da Bahia (Aucib) está preparando uma representação ao Ministério Público Estadual (MPE) contra a prefeitura de Brumado e a Embasa devido ao impasse diante da responsabilização por consertar os buracos ocasionados pelos esgotos estourados na cidade. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo próprio presidente do órgão, Osmar Botelho. Ele destacou que a população não pode ser prejudicada pela briga do atual gestor com a Embasa. “Nós não pagamos taxa de esgoto, então qual é a obrigação da Embasa de tampar um buraco? Se a gente pagasse uma taxa de esgoto, a empresa seria obrigada a fazer esse serviço. Em teoria, acredito que existe um erro da administração por conta disso”, afirmou. Para Botelho, a Administração não tem interesse de fiscalizar e multar a Embasa, visto que pretende contratar outra empresa para promover o serviço de esgotamento no município. “Se comprovarmos que é obrigação do Município tampar esses buracos e dar manutenção a essas estruturas abertas, a Administração vai ser denunciada, assim como com a Embasa. Estamos apurando de quem é a culpa”, completou.

30 Nov 2021 - 11:30h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (29) o resultado dos testes de segurança feitos no sistema de urna eletrônica para as eleições de 2022. De acordo com o tribunal, foram encontradas cinco falhas – que deverão ser corrigidas até o dia do pleito, e que não são capazes de influenciar no resultado da eleição. “Nenhum dos ataques conseguiu ser bem sucedido relativamente ao software da urna. [...] Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, informou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Os testes foram realizados durante seis dias e envolveram o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, a fim de identificar possíveis falhas de segurança. Ao todo, 26 investigadoras e investigadores inscritos colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança. Previsto inicialmente para terminar na sexta-feira (26), o teste se estendeu até o sábado a pedido do grupo de investigadores da Polícia Federal. Pela primeira vez, a prorrogação foi prevista no edital, totalizando 6 dias de testes.

30 Nov 2021 - 11:00h

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado, Jussimar dos Santos Leite, foi denunciado pela prática de improbidade administrativa e crime contra a administração pública. Por meio de ofício encaminhado à prefeitura e representação protocolada junto ao Ministério Público Estadual (MPE), os advogados Bento Brito e Carolina Amorim relataram uma série de infrações cometidas pelo comandante. Segundo a representação, o comandante utilizaria com frequência o carro oficial da Guarda Municipal para buscar o filho na escola, o que é proibido por lei. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o comandante deixando o filho na escola com o carro da GCM.

30 Nov 2021 - 10:30h

A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta. A representação computadorizada desta nova cepa foi feita por pesquisadores do hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália, que disseram ainda ser cedo para tirar conclusões. A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi identificada pela primeira vez na África do Sul, pelo sistema de vigilância das autoridades sanitárias do país. No modelo divulgado pelo hospital italiano – que destaca a proteína S (spike) – é possível notar uma maior concentração de mutações (os pontos vermelhos, com maior variabilidade, e a área cinza onde não há variação). A proteína S é a que forma a “coroa” do vírus, e funciona como “chave” na hora de se acoplar às células humanas para sua replicação e infecção – é nela que muitas vacinas agem.

30 Nov 2021 - 10:00h

Eleita presidente da 21ª Subseção da OAB Brumado, a advogada Ingrid Freire Ingrid Freire falou ao site Achei Sudoeste sobre as perspectivas para sua gestão à frente do órgão. Segundo ela, o olhar feminino é diferente e muito vantajoso para a advocacia. “Só temos boas expectativas”, pontuou. Freire adiantou que, como uma preocupação da OAB em todo Estado, serão desenvolvidos também em Brumado e na região projetos em defesa da mulher. “Nós, como instituição, sempre buscamos o avanço e evolução das mulheres. Ter mulheres no poder é importante e demonstra a importância para que outras mulheres também queiram alcançar essas posições”, destacou. A OAB mais presente no dia a dia dos advogados também será um dos pilares da gestão da advogada. A solenidade de posse ocorrerá oficialmente no dia 1º de janeiro de 2022.

30 Nov 2021 - 09:30h

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso em flagrante no domingo (28), transportando vinte e nove tabletes de maconha, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com as autoridades, o traficante foi localizado durante uma ação da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (77ª CIPM/Vitória da Conquista). O comportamento suspeito do condutor do veículo modelo Chevrolet/Celta chamou a atenção dos agentes que, na vistoriaria do automóvel, encontraram a droga. “As guarnições faziam patrulhamento no bairro de Vila Elisa quando abordaram um veículo e o motorista apresentou nervosismo. Nas buscas, os PMs encontraram as drogas dentro do carro”, relatou o major Vagner Ribeiro, comandante da unidade. Além dos entorpecentes foram apreendidos duas balanças, uma tesoura, uma fita isolante e embalagens para armazenar o material ilícito. O homem foi preso em flagrante e apresentado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde ficará à disposição da Justiça.

30 Nov 2021 - 09:00h

Na tarde do último domingo (28), um passeio ciclístico foi realizado na Praça Coronel Zeca leite, em Brumado, como parte da programação do Novembro Azul. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nailza Ribeiro disse que o público compareceu em massa para prestigiar o evento de prevenção e combate ao câncer de próstata. “Estamos realmente agradecidos e emocionados. Esperávamos uma média de 100 pessoas, mas tivemos um público bem maior, que fez toda essa movimentação alegre”, pontuou. Segundo Ribeiro, o objetivo do evento foi chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidar da saúde, fazer o exame de próstata e detectar precocemente o câncer. O vereador Beto Bonelly (PSB) também marcou presença no passeio como forma de conscientizar a população acerca do tema. “Estamos aqui dando a nossa contribuição e incentivo para que as pessoas não levem como preconceito a prevenção do câncer de próstata. A prevenção salva vidas. É de muita importância que os homens se cuidem”, acrescentou.

30 Nov 2021 - 08:30h

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta segunda-feira (29) a compra de 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 com a Pfizer. O acordo foi firmado em Salvador, e as doses começarão a ser entregues em 2022. A presidente da Pfizer Brasil, Marta Díez, destacou que além das 100 milhões de doses, o contrato também prevê o aumento da quantidade de imunizantes, com a possibilidade de modificações para atender demandas de novas variantes, caso seja necessário. “O acordo prevê ainda a opção de aumentar o número de doses previstas para imunizar o país em mais de 50 milhões de vacinas adicionais, elevando o número total de vacinas em doses potenciais para 150 milhões de doses, em 2022, o que inclui a possibilidade de fornecimento de versões modificadas dos imunizantes, contra novas variantes”, explicou ela ao G1. Após a assinatura, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou que os imunizantes são a principal medida de combate à Covid-19, resultando na queda de pessoas infectadas e de mortes pela doença. “O governo, através de uma estratégia diversificada, adquiriu mais de 550 milhões de vacinas, somente para o ano de 2021. E é por isso que, em oito meses, desde que assumimos o Ministério da Saúde, nós assistimos uma queda importante do número de casos e de óbitos. Mais de 90% de queda de casos e de óbitos. E isso a população brasileira já reconhece, graças à forca do Sistema Único de Saúde, que é um patrimônio de todos os brasileiros”, argumentou.

30 Nov 2021 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o novo presidente da Auditoria Pública Cidadã do Estado da Bahia (Aucib), Osmar Botelho, informou que o órgão está apurando denúncias contra a presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Verimar Meira (PT). “Estamos investigando os fatos pra ver se há, realmente, fundamento. Tudo baseado em critérios técnicos, não são critérios pessoais. Dentro da Aucib não existe política”, garantiu. Segundo Botelho, a Aucib também representou ao Ministério Público contra o vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, em razão da denúncia de utilização indevida de carro oficial do legislativo. “Tudo foi entregue ao Ministério Público. Está em movimentação”, adiantou.

30 Nov 2021 - 07:30h

Atualmente, estamos no melhor momento que tivemos desde o início da pandemia de coronavírus, no início de 2020. As campanhas de vacinação estão sendo eficazes e sendo realizadas já em diversos estados do país em um ritmo extremamente otimista. Todo o caos econômico, sanitário, social, turístico e educacional causado pelo avanço da pandemia foi responsável por confinar as pessoas em seus lares, gerando diversas adaptações em vários setores da sociedade. Na educação, por exemplo, as aulas migraram para um modelo remoto e plataformas de ensino e busca de serviços acadêmicos, como a http://www.mystudybay.com.br viram seus números de acesso dispararem durante este período. No entanto, para reverter este quadro, diversas autoridades sanitárias, cientistas e pesquisadores informam a importância da vacinação em um quadro de pandemia. Muitos, inclusive, defendem e argumentam que a única maneira de a pandemia e a COVID-19 serem vencidas é através da aplicação das campanhas de vacinação em massa, assim como foi realizado com doenças como: Poliomielite; Sarampo; Febre Amarela; Rubéola e Difteria. Todas estas foram consideradas erradicadas, ou controladas, através de campanhas de conscientização pública e de campanhas de vacinação. Logo, é essencial que as campanhas de vacinação contra a Covid-19 sejam realizadas de maneira efetiva, visando o retorno à normalidade o mais breve possível. Mas, por que a vacinação é a melhor forma de se interromper uma pandemia? De se vencer o avanço de uma epidemia ou transmissão em massa?

Como agem as vacinas e como elas afetam a transmissão de patógenos?

Os impactos da pandemia de Covid-19 e de outras epidemias que já se manifestaram na história da humanidade, anteriormente, foram drasticamente reduzidos através de campanhas de vacinação. Mas como isso ocorre? Por que a transmissão de um patógeno, como por exemplo o SARS-CoV 2, é interrompida através da ação de vacinas? Existem, principalmente, dois tipos de vacinas, independente da doença pela qual elas foram desenvolvidas: Vacinas com patógenos atenuados; Vacinas com patógenos inativados ou mortos. De forma simples, ambas as vacinas visam desenvolver o que é chamado de memória imunológica em nosso organismo. A memória imunológica nada mais é do que a capacidade que o sistema imune tem de reconhecer uma substância estranha. Ao ter contato com um determinado patógeno, surge a memória imunológica em relação àquele patógeno, de modo que os próximos contatos com ele serão barrados pelo sistema imune. Então, as vacinas consistem no contato do organismo com uma versão mais fraca do patógeno em questão, uma versão incapaz de causar a doença de maneira completa. E, através deste contato, surge a memória imune, responsável por impedir futuras infecções oriundas de patógenos. Portanto, com a neutralização do patógeno, por exemplo o SARS-CoV 2, o nosso sistema imune impede com que este patógeno atinja sua fase de transmissão. Logo a aplicação de vacinas e a realização de campanhas de vacinação são importantíssimas para impedir a transmissão de patógenos de uma pessoa para a outra.

A queda na transmissão de Covid-19 pós-vacinação

Como vimos, as campanhas de vacinação são importantíssimas para impedir com que diferentes patógenos sejam transmitidos de uma pessoa para a outra. Mas no caso da COVID-19, existem dados que sustentam esta visão? Há dados que nos mostram a eficácia da vacinação? Bem, sim. De acordo com pesquisadores da King’s College, na Inglaterra, as chances de um adulto vacinado apresentar o que é chamado de “covid persistente’’ caem pela metade quando este indivíduo está vacinado. Segundo os autores do estudo, a ‘’covid persistente’’ é aquela onde os sintomas se mantêm por mais tempo e resultam em um quadro mais grave. É possível verificar este estudo em uma publicação da revista VEJA Saúde, e de acordo com os realizadores do estudo, a conclusão é que o surgimento de sintomas da COVID-19 em adultos completamente vacinados é bem menos frequente. Então, além de reduzir as taxas de transmissão da doença, interrompendo o patógeno em um estágio precoce, a vacinação contra a COVID-19 é responsável por tornar os casos da doença menos graves.

Um quadro otimista

De acordo com a campanha de vacinação e seu avanço, os pesquisadores, cientistas e autoridades da saúde possuem uma visão otimista em relação ao controle da COVID-19 no futuro. Apesar de estarem surgindo, aos poucos, novas variantes, a única maneira de controlá-las e combatê-las é através da vacinação e outras medidas de profilaxia, como: Uso de máscaras; Distanciamento social; Continuidade do ensino remoto; Higienização das mãos; Uso de álcool em gel. Logo, com as campanhas de vacinação e a realização das medidas de profilaxia perante o Covid-19, a tendência é que em breve a pandemia seja vencida de maneira definitiva.

30 Nov 2021 - 07:00h

Há cerca de duas semanas, funcionários de uma empresa terceirizada da Coelba cobram o pagamento de salários atrasados. Na última semana, após protesto dos trabalhadores, a empresa sinalizou que o pagamento dos vencimentos atrasados seria feito, o que não aconteceu (veja aqui). Os funcionários alegam que, além dos salários, a terceirizada deve aviso prévio indenizatório e adicionais noturnos. O sindicato que representa a categoria esteve em Brumado e se surpreendeu com a situação. Representante do órgão, Maria Cecília informou ao site Achei Sudoeste que outros trabalhadores de empresas terceirizadas da Coelba também reclamam de atrasos no pagamento dos salários, não recebimento do ticket alimentação e não pagamento do FGTS e de horas extras. Cecília teme que os operários do setor de construção civil sofram um calote. “Temos essa preocupação. Eles estão nos enrolando e não dá pra gente ou para os trabalhadores uma resposta definitiva. Um joga para o outro e os trabalhadores estão no prejuízo”, afirmou. O sindicato já notificou a empresa determinando prazo de 10 dias para que o pagamento seja realizado. Caso contrário, o órgão acionará a justiça para resguardar os direitos da categoria. 

30 Nov 2021 - 00:00h

Um dos pontos mais críticos da cidade de Brumado no que se refere à quantidade de buracos abertos por causa de esgotos estourados, o entroncamento entre as ruas Miguel Dias, Manoel Joaquim Gomes Primo e a Floriza Viana sofre com a situação há mais de 1 ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Carlos Medrado disse que, sem a resolução definitiva, o problema só tem se agravado com o passar do tempo. Segundo ele, as residências próximas já começam a ser atingidas pela infiltração dos esgotos estourados, correndo risco de desabamento. “Tudo pela inoperância dos poderes públicos, seja Embasa ou prefeitura. Não pode o gestor municipal, que é pra cuidar da população, não estar nem aí e ficar culpando a empresa. Se eu fosse gestor público, zelaria pela minha população: mandaria fazer o serviço e cobraria da Embasa. Estamos reféns dessa situação. Está ridículo”, apontou. Diante dos inúmeros transtornos, foram colhidas assinaturas dos moradores da região em um abaixo assinado para representação junto ao Ministério Público.