Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

21 Dez 2016 - 16:00h

O médico Joaquim Donato Júnior será o novo secretário de saúde do município de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o martelo já foi batido com o prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o anúncio será feito nos próximos dias. Outro nome certo é o de João Nolasco da Costa, que irá ocupar a secretaria da Fazenda. Vasconcelos deve marcar, nos próximos dias, uma coletiva de imprensa para anunciar os nomes que vão compor a sua equipe de governo a partir de janeiro de 2017.

21 Dez 2016 - 15:30h

O governo federal alterou os critérios para que estados e municípios decretem situação de emergência ou calamidade pública. Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Integração Nacional informou que o objetivo é diminuir a burocracia no processo de reconhecimento do quadro emergencial e garantir o apoio complementar do governo. As novas regras foram divulgadas nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). Os desastres passam a ser classificados em três níveis de intensidade: pequena, média e grande. Os de pequena e média intensidade caracterizam situação de emergência, quando há danos humanos ou prejuízos econômicos que podem ser superados pelos entes federativos.  Já os desastres de grande intensidade são aqueles cujo reestabelecimento da normalidade necessita da mobilização e da ação coordenada das três esferas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec). Esses casos são automaticamente definidos como calamidade pública. Os prazos para o reconhecimento da situação de emergência por parte do governo federal também foram modificados: para desastres súbitos, os pedidos devem ser encaminhados no prazo de 15 dias após o registro das ocorrências – antes, prefeitos e governadores tinham apenas dez dias para solicitar ajuda. Já no caso dos desastres graduais ou de evolução crônica, o pedido pode ser feito entre 10 e 20 dias, contados a partir da data do decreto do ente federado. O reconhecimento continua vigente por 180 dias após publicação no Diário Oficial da União.

21 Dez 2016 - 15:00h

O garoto Kauã Souza, de apenas 10 anos de idade, está desparecido desde às 14h da última terça-feira (20). Familiares informaram ao site Brumado Notícias que o garoto saiu para comprar uma lata de tinta para uma vizinha acerca de 400 metros da casa onde mora com a família no Loteamento Malhada Branca e não foi mais visto. A criança saiu de casa trajando uma camiseta roxa com listras pretas e um short verde. Desesperados, os familiares estão percorrendo a cidade, com o apoio do Conselho Tutelar. Eles também prestaram queixa na polícia. Os munícipes estão colaborando fazendo uma corrente e divulgando a imagem do garoto para que ele possa ser encontrado. Quem tiver informações a respeito do paradeiro de Kauã pode entrar em contato com a família através dos contatos: (77) 99935-6249, (77) 99702-4672 ou (77) 99911-8836.

21 Dez 2016 - 14:30h

Uma adolescente de 13 anos é acusada de matar um homem a facadas, na tarde dessa terça-feira (20), no bairro da Massaranduba, em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ela afirma que Reinaldo Ferreira Ramos, 24, tentou abusá-la sexualmente e lhe agrediu com um tapa no rosto. A garota ressalta que o atingiu no braço e no peito com golpes de faca, como legítima defesa. De acordo o Sudoeste Bahia, em depoimento à polícia, a adolescente afirmou que, no momento em que sofreu a agressão, usava a faca para cortar carne. Após o chamado de populares, Ramos foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade enquanto a jovem foi levada para o Conselho Tutelar.

21 Dez 2016 - 14:00h

Com o salário do mês em atraso e ainda sem receberem o 13º salário, professores da rede municipal da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, promoveram protestos e foram direto à prefeitura cobrar os vencimentos nesta quarta-feira (21). O município atravessa um momento de recesso econômico e crise política à parte do que acontece no país, uma vez que no mês de novembro o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, o eleito a vice, André Paca (PSD), e outros prestadores de serviços foram presos na Operação Vigilante da Polícia Federal. Com poucas atividades econômicas e baixa oferta de emprego, o comércio local se vale dos vencimentos dos professores para se manter em funcionamento. Com a prisão, o prefeito renunciou ao cargo, passando a gerência do município para as mãos do vice-prefeito, Paulo César Paca (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, com as dívidas acumuladas, o atual gestor ainda não conseguiu quitar por completo a folha do município.

21 Dez 2016 - 13:30h

Em Caetité, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) dará início nesta quarta-feira (21) a Operação Natal e Fim de Ano. Na cidade, haverá um policiamento voltado exclusivamente para atender o comércio local, uma vez que o fluxo de pessoas e vendas aumenta durante o período de final de ano. O Policiamento Operacional será acrescido do Policiamento Motorizado e do Policiamento Operacional a Pé a fim de transmitir maior sensação de segurança à comunidade. Este é o segundo ano que a 94ª CIPM, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas, aplica a operação no município. A ação se estende até o dia 31 de dezembro.

21 Dez 2016 - 13:00h

Cumprindo agenda de final de ano, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado de membros do governo, esteve na tarde do último domingo (18), no Povoado de Correias, para entregar para a comunidade um moderno campo society e o sistema de telefonia móvel, obtidos através de recursos da própria prefeitura. Uma partida comemorativa foi realizada a fim de marcar a solenidade e os moradores da comunidade fizeram questão de agradecer o empenho da administração para concretização das demandas. A agenda de compromissos do prefeito continua e se intensificará ainda mais até o dia 29, com inúmeras inaugurações no município.

21 Dez 2016 - 12:30h

O verão começa às 7h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29. O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, diz que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores, em vídeo no site do portal que traz as previsões. “A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informou o site do Climatempo. De acordo com Nascimento, o verão traz o máximo de radiação solar chegando ao Hemisfério Sul. É durante o verão que cai a maior parte da chuva na maior parte do Brasil, quando se forma o corredor de umidade da Amazônia carregado de calor e muita umidade, provocando chuvas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Aumenta a chuva ainda no Nordeste, principalmente no extremo norte da região. A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

21 Dez 2016 - 12:00h

Há muitos anos o brumadense Genivaldo Portela, conhecido como Coco, sofre com problemas cardiovasculares devido à Doença de Chagas. Ele está internado no Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, por conta de complicações no seu estado de saúde. A boa notícia é que em breve ele terá um novo coração. O brumadense já utiliza um CDI - aparelho capaz de monitorar e tratar os ritmos anormais do coração, que podem representar risco de vida. Genivaldo aguarda o órgão e tem prioridade na lista de espera.

21 Dez 2016 - 11:30h

O índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, perdeu força de novembro para dezembro, ao passar de 0,26% para 0,19%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21). Foi o menor IPCA-15 para os meses de dezembro desde 1998, quando registrou 0,13%. O IPCA-15 fechou o ano em 6,58%. De acordo com o G1, em dezembro do ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 havia ficado em 1,18%.

21 Dez 2016 - 11:00h

Antes de passar o comando do executivo ao próximo gestor, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), deve inaugurar algumas obras importantes, dentre as quais a Nova Central dos Conselhos. O prédio, localizado no centro da cidade, agrega o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDIB), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Conselho Tutelar e o Programa de Fortalecimento Familiar (PROFAMILIA). O imóvel foi reformado e restaurado, ganhando novo piso, banheiros, banheiros de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência, área de luz, rampas de acessibilidade, janelas novas e novos departamentos. A solenidade de inauguração está agendada para o dia 27 de dezembro.

21 Dez 2016 - 10:30h

A empresa e o piloto do avião da LaMia, que caiu com 77 passageiros no fim de novembro em Medellín (Colômbia), foram considerados os "responsáveis diretos" do acidente, segundo informe oficial do governo boliviano divulgado nesta terça-feira (20). As informação são da Agência France-Press. “A conclusão é contundente, a responsabilidade direta de toda essa eventualidade recai sobre o piloto e sobre a empresa”, disse o ministro de Obras Públicas e Serviços, Milton Claros, em coletiva de imprensa. Além disso, a investigação estabeleceu que Celia Castedo, a funcionária da agência nacional boliviana de aviação civil(AASANA, na sigla em espanhol) que autorizou o voo apesar das irregularidades, “lamentavelmente descumpriu seus deveres e isso também prescreve uma punição”. No acidente, que aconteceu em 29 de novembro na Colômbia, morreram 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, entre elas o piloto, jogadores e dirigentes da Chapecoense, assim como jornalistas.

21 Dez 2016 - 10:00h

O engenheiro agrônomo Alexandro de Arruda Monteiro assume a gerência do escritório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Brumado, após exoneração de Márdio David Alves. Natural de Canavieiras e com formação na cidade de Cruz das Almas, Alexandro atuava na gerência do escritório da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na cidade de Santa Maria da Vitória. Apenas esperando sua matrícula junto à ADAB estadual, o agrônomo, já instalado no escritório brumadense, falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre os desafios de atuar em um órgão fiscalizador em defesa da saúde, através do consumo de derivados de origem animal e vegetal. Alexandro exaltou a atuação do seu antecessor e garantiu que dará continuidade as ações de combate ao abate clandestino de animais e a comercialização de carne clandestina. O novo gerente já manteve contato com a câmara de vereadores, mas voltará a se reunir com os novos parlamentares que assumirão na próxima gestão. Ele também irá agendar encontros com o promotor público estadual, com o novo prefeito, com as associações comunitárias rurais, sindicatos rurais e o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável a fim de se adequar a realidade local.

21 Dez 2016 - 09:30h

A arrecadação de impostos e contribuições federais chegou a 102,245 bilhões de reais em novembro. Na comparação com novembro do ano passado, houve um pequeno aumento real (descontada a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 0,1%. De acordo com a Agência Brasil, no acumulado do ano, a arrecadação continua em queda. De janeiro a novembro, chegou a 1,162 trilhão de reais, com queda real de 3,16% em relação ao mesmo período de 2015. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pela Secretaria da Receita Federal. Novembro foi o segundo mês consecutivo de crescimento da arrecadação tributária. Em outubro, o governo arrecadou 148,7 bilhões de reais, o maior volume de recursos já registrado para o mês. O resultado foi impulsionado pelo programa de regularização de ativos, também conhecido como repatriação. O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, concede entrevista esta tarde sobre os dados da arrecadação de novembro.

21 Dez 2016 - 09:00h

Uma emenda do deputado federal Arthur Maia (PPS), no valor de R$ 1 milhão, foi empenhada para construção de uma Estação de Tratamento de Água e implantação de sistemas de abastecimento de água nos povoados de Umburanas e Várzea de Areia, no distrito de Cristalândia, na zona rural de Brumado. A emenda foi proposta ao Orçamento Geral da União de 2016 e será executada pela Prefeitura Municipal. As localidades beneficiadas carecem de um sistema que permita o acesso à água de qualidade e a emenda proporcionará uma melhor qualidade de vida aos habitantes. O deputado salientou que a emenda será de suma importância para as comunidades carentes que serão assistidas. 

21 Dez 2016 - 08:30h

A Chapecoense divulgou na terça-feira (20), em seus canais oficiais na internet, um vídeo de agradecimento aos clubes brasileiros pelas homenagens e pela solidariedade prestadas após a tragédia com o avião que levava a equipe catarinense a Medellín, na Colômbia, no último dia 29. No vídeo, que tem pouco mais de 1 minuto, a Chapecoense exibe em seus vestiários, na Arena Condá, uniformes utilizados por equipes da Série A na última rodada do Brasileiro de 2016, com o escudo da equipe catarinense e mensagens de solidariedade, como “Força Chape”. De acordo com o jornal O Globo, nesta quarta-feira (21), em mais uma homenagem à Chapecoense, a equipe catarinense receberá da Conmebol o troféu de campeã da Copa Sul-Americana de 2016. A decisão de conferir o título ao clube brasileiro, segundo comunicado da própria Conmebol, foi motivada por um pedido do Atlético Nacional de Medellín, que enfrentaria a equipe catarinense na decisão do torneio, cancelada após a tragédia com o voo da LaMia que fez 71 vítimas fatais - 19 mortos eram jogadores da Chape.

21 Dez 2016 - 08:00h

Com sentenças condenatórias, onze presos que estavam custodiados na cadeia de Brumado foram transferidos na última terça-feira (20) para o novo presídio da cidade de Vitoria da Conquista. Os presos foram escoltados em duas viaturas da própria Policia Civil. Com a saída dos mesmos, a cadeia, que estava com cerca de 35 detentos, fica agora com 24. Apesar da diminuição, o local ainda está com lotação acima da capacidade, que é para 16 pessoas.

21 Dez 2016 - 07:30h

A fim de garantir o ressarcimento dos danos morais, existenciais e materiais sofridos pelos trabalhadores, o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine) entrou com uma ação civil pública contra a estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Eles pedem a implementação de assistência médica integral e reparações aos trabalhadores e ex-trabalhadores, incluindo os terceirizados, expostos à contaminação por substâncias radioativas na extração de urânio em Caetité, no sudoeste baiano. “Durante as etapas do processo produtivo, os trabalhadores encontram-se submetidos a condições laborais que facilitam o contato com a radiação ionizante e com os produtos químicos utilizados no beneficiamento do urânio, colocando-os em risco de contrair doenças relacionadas a essa exposição”, explica Pedro Mahin, sócio do escritório que representa o sindicato na ação ao Bahia Notícias. As amostras coletadas na fazenda Lagoa Real apontavam uma quantidade quatro vezes superior ao limite permitido para consumo humano, segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

21 Dez 2016 - 07:00h

Por 11 votos favoráveis e 2 contrários, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na noite da última segunda-feira (19) o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referente ao exercício financeiro de 2014, na gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). A votação secreta, com cédulas depositadas em urna, aprovou o projeto de decreto legislativo de 015/2016, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento. Na última semana, em sessão extra, por pouco o prefeito não teve as contas do exercício de 2013 reprovadas - foram 6 votos favoráveis e 7 contrários ao parecer do TCM. No entanto, seriam necessários 9 votos contrários ao parecer para reprovação. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito fez críticas aos parlamentares que votaram contra o parecer do órgão e chegou a acusar que havia jogo de interesses na votação. O gestor cobrou uma votação nominal, transparente, para que, em caso de rejeição, o parlamentar do voto contrário pudesse justificar seu voto e apresentar falhas que desabonassem as contas da administração. No entanto, após intensas reuniões antes da votação da última sessão, houve um consenso que resultou na aprovação da maioria das contas de 2014. A sessão de ontem (19) foi exclusiva para votação do parecer e logo em seguida foi transformada em sessão solene, durante a qual o presidente Alessandro Lôbo (PRB) e alguns vereadores apresentaram um breve relatório de seus mandatos durante o ano. Para a maioria dos parlamentares foi também uma sessão de despedida, já que não conseguiram se reeleger para a próxima legislatura. Ao final, os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

21 Dez 2016 - 00:00h

Esta semana foi iniciada a instalação dos equipamentos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Além dos leitos, a unidade também está recebendo todos os aparelhos que dão suporte para as equipes médicas que atuarão na unidade. O polo regional de Brumado, que agrega mais 20 municípios, receberá 20 leitos de UTI através do consórcio regional, em parceria com o governo do estado, que irá arcar com 40% dos custos de manutenção. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a assessoria de comunicação do governo ainda não divulgou a nova data para inauguração das UTIs, mas a mesma deve ocorrer ainda na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.