Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2016
Jacaraci: Pré-candidato a prefeito busca se promover em rede social e vira piada na internet Foto: Reprodução

Em sua página pessoal no Facebook, o pré-candidato à prefeitura do município de Jacaraci, João Vaqueiro, compartilhou uma foto em que ele aparece ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, visitando as obras do Hospital de Parelheiros. Na publicação, compartilhada por Vaqueiro, o radialista Robertinho Cruz elogia o pré-candidato e diz que ele vai lutar para levar benefícios para Jacaraci. De acordo com Jornal Tribuna do Sertão/Sertã Hoje, tudo parecia normal até que é descoberto que a foto é uma montagem. 

Jacaraci: Pré-candidato a prefeito busca se promover em rede social e vira piada na internet Foto: Reprodução

Na imagem original, o prefeito Fernando Haddad aparece ao lado de secretários municipais e engenheiros visitando as obras do hospital. Na montagem, a imagem de João Vaqueiro foi incluída. Assim que a fraude foi descoberta, o assunto repercutiu negativamente nas redes sociais e o pré-candidato excluiu a publicação da sua página pessoal. João Vaqueiro tentou se explicar afirmando que alguém teria agido de má fé e compartilhado a publicação em sua página pessoal.

Jacaraci: Pré-candidato a prefeito busca se promover em rede social e vira piada na internet Foto: Reprodução
Suspeito de matar o próprio pai é preso em Caetité Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cumprindo mandados de prisão, a polícia prendeu na tarde da última quinta-feira (21) dois homens acusados de matar Paulo Roberto Fernandes, de 45 anos, com quatro tiros. O crime aconteceu no dia 24 de junho de 2015, quando ele chegava em casa, em Caetité, no sudoeste baiano. Um dos suspeitos é o próprio filho da vítima, João Victor Teixeira Fernandes. O outro acusado é Antônio Carlos dos Santos Oliveira, vulgo Tonho Macarrão. A polícia acredita que o filho é o mandante do crime, mas ainda não se sabe as circunstâncias que envolvem o homicídio. O delegado titular de Caetité disse que os dois suspeitos estão à disposição da justiça e devem responder pelo crime de homicídio qualificado.

Polícia descobre plantação de maconha em quintal de residência em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na última quinta-feira (21), uma plantação de maconha foi descoberta por acaso no quintal de uma residência, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia militar abordou um homem, identificado como Flávio Santos Souza, pois o mesmo estava circulando na rua em atitude que levantou as suspeitas dos policiais. Após o seu consentimento, a polícia realizou uma busca em sua residência. No local, foi encontrada a plantação de maconha no quintal. O homem e uma amostra das ervas foram encaminhados à delegacia, onde o suspeito encontra-se detido à disposição da justiça. Na casa também havia o entorpecente pronto para consumo.

Começa hoje a matrícula dos aprovados no Sisu Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Começa hoje (22) o prazo para que os estudantes que conseguiram uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior. As matrículas podem ser feitas até o dia 26. Nesta etapa, cabe ao estudante selecionado verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga. Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Esgoto que não recebeu manutenção causa danos na cabeceira da ponte do São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses que moradores nas imediações da Praça Dr. Chagas Diniz, no Bairro São Félix, reclamam de um esgoto estourado próximo à cabeceira da nova ponte sobre o Rio do Antônio, que liga o bairro ao centro comercial. O aviso foi ignorado pela prefeitura e gerou mais prejuízos, pois, com as constantes chuvas, as águas refluíram e acabaram afetando a estrutura da cabeceira da ponte que agora ameaça cair. O local foi isolado, mas as obras de recuperação ainda não foram iniciadas. 

Brumado: Esgoto que não recebeu manutenção causa danos na cabeceira da ponte do São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ponte, que tinha previsão de ser entregue à população em junho do ano passado, terá de passar por reparos antes mesmo de ter sido inaugurada. “Isso é uma vergonha, precisou a chuva mostrar ao poder público o tamanho do problema, para que a prefeitura enxergasse o apelo da população. O pior é que agora ela terá de gastar mais dos nossos recursos para resolver o problema que já deveria ter sido resolvido lá atrás. Parece que nossos impostos não têm valor para a administração, pois estão jogando no esgoto”, comentou um morador da região ao site Brumado Notícias.   

Brasileiros têm R$ 255 bilhões em dívidas, diz Serasa Experian Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A lista de inadimplentes do Brasil começou o ano com 59 milhões de pessoas, de acordo com levantamento feito pela Serasa Experian. O total das dívidas chega a R$ 255 bilhões. Em janeiro do ano passado eram 54,1 milhões de consumidores nessa situação. A principal causa para a inadimplência é o desemprego, apontada por 26% dos 8.288 entrevistados em novembro do ano passado. Segundo a pesquisa, o descontrole financeiro é admitido como responsável pelas contas atrasadas por 17% dos consumidores. O esquecimento dos compromissos financeiros (7%), empréstimo do nome para terceiros (7%) e despesas extras, com educação, saúde e outros serviços (7%) foram outras razões mencionadas para o não pagamento das dívidas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada no último dia 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego subiu a 9% no trimestre encerrado em outubro, o maior percentual da série iniciada em 2012. No trimestre encerrado em julho, a taxa foi 8,6% e, no período entre agosto e outubro de 2014, chegou a 6,6%. As informações são da Agência Brasil.

Homem tem carro furtado enquanto defecava à margem da BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um furto inusitado foi registrado na tarde da última quarta-feira (20), na BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Um autônomo vendedor de verduras disse na delegacia que parou no acostamento da rodovia por conta de uma dor de barriga e acabou tendo o carro roubado. Segundo a vítima, enquanto ele fazia as necessidades no mato, dois elementos com uniforme da empresa Andrade Gutierrez chegaram em uma motocicleta e levaram o veículo. “Estava em aperto, não dava pra sair do mato com as calças arreadas”, contou o autônomo ao site Brumado Notícias. Depois do roubo, o homem iniciou por conta própria as buscas pelo carro, que também é o arrimo da família. Após seis horas de procura, o veículo modelo Voyage de cor branca foi encontrado em outro extremo da rodovia, próximo à comunidade de Umburanas. O carro sofreu dano na caixa de marcha e com isso os meliantes o abandonaram em uma estrada vicinal. “É dito e certo, carro velho só quem sabe lidar é o dono”, brincou o ambulante. 

Comércio e serviços podem demitir 2 milhões em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os setores de comércio e de serviços podem demitir dois milhões de empregados ao longo de 2016. Essa é a avaliação do analista econômico da RC Consultores Everton Carneiro. A previsão de Carneiro se baseia em um corte porcentual de vagas nesses segmentos na mesma magnitude ao feito na indústria da transformação, até agora o setor mais afetado pela onda de demissões. O Ministério do Trabalho e Previdência Social informou na última quinta-feira (21) que 1,542 milhão de vagas foram fechadas em 2015 (veja aqui). Mais de 600 mil cortes ocorreram somente na indústria da transformação, o que equivale a 7% da força de trabalho nesse segmento. “O comércio e os serviços empregam 27 milhões de trabalhadores. Caso esses setores sofram o mesmo ajuste que a indústria está sofrendo, podemos chegar a 2 milhões de desempregados em 2016”, avaliou Carneiro ao Estadão. Ao longo de 2015, o comércio fechou 218.650 vagas, enquanto o setor de serviços demitiu 276.054 empregados. O analista pontua que ambos os setores passaram a ter saldos líquidos negativos somente em julho do ano passado, muito mais tarde que o restante dos setores da economia. “Os dados de dezembro mostram uma velocidade surpreendente na deterioração do emprego”, afirmou. “O processo de demissões no comércio e no serviço começou tarde e pode durar muito tempo. O potencial de estrago na economia é muito grande”, afirmou Carneiro.

Campus XX da Uneb em Brumado já funciona em novo endereço Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já está funcionando em novo endereço, nas dependências do Shopping Áppio, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Toda a mudança de mobília e material administrativo e da direção foi realizada há duas semanas. Com as novas instalações, há a expectativa de que o campus possa ofertar melhores acomodações e novos cursos para a região.

Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.

Familiares fazem apelo para encontrar o mineiro André Ferreira Cunha que foi visto em Brumado Foto: Divulgação/TV Solidária

Após a notícia de que o jovem mineiro André Ferreira Cunha, de 29 anos, que está desaparecido, teria sido visto na cidade de Brumado, a TV Solidária da cidade de Formiga, postou um vídeo para o site Brumado Notícias, onde familiares fazem um apelo para quem souber de informações acerca do paradeiro do rapaz. Nele, a família fala que o jovem possuía um comportamento tranquilo e que não haveria motivos aparentes para seu desaparecimento. Ajude compartilhando o vídeo para que mais pessoas possam saber do caso e para que o jovem seja localizado. Natural da cidade de Formiga, em Minas Gerais, André completou 29 anos no dia 29 de dezembro de 2015, data em que desapareceu. Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do rapaz, pode entrar em contato com a polícia através do 190 ou com o número (37) 99808-3893.

Jovem mineiro desaparecido foi visto em Brumado Foto: Arquivo Pessoal

Natural da cidade de Formiga, em Minas Gerais, André Ferreira Cunha, de 29 anos, está desaparecido desde o final do mês de dezembro de 2015. Segundo informações de populares fornecidas à página da organização comunitária TV Solidária, de Formiga, ele teria sido visto circulando em Brumado. A polícia está investigando o caso na tentativa de localizar o paradeiro do jovem. 

Jovem mineiro desaparecido foi visto em Brumado

Aparentemente, não haveria motivos para o sumiço do rapaz e a família apela para que ele volte para casa. De acordo com o Bahia Notícias, quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do jovem, pode entrar em contato com a polícia através do 190 ou com o número (37) 99808-3893.

Policiais civis de Brumado não aderiram a paralisação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A paralisação de 72 horas da polícia civil na Bahia, que começou na última quarta-feira (20), não foi aderida no município de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, delegados, investigadores e servidores estão trabalhando normalmente na delegacia local. O movimento cobra atenção do estado com relação à carga horária e valores de horas extras, bem como condições de trabalho envolvendo aparato físico. O sindicato que representa a categoria já articula uma nova paralisação entre os dias 1º e 03 de fevereiro.

Livramento: Sociedade se une e cobra funcionamento integral da agência do Banco do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com base nas inúmeras críticas que o Banco do Brasil da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, recebe diariamente, a Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação do Distrito Irrigado do Brumado se uniram a fim de cobrar da agência a melhoria dos serviços prestados. Um documento registrando a solicitação já foi protocolado. Nele, representantes das instituições acima referidas afirmam que, no dia 2 de dezembro de 2015, a agência do Banco do Brasil na cidade foi assaltada e bandidos explodiram o prédio. Passados mais de quarenta dias do ocorrido, o banco tem funcionado apenas parcialmente, sob o argumento de que aguarda o conserto da tesouraria e um novo cofre, sem data prevista para retomada completa das atividades. “Essa triste realidade causa inúmeros transtornos aos clientes da agência do Banco do Brasil de Livramento de Nossa Senhora, que ficam privados de realizar saques e depósitos, o caixa eletrônico nem sempre está abastecido com dinheiro e esta situação se agrava no final de semana, período de grande movimento na agência. Portanto, a Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação do Distrito Irrigado do Brumado requer do Banco do Brasil, agência de Livramento de Nossa Senhora, que retorne o atendimento integral aos clientes no menor tempo possível”, pedem as entidades, no documento.

Escritor brumadense Carlos Prates acaba de lançar mais um livro

O escritor brumadense Carlos Prates acaba de lançar o seu mais novo livro, intitulado O ‘Homem Que Não Sabia Amar’, da editora Widbook. Na publicação, Prates conta as aventuras e desventuras amorosas de Roberto, um renomado professor e escritor, que, aos 43 anos, após mais um relacionamento fracassado, resolve fazer uma viagem no seu “interior psicológico”. Com uma linguagem fácil, a obra promete ser um guia de autoajuda e autoconhecimento. O livro é em formato de e-book (leitura na tela do computador, telefone celular, tablet) e você pode acessar gratuitamente os primeiros capítulos aqui. Ele é comercializado exclusivamente pela internet ([email protected]), com valor promocional de R$ 14,90 para quem adquirir até o dia 10 de fevereiro.

Carnavôlei 2016 será realizado em Brumado neste final de semana

Neste final de semana será realizado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, o Carnavôlei 2016. No total, dez equipes vão participar da competição, sendo seis masculina - Panela Vôlei Clube (Brumado), RBVC (Brumado), Vitória da Conquista, Marreta Vôlei Clube (Caculé), Barreiras e Barra do Choça; e quatro feminina - Amigas do Vôlei (Brumado), Vôlei Feminino de Brumado, Marreta Vôlei Clube (Caculé) e a Seleção de Iramaia. Os campeões e vice-campeões receberão medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. O evento, promovido pela VMV Promoções de Eventos Esportivos, também contará com um show do cantor Adriano Souza, que acontecerá após os jogos do dia 23, a partir de 21h. A organização do Carnavôlei 2016 destacou que o evento tem por objetivo incentivar o vôlei brumadense e de toda a região.

 ‘Eu perdi tudo, menos a graça do Senhor’, diz marido de professora assassinada em Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O velório da pastora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Brumado, Marcilene Sampaio Souza, morta a pedradas na última terça (19), está acontecendo nesta quinta-feira (21), na Igreja Evangélica Profetizando Vidas, no Bairro Iracema, em Vitória da Conquista. No local, a pastora e o marido Carlos Eduardo, que também é pastor, exerciam o ministério. Carlos Eduardo permanece ao lado do caixão, ainda bastante abalado com o crime. Ele também foi sequestrado, mas conseguiu escapar. Machucado por conta das agressões que sofreu durante o período que ficou com os criminosos, o pastor disse em entrevista a TV Sudoeste que perdeu tudo. “Eu perdi tudo, menos a graça do Senhor. Uma mulher educadora, pastora, tão querida por todos”, desabafou. O sepultamento deve acontecer às 16h, no Cemitério da Saudade. O corpo da sobrinha será sepultado em São Paulo.

País encerrou 2015 com 1,5 milhão de vagas com carteira assinada Foto: Reprodução

Em 2015, o Brasil registrou a perda de 1.542.371 postos de trabalho formal, apresentando queda de 3,74% em relação ao estoque (número total de empregos formais) do ano anterior. O estoque de empregos para o mês de dezembro de 2015 atingiu o total de 39.663.114, resultado inferior ao registrado em dezembro de 2014 (41,205 milhões) e de dezembro de 2013 (40,785 milhões). Os setores que mais registraram queda foram a indústria de transformação e a construção civil - 608.878 e 416.959 vagas, respectivamente. A agropecuária foi o único setor que apresentou resultado positivo em 2015, com 9.821 postos de trabalho a mais do que no ano anterior. O resultado é o pior já registrado desde 1992. Os dados mostram que todas as grandes regiões do país reduziram o nível de emprego formal: Sudeste (-891.429 postos ou -4,09%), Nordeste (-254.402 postos ou 3,74%), Sul (-229.320 postos ou -3,08%), Norte (-100.212 postos ou -5,15%) e Centro-Oeste (-67.008 postos ou -2,08%).

Coelba alerta para prevenção de acidentes domésticos com crianças nas férias

As férias escolares exige atenção redobrada para evitar acidentes domésticos, inclusive envolvendo energia. Para minimizar os riscos de choques elétricos, a Coelba faz um alerta à população sobre os cuidados e orientações. Uma das principais ações é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas devem ser utilizado protetores. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois, além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos circuitos e incêndios. Sempre que for desligar ou manusear equipamentos é preciso estar atento para não estar descalço, evitando o manuseio com o corpo molhado. Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns no período de recesso escolar. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e atuação de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, causando a interrupção da eletricidade. Outro perigo são as linhas com cerol que podem cortar fio de alta e média tensão, conduzir eletricidade, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas. Conforme o Gerente de Segurança do Trabalho da Coelba, Ramon Lacerda, a energia elétrica gera benefícios como bem-estar e conforto se utilizadas corretamente. Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Pais e alunos enfrentam chuva e filas por vagas nos colégios estaduais em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São longas as filas formadas nos colégios estaduais no município de Brumado em busca de vagas para os cursos ofertados para o ano letivo de 2016, que começará no dia 15 de fevereiro. Desde a tarde da última quarta-feira (20) que mesmo debaixo de chuva, pais e alunos se alternavam para assegurar um lugar nas filas. Todos passaram a noite literalmente acampados em barracas na porta das unidades de ensino. O site Brumado Notícias esteve no Colégio Estadual de Brumado, no Colégio Getúlio Vargas e no CEEP e registrou as longas filas. No geral, as unidades estão ofertando 2.760 vagas nos três turnos, mas as longas filas são em busca de vagas no período matutino, o preferido da maioria dos alunos brumadenses.

A arrecadação de tributos chegou a R$ 1,221 trilhão, no ano passado. De acordo com a Receita Federal, o resultado apresentou queda de 5,62%, na comparação com 2014, descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Somente em dezembro, a arrecadação totalizou R$ 121,502 bilhões, com queda real, descontado o IPCA, de 4,32%. Corrigida pela inflação, a arrecadação chegou a R$ 1,274 trilhão, no ano passado – o menor resultado desde 2010, quanto totalizou R$ 1,152 trilhão. Segundo a Receita Federal, o principal fator que contribuiu para a redução da arrecadação em 2015 foi a realização de parcelamentos em 2014 que não se repetiram em 2015, como o Refis da Copa – reabertura de programa especial de negociação de dívidas. No ano passado, foram arrecadados R$ 21,441 bilhões, com os parcelamentos especiais, contra R$ 35,826 bilhões, em 2014. A queda real ficou em 44,78%. Também contribuíram para a redução na arrecadação as desonerações tributárias. No ano passado, o governo deixou de arrecadar R$ 103,262 bilhões, devido às desonerações. As maiores perdas vieram da desoneração da folha de pagamento (R$ 24,149 bilhões) e da ampliação de setores da economia no Simples Nacional (R$ 11,577 bilhões). As informações são da Agência Brasil.

Mesmo com chuva, católicos celebram São Sebastião com procissão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de católicos participaram da celebração em homenagem a São Sebastião na cidade de Brumado. Mesmo com as chuvas, os fieis seguiram o cortejo da imagem do padroeiro, que contou com o acompanhamento da Filarmônica Lira Ceciliana. Foram quatro dias de festejos ao patrono, que culminaram com a procissão e missa celebradas na tarde da última quarta-feira (20). 

Mesmo com chuva, católicos celebram São Sebastião com procissão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os Padres Waldech, Paulo Henrique, Anderson de Oliveira e Osvaldino Barbosa presidiram a programação elaborada pela Igreja. Além deles, o evento teve a presença de vários padres convidados, e do Bispo Dom Armando, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, que celebrou a missa. Por conta da chuva, a missa foi realizada no interior da Igreja Matriz, mudando a tradição da missa campal.

Festival de Reis acontece neste final de semana em Lagoa Real

Nos dias 23 e 24 deste mês, será realizado em Lagoa Real o Encontro de Violeiros e Ternos de Reis. No dia 23, o evento terá início às 19h com apresentações de violeiros regionais. Já no dia 24, a programação começa às 8h com as apresentações de Ternos de Reis. O evento é uma realização da prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Câmara de Vereadores de Lagoa Real. Toda a comunidade e região estão convidadas para prestigiar as apresentações.

Brumado: Chuva faz terreno ceder e causa descarrilamento de trem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pelo menos três vagões de um trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) descarrilou na manhã desta quinta-feira (21), quando a composição trafegava próximo à comunidade de Umburanas, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o terreno encharcado pelas chuvas acabou cedendo, o que provocou o desnível da linha férrea. Apesar da gravidade, não houve registro de feridos e nem de maiores danos.

Arquivo