Cerca de 97 aves e 79 gaiolas foram apreendidas por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, durante ronda rural e após denúncia. As ações ocorreram nas cidades de Marcionilio Souza e Itaetê, na região de Chapada Diamantina, na sexta-feira (28). O primeiro resgate ocorreu um patrulhamento ambiental, no povoado Rancho Nevada, em Marcionílio Souza. No percurso, uma guarnição avistou numa residência, 86 aves e 79 gaiolas. A proprietária do imóvel, informou que os pássaros pertenciam ao seu marido, que não se encontrava em casa. A mulher foi conduzida junto com as aves e gaiolas para a Delegacia Territorial (DT) de Iramaia. Já no povoado Quilombola de Moçambique, em Itaetê, um homem de 56 anos entrou em contato com a unidade e contou que criava pássaros. Os policiais foram até o local e encontraram 11 aves que, posteriormente, foram soltas na natureza pelos militares.
Com o aumento da criminalidade na zona rural de Brumado, a Polícia Militar articula a criação da Patrulha Rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila SIlva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que, embora haja uma dificuldade real para o policiamento ostensivo nas comunidades rurais, a PM está traçando uma estratégia para implantação da patrulha. “Tenho que montar uma estratégia através da qual eu possa ter disponibilidade de efetivo, viatura e combustível para atender as comunidades. É um compromisso meu com a comunidade da zona rural. É necessário”, salientou. A Major explicou que, com as ações de prevenção e repressão ao crime na zona urbana, os criminosos têm migrado para a área rural e a polícia tem buscado meios para combater a criminalidade também nessa região. “Não podemos nos furtar a isso”, reiterou.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou, nesta segunda-feira (31), a instalação de um conjunto semafórico no entroncamento da Avenida João Paulo I com a Rua Rio de Contas, em Brumado. Ao site Achei Sudoeste, o coordenador do órgão, Jansen Ricardo, explicou que a área é conflitante e possui risco de acidentes. “Não podemos deixar de marcar presença aqui. Vamos instalar o conjunto semafórico hoje ainda”, disse. Segundo Ricardo, o projeto contempla também três faixas de pedestres: na Rio de Contas, no início da João Paulo I e na saída da mesma avenida, após o fórum. A ideia, conforme frisou o coordenador, é diminuir o número de acidentes no local, onde, estatisticamente, mais há ocorrências de trânsito na cidade.
A Procuradoria-Geral da República denunciou nesta segunda-feira (31) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por declarações homofóbicas. O crime de homofobia é reconhecido pelo STF desde 2019. A investigação foi motivada por uma entrevista do ministro da Educação ao jornal “O Estado de S. Paulo”, em setembro de 2020. Nela, Ribeiro relacionou a homossexualidade a “famílias desajustadas” e disse que havia adolescentes “optando por ser gay”. Questionado sobre educação sexual nas escolas, Ribeiro disse que é um tema importante para evitar gravidez precoce – mas que não acha necessário debater questões de gênero e sexualidade em sala de aula. “Acho que o adolescente, que muitas vezes, opta por andar no caminho do homossexualismo (sic), tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato, e caminhar por aí. São questões de valores e princípios”, afirmou Ribeiro na entrevista. A denúncia é o ato formal em que a PGR pede a abertura de uma ação penal contra Milton Ribeiro. Cabe ao STF decidir se recebe o pedido – ou seja, se Ribeiro se torna réu no processo. O relator do caso é o ministro Dias Toffoli.
Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Central) realizava patrulhamento no município de Ibicoara, a 177 km de Brumado, na região da Chapada Diamantina, na segunda-feira (31), quando avistou dois homens em atitude suspeita no interior de um carro. Com a aproximação dos policiais, os dois tentaram fugir, mas foram alcançados. Durante a abordagem, foram encontrados dois tabletes e várias porções de maconha pesando cerca de 2,8 kg, uma balança de precisão, além de munição calibre 38. Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde a ocorrência foi registrada.
Um jovem e dois amigos são suspeitos de estuprarem as três irmãs dele, em Goianira, na região central de Goiás. As meninas têm 7, 8 e 10 anos. As crianças confirmaram à Polícia Militar (PM) que foram abusadas sexualmente pelo irmão e os amigos dele e que os abusos eram recorrentes, segundo a ocorrência. Segundo o G1, o trio foi levado à delegacia e solto após interrogatório. De acordo com o boletim de ocorrência na Polícia Civil, o trio foi localizado no sábado (29), logo após cometer estupros contra as três. Inicialmente, a Polícia Militar encontrou na casa as duas irmãs mais novas, de 7 e 8 anos. Elas relataram que a mais velha, de 10 anos, foi retirada da residência pela avó no dia da prisão por causa da violência sexual cometida, que deixou a menina muito machucada. “Ao serem indagadas se conheciam ou reconheciam o autor da violência, as vítimas relataram que constantemente seu irmão trazia dois amigos para sua residência e que os três abusavam de forma igual das três meninas”, diz trecho da ocorrência. Os militares descobriram que a avó levou a neta mais velha para Itaberaí, cidade a 70 km de Goianira. A equipe viajou para a cidade, buscou a menina e a levou para fazer exame de corpo de delito, junto com as outras duas, no Instituto Médico Legal (IML).
Para o ano legislativo que se inicia nesta terça-feira (01), o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, espera mais harmonia com o Executivo Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a mudança depende apenas da postura do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). “O Executivo tem que mudar a maneira de mandar os projetos para essa Casa. Nós, representantes do povo, precisamos analisar os projetos com tempo hábil para saber se iremos votar a favor ou contra”, defendeu. Mesmo sendo oposição ao prefeito, Domingão garantiu que votará a favor das propostas do Executivo, caso as mesmas sejam em benefício dos interesses do povo. “Espero que seja um ano diferente e que haja harmonia entre Executivo e Legislativo. Que o diálogo aconteça”, destacou.
Duas pessoas morreram após o veículo em que viajavam bater de frente com outro carro de passeio em um trecho da BA-698, nas imediações da cidade de Mucuri, região sul da Bahia. O acidente ocorreu no sábado (29), após uma manobra de ultrapassagem de outro veículo que seguia viagem no sentido oposto. As vítimas foram identificadas como o médico Edwalter Dias da Silva e sua esposa Telma Regina Coelho Santos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um veículo que seguia no sentido oposto ao do casal, foi surpreendido por um terceiro veículo, que fez uma ultrapassagem irregular. Quando voltou para a faixa, o automóvel colidiu frontalmente com o carro do casal. O médico morreu na hora. A mulher, Telma Regina, foi socorrida em estado grave ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo o G1, o veículo que ultrapassou o carro envolvido no acidente não foi encontrado. Também não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do outro automóvel que colidiu com as vítimas.
Em menos de um ano de operação, o 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar (2ºSGBM), subordinado ao 7º Grupamento de Bombeiros Militar, atendeu 539 ocorrências em Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com balanço anual de ocorrências do ano de 2021, os incêndios em imóveis, e principalmente na vegetação, lideram as estatísticas com 353 combates no período. Na sequência, aparece captura e salvamento de animais, com 142 ocorrências. Também foram registradas 23 operações de retiradas de pessoas presas em ferragens, de prevenção a acidentes e atendimentos pré-hospitalares. A unidade foi inaugurada na cidade em fevereiro de 2021.
Uma mulher e o seu bebê de três meses foram soterrados em um deslizamento de terra provocado pelas chuvas em Itapevi, na Grande São Paulo, na noite deste domingo (30). As informações são do G1. Ela foi retirada com vida dos escombros, mas o menino não resistiu e morreu. De acordo com testemunhas, as vítimas estavam na casa de amigos para um jantar. Além do bebê, que completaria quatro meses nesta quarta (2), e de sua mãe, que tem 27 anos, estava o companheiro dela e mais cinco pessoas que moravam na casa, localizada no Jardim Ruth. O deslizamento ocorreu por volta das 21h, em decorrência das fortes chuvas que atingiam a região. Os presentes ouviram um barulho forte no telhado e correram para deixar a casa. A mulher, que estava na cozinha, e o bebê, que dormia no quarto, foram soterrados. Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam no resgate. A mulher logo foi localizada e encaminhada ao Hospital Geral de Itapevi. O bebê só foi localizado por volta das 5h desta segunda-feira (31). Ele foi encaminhado ao hospital, onde foi constatado o óbito. O deslizamento ainda atingiu outras três casas da região, que foram interditadas pela Defesa Civil municipal.
No último final de semana, o município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, registrou 3 óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (29), duas mulheres idosas faleceram com a doença. No domingo (30), um idoso de 97 anos não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, o município contabilizou 47 mortes da doença.
Código de Obras e Urbanismo, doação de terreno para construção de hospital particular e escola de tempo integral são alguns dos temas que devem voltar às discussões na Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, disse que, em live, o prefeito já confirmou que as pautas têm prioridade e serão novamente encaminhadas para apreciação do legislativo. “Estamos na expectativa de que venham os projetos. Estamos aqui para analisar e, se for bom para Brumado, votaremos sim. Se for ruim para Brumado e não tiver humildade para sentar e dialogar, nós votaremos contra. Se houver harmonia entre os poderes, tudo se encaminha”, afirmou.
Após 151 dias, o município de Brumado volta a registrar uma morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, nesta segunda-feira (31). A secretaria de saúde não informou detalhes sobre o paciente. O último óbito havia sido confirmado em 02 de setembro de 2021 (veja aqui). No momento, a cidade registra 10562 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 3 internações, 198 óbitos, 302 pacientes em tratamento e 10062 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O aumento da criminalidade na zona rural de Brumado tem feito crescer as cobranças dos moradores por policiamento nestas áreas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), explicou que a presença da polícia nas comunidades é algo difícil diante da extensão do território rural. Para tentar conter os crimes praticados na zona rural, a comandante disse que a 34ª CIPM está traçando uma estratégia diferenciada. “Vamos precisar muito do apoio da comunidade local. Na zona rural, é imprescindível a ajuda da comunidade local. Eles serão os nossos olhos e nossos maiores colaboradores”, destacou. Isso porque, conforme explicou, uma pessoa que não é da comunidade é facilmente identificada pelos próprios moradores. “Conclamamos o apoio da comunidade para que nos informe sobre indivíduos que frequentem a localidade. Nossa estratégia será baseada no apoio da comunidade, tendo em vista que a ação policial tem que ser específica e pontual. Iremos agir energicamente com o braço armado do Estado nessas comunidades”, reforçou.