Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2022
fechar

Riacho de Santana registra três mortes em decorrência da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último final de semana, o município de Riacho de Santana, a 177 km de Brumado, registrou 3 óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (29), duas mulheres idosas faleceram com a doença. No domingo (30), um idoso de 97 anos não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, o município contabilizou 47 mortes da doença.

Brumado: Código de Obras, doação de terreno e tempo integral devem voltar às discussões no legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Código de Obras e Urbanismo, doação de terreno para construção de hospital particular e escola de tempo integral são alguns dos temas que devem voltar às discussões na Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, disse que, em live, o prefeito já confirmou que as pautas têm prioridade e serão novamente encaminhadas para apreciação do legislativo. “Estamos na expectativa de que venham os projetos. Estamos aqui para analisar e, se for bom para Brumado, votaremos sim. Se for ruim para Brumado e não tiver humildade para sentar e dialogar, nós votaremos contra. Se houver harmonia entre os poderes, tudo se encaminha”, afirmou.

Após 151 dias, Brumado volta a registar óbito em decorrência da Covid-19

Após 151 dias, o município de Brumado volta a registrar uma morte em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, nesta segunda-feira (31). A secretaria de saúde não informou detalhes sobre o paciente. O último óbito havia sido confirmado em 02 de setembro de 2021 (veja aqui). No momento, a cidade registra 10562 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 3 internações, 198 óbitos, 302 pacientes em tratamento e 10062 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Major Leila pede apoio da população para enfrentamento à criminalidade na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aumento da criminalidade na zona rural de Brumado tem feito crescer as cobranças dos moradores por policiamento nestas áreas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), explicou que a presença da polícia nas comunidades é algo difícil diante da extensão do território rural. Para tentar conter os crimes praticados na zona rural, a comandante disse que a 34ª CIPM está traçando uma estratégia diferenciada. “Vamos precisar muito do apoio da comunidade local. Na zona rural, é imprescindível a ajuda da comunidade local. Eles serão os nossos olhos e nossos maiores colaboradores”, destacou. Isso porque, conforme explicou, uma pessoa que não é da comunidade é facilmente identificada pelos próprios moradores. “Conclamamos o apoio da comunidade para que nos informe sobre indivíduos que frequentem a localidade. Nossa estratégia será baseada no apoio da comunidade, tendo em vista que a ação policial tem que ser específica e pontual. Iremos agir energicamente com o braço armado do Estado nessas comunidades”, reforçou.

Arquivo