Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2018
Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Firmado Termo de Compromisso para implantação do curso de Medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Termo de Compromisso celebrado entre o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, e o Município de Brumado, com vistas à implantação do curso de Medicina, foi assinado na terça-feira (20). Estiveram com o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, e o chefe de gabinete Amarildo Bonfim. Segundo o termo, o curso de graduação será ofertado na modalidade presencial em instituição de ensino superior privada. O Município deverá adotar as medidas necessárias para adequação e melhoria da rede de saúde municipal. Para a Administração, o crescimento econômico de Brumado após a implantação e ativação do curso será de profunda notoriedade. De acordo apurou o site Achei Sudoeste, no final deste ano ou início de 2019, deverá ser realizado o primeiro vestibular para o curso de Medicina em Brumado.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Polícia Civil age rápido e prende suspeito de feminicídio em Brumado Foto: Divulgação/PC

Valdenor Sena Gomes, 54 anos, foi preso na última segunda-feira (19), suspeito de ser o autor do assassinato da própria esposa, Vilma Amorim dos Santos, 51 anos, ocorrido no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Segundo informou a polícia civil ao site Achei Sudoeste, a vítima foi encontrada sem sinais vitais, em sua própria casa, com diversas lesões espalhadas por todo o corpo. No dia do ocorrido, a polícia conseguiu localizar o suspeito, que estava visivelmente embriagado e apresentava um comportamento bastante agressivo. Os investigadores da polícia encontrou na casa do suspeito diversas armas brancas, três revólveres, munições, chumbos e pólvoras. Os objetos foram apreendidos e encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para ser periciado. Valdenor segue preso na delegacia à disposição da justiça.

Elucidado o primeiro sequestro da história de Brumado Foto: Divulgação/PC

Nesta terça-feira (20), policiais civis da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram em Vitória da Conquista, nos bairros Campinhos e Terras do Remanso, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva, expedidos pelo Juiz Genivaldo Guimarães, titular da Vara Criminal de Brumado. No dia 30 de janeiro, a Polícia Civil começou a apuração do crime de extorsão mediante sequestro que teve como vítima um empresário da cidade. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, por decisão de familiares da vítima, o resgate foi pago e a pessoa libertada cerca de 15 horas após o sequestro, na cidade de Vitória da Conquista. Mesmo após a liberação, as investigações continuaram e a polícia conseguiu chegar à identificação de duas pessoas que participaram do crime: Rodrigo Sampaio Lima Araújo, vulgo Galego, de 26 anos, e Ana Paula dos Santos Alves, de 21 Anos, vulgo Paulinha. Os policiais ainda identificaram o local do cativeiro, situado no Bairro Vila América, bem como o veículo utilizado pelos meliantes. Qualquer informação sobre a localização dos criminosos deve ser informada à polícia através do telefone 197.

Tempo parcialmente nublado e previsão de pancadas de chuva no início do outono em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O outono de 2018 no Brasil está começando nesta terça-feira (20) e vai até o dia 21 de junho. A estação da renovação na natureza sucede o verão e antecede o inverno. Geralmente, é considerada a época de transição da estação mais quente para mais fria, o que acaba gerando tempo mais seco e menos chuvas. Contrariando a regra, no município de Brumado, o verão está se despedindo e dando lugar ao outono com céu parcialmente nublado e temperatura na casa dos 27°C, com umidade relativa do ar em 53%. Os serviços meteorologia preveem que assim deverá permanecer a semana neste início de estação, porém com possibilidade de pancadas de chuva no final de semana. Com a nova estação surgem também os alertas de prevenção contras as doenças sazonais, principalmente provocados pela baixa umidade do ar em regiões de caatinga como o sertão brumadense.

Empresa é condenada a pagar R$ 10 mil por controlar idas ao banheiro

Uma empresa no município de Feira de Santana, no interior da Bahia, foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais a uma funcionária de call center que era impedida, algumas vezes, de ir ao banheiro durante o horário de trabalho. A decisão, da 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), foi divulgada à imprensa nesta terça-feira (20). Ainda cabe recurso. De acordo com o TRT, a funcionária chegou a ter o pedido indeferido pela 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana. Entretanto, ela recorreu e a 5ª Turma do TRT-BA, que julgou a ação procedente e condenou a empresa. Na ação, a funcionária dizia que o uso do banheiro estava condicionado a pedido de autorização do supervisor. Ela afirma que era humilhada, tratada com palavras ofensivas e ameaçada de demissão por não ter cumprido as metas e por “ultrapassar mais de cinco minutos quando necessitava de ir ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas”. Ela também diz que sempre tinha controlados os horários e quantas vezes usava o sanitário, inclusive, sendo negado o uso. Para a 5ª Turma, “a restrição do uso do banheiro ofende a dignidade do trabalhador e a sua integridade física e psíquica, visto que não se pode controlar a periodicidade da satisfação de necessidades fisiológicas de cada pessoa”. De acordo com o G1, a decisão destaca que uma testemunha do processo afirmou já ter presenciado a funcionária ser impedida de ir ao banheiro, e que também já tinha passado por essa situação algumas vezes.

Prefeitura Municipal de Brumado fala sobre ação de desapropriação no Bairro São José Foto: WhatsApp/Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a prefeitura municipal de Brumado falou sobre a ação de desapropriação que aconteceu no último sábado (17), no Bairro São José, onde o muro de uma residência foi demolido. Na nota, a prefeitura esclareceu que a ação teve a autorização e o amparo judicial.  “Um dos deveres basilares do município é defender as áreas públicas, que são patrimônio do povo de Brumado, então, diante disso, esse tipo de ação vem preservar a ordem, já que, todo e qualquer ato de invasão de terrenos públicos é totalmente ilegal”, afirmou. Este não foi o primeiro ato de desapropriação feito pela Administração Municipal, em parceria com a Justiça. “Queremos deixar bem claro que, em todos os casos, são realizadas as devidas notificações, dados todos os prazos, ou seja, é feito todo o procedimento legal”, completou. A prefeitura afirmou ainda que as ações terão continuidade e serão realizados em todos os locais que foram objeto de invasão.

Mais de 180 mil contribuintes no estado já enviaram declaração do Imposto de Renda Foto: Reprodução/Receita Federal

Na Bahia, 184.121 mil declarações foram enviadas à Receita Federal até as 17h desta segunda-feira (19). A informação foi divulgada pela assessoria do órgão. O envio do documento foi iniciado pela Receita Federal no dia 1º de março. A expectativa é que, até o dia 30 de abril, quando o prazo se encerra, sejam entregues 1.158.000 milhão de declarações. De acordo com o G1, em todo o país, segundo a Receita, foram entregues, também até as 17h desta segunda, 3,8 milhões de declarações.

Erro em formatação de tarefa escolar dá conotação a ideologia de gênero e gera polêmica em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma tarefa formatada para crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Santa Rita de Cássia, gerou muita polêmica diante da opinião pública no município de Brumado, nesta terça-feira (20). Na tarefa, várias crianças são expostas, sendo que os meninos recebem o nome de meninas e vice-versa, o que deu a conotação de fomentação a ideologia de gênero. O assunto invadiu as redes sociais com protestos de pais exigindo uma retratação da unidade escolar e da própria Secretaria Municipal de Educação. Na legislatura anterior da Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovado um projeto que proíbe a rede pública municipal de ensino de aderir à proposta da ideologia de gênero em seu material acadêmico. O site Achei Sudoeste manteve contato com a secretária de educação, Ednéia Ataíde, e a mesma afirmou que houve um equívoco na formatação da tarefa, esclarecendo que o Município não aderiu à proposta da ideologia de gênero. Segundo ela, as unidades de educação não possuem conteúdo com essa proposta em seu material de ensino. Em nota enviada a nossa redação, a direção da Escola Santa Rita de Cássia pediu desculpas à comunidade brumadense pelo equívoco na elaboração da tarefa, justificando que houve um erro na digitação e posição das figuras. “Em nenhum momento, a parte pedagógica da escola teve a intenção de fazer apologia de gênero”, completou, acrescentando que a escola não intervém na formação da mentalidade da criança nesta questão polêmica. A nota ressalta ainda que toda elaboração de tarefas é passível de erros não intencionais e convoca os pais a dialogarem sobre o assunto para se chegar ao entendimento dos fatos.

Com 4 milhões de endividados, Bahia tem feirão online com até 90% de desconto

Mais de quatro milhões de endividados na Bahia têm a oportunidade de participar, até o sábado (24), do Feirão Limpa Nome, uma iniciativa da Serasa Experian para possibilitar que os consumidores recuperem crédito no mercado. Os organizadores dizem que os descontos nas dívidas podem chegar a 90%. No estado, o Feirão ocorre exclusivamente pela internet por meio do site www.feiraolimpanome.com.br.

Abastecimento está afetado em bairros de Brumado e Malhada de Pedras, diz Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa informa que, devido a um rompimento na adutora que conduz água bruta até a Estação de Tratamento (ETA II), o fornecimento de água para alguns bairros e localidades rurais de Brumado, e na cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta terça (20). Uma equipe de técnicos da empresa já está atuando para corrigir o problema e restabelecer o funcionamento do equipamento. O abastecimento será retomado ao final da tarde de hoje e normalizado gradativamente ao longo da noite. Enquanto isso, a Embasa recomenda à população que economize água e evite o desperdício. Locais afetados: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr.Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Felix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso, Pompéia e a cidade de Malhada de Pedras.

Acidente entre carros e moto deixa 2 morto na BR-030 em Guanambi Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma colisão entre dois carros e uma moto, nesta segunda-feira (19), deixou duas pessoas mortas em um trecho da BR-030, perto do município de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista de um dos veículos envolvidos na batida, identificada como Eunice Almeida perdeu o controle do carro e bateu em uma moto e, em seguida, em outro carro. Eunice não resistiu e morreu. Segundo o G1, o condutor da moto, Claudenir Coelho, também acabou morrendo no acidente. O condutor José Carlos Silva Santos, que dirigia o carro atingido pelo veículo de Eunice, teve ferimentos, foi socorrido e levado para o Hospital de Guanambi. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele. As vítimas não tiveram identidades divulgadas.

Novo diretor toma possa no IF Baiano em Guanambi Foto: Divulgação

O novo diretor do Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi toma posse nesta terça-feira (20), em Salvador, para uma gestão de quatro anos. Eleito em dezembro do ano passado, o pedagogo Carlito José de Barros venceu o professor Nivaldo Moreira de Carvalho nas urnas. A posse será dada pelo Reitor Pro tempore do IF Baiano, Professor Geovane Barbosa. A cerimônia será às 15h, no auditório do Ifba - Reitoria, na Avenida Araújo Pinho, 39. Carlito José de Barros Filho é natural de Palmas de Monte Alto, tem 38 anos, é graduado em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e Especialista em (PED) - Gestão Escolar e Supervisão pelo Centro Universitário Barão de Mauá. O candidato entrou na instituição em 2008, no cargo de Supervisor Educacional. Já exerceu as funções de coordenador Geral de Ensino, diretor de Desenvolvimento Educacional, coordenador Especial de Atividades Educacionais Noturnas e chefe do Núcleo de Apoio ao Processo de Ensino, Aprendizagem, Permanência e Êxito do Educando. Ele será o primeiro servidor técnico administrativo a assumir a direção da instituição.

Cinco pessoas suspeitas de envolvimento em furtos e roubos foram mortas durante um confronto com policiais, nesta segunda-feira (19), no município de Guanambi, localizado na região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, os agentes receberam uma denúncia anônima informando que cerca de 10 suspeitos estavam escondidos em um imóvel localizado numa fazenda do distrito de Mutans, na zona rural, e, quando chegaram ao local, foram recebidos a tiros. No confronto, cinco pessoas, sendo dois jovens menores de idade, foram atingidos. A polícia informou que eles ainda chegaram a ser socorridos e encaminhados para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), mas não resistiram. As identidades dos mortos não foram divulgadas. A polícia informou apenas que se tratam de dois homens maiores de idade, dois jovens menores de idade e um homem que ainda não foi identificado. Outros suspeitos conseguiram fugir e estão sendo procurados, conforme a polícia. Uma mulher suspeita de envolvimento com o grupo criminoso foi presa no local. Ela também não teve nome e idade divulgados. Com os suspeitos, a polícia disse ter encontrado revólveres, um fuzil, espingardas, motocicletas roubadas, além de drogas e outros objetos provenientes de furtos e roubos. De acordo com o G1, os corpos dos suspeitos mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Brumado: SMTT retira ponto de ônibus irregular da Praça Capitão Francisco de Souza Meira Foto: Google Earth

Procurando atender a diversas queixas relatadas através da Ouvidoria Geral do Município, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) retirou o ponto de embarque e desembarque projetado irregularmente em uma área de risco na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, entre as Travessas Castro Alves e Muniz Sodré, em Brumado. O referido ponto de ônibus possibilitava engarrafamentos constantes e muitos acidentes de trânsito nas imediações. O Superintendente Jansen Ricardo, por meio da Ordem de Serviços nº 03/2018, designou a relocação do ponto no seu local de origem, possibilitando mais segurança viária a condutores e passageiros.

Malhada de Pedras: Waldenor e Zé Raimundo marcam presença na Feira da Agricultura Familiar Foto: Vinícius Brito

No domingo (18), a Associação Comunitária da Lagoa das Cacimbas, zona rural de Malhada de Pedras, realizou a 2ª Feira da Agricultura Familiar. Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo visitaram os pequenos produtores locais, estandes de vendas dos produtos da agricultura familiar e todas as instalações da feira, acompanhados de lideranças políticas municipais. O deputado Zé Raimundo parabenizou os organizadores do evento e destacou a importância do trabalho coletivo, como o realizado pela Associação da Lagoa das Cacimbas e regiões adjacentes, na construção de uma realidade melhor para todos e para o país. A realização da feira, que é pioneira desse tipo a ser realizada em uma comunidade rural em todo o território estadual, conta com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Diretores de times e desportista reprovam censura a patrocinador no Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grande embate foi gerado entre a comissão organizadora do Campeonato Brumadense de Futebol e alguns dirigentes de times e desportistas por conta da proibição de um banner do patrocinador de alguns clubes participantes da competição. O banner censurado é do Salão de Lek Cabeleireiro. O proprietário também ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores, o que seria a tese da comissão para coibir a exposição da propaganda no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Entre os veteranos do futebol brumadense, o capitão do time do Umburanas gravou um áudio que se espalhou nas redes sociais em que faz um desabafo defendendo a permanência do cartaz comercial nos dias dos jogos dos times que receberam o patrocínio do profissional cabeleireiro. “O cartaz não menciona a pessoa política, mas o pequeno empreendedor amante do futebol que vem ajudando os clubes a cobrirem suas despesas internas. Por isso, acho que a comissão organizadora pecou em mandar retirar os banners dos alambrados, penso que o assunto deva ser repensado para o bom andamento do campeonato”, desabafou o desportista. Por telefone ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação e esportes, Ednéia Ataíde, declarou que a retirada da propaganda foi apenas preventiva, visto que se trata de ano político e a comissão ficou temerosa com qualquer sanção da justiça eleitoral. “Não queremos prejudicar os clubes e até liberamos para que eles divulguem seus patrocinadores nos dias dos jogos de cada um. Nossa ação não é para censurar, mas apenas para nos informar melhor sobre o caso em si, tratando do patrocinador que também é uma pessoa política”, esclareceu a secretária, que se reunirá com a assessoria jurídica da prefeitura para tratar do assunto ao longo da semana.

6ª Semana Espírita de Brumado será realizada entre os dias 20 e 25 de março

Entre os dias 20 e 25 de março, será realizada na Câmara Municipal de Vereadores a 6ª Semana Espírita de Brumado e a 2ª Semaninha Espírita. Uma ampla programação foi desenvolvida com a presença de diversos expositores. O evento terá início às 20h, com a palestra “Aborto, Não!”, ministrada pela palestrante Lusiane Bahia, trabalhadora da Juventude Nina Arueira, do Centro Espírita Caminho da Redenção. Também serão ministradas as palestras: “Drogas, Não!”, “Suicídio, Não!”, “A paz é o caminho”, “O evangelho no lar e no coração”, “O melhor é viver em família”, “Mediunidade e vida” e a “Alma é imortal”.

Brumado: Descentralização da central de marcação é inviável diante da logística, diz secretário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma das grandes demandas da área de saúde no município de Brumado é o agendamento de exames através da central única de marcação de exames. Todos os dias, centenas de populares comparecem ao setor a fim de agendarem atendimentos nas diversas áreas da saúde pública. No entanto, há um grande tempo de espera nas filas, o que é uma dificuldade para os pacientes que residem nos bairros periféricos e nas comunidade rurais. Diante disso, muito populares sugerem que a Administração Municipal descentralize os serviços e instale unidades de agendamentos nos distritos rurais para melhor atender a carência dos pacientes nestas localidades e comunidade adjacentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que, no momento, questões logísticas inviabilizam o atendimento de tal solicitação. Ele citou que, além da necessidade de ofertar mais atendentes, o Município teria que disponibilizar mais médicos para realizar a triagem dos pedidos de exames, assim como já acontece no modelo atual de agendamento. Sem contar os custos com o aparelhamento dessas unidades. O secretário relatou que o município já experimentou o modelo de implantação de unidades descentralizadas entre os anos de 2010 e 2011, mas a proposta se mostrou inviável, tanto pelas despesas de logística quanto pela produtividade. Feres disse que a solicitação não está totalmente descartada, uma vez que futuramente o município poderá criar mecanismos que ofertem melhor comodidade aos usuários da saúde pública, com mais agilidade nos agendamentos dos exames.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Operação pipa é suspensa temporariamente por conta de coloração da água em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Recursos Hídricos de Brumado informou em nota enviada ao site Achei Sudoeste a suspensão temporária da operação pipa devido à coloração encontrada na água. De acordo com a pasta, a Embasa ainda não conseguiu solucionar o problema, mesmo com toda a rigorosidade em sua estação de tratamento. A causa pode ser a quantidade de barro na água devido às chuvas que caíram na região nas últimas semanas. A nota reza ainda que, assim que a Embasa conseguir solucionar o problema, a operação será retomada. Com a suspensão do abastecimento através da operação pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, cerca de 20 mil pessoas residentes nas comunidades rurais afetadas pela seca ficam sem receber a água tratada para o consumo, o que obriga os moradores a regressarem às aguadas para retirar o líquido.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Homem é detido suspeito de matar a própria esposa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de prenome Valdenor, apelidado de Val, encontra-se detido na delegacia de Brumado apontado como suspeito de ter praticado feminicídio contra a companheira, Vilma Amorim dos Santos, de 51 anos. O suposto crime teria acontecido na residência do casal, localizada na Rua Senegal, no Bairro Olhos D’água, na madrugada desta segunda-feira (19). De acordo com informações da polícia passadas ao site Achei Sudoeste, o acusado teria entrado em contato com a família da vítima informando que a mesma estava passando mal, momento em que um irmão fretou um táxi para conduzir Vilma ao Hospital Professor Magalhães Neto. 

Homem é detido suspeito de matar a própria esposa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Antes de adentrar nas dependências da unidade, um médico examinou a vítima e constatou que a mesma já estava morta. A polícia foi acionada, pois a mulher aparentava sinais de hematomas e afundamento da face. Na residência do casal, a polícia encontrou várias armas brancas, algumas de fabricação artesanal, e três armas de fogo, popular garrucha. O suspeito já foi flagranteado pela posse ilegal de arma de fogo. Ainda segundo a polícia, a vida do casal, que estava juntos há 30 anos, era conturbada com vários relatos de violência doméstica praticada contra a vítima. A mesma nunca prestou queixas na delegacia. A polícia ainda está ouvindo as testemunhas e aguardando os resultados periciais para elucidar o caso.

AL-BA: Luciano Ribeiro cobra respostas sobre tiro que atingiu a Sala da Liderança da Oposição Foto: Divulgação

O líder da Bancada de Oposição, Luciano Ribeiro (DEM), cobrou em discurso no plenário da Assembleia Legislativa respostas em relação ao tiro que atingiu a Sala da Liderança da Minoria, no final de fevereiro. Durante o pronunciamento, o líder ressaltou que em qualquer democracia do mundo o episódio seria considerado gravíssimo. “A sede de um Poder foi atingida por um tiro e até hoje não houve um gesto que seja do governo ou do secretário de segurança pública do estado sobre o fato”, lamentou. Luciano frisou que é preciso esclarecimentos sobre a ocorrência e que a proteção do Legislativo precisa ser assegurada. O deputado também mandou um recado sobre o papel da Oposição e a possibilidade de suposta ameaça ao trabalho do grupo. “Que esse tiro não tenha sido para calar a Oposição da Bahia, pois isso não acontecerá. Vamos continuar fiscalizando e apontando as irregularidades do estado”, enfatizou. A sala usada pelo líder da Bancada foi atingida por tiro de grosso calibre, quebrando a principal janela do ambiente. O projétil foi encontrado em cima da mesa do líder e ninguém se encontrava no gabinete da Liderança no momento do ocorrido. Uma perícia foi feita no local, mas as investigações ainda não apontaram a identificação da origem dos disparos.

Arquivo