Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
fechar

Petrobras reduz preços da gasolina em 12% e do diesel em 7,5% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras informou que a partir desta quinta-feira, 19, vai reduzir preço da gasolina em 12%, depois de ter anunciado, na semana passada, queda de 9,5% para o combustível. O preço do diesel terá queda de 7,5%, acima da redução de 6,5% ocorrida na semana passada. Os preços dos combustíveis da Petrobras seguem a política da empresa de repassar para o mercado a paridade com o preço internacional. Desde o último final de semana, o petróleo acelerou o processo de perda de valor, agravado na terça pela fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de prováveis medidas adicionais para conter o coronavírus, como a proibição de voos vindos do México e Canadá, depois de já ter fechado outras fronteiras. A notícia afeta ainda mais o fluxo de transporte no mundo, já bastante restrito por causa da pandemia. A gasolina, junto com o diesel e o QAV (querosene de aviação) são responsáveis por 60% do consumo global de petróleo. A Petrobras informou ainda que vai reduzir o preço do diesel marítimo em 7,7% e das térmicas em 7,6%, para o diesel S500, e em 7,8% para as unidades que utilizam S10.

Câmara de Vereadores de Brumado suspende funcionamento por 15 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), considerando a grave situação mundial enfrentada pelo coronavírus e o risco potencial de contágio, suspendeu, pelo período de 15 dias, o funcionamento da casa legislativa. O prazo poderá ser prorrogado conforme a evolução do número de casos no país. A Secretaria de Administração da Câmara continuará funcionando entre 08h e 12h, porém fazendo rodízio entre os seus servidores. As sessões designadas para os dias 23 e 30 de março serão realizadas normalmente, entretanto fica vedado o acesso de qualquer pessoa estranha ao quadro de funcionários da casa, como forma de evitar acúmulo de pessoas. Cada vereador terá direito a comparecer às sessões acompanhado por somente um assessor.

Coronavírus: Caixa suspende cobrança de empréstimos por até 60 dias e reduz juros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira, 19, que irá suspender por 60 dias os contratos de crédito e postergar, por dois meses, o pagamento de contratos de empréstimos vigentes para pessoas físicas e empresas. A decisão também vale para financiamentos habitacionais. As medidas fazem parte de um pacote anunciado pelo banco para tentar mitigar danos a economia e a consumidores durante a propagação do novo coronavírus. De acordo com a Veja, o presidente do banco, Pedro Guimarães, afirmou que, com o avanço acelerado do novo coronavírus, a preocupação com a continuidade da atividade econômica é grande. Logo, as medidas do banco visam dar fôlego a pessoas físicas e jurídicas por 60 dias. “Não há necessidade de nenhuma comprovação [para solicitar a suspensão dos pagamentos de empréstimos. Isso vale para todos os brasileiros. É uma crise mundial. Em acontecendo uma piora, esses 60 dias podem virar 90, 120 dias”, acrescentou Guimarães. A solicitação para a suspensão dos pagamentos pode ser feita por Internet Banking, App Caixa e terminais de autoatendimento. A orientação do banco é que os clientes evitem ao máximo ir às agências. Além da postergação dos contratos, o crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS foi ampliado e as taxas reduzidas. A menor taxa dessa modalidade passa a ser de 0,99% ao mês. Na linha de empréstimo regular, a taxa é de 2,17% ao mês. Para empresas, além da postergação de créditos vigentes, haverá uma redução maior de juros em novos contratos. No caso das micro e pequenas empresas, que devem ser mais afetadas pela crise do coronavírus, a redução de juros será de até 45% para capital de giro, com taxas a partir de 0,57% ao mês.

Vitória da Conquista tem 25 casos suspeitos no novo coronavírus

A prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, anunciou que 25 casos suspeitos ainda aguardam análise das amostras coletadas por conta do novo coronavírus, o Covid-19. De acordo com a secretaria de saúde da cidade, até às 22h dessa quarta-feira (18), foram notificados 35 casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção. Desse total, 10 foram descartados laboratorialmente. A Diretoria de Vigilância esclarece que o aumento do número de casos foi motivado após a ampliação dos critérios de definição de casos suspeitos, que agora inclui viajantes que, nos últimos 14 dias, retornaram de áreas onde já acontece transmissão comunitária, como São Paulo e Rio de Janeiro. A adoção do novo critério foi orientado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/BA), na noite da última terça-feira (17). Todas as amostras dos casos suspeitos de Covid-19 foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que utiliza a biologia molecular para fazer o diagnóstico da doença. Dos casos notificados que aguardam resultado, 22 estão em isolamento domiciliar e 3 estão em isolamento hospitalar. Todos estão sendo avaliados e monitorados diariamente pela equipe médica da Vigilância Epidemiológica. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que: pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório, devem entrar em contato imediatamente com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação.

Paciente diabética e hipertensa é 1ª morte por coronavírus no Rio de Janeiro

 O Estado do Rio de Janeiro teve a primeira morte oficial confirmada pelo novo coronavírus. As informações são do jornal O Globo. A Secretaria de Saúde e a prefeitura de Miguel Pereira, no Sul Fluminense, informaram, na manhã desta quinta-feira, que a vítima é uma mulher de 63 anos. A idosa apresentava comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid–19. Mais cedo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que a morte de um idoso de 69 anos na cidade foi por coronavírus. Esse óbito ainda não entrou na estatística oficial do estado, pois ainda se aguarda o resultado da contraprova para confirmação. A vítima de Miguel Pereira era diabética e hipertensa e apresentou sintomas no dia 15, domingo. A mulher deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia seguinte, apresentou piora no quadro e veio a óbito na última terça, mesmo dia em que o material chegou para a análise do Lacen. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.

Coronavírus: Vigilância Sanitária de Caetité realiza fiscalização no comércio e em empresas de transporte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio da Secretaria de Saúde, equipes da Vigilância Sanitária montaram um plano de prevenção e fiscalização contra o Covid-19, em Caetité, a 100 km de Brumado. Com o apoio da Polícia Militar, os agentes fiscalizaram academias e templos religiosos, orientando os dirigentes a suspender as atividades ou evitar aglomerações com mais de 50 pessoas. Passageiros que chegam ao município vindos de Salvador, São Paulo, Feira de Santana, Porto Seguro e Rio de Janeiro, cidades com casos confirmados da doença, são orientados a ficar em casa por 14 dias, período de encubação do coronavírus. Diversas empresas de transporte interestadual receberam a visita dos agentes. No comércio, a vigilância sanitária realiza um trabalho de conscientização junto aos proprietários de bares, restaurantes e supermercados, para tomar medidas de prevenção e evitar aglomerações de clientes. Dois casos suspeitos registrados em Caetité ainda aguardam resultados do Laboratório Central (Lacen). Os pacientes estão sendo monitorados pela secretaria de saúde e estão em quarentena em suas residências.

Barreiras: PF cumpre buscas contra quadrilha de roubo e comércio de peças de veículos Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou na quarta-feira (18) uma operação de combate ao tráfico de armas e a crimes patrimoniais envolvendo veículos em 7 estados. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Arapiraca (AL), Barreiras (BA), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO), Castelo (ES), Sinop (MT), Erechim (RS) e São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruz (SP). A Operação Verus Dominus, como foi denominada, busca desarticular quadrilha especializada no roubo e comercialização de partes e peças de veículos. A suspeita é que a quadrilha tenha emitido notas fiscais falsas superiores a R$ 400 milhões. O esquema é usado para acobertar cargas roubadas e é conhecido como “empresas noteiras”, que existem só no papel e são utilizadas de maneira criminosa para emitir documentos fiscais. Ao todo, estão sendo mobilizados cerca de 60 policiais. O esquema criminoso conta com participação de facção criminosa que opera nos presídios paulistas, segundo a PF. A investigação foi iniciada a partir da troca de informações entre Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Em diligências realizadas no curso da apuração, intervenções policiais nas rodovias federais revelaram que diversas partes de veículos estavam sendo encaminhadas a outros Estados, com base em notas fiscais falsas. As ações estão sendo concentradas em pessoas físicas e jurídicas, especialmente em galpões que podem estar sendo utilizados pela quadrilha para guarda e adulteração de veículos. Nesses locais, caso sejam encontradas partes de veículos em situação irregular, há a possibilidade de realização de prisões em flagrante por receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinais de veículos automotores.

Brumado: Após decreto municipal, lideranças religiosas debatem com o prefeito sobre a realização de eventos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (18), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se reuniu com representantes religiosos na cidade de Brumado a fim de debater sobre a realização de eventos nos templos, tendo em vista a proibição de aglomerações por conta da pandemia do coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Pastor Clóvis Flagra destacou que o prefeito foi bastante flexível no sentido de permitir as celebrações desde que sejam levadas em consideração medidas de segurança para evitar a propagação do vírus, incluindo o tamanho do templo e a quantidade e distância entre os fiéis. “A Ordem dos Ministros ainda vai se reunir pra termos uma definição melhor com o nosso público”, afirmou. Segundo o pastor, talvez os cultos sejam fracionados a fim de atender as exigências do decreto municipal. “Que as igrejas não fiquem fechadas, até porque a igreja é um lugar de pronto socorro onde as pessoas procuram se refugiar nos momentos mais angustiantes”, completou. Já o Padre Cleonídio salientou que o arcebispo da diocese publicou um decreto restringindo 80% das atividades da Igreja Católica. “Tudo vai depender da colaboração de cada um de nós entender a gravidade da situação que estamos vivendo. Cada Igreja deverá controlar a quantidade e o distanciamento entre os fiéis, mas as aglomerações sem critério estão proibidas. É um momento atípico da história”, reforçou.

Polícia Federal conclui inquérito e acusa Aécio de receber R$ 65 milhões em propina Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal concluiu um dos inquéritos contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e apontou ter rastreado o pagamento de R$ 65 milhões em propina da Odebrecht e da Andrade Gutierrez ao tucano em troca de sua ajuda nas obras das hidrelétricas do Rio Madeira, de acordo com informações do Extra. Segundo a reportagem, o relatório final da investigação foi enviado ao STF nessa segunda-feira (16). Agora, caberá a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir sobre o oferecimento de denúncia neste caso. Aécio, por sua vez, nega as acusações.

Câmara de Brumado: Projeto que prevê atualização geográfica da cidade é retirado de pauta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado enviou para o Legislativo o Projeto de Lei nº 06/2020, que dispõe sobre a atualização geográfica da cidade. Na sessão da última segunda-feira (16), o projeto seguiria para segunda votação, porém, após forte discussão entre oposição e situação, o mesmo acabou sendo retirado de pauta pelo presidente Léo Vasconcelos. Segundo a bancada de oposição, o projeto deixa margem para dúvidas, pois vários bairros foram substituídos. Para o líder do prefeito na Câmara, o PL 06 irá trazer inúmeros benefícios para o município e não pode ser alvo de discussão política. Já o líder da oposição, vereador Zé Ribeiro argumentou que o projeto está incompleto. Por fim, o presidente sugeriu que um representante da administração compareça à próxima sessão para detalhar melhor o projeto para que a proposta possa ser votada.

Brumado: Hemoba adota novos procedimentos para doação de sangue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A doação de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) ganhou novos critérios, para evitar a disseminação do coronavírus. Pelas novas orientações, candidatos que estiveram em regiões de transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível estabelecer de onde partiu o contágio, estão impedidos de doar por 30 dias. O mesmo período de inaptidão temporária é usado para pessoas que tiveram contato com pacientes com diagnóstico confirmado pelo Covid-19. As pessoas que contraíram o vírus ficam por 90 dias após o desaparecimento dos sintomas sem poder doar sangue. De acordo com o Hemoba, outras medidas foram adotadas como forma de evitar a propagação do coronavírus. Para evitar grande concentração de pessoas nas unidades do Hemoba, a instituição orienta que os candidatos marquem hora para a doação de sangue.

Livramento de Nossa Senhora: Homem é preso após ameaçar familiares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso na noite do último sábado (13), na comunidade de Várzea, zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para conter um cidadão que estava ameaçando seus familiares com uma arma branca. O acusado foi localizado em um bar, onde estava em posse de uma faca. O autor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi registrado o boletim de ocorrência.

Pandemia do novo Coronavírus: Câmara aprova decreto de estado de calamidade pública Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário. Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor. De acordo com o G1, o secretário-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira, disse que a Casa votará o projeto, em sessão virtual, na segunda (23) ou na terça-feira (24). De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano. O orçamento deste ano, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, admite déficit fiscal de até R$ 124,1 bilhões nas contas públicas.

Guanambi descarta dois casos suspeitos de coronavírus e aguarda resultado de seis exames

A secretaria de saúde do município de Guanambi, a 141 km de Brumado, descartou dois casos suspeitos do novo coronavírus na noite desta quarta-feira (18). O material para análise foi coletado na última segunda-feira (16). Trata-se de uma jovem estudante recém chegada do Paraguai que apresentou sintomas respiratórios graves. O outro paciente com diagnóstico descartado deu entrada no Hospital Nova Aliança apresentando febre e tosse. Segundo nota enviada ao site Achei Sudoeste, os resultados negativos foram divulgados após a chegada dos exames coletados e enviados para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador.  O secretário de saúde André Moitinho informou que ainda falta analisar seis casos suspeitos na cidade. A cidade já está em quarentena com monitoramento de visitantes.

Guanambi: PM prende foragido após o mesmo se envolver em confusão em lanchonete Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (16), a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma confusão em uma lanchonete na Avenida Santos Dumont, em frente à Praça do Feijão, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Ao chegar ao estabelecimento comercial, a guarnição encontrou o indivíduo que havia ameaçado o dono da lanchonete, pois não queria pagar pelo consumido - ele simulou estar armado durante a briga. Os policiais tiveram de usar força para algemá-lo e colocá-lo na viatura. Na delegacia, o indivíduo foi identificado como Eustáquio Ferreira De Oliveira, 41 anos, morador de Vitória da Conquista. O mesmo é foragido do presídio de Barreiras e consta contra o mesmo 03 mandados de prisão em aberto, sendo 02 de Caculé por crime de furto qualificado e 01 de Vitória da Conquista por crime de roubo. O foragido segue custodiado na carceragem da 22ª Coorpin para adoção das medidas legais.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Livramento de Nossa Senhora: Paciente suspeito testa negativo para o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O caso suspeito de coronavírus que havia sido notificado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, testou negativo para a doença. Em entrevista a uma emissora de rádio local, o secretário municipal de saúde, Gerardo Júnior, disse que o material coletado foi enviado ao Laboratório Central (Lacen), em Salvador, e os exames deram resultado negativo. O paciente, que havia viajado ao exterior recentemente, havia apresentando sintomas leves de resfriado. Mesmo diante da negativa, a secretaria pede à população que reforce as ações de prevenção, como a higienização das mãos, bem como evite qualquer tipo de aglomeração.

Brumado: Câmara de Vereadores estabelece medidas temporárias em combate ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da pandemia de coronavírus, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, resolveu dispor sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio no âmbito do legislativo. A medida visa preservar a saúde dos funcionários, vereadores e da população em geral. De acordo com a determinação, vereadores, servidores, colaboradores ou qualquer pessoa que frequente as dependências da Câmara que apresentarem febre ou sintomas respiratórios devem procurar imediatamente atendimento médico especializado ou permanecer em isolamento domiciliar. Todos aqueles que se enquadrarem na definição de casos suspeitos devem abster-se de comparecer aos respectivos locais de trabalho como medida de evitar o contágio dos demais. O atestado médico deverá ser entregue na secretaria da Câmara ou através de cópia digital encaminhada para o e-mail da secretaria da Casa Legislativa para homologação administrativa e registro nos respectivos assentamentos funcionais. Qualquer funcionário, servidor ou colaborador da Câmara de Vereadores de Brumado que possuir idade superior a 60 anos ficará dispensado de comparecer ao trabalho. O horário de funcionamento da Câmara Municipal, durante o período de 15 dias, passará a ser das 08h às 12h. Todos os gabinetes deverão se organizar e estabelecer regime de rodízio entre os seus funcionários, sendo no máximo 02 assessores por gabinete.

 Governo da Bahia decreta situação de emergência por causa do coronavírus Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governo da Bahia decretou situação de emergência em todo o território baiano por causa do coronavírus (Covid-19). O decreto está na publicação do Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (19). Até o início desta quinta-feira, 28 casos de pacientes infectados pela Covid-19 foram confirmados no estado. Conforme o decreto que tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogado, “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença”. Outro decreto também publicado no Diário Oficial desta quinta-feira determina a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização. Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito de suas competências, para empregar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Brumado: Sesau emite nota de repúdio contra fake news em relação ao Covid-19

Após inúmeras mensagens mentirosas apontando um empresário do ramo de confecção como um dos casos suspeitos de coronavírus registrados em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota de repúdio contra as fake news. “A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, em decorrência das inúmeras postagens maldosas que apontavam para a infeção de um empresário do ramo de confecções da cidade, vem expressar o seu repúdio, reiterando que esse tipo de atitude só gera pânico e medo na população”, destacou. Na nota, a pasta negou que o empresário seja um dos casos notificados. “Existem 3 casos suspeitos na cidade (veja aqui), mas nenhum é relativo ao empresário do ramo de confecções, que está em casa e não apresenta nenhum problema de saúde. Que a consciência e o bom senso prevaleçam e que não usem destes artifícios de “Fake News” e coisas do gênero para prejudicar ou querer obter alguma espécie de lucro com essa situação que preocupa todos nós”, encerrou.

Jussiape: TCM determina multa de R$ 3 mil ao prefeito Eder Jakes Foto: Will Assunção

Na sessão da última quarta-feira (18), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acatou parcialmente o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Jussiape, Eder Jakes Souza Aguiar (PP). O relator, conselheiro Fernando Vita, manteve a decisão que aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2018 e reduziu a multa de R$ 4 mil para R$ 3 mil. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, no pedido de reconsideração, o relator acatou alguns dos documentos encaminhados pelo gestor, ainda que não tenha sido comprovada a ocorrência de engano ou omissão da Corte de Contas.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Brumado: Delegado esclarece decreto com limitação de visitas a detentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As visitas aos presos que estão custodiados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, foram suspensas, por tempo indeterminado, na quarta-feira (18). O delegado titular Samuel Paz disse ao site Achei Sudoeste que a medida visa impedir a formação de aglomerações e contato humano, com o objetivo de evitar a proliferação do coronavírus. 

Brumado: Delegado esclarece decreto com limitação de visitas a detentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Nossa unidade proibiu a visitação aos presos na data de hoje (18), mas alimentação, produto de higiene, todos os itens que os familiares trazem para os presos, puderam entrar”, destacou. Segundo o delegado, a coordenadoria também promoveu uma ação de conscientização para melhoria dos hábitos de higiene na carceragem, como a lavagem das mãos. “É uma medida sanitária, voltada para prevenção e para não proliferação do vírus”, reiterou. Atualmente, 31 presos estão encarcerados na delegacia local.

Gestante de Barreiras com suspeita de H1N1 é internada na UTI de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma gestante do município de Barreiras, na região oeste da Bahia, deu entrada na tarde desta quarta-feira (18), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro suspeito de contaminação do vírus da gripe H1N1. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a paciente foi transferida para o município, mediante a regulação estadual que detectou a vaga disponível no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, já foi coletado material para pesquisa laboratorial, mas os resultados só devem ser apresentados nos próximos dias.

Arquivo