Na segunda estimativa de 2020, a safra baiana de cereais, leguminosas e oleaginosas espera aumentar 6,1% em relação à safra de 2019, em que obteve 8.283.660 toneladas. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro, divulgado ontem (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é a oitava maior produção de grãos do país, respondendo por 3,5% do total nacional. Ainda de acordo com o levantamento, em janeiro os números chegaram a 8.569.934 toneladas. Desse modo, houve em fevereiro, uma revisão para cima na previsão da safra de grãos do estado de 2,5% ou mais, com 215.997 toneladas de um mês para o outro. Segundo o IBGE, a produção de soja foi responsável por esse maior aumento previsto na produção baiana de grãos, com 5,522 milhões de toneladas, chegando a 3.450 kg por hectare em 2020, ocupando assim, o lugar de maior safra do estado. Em terceiro lugar de rendimento que levou à revisão para cima na estimativa de produção, foi o algodão herbáceo. A safra estimada para 2020 é de 1,520 milhão de toneladas, 1,0% acima do previsto em janeiro, onde teve 1,505 milhão de toneladas e 1,7%, 26 mil toneladas acima do colhido em 2019, que colheu 1,494 milhão de toneladas. Com a melhora na estimativa de produção de soja, o feijão 1ª safra passou, em fevereiro, a ser o principal destaque negativo dentre os grãos baianos, sustentando uma previsão de safra 2020, 6% menor que a de 2019, que obteve 137,3 mil toneladas neste ano frente a 172,8 mil toneladas no ano passado. O IBGE explica que, para o Brasil como um todo, a estimativa de fevereiro para a safra de grãos 2020 alcançou mais um recorde na série histórica do órgão, chegando a 249,0 milhões de toneladas, 3,1% superior à de 2019, que foi de 241,5 milhões de toneladas e com um crescimento de 0,9%, com 2,3 milhões de toneladas em relação ao estimado em janeiro. A partir das informações da estimativa de fevereiro, Mato Grosso deverá continuar na liderança da produção nacional de grãos neste ano, respondendo por 26,9% do total, seguido, mais uma vez, por Paraná (15,9%) e Rio Grande do Sul (14,1%).
Um homem foi preso com cocaína, pistola, munições e dinheiro dentro de ônibus em Feira de Santana, no interior da Bahia, na madrugada deste sábado (14). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste participavam da Operação Dominó, que tinha como objetivo ampliar o combate ao tráfico. Perto da rodoviária da cidade, os policiais pararam o coletivo. Na bagagem do suspeito, natural do município baiano de Araci, foram encontrados 1 kg de pasta base de cocaína, uma pistola calibre 380, dois carregadores, munições e R$ 1,9 mil em dinheiro. O criminoso e os materiais foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.
Cinco pessoas foram presas e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos entre Lauro de Freiras e Ipiaú, na Bahia, durante a operação “Olossá” da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques, dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (14). “A gente cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. E foram cumpridos na praia de Buraquinho, em um condomínio, e em uma barraca de praia em Lauro de Freitas, onde um dos alvos residia”, disse. “A investigação começou em maio de 2019 e, de lá até cá, já foram realizadas mais de 10 flagrantes de 'mulas' tentando sair do país para Europa transportando cocaína escondida nas suas bagagens”, disse o delegado.
Dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que 2.292 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue, zika ou chikungunya só nas primeiras cinco semanas deste ano em todo o estado. Os dados, que são os mais recentes da Sesab, compreendem o intervalo entre 29 de dezembro e o dia 1º de fevereiro deste ano. Na prática, cerca de 65 pessoas são infectadas com uma das três doenças diariamente.
O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno faleceu na madrugada do último sábado (14). Ele teve um infarto fulminante em sua casa de campo, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Radar/Veja pelos amigos de Bebianno, o empresário Paulo Marinho e Fabian Seabra. Bebianno era casado com a também advogada Renata Bebianno e deixa dois filhos.
A primeira paciente contaminada pelo coronavírus na Bahia foi liberada do isolamento domiciliar, na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na noite desta sexta-feira (13). A mulher, que tem 34 anos, contraiu o coronavírus em uma viagem internacional. Ela retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. Com a liberação do isolamento, ela pode retornar as atividades normais. De acordo com o G1, para ser liberada do isolamento, a mulher fez um novo exame do coronavírus. O resultado, que saiu nesta sexta, deu negativo para o vírus. Ela passou o período de 14 dias sem contato com familiares ou amigos, dentro de casa, sem necessidade de atendimento hospitalar. A mulher tem duas filhas, que não foram contaminadas pelo coronavírus. No entanto, a trabalhadora doméstica da casa dela contraiu a Covid-19. A doença também foi transmitida para a mãe da trabalhadora e para o marido da mãe.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde desta sexta-feira (13), mais quatro casos do novo coronavírus no estado da Bahia. Três deles foram registrados em Salvador, que tem a primeira ocorrência da Covid-19. O resultado foi confirmando por meio de testes. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, os casos da capital são: uma mulher de 52 anos e a filha de 11 anos, que voltaram de uma viagem recente à Espanha, e um idoso de 72 anos, que também veio de viagem recente à Itália e está internado em um hospital privado. O outro caso também se trata de um idoso, de 73 anos, na cidade de Feira de Santana. Ele é marido da mãe da trabalhadora doméstica, que foi contaminada pela dona de casa que ela trabalha, após uma viagem à Itália. Os quatro foram infectados pelo coronavírus. De acordo com o G1, a dona de casa foi a primeira ocorrência na Bahia, sendo um caso importada. Ela, que tem 34 anos e é residente de Feira de Santana, retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher, de 42 anos, que teve contato domiciliar com a dona de casa quando esta ainda estava sintomática. A terceira paciente de Feira de Santana é a mãe da doméstica, de 68 anos. Ainda não há detalhes se o marido da mãe da doméstica é pai ou padrasto dela. Amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que, de acordo com a Sesab, a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional.
Diolino Pires Santos, 60 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (12) após ser arrastado por uma correnteza do Rio Ribeirão, localizado na comunidade de Engenho Velho, zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. De acordo com o Livramento Manchete, parentes informou que a vítima teria caído no rio, por volta das 16h, durante uma travessia e foi levado pelas águas que se formaram de fortes chuvas que caíram em uma região de serra. As buscas pela vítima foram realizadas por familiares e amigos, seu corpo foi localizado na sexta-feira (13), por volta das 15h, cerca de três quilômetros do local de desaparecimento. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Diolino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, para ser necropsiado.
Um jovem de 18 anos mantinha a mulher de 18 anos e o filho de 10 meses em cárcere privado no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na última sexta-feira (13). De acordo com o Livramento Manchete, a Polícia Militar foi acionada às 16h, para atender a ocorrência, no Bairro Beira Rio. A vítima afirmou aos policiais que estava sendo impedida de sair de casa e utilizar o telefone celular. O autor havia quebrado o aparelho da esposa para que a mesma ficasse sem comunicação com outras pessoas da família. A jovem também relatou aos agentes que estava sofrendo agressões físicas e psicológica. O suspeito da ação delituosa ao perceber a presença das guarnições da PM evadiu-se do local, e tomou destino ignorado. Até o momento, ele não foi localizado. A mãe e o filho foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A denúncia será formalizada pela Polícia Civil da cidade e o infrator pode responder pelos atos delituosos.
Na última quinta-feira (12), policiais militares receberam informação do setor de inteligência do 17º BPM de que na avenida José Neves Teixeira, bairro Brasilia, em Guanambi, a 141 km de Brumado, um indivíduo com mandado de prisão preventiva expedido pela vara criminal estaria consumindo bebida alcoólica num restaurante daquela localidade. De acordo com o radialista Vilson Nunes, imediatamente, uma guarnição deslocou-se até o referido local e, lá chegando, encontrou Maike de Souza Abreu, 25 anos, residente no bairro São Francisco, com mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de homicídio duplamente qualificado. O foragido foi conduzido à sede da Delegacia Territorial de Guanambi, onde ficou custodiado à disposição da justiça.
O governo Bolsonaro está preparando um pacote de medidas para tentar reduzir os efeitos da crise do coronavírus sobre as empresas e, consequentemente, sobre os empregos. O setor aéreo é uma das áreas que causam maior preocupação em Brasília. “O impacto sobre as companhias aéreas deve ser pior do que o de 11 de setembro”, afirmou um técnico do ministério de Infraestrutura, referindo-se aos atentados terroristas nos Estados Unidos em setembro 2001. De acordo com a Veja, uma das medidas propostas é a desoneração da folha de pagamentos das empresas de aviação. O objetivo é evitar que as companhias demitam funcionários, apesar da redução drástica de atividade esperada para o setor. São estudados também corte de outros tributos, como imposto de renda sobre aluguel de aeronaves, além do perdão de multas sobre cancelamento de slots (posições de aeronaves reservadas nos aeroportos). Caso sejam aprovadas, as medidas serão temporárias. O governo também vai acionar o Ministério Público, com o objetivo de avaliar a possibilidade de o Procon aprovar o adiamento do reembolso aos consumidores de voos cancelados. A medida visa conter a saída repentina de caixa das empresas do setor aéreo. A avaliação é que uma sangria de caixa pode levar as companhias à quebra. Grande parte das dívidas do setor é contraída em dólar, e a explosão da moeda americana aumenta as dívidas abruptamente. Dentro do governo, o consenso é que o setor de serviços será o mais atingido pela pandemia da Covid-19. A expectativa é que a população reduza as idas a shopping centers, a eventos, shows, e, sobretudo deixem de viajar. Praticamente todos os ministérios se reunirão ainda hoje para tentar fechar o conjunto de medidas de emergência. Parte delas deve ser enviada ao Congresso em formato de Medida Provisória. A expectativa é que o Legislativo avalie as matérias no início da próxima semana.
Uma professora morreu após ser baleada pelo marido, em Poções, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (12). Após o crime, o homem, que era guarda municipal da cidade, se matou. A informação foi confirmada pela delegacia do município. Rosemary Mendes foi morta dentro de casa, que fica no Lotamento Santa Cecília. A polícia não tinha detalhes sobre a motivação do crime, nem se havia mais alguém dentro do imóvel na hora do crime. Ainda de acordo com a delegacia, a Polícia Militar foi até ao local depois que os vizinhos do casal ouviram os tiros e pediram ajuda. Mas os dois já estavam mortos quando os agentes chegaram. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre os enterros. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que planos de saúde terão de cobrir testes para diagnóstico da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. O texto foi publicado nesta sexta-feira, 13, no Diário Oficial da União. Na prática, a ANS incluiu os testes dentro do rol de procedimentos obrigatórios para os beneficiários de planos de saúde. Os pacientes têm a cobertura quando for considerado caso suspeito ou provável da doença. O teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde. São considerados casos suspeitos pacientes que tenham tido febre acima dos 37,8°, tenham apresentado ao menos um sintoma respiratório nos últimos catorze dias e que se enquadrem em uma das seguintes situações: chegou do exterior, esteve em uma área com transmissão local – vale lembrar que São Paulo e Bahia são estados com transmissão local confirmada – ou teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado para Covid-19. Os sintomas respiratórios mais comuns da doença são tosse, produção de escarro, congestão nasal, coriza e dificuldade para respirar. A ANS orienta que os beneficiários consultem as operadoras de planos de saúde para se informar sobre os locais adequados para a realização do exame e esclarecer dúvidas sobre o diagnóstico ou tratamento da doença. A agência também esclarece que a cobertura do tratamento aos pacientes diagnosticados com o Covid-19 já é assegurada aos beneficiários de planos de saúde, de acordo com a segmentação de seus planos (ambulatorial, hospitalar).
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) de Brumado triplicou o número de atendimentos no ano de 2019. Na unidade, foram realizados 37.877 procedimentos. Para 2020, as previsões são ainda mais otimistas, tanto que já foram feitas novas solicitações ao Ministério da Saúde para o aumento do número de próteses. No município, o Ceo trabalha com diversas especialidades, entre as quais endodontia, cirurgia oral, bucomaxilofacial, odontopediatria, periodontia, radiologia, diagnóstico do câncer bucal e prótese. A Sesau fez questão de parabenizar todos os odontólogos e as equipes que trabalham na unidade pelos grandes avanços obtidos na área.
A Justiça Federal afastou do cargo, por 180 dias, os Secretários Municipais de Educação e de Administração da cidade de Serra do Ramalho, Maria Aparecida Rosa da Silva e Luciano Couto Sá Teles Dourado, respectivamente, além do pregoeiro do município, Leandro Lula da Silva. A Justiça determinou também o bloqueio de até R$ 9,2 milhões em bens do prefeito Ítalo Rodrigo Anunciação Silva, do procurador do município Antônio Abreu Filardi, do ex-secretário de Obras Fábio Lucio Lustosa de Almeida, do controlador-geral Gelson Dourado Filho, da empresa Serra Auto Posto Ltda e seus sócios Nunes Brito de Oliveira e dos cônjuges Mário Abreu Filardi (irmão de Antônio Abreu Filardi) e Stephany Matos Fagundes de Castro; e da empresa Castro Barboza Construções Ltda, e seu sócio Leorge de Castro Oliveira. Juntos, os treze respondem à ação de improbidade por estarem envolvidos em fraudes que levaram a cinco contratações ilegais pelo município, para o fornecimento de combustível e locação de veículos, entre 2017 e 2019, no valor de pelo menos R$ 9.259.824,58. Também foi determinada a suspensão dos contratos eventualmente vigentes entre a prefeitura e as empresas. Os servidores públicos afastados estão proibidos de acessar ou frequentar as dependências da prefeitura e das respectivas secretarias, sob pena de multa de R$ 70 mil por cada descumprimento.
Diante da decretação de pandemia e do crescimento preocupante do número de casos de coronavírus no país, a equipe gestora da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) se reuniu nesta quinta-feira (12) para montar um Plano de Contingenciamento contra uma possível infestação no município. A partir de agora, a equipe irá se reunir semanalmente para avaliar os indicadores na cidade. Segundo a Sesau, a comunicação com o Ministério da Saúde, bem como com outras autoridades de saúde, será constante com vistas ao alinhamento oportuno de diretrizes nacionais e ou internacionais. Uma das ações mais importantes será o fortalecimento dos serviços de saúde para detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos do vírus 2019-nCoV.
O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira (12) a adoção de providências para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus para a população. Entre as medidas anunciadas, está a antecipação, para abril, do pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). A pasta também anunciou a suspensão, pelo período de 120 dias, da realização de prova de vida dos beneficiários do INSS. De acordo com a Veja, essas são as primeiras decisões tomadas pelo grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, que se reuniu ao longo do dia. O colegiado foi instituído pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com o objetivo de acompanhar a conjuntura e propor medidas para mitigar os efeitos econômicos do avanço da infecção no país. O grupo é constituído por representantes de todas as secretarias especiais da pasta, sob a coordenação do secretário-executivo, Marcelo Guaranys. O colegiado monitora as áreas fiscal, orçamentária, crédito, gestão pública, questões tributárias, setor produtivo, relação federativa, trabalho e previdência. “A gente tem grandes preocupações com cadeias produtivas, verificar o que está sendo desabastecido, o que precisa de auxílio, por exemplo, com produtos hospitalares, se precisa de alguma facilidade para desembaraço aduaneiro, se precisa de alguma redução de tarifa de exportação, que medida precisa ser adotada a cada momento necessário. Estamos acompanhando, obviamente, os indicadores da economia e a necessidade de remanejamento de orçamento”, afirmou Marcelo Guaranys, ao comentar sobre como o grupo deve atuar.
Policiais Militares do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, entregaram 300 kits escolares para crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e da Ronda Escolar. A ação, que faz parte da campanha Transforme Histórias - Doe Material Escolar, beneficiou crianças residentes nos Condomínios Vila Bonita e Vila Sul, comumente habitado por pessoas de baixa renda. Dos 300 kits, 39 foram doados para famílias atendidas pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade. “Foram necessários dois meses para arrecadarmos cadernos, lápis de cor, hidrocores e canetas, que estamos agora entregando, juntamente com as mochilas. A campanha contou com o apoio de muitos colegas e de empresários”, explicou a Tenente PM Maria Alice de Santana, coordenadora do Proerd no município.
Na próxima segunda-feira (16), a partir de 9h30, o governador Rui Costa (PT) estará na cidade Brumado. A visita começa pelo Bairro São José, onde ele assinará a ordem de serviço para a construção da policlínica regional de saúde. Na ocasião, Rui também vai inaugurar a estação retransmissora da TVE digital, bem como participará da cerimônia de entrega de 25 ruas pavimentadas nos Bairros Olhos D'água, São José, São Félix e Malhada Branca, da Av. Antônio Mourão Guimarães, que foi pavimentada e ganhou rotatória, e da construção de canal e pavimentação da Rua Padre Cícero. Por fim, o governador vai autorizar a celebração de dois convênios do projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústrias que atuam na região.
O Brasil vai direcionar 2 mil leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na quinta-feira (12), o Ministério da Saúde explicou que a previsão de aumento nos atendimentos do SUS foi motivada pela rápida evolução da doença na Europa. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse em entrevista coletiva que o nível de preocupação com leitos aumentou após registros dos casos na Itália. “Quando pensamos em mil leitos, foi uma estimativa, sem nenhum dado concreto”, disse o secretário-executivo. “Hoje, depois da Itália, nosso nível de preocupação aumentou. Por isso estamos colocando dois mil leitos”. Gabbardo disse também que o SUS deve mudar os critérios para o uso de leitos nas Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI) e explicou que pacientes terminais, por exemplo, não serão levados a este setor. “Estamos pensando em sugestões e alterações do uso dos leitos”, disse. “Não vamos colocar pacientes de forma desnecessária em um hospital. Tem critérios na utilização para situação de emergência”. A pasta também anunciou, nesta quinta (12), a convocação de 5 mil profissionais pelo programa Mais Médicos para contribuir no combate ao surto de novo coronavírus.
Na última quinta-feira (12), foi realizada na cidade de Brumado uma reunião promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado regional José Meira de Almeida disse que, na oportunidade, foi discutida a possibilidade de destinação de 6% do Imposto de Renda (IR), pessoa física, para auxiliar o Fundo do Idoso (3%) e o Fundo das Crianças e Adolescentes (3%). “Nos reunimos nesta manhã com contadores e representantes da delegacia da Receita Federal, do Comdica e do Asilo dos Velhinhos Luiza de Marilac e repassamos pra eles a importância do contador se engajar nesta campanha pra que a nossa cidade receba uma maior contribuição nesses fundos em 2020”, explicou. Doralice Cardoso, gerente da Receita Federal no município, ressaltou que a legislação favorece o idoso, a criança e o adolescente. “Já faço esse trabalho em Brumado com o Comdica há alguns anos e a gente tem tido resultados muito positivos e proveitosos para o Fundo da Criança e do Adolescente”, destacou. Segundo ela, a Receita Federal realiza essa doação através da Declaração do Imposto de Renda - no documento, o cidadão pode marcar a opção de fazer a doação. “Quero pedir a sensibilização da comunidade brumadense para ajudar. Vocês não vão ter prejuízo nenhum. Esse dinheiro já iria ser direcionado para os cofres da União, vocês só vão mudar de direção”, afirmou. Em 2018, a Receita arrecadou R$ 27 mil para auxiliar a causa. O prazo para doação se encerra no dia 30 de abril
A Justiça condenou, na última quarta-feira (11), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, Marcos Vinícius Brito Chaves e David Oliveira Silva a 20 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por assassinarem David Adam Santos e Clodoaldo da Silva Almeida. Os crimes ocorreram no dia 3 de janeiro de 2018, aproximadamente às 11h30, no bairro de Santa Cruz, em frente ao 'Bar do Téo'. A denúncia foi oferecida e sustentada no julgamento pelo promotor de Justiça José Junseira Almeida de Oliveira e a sentença proferida pelo juiz Reno Viana Soares. Segundo a denúncia, no dia dos crimes os condenados saíram em uma moto com o objetivo de matar um integrante de uma facção rival do tráfico de drogas local. Como não o encontraram, pararam no bar e atiraram contra pessoas presentes no estabelecimento, atingindo de forma fatal as duas vítimas.
No início da tarde da última quinta-feira (12), um advogado brumadense caiu em um golpe e teve o WhatsApp clonado. Ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Segundo a vítima, ele recebeu uma ligação com o DDD 011 e a pessoa do outro lado pediu o seu e-mail. “Como advogado, eu recebo ligações de vários clientes pedindo meu e-mail. A partir daí, comecei a receber vários SMS com códigos. Mas eu não repassei a ninguém. No entanto, não consigo acessar a minha conta no WhatsApp”, disse o bacharel em Direito. O golpista pediu dinheiro aos seus contatos através do aplicativo de mensagens. Além disso, segundo o advogado, sua conta passou a ser controlado pelo estelionatário. Golpes dessa natureza têm sido cada vez mais comuns.
As ruas de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, ficaram alagadas depois que o rio transbordou por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade na quarta-feira (11). Vídeos gravados por moradores mostram como o município foi tomado pela água. Nas imagens, é possível ver que a água atingiu a altura dos joelhos das pessoas. Além disso, um carro ficou praticamente submerso por causa do nível da água. Em um deles, só o teto ficou de fora d'água. Em diferentes pontos da cidade, as ruas foram tomadas pela correnteza. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta quinta-feira (12) será de tempo nublado com pancadas de chuvas. A temperatura mínima será de 18ºC a máxima de 35ºC.
Na quinta-feira (12), a Cipe Sudoeste, esteve na Rua Santa Ângela, no Bairro Lagedinho, na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, a fim de investigar uma denúncia de que três indivíduos estariam armados e traficando drogas na localidade. Ao perceberem a presença dos policiais, eles fugiram para um matagal e um dos indivíduos entrou em uma residência deflagrando tiros contra a guarnição. Esta, por sua vez, revidou e um dos elementos foi alvejado na ação. Ele foi socorrido de imediato e encaminhado ao hospital municipal, onde o médico plantonista constatou a ausência de sinais vitais do alvejado, identificado como sendo natural de Salvador.
A Conmebol decidiu suspender os jogos da Copa Libertadores previstos para a semana que vem por causa da pandemia do novo coronavírus. A medida é válida para o período entre os dias 15 e 21 de março. A Conmebol divulgou a suspensão da Copa Libertadores no Twitter. Além disso, avisa que os ajustes ao calendário da competição serão feitos nas próximas semanas. Vários times brasileiros tinham jogos marcados para a semana que vem. O Flamengo enfrentaria o Independiente del Valle, o Palmeiras visitaria o Bolívar, o Athletico-PR pegaria o Jorge Wilstermann, o São Paulo encararia o River Plate e o Santos mediria forças contra o Olimpia.
Várias ruas sofrem danos com as fortes chuvas que caíram na cidade de Brumado. Na Rua Oflávio Torres, no centro da cidade, vários buracos se abriram após a chuva do final de tarde desta quarta-feira (11). Sem sinalização na via, um veículo acabou caindo em um dos buracos. O condutor declarou que do outro lado da via havia outros veículos estacionados e, por se tratar de uma rua estreita, ele não conseguiu desviar. Servidores da superintendência municipal de trânsito estiveram no local tomando as medidas cabíveis e providenciando a sinalização dos buracos. De acordo com dados coletados pela secretaria de recursos hídricos, a chuva do final da tarde de quarta-feira registrou um acumulado de quase 50 mm.
Na esteira da derrocada nos valores do barril de petróleo, que declinam para o patamar de 31 dólares, nesta quinta-feira, 12, a Petrobras anunciou que vai reduzir o preço da gasolina em 9,5%, ou 0,16 reais o litro, e do diesel em 6,5%, para 0,125 o litro. A redução se dará nas refinarias a partir da sexta-feira 13, e impactará todas as praças no Brasil. De acordo com a Veja, esta é a sétima vez no ano que a empresa promove reajuste em preço no litro da gasolina; e a quinta vez que altera o valor do diesel. O ajuste mais recente foi em 29 de fevereiro, quando a empresa reduziu em 4% o preço do litro da gasolina; e em 5% o valor do litro do diesel, nas refinarias. O barril do petróleo está se desvalorizando diante da guerra de preços protagonizada pela Arábia Saudita e pela Rússia. A estatal passa por um momento de desinvestimentos, com foco em ativos estratégicos, e produziu 2,32 milhões de barris por dia em janeiro, segundo dados do Painel Dinâmico da Agência Nacional de Petróleo (ANP). “O primeiro semestre do ano está perdido. Neste momento, a situação é muito complicada, muito parecida com o que vimos em 2009, na crise do subprime“, diz Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
Na última quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, confirmou que um caso suspeito de coronavírus foi registrado na cidade. Amostras foram coletadas na casa do paciente e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Salvador, para análise. De acordo com o secretário municipal de saúde, Gerardo Júnior, a paciente esteve recentemente na Itália e, após a viagem, apresentou sintomas moderados. A secretaria de saúde só poderá confirmar o caso depois dos resultados.
Seguindo orientação da Arquidiocese de Caetité, as paróquias de Brumado passam a orientar os fiéis a evitarem contato físico durante as celebrações a fim de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Padre Sandro Alves Teixeira explicou que essa é a maneira que a Igreja encontrou para ajudar na prevenção. “A Igreja não pode estar fora de uma situação como essa. Uma das normas da nossa diocese é evitar o aperto de mãos e o abraço durante a acolhida, ao chegar na igreja e não dar as mãos na oração do Pai Nosso. Outra orientação é sobre a distribuição da sagrada comunhão, pra que seja só a hóstia consagrada diretamente nas mãos dos fiéis”, destacou. O padre frisou que a Igreja não está ditando normas, mas apenas orientando os fiéis com o objetivo de favorecer o bem estar da comunidade e firmar o seu compromisso social. “Não é só celebrar, mas também cuidar da vida. É melhor prevenir. A Igreja está fazendo a sua parte”, completou. As orientações valem por tempo indeterminado.