Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2016
fechar

José Eduardo Cardozo: Dilma não cogita renunciar

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, afirmou na madrugada desta segunda-feira (18) que, apesar de a Câmara ter autorizado o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a petista não pretende renunciar ao mandato nem “fraquejar”. Na noite de domingo, os deputados federais aprovaram por 367 a favor, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências a continuidade do processo de afastamento de Dilma da Presidência. O caso será, agora, analisado pelo Senado. “Eu ouvi indagarem: ela [Dilma] vai renunciar? Ela vai de alguma forma fraquejar? Não. Uma pessoa que acredita em causas que luta por causa vai até o fim desta luta para escrever na história que ela não se acovardou e que brigou pelo que acredita. Se ela é vítima hoje de uma ação orquestrada, cabe a ela lutar com suas forças para demonstrar à sociedade que não se abre mão da democracia que foi tão duramente conquistada”, disse Cardozo. De acordo com ele, se engana quem imagina que Dilma “se curvará” diante do resultado da votação deste domingo. “Ela lutará com todos aqueles que querem a manutenção do estado de direito”, ressaltou o ministro. Segundo o advogado-geral da União, Dilma irá se manifestar nesta segunda-feira (18) sobre a decisão da Câmara. O ministro, no entanto, não informou o horário no qual a presidente fará o pronunciamento.

Eleições 2016: Cresce a possibilidade da vereadora Liu Vasconcelos disputar a reeleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a confirmação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a pré-candidatura do ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), deve ser descartada. Isso porque, com a condução do vice-presidente Michel Temer (PMDB) à presidência da república, o ex-governador de Minas Gerais, brumadense Newton Cardoso (PMDB), ou o seu filho, deputado federal mineiro Newton Cardoso Júnior (PMDB), estariam sendo cogitados para assumir um ministério. Diante da confirmação de um dos Cardoso ao cargo, Leonardo já estaria de malas prontas para trabalhar em Brasília, no governo federal. Com isso, a sua esposa, vereadora Liu Vasconcelos (PDT), iria novamente concorrer ao pleito eleitoral e entrar na disputa buscando a reeleição à Câmara Municipal. Agora, é esperar o Senado Federal afastar a presidente Dilma Rousseff (PT) do cargo por 180 dias para que a conjectura seja confirmada.

Clínica Luiza Feres trabalha com Terapia Ortomolecular; conheça o método e suas vantagens

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

Sudoeste Baiano: Ivana Bastos comemora conclusão de obras de energia em comunidades rurais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais de 70 famílias foram contempladas com obras de energia elétrica nos municípios de Iuiu, Matina e Santa Maria da Vitória, na região sudoeste da Bahia. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) agradeceu o empenho da Secretaria de Infraestrutura do Estado, da Superintendência de Energia e Comunicações e da Coelba para a realização da obra. Segundo a deputada, as obras beneficiarão as famílias das localidades de Fazenda Poço do Coqueiro e Jacolhí, no município de Iuiu; Entre Morro/Cedro/Capoeira Queimada, em Matina; e a complementação das instalações em Furado dos Pires, em Santa Maria da Vitória. “Mais uma conquista que não cansamos de festejar. O nosso mandato atua de forma incisiva para levar esses serviços que são essenciais para a população”, considerou Bastos.

Barragem de Brumado tem capacidade máxima atingida, mas não atende distrito de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As chuvas do mês de janeiro recuperaram o nível máximo de capacidade de armazenamento de mais de 14 milhões de metros cúbicos de água na Barragem de Cristalândia, que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras. Moradores e representantes políticos das duas cidades e das comunidades rurais abastecidas pelo manancial vêm cobrando do governo do estado a construção da segunda etapa do barramento. No entanto, há mais de oito anos que o governo estadual apenas alimenta a promessa de realização da obra e não a cumpre. Para aumentar ainda mais a preocupação dos populares, desde o governo de Jaques Wagner (PT), a administração estadual aprovou o projeto para abastecimento das cidades de Tanhaçu e Ituaçu com a água da Barragem de Cristalândia. 

Barragem de Brumado tem capacidade máxima atingida, mas não atende distrito de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tal projeto causa revolta nos moradores das comunidades adjacentes ao Distrito de Cristalândia, que, mesmo abrigando a barragem, não usufrui da mesma e não há indícios de projetos para a implantação do sistema de abastecimento na região. “É um disparate sem lógica, a barragem está em nosso território, mas não temos a água em nossas torneiras. O governo já levou água para Malhada de Pedras, que fica a mais de 50 km do manancial e agora fala em abastecer Tanhaçu e Ituaçu e não faz nenhuma menção em abastecer nossa comunidade. É um governo contraditório que fala tanto em suprir o homem do campo, mas não age de acordo”, declarou o lavrador Manoel Souza ao site Brumado Notícias.

Impeachment: Brumadenses soltam fogos após derrota de Dilma na Câmara dos Deputados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vários brumadenses soltaram fogos em comemoração a votação que culminou na admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados. Agora o processo segue para o Senado Federal. Ao todo, foram 367 votos a favor, 137 contra, 07 abstenções e dois faltaram à sessão. O voto que decidiu foi dado mais de nove horas depois de iniciada a sessão deste domingo e cinco horas e meia após o início da votação. Os senadores podem agora manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias. Nenhuma manifestação pós ou contra Dilma foi realizada na capital do minério, mas nas redes sociais muitos expressaram o descontentamento com o governo da petista e a satisfação pela aprovação do processo.

Câmara dos Deputados abre sessão para votar pedido de impeachment de Dilma Foto: Antônio Augusto/Câmara dos Deputados

Teve início às 14h05 deste domingo (17) a sessão da Câmara dos Deputados que decidirá se o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) segue para o Senado. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começou a sessão explicando como deve funcionar o rito de votação do pedido de afastamento de Dilma, de autoria dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Antes da apreciação, o relator do processo, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), terá 25 minutos para discursar no plenário da Casa. Logo depois, os líderes partidários poderão usar a palavra. O tempo varia de 3 a 10 minutos, de acordo com o tamanho da bancada. Eles também podem fazer uso de mais um minuto para orientação do voto dos deputados da legenda. A votação será por chamada nominal. Cunha começará por deputados da região Norte e alternará entre parlamentares do Norte e do Sul. A chamada, estado por estado, é por ordem alfabética. De acordo com o peemedebista, uma segunda chamada poderá ser feita em caso de deputados ausentes, ao fim da votação pelo estado do parlamentar faltoso. Para o processo ser remetido ao Senado, os defensores do impeachment precisam arregimentar 342 votos, o que representa dois terços dos 513 parlamentares. Caso o número não seja alcançado, o parecer pró-impeachment é arquivado.

Impeachment: Bahia é o estado com mais deputados contra o processo Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A Bahia é o estado onde a presidente Dilma Rousseff (PT) tem, proporcionalmente, o maior apoio pela manutenção do seu mandato. Dos 39 deputados da Bahia, 24 se manifestaram contra o impeachment. O site Congresso em Foco, lembra que a Bahia é governada pelo petista Rui Costa, que sucedeu o também petista Jaques Wagner, hoje um dos ministros mais próximos à presidente, o estado mantém intacta a aliança nacional que elegeu a presidente. Mesmo ameaçados de expulsão e de perderem poder na legenda, os deputados do PP da Bahia devem votar contra o impeachment. Essa situação tem uma explicação: o vice-governador baiano é João leão, presidente do PP estadual e pai do deputado Cacá Leão. A família Leão não está disposta a trocar o poder no estado pelo voto pró-impeachment. O mesmo acontece com Mário Negromonte Jr. Ele é filho do ex-deputado e ex-ministro das Cidades do primeiro governo Dilma Mário Negromonte, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios por indicação do governador Rui Costa e as bênçãos do hoje ministro Jaques Wagner (Gabinete Pessoal da Presidência). João Leão aceita perder a direção do PP baiano e negocia a não expulsão do filho Cacá e de Negromonte Jr, pressionado pelo PT e pelo Planalto a votar contra o impeachment. O Partido Social Democrata na Bahia também apoia a presidente. O deputado Paulo Magalhães, por exemplo, é um dos mais fiéis escudeiros de Dilma. Vai votar contra o impeachment e tem trabalhado para conseguir atrair o voto dos indecisos. Os deputados Antônio Brito, Fernando Torres e José Nunes também devem apoiar a permanência de Dilma. O mesmo fenômeno ocorre com o Partido da República. Com dissidências pró impeachment em outros estados, na Bahia o PR garante o voto pró-governo dos deputados José Rocha, José Carlos Araújo e João Carlos Bacelar já anunciaram voto contra o impeachment e permanecem na aliança estadual com o PT. O mesmo fenômeno ocorre com o PDT baiano, que dará o voto do deputado baiano Felix Mendonça Junior contra o impeachment.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Ex-presidente da Andrade Gutierrez diz que repassou propina como doação para o PT

O ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, teria informado em depoimento que repassou propinas em forma de doações à campanha do PT. De acordo com a revista Época, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajudou a empresa a ganhar um contrato na Venezuela na época em que Hugo Chávez era presidente. Azevedo conta que Lula nunca fez qualquer exigência em troca da ajuda, mas que um ano depois a empreiteira foi procurada pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Vaccari teria exigido o repasse de 1% do valor total do contrato, "referente à parte do Brasil", como se fosse doação eleitoral ao partido. O executivo da Andrade Gutierrez depôs nesta sexta-feira (15) à Justiça Federal no Rio de Janeiro, sobre o chamado “Eletrolão” – esquema investigado após desdobramento da Operação Lava Jato. Segundo a Época, no depoimento, Azevedo contou ainda sobre uma reunião realizada em 2008 com o então presidente do PT, Ricardo Berzoini, Vaccari e Paulo Ferreira. No encontro, realizado em São Paulo, Berzoini teria proposto que a empreiteira pagasse 1% dos valores de todos os projetos que a empresa participasse no futuro, o que passou a ocorrer desde então. O executivo contou que os repasses eram sempre feitos como forma de “doação” partidária, em vários pagamentos, em anos eleitorais ou não.

Imprensa internacional repercute momento político no Brasil com o impeachment Foto: Reprodução

A crise política no Brasil ganhou destaque na imprensa internacional neste fim de semana, quando os parlamentares discutem e votam pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Periódicos como El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), The New York Times (Estados Unidos), La Repubblica e Corriere della Sera (Itália) trazem em suas páginas notícias sobre o destino incerto do país. "Brasil, o destino da presidente por um fio. Hoje o parlamento vota sobre o impeachment. Recessão, corrupção, colapso consenso: Rousseff 'paga' muito mais do que pela acusação sobre o truque no orçamento”, estampa La Repubblica. Já o El País diz que “Brasil vive a catarse coletiva do 'impeachment' a Rousseff. A presidente, reeleita há somente 15 meses, tem muito poucas chances de evitar a destituição”.

Mega-Sena acumula e vai a R$ 90 milhões Foto: Reprodução

No sábado (16), a Mega-Sena sorteou os seis números de seu concurso 1809, no Caminhão da Sorte, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). Os números sorteados foram: 9 -12 - 23 - 24 - 46 - 54. Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou para R$ 90 milhões. A quina teve 188 apostas ganhadoras. Cada uma receberá R$ 26.361,78. A quadra teve 13.704 apostas vencedoras. Cada uma receberá R$ 516,63. De acordo com a Época, os sorteios da Mega-Sena são promovidos pela Caixa Econômica Federal duas vezes por semana, às quarta-feiras e aos sábados. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50. Quem quiser participar, pode comprar seu bilhete até às 19h do dia do sorteio (no horário de Brasília), em qualquer lotérica do Brasil. Clientes da CAIXA com acesso ao Internet Banking podem fazer suas apostas pelo computador pessoal, tablet ou smartphone. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço fica disponível das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dia de sorteio (quarta-feira e sábado), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte. Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860, de acordo a Caixa. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.

Fann Estourado e Gigantes do Brasil tocaram para um bom público na ExpoBrumado 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O cantor Fann Estourado e a banda Gigantes do Brasil tocaram para um bom público na noite do último sábado (16) no Parque de Exposições Gilson Brito durante a ExpoBrumado 2016. O brumadense Fann fez a abertura da noite e agradou todo o público presente. 

Fann Estourado e Gigantes do Brasil tocaram para um bom público na ExpoBrumado 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvânia Aquino, fizeram uma bela apresentação juntamente com a banda Gigantes do Brasil. Neste domingo (17) já está aberta a visita aos stands, Feira de Animais, Palestras da agricultura familiar, presença da turma da galinha pintadinha (couver), apresentação do Club do Jeep, leilão multiraças e show com o Boteco do Rossi.

Lula e Dilma podem ir ao exterior para denunciar 'golpe' Foto: André Coelho/Agência O Globo

O advogado Sigmaringa Seixas, principal ouvido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para assuntos jurídicos, sugeriu a Lula o que ele e Dilma devem fazer durante os 180 dias de julgamento do processo de impeachment pelo Senado — isso, é claro, se o processo for aberto hoje pela Câmara. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo, a proposta é que Lula e Dilma percorram os EUA e Europa em encontros com líderes locais. Ali, denunciariam o “golpe” em curso no Brasil e tentariam mobilizar uma reação internacional contra a saída de Dilma. Lula gostou da ideia.

Câmara vota hoje o impeachment após quase 43h de sessão Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo

Após quase 43 horas de debates, os deputados vão votar neste domingo (17) se abrem ou não processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). A sessão será aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é iniciar a votação às 16h. Cada um dos 513 deputados serão chamados ao microfone para proferir seu voto. A previsão é de que cada parlamentar gaste, em média, 30 segundos para votar. A ordem de chamada será por estado, começando pelo Norte. Veja aqui a ordem de votação De acordo com o G1, são necessários no mínimo 342 votos "sim" para que o parecer do relator da comissão especial de impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), seja aprovado. Ele recomenda no documento a continuidade do processo de afastamento da petista. Se aprovado, o processo vai para o Senado, que terá que decidir se acolhe a denúncia e julga a presidente por crime de responsabilidade. Caso não sejam alcançados os 342 votos, o processo é arquivado. Entenda como funciona todo o processo de impeachment. Os debates que antecederam a votação começaram às 8h55 de sexta-feira (15) e seguiram em sessão ininterrupta até as 3h42 deste domingo (17). Foi a sessão mais longa da história da Câmara. Na última etapa de debates, com os discursos individuais dos deputados contra e a favor do impeachment, havia ao todo 249 parlamentares inscritos para falar. Porém, somente 119 discursaram. Ao menos 60 já haviam anunciado que abriam mão do tempo de fala para acelerar o debate e permitir a votação nesta tarde.

Mastruz com Leite, Targino Gondim, Canindé, Mão Branca e Fann Estourado no Forró do Sítio Novo

A maior festa junina da região, o Forró do Sítio Novo, já tem suas atrações confirmadas para a edição 2016. Mastruz com Leite, Targino Gondim, Canindé, Mão Branca e Fann Estourado vão se apresentar durante o evento junino, em Brumado. 18 de junho é a data em que será realizada a festa. Organizado pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, o evento acontece na Fazenda Sítio, onde uma mega estrutura é montada para receber o público. 

Tem início a ExpoBrumado 2016 no Parque Gilson Brito Foto: Divulgação

A ExpoBrumado teve a sua abertura oficial na manhã deste sábado (16) com a presença de inúmeras autoridades e de um ótimo público, principalmente de pecuaristas de toda a região, que compareceu para prestigiar o evento e também participar da ampla programação que tem como um dos destaques a IIª Feira de Agricultura Familiar. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), ao lado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do presidente da Coopmab, Tadeu Silva, do secretário municipal de Agricultura, Fred Neves e demais autoridades deram as boas vindas aos participantes e ressaltaram a importância do evento para o setor agropecuário não só de Brumado, mas como de toda a região.

Tem início a ExpoBrumado 2016 no Parque Gilson Brito Foto: Divulgação

Este ano devido o fortalecimento da parceria com o governo do estado, é aguardado um volume de negócios muito maior do que anos anteriores. A Coopmab que é a promotora do evento está muito otimista e as previsões são as melhores possíveis, acreditando-se que o evento deste ano será um divisor de águas que trará um fomento muito significativo para a economia local.

Brumado: Vacinação contra gripe H1N1 começa na próxima segunda-feira (18)

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi antecipada pelo Ministério da Saúde para a próxima segunda-feira (18). Os kits de vacinação começaram a ser distribuídos. Em Brumado, a coordenação regional de Vitória da Conquista enviou na quarta-feira (13) o lote de vacinas e o município iniciará normalmente a campanha na segunda. Segundo a secretaria municipal de saúde, o processo de imunização dos grupos prioritários se dará de forma tranquila nas unidades de saúde espalhadas pelo município. O dia D da campanha acontece no dia 30 de abril, em um sábado.

Em vídeo, Dilma diz que impeachment é 'aventura golpista' Foto: Reprodução/Youtube

Depois de Dilma Rousseff (PT) desistir de discursar em cadeia nacional, o governo divulgou nas redes sociais na noite da última sexta-feira (15) o pronunciamento da presidente contra o impeachment. No vídeo, a petista tacha de “traidores da democracia” os defensores do seu afastamento e diz que a palavra “golpe” ficará “para sempre gravada na testa”. “Podem justificar a si mesmos, mas nunca poderão olhar nos olhos da nação, porque a palavra golpe estará para sempre gravada na testa dos traidores da democracia”. Repetindo terrorismo exercitado na campanha eleitoral, a petista também diz que “golpistas querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida”. Segundo Dilma, seus adversários “ameaçam até a educação pública e querem abrir mão da soberania nacional, mudar o regime de partilha e entregar os recursos do pré-sal às multinacionais”. No vídeo, de cerca de seis minutos, a petista chama o processo de impeachment que será votado no domingo na Câmara de “aventura golpista” e volta a repetir o discurso de que o pedido de afastamento “não tem base legal”. “A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude. A maior fraude jurídica e política da história de nosso país”. Em tom de ameaça, a presidente diz ainda que o impeachment “poderá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança”. As informações são da Veja.

Brumado: Bandidos assaltam supermercado causando terror em clientes e funcionários Foto: Reprodução/Youtube/Brumado Notícias

Um supermercado localizado no Bairro Dr. Juracy em Brumado foi alvo de ação de três bandidos na noite da última sexta-feira (15). Segundo apurou o site Brumado Notícias, por volta das 18h20, os meliantes entraram no estabelecimento comercial e anunciaram o assalto (veja vídeo abaixo). Um dos integrantes estava encapuzado. No momento da ação, vários funcionários e clientes estavam no local do crime. Um dos autores estava armado. “Esperamos mais ação por parte dos políticos da cidade e do estado no sentido de fortalecer mais a nossa polícia com número de contingente e viaturas para trazer de volta a tranquilidade para a comunidade brumadense”, protestou uma das vítimas. Além de toda a quantia em dinheiro levada pelos bandidos, quatro celulares de funcionários e clientes foram roubados. A polícia de Brumado já está com as imagens e investiga o caso.

Com PSD pró-impeachment, Kassab entrega carta de demissão Foto: Reprodução

A assessoria do ministro Jaques Wagner (PT), chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff (PT), informou na noite desta sexta-feira que Gilberto Kassab (PSD) entregou mais cedo carta de demissão do cargo de ministro das Cidades. O pedido do ministro para deixar o governo se dá a  dois dia da votação do processo de impeachment na Câmara. O anúncio foi feito pela assessoria dois dias após o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), informar que vai orientar a bancada a votar favoravelmente à continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O Ministério das Cidades é uma das pastas com maior orçamento do governo e a única que estava sob o comando do PSD. Ao anunciar o posicionamento da bancada da Câmara favorável ao impeachment, o deputado Rogério Rosso afirmou que não seria cobrado de Kassab, que é presidente nacional da sigla, que deixasse o cargo no governo. Conforme informou o colunista Gerson Camarotti na última quarta-feira (13), havia sentimento de contrariedade no Palácio do Planalto com a postura de Kassab. A avaliação de auxiliares mais próximos à presidente é que ele traiu a presidente Dilma Rousseff, diante do posicionamento do partido de apoiar o impeachment. A avaliação do governo é que Kassab fez jogo duplo durante esses últimos meses.

Ex-prefeito de Pedrão é condenado por morte de vice Foto: Reprodução/TV Subaé

O ex-prefeito do município de Pedrão, Gabriel Ribeiro, foi condenado a cumprir 37 anos e 9 meses de prisão por ter mandado matar o seu vice-prefeito, Antônio Alvim, em 1997. O julgamento aconteceu na quinta-feira (14), na cidade de Alagoinhas. O réu terá um prazo de dez dias para recorrer da decisão em liberdade. Antônio Alvim foi morto em uma emboscada perto da cidade de Pedrão. Ele estava acompanhado pelo empregado Paulo Carneiro, que também acabou sendo morto. Os dois foram amarrados e executados a tiros. O ex-prefeito Gabriel Ribeiro chegou a passar 119 dias preso logo depois do crime, mas vinha respondendo em liberdade há quase 20 anos. De acordo com as investigações da polícia, o ex-prefeito teria contratado três homens, entre eles um policial, para matar Antônio Alvim, porque o então vice-prefeito teria descoberto irregularidades nas contas da prefeitura.

Barreiras: Pai espanca a filha de 12 anos com fio nao vê-la chegar com colega em casa Foto: Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Um homem foi preso em flagrante depois de usar o cabo de um equipamento eletrônico para agredir a filha de 12 anos, no município de Barreiras, no oeste baiano. Segundo informações do G1, a polícia suspeita que a agressão tenha sido motivada por ciúmes. Vizinhos informaram que o pai da vítima ficou irritado e iniciou a sessão de espancamento ao ver a criança chegando da escola acompanhada de um colega. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e realizou a prisão em flagrante. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e prestou socorro a vítima, que foi encaminhada até o Hospital do Oeste. O pai da vítima segue preso no Complexo Policial de Barreiras. A presidente do Conselho Tutelar do município também é esperada no local para tomar conhecimento do caso.

Luiz Fachin nega novo pedido para suspender processo de impeachment Foto: Divulgação/STF

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na noite da última sexta-feira (15) pedido do senador Telmário Mota (PDT-RR) para suspender o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na madrugada, a Corte já havia negado pedido semelhante da Advocacia Geral da União (AGU), que alegava restrições ao direito de defesa na Câmara. De acordo com o G1, em seu pedido, Mota contestava decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acolheu a denúncia contra Dilma no ano passado. Alegou que ele violou prerrogativas ao aceitar como crime de responsabilidade as chamadas "pedaladas fiscais" de 2015 antes de sua análise pelo Congresso. Fachin negou o pedido sob o entendimento de que só cabe ao Congresso, e não ao Judiciário, avaliar o que configura crime de responsabilidade. “Não cabe a esta Suprema Corte sobrepor o seu juízo sobre a configuração ou não de crime de responsabilidade dos atos de execução orçamentária praticados pela Presidente da República, ao juízo a ser formulado pelo Parlamento”, escreveu o ministro. Para ele, o juízo sobre a configuração do crime de responsabilidade é “prerrogativa exclusiva do Parlamento”.

'Vamos derrotar o impeachment', diz confiante o ex-presidente Lula Foto: Reprodução/Youtube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo nas redes sociais em que diz que o impeachment é golpe e que, se for aprovado no próximo domingo, agravará a crise. Ele diz que ninguém que não teve a legitimidade do voto conseguirá governar o país e contará com o respeito da população. O vídeo de Lula é uma estratégia casada com a presidente Dilma Rousseff, que nesta sexta-feira à noite fará um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV. No vídeo, publicado em sua página no Facebook no começo da tarde desta sexta-feira, Lula fez um apelo aos deputados que vão votar o processo. Na gravação, ele ataca o vice-presidente Michel Temer sem citá-lo nominalmente. O petista pediu aos deputados que “pensem com muita serenidade”. Na avaliação do ex-presidente, todas as conquistas da constituição de 1988 e de seu governo estão ameaçadas se o impeachment passar. Ele diz que “juntos” conseguimos vencer a fome, reduzir a desigualdade, superar desafios econômicos, políticos e sociais e derrubar “o muro que dividia o Brasil entre os que tudo podiam e os que sempre ficaram à margem da história”. Lula reconhece que o governo tem “falhas”, mas aponta o caminho da “responsabilidade” e “maturidade” para recuperar a credibilidade internacional do país. O ex-presidente faz um apelo para que “todos confiem” em sua palavra e mantenham a “defesa da democracia”.

Arquivo