Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2016
Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.

Eleições 2016: Aguiberto, Alessandro, Édio e Manelão podem estar no mesmo palanque em Brumado

As articulações políticas com vistas ao pleito municipal em 2016 seguem a todo vapor em Brumado. Os pré-candidatos, bem como os partidos políticos, estão se movimentando bastante na capital do minério. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, quatro pré-candidatos ao executivo municipal estão em constantes conversas com vistas a formar uma grande aliança para o pleito deste ano. Trata-se do atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), do presidente e do vice da Câmara, Alessandro Lôbo (PRB) e Édio Pereira (PCdoB) e do empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. D acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, a ideia seria ainda a vinda do ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, e de sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Pereira, ambos do PT, dos ex-vice-prefeitos da cidade, Marlúcio Abreu e Ilka Abreu, além do auditor fiscal Carlinhos Moura (PTC), para selar a aliança e iniciar a campanha eleitoral com mais força política. Pessoas próximas ao paço municipal afirmam que Aguiberto mantém a sua pré-candidatura e vai buscar viabilização para entrar na disputa em 2016. Com um cenário indefinido, os pretendentes a ocupar a cadeira administrativa de Brumado seguem firmes para fecharem chapas fortes e fazerem uma grande união de lideranças políticas.

Eleições 2016: Prefeito, secretário e vereador estão fora da disputa em Livramento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assim como em Brumado, a questão do não envio de lista partidária também afetou diversas lideranças e pré-candidatos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias nesta segunda-feira (25), o atual prefeito de Livramento, o médico Paulo César Cardoso Azevedo, o vereador e candidato à reeleição, Wilton Nunes Dourado, o Uga de Lafaiete, os pré-candidatos ao legislativo Juscelino Bonfim de Souza, o ex-secretário de esportes do munícipio, Norberto Asevedo da Silva, o Norberto dos Patos, Vitalmir Moura Bittencourt, estão fora da disputa eleitoral em 2016 por não estarem “filiados a nenhum partido político”, segundo certidões emitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dos já citados, Ginaldo Matias Luz, o Ginaldinho, um dos nomes que poderia entrar em uma chapa majoritária apoiado pelo atual prefeito livramentense, também está sem filiação partidária. Uga de Lafaiete foi candidato em 2012 devido ao seu pai, Lafaiete Nunes Dourado, atual secretário de agricultura da cidade, não poder se candidatar em razão de na época pertencer aos quadros do PMDB, o qual não seguiu a tendência do ex-prefeito Carlos Souto, em apoiar a então candidatura de Ricardo Assunção. Já em 2016, nem o pai e nem o filho poderão se candidatar: o filho por estar sem partido e o pai por ter assumido a secretaria de agricultura recentemente, não havendo mais tempo para seguir a legislação eleitoral. Ambos teriam que estar filiados no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que está sob controle do prefeito Paulo Azevedo.

Expedição Costa do Descobrimento conta com adesão de 40 Amaroks

O Club Amarok Bahia já realizou uma série de expedições na região. Com o aumento do número de membros apaixonados pela pick-up Amarok, as expedições se ampliaram e os itinerários passaram a integrar outras regiões mais distantes. Neste ano, foi realizada a Expedição Costa do Descobrimento, cujo itinerário principal incluiu viagens pelas belas praias de Trancoso, Arraial D’ajuda, Cabrália e Porto Seguro. 

Expedição Costa do Descobrimento conta com adesão de 40 Amaroks

A expedição saiu de Brumado na última quarta-feira (20) com cerca de 40 Amaroks de várias cidades da Bahia e retornou no domingo (24). Além das trilhas, também foram realizados passeios de escuna, mergulhos e turismo nas praias paradisíacas que fizeram parte do roteiro. Foram quatro dias de muita emoção e adrenalina. A ideia, concebida pelo jovem empresário Alessandro Silva, contou com o apoio da Concessionária Brumauto e da Volkswagen do Brasil.

Clientes poderão abrir e fechar conta corrente pela internet Foto: Reprodução

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência bancária, como era exigido até agora. De acordo com o Banco Central, o serviço é opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes. A identificação poderá ser feita, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, exigir o uso do certificado digital. Com exceção da flexibilidade do comparecimento presencial a uma agência, todas as demais regras para a abertura de contas bancárias continuarão em vigor, como veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo. As informações são do G1.

Secretaria de Saúde confirma caso suspeito de H1N1 em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Vigilância Epidemiológica do Município de Livramento de Nossa Senhora confirmou que o caso suspeito da gripe H1N1 que havia sido registrado na cidade trata-se de um paciente do povoado de Boa Vista, no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas. Com os sintomas da doença, uma mulher de 58 anos foi internada por um dia no Hospital Municipal de Livramento. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. O órgão destacou que, nessa primeira etapa da campanha de vacinação contra H1N1, o estado disponibilizou 30% do quantitativo de vacinas para os municípios. A secretaria está aguardando o restante das vacinas, que serão enviadas pela Base Regional de Saúde.

Lula: 'Quadrilha' no Congresso implantou 'caos' Foto: Pedro Kirilos/Agência O Globo

Em sua primeira manifestação pública depois da aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (25) que a Casa é comandada por uma “quadrilha legislativa que implantou a agenda do caos no Brasil”. O petista reconheceu as falhas do governo que levaram à insatisfação da população. Com voz rouca, Lula preparou um discurso, que foi lido pelo diretor de seu instituto e ex-ministro Luiz Dulci durante o encontro. “A oposição derrotada por quatro vezes optou por uma atitude golpista, para voltar ao poder (…) voltar com a agenda neoliberal. Uma quadrilha legislativa implantou a agenda do caos”, disse Lula no discurso lido por Dulci. O ex-presidente falou ainda que “a população do Brasil sofre com falhas do governo, que precisam ser corrigidas”. De acordo com o jornal o Globo, o ex-presidente acusou a oposição de trabalhar para “aprofundar o caos” por não aceitar o resultado da eleição de 2014. Disse que o que acontece atualmente “envergonha o Brasil aos olhos do mundo” e que a defesa de Dilma foi ignorada, não passando de “mera formalidade”. Lula declarou também que “a solução dessa crise passa pela manutenção do processo democrático”.

Legislativo brumadense disponibiliza funcionárias e cartório eleitoral amplia atendimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado disponibilizou duas funcionárias para prestação de serviços no Cartório Eleitoral em razão do aumento da demanda no local. Com a disponibilização, o Cartório Eleitoral ampliou o número de atendimentos diários, assegurando que todos os interessados possam ser atendidos com maior celeridade. Através de ofício, o juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães agradeceu a Câmara Municipal destacando a importância da colaboração entre os entes públicos. O presidente Alessandro Lôbo e Silva (PRB) disse que o legislativo está sempre pronto a colaborar com todas as instituições para que juntos possam oferecer serviços de qualidade aos brumadenses.  

Brasileiro trabalha 11 horas por mês só para pagar conta de luz Foto: Marcell Mota

De acordo com estimativa do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), para pagar a conta de luz de uma casa que possui uma pequena geladeira, algumas lâmpadas e uns dois ventiladores, um brasileiro que ganha um salário mínimo precisa trabalhar 11,1 horas, ou seja, pouco mais de uma jornada completa de trabalho. Enquanto isso, no Canadá, um trabalhador que recebe o piso salarial precisa de apenas 1,6 horas para arcar com a mesma conta de luz. O levantamento usou como base dados a Agência Internacional de Energia (AIE) e países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na pesquisa, o Brasil surge como o país onde o consumidor que ganha um salário mínimo tem de trabalhar o maior número de horas para pagar suas contas de energia. A carga de impostos do setor elétrico é outro ponto em que o Brasil lidera. Enquanto na Espanha os impostos representam apenas 26% do total da conta, no Brasil, o peso tributário varia de 28%, para quem consome até 300 kWh/mês, até 46%, acima desse volume.

Vila seca adversários por vaga nas semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Bahia venceu o Botafogo por 2x0 no último jogo da quarta rodada do campeonato brumadense de futebol, disputado no sábado (23), e viu a sua classificação mais próxima para as finais da competição. Já no domingo (24), foi iniciada a quinta rodada do torneio com o Vila Presidente Vargas goleando o São José por 6x1, chegando aos nove pontos na tabela do grupo. O time irá secar Santos e Santa Clara para assegurar sua vaga nas semifinais da competição. O Bahia assumiu a vice-liderança do grupo B com nove pontos, ficando atrás do Umburanas com dez. Para garantir vaga na próxima fase do campeonato, o Bahia só precisará de um empate na última rodada ou, em caso de resultado negativo, de uma combinação de resultados desfavoráveis ao Real São Félix, que fechou a rodada na terceira colocação com sete pontos na tabela. No mesmo grupo, Feirense com cinco pontos e São José com nenhum ponto não têm mais chances de classificação. Já no grupo A, o Vila Presidente Vargas encerrou sua participação na primeira fase do campeonato invicto e na liderança do grupo, tendo sua classificação quase assegurada às semifinais. 

Vila seca adversários por vaga nas semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No entanto, a equipe teve um aproveitamento regular com apenas 2 vitórias e 3 empates. Marcou 15 gols e sofreu 08, ficando com o saldo de 07. O Vila só não passará à próxima fase da competição se Santos e Santa Clara, com 06 pontos cada, conseguirem goleadas que lhes deem um saldo superior. Por isso, o time seca seus adversários para que tropecem em seus jogos. Com a última rodada em andamento, as equipes estão recorrendo às contas e travando verdadeira batalha em campo para conseguirem o passaporte às finais da competição. A última rodada segue com os seguintes jogos: Vitória x Real São Félix (30), Santa Clara x Bahia (01), Botafogo x Umburanas (07) e Feirense x Santos (08). As semifinais do campeonato serão disputadas em partida única. No dia 15 de maio, o primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo do grupo B. E, no dia 22 de maio, o primeiro do grupo B enfrentará o segundo do grupo A. A final está marcada para o dia 29 de maio. A tabela segue o mesmo roteiro para o campeonato juvenil sub-20, que nos jogos do final de semana teve o Bahia vencendo o Botafogo por 3x1 e o São José vencendo o Vila Presidente Vargas por 3x2.

R$ 446 milhões oriundos da Lava Jato são recuperados pelo Brasil

O Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica, órgão do Ministério da Justiça, registrou em 2015 um recorde na repatriação de recursos desviados do país. A situação se deve a Operação Lava Jato, que fez as autoridades brasileiras recuperarem US$ 124,9 milhões (equivalente a R$ 446 milhões). Segundo a Folha de São Paulo, o valor é oito vezes maior do que o acumulado nos dez anos anteriores. Dos US$ 124,9 milhões recuperados no ano passado, US$ 94,6 milhões são referentes à Operação Lava Jato. Esse montante saiu da Suíça e voltou para o Brasil. O principal destino desses recursos é o cofre da Petrobras, estatal que foi atingida pelos desvios descobertos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O DRCI não informa detalhes da origem desses recursos, apenas que se devem às delações premiadas.

Guanambi: Secretaria de infraestrutura gasta R$ 40 mil por mês com aluguel de veículos particulares

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a prefeitura de Guanambi, que é administrada pelo pepista Charles Fernandes, no sudoeste baiano, gastou em 2015, mensalmente, R$ 40 mil com aluguel de veículos particulares. Veículos classificados como pesados empregados nos serviços de pavimentação e recuperação de estradas vicinais não foram incluídos no referido valor. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Estadual (MPE). O valor é o suficiente para comprar um carro todo mês. O gasto com combustível também é considerado elevado pelo órgão, que constatou ter sido pago no mesmo período o valor aproximado de R$ 740 mil. Diante dos números, o MPE, através da 1ª Promotoria de Justiça, está adotando providências no intuito de esclarecer o Procedimento Licitatório 001/2015. Segundo o radialista local Bonny Silva, o dono da empresa que fornece o combustível para a prefeitura de Guanambi será ouvido.

Confira a promoção de hoje na Suprema Refrigerações em Brumado

Nesta segunda-feira (25) é dia de conferir mais uma promoção na Suprema Refrigerações. Desta vez, a promoção é de ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V LG Libero E+ Inverter, que está sendo vendido por R$ 1.424,55 à vista ou por R$ 1.499,00 em 10 vezes no cartão. Não perca a chance de adquirir o melhor aparelho pelo menor preço. Confira agora mesmo no site www.supremaice.com.br e adquira o seu aparelho para refrigerar e tornar o clima na sua casa muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

A dívida pública federal brasileira, que inclui os endividamentos interno e externo do governo, subiu 2,38% no mês de março, para R$ 2,88 trilhões, informou o Tesouro Nacional nesta segunda-feira (25). Em fevereiro, o endividamento público já havia registrado alta e chegado a R$ 2,81 trilhões. A expectativa do governo é que a dívida pública, que era de R$ 2,79 trilhões no fim de 2015, fique entre R$ 3,1 trilhões e R$ 3,3 trilhões no fim de 2016. Essa é a previsão do Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2016. A dívida pública federal é a que o Tesouro Nacional faz para financiar o déficit orçamentário do governo. O aumento da dívida pública em março ocorreu porque os títulos públicos emitidos pelo governo superaram os valores dos resgates recebidos no período. Ou seja, o ritmo de emissão de títulos foi maior do que o de recebimento por títulos emitidos anteriormente.

Ivana Bastos viabiliza regularização de imóveis aos moradores da sede e de Guirapá em Pindaí Foto: Camila Queiroz

As unidades habitacionais que não dispõem de escritura pública na sede do município de Pindaí e no distrito de Guirapá agora serão regularizadas. A conquista foi garantida na última semana, após a prefeita Rosane Prado assinar o termo de cooperação técnica junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). No final do mês de março, a prefeita Rosane Prado (PSD) e o chefe de gabinete da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), Marcílio Seixas, estiveram com o coordenador executivo da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Ariosvaldo Souza, e entregaram todos os documentos necessários para que o órgão execute a ação. Segundo Rosane Prado, a assinatura do convênio para a regularização é resultado da preocupação conjunta do estado e da prefeitura para promover o desenvolvimento do município, principalmente pautado no planejamento e na urbanização. A gestora destacou ainda o empenho da deputada Ivana Bastos e de toda a sua equipe para que a situação fosse resolvida o mais breve possível.

Brumado vacina 4 mil pessoas contra H1N1 e aguarda novo lote para o dia 'D' da campanha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de 4 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe H1N1 desde o início da campanha de vacinação na última semana. A coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) informou ao site Brumado Notícias que a procura pela vacina está sendo a maior de todos os períodos de campanhas de vacinação nos últimos anos. Prova disso é que o primeiro lote com quase 5 mil doses já está se esgotando. Segundo dados da Vigep, os idosos são que os mais procuram as unidades de saúde para serem vacinados. 

Brumado vacina 4 mil pessoas contra H1N1 e aguarda novo lote para o dia 'D' da campanha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A estimativa da secretaria estadual de saúde é que o município vacine pouco mais de 15 mil pessoas do público alvo, composto por idosos (7.817), crianças com menos de 2 anos (1.386), crianças de 2 a 4 anos (2.627), profissionais da saúde (906), gestantes (693), puérperas (114), pessoas com doenças crônicas (1.569) e comunidade carcerária (50). Embora o primeiro lote esteja acabando, a coordenação de vacinação espera receber a segunda remessa da vacina ainda nesta terça-feira (26) a fim de atender o dia D da campanha, que será no próximo sábado (30). Como ainda não recebeu toda sua cota de vacinas, a vacinação está concentrada na sede e nos distritos do município. No entanto, a Vigep esclarece às comunidade rurais adjacentes aos distritos que tão logo receba todo o suprimento da medicação a campanha irá se estender a essas localidades.

Ibope: Michel Temer é a melhor solução apenas para 8% dos brasileiros Foto: Reprodução

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) não agrada a maior parte dos brasileiros para a administração do país. Uma pesquisa do Ibope aponta que apenas 8% dos entrevistados acreditam que ele é “a melhor forma para superar a crise política”. Para 62% das pessoas, o ideal seria “Dilma e Temer saírem do governo e ocorrerem novas eleições”. Essa opção é a favorita para 70% dos jovens entre 16 e 24 anos. O ibope aponta ainda que 25% dos entrevistados entendem que a melhor opção é a manutenção da presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto. A pesquisa consultou 2002 pessoas de todos os estados brasileiros entre os dias 14 e 18 de abril.

Brumado: Moradores temem por tragédia na ponte entre os Bairros São Jorge e Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na madrugada do último domingo (24), um veículo caiu da ponte sobre o Rio do Antônio, no trecho que liga os Bairros São Jorge, Brisas I, II, III, IV e Dr. Juracy, em Brumado. Em fevereiro deste ano, um táxi com passageiros caiu na mesma travessia. Por conta dos acidentes, os moradores das comunidades apelidaram o local de “ponte do rio que cai”. Diversas vezes os populares cobraram reforço na ponte, uma vez que a mesma é o elo principal para veículos e transeuntes entre os bairros e inúmeros acidentes já foram registrados no percurso. Construída há cerca de 15 anos, a ponte tem 12 m de extensão, 3 m de largura nas extremidades, e 4,5 m no centro. Além disso, tem capacidade para suportar até 12 toneladas. A ponte possui fluxo muito grande de veículos e pedestres nos horários de pico, principalmente dos caminhões pipa que vão abastecer na estação de tratamento da Embasa, localizada na BR-030. Devido aos acidentes, as barras de contenção que delimitam a passagem de pedestres não existem mais. 

Brumado: Moradores temem por tragédia na ponte entre os Bairros São Jorge e Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em maio de 2015, o assunto foi debatido na Câmara de Vereadores com uma proposição do vereador Weliton Lopes (DEM) para que a prefeitura construísse uma nova ponte na localidade. Os moradores temem pela estrutura da ponte, visto que a mesma chegou a ser interditada por risco de ser arrastada pelas águas do Rio do Antônio durante a enchente de dezembro de 2013. “Nosso medo maior é com as nossas crianças que atravessam essa ponte todos os dias. A mesma não tem nenhum tipo de segurança. Com tanto acidentes por aqui é mais que anunciada uma tragédia, caso o poder público não tome logo as medidas cabíveis para consertar ou até construir uma nova ponte. Só esperamos que a prefeitura não espere a tragédia acontecer para depois agir”, reclamaram os moradores ao site Brumado Notícias.

Lava Jato: Lula deve ser acusado pela força-tarefa por sítio em Atibaia Foto: Reprodução

A força-tarefa da Operação Lava Jato considera ter elementos para levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao banco dos réus, acusado de envolvimento com a organização criminosa que corrompeu e lavou dinheiro desviado da Petrobrás. De acordo com o Estadão, o inquérito sobre a compra e reforma do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), será a primeira acusação formal entregue à Justiça pelo Ministério Público. Com base em notas fiscais localizadas nas buscas e apreensões, depoimentos colhidos e movimentações bancárias analisadas, a Lava Jato vinculará os desvios de recursos na Petrobrás à reforma executada no sítio e à manutenção de bens referentes a Lula. As empreiteiras OAS e Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai serão vinculados aos serviços executados na propriedade, como compensação por obras loteadas pelo cartel que atuou na estatal.

Brumado perde o núcleo da CAR, órgão ligado ao SETAF, que vai para Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado continua perdendo importantes órgãos do governo estadual. Após perder para cidade de Caetité a unidade do Núcleo Regional de Educação (NRE), antiga Direc, e a Diretoria Regional de Saúde (Dires) para a cidade de Vitória da Conquista, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), agora chegou a vez da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car). Segundo apurou o site Brumado Notícias, a CAR estava no município ligada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), tendo como diretor o ex-vereador Elielson da Silva Teixeira, que já teve a sua exoneração publicada no Diário Oficial da Bahia. Na capital do minério, o Setaf abrigava a Car e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Teixeira foi nomeado como Coordenador Técnico da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O município de Caetité, com a sua força política, manteve um escritório da Car, sendo que sem o Setaf vai ficar com o órgão atendendo a região, inclusive Brumado. Mais uma perda que demonstra total desprestígio da cidade com o governador Rui Costa (PT), que obteve absoluto apoio da população nas eleições 2014. O governo estadual continua em débito com Brumado e, ao invés de anunciar grandes e importantes obras, como a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e o Esgotamento Sanitário, vem retirando importantes órgãos da cidade. Com diversos deputados, tanto nas esferas estadual e federal, que foram eleitos com votos de Brumado, os munícipes cobram mais ação por parte dos políticos, como Vitor Bonfim (PDT), Nelson Leal (PSL), Waldenor Pereira (PT), Daniel Almeida (PCdoB), José Rocha (PR), todos ligados ao governo estadual.

Menino com câncer raro e só 5% de respiração luta contra falta de médico Foto: Reprodução/TV Tribuna

Um garoto de 11 anos está internado em um hospital de Santos, no litoral de São Paulo. Além de lutar contra um tipo raro de câncer e ter apenas 5% da capacidade de respirar, Diego Mendes convive com a falta de médicos especialistas para realizar o tratamento. Segundo a mãe do garoto, Cristiane Regina Mendes, o jovem já passou por três cirurgias em um período de quatro anos, por conta de um tumor de Wilms. “Na primeira, ele tirou o rim e metade do baço. Depois de seis meses de alta, a doença atacou baço, pâncreas e pulmão. Após isso, ele acabou ficando com 5% de capacidade de respirar”, disse. De acordo com o G1, na última semana, logo após a última cirurgia pela qual foi submetido, o garoto teve complicações e precisou retornar ao hospital. Segundo o superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Santos, Augusto Capodicasa, o hospital está trabalhando para conseguir médicos que atendam ao garoto. Diego passará por uma consulta, na próxima quarta-feira (27), em um hospital referência neste tipo de doença, em São Paulo.

Impeachment: PT vive onda de deserções e perde 1 de cada 5 prefeitos

A possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) impulsionou o movimento de debandada de prefeitos petistas para outros partidos políticos. A seis meses das eleições municipais, levantamento feito pela Folha no sistema de filiação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que, de cada cinco prefeitos do PT eleitos em 2012, um deixou o partido. Os dados mostram filiações e desligamentos concluídos até o dia 15 de abril. Ao todo, 135 dos 638 prefeitos eleitos pelo PT pediram desfiliação ou foram expulsos do partido. O maior desgaste da legenda está concentrado em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, mas o movimento também atingiu estados comandados por petistas, como Bahia e Minas Gerais.

Ong denuncia desaparecimento de animais recolhidos pela prefeitura em Rio de Contas Foto: Divulgação

De acordo com denúncia da Associação Protetora dos Animais da Região Sudoeste do Estado da Bahia, animais recolhidos pela prefeitura do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, desapareceram. A associação informou que no espaço que a prefeitura mantém para acomodar os animais recolhidos, que fica localizado aos fundos da sede da administração municipal, há apenas uma cadela grávida. A Ong denunciou ainda que os animais recolhidos sofrem maus tratos no local. Isso porque no abrigo, onde as instalações são precárias, não há água e nem ração. Integrantes da entidade tentaram contato com o coordenador da guarda municipal, com o secretário de administração e com a secretaria municipal de saúde, mas nenhum deles soube informar sobre o paradeiro dos animais. No último dia 12, a diretoria da Ong protocolou ofício no gabinete do prefeito e também na a Secretaria Municipal de Saúde exigindo uma posição sobre o desaparecimento dos animais e acerca da denúncia de maus-tratos.

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298/(77) 99962-3010/(77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Arquivo