Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2019"

04 Abr 2019 - 14:30h

O artista plástico Lêdo Ivo foi notificado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, no norte da Bahia, após expor quatro esculturas criadas por ele, em alguns pontos da cidade, sem autorização. O material foi colocado nas ruas nesta semana, e chamou a atenção da população. Em um bairro, o artista instalou um grande ovo rosa. Em outro, um jumento branco, com cascos vermelho. Já em um terceiro ponto, foram colocados um lampião e um vaqueiro ao lado de uma criança. “Eu prefiro fazer na população, sugerindo locais que convenham à história e ao espaço daquele local, valorizando. É como se fosse uma consulta popular”, conta Lêdo Ivo. De acordo com o artista, a intenção era de as obras ficassem expostas para os moradores da cidade por seis meses. Contudo, em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informou que Lêdo deve remover o material até a quinta-feira (3).

Conforme a pasta, o artista deveria ter solicitado autorização para o uso do solo, antes de expor as esculturas, porque “existem regras e prazos a serem obedecidos para esta finalidade”. No comunicado, a Secretaria disse ainda que “o valor artístico das obras não está acima das leis de ordenamento urbano”. Lêdo contesta: “Minha obra é para ficar na rua. Eu tenho o direito, como artista, de investir neste espaço, e de me dirigir diretamente à população para perguntar: 'O que vocês pensam?'. E, depois, o poder público tá aí para pensar o que ele pense e tomar as atitudes que ele tenha para fazer. Mas eu acho que é desnecessário que a arte peça autorização para o poder público”. Questionado sobre a remoção das obras das ruas, o artista informou à reportagem, que está com problemas de saúde e não vai se pronunciar sobre o assunto no momento.

04 Abr 2019 - 14:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os moradores da Rua República Sul-Africana, no Bairro Olhos D'água, em Brumado, reclamam da situação deplorável em que a via se encontra. O local está cheio de buracos e a pavimentação foi quase totalmente carregada pelas últimas chuvas. O morador Carlinhos Araújo afirmou que o problema tem cerca de 4 anos. “A República Sul-Africana não existe mais”, disse. Segundo ele, para sair com os carros e motos das garagens, os moradores precisam fazer um verdadeiro malabarismo para desviar dos buracos, correndo o risco de se acidentarem. O morador ainda cobrou do poder público o investimento do dinheiro pago através do IPTU no conserto da rua. “A situação da rua aqui é cruel”, reiterou Carlinhos, que está desesperançoso com uma iniciativa da prefeitura.

04 Abr 2019 - 12:00h

Os moradores do Bairro Olhos D'água, em Brumado, cobram do poder público a retomada das obras do Parque da Cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador da Rua Senegal, Valdenor Senna, popular Val, disse que a primeira etapa do parque pode ser a primeira e única, tendo em vista que as obras estão paralisadas e sem previsão de serem retomadas. O morador afirmou que a prefeitura não dá uma resposta à comunidade e que não adianta a realização de um abaixo-assinado, pois, segundo ele, o documento ficará engavetado.

“Cadê o poder público, o vereador que representa a comunidade e o presidente da associação de bairro que não se manifestam?”, questionou. Para o morador, pelo visto, a obra, que teve início durante o período eleitoral, foi uma enganação para conseguir votos e fazer o eleitor de besta. Essa primeira etapa da obra seria inaugurada no mês de maio. “Eles estão fazendo uma verdadeira gambiarra. Estamos à mercê”, criticou.

04 Abr 2019 - 11:30h

A Venezuela está sob “emergência humanitária complexa”, afirma relatório da ONG norte-americana Human Rights Watch divulgado nesta quinta-feira (4). Observadores da organização e especialistas em saúde pública examinaram o colapso médico venezuelano, com aumento na transmissão de doenças infectocontagiosas no país. De acordo com o G1, no texto, a Human Rights Watch pede à Organização das Nações Unidas uma “resposta contundente” ao regime de Nicolás Maduro. Segundo o relatório, o governo chavista não só se provou ineficiente para conter a crise como a piorou e “se esforçou para suprimir informações sobre a dimensão e a urgência dos problemas”. No relatório, a ONG menciona dados da Organização Pan-Americana de Saúde que indicam apenas um caso de sarampo registrado entre 2008 e 2015 na Venezuela. Desde junho de 2017, o número de casos confirmados da doença ultrapassou 6,2 mil. A Human Rights Watch também alerta que o colapso na saúde pública na Venezuela se agravou por causa do desabastecimento de comida sofrido pelo país. Um relatório da ONU divulgado na semana passada mostrou que 3,7 milhões de venezuelanos estão desnutridos.

04 Abr 2019 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, um carteiro que preferiu não se identificar denunciou que os profissionais têm encontrado dificuldades para entregar encomendas por conta das condições de trafegabilidade de algumas ruas da cidade de Brumado. Segundo ele, um dos bairros mais críticos para se trabalhar é o Olhos D'água em razão da quantidade de buracos em algumas vias. 

“O carro acaba estragando. Uma entrega que é pra ser mais rápida, acaba levando muito tempo por causa da buraqueira”, criticou. O carteiro apelou ao poder público para que dê especial atenção ao setor de infraestrutura e se coloque no lugar do morador para conserto das vias, principalmente dos bairros periféricos.

04 Abr 2019 - 10:35h

Na manhã desta quinta-feira (04), um homem identificado como Eliseu Silva Moreira morreu atropelado por um trem em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu na linha férrea da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) que cruza o município. A Polícia Militar esteve no local e já encontrou o homem sem vida. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde constatou-se fraturas no braço e na cabeça compatíveis com atropelamento.

04 Abr 2019 - 10:30h

A médica Thais Assis, que faz parte do quadro clínico da Mais Vida, retornou aos atendimentos após licença maternidade, destacando que não é só de obesidade que esta especialidade trata, ao contrário do que muitos pensam sua importância vai muito além, pois cuida dos transtornos das glândulas endócrinas, que são os órgãos responsáveis por secretar hormônios no sangue. Entre os principais problemas tratados pelo endocrinologista estão a diabetes, a osteoporose e disfunções na glândula tireoide. Nas crianças, o especialista atua tratando as disfunções hormonais que acontecem desde o dia do nascimento até o final da adolescência, que podem vir a trazer consequências ao desenvolvimento e qualidade de vida quando adulto. O especialista em endocrinologia diagnostica e trata os problemas de ordem hormonal, tendo como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente, já que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, o endocrinologista é o responsável pelo bom funcionamento do corpo como um todo. Bem, como você já conhece algumas situações em que o endocrinologista pode ajudar a recuperar sua saúde, fique atento. Procure um profissional ao surgimento de algum sintoma para avaliação.  Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

04 Abr 2019 - 10:00h

Na segunda-feira (01), em deslocamento pela BR-030, próximo ao entroncamento do Distrito de Mutans, em Guanambi, a 141 km de Brumado, a Caesg notou a presença de um indivíduo que tentou fugir ao ver a guarnição. Segundo a polícia, durante a fuga, ele abandonou alguns objetos às margens da rodovia, dentre os quais estava uma espingarda artesanal, do tipo chumbeira, e materiais para recarga. Foram realizadas buscas nas imediações, mas o indivíduo não foi localizado. A espingarda e todo material foram apresentados na delegacia local.

04 Abr 2019 - 09:30h

Estudo publicado recentemente concluiu que os cigarros eletrônicos são mais eficazes para ajudar na desistência do cigarro convencional do que outros produtos para reposição de nicotina, como adesivos e chicletes. No entanto, a utilização do produto pode trazer sérios perigos para a saúde, como convulsões, revelou alerta publicado nesta quarta-feira pela FDA – agência americana responsável por regular medicamentos. No comunicado, a entidade informou que houve um ligeiro aumento no número de relatos sobre cigarros eletrônicos estarem envolvidos em episódios de convulsões desde junho do ano passado. As manifestações envolveram principalmente adolescentes e jovens e ocorreram logo depois de alguns tragos ou até um dia após o uso. “Ainda não podemos dizer com certeza que os cigarros eletrônicos estão causando essas convulsões. [Mas] estamos compartilhando essas informações precoces com o público porque, como uma agência de saúde pública, é nosso trabalho comunicarmos possíveis problemas de segurança associados aos produtos que regulamos e que estão sob investigação científica da agência”, explicou Scott Gottlieb, representante da FDA, em nota. Segundo a agência, foram identificados 35 casos entre 2010 e o início de 2019 – tornando-se motivo para apreensão. Embora o relatório esclareça que vários casos de convulsão tenham ocorrido em indivíduos com histórico da condição ou com usuários que associaram outras substâncias, como maconha e anfetamina, ao uso do cigarro eletrônico, a FDA ressaltou que episódios convulsivos são efeitos colaterais muito conhecidos do envenenamento por nicotina, que também pode causar vômitos e lesões cerebrais.

04 Abr 2019 - 09:00h

A Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc publicou edital para seleção de alunos para cursos de graduação, na modalidade à distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Para o Polo da UAB em Brumado, serão ofertadas 30 vagas para o curso de licenciatura em Biologia. As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, terão início nesta quinta-feira (04) e vão até o dia 30 de abril. Vale lembrar que as vagas são para o público em geral. Os cursos são totalmente gratuitos, com duração de 4 anos. O edital e demais informações estão disponíveis no link.

04 Abr 2019 - 08:30h

Mais de 100 lideranças das áreas sindical, empresarial, jurídica estudantil, religiosa e de bancos apresentaram nesta quarta-feira, 3, um manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, as lideranças dizem ser “inadmissíveis” os ataques e discursos de “ódio e violência” contra o Supremo e que a democracia não permite “retrocessos institucionais”. Um dos organizadores do manifesto é o líder do partido Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O documento tem também a assinatura do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, e do presidente da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab), Robson Rodovalho. Também assinam lideranças como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Dias; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, e os presidentes das seis maiores centrais sindicais do Brasil. Todos assinam o manifesto junto com outras dezenas de representantes de sindicatos e entidades patronais.

04 Abr 2019 - 08:00h

Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), o Projeto Pai Presente será implantado ainda este ano, na Comarca de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O objetivo é reduzir o número de indivíduos sem paternidade reconhecida nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. A realização do exame de DNA é gratuita, devendo os interessados procurar o Cejusc, que funciona ao lado do Fórum Elemar Klinger Spínola, onde receberá todas as informações. No local, deve-se apresentar os documentos de identificação e residência da mãe, documento de identificação do suposto pai e documento ou certidão de nascimento do filho.

04 Abr 2019 - 07:30h

A mulher de 53 anos que foi presa por arremessar o neto, um bebê de dois meses, da janela da casa onde mora, disse à polícia ter cometido o crime por não gostar do namorado da filha. Familiares disseram à polícia que ela tem problemas psicológicos. O caso aconteceu na quarta-feira (3), no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, após a suspeita chegar em casa e encontrar a filha com o namorado. A criança está internada em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE). Eli Machado de Souza foi levada para a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), por volta das 11h30. Em depoimento à delegada Simone Malaquias, plantonista da Dercca, a suspeita detalhou que estava na igreja e, ao chegar na residência, encontrou a filha com o rapaz. Ela disse que ficou revoltada com a situação por não gostar do rapaz e não concordar com o relacionamento, e resolveu jogar a criança da janela. À polícia, Eli Machado disse ainda que a filha e o namorado tentaram agredi-la com socos, depois que ela arremessou o bebê da janela. De acordo com a delegada, há conflitos no depoimento de Eli e de testemunhas do crime. A delegada informou ainda que Eli Machado será submetida a exames psicológicos e de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues. Testemunhas do crime e parentes da vítima já foram ouvidas. A mãe da criança ainda não prestou depoimento, porque acompanha o bebê, que está internado no HGE. De acordo com o G1, Eli Machado ficará detida na Dercca até a audiência de custódia, quando juiz vai determinar se a prisão em flagrante será convertida em prisão preventiva ou não. Ela deve ser autuada por tentativa de homicídio.

04 Abr 2019 - 07:00h

A empresária e artesã Marlene Marques começou a produzir sabonetes com formato e cheiro característico de frutas há aproximadamente um ano em seu próprio ateliê na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. A MM Cherry Exclusividade Artesanal oferece aos seus clientes sabonetes artesanais de glicerina, além de velas aromáticas, velas para massagens, hidratantes corporais, sabonetes em gel, aromatizadores de ambientes e peças decorativas em MDF. Segundo a artesã, por ser uma novidade na cidade, a procura pelos sabonetes tem sido muito boa. Além de produtos à pronta-entrega, a MM Cherry também trabalha com encomendas.

04 Abr 2019 - 00:00h

A Promotoria de Justiça de Brumado instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para averiguar as denúncias feitas por pais de alunos das escolas estaduais no município. Segundo eles, a Secretaria de Educação da Bahia não estaria disponibilizando nas unidades monitores ou cuidadores para alunos do Ensino Médio com necessidades especiais. A falta dos profissionais constitui desrespeito ao direito da educação inclusiva. O Ministério Público (MP) quer saber o número de estudantes com deficiências físicas ou mentais em todos os estabelecimentos estaduais em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, e a existência ou não de profissionais especializados para assisti-los.

03 Abr 2019 - 16:30h

Um caminhão com carga de cigarros contrabandeados tombou na madrugada desta quarta-feira (3), na BR-116, trecho da cidade de Jequié, no sudoeste do estado. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após tombar na pista, o caminhão, com placa de São Paulo, ainda pegou fogo. Não há registro de feridos. O motorista do caminhão não foi achado no local do acidente e a polícia suspeita que ele tenha fugido. A PRF informou que, com o incêndio, parte da carga pegou fogo e outra parte foi saqueada. A polícia não tem detalhes das causas do acidente, mas também suspeita que o caminhoneiro dormiu ao volante. Alguns pacotes que não foram saqueados caíram na rodovia. O caminhão ficou destruído com o acidente.

03 Abr 2019 - 16:00h

Na terça-feira, 02 de abril, foi celebrado o Dia Mundial do Autismo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a mãe de uma criança com a síndrome, Elianar Guimarães dos Santos disse que lidar com uma criança autista no dia a dia propõe muitos desafios e não é fácil. “A gente se depara com algumas questões que são básicas e extremamente necessárias para inclusão do autista na sociedade. As políticas públicas não são efetivadas, a inclusão social e, sobretudo, escolar, a empatia das pessoas de se colocar no lugar do outro e compreender e respeitar as diferenças. A gente lida com todas essas questões”, destacou. Para ela, a dificuldade maior diz respeito ao acesso ao tratamento, que é muito importante para o autista desenvolver determinadas habilidades. Para chamar a atenção das autoridades para a realização de ações concretas e políticas públicas de inclusão social, além de promover a não romantização da doença, um grupo de mães de crianças autistas realizou um evento especial na Praça Coronel Zeca Leite, na noite de ontem. “O que nós precisamos é pedimos é que as pessoas se conscientizem sobre os direitos do autista e a sua inclusão na sociedade. Essa inclusão só pode acontecer com a informação. A gente precisa conhecer para respeitar”, completou. Na oportunidade, foi feito um abraço azul entre as mães e os seus filhos autistas para simbolizar essa inclusão. O grupo de mães é mantido pela Casa da Amizade e pelo Rotary Club de Brumado.

03 Abr 2019 - 15:30h

Uma mulher foi presa após o cão farejador da polícia encontrar 160 Kg de maconha na casa onde ela estava, na cidade de Santo Estevão, na terça-feira (2). Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), policias receberam denúncias anônimas e foram até a casa, na Avenida Cardeal da Silva. Após autorização da mulher, a polícia entrou no imóvel e fez buscas pelo local, onde encontrou, com ajuda do cão farejador, a substância em vários cômodos. Ainda segundo a SSP, a mulher e a substâncias foram encaminhados para a delegacia de Feira de Santana, cidade da mesma região. A Polícia Civil investigará o caso.

03 Abr 2019 - 15:00h

Na última semana, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), instruído pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, teve início na cidade de Maetinga, a 72 km de Brumado. O projeto, cujo tema é “Caindo na Real”, visa levar às crianças informações sobre os riscos letais das drogas. Além disso, o programa, que acontecerá durante um período de 10 aulas, terá em seu encerramento uma cerimônia de solenidade de formação, com juramento e entrega de certificados, seguida de premiações para os alunos que se destacarem em poesias e redações sobre os temas trabalhados.

03 Abr 2019 - 14:30h

O servidor municipal Gabriel Aguiar Pereira de Souza, de 22 anos, foi encontrado morto dentro de um banheiro da Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, nesta quarta-feira (3). O corpo foi achado por uma funcionária da limpeza que desconfiou que a porta do banheiro estava trancada e o despertador de um celular estava tocando sem parar, informou a Polícia Civil. De acordo com a polícia, a princípio, o corpo não apresenta marcas de violência. O caso foi registrado na 127ª Delegacia de Polícia. A Prefeitura informou que foi decretado luto oficial de três dias pela morte do servidor que exercia o cargo de supervisor. “Um jovem carismático e comprometido com seu trabalho, e em melhor atender a população de Búzios, era muito querido por todos. Lamentamos e nos unimos à dor de todos os seus familiares”, disse em nota a Prefeitura enviada ao G1.