Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
fechar

Presos arrombam celas, furtam submetralhadoras e morrem em confronto com a polícia em Caetité

Na última sexta-feira (19), três detentos considerados de alta periculosidade fugiram da delegacia territorial do município de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os meliantes adentraram na sala de administração da delegacia local, subtraindo armas de grosso calibre e munições de propriedade da polícia civil. 

Presos arrombam celas, furtam submetralhadoras e morrem em confronto com a polícia em Caetité

Dois dos foragidos, são:  Marcelo Pereira de Castro, vulgo Chuck e Thiago Chiringa. Eles morreram em seguida, após receber a polícia a tiros em um matagal da cidade, durante uma operação conjunta entre as policias Civil, Militar e Cipe Sudoeste. Durante a ação os objetos subtraídos da delegacia foram recuperados, sendo duas submetralhadoras, uma espingarda calibre 12 e dois revólveres.

Paramirim: Cipe Sudoeste prende dupla acusada de tráfico de drogas Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Uma dupla foi presa no final da tarde da última sexta-feira (19), na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, acusada de tráfico de drogas. Segundo informou a Cipe Sudoeste ao site Achei Sudoeste, uma guarnição em rondas pelo referido município, na Avenida Macaúbas, abordou os indivíduos: Carlos Henrique Pereira da Silva e Alan Gustavo de Jesus Souza. Após a abordagem, foram encontradas cinco petecas de substância semelhante à maconha. Dando continuidade, os indivíduos foram questionados pelos policiais sobre a origem da droga, momento em que eles informaram que em suas respectivas residências haveria mais drogas. Feito o deslocamento, foram encontradas na casa de Carlos Henrique, mais 5 petecas de substância análoga à maconha e na casa de Alan, dentro de blocos, em um quarto no fundo, mais quinze petecas da mesma substância análoga à maconha. Além das drogas, a polícia ainda apreendeu 2 celulares e R$ 46,25 em espécie. A dupla foi apresentada na delegacia de Livramento de Nossa Senhora.

Criança de 10 anos é baleada na perna durante assalto a supermercado no sul da Bahia

Uma criança de 10 anos foi baleada durante um assalto em um supermercado da cidade de Mascote, localizada na região sul da Bahia. O crime ocorreu por volta das 18h da quinta-feira (18) e foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento. De acordo com a polícia, dois homens chegaram em uma moto e entraram armados e usando capacetes no estabelecimento comercial. Eles anunciaram o assalto e recolheram celulares e uma quantia do caixa do supermercado. Ao saírem, no entanto, os suspeitos atiraram em direção às pessoas que estavam no local e um menino foi atingido na perna. De acordo com o G1, a vítima foi encaminhada para um hospital de Itabuna, entretanto não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela. Equipes da Polícia Militar foram encaminhadas ao local, mas os suspeitos já tinham fugido.

Equipe econômica prepara privatização dos Correios Foto: Divulgação

Em uma entrevista nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que seria “um salto muito grande” se o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aceitasse a privatização da Petrobras. No entanto, disse que o presidente cedeu em sua resistência quanto a venda de outra empresa. Segundo fontes do governo, a estatal que será vendida são os Correios. Desde o sinal verde dado internamente pelo presidente, a equipe econômica se debruça para estruturar a venda da estatal. De acordo com a Veja, o objetivo é garantir liberdade para que a empresa se modernize e se adeque às mudanças promovidas pelo comércio eletrônico quando estiver desvinculada do estado.

Manhã é melhor momento do dia para engravidar, diz estudo Foto: Thinkstock/Veja

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia. “A testosterona e o corticoide são hormônios com produção aumentada durante a madrugada, o que pode garantir melhor qualidade do esperma no período da manhã”, explica Guilherme Woods, especialista em reprodução humana. A pesquisa ainda revelou que ao longo de março, abril e maio, os espermatozoides apresentam tamanho e forma mais saudável para fertilizar o óvulo. No caso do estudo, realizado na Suíça, esses meses representam a primavera, estação com temperaturas mais amenas. Por outro lado, no verão houve declínio e perda na qualidade do sêmen. Isso ocorre porque as células que produzem os espermatozoides são muito sensíveis às variações climáticas. “A temperatura dos testículos precisa ser 2,5°C mais baixa do que a temperatura corporal para que a produção não seja prejudicada”, disse Woods. Em estações mais quentes ainda há maior exposição à luz, fator que interfere na produção hormonal. Como nenhum estudo do gênero foi feito no Brasil, é difícil determinar quais meses são mais propícios para a gravidez, especialmente porque na maior parte do país as estações não são bem definidas. No entanto, como a temperatura foi fator determinante para os resultados, estima-se que para os homens brasileiros, a primavera – que vai de setembro a dezembro – também seja a estação que oferece as melhores chances de fecundação. A pesquisa, realizada pelo Hospital Universitário de Zurique, acompanhou 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade, e analisou fatores como concentração (quantidade de espermatozoides na amostra), motilidade progressiva (capacidade de movimentação, fundamental para o encontro com o óvulo e a fertilização) e morfologia do sêmen (características físicas).

Mãe de recém-nascido deixado em rodoviária é localizada após denúncia em Vitória da Conquista Foto: Anderson Oliveira

A mãe do bebê recém-nascido que foi abandonado na Rodoviária de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi localizada pelo Conselho Tutelar de Barra do Choça, na quarta-feira (17). Segundo informações da entidade, a mulher, que não teve a identidade revelada, foi encontrada após uma denúncia anônima. A mãe da criança passa por transtornos emocionais e receberá assistência psicológica. O órgão não informou o teor do depoimento prestado pela mãe. De acordo com o Conselho Tutelar, a mulher pediu para outra pessoa segurar a criança enquanto ia ao banheiro e não voltou, na terça-feira (16). O órgão tomou conhecimento sobre o caso depois que a passageira com quem a mulher deixou o bebê denunciou o abandono. Segundo o G1, o bebê foi levado para o Hospital Municipal Esaú Matos, onde foi atendido e liberado. Ainda segundo informações da entidade, a criança tinha pouco mais de 24 horas de nascida quando foi abandonada. Conforme o Conselho Tutelar, a declaração de nascimento foi encontrada com o bebê, confirmando que ele havia nascido no hospital para onde foi socorrido, com 2,850 kg e 49 cm de comprimento. Após atendimento na unidade de saúde, o Conselho Tutelar encaminhou o recém-nascido para uma casa de acolhimento da cidade, onde permanece sob medida protetiva.

Curso de Energia Solar será realizado na cidade de Brumado entre os dias 25 e 28 de abril

O Curso de Energia Solar Fotovoltaica será promovido pela empresa Eletec Cursos na cidade de Brumado, com aulas práticas e teóricas. As aulas serão ministradas na Unicesumar, entre os dias 25 e 28 de abril. O curso visa qualificar e certificar profissionais para trabalharem no segmento. De acordo com o professor Edson Meirelles, sócio da Eletec Cursos, este é o setor que mais cresce no mundo e a região possui o maior potencial para geração de energia solar no país. Os interessados devem entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (77) 99944-6138.

Luís Eduardo Magalhães: Homem é preso suspeito de manter a esposa em cárcere privado Foto: Reprodução/TV Oeste

Um homem foi preso, nesta quinta-feira (18), suspeito de manter a companheira em cárcere privado, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. De acordo com a polícia, Anísio Pereira, de 29 anos, foi detido após denúncia anônima. Na residência do casal, a polícia encontrou uma arma de fogo. A vítima, que não teve identidade divulgada, não prestou depoimento nesta quinta, mas informou a polícia que foi agredida fisicamente pelo marido. Segundo o G1, Anísio deve responder por cárcere privado, além de crime de violência contra a mulher. A polícia não detalhou se ele tinha autorização para portar a arma de fogo.

Polícia Militar mobiliza Operação Semana Santa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) está mobilizando a Operação Semana Santa na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Ferraz destacou que a operação visa reforçar o policiamento, através de rondas e abordagens, durante o feriado prolongado a fim de evitar a ocorrência de práticas criminosas. Segundo o Tenente, o efetivo será aumentado e as viaturas irão circular especialmente em pontos estratégicos. O objetivo, segundo ele, é aumentar a sensação de segurança e tranquilizar a comunidade.

Barra da Estiva: Homem não aceita fim do relacionamento, mata namorada e ainda alveja mais duas pessoas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Barra da Estiva, um homem matou a namorada e ainda atingiu mais duas pessoas. O crime chocou a comunidade e repercutiu em toda região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado responsável Joildo Souza disse que o homicídio foi motivado porque o autor não aceitava o fim do relacionamento. Inconformado, ele apareceu armado na casa da mãe da ex-namorada e acertou um tiro no rosto da mesma. Em seguida, também atingiu a ex-sogra com um tiro na cabeça e um amigo da família com três tiros. Este último encontra-se em estado grave. Segundo o delegado, o homem está foragido e a polícia civil, com o apoio da polícia militar, tem realizado várias diligências na tentativa de localizá-lo. “Ele ainda está na região”, garantiu Souza. O suspeito deverá responder por homicídio e duas tentativas de homicídio.

Cipe Sudoeste inicia Operação Tiradentes para coibir delitos durante feriado de Páscoa Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Nesta quinta-feira (18), a Cipe Sudoeste - Caesg iniciou a Operação Tiradentes na região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da instituição, Major Edson Mascarenhas, disse que objetivo maior da operação é trazer uma sensação de segurança maior para a comunidade nesse período de feriado. “Mesmo caindo no domingo, a gente sabe que existem pessoas que se deslocam para casa de seus parentes para passar esse momento em família e, por consequência disso, existe uma movimentação também de oportunistas de plantão que queiram praticar determinados delitos”, afirmou. Pensando ainda na famosa saidinha de Páscoa nos presídios da região, o comandante informou que a polícia irá intensificar os pontos de abordagem e investigação a fim de coibir o tráfico de drogas e armas.

Polícia Rodoviária Estadual intensifica Operação Semana Santa na região sudoeste da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deu início à Operação Semana Santa nas estradas da região sudoeste. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Mota disse que a PRE trabalhará aumentando a fiscalização no trânsito com o objetivo de coibir os excessos e prevenir a ocorrência de acidentes. “A gente vai ter um aumento de efetivo e de algumas operações específicas com o uso de radar de velocidade justamente para tentar coibir os excessos e atuar àqueles que forem pegos em situações de flagrante”, informou. Devido ao aumento do tráfego de veículos no período de feriado, o Capitão destacou que o recolhimento de animais nas estradas já havia sido iniciado anteriormente. Alguns policiais foram convocados em regime extraordinário a fim de reforçar o policiamento nas rodovias da região. Na operação, segundo Mota, também será usado o etilômetro para atestar a embriaguez ao volante. O uso de radares e etilômetro geram uma precaução maior por parte dos motoristas, conforme afirmou o Capitão.

Cuide de seu coração na Clínica Mais Vida com exame de Holter

Os problemas decorridos de complicações no coração são, segundo pesquisas os que mais matam no mundo, desta forma médicos e pesquisadores analisam e estudam estratégias a fim de diminuírem essa incidência. A boa alimentação, prática de exercícios, evitar estresse são fatores importantes que auxiliam na incidência de problemas com esse órgão, mas um fator que tem sido considerado essencial é o atendimento rápido ao paciente. Desta forma a cardiologista, Grazziela e a Clínica Mais Vida sempre com a preocupação de oferecer o melhor atendimento com agilidade e eficácia, estão otimizando o atendimento cardiológico, passando agora a ofertar o exame de Holter, um grande aliado para diagnóstico e tratamento de muitas doenças do coração.  Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante 24 horas do dia ou mais, podendo assim detectar alterações que em geral não aparecem em um exame de tempo limitado, como no ECG de repouso. Não espere que seu coração dê um grito de alerta. Procure um cardiologista e faça um check-up. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Idosa morre após ser atropelada por moto no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (18), a idosa Tereza Neves de Souza, de 73 anos, morreu depois de ser atropelada por um moto na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente ao extinto Derba, no centro de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste junto à polícia, a idosa teria atravessado a via correndo, não dando tempo para o condutor frear. A idosa foi arremessada para o alto e caiu de cabeça no chão. Ela chegou a ser socorrida pelo Samu 192, mas não resistiu ao dar entrada no hospital. O casal que estava na moto, com placa de Birigui, no interior de São Paulo, também foi socorrido. 

Idosa morre após ser atropelada por moto no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O caso foi registrado na delegacia para investigação das causas do acidente. A Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram no local registrando a ocorrência e controlando o tráfego no local. A idosa residia no Bairro Dr. Juracy e havia sido operada recentemente de catarata.

Jovem com mandado de prisão de homicídio em Jacobina é preso em Paramirim Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil de Paramirim, a 129 km de Brumado, cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor do jovem Pedro Iuri de Oliveira Brandão, vulgo Mike, de 21 anos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Iuri é suspeito de integrar uma organização criminosa e de ter tentado matar um adolescente no Bairro Caixa D’água, no município de Jacobina, em maio do ano passado. A Polícia Civil de Jacobina também investiga a participação de Iuri em outros homicídios. O indivíduo deverá permanecer custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Paramirim até remoção para uma unidade prisional.

O Brasil teve uma queda de 25% no número de assassinatos nos dois primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Essa é a primeira parcial divulgada no ano. De acordo com a ferramenta, houve 6.856 mortes violentas no primeiro bimestre de 2019. O dado só não comporta o Paraná. O governo do estado informa que os números de janeiro e fevereiro ainda estão sendo tabulados para posterior divulgação. Tirando o Paraná, houve 9.094 assassinatos no mesmo período de 2018. Ou seja, uma queda de 25%. A queda é puxada principalmente pelos estados do Nordeste, que, juntos, registram a redução mais significativa do número de mortes (34%) – somente no Ceará o índice diminuiu 58%.

Câmara de Vereadores aprova projeto de lei para implantação de Corpo de Bombeiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em primeira votação, o projeto de lei nº 009/2019, de autoria do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Brumado. A proposta autoriza a Administração a celebrar convênio com o Estado da Bahia, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, bem como firmar Termo de Cessão de Uso de Imóvel para a execução de serviços de prestação e combate a incêndios, além de busca, resgate e salvamento de pessoas. O terreno doado pelo Município tem 5.487,23 m² e fica localizado na Rua Teotônio Souza Silva, no Bairro Novo Brumado.

Life Print oferece os melhores serviços gráficos e de impressão em Brumado

Em Brumado, a gráfica Life Print trabalha com serviços gráficos, impressão digital, off set, além de toldos e placas. Tudo com excelência e qualidade. A melhor impressão pelo melhor custo benefício. Para conhecer os serviços prestados na gráfica e encomendar o seu material, dirija-se à Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro Das Flores. O telefone é: (77) 99969-3777.

Brumado: Prefeito comemora aprovação do projeto que cria a Agerb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 008/2019, de autoria do poder executivo municipal, para criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb), foi aprovado em sessão nesta quarta-feira (17). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o projeto foi aprovado com 45 anos de atraso, visto que, desde que o Município realizou a concessão dos serviços à Embasa, já era prevista a criação do órgão de regulação. “É preciso que exista um organismo que fiscalize a empresa. A empresa não pode nadar de braçada e fazer o que quer não”, destacou. O gestor comemorou a aprovação da proposta, mas voltou a frisar que o benefício veio tardiamente, permitindo que a Embasa executasse as operações à revelia em Brumado.

Governo negocia texto da Previdência para facilitar aprovação Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quarta-feira (17) que negocia alterações no texto da reforma da Previdência para facilitar a aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A votação na CCJ estava marcada para esta quarta. Na última segunda (15), porém, o governo anunciou um acordo para adiar para a próxima semana. Mesmo assim, deputados aliados se articularam para tentar antecipar a votação. Mas a votação ficou para a próxima semana. “Tivemos uma primeira conversa com membros de vários partidos, que têm algumas restrições ao projeto como ele se encontra. Iniciamos um diálogo. Mas não existe meio acordo. O acordo tem que ser feito por inteiro. Vamos continuar a conversar”, afirmou o secretário. “Se o acordo for celebrado até sexta-feira, ou segunda-feira, na terça-feira a votação se dará sem obstrução e seguiremos para a comissão de mérito”, acrescentou. Rogério Marinho deu as declarações após se reunir com parlamentares de partidos como PRB, PP e PSL.

Polícia recupera bovinos e suínos furtados no meio rural de Rio do Antônio e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após intenso trabalho de investigação, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, conseguiu elucidar os furtos de animais ocorridos no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio e região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a delegada responsável, Ellen Lages Pierote, informou que os animais, 05 porcos, 01 vaca e 01 bezerro, foram localizados em uma propriedade pertencente ao município de Malhada de Pedras. Segundo ela, os animais já foram restituídos aos proprietários. A delegada disse que esse tipo de prática tem sido recorrente na região e a ação da polícia visa coibir os furtos e dar uma resposta à sociedade. Pierote acredita que os animais seriam abatidos e vendidos no mercado clandestino. Os autores dos furtos conseguiram fugir ao perceberam a aproximação dos policiais.

Brumado: De cara nova, Praça Dr. Nelson Lula será inaugurada nesta quinta-feira (18) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reforma da Praça Dr. Nelson Lula, em Brumado, está em sua fase final. Depois de alguns meses de atraso, a inauguração acontecerá nesta quinta-feira (18), oferecendo um novo espaço de lazer e entretenimento aos brumadenses. 

Brumado: De cara nova, Praça Dr. Nelson Lula será inaugurada nesta quinta-feira (18) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Docina Pinto Viana elogiou o trabalho que está sendo feito pela Administração Municipal no local. Para ela, a revitalização da praça deu outra cara ao local, que ficou muito mais bonito e agradável. “Tá muito bonito. O pessoal está muito alegre e satisfeito com o que foi feito aqui”, disse. 

Brumado: De cara nova, Praça Dr. Nelson Lula será inaugurada nesta quinta-feira (18) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A nossa reportagem também conversou com o engenheiro responsável pela obra, Ricardo Palmeira, que relatou que o espaço conta com área verde, fontes, parque infantil e quiosques. “Uma praça que foi pensada para beneficiar toda a população”, completou. O empreiteiro aposta que o local será um novo ponto de encontro das famílias brumadenses. Ele também prevê a valorização comercial da região.

'Oposição é a viúva de Geddel', dispara prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (17), foi aprovado o projeto de lei que prevê a criação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Água e Esgotamento do Município de Brumado (Agerb). A bancada de oposição, composta pelos vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), votou contra a proposta alegando que a criação do órgão irá gerar ônus para o Município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) afirmou que a oposição em Brumado só sabe ser contra, não importa qual o governo. “Ser oposição por oposição como acontece em Brumado. Essa oposição, que por muito tempo eu chamei de 'as viúvas de Geddel', e que hoje se dizem PT, tem vocação pra ser PT mesmo, porque só sabem ser contra. Isso não é ser oposição, ser oposição é se contrapor àquilo que é ruim”, rebateu.

Arquivo