Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Secretário de Vigilância pede demissão do Ministério da Saúde Foto: Reprodução/TV Globo

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã desta quarta-feira (15). A informação foi divulgada em nota oficial do ministério. De acordo com o G1, a saída de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus. Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus. Wanderson, assim como o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus.

Brumado: Família desabrigada recebe auxílio da prefeitura e defesa civil avalia outras casas em risco de desabamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defesa Civil, as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social de Brumado estiveram, na manhã desta quarta-feira (15), na Rua Aloísio de Castro Gomes, no Bairro Dr. Juracy, onde uma casa desabou durante a madrugada (veja aqui). Membro da Defesa Civil, o secretário municipal de infraestrutura, Gilton Lélis, disse que, em avaliação prévia, o órgão constatou que a outra parte da casa pode desabar a qualquer momento. “De imediato, já estamos tomando todas as providências. Vamos escorar a residência e tirar todo material pra fazer a demolição e evitar que tombe mais partes da casa”, informou. Segundo Lélis, outro imóvel na mesma via está em situação semelhante, com risco de desabamento. “Vamos tentar tirar essa outra família desse lugar. Outras casas em uma rua distinta também vão ser avaliadas. Vamos traçar um mapa e identificar todos os pontos de risco”, completou. Por sua vez, a secretária de desenvolvimento social, Ednéia Ataíde, declarou que, no que se refere à família desabrigada, o Município irá abrigá-la em local seguro, bem como vai colher todas as informações necessárias para prestar a assistência devida. “Não vamos deixar o pessoal sem assistência”, garantiu. O acumulado das chuvas nesse primeiro quadrimestre, até a manhã desta quarta-feira (15), chega a 780 mm, conforme monitoramento de dados de captação pluviométrica da secretaria de recursos hídricos. Só neste mês de abril, já é registrada 190 mm de precipitação pluviométrica. A meteorologia aponta que deve continuar chovendo em Brumado até a próxima sexta-feira (17).

Rebatendo críticas, presidente afirma que câmara municipal não está omissa ao coronavírus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), disse que o Legislativo está fazendo o seu papel no combate à pandemia no município. “Não entramos em recesso, a Câmara está fazendo o seu papel. Precisamos fazer 4 sessões ordinárias durante o mês de abril e estamos fazendo as 4 sessões ordinárias. Foi uma hoje, outra dias 22, 27 e 30, cumprindo assim o nosso papel de legislador”, declarou. Ele explicou que apenas os trabalhos legislativos nos gabinetes estão suspensos, mas as sessões continuam acontecendo. “Assim que o prefeito mandar qualquer projeto, seja ele ordinário ou extraordinário, estaremos aqui pra votar”, reiterou. Vasconcelos negou que a Câmara Municipal esteja sendo omissa no debate envolvendo o enfrentamento e combate à pandemia. “Os vereadores estão sempre dando a sua opinião, fazendo decretos, fizemos nossa parte em relação à devolução de R$ 100 mil à prefeitura. Cada vereador também faz a sua devolução sem precisar fazer propaganda. Não houve omissão nenhuma. Temos feito nosso papel em ajudar a população”, afirmou.

Medidas de distanciamento podem ser necessárias até 2022, diz estudo Foto: IOC/Fiocruz

Estudo publicado na revista “Science” nesta terça-feira (14) por cinco cientistas da Universidade Harvard (Estados Unidos) mostra que medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus podem ser necessárias até 2022 — caso não haja vacina ou tratamento capazes de conter a Covid-19. O artigo ressalta que um distanciamento social adotado de forma intermitente enquanto o coronavírus circular “poderia prevenir que a capacidade das UTIs sejam excedidas”. Com a capacidade atual, a pandemia de Covid-19 pode durar até 2022 desde que essas medidas de afastamento sejam adotadas para evitar uma sobrecarga no sistema de saúde. Assim, os cientistas de Harvard afirmam que há duas possibilidades para reduzir a duração da pandemia e das medidas de distanciamento social: Aumentar a capacidade do sistema de saúde; Introduzir um tratamento que corte pela metade a proporção de infectados que necessitem internação.

Brumado: Moradores do Dr. Juracy cobram conserto de esgoto estourado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Bairro Dr. Juracy, em Brumado, moradores relatam os transtornos causados na localidade durante os períodos chuvosos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Kléber Libinho disse que além dos buracos que atrapalham o trânsito, dessa vez, um esgoto estourou, provocando vários danos aos moradores do bairro. “Por causa do fedor, a gente anda com as portas trancadas. Gostaria até de pedir aos moradores que, às vezes, abre uma vala aqui e eles vêm e joga entulho. Não vai melhorar em nada, quando chove desce tudo e só empurrando a sujeira pra frente”, reclamou. Kleber afirmou que já levou a situação ao conhecimento do presidente da associação do bairro para que o mesmo entre em contato com a prefeitura a fim de solucionar a questão.

Aos 99 anos, veterano da 2ª Guerra é o mais velho a se recuperar do coronavírus no Brasil Foto: Brenda Ortiz/G1

Ermando Armelindo Piveta, de 99 anos, se tornou nesta terça-feira (14) a pessoa mais velha a se recuperar da Covid-19 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Morador do Distrito Federal, ele estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) desde 6 de abril e recebeu alta na terça. O idoso foi segundo tenente da Força Expedicionária Brasileira e chegou a atuar na 2ª Guerra Mundial. De acordo com o G1, no ano passado, foi reconhecido com a Medalha da Vitória, concedida pelo Ministério da Defesa a combatentes que atuaram no conflito. Segundo familiares, ainda falta um último exame para confirmar que Ermando não está mais infectado com o novo coronavírus. Mas os médicos afirmam que ele já está recuperado. “Agora é ele continuar se recuperando em casa. E a gente continuar vivendo com ele, que é um camarada muito bacana, e continuar tocando a vida. Espero que esse coronavírus passe logo e a gente volte a ter paz no nosso país”, afirmou a filha do veterano, Vivian Piveta, após a alta do pai.  

Brumado: Casa desaba sobre idoso e família fica desabrigada no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta quarta-feira (15), uma casa desabou em razão da chuva na Rua Aloísio de Castro Gomes, ao lado da Academia do Povo, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Quatro pessoas estavam na residência no momento do ocorrido e um idoso chegou a ficar soterrado. Familiares e vizinhos conseguiram resgatar o mesmo dos escombros. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima, identificada como Florisvaldo Furtuoso, relatou que estava dormindo quando o teto desabou. “Minha esposa, meu filho e meu neto estavam na sala. Aí foi quando tudo veio abaixo. Meu filho e um vizinho ficaram uns 20 minutos me tirando dos escombros. Graças a Deus, sobrevivi, só ralei a perna e a mão”, contou.

Brumado: Casa desaba sobre idoso e família fica desabrigada no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ele disse ainda que o que o salvou foi ter dormido virado para os pés da cama, tendo em vista que a parte da cabeceira foi a mais atingida. “Só fui atingido da cintura pra baixo. Me sinto feliz porque bem material vai um e vem outro. A vida é uma só, vai e não volta mais. Nasci de novo”, completou. Dona Dinalva, esposa de Florisvaldo, afirmou que só ouviu um estralo e, em seguida, tudo desabou. Desesperados, segundo ela, todos correram pedindo socorro. “Por um milagre de Deus, estamos todos vivos”, destacou. A família mora no local há 21 anos. Agora, diante dos estragos, a família pede ajuda da comunidade para reconstruir a casa. Muito emocionados, o casal disse que precisa de material de construção, móveis e alimentos. “Estamos precisando de tudo. Quem puder ajudar com qualquer coisa, a gente agradece”, apelou. Quem quiser ajudar com doações pode ligar para o número (77) 99701-5952 (Tatiane).

Licínio de Almeida: Mãe procura jovem de 16 anos que está desaparecido há dez dias

O adolescente de 16 anos Alexsandro Alves, da cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, está desaparecido há dias. Ele saiu de sua casa na tarde da última segunda-feira (06), por volta de meio dia. De acordo com o Sertão em Dia, a mãe do menor, Vilma Alves de Jesus, disse que saiu pra trabalhar e, quando voltou, o mesmo já não estava mais. Segundo Vilma, na segunda à noite, ela entrou em contato com os colegas de Alexsandro, mas não conseguiu qualquer informação. Já na terça-feira (07), a polícia foi acionada. Vilma Alves pede para quem tiver qualquer informação, entrar em contato pelo seu telefone (77) 9187-0034 ou com a polícia.

Petrobras reduz preço do diesel e da gasolina nas refinarias Foto: Paulo Fridman/Getty Images

A Petrobras anunciou uma nova redução dos preços dos combustíveis nas refinarias a partir desta quarta-feira, 15. O corte ocorre num momento em que as cotações do petróleo no mercado internacional estão em queda abrúpta com o avanço do surto de coronavírus no mundo e com a desaceleração da economia global. De acordo com a companhia, o preço médio do litro da gasolina terá queda de 8%, passando a custar 0,99 centavos de real por litro, e o do diesel, de 6%, para 1,50 real. No acumulado deste ano, a gasolina já sofreu redução de 48,2% e o diesel de 35,4% nas refinarias. De acordo com a Veja, os preços do petróleo no mercado internacional já caíram mais de 50% neste ano, na medida em que o avanço do coronavírus impulsionou  a queda da demanda global. Os grandes países produtores da commodity fecharam um acordo no início desta semana para um corte histórico de oferta, porém a medida ainda é vista como insuficiente para eliminar preocupações relacionadas à interrupção da demanda causada pela pandemia. E assim, os preços voltaram a cair nesta terça-feira, 14.

Brumado: Médico Aurino Rocha anuncia verba de R$ 100 mil para combater o Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O médico oftalmologista, Aurino Rocha, anunciou na última terça-feira (14), uma verba no valor de R$ 100 mil de emenda parlamentar do deputado João Carlos Bacelar (Podemos), para o enfretamento da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. O valor será destinado para prefeitura municipal de Brumado. Durante o anúncio, Rocha que é pré-candidato a prefeito de Brumado, cobrou ações de políticos que tiveram votos no município para ajudar no enfretamento ao vírus. “Mesmo sem nenhum voto na cidade, o deputado Bacelar foi sensível ao nosso pedido, e destinou 100 mil reais à Brumado, como também destinou recursos a Livramento, onde teve 1.100 votos. Enquanto isso, políticos que foram votados aqui, mesmo com direito a emendas, não fizeram nada até agora. Eu fiz a minha parte e mostro como penso essa nova política que defendo: com honestidade e colocando Brumado acima de tudo”, destacou o médico.

Covid-19: Brasil tem mais de 200 mortos em 24 h pela 1ª vez e número chega a 1532

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (14) o mais recente balanço sobre a Covid-19. Os principais dados são: 1.532 mortes, eram 1.328 na segunda, aumento de 15%; 25.262 casos confirmados, eram 23.430 na segunda, aumento de 8%; Em 7 dias, total de mortes subiu 91%; 27% das vítimas tinham menos de 60 anos; 27% das vítimas não estavam nos grupos de risco e 14 mil pacientes são considerados recuperados. 

Em votação conturbada, Câmara de Brumado rejeita projeto de reordenamento geográfico para cepeamento de ruas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O retorno das sessões legislativas em Brumado foi marcado por uma ampla discussão e pela reprovação do projeto de reordenamento geográfico para cepeamento das ruas da cidade. A proposta recebeu 6 abstenções, 6 votos favoráveis e 1 contrário. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador José Ribeiro Neves (PT) disse que o projeto precisa de melhorias e de maiores informações por parte do Executivo. “Tem 40 dias que esse projeto chegou nessa casa. No primeiro momento, identificamos que esse projeto faz a nova formatação geográfica no município e elimina vários bairros e ruas existentes, as quais foram aprovadas pela Câmara e que, de uma hora pra outra, deixou de existir”, criticou. Para o parlamentar, o Legislativo precisa saber a explicação do por que certas ruas e bairros foram suprimidos, até para, posteriormente, orientar o cidadão que fazer esse questionamento. “Infelizmente, isso não aconteceu e o Município não deu ouvidos à Câmara Municipal. Só nos coube me abster do voto. Meu papel é fazer a coisa certa. O que custa encaminhar um profissional que trabalhou no projeto para dar essas explicações?”, questionou. Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador José da Silva Santos (PSB), o Santinho, argumentou que, na primeira votação, a proposta foi amplamente aprovada, contando apenas com uma abstenção. Isso, segundo ele, deixou a administração confortável e esperando as devidas emendas da base oposicionista, o que não foi feito. “O projeto poderia ser passado sem nenhum problema. 80% do projeto é benéfico. Se tivesse 20% pra ser reajustado, os próprios colegas fariam depois”, opinou. Para ele, a reprovação teve fundamento em uma questão política.

Bahia registra 26 mortes por coronavírus e Sesab confirma 776 casos Foto: André Gomes/Secom UnB

A Bahia registrou, no final da tarde desta terça-feira (14), a 25ª e a 26ª mortes de pessoas diagnosticadas com coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). De acordo com a Sesab, o 25º óbito ocorreu na última sexta-feira (10). A paciente era uma idosa de 84 anos residente na capital baiana, com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural, que estava internada em um hospital público em Salvador. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico positivo de Covid-19 foi divulgado no sábado (11) e a investigação epidemiológica concluiu a análise nesta terça. Já a 26ª morte foi de uma paciente de 62 anos, residente em Itapé, com histórico de cirrose, hepatite B e cardiopatia. Ela estava internada em um hospital público em Ilhéus desde 3 de abril e morreu na sexta-feira (10). A data da coleta para o diagnóstico da Covid-19 foi no sábado (11) e o resultado confirmatório foi divulgado no dia seguinte, sendo que a investigação epidemiológica foi concluída nesta terça. Das 26 mortes, 13 ocorreram em Salvador. As outras 13 estão distribuídas pelos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1), Itapé (1) e Vitória da Conquista (1). De acordo com o boletim divulgado pela Sesab, o número de casos subiu de 723 para 776 em menos de 24 horas. Até o momento, 5.268 casos foram descartados. Ao todo, 191 pessoas estão recuperadas. Do total de casos confirmados, 85 estão internados, sendo 29 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Idoso morre após se envolver em grave colisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (14), um idoso de 77 anos morreu após se envolver em uma grave colisão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele dirigia um Ford Escort quando foi atingido por um Volkswagen Gol. O veículo saiu da pista na Avenida Paramirim, próximo ao Bairro Taquari, e acabou capotando. Com a batida, a vítima ficou presa às ferragens e morreu no local. O motorista do outro carro e outros passageiros tiveram ferimentos leves. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. O corpo do idoso foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Secretário de Saúde diz que jovem com coronavírus residente em Abaíra furou quarentena e esteve em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, falou sobre o jovem brumadense, que reside na cidade de Abaíra, e testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com o prefeito de Abaíra, Edval Luz Silva (PTB), conhecido como Diga, o jovem firmou assinatura em um termo de responsabilidade para ficar em quarentena (veja aqui). Segundo o secretário, assim que a secretaria de saúde de Abaíra entrou em contato, ele ligou para o rapaz e o mesmo disse que havia estado no município há 45 dias. “Foi o que já falei, baseado no que ele me disse, tranquilizando a população. Para minha surpresa, os nossos telefones da central de informação começaram a tocar. Duas pessoas disseram que tiveram contato com ele, no último sábado, em Brumado. Fui investigar e a sogra dele me confirmou que ele esteve em Brumado no sábado, domingo e foi embora ontem, na segunda pela manhã”, declarou. Diante da informação, o secretário pediu a todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, de 1ª de abril até segunda (13), que liguem para a central de informação para serem orientadas acerca do isolamento e, se necessário, realização da coleta de material para análise para saberem se estão contaminadas. “Nos primeiros casos que tivemos em Brumado, nós tivemos sucesso porque conseguimos triar e seguir o isolamento. A pessoa que testou positivo colaborou, passou os contatos, conseguimos ir atrás de todo mundo e dar total assistência. É o que nós queremos fazer agora. Se esse paciente transmitiu pra alguém de Brumado, precisamos correr atrás do tempo já perdido”, frisou. Na terça-feira (14), o isolamento do jovem chegou ao fim e ele está se recuperando bem.

Brumado: 34 pacientes já testaram negativo para o novo coronavírus

Em novo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (14), a secretaria de saúde de Brumado, atualizou os dados do Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a pasta, subiu para 34, o número de pacientes que testaram negativo para o vírus. O número de casos suspeitos da doença é de 464. Dois pacientes estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A cidade continua com oito casos confirmados. Três pacientes já foram curados e nenhum está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Manutenção programada interrompe temporariamente abastecimento em bairros de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de manutenção programada com o objetivo de melhorar o abastecimento nos bairros Novo Brumado e Dr. Juracy, o fornecimento de água será temporariamente interrompido nesta quinta (16). O serviço será concluído no final do mesmo dia quando o abastecimento será restabelecido gradativamente. Enquanto realiza a intervenção, a Embasa recomenda o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção temporária. Locais afetados: Praça Adelina Lessa Santos, Rua Agenor Caetano da Silva, Rua Alcetides Catarino, Rua Padre Anchieta, Rua Antônio Jorge Cerqueira, Rua Padre Antônio Vieira, Rua Armindo da Silva Leite, Rua Armindo Meira Leite, Rua Arrecife, Av. Centenário, Rua Clóvis Coqueiro, Rua São Cosme, Rua Cristóvão, Rua Dilson da Silva Leite, Rua Eustáquio J. da Costa, Rua Hidelbrando Ferreira, Rua João Lima, Rua Papa João XXIII, Rua José Bonifácio de Souza, Rua José de Lima Amorim, Rua José Mariano da Silva, Rua Juscelino Kubitschek, Travessa Lagoa Funda, Rua Luiz da Gama, Rua Manoel José de Lima, Rua Maria dos S. Leite, Rua Maria Lobo, Rua Rui Barbosa, Rua Souza Cruz, Rua Tupi, Rua Valdite Novais Pinto e Rua Wilson Gonçalves.

Coronavírus é dez vezes mais letal que H1N1, diz OMS

O novo coronavírus é dez vezes mais letal do que o vírus responsável pela gripe A (H1N1), surgido no final de março de 2009 no México, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), em coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira, 13. “Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009″, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista de Genebra. De acordo com a Veja, enquanto a nova pandemia de coronavírus deixou mais de 115.000 mortes em todo o mundo desde que surgiu na China em dezembro, segundo um balanço estabelecido pela Agência France Press com fontes oficiais, a gripe A (H1N1) deixou 18.500 mortos, segundo a OMS. No entanto, a revista médica Lancet estimou o número de óbitos entre 151.700 e 575.400.

Justiça destina verba para Fundo Municipal de Saúde de Guanambi combater o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça determinou que os recursos advindos de processos em curso decorrentes da atuação finalística do MP, a exemplo de verbas de pena pecuniária alternativa à prisão, sejam revertidos ao Fundo Municipal de Saúde de Guanambi para ações de combate ao coronavírus. Os promotores de Justiça Francisco de Freitas Júnior e Elias Silva Rodrigues, autores do pedido, consideraram a recomendação do Conselho Nacional de Justiça que requer que os magistrados priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações previstas no combate à pandemia. Também serão revertidos ao referido fundo os recursos oriundos de transações penais, suspensão condicional do processo, acordos de não persecução penal e colaboração premiada.

Laboratório de produção e refino de drogas é desarticulado no oeste baiano Foto: Divulgação/PM

Um laboratório de produção e refino de drogas foi desarticulado no fim da tarde de segunda-feirws (13), em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. No local, a polícia apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes, além de outros materiais. De acordo com a Polícia Militar (PM), após denúncia sobre existência do laboratório na Rua Agnaldo Pereira, bairro Jardim das Oliveiras, policiais da 85ª CIPM (Rocam) e da CIPE Cerrado foram averiguar a informação. Segundo o G1, ao chegarem no local, eles confirmaram a denúncia e apreenderam no laboratório 5, 016 Kg de crack em tabletes, 2,604 kg de material solto de crack, 6,420 kg de crack em potes, 2,486 Kg de pasta base de cocaína, 3,796 Kg de procaína, 33,5 Kg de anfetamina, além de duas formas de compressão, um panelão, uma prensa hidráulica industrial, duas balanças de precisão, um rolo para embalagem, um fogão de cozinha e seis fitas adesivas. Não havia ninguém no local. Ainda de acordo com a PM, todo o material apreendido foi conduzido e apresentado na delegacia de Polícia Civil da cidade.

PM apreende pássaros silvestres na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última segunda-feira (13), durante Patrulhamento Tático Operacional no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistou um grupo de indivíduos na calçada de uma residência. Foi dada voz de abordagem e dois desses indivíduos fugiram, adentrando em uma edificação. O local foi revistado, mas os suspeitos não foram localizados. Foram encontrados pássaros silvestres de diversas espécies: totalizando 25 pássaros e 20 gaiolas. O proprietário da residência foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, juntamente com os pássaros, para que sejam adotadas as ações legais cabíveis.

Prefeito de Abaíra diz que brumadense com coronavírus presta serviço no minério na cidade

Nesta segunda-feira (13), um cidadão brumadense testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus, no município de Abaíra, na região da Chapada Diamantina (veja aqui). Em vídeo, o prefeito da cidade, Edval Luz Silva (PTB), mais conhecido como Diga, disse que se trata de um jovem de 25 anos que presta serviço no minério no município. “Ele é de Brumado, estava residindo aqui. Assim que ele teve os primeiros sintomas, a secretaria de saúde, através da Vigilância Epidemiológica, tomou todas as medidas de isolamento. Ele firmou assinatura em um termo de responsabilidade para ficar em quarentena. Essa quarentena, inclusive, está vencendo amanhã”, afirmou. O gestor disse ainda que todas as pessoas que tiveram contato com o jovem também foram notificadas e isoladas e estão sendo monitoradas por uma equipe da saúde. “Peço a cada um que redobrem os cuidados, que realmente levem a sério tudo isso que está acontecendo, tanto no país, no estado, quanto no nosso município. Isso não é brincadeira, é uma doença que se alastra a cada dia”, concluiu.

Caculé: Prefeito avalia como positiva primeira semana de reabertura do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há uma semana, o comércio da cidade de Caculé foi reaberto, com algumas restrições, após 15 dias de quarentena em decorrência da pandemia do coronavírus. Até o momento, o município não possui casos confirmados da doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, avaliou como positiva essa primeira semana de retomada das atividades comerciais. “O comércio voltou a respirar. A preocupação continua com relação ao aparecimento de casos porque não temos estrutura. Não temos aqui um hospital com estrutura para receber pacientes em uma situação dessa. A gente fica apreensivo e espero que a população entenda e fique em casa”, ponderou. O gestor salientou que pode reavaliar a questão da reabertura de bares e lanchonetes, tendo em vista que, segundo ele, os estabelecimentos não estão respeitando o horário de funcionamento e a proibição de aglomerações. “Estou pesando em voltar com um decreto especificamente pensando na questão dos bares. Isso vai da educação das pessoas. Cada um deveria fazer a sua parte, se cuidar, porque a situação é grave e preocupante. Com a reabertura, parece que as pessoas esqueceram disso. É difícil”, lamentou.

Baianos estudam medicamentos para tratar pacientes com coronavírus Foto: Divulgação/Secti

Pesquisadores baianos do Laboratório de Bioinformática e Química Computacional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, estudam novos medicamentos que podem ser capazes de tratar pacientes diagnosticados com coronavírus. O grupo já desenvolvia análises de tratamentos para outras doenças, e optou por investigar substâncias capazes de deter a Covid-19 após o início da pandemia. “A gente já desenvolve uma série de pesquisas no desenho de drogas para várias outras doenças, como dengue, leishmaniose, esquistossomose, doenças que envolvem questões inflamatórias. Com o surgimento dessa pandemia, decidimos entrar nessa corrente de pesquisadores e buscar alvos que pudéssemos testar. Esses alvos são as proteínas virais. O estudo se deu no sentido de buscar moléculas que pudessem inibir essas proteínas virais e bloquear o processo de replicação do vírus”, contou Bruno Andrade, cientista baiano que coordena o grupo de pesquisa. Bruno Andrade conta que o grupo de pesquisa trabalha com a primeira etapa do desenvolvimento de medicamentos. De acordo com o G1, eles se utilizam de um banco de dados para fazer testes computacionais com substâncias que possuem potencial para combater a doença. Os resultados são enviados para laboratórios, que passam a realizar baterias de exames para comprovar a eficiência da droga. “A gente usa a estratégia de comparar as drogas conhecidas. Pegamos essa estrutura e fazemos comparações computacionais químicas com as moléculas que queremos selecionar no nosso banco de dados. A gente seleciona algumas moléculas, depois fazemos um acoplamento, um encaixe computacional, para ver se tem afinidade ou não. Essa etapa é crucial para definir o que será testado na bancada e depois será passada para o humano. Sem essa etapa, não teria como testar uma grande quantidade de moléculas. Você teria um ambiente químico muito pequeno”, afirmou o pesquisador.

Brumadenses enfrentam longas filas para retirada do auxílio emergencial do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (13), a reportagem do site Achei Sudoeste flagrou uma grande movimentação e uma longa fila na porta da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brumado, para retirada do auxílio emergencial para enfrentamento à pandemia do coronavírus. No local, duas mulheres que preferiram não se identificar disseram que não conseguiram sacar o benefício. “Disseram que tinha que esperar o aplicativo aprovar. Já no aplicativo, na hora que fizemos o cadastro, tinha sido aprovado. Chegamos aqui e disseram que tinha que esperar sair o comprovante. Fiz o cadastro no dia 7 e, no mesmo dia, foi aprovado. Isso está acontecendo com outras pessoas também”, relatou. Já é a segunda vez que ambas comparecem na agência para tentar sacar o auxílio, porém sem êxito. As duas mulheres estavam no local há cerca de três horas aguardando atendimento. “Temos muitas contas pra pegar”, reclamaram. A fila de beneficiários chegou a se estender até a ladeira do antigo cinema tamanha a procura. Segundo a CEF, há previsão de envio pela Dataprev, nesta terça-feira (14), de um primeiro lote de informações dos brasileiros que efetuaram o cadastro pelo aplicativo do Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br que cumprem os critérios de elegibilidade. A disponibilização do valor, de acordo com a opção do cidadão, se iniciará a partir da próxima quinta-feira (16). Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor. Nesta semana, receberão 2.719.810 beneficiários do Bolsa Família, conforme calendário: Quinta-feira (16): 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1. Sexta-feira (17): 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2. Os inscritos no CadÚnico até 20/03/2020 que não façam parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital da CAIXA ou em conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família monoparental. No caso da Poupança Social Digital CAIXA, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento. Com o objetivo de evitar aglomerações, a agência escalonou o calendário de saque: 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro; 28 de abril – nascidos em março e abril; 29 de abril – nascidos em maio e junho; 30 de abril – nascidos julho e agosto; 04 de maio – nascidos em setembro e outubro; 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro.

Arquivo