Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Brasil passa das 200 mortes por Covid-19; infectados já são 5.717

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são: 201 mortes e 5.717 casos confirmados. No levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (31), o Brasil tinha 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o balanço do ministério, os dados desta terça-feira apontam o maior acréscimo diário no total de casos confirmados e de mortes desde o começo da epidemia. Foram registrados mais 1.138 casos em relação ao boletim de segunda, um aumento de 24%. No caso das mortes, o aumento foi de 42 casos, o que significa um crescimento de 26%.

Brumado: Secretaria de saúde testa apenas 17 pacientes suspeitos de Covid-19

Na última terça-feira (31), a cidade de Brumado fechou o seu Boletim Epidemiológico com 237 notificações suspeitas de coronavírus e 4 casos confirmados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ressaltou que essas quatro confirmações são uma falha do sistema de saúde. “Dessas 237 notificações, nós só testamos até agora 17 pacientes. Então, quem me garante que não tem mais ou mesmo que eu já não peguei? Tem gente que é assintomático”, frisou. Para ele, nenhum país está preparado para uma pandemia. “Os EUA, que são uma potencial mundial, está reciclando a máscara N95. Isso não é permitido pela Anvisa, mas nos EUA está sendo dessa forma. O que eu quero dizer com isso: não temos exames para testar todos os pacientes suspeitos no momento”, asseverou.

Coronavírus: Bahia tem 41 novos casos e número de infectados chega a 217, com 2 óbitos Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta terça-feira (31), mais 41 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 217, o que representa 3,7% do total de casos notificados (5.899). A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte no estado ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.393 (23,7%) casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Permanecem em investigação epidemiológica 4.279 (72,7%) casos. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 31/03, 149 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em hospitais do estado. No boletim de segunda-feira, esse número correspondia a 92. Já no domingo, eram 46 pacientes internados. O aumento de pessoas internadas com suspeita de Covid-19 em 48h é cerca de 223%. Os casos confirmados estão distribuídos em 30 municípios do estado. As cidades de Barra, Catu, Candeias, Coaraci, Itajuípe e Medeiros Neto tiveram o primeiro caso confirmado nesta terça-feira. Já as cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Brumado, Ilhéus, Itabuna, e Salvador tiveram aumento no número de casos, com maior proporção para a capital baiana, que passou de 117 para 132.

Coronavírus: Prefeitos do consórcio Alto do Sertão mantém restrições até o dia 6 de abril Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em reunião realizada na última segunda-feira (30), em Guanambi, a 141 km de Brumado, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Alto do Sertão decidiram manter as medidas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 6 de abril. Assim, o comércio permanecerá fechado até a referida data – antes da reabertura, uma nova reunião irá avaliar a situação. No entanto, o comércio nas feiras livres foi liberado mediante a adoção de medidas de segurança, como o distanciamento entre as barracas, bem como demais barreiras sanitárias e de higiene. As cidades de Lagoa Real, Caculé, Jacaraci, Caetité, Carinhanha, Ibiassucê, Iuiú, Guanambi, Matina, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Tanque Novo, Mortugaba, Feira da Mata, Malhada, Palmas de Monte Alto, Igaporã e Licínio de Almeida fazem parte do consórcio.

'Muitos vão para sete palmos do chão se não obedecerem ao isolamento', diz secretário de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus. Segundo ele, uma pessoa infectada com a influenza (gripe comum) transmite a doença, em média, para 1,5 pessoas; já uma pessoa infectada com coronavírus consegue transmitir, em média, para 3 pessoas, ou seja, o dobro. “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, afirmou. 

'Muitos vão para sete palmos do chão se não obedecerem ao isolamento', diz secretário de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Feres afirmou que, embora 85% dos casos não vai passar de uma gripe, o problema é o volume de pessoas doentes. “Se eu tiver em Brumado em torno de 10 mil pessoas infectadas e amanhã me aparece 100 pessoas precisando de respirador e UTI, o que vai acontecer? Sete palmos do chão. Não só em Brumado, como em qualquer cidade do país. Não existe sistema de saúde que suporte”, completou. Por fim, o secretário elogiou a estrutura do Hospital Municipal, que hoje conta com 33 respiradores, além de 133 leitos, entre os quais de UTI - adulto e neonatal. “Poucas cidades na Bahia tem o privilégio de ter um serviço hospitalar como o de Brumado”.

Arquivo