Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2022
fechar

Governo Federal publica portaria com o fim da emergência sanitária da Covid-19 Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou na sexta-feira (22) portaria encerrando oficialmente a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19. Publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a portaria passa a valer daqui a 30 dias para adequação dos governos federal, estaduais e municipais. A norma foi assinada no dia 22 pelo ministro Marcelo Queiroga. O texto alerta para a necessidade de manutenção do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus, “com base na constante avaliação técnica dos possíveis riscos à saúde pública brasileira e das necessárias ações para seu enfrentamento”. Na ocasião da assinatura da portaria, Queiroga afirmou que o Sistema Único de Saúde tem condições de manter as ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde. “Mesmo que tenhamos casos de Covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, disse ele, em entrevista coletiva. Um dos impactos do fim da emergência recai sobre as medidas de restrição e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, definida por estados e municípios. Queiroga afirmou que “não faz mais sentido esse tipo de medida”. Outro efeito do fim da emergência será sobre a exigência de vacinação para acesso a locais fechados, medida, aliás, criticada pelo ministro.

Moradores denunciam descarte irregular de esgoto no Jardim de Alah em Brumado Foto: Maciel Brandão/Achei Sudoeste

Moradores do Bairro Jardim de Alah, em Brumado, denunciaram o descarte irregular de esgoto nos fundos da Escola Municipal Maria Iranilde Lobo (CAIC). O esgoto tem atraído insetos e causado muito mau cheiro, prejudicando os moradores da região, especialmente da Rua Clemente Gomes. Um morador também registrou o acúmulo de resíduos dentro da escola. O morador Maciel Batista Brandão chegou a procurar a direção da escola para falar sobre o problema. “Já tem oito dias que estamos enfrentando esta situação. Segundo a diretora do Caic, isso está acontecendo por conta de dois banheiros que foram construídos recentemente, mas que ela iria pedir a empresa responsável para sanar o problema”, contou. Nas redes sociais, um vídeo mostra que a lama passa de dentro do CAIC para o lado de fora, cainda diretamente na rua. “O mau cheiro é insuportável, principalmente nesse calor”, protestou o morador. Parte do bairro Jardim de Alah é assistido pelo sistema de esgotamento da Embasa, mas os moradores não entendem porque o Município não ligou a rede de esgoto dos banheiros ao sistema da empresa.

CDL informa sobre vaga de emprego para administrativo e financeiro em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa sobre vaga de emprego para a área administrativo/financeiro. O salário é de R$1.818,00 + vale alimentação. Os requisitos mínimos para os candidatos concorrerem à vaga incluem: ensino médio completo, ter conhecimento básico de informática (office), responsabilidade, boa comunicação, pontualidade e gostar de trabalho em equipe. As atividades do cargo abrangem: financeiro, administrativo, contas a pagar e receber, controle de recebimentos, controle de débitos, negociação com clientes. O horário de trabalho é de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 14h às 18h; aos sábados, de 8h às 11h30 (quando necessário). Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected] com o assunto “Vaga emprego Admin/Financeiro”. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 99864-5069.

Mães de crianças autistas denunciam falta de assistência e inclusão em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caculé, a 100 km de Brumado, mães de crianças autistas denunciam que não estão recebendo atendimento médico e psicológico adequado e nem acompanhamento de profissionais capacitados nas escolas da rede pública do município. Segundo as denúncias, desde o início do ano, as crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), assim como outras portadoras de necessidades especiais, deixaram de receber atendimento no Núcleo Florescer, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “As crianças com autismo e com outras necessidades especiais não estão sendo vistas em Caculé”, desabafou uma das mães ao jornal do Sudoeste. Segundo Silvia dos Reis Silva, 30 anos, mãe de Augusto Silva Brito, 5 anos, relatou que o Núcleo Florescer, que é responsável pela inclusão e tratamento das crianças, está desativado por falta de espaço. “Estamos há mais de três meses sem atendimento das crianças e sem respostas, sem qualquer explicação relacionada ao Núcleo Florescer, onde os atendimentos eram feitos. A última vez que as crianças tiveram contato com o Núcleo foi em uma Colônia de Férias, em dezembro do ano passado. No início do ano letivo, as crianças começaram a ir para as Escolas, mas apenas para observação, sem atendimento correto”, contou. Reis também denunciou que as crianças não possuem veículo próprio para o deslocamento às escolas.

Ex-diretora do Hospital de Brumado é nomeada subsecretária de Saúde de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ex-diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN), em Brumado, Lucidalva Oliveira Santos Bomfim, foi nomeada na última terça-feira (19) para o cargo de subsecretária de Saúde de Guanambi. Lucidalva atuou no HMPMN entre os anos de 2017 e 2021. Oliveira foi exonerada da unidade de saúde da capital do minério (veja aqui), após seu esposo, o vereador Amarildo Bomfim Oliveira (PSB), votar contra projetos polêmicos, a “Pauta Bomba”, do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), na Câmara Municipal de Brumado. Natural da cidade Urandi, Santos é formada em Gestão Hospitalar, pós-graduada em Saúde Pública, Socorrista - Atendimento Pré-hospitalar (APH nível avançado) e Técnica em Farmácia, Enfermagem e Laboratório.

Homem fica preso entre ferragens após acidente com ônibus no sul da Bahia Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um acidente entre dois veículos deixou duas pessoas feridas neste sábado (23), no sul da Bahia. As informações são do G1. Entre as vítimas está o motorista do carro de passeio, que ficou preso entre as ferragens após a colisão com um ônibus. O caso aconteceu na BR-415, no trecho que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna. Nas imagens divulgadas pela empresa Rota Transportes, responsável pelo ônibus, é possível ver o momento da batida, registrado por câmeras instaladas na parte interna. O carro de passeio ultrapassa a pista na contramão e bate de frente com o coletivo, que seguia viagem no sentido Itabuna. O motorista do carro de passeio não teve nome divulgado e foi resgatado do veículo por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em situação grave. Já o passageiro teve ferimentos leves e conseguiu sair do automóvel com ajuda de testemunhas. Os dois foram levados para o Hospital de Base de Itabuna e para o Hospital Calixto Midlej Filho, respectivamente. Dentro do ônibus estavam o condutor, o cobrador e mais dois passageiros, contudo, nenhum deles ficou ferido. O motorista disse que tentou desviar do carro, mas não conseguiu. Após o acidente, a pista ficou bloqueada nos dois sentidos, e apenas motocicletas podiam trafegar. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para apurar as causas do acidente e organizar o trânsito, que foi liberado no fim da manhã, após a retirada dos veículos envolvidos no acidente. A Rota Transportes divulgou uma nota lamentando o ocorrido.

Caminhão arrasta fiação e derruba poste em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Um poste caiu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, depois que um caminhão arrastou a fiação por volta das 8 horas deste sábado (23). De acordo com o G1, o veículo transportava um trator pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, via de tráfego intenso no município. Ninguém ficou ferido. Foram derrubados fios da elétrica e de internet. O trânsito ficou congestionado no local. A Secretaria de Trânsito interditou parte da via para garantir a segurança dos técnicos da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Foi necessário acionar também agentes das empresas de fornecimento de internet. Imagens de uma câmera de segurança no local registraram o momento do acidente. Nas imagens é possível verificar que, antes de cair, os fios arrancados produzem um curto-circuito e fumaça. Uma motociclista que vinha atrás teve que parar o veículo para não ser atingida. O poste foi trocado na manhã deste sábado. De acordo com a Coelba, parte dos consumidores da região tiveram o fornecimento restabelecido antes do final da manhã. Outra parte dos consumidores terá o serviço retomado após o término dos serviços.

Homem é suspeito de matar sogro com golpes de faca no sul da Bahia Foto: Haeckel Dias/PC

Um homem de 32 anos foi preso, em Dário Meira, no sul da Bahia, por suspeita de matar o sogro a golpes de faca. O crime aconteceu na sexta-feira (22) e a prisão ocorreu momentos depois. Segundo a Polícia Civil, em depoimento, o suspeito confessou o crime, alegando que a vítima, Edilson da Silva Freire, de 48 anos, não aceitava seu relacionamento com a filha dele. O caso aconteceu dentro da fazenda de Edilson, no povoado de Planalto Iris, zona rural do município. O suspeito passou pelos exames de lesões corporais e está custodiado na delegacia de Dário Meira, à disposição do Tribunal de Justiça.

Eleições 2022: Apenas 15% dos jovens aptos a votar fizeram título de eleitor na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apenas 15% dos jovens baianos aptos a votar fizeram o título de eleitor até o mês o março. Esse é o menor número registrado desde 2004, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Bahia tem 488 mil jovens com 16 e 17 anos. Em janeiro, apenas 11% (55.810) tinha o título de eleitor. Em março o número chegou a 15% (73.931) do total de jovens aptos a votar pela primeira vez. Em todo o Brasil, o crescimento do número de novos títulos foi maior. De janeiro a março, o país ganhou mais de um milhão de novos eleitores. Na eleição passada, foram emitidos menos de 900 mil novos títulos. O aumento veio depois de mobilizações nas redes sociais promovidas pela Justiça Eleitoral na internet. O secretário de eleições do TRE Bahia, Victor Xavier, lembra que existem possibilidades de atendimento virtual pelo site do órgão e também no formato presencial. É possível contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível pela internet, e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram e WhatsApp (71) 3373-7000. Os jovens têm até o dia 4 de maio para tirar o título e votar nas eleições que acontecem em outubro.

Homem morre após deflagar tiros contra guarnição da PM em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Deivison Santos Silva, morreu na noite desta sexta-feira (22), após deflagrar tiros de arma de fogo contra uma guarnição da Polícia Militar na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizava rondas no povoado de Barrinha, quando um morador do local informou de um indivíduo que estaria armado na região. De posse das informações, a polícia identificou o elemento que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou contra a vida dos militares, sendo necessário o revide a injusta agressão. Segundo a polícia, após cessar os disparos, Deivison estava com sinais vitais e foi levado para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Após dar entrar na unidade, ele veio a óbito. Na ação, a polícia apreendeu um revólver calibre .32, uma munição intacta, uma picotada e três deflagradas, além de 22 trouxas de substância análoga à maconha. O caso foi registrado na delegacia territorial de Livramento de Nossa Senhora.

Barreiras: Homem é preso em flagrante com R$ 27 mil em espécie furtado em residência de médico Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso em flagrante na quinta-feira (21), com R$ 27 mil em espécie, que teriam sido furtados da casa de um médico, no oeste da Bahia. O caso é investigado pela Polícia Civil. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito estava em um bar, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, quando os policiais chegaram após terem sido acionados pelo dono do estabelecimento, que notou um cliente com comportamento agressivo. Militares da 85ª Companhia Independente foram até o local, realizaram busca pessoal no suspeito, e encontraram uma grande quantia em dinheiro, dentro de uma mochila. Ao ser questionado sobre a origem das cédulas, o suspeito falou que havia furtado, com um comparsa, na última segunda-feira (18). O crime ocorreu na casa de um médico, em Barreiras, cidade vizinha.  O homem e o dinheiro foram encaminhados pelos militares para a Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães. O delegado Joaquim Rodrigues de Oliveira informou que, em depoimento, o suspeito novamente confessou o crime. “Ele contou que o cúmplice trabalha em uma empresa de instalações de antenas e que ao fazer um serviço na casa do médico, avistou uma caixa com uma quantia dentro. Um dia após o trabalho, a dupla retornou ao local e furtou R$ 60 mil da residência”, explicou. Segundo o delegado, o preso será ouvido e conduzido para a delegacia de Barreiras, onde o inquérito foi aberto. A Polícia Civil procura pelo outro envolvido no crime e tenta recuperar a outra parte do valor subtraído. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Barra: Mangueira de gás rompe e cozinheira sofre queimaduras enquanto preparava merenda escolar Foto: Reprodução/TV Oeste

Uma cozinheira, identificada como Marli Rabelo dos Santos, de 55 anos, teve 22% do corpo queimado, na quinta-feira (21), durante um incêndio causado pelo rompimento da mangueira do gás, na Escola Municipal Jonas Araújo, na cidade de Barra, no oeste da Bahia. De acordo com a secretária de Educação do município, Vanúsia Dourado da Silva, a cozinheira preparava a merenda escolar quando foi atingida pelas chamas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e servidora foi encaminhada para um hospital, onde está internada. Ainda de acordo com a secretária, havia cerca de 300 alunos na instituição no momento do ocorrido. Alguns deles foram atendidos pelo Samu, porque ficaram abalados com a situação, no entanto, dois precisaram ser encaminhados para um hospital para uma avaliação mais detalhada. Eles já receberam alta médica. Além disso, uma das educadoras da escola, que estava próxima à cozinha, teve uma pequena queimadura no pé. Ela foi liberada após o atendimento. Segundo informações da filha da cozinheira, a equipe médica mudou a medicação dela, porque a queimadura do braço esquerdo foi mais intensa. Marli tem reagido bem ao tratamento, mas ainda não tem previsão de alta médica. As aulas foram suspensas no colégio e devem ser retomadas na próxima segunda-feira (25), segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A Defesa Civil do município, juntamente com a equipe de infraestrutura, fizeram uma vistoria no local e realizaram ajustes para melhorias do espaço. Além disso, o local onde será colocado o botijão de gás será reestruturado, para que todas as normas técnicas sejam cumpridas, e o fogão será trocado.

Porto Seguro: Bolsonaro participa de evento em celebração ao 22 de abril Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Porto Seguro, na Bahia, nesta sexta-feira (22), para participar de eventos em celebração ao 22 de abril, data em que é celebrada a chegada dos portugueses no Brasil, em 1500. O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional de Porto Seguro pouco antes das 14 horas e foi direto para Cidade Histórica. Bolsonaro participou de um passeio de motos. É prevista a participação dele em uma apresentação da esquadrilha da fumaça e na performance da banda de música do Comando do 2º Distrito Naval.

Teixeira de Freitas: Bebê tem 80% de corpo queimado em incêndio Foto: Divulgação/Samu

A bebê que teve 80% do corpo queimado durante um incêndio em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, na noite desta sexta-feira (22). De acordo com a direção do Hospital Materno-Infantil de Teixeira de Freitas, onde Valentina estava internada desde a quinta-feira (21), o estado de saúde dela é estável. O caso aconteceu em uma área de terras ocupadas conhecida como Califórnia II, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Segundo moradores da região, a mãe da bebê estava na cozinha, que fica em outro barraco atrás do que pegou fogo, quando as chamas começaram. Ela pediu ajuda aos vizinhos e entrou no local para salvar a filha. A bebê foi encaminhada para o Hospital Materno-Infantil da cidade, onde foi entubada. A equipe médica tentou transferir Valentina para a capital baiana ainda na quinta-feira, no entanto, a menina teve complicações no aeroporto e precisou voltar à unidade.

PDT pede impeachment de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (22) a apresentação à Câmara dos Deputados de um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O pedido é motivado pelo decreto de Bolsonaro que concedeu perdão da pena ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), um dia depois de ele ter sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Silveira foi condenado por dez votos a um em julgamento no Supremo por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal e a instituições. Os ministros do STF também determinaram a perda do mandato e dos direitos políticos do deputado bolsonarista e multa de cerca de R$ 200 mil. Desde o início do mandato, Bolsonaro já foi alvo de mais de 140 pedidos de impeachment. Nenhum teve seguimento. Para que um processo de impeachment seja aberto e passe a tramitar na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), aliado do governo, precisa aceitá-lo. Lira, no entanto, sustenta que o impeachment é uma “solução extrema” e que o “primeiro juiz de autoridades eleitas numa democracia deve ser sempre o voto popular”. No pedido de impeachment, Lupi pede que Bolsonaro seja investigado por crime de responsabilidade pela edição de um decreto elaborado, segundo afirmou, com o cerne de “violar as competências constitucionais do Supremo Tribunal Federal e desrespeitar suas decisões, em um ato eminentemente autoritário e inconstitucional”. O partido sustenta que as atitudes de Bolsonaro “ferem de morte o livre exercício do Poder Judiciário”, e que o STF diversas vezes é acionado “para fazer valer o texto constitucional frente às atrocidades cometidas pelo Governo Federal, pela via de controle abstrato de constitucionalidade”. Para Lupi, Bolsonaro “ultrapassou as etapas processuais” ao conceder o benefício do perdão antes do trânsito em julgado da sentença que condenou Daniel Silveira. Ainda cabe recurso da decisão do Supremo, e o decreto foi publicado antes mesmo da conclusão do processo. “Não se pode, por razões lógicas, interromper a pretensão punitiva estatal antes que ela inicie. Vale dizer, o ato em apreço interrompeu o processo em curso, em ordem a macular o princípio do devido processo legal e, nessa extensão, o princípio da separação dos poderes”, escreveu o presidente do PDT na ação.

Guanambi: Mulher era mantida em cárcere privado na Vila de Ceraíma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, a Polícia Militar informou que atendeu a uma denúncia de suposto cárcere privado na Vila de Ceraíma, na zona rural. O caso aconteceu no início da noite desta quinta-feira (21). O crime teria sido praticado por um homem de 38 anos contra uma mulher. Os policiais se deslocaram até a localidade após uma denúncia. Na vila, os policiais mantiveram contato com a vítima, que confirmou que estava sofrendo ameaças e agressões físicas. Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Guanambi para realização das medidas necessárias.

Jair Bolsonaro concede graça a Daniel Silveira após condenação pelo STF Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu nesta quinta-feira (21) graça (espécie de perdão) ao deputado Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por ataques aos ministros da corte. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial. Em declaração transmitida nas redes sociais, o presidente argumentou que a liberdade de expressão é "pilar essencial da sociedade" e que a sociedade encontra-se em “legítima comoção” por causa da condenação. “A graça de que trata esse decreto é incondicionada e será concedida independente do trânsito em julgado [da ação]”, disse Bolsonaro. O processo contra Silveira é mais um caso que opõe o Supremo ao governo Bolsonaro. O mandatário chegou a mobilizar atos golpistas em setembro de 2021 que tiveram a corte como alvo principal. Os ministros do Supremo também aprovaram cassar o mandato de deputado, suspender os direitos políticos de Silveira, que articula candidatura ao Senado, e aplicar multa de cerca de R$ 192 mil. A pena decidida na quarta (20) só poderá ser cumprida após julgamento de embargos de declaração, recurso que a defesa ainda poderá apresentar.

Morre em Vitória da Conquista fundadora da granola caseira Tia Sônia Foto: Divulgação

A empresária Sônia Maria Lopes Dias, conhecida pela granola caseira “Tia Sônia”, morreu nesta quinta-feira (21), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Sônia estava internada no Hospital Samur, a causa da morte não foi informada. O sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (22), no cemitério Parque da Saudade, no Loteamento Alto da Boa Vista, em Conquista. Ela era casada com Otávio Dias, e deixa quatro filhos, além de 13 netos e 11 bisnetos. Além de empreendedora, Sônia Dias também foi professora. Atualmente, Tia Sônia conta com mais de 100 produtos de alimentação saudável e natural. Entre eles estão granolas, snacks, cookies, bebidas, entre outros.

Sudoeste da Bahia: Jovem é flagrado com carro roubado e placas adulteradas na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Um jovem de 24 anos foi flagrado dirigindo um carro roubado, com placas adulteradas, no km 538 da BR-116, trecho da cidade de Milagres, na região sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo estava plotado para ser sorteado em uma rifa. O nome do suspeito não foi divulgado por causa da Lei de Abuso de Autoridade. A PRF informou que ele foi autuado por receptação de veículo roubado, mas não detalhou se o jovem ficou detido pelo crime. O carro foi encontrado enquanto os agentes da PRF faziam uma fiscalização de rotina. Ao vistoriarem o armário, a equipe descobriu a restrição de roubo, que foi registrada em novembro de 2021, na cidade de Camaçari, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Além da restrição por roubo e das placas adulteradas, os policiais disseram ainda que outros elementos de identificação do veículo também foram modificados. O jovem informou que comprou o carro em um site na internet. Ele detalhou que a negociação girou em torno de R$ 47 mil, sendo que ele deu uma entrada de R$ 5 mil e o restante seria quitado quando a rifa “corresse”. O veículo e o jovem foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Itaberaba, onde o caso foi registrado.

PM prende indivíduo com drogas e arma de fogo em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (20), por volta de 20h, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em rondas pelo Bairro Alto Caiçara, em Guanambi, a 141 km de Brumado, avistou um veículo trafegando em atitude suspeita. Durante abordagem no interior do veículo, foram encontrados uma porção de substância análoga à cocaína, um comprimido de ecstasy e algumas munições. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, diante dos fortes indícios da prática do crime de tráfico de drogas e de posse ilegal de armas, a guarnição se deslocou até a residência do indivíduo, identificado como Alisson Dias Miranda, 27 anos, localizada no mesmo bairro. No local, com a autorização do pai do suspeito, foi feita uma busca domiciliar e encontradas 11 porções de substância análoga à cocaína, 7 porções de substância análoga ao crack, um comprimido de ecstasy, uma balança de precisão, uma pistola calibre 38 municiada com um carregador com doze munições, 6 munições do mesmo calibre, 32 munições calibre 38 e R$ 408 em espécie. O autor foi conduzido para a sede da 22ª Coorpin para as providências cabíveis.

Abaré: Alunos do Bope destroem plantação com 16 mil pés de maconha Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de dezesseis mil pés de maconha foram incinerados na cidade de Abaré, no norte do estado, por alunos do Curso de Operações Policiais Especiais do Bope, ministrado pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga da Polícia Militar. Uma pessoa foi conduzida para a Delegacia Territorial do município, durante a ação. Conforme o comandante da Cipe Caatinga, major Ednaldo Siqueira Vieira, o cultivo foi encontrado por policiais militares, após levantamento de informações. “No final do Curso de Adaptação à Caatinga (CAC), os alunos sempre participam de um exercício real e, desta vez, a prática culminou na erradicação da plantação”, disse o oficial. Um suspeito encontrado no local e foi apresentado na delegacia. O homem, cujo nome não foi divulgado, segue detido, na manhã desta sexta-feira (22). O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Medida protetiva é cumprida na zona rural de Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (20), a polícia militar deslocou-se ao Povoado de Outro Capão, na zona rural de Macaúbas, a 199 km de Brumado, para prestar apoio a um oficial de justiça para execução de uma medida protetiva de urgência em desfavor do ex-companheiro da vítima. Segundo informou a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no local, estava apenas o acusado. Segundo ele, a ex-mulher teria ido morar em Macaúbas. Com o indivíduo, foram encontradas duas armas de fogo de fabricação caseira. Ele foi conduzindo até a delegacia de Macaúbas para adoção das medidas cabíveis.

Apae de Brumado adquire novo veículo para translado dos alunos assistidos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério da Justiça e com recursos próprios, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) conseguiu adquirir um veículo novo para translado dos alunos assistidos em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Genival Moura Matos, festejou a conquista, que era uma das metas da diretoria. “Todos fizeram parte desse projeto. É um projeto único. Depois de 26 anos, a Apae consegue um veículo que diminuirá as dificuldades de acesso à entidade”, destacou. Moura agradeceu a todos os associados e àqueles que, direta ou indiretamente, viabilizaram a aquisição. “Agradeço a todos. A Apae é uma instituição que precisa muito do outro”, completou.

Ex-assessor de deputado baiano é preso por extorsão Foto: Reprodução/Bocão News

O ex-assessor do deputado federal Abílio Santana (PSC-BA), Dejardes Cézar da Silva Filho, foi preso em flagrante pelas Polícias Civil e Militar, na última quarta-feira (20), na região da Estrada do Coco. Segundo informações do parlamentar, Dejardes atuava juntamente com a também ex-assessora, Damares Silva, na prática de crimes de extorsão mediante chantagem, crimes digitais e associação criminosa. O caso foi registrado na 26ª Delegacia Territorial da Polícia Civil, localizada em Catu de Abrantes, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, Dejardes Cézar da Silva Filho pediu R$ 180 mil ao parlamentar para não divulgar suposto vídeo de Damares acusando o político de abuso sexual quando ainda era menor de idade. Áudios nos quais Damares autoriza Dejardes a buscar o dinheiro evidenciam a participação dela nos atos criminosos. O ex-assessor foi flagrado por policiais após receber a quantia de R$ 32 mil, em espécie. Damares foi indiciada juntamente com o réu preso. O deputado federal, classificou o período que foi chantageado como “dias de terror”. “Não me renderei a ameaças, calúnias e jogo baixo de quem quer que seja. Sou um homem de bem e repudio veementemente essas atitudes criminosas do ex-assessor Dejardes, que de maneira covarde tentou me extorquir com a ameaça de vídeos mentirosos. Passei por dias de terror, não por medo, mas por não saber até que ponto uma pessoa sem caráter pode chegar. Felizmente, a justiça começou a ser feita. Canalhas, mentirosos e corruptos devem estar atrás das grades. Não me curvarei a nenhum indivíduo que queira se utilizar da minha imagem para levar vantagens, de forma ilícita. A justiça dos homens foi eficaz, mas a de Deus é ainda mais, rigorosa, eficiente e concreta”, disse Abílio Santana. Segundo Elaine Laranjeiras, titular da 26ª delegacia onde o caso foi registrado, as apurações foram iniciadas depois que o deputado registrou ocorrência na unidade. “Ele relatou que o ex-assessor e outra ex-funcionária de seu gabinete, estariam ameaçando divulgar vídeos acusando-o de abuso sexual. A mulher teria chegado a postar uma foto, com informações caluniosas”, detalhou a delegada, ressaltando a possibilidade de envolvimento de outras pessoas no crime. Em 2020, Abílio Santana foi apontado por outra ex-assessora, Letícia Mariane, como pai de sua filha, concebida numa relação extraconjugal, uma vez que o parlamentar era casado. Na época, a jovem contou que quando engravidou, Abílio sugeriu a realização de um aborto oferecendo-lhe dinheiro para ‘resolver o problema’. As informações são do Bocão News.

Arquivo