Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2024
Bahia zera estoque de vacinas contra dengue com validade até 30 de abril Foto: Divulgação/Sesab

Um esforço conjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e dos municípios permitiu que todas 120.022 doses de vacina contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril fossem aplicadas antes do vencimento. Todo o estoque foi zerado nesta segunda-feira (29). A parceria, que contou também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, desenvolveu iniciativas de incentivo à vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. A redistribuição de vacinas também foi uma das estratégias adotadas no estado para utilização dos imunizantes. Inicialmente 115 municípios baianos receberam a vacina. Com a decisão de redistribuir, outros dez puderam iniciar a vacinação. A resolução foi pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne gestores municipais e estadual de saúde. A iniciativa foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com o prazo de validade até 30 de abril. “Colocamos à disposição toda a nossa estrutura de logística para que as vacinas chegassem o mais breve possível em todos os municípios. O trabalho ágil na distribuição e também das equipes de imunização do estado e dos municípios foi essencial para que conseguíssemos fazer com que não houvesse perda de doses”, ressaltou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Recebemos mais uma remessa nesta segunda-feira e peço que os pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de vacinação”, complementa.

Após paralisação, aulas na rede estadual de ensino retornam nesta quinta-feira (1º) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Professores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades por 48 horas em todo estado da Bahia. A mobilização acontece nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30). As atividades vão retornar nesta quinta-feira (01). Ao site Achei Sudoeste, Rui Oliveira, coordenador da APLB Sindicato/Bahia, disse que a paralisação foi aprovada por maioria absoluta em assembleia nas regionais. Oliveira justificou que o Governo do Estado não quer conceder o reajuste salarial de 5,69% à categoria. “É um absurdo, não aceitamos isso. A base da APLB Sindicato está parada na Bahia toda e a rede estadual está totalmente parada em todo estado”, afirmou. Diversos atos estão sendo realizados em manifestação cobrando os direitos da categoria. Segundo o coordenador, além da pauta do reajuste, o governo prometeu que pagaria a terceira parcela dos precatórios do Fundeb neste mês de abril, o que não aconteceu. “Vamos continuar protestando porque professor tem que ser valorizado no dia a dia, não no palanque”, frisou. Caso a pauta não seja atendida, o professor adiantou que o movimento será radicalizado.

Criança morre após ser atropelada por ônibus escolar em Muquém do São Francisco Foto: Reprodução/G1

Uma criança de oito anos morreu após ser atropelada por um ônibus escolar na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia. As informações são do G1. De acordo com a Polícia Civil da cidade, o caso aconteceu na segunda-feira (29), menos de um mês depois de uma menina de seis anos ser atropelada e morrer em Barra, também na região oeste. Wesley Reinan Ferreira Xavier foi atropelado no povoado de Pedrinhas, que fica na zona rural da cidade. A polícia não detalhou as circunstâncias do atropelamento, mas informou que o motorista do ônibus prestou depoimento na delegacia e foi liberado. O caso é investigado. A prefeitura de Muquém de São Francisco publicou uma nota de pesar nas redes sociais e informou que a administração vai dar suporte à família da vítima e acompanhar o caso. “A Prefeitura de Muquém do São Francisco lamenta profundamente a morte precoce da criança Wesley Reinan Ferreira Xavier, residente na comunidade de Pedrinhas. Nossos sinceros sentimentos aos familiares”, escreveu. O corpo de Wesley foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Ibotirama. O velório acontece nesta terça, na casa da avó do menino, no bairro Ibotiraminha. Já o enterro aconteceu às 16h, no cemitério municipal da cidade.

Vigilância Sanitária apreende medicamentos vendidos de forma irregular em Conquista Foto: Divulgação/PMVC

A Vigilância Sanitária (Visa) tem feito um trabalho rotineiro de fiscalização em farmácias de Vitória da Conquista, com interdições e apreensão de medicamentos de controle especial, em conformidade com a Portaria Federal nº 344/99. As ações visam coibir a comercialização irregular desses medicamentos sem prescrição escrita, efetuada por profissional legalmente habilitado. Nas fiscalizações, três farmácias foram interditadas e mais de 500 caixas de medicamentos de controle especial, como psicotrópicos e antibióticos, foram recolhidos. De acordo com Maico Mares, coordenador da Visa, os produtos estavam mal acondicionados, escondidos em fundos falsos, fundo de sofá e até fora do estabelecimento. “Parte deles estava sem nota fiscal ou com origem não comprovada. Provavelmente são medicamentos utilizados sem a receita do profissional habilitado”, explicou. A população pode auxiliar o trabalho da Vigilância Sanitária denunciando possíveis irregularidades na Ouvidoria da Saúde, por meio do 0800 284 70 10 ou pelo site da prefeitura, na aba da Ouvidoria Municipal.

Desemprego sobe a 7,9%, mas é o menor para o 1º trimestre desde 2014 Foto: Reprodução/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,9% no trimestre encerrado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em dezembro, houve alta de 0,5 ponto percentual na desocupação, que era de 7,4%. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de 8,8%. Mesmo com a alta, o resultado do primeiro trimestre é o melhor para o período desde 2014 (7,2%) e vem abaixo das projeções do mercado financeiro (8,1%). Com os resultados, o número absoluto de desocupados cresceu 6,7% contra o trimestre anterior, atingindo 8,6 milhões de pessoas. Na comparação anual, o recuo é de 8,6%. No primeiro trimestre de 2024, houve queda de 0,8% na população ocupada, estimada em 100,2 milhões de pessoas. No ano, o aumento foi de 2,4%, com mais 2,4 milhões de pessoas ocupadas. De acordo com Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, o aumento da taxa de desocupação foi ocasionado pela redução na ocupação, em um movimento sazonal da força de trabalho no primeiro trimestre do ano. O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar — chamado de nível da ocupação — foi estimado em 57%, um recuo de 0,6 ponto percentual frente ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 0,9 p.p. Já o número de pessoas dentro da força de trabalho (soma de ocupados e desocupados), teve alta de 1,5%, estimado em 108,8 milhões. A população fora da força totalizou 66,9 milhões, estável em relação ao período anterior.

Homem de alta periculosidade morre em confronto com a Cipe Sudoeste em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 50 anos morreu em confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), nesta segunda-feira (29), durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em Carinhanha. Edvaldo Roque dos Santos tinha sido visto por volta de 15h, no Bairro São Francisco, de posse de uma arma de fogo. Ao perceber a presença da viatura na região, Edvaldo entrou bruscamente na residência e, diante da atitude suspeita, os policiais se aproximaram. O suspeito então disparou contra a guarnição, que revidou. Após os disparos cessarem, o indivíduo foi encontrado caído. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Maria Pereira Costa, mas já deu entrada na unidade sem vida. Com Edvaldo, foram localizados 1 revólver calibre 38, 2 munições intactas, 3 munições deflagradas, 28 trouxinhas de substância análoga à maconha, 1 porção média de substância análoga à maconha e 22 buchas de substância análoga à cocaína. De acordo com a Cipe Sudoeste, o suspeito possuía diversas passagens pela polícia e era considerado um elemento de alta periculosidade.

Vitória da Conquista: Aves silvestres são apreendidas pela secretaria de Meio Ambiente Foto: Divulgação/PMVC

Em mais uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Guarda Municipal, por meio do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), mais 38 pássaros silvestres foram apreendidos em uma casa no loteamento Cidade Maravilhosa, na manhã desta segunda-feira (29), em Vitória da Conquista. Entre os pássaros estavam 18 papa-capins, um tangará, quatro cardeais, cinco tico-tico, um trinca-ferro, seis canários da terra, dois sanhaços e uma cambacica. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Alguns estavam debilitados e com sinais de maus-tratos. Os fiscais estavam em fiscalização de rotina quando se depararam com um homem com um pássaro na gaiola na porta de casa, sem autorização para criá-los. Os fiscais solicitaram autorização para entrar na garagem e, ao fazerem a inspeção, foi notado que nenhum dos pássaros tinha autorização. A Semma lembra que constitui crime ambiental quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Felipe Duarte garante mais de R$ 6 milhões para Guanambi no 1º ano de mandato Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O deputado estadual Felipe Duarte bateu recorde em seu primeiro ano de mandato, garantindo mais de R$ 6 milhões em recursos para Guanambi. Os investimentos foram para obras, equipamentos e aportes financeiros em variados setores. O parlamentar já assegurou recursos através de emendas impositivas para reestruturação do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Regional, sediado em Guanambi, aquisição de novo veículo e novos equipamentos que serão licitados, construção das sedes das UBS do Monte Azul e Santa Luzia, aquisição de 3 ambulâncias/vans, investimento nos festejos de réveillon, aquisição de equipamentos para a Secretaria Municipal de Educação, aquisição de centro cirúrgico para o Hospital Municipal de Guanambi (HMG) e mais tratores e carros-pipas para comunidades rurais, totalizando mais de R$ 6 milhões garantidos, parte já em conta, sendo licitados ou com previsão de serem liberados muito em breve.

Homem acusado de abusar sexualmente de 13 sobrinhas é preso em Salvador Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, acusado de abusar sexualmente de suas 13 sobrinhas, no período de onze anos. O homem foi preso nesta segunda-feira (29), em uma residência no bairro da Capelinha, em Salvador. O crime foi denunciado no primeiro semestre de 2023, após as vítimas perceberem um padrão de abusos feitos pelo acusado, durante suas infâncias e adolescências. O homem se aproveitava das garotas quando as mesmas estavam em sua antiga residência, no bairro de Plataforma.O primeiro abuso aconteceu em 2018, quando uma das vítimas tinha oito anos. Já os últimos ocorreram no ano passado e as vítimas tinham oito e nove anos. As crianças e adolescentes abusadas foram encaminhadas para acolhimento psicossocial. Já o suspeito passará por exames de corpo de delito e ficará custodiado à disposição da Justiça. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Uneb pede correção de requisito em Concurso Público da Prefeitura de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota técnica recebida pelo site Achei Sudoeste, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Guanambi recomendou à Prefeitura de Caetité a correção dos requisitos para o provimento do cargo de professor do ensino fundamental (1ª ao 5º ano), constantes do Anexo II do Edital nº 02/2024, referente ao Concurso Público aberto pelo Município. Para o cargo, o edital exige como requisito a formação em Nível Superior, com diploma de conclusão em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação. Ao mesmo tempo admite como formação mínima a oferecida pelo Ensino Médio completo, na modalidade normal, para o exercício do magistério nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Segundo a Uneb/Guanambi, trata-se de uma contradição de princípio, que desautoriza o Artigo 62 da LDB 9394/96, posto que, foi justamente esta lei que, ao instituir a década da educação na data de sua publicação, determinou que o Conselho Nacional de Educação (CNE) definisse diretrizes curriculares para a oferta de cursos de formação de professores em Nível Superior para todas as etapas da educação básica, extinguindo, paulatinamente, a formação em nível médio. “Recomendamos que especifique o curso de graduação correspondente a cada etapa da Educação Básica, sendo que, para o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) - código 8, constante do Anexo II do Edital nº 02/2024, seja: Ensino Superior, Diploma de Conclusão em Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura”, afirmou, na nota.

Ministério da Saúde alerta para vigilância e imunização contra febre amarela Foto: Flávia Villela/Agência Brasil

Após o registro de dois novos casos de febre amarela na região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, o Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível – sobretudo em áreas onde há transmissão ativa do vírus. As informações são da Agência Brasil. Em nota, a pasta destacou que a agilidade é importante para que futuros surtos de febre amarela no país sejam evitados e para que ações de resposta sejam prontamente executadas caso haja necessidade. O comunicado ressalta que a doença é facilmente evitável por meio de vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as idades. A cobertura vacinal contra a febre amarela no Brasil, entretanto, está abaixo do recomendado.

Vigilância aponta que Hospital de Sebastião Laranjeiras funciona de forma inadequada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em atendimento à solicitação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Vigilância Sanitária Regional realizou uma inspeção no Hospital Municipal Walter Leão Rocha, instalado pela Secretaria de Saúde na cidade de Sebastião Laranjeiras. De acordo com o relatório, o hospital funciona sem as atualizações necessárias para o cenário atual. A estrutura física da unidade está sendo reformada e o hospital passou a funcionar em local adaptado em um prédio escolar desativado, prestando assistência à saúde na modalidade de internação nas clínicas básicas e urgência/emergência. A Vigilância Regional apontou que a unidade não possui organograma atualizado, não possui rotinas técnicas de procedimentos escritas disponíveis nos setores, não possui registros de manutenção preventiva e corretiva com relação aos equipamentos, o que favorece a interrupção do seu funcionamento, climatização deficitária, pisos e paredes de difícil higienização, fiação exposta, ausência de pias para lavagem das mãos em diversos setores, entre uma série de outros problemas. “Necessita de reformas e adaptações imediatas”, apontou. O relatório destacou que o hospital funciona em local improvisado não compatível com as atividades desenvolvidas, porém indicou tempo hábil para resolução dos problemas apontados. “Diante da situação encontrada, a equipe de inspeção constatou que a instituição não atende aos preceitos legais, devendo regularizar as não conformidades elencadas neste relatório, bem como apresentar todos os documentos solicitados. Apesar dos riscos sanitários potenciais observados e, considerando os benefícios potenciais à população assistida, levando em conta a dificuldade para acesso a outra unidade hospitalar, optamos provisoriamente pela não interdição do local, desde que cumpridas em tempo hábil as adequações mínimas”, concluiu.

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue Foto: Divulgação/Sesab

Nesta segunda-feira (29), a Bahia recebe mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, a ser distribuída para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização, a faixa etária de 10 a 14 anos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que “a vacinação reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus. Para além da imunização, toda a sociedade deve continuar empenhada em eliminar os criadouros do mosquito, como a forma mais imediata de frear o avanço da dengue”. Em 2024, a Bahia registra 169.758 casos de dengue, um incremento de 736,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente são 241 municípios em epidemia, 71 em risco e 62 em alerta. Na reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista citado novamente como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista atualmente vive uma tripla epidemia. São 26.595 casos e 11 mortes confirmadas por dengue, isso sem contar as 2.570 notificações de chikungunya e 1.627 de zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa. A diretora da vigilância epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, pontua que o Governo do Estado já aplicou mais de R$ 21 milhões em ações de combate às arboviroses em 2024. “Realizamos ações com fumacê em diversas localidades, treinamos mais de 19 mil agentes de endemias e equipes assistenciais, além de enviarmos medicamentos e equipamentos para os municípios. Observamos uma inflexão no número de casos novos na última semana epidemiológica, mas devemos permanecer mobilizados e engajados para conter a doença”.

Baleado, homem consegue pilotar até o Hospital de Brumado em busca de socorro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Mesmo baleado em uma tentativa de assalto na região da Fazenda Lameirão, um homem, cuja identidade não foi revelada, conseguiu pilotar até o Hospital Municipal de Brumado em busca de socorro. O crime foi registrado na madrugada do último sábado (27). Em um áudio que circula nas redes sociais, a vítima acalma familiares e amigos. Ele relatou que transitava da Fazenda Lameirão para o centro de Brumado, quando foi surpreendido por um marginal, que saiu de dentro do mato e disparou contra o motociclista. O homem foi baleado no braço. No Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, ele recebeu os devidos atendimentos. O tiro transfixou o braço, mas a vítima não corre risco.

Vitória da Conquista: PRF flagra motorista portando rebite na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

No sábado (27), em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um carro, no qual, durante os procedimentos de fiscalização, foram localizados 63 comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como "rebite", além de uma porção de 2g de maconha. O medicamento conhecido como “rebite” é uma droga da família das anfetaminas, que atua como estimulante do sistema nervoso central e compromete a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes no trânsito. O “rebite” é proibido pela ANVISA, sendo importado e comercializado ilegalmente no país e representam um enorme risco à segurança do trânsito. Diante da constatação do porte de anfetaminas e maconha, a equipe lavrou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) em desfavor do condutor, o qual se comprometeu a comparecer em juízo quando intimado.

'Sem ser amiguinho do governador': PL lança pré-candidato a prefeito de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (29), mais uma pré-candidatura à prefeitura de Brumado foi lançada. Com posicionamento bem definido à direita, o professor Cláudio Leite garante que o município pode se desenvolver sem a necessidade de ser “amiguinho” do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Assumidamente bolsonarista, Leite é presidente do diretório do Partido Liberal (PL) no município. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele afirmou que Brumado precisa ter mais opções na disputa. “Demonstraremos ao longo da nossa pré-campanha que Brumado não pode mais ficar somente com as opções de dois pré-candidatos, que se orgulham em ser amiguinhos do governador, que foi o pior secretário de educação da história da Bahia. Não sou amiguinho do governador e nem quero ser”, declarou. Formado em Licenciatura, Bacharel em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, o pré-candidato prometeu demonstrar, ao longo da campanha, que o PL é competitivo e que tem absolutas chances no pleito. “A nossa pré-candidatura é para demonstrar para população de Brumado que o município tem dinheiro suficiente para não depender de amizades com o governador. Basta não haver corrupção e ter eficiência administrativa, isso o PL já provou que sabe fazer”, completou.

Governo Central tem déficit primário de R$ 1,5 bilhão em março Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O aumento das receitas fez o déficit primário cair em março de 2024. No mês passado, o Governo Central – Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social – registrou resultado negativo de R$ 1,527 bilhão, contra déficit primário foi R$ 7,083 bilhões em relação a março de 2023, queda de 79,3% além da inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As informações são da Agência Brasil. “Comparado a março de 2023, o resultado primário observado decorre da combinação de aumento real de 8,3% (R$ 12,6 bilhões) da receita líquida [após transferências a estados e municípios] e aumento real de 4,3% (R$ 6,8 bilhões) das despesas totais”, informou o Tesouro Nacional, em seu relatório divulgado nesta segunda-feira (29). O resultado de março passado veio melhor do que o esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Fazenda, os analistas de mercado esperavam resultado negativo de R$ 5,1 bilhões. Nos três primeiros meses do ano, o Governo Central registra superávit primário de R$ 19,431 bilhões, valor 39,8% menor que o obtido no mesmo período do ano passado, descontado o IPCA, quando foi R$ 31,208 bilhões. As contas do governo ainda registram superávit em 2024 por causa do resultado positivo recorde de R$ 79,337 bilhões em janeiro, já que em fevereiro o resultado negativo foi recorde com a antecipação de R$ 30,1 bilhões de pagamentos de precatórios. O resultado primário representa a diferença entre as receitas e os gastos, desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e o novo arcabouço fiscal estabelecem meta de déficit primário zero, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) para cima ou para baixo, para o Governo Central. O último Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado no fim de março, projetou déficit primário de R$ 9,3 bilhões para o Governo Central, o equivalente a um resultado negativo de 0,1% do PIB. Para cumprir a meta fiscal, o governo bloqueou R$ 2,9 bilhões do Orçamento e manteve a estimativa de arrecadar R$ 168 bilhões em receitas extras em 2024.

Riacho de Santana: Adolescentes irão cumprir medida após filmar relações com menor Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Riacho de Santana, dois adolescentes de 15 anos foram encaminhados para cumprimento de medidas socioeducativas em regime de internação na Casa Fundac, em Salvador. De acordo com o processo, os menores filmaram e compartilharam o vídeo com uma adolescente de 13 anos. O vídeo também foi compartilhado em uma plataforma conhecida por X-Vídeos, onde ganhou uma proporção gigantesca. O caso ganhou bastante repercussão na cidade. Na última sexta-feira (26), os menores e a vítima foram ouvidos no Fórum da Comarca de Riacho de Santana pelo magistrado Paulo Rodrigo Pantusa. Diante da gravidade dos fatos, o juiz determinou a imediata apreensão dos menores e o encaminhamento dos mesmos para a Fundação da Criança e do Adolescente para cumprimento de medida socioeducativa, bem como a exclusão da plataforma vídeos. A internação é provisória e deverá ser reavaliada pelo magistrado após 45 dias.

Trabalhadores da rede estadual de educação paralisam atividades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os trabalhadores da rede estadual de educação paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29), por 48 horas, após rejeitarem a proposta de 5,69% de reajuste nos salários, com pagamentos fracionados, feita pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC). A decisão foi tomada pela categoria na quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Com isso, as escolas da rede estadual da Bahia não terão aulas nesta segunda, nem na terça (30). A categoria pede 10% de reajuste, seguindo o percentual unificado pela Federação da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos. Segundo a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram. Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia informou que está aberta para negociar com o sindicato e que as escolas estão abertas durante o período da paralisação. Contudo, em muitas delas foi possível notar que alunos e professores não compareceram às unidades de ensino.

80 famílias do bairro Esconso são beneficiadas com água encanada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, 80 famílias serão beneficiadas com ligações de água no Bairro Esconso. As melhorias foram viabilizadas pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Guilherme Bonfim. Ao site Achei Sudoeste, Bonfim comemorou mais essa conquista. “É mais uma conquista para o nosso município. Tenho levantado e defendido essa bandeira da água limpa e cristalina na torneira das pessoas”, afirmou. Só neste ano, foram mais de 30 mil metros de ligações de extensão de redes de água viabilizadas por Guilherme junto ao Governo do Estado na sede e zona rural da cidade. As obras foram iniciadas nesta segunda-feira (29). Guilherme esteve presente no bairro acompanhando o início dos trabalhos. “Mais de 80 famílias serão beneficiadas nesse importante investimento do Governo do Estado em nosso município. Não é só o investimento, o que me motiva a fazer isso é chegar lá e ver os depoimentos, que me emocionam muito. Sem água não conseguimos sobreviver e é muito importante ter esse bem em nossas torneiras”, completou.

Durante fiscalização a um ônibus, PRF localiza 5kg de cocaína em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

No domingo (28), a Polícia Rodoviária Federal localizou 5,1kg de cocaína em uma bagagem durante fiscalização a um ônibus na BR-116, em Vitória da Conquista. O passageiro responsável pelo transporte do material ilícito foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O homem alegou que levaria o material até Petrolândia (PE) e que receberia um valor pelo transporte. Diante do constatado, o passageiro foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município, para aplicação dos procedimentos cabíveis.

Suspeito de matar jovem no Hospital de Brumado morre em confronto com a Rondesp Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (29), a Rondesp Sudoeste após receber informações da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, sobre um homem suspeito, identificado como Fabrício Santos Meira, supostamente envolvido em diversos crimes na cidade de Brumado, inclusive na morte de um paciente que estava internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Um outro suspeito foi preso dentro de um bar na capital do minério. Em diligências, a equipe se dirigiu ao Bateias 2, localizado no bairro Zabelê, em Vitória da Conquista, para onde o indivíduo teria se mudado recentemente. No local, ao perceber a presença da viatura, ele fugiu para o interior da residência, disparando contra os policiais, que revidaram. Após o confronto, o suspeito foi encontrado ferido dentro da residência, ao lado de uma arma de fogo. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital, porém não resistiu aos ferimentos. No imóvel, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, dinheiro em espécie, drogas, uma balança de precisão e embalagens para acondicionamento das substâncias. Além do homicídio, o indivíduo é acusado de cometer diversos outros delitos. O caso segue sendo investigado.

Brumado: PM acredita em informações de dentro do hospital para ação de atiradores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens, disfarçados de pacientes, alvejaram um jovem que havia dado entrada no Hospital de Brumado com ferimento provocado por disparo de arma de fogo. A dupla invadiu a unidade de saúde e se dirigiu diretamente à sala de raio-x, onde o paciente se encontrava recebendo atendimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Elson Pereira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse que existe a possibilidade de os criminosos terem recebido informações de dentro do hospital acerca da exata localização do paciente. “Existe sim uma possibilidade fortíssima de orientação de pessoas de dentro do hospital. Uma possibilidade fortíssima! Já havíamos avaliado o desempenho deles durante a execução do ato criminoso, indo direto na sala de raio-x, e isso nos leva a pensar nessa possibilidade”, declarou. Na oportunidade, o Tenente Coronel destacou que o hospital é uma estrutura que pertence ao Município e, portanto, cabe ao ente prover a segurança na unidade. “Penso que a Administração Pública Municipal tem que rever a condição de segurança no local com a presença de uma segurança mais efetiva”, afirmou. Nesse ponto, o comandante citou o papel da Guarda Civil Municipal (GCM), que poderia estar sendo utilizada para salvaguardar o patrimônio público e os serviços públicos municipais, incumbências da instituição determinadas pela própria constituição. “Cadê a Guarda Municipal, cadê a segurança do hospital?”, questionou.

Hospital de Brumado não solicitou apoio para salvaguardar paciente baleado, diz 24º BPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A notícia da invasão registrada no Hospital Municipal de Brumado para prática do homicídio de um paciente, que se encontrava na unidade baleado, continua ganhando grande notoriedade. Disfarçados de pacientes, dois homens entraram no local e deflagraram diversos tiros contra a vítima. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Elson Pereira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que, em nenhum momento, a Polícia Militar foi solicitada pelo Hospital ou pela Secretaria Municipal de Saúde para reforço de segurança na unidade. “Para que nós estivéssemos fazendo a salvaguarda do paciente deveríamos ter sido provocados. Não houve qualquer provocação através de ofício ou, no mínimo, oral do Município no sentido de que eles precisariam de um reforço policial lá dentro do Hospital Municipal”, afirmou. O comandante desmentiu a nota emitida pela prefeitura sobre o pedido de proteção do paciente e, consequentemente, dos demais servidores da unidade. “Não posso colocar um policial lá sem o lastro, uma fundamentação, sem no mínimo um ofício solicitando a presença da polícia no local. Não tive solicitação nem informal, nem formal para fazermos a custódia lá. Não recebemos sequer uma solicitação do hospital. Trabalhamos com base no legal”, reiterou.

Três presos rompem grade de ferro, escalam e fogem de delegacia em Porto Seguro Foto: Reprodução/G1

Três presos fugiram da delegacia de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, no domingo (28). As informações são do G1. A fuga foi percebida quando carcereiro fez a contagem dos custodiados. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, apurou que os presos foram identificados como Ian Carlos Dias Merscher, Agamenon Silva do Espírito Santo e Mateus dos Santos Oliveira. De acordo com a polícia, outros cinco custodiados da mesma unidade foram recambiados para o Conjunto Penal de Eunápolis. Equipes da delegacia de Porto Seguro, com apoio da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Eunápolis) procuram pelos fugitivos, que não foram encontrados até a última atualização desta reportagem. A polícia informou que foi expedida guia pericial ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a carceragem da unidade. Laudos periciais vão colaborar para a apuração das circunstâncias da fuga.

Brumado: Após sair de presídio, indivíduo volta a praticar arrombamentos no comércio local Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar de Brumado já chegou ao suspeito de ter praticado vários arrombamentos no comércio da cidade. Algumas operações já estão sendo realizadas durante esta segunda-feira (29) com o objetivo de capturá-lo. Ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Elson Pereira, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que o suspeito se encontrava preso, mas voltou a praticar ações delituosas após a sua soltura. “A especialidade dele é arrombamento, o furto qualificado no caso, e estamos diligenciando no sentido de encontrar esse indivíduo”, detalhou. Com relação a uma onda de assaltos registrada na zona rural, o comandante garantiu que a PM tem feito rondas na área a fim de inibir toda e qualquer conduta criminosa. “Estou muito satisfeito com o trabalho da PM na zona rural. São mais notícias de elogios dos cidadãos do que de sucesso em atuações criminosas. Vamos continuar com a ronda rural, é algo que tenho muita atenção. Trabalhamos com base em indicadores e vamos checar os horários e localidades onde esses assaltos aconteceram”, afirmou.

Arquivo