Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
fechar

Brumado: Secretário reafirma que sem parcerias UTI não funcionará no município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A obra da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está sendo construída no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, está 50% concluída, faltando apenas a terceira e a quarta parcelas do dinheiro referente ao convênio firmado com o governo da Bahia para sua inauguração. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde, Cláudio Feres, reafirmou que o município não terá condições de arcar sozinho com a manutenção da UTI devido ao alto custo. Feres ressaltou a importância da unidade para a população, que ainda tem de ser transferida para outros centros, a exemplo de Vitória da Conquista, em casos mais complexos e de maior risco de vida. Para a implementação da UTI, o secretário destacou que ainda há um longo caminho, que inclui o fechamento de convênios, a conclusão da construção, e a compra de equipamentos. Além disso, é preciso, segundo ele, decidir se a unidade será terceirizada, estatal ou municipal. “Precisamos de uma mobilização política, do estado, e da própria União para tentar fortalecer a nossa saúde”, frisou Feres. Por fim, o secretário adiantou que a UTI também poderia funcionar por meio de consórcio.

Brumado: Motorista derruba placa de sinalização na João Paulo I Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Populares que moram na Avenida João Paulo I, em Brumado, não souberam explicar como uma placa de sinalização vertical foi encontrada na horizontal na calçada de uma clínica de hemodiálise. Alguns disseram ter ouvido o momento em que houve uma colisão na madrugada da última terça-feira (13). No entanto, quando saíram à rua não viram sinal do ocorrido. Por pouco, o condutor não atingiu a parede da clínica. No paralelepípedo há marcas de pneu.

Brumado: Prefeitura jogou o piche, mas não tapou os buracos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores e comerciantes da Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, em Brumado estão cobrando a conclusão da operação tapa buracos na via. Segundo relataram ao site Brumado Notícias, desde a última semana, uma empreiteira que presta serviços para a prefeitura jogou piche nos buracos com a promessa de retornar na última terça-feira (13) para concluir o serviço. A promessa não se cumpriu e os buracos aumentaram de tamanho desde então. A localidade vem sofrendo com os buracos desde as chuvas do final de 2013, a qual deixou a via totalmente danificada.

Caculé: Bell Marques e Oito7Nove4 estarão no Forró do Bacurau 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ter anunciado a grade oficial do Forró do Bacurau 2014, com outras atrações, a produção do evento resolveu atender a um clamor da juventude caculeense e de toda a região e levar o cantor Bell Marques para animar a festa. O Forró do Bacurau será realizado no dia 22 de junho, no Espaço Bacurau. Além do ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, as bandas Oito7Nove4 e Entre um Gole e Outro também foram confirmadas pelo empresário Gilson Porto, da Solegal Produções, ao site Brumado Notícias. A festa acontece durante os festejos juninos de Caculé. O Forró do Bacurau, a maior festa de camisa do São João 2014 do sudoeste baiano, está simplesmente imperdível. O melhor São João da Bahia é em Caculé, minha gente.

Brumado: Foragido da justiça de Guanambi é detido tentando fazer nova identidade no SAC Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Gubisvan José Américo, o Gubisão, foi detido pela polícia civil de Brumado enquanto tentava renovar a carteira de identidade na unidade de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, Gubisão era procurado pela polícia da cidade de Guanambi acusado de praticar roubos no município durante o ano de 2003. Ele chegou a ser detido, mas estava foragido desde o ano de 2006. Os investigadores brumadenses chegaram ao foragido após o mesmo ser reconhecido na unidade do SAC. Policiais o encaminharam à delegacia, onde ele permanece detido até ser removido para a sua cidade de origem.

Brumado: Representantes de projeto cultural participam de encontro em Salvador Foto: Divulgação

Representantes do Ponto de Cultura Adote um Capoeirista estiveram em Salvador entre os dias 07 e 11 de maio, no II Encontro Estadual de Pontos de Cultura da Bahia. O II Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia fez parte da programação do evento. Na oportunidade, foram discutidas políticas públicas de fomento à cultura. Além disso, durante o encontro também ocorreu uma Audiência Pública com o governador Jaques Wagner (PT) e diversas oficinas de formação cultural para representantes de Pontos de Cultura de todo o estado. O evento aconteceu no Centro Histórico de Salvador e reuniu cerca de 1.200 pessoas entre artistas e gestores culturais de todo o estado. O próximo encontro da Rede de Pontos de Cultura será em Natal, no Rio Grande do Norte, de 19 a 25 de maio. Na ocasião, a cidade de Brumado será representada novamente pelo Ponto de Cultura Adote um Capoeirista.

Brumado: Festival de Taxa 0% Volkswagen é na Brumauto

Na próxima sexta-feira (16), será iniciada na concessionária Brumauto uma grande promoção: o Festival de Taxa 0% Volkswagen. A promoção é válida para toda linha Gol, Fox e Voyage. A ação acontece neste final de semana e se encerra na segunda-feira (19). Na Brumauto, uma equipe de vendas ficará de plantão no domingo (18) até o meio dia. Não perca esta chance de adquirir o seu automóvel com condições imperdíveis. Veículos como o Up!, a Amarok e muitos outros disponíveis com taxa 0%. E você ainda pode realizar um Best Drive. A concessionária Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Caculé: Jornalista aposta que Luciano Ribeiro é um nome certo para a renovação na AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A tendência de renovação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pode ser avaliada pela quantidade de candidatos de primeira viagem com eleição praticamente assegurada e também por um grande contingente daqueles que têm chances reais de eleger-se em outubro. Segundo o jornalista Luís Augusto Gomes, do Blog Por Escrito, dentre estas lideranças está o ex-prefeito de Caculé, o advogado José Luciano dos Santos Ribeiro (DEM), que administrou o município por oito anos e vem forte na região sudoeste. O blogueiro ainda destacou a estreita relação e o vínculo de Luciano com o atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). A boa amizade de Ribeiro com Neto o credencia como o ‘candidato predileto’ do prefeito soteropolitano para ser uma grande liderança do sudoeste baiano na AL-BA.

Condeúba: Padre é vítima de sequestro relâmpago Foto: Eder Silva/Folha de Condeúba

O padre Padre Ivanildo Araújo Souza e o seu motorista, ambos de Minas Gerais, foram sequestrados na última quarta-feira (14) e liberados no distrito do Alegre, em Condeúba, no sudoeste baiano, horas depois. Um grupo de oito homens armou uma emboscada e interceptou o veículo do sacerdote quando o mesmo seguia para uma celebração. Os bandidos estavam em duas caminhonetes e em duas motos. De acordo com o Jornal Folha de Condeúba, após roubar aproximadamente R$ 500 e o veículo, o grupo liberou as vítimas, que pediram ajuda a moradores do distrito. Eles foram encaminhados ao Hospital Municipal de Mortugaba e posteriormente levados de volta a São João do Paraíso, em Minas. A polícia está investigando o caso, mas até o momento nenhum suspeito do crime foi localizado. O carro do sacerdote já foi encontrado. A polícia suspeita que o padre tenha sido confundido com um fazendeiro da região.

Guanambi: Depois de 11 anos, crime vai a julgamento Foto: Bonny Silva

Nesta quinta-feira (15), na Comarca de Guanambi, está acontecendo o julgamento de Juventino Pereira Baleeiro e Janielson Miguel da Silva, denunciados por duplo homicídio qualificado. As vítimas, Benedito Paixão Machado e Gilberto Calcino de Souza, foram mortas a tiros em um sítio, localizado próximo à localidade de Tabua Grande, de propriedade de Juventino. O crime aconteceu no dia 22 de dezembro de 2002. O julgamento, aguardado com muita expectativa pela comunidade por 11 anos, foi remarcado pela sétima vez. O júri deve se estender por todo dia de hoje.

Brumado: Vereador Édio Pereira busca novas demandas para combater a seca na zona rural Foto: Divulgação

Acompanhado do assessor do deputado Daniel Almeida (PCdoB), Cléber Pereira, o vereador Édio Pereira (PCdoB) esteve em Salvador nos dias 13 e 14 de maio para participar de audiências com o objetivo de viabilizar recursos para execução de obras de combate à seca na zona rural do município de Brumado. No dia 13, ambos participaram de reunião na Companhia de Engenharia Rural e Ambiental (CERB). Na oportunidade, o vereador foi informado de que o poço artesiano perfurado na comunidade de Boa Vista, região de Arrecife, garantiu uma vazão de 15.800 litros/hora. Pereira cobrou agilidade na instalação dos poços na comunidade do Macaco, em Arrecife, e na comunidade da Formosa, região do aeroporto. Já no dia 14, o vereador reuniu-se com a superintendente de Operações da Embasa a fim de cobrar a complementação do sistema de abastecimento das comunidades do Jacaré e Lagoa do Arroz, bem como a conclusão dos projetos de viabilidade técnica das comunidades do Ariri I e II, Lagoa da Velha, km 18, Correias, Furado de Maria Nova e da região de Cristalândia.

Brumado: Praça São Cristóvão sofre com a ação do tempo e de vândalos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como acontece em muitas outras praças em Brumado, a Praça São Cristóvão, localizada na Avenida Centenário, está se deteriorando com a ação do tempo e de vândalos. As muretas estão perdendo reboco e, em alguns pontos, já aparecem os ferros dos pilares de sustentação - a situação gera risco de acidente, pois a praça é muito frequentada por católicos nos dias de missa e muitos se arriscam se apoiando nos locais danificados. Vândalos também agem na localidade, danificando o bem público e depredando os bancos da praça. Sem guardas municipais, à noite a praça fica vulnerável à ação de vândalos e de usuários de drogas. Um comerciante da localidade disse ao site Brumado Notícias que alguns até praticam sexo nas imediações da praça durante a madrugada. “Tem gente que não mede o pudor, não respeita a santidade e não se intimida nem mesmo com a polícia a poucos metros da praça”, comentou o comerciante.

Brumado: Praça São Cristóvão sofre com a ação do tempo e de vândalos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Câmara aprova projeto que torna a exploração sexual crime hediondo Foto: Reprodução

Em votação simbólica realizada na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, de adolescente ou de pessoa vulnerável foi aprovado. Agora, o texto segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a proposta, a pena prevista nesse caso é de 4 a 10 anos de reclusão, aplicável também a quem facilitar essa prática ou impedir ou dificultar o seu abandono pela vítima. Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que se faz urgente proteger as crianças e adolescentes desse tipo de crime. Ela destacou que a impunidade contribui para que o crime seja considerado uma prática natural. Os condenados não poderão pagar fiança e não terão direito a anistia, graça ou indulto natalino. A pena imposta terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado. Para a progressão de regime, será exigido o requisito objetivo de cumprimento de, no mínimo, 2/5 (dois quintos) da pena aplicada, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

Deputada Ivana Bastos e prefeita de Lençóis participam de audiência na CAR e na Coelba Foto: Divulgação

Na última semana, a deputada Ivana Bastos e a prefeita de Lençóis, Moema Maciel, estiveram na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para tratar de demandas do município. Na oportunidade, elas foram recebidas pelo diretor do órgão, Vivaldo Mendonça. Bastos defendeu a necessidade de ampliar as ações de combate à pobreza, inclusão socioprodutiva, qualidade de vida e sustentabilidade no município. Para ela, programas desenvolvidos pela CAR poderão ajudar neste sentido. Também ao lado da prefeita de Lençóis, a deputada esteve com o Superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno, a fim de solicitar prioridade para início das obras de energia elétrica das localidades do Vale do Santo Antônio, Povoado Olaria e Fazenda Sossego, que estavam paralisadas. Na ocasião, o superintendente informou que as obras serão executadas em breve. Ao todo, serão implantados 590 postes, beneficiando 141 moradores, através do Programa Luz Para Todos.

Deputada Ivana Bastos e prefeita de Lençóis participam de audiência na CAR e na Coelba Foto: Divulgação
Rio de Contas: Sistema de abastecimento de água será ampliado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA) de Rio de Contas e de implantação da adutora de água tratada para atender a localidade de Marcolino Moura. As intervenções terão início imediato e devem ser concluídas no prazo de 12 meses. A Embasa está investindo recursos da ordem de R$ 1,6 milhão no projeto, através do qual mais de 4.300 pessoas serão beneficiadas. A ampliação do SAA de Rio de Contas compreende a implantação de captação, com dois conjuntos motor-bomba e flutuador, no rio Brumado, principal manancial que abastece o município, além da construção de mais um reservatório e do assentamento de 2,3 km de rede distribuidora. Uma adutora com extensão de 1,2 km será responsável por conduzir a água bruta até a nova estação de tratamento de água, que terá capacidade de produzir 80 m³ por hora. Já a adutora de água tratada que atenderá Marcolino Moura terá 8,6 km de extensão.

Brumado no circuito da Semana Nacional do Museu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante esta semana está acontecendo no Casarão Memorial de Brumado uma programação especial em razão da Semana Nacional do Museu. Coordenadora do curso de Arquivologia do local, Maria de Lourdes Oliveira falou sobre o evento em entrevista ao site Brumado Notícias. Segundo Oliveira, o Casarão se inscreveu na 12ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e está fazendo parte do circuito que acontece nacionalmente. O local está aberto para visitação das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 20h. Além de apreciar as peças antigas que estão expostas no Casarão, a exemplo da fubica do Monsenhor Fagundes, o primeiro carro a circular pelas ruas de Brumado, do projetor de películas do antigo cinema, e do primeiro microfone de uma emissora de rádio na cidade, os visitantes também poderão participar de oficinas de artes e de teatro, palestras, show de violeiros, entre outras atividades. No local, também está exposto um grande acervo iconográfico, que conta a história do município. O Casarão Memorial está esperando a sua visita para prestigiar a Semana Nacional do Museu.

Brumado no circuito da Semana Nacional do Museu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Eleições na UNEB: Diretor e alunos lutam pela sede própria do campus em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atual diretor do campus da Uneb, em Brumado, Manoel Teixeira, tentará se reeleger nas próximas eleições. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que uma de suas principais reivindicações é a conquista da sede própria da universidade no município. Segundo Teixeira, essa já é uma bandeira antiga de todos os diretores que passaram pelo campus. O diretor destacou a importância da Uneb para a cidade e o crescimento do município como fatores que reforçam a necessidade da sede própria, a qual atenderia proporcionalmente a demanda da região. 

Eleições na UNEB: Diretor e alunos lutam pela sede própria do campus em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há anos, a Uneb funciona em um prédio alugado, que dispõe de apenas três salas de aula. Teixeira pediu o apoio do poder público municipal para doação de um terreno onde a sede própria seria construída. O diretor adiantou que já conversou com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o mesmo prometeu ajudar com a viabilização da demanda, seja na concessão de um espaço provisório ou na doação de um terreno para construção do campus. “Não podemos mais ficar limitados a três salas de aula”, concluiu ele.

Brumado: 34ª CIPM é reformada e devolve calçada ao município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Sílvio Berlink falou sobre as obras que estão sendo realizadas na sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), onde está sendo construída a nova central de rádio patrulha. O Major afirmou que a reforma é uma reivindicação antiga da tropa, a qual visa proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais. “Um dos objetivos do meu comando é dar esse tipo de atenção ao policial porque não é só trabalho que o comandante espera dos seus comandados, mas também que eles tenham melhor qualidade de trabalho durante o serviço”, reiterou o Major. A reforma da sede da 34ª CIPM também inclui a construção de um muro e a demolição da antiga guarita, a qual invadia o espaço da calçada.

Deputado Marquinho Viana visita municípios de sua base política Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PV) esteve no município de Tanhaçu, onde, juntamente com lideranças políticas locais, visitou a comunidade de Sussuarana. Na localidade, o parlamentar registrou as solicitações dos moradores, que reivindicaram obras e serviços de necessidade para a comunidade. Em visita ao município de Ibicoara, o deputado reuniu-se com o ex-vereador Reinaldo e todos os presidentes das Associações que compõem a Central, com o objetivo de levantar os problemas que afligem a população do município, no intuito de buscar soluções junto ao Governo do Estado. Por fim, Viana também prestigiou a sessão especial da Câmara dos Vereadores de Vitória da Conquista, que homenageou a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Deputado Marquinho Viana visita municípios de sua base política Foto: Divulgação
Rio de Contas: Bordado de crivo é tema da série Artesãos da Cultura Baiana Foto: Reprodução/TV Brasil

Originado no período colonial, o bordado de crivo rústico produzido na cidade de Rio de Contas é tema da série Artesãos da Cultura Baiana, que reúne depoimentos de artesãos e estudiosos em 20 documentários de 25 minutos. No filme Tecidos de Memória são mostradas toalhas, almofadas, roupas e artefatos decorativos variados, em uma pequena amostra do tradicional bordado de crivo rústico. Produzida em 2013, a série Artesãos da Cultura Baiana mostra ofícios e objetos de várias regiões da cultura baiana. Ao todo, serão divulgados os trabalhos dos profissionais de 15 cidades da Bahia. De acordo com a TV Brasil, o projeto é fruto de parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social - da Escola de Administração -, o Instituto Mauá, autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre),e o Irdeb, vinculado à Secretaria de Comunicação da Bahia.

Brumado: Preso simula passar mal e foge algemado do hospital Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Detido na última segunda-feira (12) após cometer vários delitos em Brumado e no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, o universitário Vandré Geraldo voltou a aprontar na tarde desta quarta-feira (14). Desta vez, o jovem, que é lutador de artes marciais, simulou que estava passando mal e solicitou atendimento médico. Dois policiais civis encaminharam o detento ao Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, logo após ser atendido, Vandré conseguiu se esquivar dos policias e fugiu correndo pelos corredores da unidade de saúde. Ainda algemado, ele percorreu dois quarteirões, mas foi alcançado pela viatura e imobilizado pelos policiais, sendo então reconduzido à cela. Ao chegar a delegacia, o rapaz chorou lamentando a situação.

Brumado: Sexta edição do Forró do Sítio Novo será realizada em um mês

Falta apenas um mês para o Forró do Sítio Novo, a maior festa de forró do sudoeste da Bahia. O evento será realizado no dia 14 de junho, com início previsto para às 18h e término às 00h30. As bandas Lordão, Trio da Huana, Cacau com leite, e o forrozeiro Edgar Mão Branca vão animar a festa, que neste ano será marcada pelas cores verde e amarelo em razão da Copa do Mundo. Uma mega estrutura será montada para atrair o grande público, o qual promete lotar as dependências do Sítio Novo. Não deixe para depois e reserve já o seu ingresso. O primeiro lote está sendo vendido pelo valor de R$ 120 com direito a comida e bebida à vontade. A festa é uma produção da Só Legal Produções e do promoter Beto Bonelly.

Piatã: Cinco homens explodem caixa eletrônico do Banco do Brasil Foto: Rubens Silva/Inúbia News

Na madrugada de hoje (14), cinco homens invadiram um posto do Banco do Brasil na cidade de Piatã, no sudoeste baiano, e explodiram o local. Após a explosão, o grupo roubou o dinheiro do terminal e fugiu em uma caminhonete modelo SW4. Segundo o delegado titular do município, Marcelo Matos Aguiar, a identidade dos autores do crime ainda está sendo investigada. O caixa eletrônico, localizado no centro da cidade, era o único do banco disponível na cidade. A quantia roubada não foi divulgada.

Brumado: Idosa é espancada cruelmente durante a madrugada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma idosa com mais de 80 anos de idade, de identidade preservada, foi brutalmente espancada na madrugada desta quarta-feira (14), dentro da residência onde mora na Rua Amâncio Leite, no Bairro Centro, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que um indivíduo invadiu a casa da mulher, onde ela dormia com o filho. O rapaz é excepcional e nada pode fazer para socorrer a mãe. Após ser agredida, a idosa recebeu a ajuda de vizinhos e, com vários hematomas pelo corpo e principalmente na região da cabeça, foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto em estado grave. A nossa reportagem apurou que a idosa pode ser transferida para a cidade de Vitória da Conquista devido à gravidade do seu estado de saúde. Peritos da polícia técnica estiveram no local fazendo o levantamento da ocorrência. O laudo deve ser apresentado em breve.

Arquivo