Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
fechar

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Forte chuva piora as condições de trafegabilidade na BR-430 entre Caetité e Igaporã Foto: Reprodução/WhatsApp

Os usuários da BR-430, entre os municípios de Caetité e Igaporã, no sudoeste baiano, estão bastante preocupados com as condições de trafegabilidade da rodovia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes iniciou as obras de recuperação no trecho, mas as fortes chuvas que caíram na região, na quarta-feira (17), destruíram boa parte do trabalho que havia sido feito. Imagens registradas por internautas mostram os prejuízos causados. A rodovia federal não possui acostamento em quase toda a sua extensão e as laterais estão completamente deterioradas. Além disso, há enormes buracos na pista, o que torna o tráfego no local bastante perigoso e propício ao registro de acidentes.

Guanambi é o segundo município da Bahia que mais fechou postos de trabalho em abril, diz Caged Foto: Divulgação

De acordo com levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Guanambi está entre os municípios da Bahia que mais reduziram postos de trabalho no mês de abril: foram cerca de 113. A cidade perdeu apenas para Simões Filho, que reduziu 324 postos de trabalho. Segundo a pesquisa, somando todo interior do estado, foram 6.094 posições celetistas (contratados por CLT) em abril. Na Bahia, além de Salvador, se destacaram Itamaraju e Eunápolis, que criaram 1305 e 1087 postos de trabalho, respectivamente. Entre os estados nordestinos com saldo negativo, a pior situação é a de Alagoas, com menos 4008 postos de trabalho.

Atendimento de Neurologia com Maiara Teixeira na Clínica Mais Vida em Brumado

Na presença de sintomas como dor de cabeça, fraqueza em qualquer parte do corpo, diminuição de sensibilidade, dificuldade para falar, engolir, andar, em pegar objetos, em manter os olhos abertos (queda das pálpebras, principalmente no final da tarde e à noite), insônia, visão dupla ou outras dificuldades para enxergar, sem causa oftalmológica; dificuldade para ouvir ou “barulho no ouvido” (na ausência de problemas no ouvido que justifiquem o sintoma), tremores, formigamentos, “esquecimento” (dificuldades de memória), crises epilépticas e “desmaios” em geral, tonturas, dor crônica e desequilíbrio motor ... procure um médico Neurologista. Algumas doenças tratadas por essa especialidade: Acidente vascular cerebral; Acidente vascular cerebral; Doença de Parkinson; Doença de Alzheimer; Cefaléia (dor de cabeça); Epilepsia; Esclerose múltipla; Esclerose lateral amiotrófica; Hidrocefalia de pressão normal; Polineuropatias; Radiculopatias; Miopatias; Miastenia gravis. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

Brumado: LBF depende de apoio da prefeitura para ingressar seleção no Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Restando pouco mais de um mês para o início do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2017, ainda é grande a incerteza quanto à participação da seleção de Brumado na competição. Por telefone ao site Brumado Notícias, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, declarou que buscará o diálogo com a prefeitura para definir o rumo que o selecionado irá tomar este ano. “Nossa vontade é de participar, mas os custos de logística, que envolve alimentação, hospedagem e transporte, são muito grandes. Com isso, vamos buscar o apoio da prefeitura. Se a resposta for negativa, a Liga não poderá bancar sozinha com as despesas de manutenção da equipe no torneio. Posso dizer que o risco que temos de ficar fora é apenas o não da prefeitura”, asseverou o dirigente. Enquanto a seleção brumadense vive a incerteza, a maioria das seleções que pretende participar do intermunicipal já está treinando, visando à conquista da competição. Em sua página oficial na internet, a Federação Baiana de Futebol datou para o dia 23 de junho o início do Intermunicipal; a final será no dia 10 de dezembro.

Caetité recebe Mutirão Saúde sem Fronteiras na próxima semana

Com apoio da prefeitura de Caetité, a Secretaria de Saúde do Estado levará para o município o Projeto Saúde sem Fronteiras - Mamografia. Entre os dias 26 de maio e 12 de junho, a Quadra Poliesportiva Professor Manoel Ladeia, no Bairro Feira Velha, será palco para mais de 2.100 exames de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. A estratégia itinerante visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado. O programa consiste na realização de mamografias. “Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia, em Salvador, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes. Para ser atendida, a mulher deve comparecer ao local, a partir de 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Servidores administrativos da Uneb de Brumado aderem à semana de paralisação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, servidores da área técnica administrativa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aderiram à semana de paralisação da categoria em todo o estado. O movimento teve início na última segunda-feira (15) e vai até esta sexta-feira (19). A justificativa é a falta de respostas objetivas e satisfatórias por parte da gestão diante das solicitações dos servidores, que reivindicam a implementação em folha de pagamento das progressões funcionais referente ao processo seletivo do ano de 2016; a abertura de processo seletivo para progressão e promoção ainda neste mês de maio; a extensão de carga horária de 30h para 40h dos técnicos requerentes; a institucionalização na universidade que em todos os editais de seleção de bolsas para os programas especiais contemplem a participação dos servidores técnicos; e a alteração da resolução Consu nº 228/2003, incluindo o pagamento de incentivo a produção científica para os servidores técnicos. Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Ba), a categoria se mantém mobilizada em suas respectivas unidades de atuação durante os dias de paralisação.

Anac: Ivana Bastos reivindica início das operações do Aeroporto de Guanambi Foto: Camila Queiroz

Acompanhada do prefeito da cidade de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o diretor-presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), José Botelho, para reivindicar a implantação de voos regulares no aeroporto de Guanambi. A audiência aconteceu ontem (17), na sede da agência, em Brasília. Nos últimos meses, a deputada tem se reunido com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e outros gestores para acompanhar o andamento da solicitação. “O funcionamento do aeroporto de Guanambi é uma das prioridades do meu mandato. Estamos há meses nessa luta, mas sei que seremos vitoriosos”, disse a parlamentar. O presidente se colocou à disposição para ajudar na solução dos entraves e fortalecer a luta da deputada.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora suspende gozo e pagamento de licença prêmio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na terça-feira (16) foi publicado no Diário Oficial de Livramento de Nossa Senhora o Decreto n° 342/2017, de 16 de maio de 2017, que dispõe sobre a suspensão temporária do gozo e pagamento em pecúnia, de licença prêmio no âmbito do Poder Executivo Municipal. O prefeito levou em consideração a crise econômica vivenciada no país e as elevadas despesas oriundas do pagamento em pecúnia de licença prêmio não gozadas pelos servidores municipais. Segundo o decreto, a referida suspensão é válida até o dia 31 de dezembro de 2017. A suspensão do gozo da licença prêmio não se aplica aos servidores públicos que tenham protocolizado o requerimento para aposentadoria voluntária ou estejam há doze meses ou menos de completar os requisitos para aposentadoria compulsória. O prefeito destacou que a medida visa garantir a adequada prestação de serviços à sociedade livramentense.

Pacientes protestam contra a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vários brumadenses se aglomeraram na porta da Unidade Básica de Saúde Liziane dos Santos Alves em protesto contra a falta de médicos nas unidades do município. O protesto aconteceu de forma pacífica enquanto os populares aguardavam a abertura da unidade para o expediente da tarde desta quinta-feira (18). Em entrevista ao site Brumado Notícias, os pacientes disseram que estão inconformados com a situação precária dos atendimentos nas unidades básicas de saúde do município, pois, segundo relataram, a maioria não possui médicos. A UBS Liziane Alves é a unidade central e, por isso, acaba recebendo a maior demanda do município e de algumas comunidades rurais. Parte dos manifestantes saiu de seus bairros de origem alegando falta de médicos e foi em busca de atendimento na UBS, que fica no quarteirão do Hospital Professor Magalhães Neto. Os populares disseram ainda que há apenas um médico na unidade e por dia são distribuídas apenas 16 fichas de atendimento, o que provoca imensas filas no lado externo do prédio, antes do início das atividades. Os próprios pacientes se organizaram com uma lista de ordem de chegada para evitar tumultos na hora da distribuição das senhas. “Pagamos caro por uma saúde plena que está deixando muito a desejar. Como é que o município pode sonhar com duas UTIs se não está dando conta nem mesmo das unidades básicas de saúde?”, questionaram os populares. Nossa reportagem buscou contato com o secretário municipal de saúde para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

'Vou sair dessa mais rápido do que se pensa', diz Temer ao jornalista Gerson Camarotti Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente Michel Temer (PMDB) acredita que pode sair da crise política instalada nesta semana “mais rápido do que se pensa”. Em entrevista ao jornalista Gerson Camarotti concedida nesta quinta-feira (18), ele relata que vem recebendo apoio e reforçou que não vai renunciar ao cargo. “Ninguém chega aqui para me pedir renúncia. Pelo contrário, todos estão pedindo para eu resistir. Vou resistir. Se precisar, vou fazer outro pronunciamento amanhã. Vou sair dessa crise mais rápido do que se pensa”, declarou. Temer ainda classificou o episódio como uma “irresponsabilidade”, mencionando a drástica queda registrada na bolsa de valores. O presidente também voltou a defender a tese que não comprou o silêncio de Eduardo Cunha. “O que ele [Joesley] disse e que eu concordei é que ele estava se dando bem com Eduardo Cunha, por isso falei 'mantenha isso'”, alegou. Segundo Temer, os áudios divulgados na tarde desta quinta reforçam o seu argumento. “O que alicerça esse inquérito é que ele [Joesley Batista] teria dito que eu teria concordado com a compra do silêncio, o que não existe”, destacou o presidente ao jornalista Gerson Camarotti.

Brumado: Radialista Maluco do Veneno está internado após grave acidente de moto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O radialista Sinval de Souza, o popular Maluco do Veneno, que estava internado no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, após sofrer um grave acidente de moto em uma estrada vicinal, em Malhada de Pedras, foi transfiro para Vitória da Conquista. O site Brumado Notícias apurou que o radialista trafegava pela estrada quando colidiu frontalmente com outra moto. O Samu 192 prestou os primeiros socorros no local do acidente e encaminhou o radialista ao hospital com quadro suspeito de fratura na clavícula. Maluco do Veneno ainda teve ferimentos nos braços, além de uma veia rompida, o que ocasionou uma hemorragia. Conhecido na região pelos seus programas irreverentes que valorizam a cultura do sertão, o radialista já foi homenageado com uma moção de aplausos na câmara brumadense, onde foi apelidado de Silvio Santos do Sertão.

'Não renunciarei', brada Michel Temer Foto: Reprodução/NBR

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou na tarde desta quinta-feira (18), em pronunciamento em Brasília, que não renunciará ao cargo. “Não renunciarei. Repito: não renunciarei. Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena”, bradou. Ele também negou que tenha autorizado pagamentos para calar Eduardo Cunha na cadeia. “Não solicitei que isso acontecesse. Em nenhum momento, autorizei que pagasse, a quem quer que se seja, para ficar calado. Não temo nenhuma delação. Não preciso de cargo público e de foro especial. Nunca autorizei que utilizassem o meu nome indevidamente”, disse.

Deputado Luciano Ribeiro diz que cabe ao estado garantir a proteção ao cidadão Foto: Gisele Quintão

Durante a sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em seu pronunciamento, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) responsabilizou o governo do Estado pelo caos vivido na Bahia pela falta de segurança pública. O deputado se disse surpreso com a declaração do governador Rui Costa de que as famílias estavam criando relações violentas dentro de casa. “A fala do governador mostra que ele não quer assumir a real responsabilidade sobre os graves problemas que vivemos. Não faz sentido culpar as famílias pelo aumento da violência no Estado. E pior foi que ele, em momento nenhum, disse que vai tomar uma providência. Esse discurso só confirma a visível omissão do governo no que se refere à crescente criminalidade, que atinge não só as grandes cidades, como a população do interior. Será que o governador não percebe que isso vem acontecendo por causa da ausência de uma proposta mais combativa?”, questionou Ribeiro.

Brumado: Sem atenção pública, academia da saúde é depredada e vira latrina de equinos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pela segunda vez, o poder público abandona a Academia da Saúde Orlando Souza Lima, no Bairro Dr. Juracy Pires Gomes, em Brumado. A obra foi apedrejada e saqueada, sendo ainda utilizada para atos libidinosos, consumo de drogas e até como baia de equinos. A proposta da academia seria atender os pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde do bairro e disponibilizar equipamentos para exercícios de baixo impacto a fim de auxiliar o acompanhamento médico de cada indivíduo. Porém, desde a sua reinauguração no mês de outubro de 2015, o projeto nunca funcionou e todo o investimento da verba pública ficou no esquecimento. 

Brumado: Sem atenção pública, academia da saúde é depredada e vira latrina de equinos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prédio foi saqueado por vândalos, que levaram a mobília dos banheiros, apagadores e tomadas, deixando a fiação exposta e gerando riscos para menores que se arriscam a brincar no local. Fezes de cavalos também tomam conta do prédio, que ainda teve as portas e janela furtadas. A grade de entrada do prédio é sustentada por arames e a placa informativa da praça foi arrancada e jogada entre as fezes dos animais no interior do local. Na Praça da Saúde, os equipamentos para ginástica estão destruídos, bem como os brinquedos das crianças. Após quase dois anos de sua inauguração, o poder público não deu nenhum sinal sobre voltar a investir no projeto. 

Brumado: Sem atenção pública, academia da saúde é depredada e vira latrina de equinos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, o diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, que também é presidente da associação de moradores do bairro, declarou que ainda não tratou do assunto com a atual administração, mas garantiu que irá debater com o prefeito e o secretário municipal de saúde quanto à revitalização do projeto.

Engenheiro sumido em Vitória da Conquista foi morto pelo irmão por ciúmes e inveja Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Ciúmes e inveja teriam sido a motivação para Washington Brito assassinar o irmão, o engenheiro agrônomo Idione Silva Brito, de 24 anos, desaparecido desde o último dia 10, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, segundo informações da delegada Jaqueline Ferreira, titular da 2ª Delegacia Territorial de Conquista, em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (18). O corpo do jovem foi achado no fim da tarde de quarta (17). Em depoimento à delegada, o irmão da vítima confessou que cometeu o crime porque os pais davam mais atenção ao engenheiro do que a ele. “Ele pediu carona ao irmão no dia 10, quando Idione desapareceu, para ir a um povoado próximo. Ele conta que, ao chegar na localidade de Caiçara, pediu a Idione que parasse o carro e exigiu cartão de crédito e senha dele. Após a recusa, ele tirou a arma da mochila e desferiu três tiros, no tórax, na cabeça e outro no queixo”, disse ela. A delegada conta ainda que não existiam motivos para Idione sumir. contraditória à polícia, ele acabou por dizer a verdade”, relatou Jaqueline. De acordo com ela, a arma utilizada no crime foi encontrada na casa do suspeito. O corpo de Idione foi achado após Washington levar a polícia ao local onde matou o irmão. Ele será encaminhado ao Conjunto Penal de Vitoria da Conquista nesta quinta-feira e será indiciado por homicídio. O corpo de Idione foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, onde será periciado.

Brumado: Moradores reclamam da falta de médicos na UBS do Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores do Bairro Dr. Juracy Pires Gomes, em Brumado, reclamam da falta de médicos na Unidade Básica de Saúde Dr. Paulo Vargas. No portão de entrada da unidade está estampado o aviso de férias do médico que atende no local desde a última segunda-feira (15), justificando que os agendamentos só retornarão no dia 14 de junho. Os moradores também se queixam da falta de um dentista, o que obriga os pacientes a se deslocarem para o Hospital Professor Magalhães Neto ou para as unidades de saúde de outros bairros. “Estamos mendigando saúde, que é nosso direito. Vamos para o hospital em busca de atendimento e a primeira coisa que fazem é nos darem cores de classificação de risco e nos deixam horas na fila de espera. Quando somos atendidos ainda temos de ouvir que nosso problema deveria ser acompanhado pela unidade básica de saúde do bairro. Parece que viramos chacota, sendo jogados de um lado para o outro. Vexatória, deplorável e humilhante a situação da nossa saúde aqui em Brumado”, desabafou a dona de casa Nelma Alves ao site Brumado Notícias. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

PF cumpre novo mandado contra Eduardo Cunha na prisão Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (18) um novo mandado de prisão preventiva contra o ex-presidente da Câmara de Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele foi notificado dentro no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região Metropolitana de Curitiba, onde cumpre pena por condenação em processo da Operação Lava Jato. De acordo com o G1, o mandado foi expedido pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), como parte da Operação Patmos, deflagrada a partir da colaboração premiada dos donos da JBS. Cunha está preso desde outubro de 2016. Em março deste ano ele foi condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão por corrupção. Segundo sentença do juiz Sérgio Moro, Eduardo Cunha recebeu cerca de US$ 1,5 milhão – de propina a partir de um contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.

Brumado: Após três semanas, prefeitura busca resolver problema de esgoto na Padre Anchieta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um rio de lama tomou conta da Rua Padre Anchieta, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, no Bairro Novo Brumado. A rede estourou e o esgoto passou a jorrar a céu aberto nas últimas três semanas, causando transtornos aos moradores da região. Além do mau cheiro, eles ainda tiveram de suportar fezes e outros dejetos escorrendo pela via, prejudicando a saúde de crianças e idosos, que nos últimos dias foram acometidos com manchas e muita coceira no corpo. Após a longa espera, os populares ficaram mais aliviados na manhã desta quinta-feira (18) com a presença de uma equipe de obras da prefeitura. Os operários iniciaram os trabalhos para resolver o problema e foram encontrados muitos objetos que causaram uma obstrução da passagem do esgoto.

PSDB afasta Aécio Neves da presidência do partido Foto: Jorge William/Agência O Globo

O PSDB decidiu nesta a quinta-feira (18) que irá afastar o senador Aécio Neves da presidência do partido, mas aguardará o áudio da gravação do presidente Michel Temer (PMDB) comprando o silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) para selar o rompimento com o governo. Os ministros tucanos já estariam de acordo com a decisão. Para o lugar de Aécio, deve assumir o deputado Carlos Sampaio (SP). Ele será indicado pela bancada do partido na Câmara. Sampaio é vice-presidente jurídico do PSDB e promotor de Justiça. As informações são do jornal O Globo.

Brumadenses são convocados para sair às ruas e pedir o impeachment do presidente Michel Temer

Em parceria com lideranças sindicais, uma frente popular está convocando os brumadenses para participarem de uma manifestação pública de repúdio e pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PT), após delação que o aponta que o mesmo está envolvido em esquema de corrupção para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os protestos estão marcados para acontecer no final da tarde desta quinta-feira (18), com concentração na Praça Coronel Zeca Leite. Na oportunidade, os manifestantes também pedirão eleições diretas.

Irmã do senador Aécio Neves é presa em Belo Horizonte Foto: Jonathan Campos

A irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves, foi presa na manhã desta quinta-feira (18) no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Ela estava em sua casa, que fica em um condomínio fechado. A informação preliminar, quando o mandado de prisão preventiva foi divulgado, era de que ela estava em Londres e que já havia sido acionada a Interpol.

Resolução do legislativo brumadense dispõe sobre a concessão de Honrarias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Publicada no Diário Oficial do Legislativo na quarta-feira (17), a Resolução nº 004/2017 dispõe sobre a concessão de Honrarias no âmbito da Câmara de Vereadores de Brumado. Pela resolução foi regulamentado o Título de Cidadão Brumadense e instituiu-se a Medalha de Honra Monsenhor Fagundes, a Comenda Professora Maria Iranilde Lôbo e a Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira. O Título de Cidadão Brumadense será destinado à condecoração de personalidades nascidas em cidade distinta que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município. A Medalha de Honra Monsenhor Fagundes será destinada à condecoração de personalidades do sexo masculino que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município ou ao Estado da Bahia. A Comenda Professora Maria Iranilde Lôbo será destinada à condecoração de personalidades do sexo feminino que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município de Brumado ou ao Estado. Por fim, a Medalha de Honra Capitão Francisco de Souza Meira será destinada à condecoração de instituições que se destacaram pelo desempenho de atividades e serviços relevantes ao município de Brumado. Cada vereador poderá, através de Projeto de Resolução de concessão de honraria, indicar personalidades para receberem os títulos. O projeto deverá conter a biografia ou relato institucional da pessoa ou instituição a que se deseja homenagear e da relação circunstancial dos trabalhos ou serviços prestados. Em cada ano, o vereador somente poderá figurar duas vezes, para cada honraria, como autor do projeto de concessão de honrarias.

Fachin afasta Aécio do mandato e determina que STF avalie prisão Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou afastar o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), do mandato de senador. O magistrado, no entanto, optou por não decretar monocraticamente o pedido apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o parlamentar tucano. No despacho, conforme apurou a TV Globo, Fachin decidiu submeter ao plenário do Supremo o pedido de prisão de Aécio solicitado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Endereços ligados ao parlamentar tucano também são alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18) no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília.

Arquivo