Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
fechar

Jovem estudante é esfaqueada enquanto seguia para colégio em Igaporã Foto: Cidade Brasil

Uma jovem foi vítima de uma tentativa de assassinato na noite de quarta-feira (10), em Igaporã, no sudoeste baiano. De acordo com o Lapa Oeste, a jovem se dirigia ao colégio quando esfaqueada pelo ex-namorado. Um amigo que passava pelo local no momento do crime socorreu a vítima, levando-a de motocicleta ao Hospital Municipal. Após receber atendimento, a jovem foi transferida para o Hospital Regional de Guanambi, visto que o golpe de faca atingiu um dos rins. O agressor fugiu do local em uma moto após o crime. Amigos disseram que ele não aceitava o fim do relacionamento. A Polícia Civil iniciará as investigações para descobrir o paradeiro do agressor.

Maio Amarelo: SMTT inicia ciclo de palestras nas unidades escolares em Brumado Foto: Divulgação/SMTT

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início ao ciclo de palestras educativas nas unidades escolares da cidade com o objetivo de conscientizar os jovens sobre o elevado índice de acidentes e a importância de adotar um comportamento seguro no trânsito. As atividades nas escolas fazem parte da programação do movimento Maio Amarelo e serão continuadas durante todo mês. Na segunda-feira (8), a Coordenação de Educação no Trânsito esteve no Colégio Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite conversando com os alunos. Já na terça-feira (9), uma palestra educativa foi apresentada aos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP). Nas unidades, a coordenação apresentou uma visão geral sobre a SMTT e os objetivos do Maio Amarelo, que prega a adoção de uma conduta lícita, responsável e prudente no trânsito, independente da condição de motorista, motociclista, ciclista, passageiro ou pedestre. Além disso, a SMTT aproveitou a oportunidade para falar aos estudantes sobre o XVI Prêmio Denatran, cujo objetivo é incentivar crianças, jovens, educadores, profissionais de trânsito e de comunicação na produção de trabalhos voltados ao tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Segundo a Coordenação de Educação no Trânsito, as palestras visam estimular a participação e adesão de toda a sociedade na diminuição do número de acidentes e, consequentemente, na promoção de um trânsito mais humano e seguro.

Brumado: Cipe Sudoeste e 34ª CIPM apreendem drogas e prendem suspeito por tráfico Foto: Divulgação/PM

Guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em ação conjunta com uma guarnição da Cipe/Sudoeste (Caesg), realizaram rondas no Bairro Urbis II e avistaram um indivíduo fazendo uso de entorpecente na janela de uma residência. Após abordagem policial e busca pessoal no local foi encontrada a quantia de aproximadamente 2,5 kg de substância semelhante à maconha e dois aparelhos celulares. O suspeito foi preso em flagrante e apresentado ao delegado plantonista da Polícia Civil.

Rio do Antônio e Pindaí recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama Foto: Divulgação/Sesab

O Saúde Sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estará no município de Rio do Antônio, no próximo sábado (13), e em Pindaí, na segunda-feira (15). O programa tem por finalidade a realização de exames de mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, com o intuito de detectar precocemente o câncer de mama. A meta é atender 1.895 mulheres nos dois municípios, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em Rio do Antonio, a unidade itinerante estará estacionada na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Distrito de Ibitira, até o dia 19 de maio. Já em Pindaí, a unidade estará na Praça General do Correia (Praça da Feira), até o dia 22 de maio. Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O atendimento começa às 7h e se encerra às 18h.

Câmara aprova proposta que regulamenta vaquejadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara Dos deputados aprovou na quarta-feira (10) em 1º turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17 que considera as vaquejadas como práticas não cruéis. A proposta altera a Constituição para estabelecer que não são consideradas cruéis as atividades desportivas que utilizem animais, desde que sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos bichos. O texto foi aprovado por 366 votos a favor, 50 contra e 6 abstenções. Deputados defensores dos direitos dos animais criticaram a PEC que, no entendimento deles, permite a prática de maus tratos. Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamenta a prática das vaquejadas porque submeteria os animais à crueldade. De acordo com a Agência Brasil, o texto da PEC agora terá que passar por nova votação no Plenário da Câmara, em segundo turno. O prazo regimental determina intervalo mínimo de cinco sessões entre uma e outra votação. Caso não haja alterações no texto, ele será promulgado. Do contrário, terá que retornar ao Senado para nova votação.

Religiosos promovem oficina gratuita antitabagismo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com faixas e panfletos, um grupo de religiosos está anunciando uma oficina antitabagismo no município de Brumado. A proposta do projeto é auxiliar os fumantes a abandonarem o cigarro em apenas dez dias. O programa é gratuito e oferece avaliações, especialistas para roda de debates, suplementos, dinâmicas de grupo, acompanhamento e brindes de incentivo. De acordo com representantes, o programa tem tido êxito em diversas cidades onde já foi executado, auxiliando inúmeras pessoas a abandonarem o vício e ter mais saúde. As oficinas serão realizadas em um prédio de nº 25, localizado na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água, a partir das 19h desta sexta-feira (12).

Estudos para implementação da Barragem de Casa Branca em Mucugê são iniciados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o objetivo de mudar a realidade dos moradores da cidade de Mucugê e região no que diz respeito à segurança hídrica, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, deu início aos estudos para a implementação da Barragem de Casa Branca. O prazo estimado para a conclusão é de 90 dias. O total orçado para a obra, que será realizada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), é de R$ 54 milhões. Nesta primeira etapa, técnicos já verificam as jazidas para a produção de areias artificiais; os resultados dos ensaios para a utilização das areias e pedras; o dimensionamento do filtro vertical da barragem de terra; o dimensionamento do sistema de rebaixamento do lençol freático para as escavações obrigatórias; bem como o dimensionamento do sistema de ancoragem do vertedor da barragem. A obra garantirá segurança hídrica à região, dando suporte à atividade da agricultura irrigada. A barragem é projetada para armazenar 22,37 milhões de metros cúbico de água, em uma área total inundada de 394 hectares, com a construção de uma banca de 372 metros de comprimento, 5 metros de largura e altura total de 28 metros.

Brumado: SMTT, 18ª Ciretran e GCM estão engajados em blitz educativas em alusão ao Maio Amarelo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quinta-feira (11), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a 18ª Ciretran e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram uma blitz educativa em alusão ao movimento Maio Amarelo. Carros e motos foram abordados apenas com o cunho de orientar os condutores na cidade. Em alguns casos, foram observadas pequenas irregularidades envolvendo o uso incorreto de capacetes e cintos de segurança. Os órgãos voltam a se encontrar neste final de semana para a disputa de um torneio de futsal no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro.

STF afasta diferença entre cônjuge e companheiro para fim sucessório Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu julgamento que discute a equiparação entre cônjuge e companheiro para fins de sucessão, inclusive em uniões homoafetivas. A decisão foi proferida no julgamento dos Recursos Extraordinários (REs) 646721 e 878694, ambos com repercussão geral reconhecida. No julgamento realizado nesta quarta-feira (10), os ministros declararam inconstitucional o artigo 1.790 do Código Civil, que estabelece diferenças entre a participação do companheiro e do cônjuge na sucessão dos bens. O RE 878694 trata de união de casal heteroafetivo e o RE 646721 aborda sucessão em uma relação homoafetiva. A conclusão do Tribunal foi de que não existe elemento de discriminação que justifique o tratamento diferenciado entre cônjuge e companheiro estabelecido pelo Código Civil, estendendo esses efeitos independentemente de orientação sexual. No julgamento, prevaleceu o voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator do RE 878694, que também proferiu o primeiro voto divergente no RE 646721, relatado pelo ministro Marco Aurélio.

Comarca de Palmas de Monte Alto continuará funcionando após acordo com TJ-BA Foto: Camila Queiroz

Após articulação contra o fechamento da comarca de Palmas de Monte Alto, o prefeito Manuel Rubens (PSD) participou de uma reunião no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na terça-feira (9), oportunidade em que o órgão garantiu que o serviço seguirá em funcionamento no município. A reunião foi convocada pela presidente do TJ-BA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e contou com a participação de prefeitos e representantes de 12 municípios cujas comarcas seriam fechadas. Para viabilizar a permanência do serviço, as prefeituras se comprometeram a auxiliar na manutenção da comarca, arcando com os custos e viabilizando a digitalização de todo o acervo processual, manutenção do imóvel, aluguel e cessão de espaço para o funcionamento das unidades judiciárias. As gestões municipais também atuarão para garantir a segurança dos prédios onde funcionam os fóruns. O mandato da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve ao lado da administração municipal para garantir que o serviço continuasse sediado no município.

Deputado Luciano Ribeiro defende servidores públicos baianos e critica governo do estado Foto: Gisele Quintão

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) defendeu os direitos dos servidores públicos, se colocando contra o Projeto de Lei, de autoria do governo do Estado, que trata sobre a licença médica dos servidores. Para ele, o projeto retira direitos dos servidores baianos, com a aprovação dos deputados da base governista. O deputado também lamentou a estratégia que o governo vem usando para financiar os Consórcios Públicos de Saúde. Segundo ele, o Estado dá um duro golpe nos municípios de pequeno porte ao diminuir drasticamente os repasses para os hospitais para assim poder investir nos consórcios. “Sou totalmente a favor dos Consórcios Públicos, porém da forma que o governo está a fazer são os municípios que irão financiar os consórcios. Os hospitais municipais estão a receber em torno de 1/3 da verba que recebiam e a retirada dos repasses acarreta grandes problemas à saúde dos baianos. Muitos hospitais não conseguirão manter nem mesmo a maternidade”, criticou. Já com relação a CPI Centro de Convenções, para Ribeiro, ficou clara a intenção do governo no sentido de criar artimanhas para tumultuar o processo e desviar o foco das acusações. “Primeiro, sabe-se lá como, manobraram para desfazer o bloco independente, que equilibraria as forças na CPI e, depois, ferindo qualquer princípio no Estado democrático de direito, não permitiu que a proporcionalidade fosse possível e sufocando a minoria parlamentar”, destacou o deputado.

Brumado: Câmara abre licitação para contratar empresa prestadora de serviços de limpeza Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial 027/2017, cujo objeto é contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de limpeza e conservação, sem fornecimento de materiais, à Câmara Municipal de Brumado, foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (10). O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede desta Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 23 de maio, às 9h, no legislativo.

Vereador é assaltado no Rio de Janeiro, atira contra ladrões e mata um Foto: Divulgação

O vereador Dr. Gilberto (PMN) reagiu a um assalto na noite desta quarta feira na Avenida Brasil. Ao ser abordado por dois assaltantes quando retornava da Câmara dos Vereadores para casa, na Zona Oeste, ele atirou contra os ladrões. Um deles, Kaio Alves da Fonseca, de 18 anos, foi atingido no pescoço e na cabeça e morreu ao dar entrada no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. De acordo com o Extra, o outro assaltante foi identificado como Carlos Eduardo de Souza Maciel, de 19 anos. Durante a madrugada, ele foi operado para retirar uma bala do abdômen no mesmo hospital. Dr. Gilberto também se feriu, mas sem gravidade. Procurado, o vereador disse apenas que ainda estava dormindo e desligou o celular.

Brumado: Carro incendiado está há dois dias bloqueando o caminho da cascalheira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um veículo, modelo picape médio, está há dois dias incendiado na Rua Albertino Barreto, popular Caminho da Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Moradores da região disseram ao site Brumado Notícias que ouviram quatro estrondos no início da madrugada da última terça-feira (9) e, ao amanhecer, encontraram o carro no local. A placa, que teve a primeira letra de série danificada (HR-8175), indica que o carro é da cidade de Brasília, capital federal. Segundo os moradores, a polícia ainda não compareceu ao local para averiguar os fatos. O veículo foi incendiado em uma área de despejo irregular de lixo. Nossa reportagem observou que dentro dele havia garrafas pet. Mesmo com o carro obstruindo a passagem, comerciantes da região estão passando por dentro do mato para ter acesso aos seus estabelecimentos.

Lula diz não ter relação com triplex durante depoimento ao juiz Sérgio Moro Foto: Reprodução/Youtube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quarta-feira (10), em depoimento ao juiz Sérgio Moro, que “nunca houve intenção” de adquirir um tríplex no Guarujá. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter recebido o imóvel como parte de propina da OAS, que tinha contratos com a Petrobras. “Não havia no início e não havia no fim [intenção de adquirir o tríplex]”, afirmou Lula ao juiz, ao ser questionado se havia intenção de trocar a cota de um simples apartamento da Bancoop, adquirida pela ex-primeira dama Marisa Letícia, pelo tríplex. Os vídeos do depoimento já foram liberados pela Justiça Federal. O depoimento foi encerrado na noite desta quarta, após mais de cinco horas

Casa lotérica da cidade de Caturama é assaltada Foto: Reprodução/TCM

Na terça-feira (9), uma casa lotérica localizada no centro da cidade de Caturama, no sudoeste da Bahia, foi assaltada. Segundo informações da polícia, indivíduos armados chegaram ao local a bordo de uma motocicleta e anunciaram o assalto. Eles levaram R$ 220 da lotérica e fugiram sem deixar pistas. A Polícia Militar (PM) foi acionada e realizou buscas na região no intuito de capturar os meliantes, mas o crime ainda não foi elucidado.

Brasileiro desmaia após levar mata-leão de policial na Europa Foto: Reprodução/G1

O acreano Jair Costa, de 27 anos, foi agredido por um policial na cidade de Montijo, em Portugal, na terça-feira (9). O rapaz fazia uma transmissão ao vivo pela rede social Facebook na Repartição de Finanças do país quando o policial, que estava à paisana, aplicou um golpe no pescoço - ‘mata-leão’ - e deu ordem de que ele parasse de gravar. Sites de Portugal divulgaram que o Ministério da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito para investigar as circunstâncias que levaram o policial da Guarda Nacional Republicana (GNR) a deter Costa na repartição de finanças no Montijo. De acordo com o G1, como Costa se negou a parar de gravar, o policial falou em direito de imagem e seguiu com o golpe. 

Homem que caiu em esgoto na BR-430 está em estado grave em Caetité Foto: Foto Willian Silva/Caetité Notícias

Na última segunda-feira (8), um homem sofreu um acidente de moto na BR-430 e caiu em uma cratera na lateral da pista. Lindomar Aparecido de Souza está internado na UPA 24 horas de Caetité em estado grave. De acordo com o Caetité Notícias, a vítima teve traumatismo craniano e várias fraturas na face, além de uma infecção. Familiares relataram que a transferência para uma unidade de saúde especializada já foi solicitada no sistema de regulamento de vagas de responsabilidade do governo do estado, mas até a manhã de hoje (10) a vaga não havia sido liberada.

Analgésicos aumentam risco de infarto, diz estudo Foto: iStockphoto/Getty Images

Um estudo publicado no periódico científico BMJ, confirmou o que estudos anteriores já haviam sugerido: medicamentos utilizados para combater dores e inflamações podem colocar em risco a saúde do coração. A pesquisa apontou que o uso dos anti-inflamatórios não-esteroides, conhecidos pela sigla AINEs, como diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e celecoxibe está associado a um aumento de até 53% no risco de infarto. De acordo com a Veja, o novo estudo, realizado por pesquisadores canadenses, finlandeses e alemães, revisou sistematicamente pesquisas realizadas anteriormente envolvendo mais de 446.000 pessoas com idade entre 40 e 79 anos, entre as quais mais de 61.000 tiveram ataques cardíacos.

Brumado: José Carlos de Jonas participa de reunião na comunidade de Boi Morto Foto: Eliana Costa/CMB

O vereador José Carlos de Jonas (PT) esteve na comunidade de Boi Morto, distrito de Ubiraçaba, em Brumado, a fim de participar de uma reunião na associação local. Na oportunidade, foram discutidos diversos assuntos relacionados às necessidades da comunidade e região, como a melhoria das estradas vicinais, a necessidade da legalização de doação do prédio escolar para a comunidade e a realização dos festejos juninos, tradicionais na localidade. O parlamentar salientou que a reunião foi de grande relevância e, segundo ele, a participação da comunidade na exposição de suas reivindicações é frutífera para construção de melhores condições de vida a todos.

STF nega abertura de impeachment contra ministro Gilmar Mendes Foto: Divulgação/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou nesta quarta-feira (10) um recurso para dar prosseguimento ao pedido de impeachment de Gilmar Mendes, também ministro da Suprema Corte. O mandado de segurança é assinado por juristas, incluindo o ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles. Na decisão, Fachin justificou que, “diante da ausência de flagrante ilegalidade [...] nego seguimento ao presente mandado de segurança”. O impeachment de Gilmar Mendes foi pedido ao Senado em 2016, mas acabou sendo arquivado pelo então presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Com isso, Fonteles recorreu ao STF com um mandado de segurança, negado por Fachin. Após a negativa, o grupo recorreu da decisão no próprio Supremo e o magistrado solicitou manifestação da PGR. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou contra o pedido. Segundo os autores do pedido, Mendes teve atitudes como quebra de imparcialidade, ao se manifestar publicamente sobre processos do STF.

Brumado: Bairro Baraúnas recebe obras de indicação da vereadora Ilka Abreu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado iniciou na quarta-feira (10) as obras de limpeza e patrolamento de várias ruas no Bairro Baraúnas. Muitas vias encontram-se tomadas por matos e buracos. As obras atendem a um pacote de indicações da vereadora Ilka Abreu (PR), aprovadas nas sessões legislativas e encaminhas ao executivo municipal. “Temos percorrido nossa cidade para apresentar essas indicações que atendem aos interesses da nossa comunidade. Agradeço ao prefeito Eduardo Vasconcelos e ao secretário municipal de infraestrutura, Renato Mendonça, pela sensibilidade de atender aos clamores da nossa população, buscando as melhorias para as nossas vias em geral”, disse a parlamentar.

Clínica Luíza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Prefeitura inicia patrolamento nas estradas vicinais do município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria das estradas vicinais que dá acesso aos distritos e comunidades rurais do município de Brumado ainda apresenta danos causados pelas chuvas do final do mês de março. Buracos e desníveis tomam conta das estradas, bloqueando vários trechos e tornando-os intransitáveis. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o prejuízo tem sido maior para os estudantes, que, em muitos casos, são obrigados a caminhar quilômetros até chegar aos ônibus escolares que estão impedidos de acessar as comunidades por conta da precariedade das estradas. Após os processos licitatórios, a secretaria municipal de infraestrutura iniciou as obras nos locais mais críticos. Na região da comunidade do Jacaré, adjacente ao distrito de Cristalândia, operários estão trabalhando em ritmo acelerado no patrolamento das estradas. Porém, o setor de obras conta no momento com apenas duas máquinas para atender as mais de 250 comunidades que passam pela mesma situação.

Brumado: Pais e alunos ameaçam boicotar escolas de tempo integral e monitores desistem da função Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vários pais e alunos estão insatisfeitos com a implantação do ensino de tempo integral nas escolas municipais Idalina Azevedo e Professora Nice Publio, que teve início esta semana em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a secretária de educação e outros representantes da administração chegaram a ser vaiados no último encontro que tiveram com os pais dos alunos nas unidades de ensino. Uma comitiva de alunos procurou a nossa reportagem para denunciar que as unidades não apresentam estrutura adequada para inserir o ensino de tempo integral, a começar pela alimentação, classificada pelos estudantes como de péssima qualidade. As queixas também apontam falta de vestiários e refeitórios nas escolas, além de pouco espaço nos banheiros. “Hoje mesmo vários colegas trouxeram a comida de casa e outros ficaram sem se alimentar ao meio dia porque não conseguiram ingerir a comida servida pelas escolas”, denunciaram os alunos na última terça-feira (09). Alguns pais reforçaram as queixas da falta de estruturação e apontaram ainda que a secretaria de educação mentiu ao afirmar que os monitores seriam pessoas com formação acadêmica. Segundo eles, no período da tarde, as crianças estão sendo acompanhadas por estagiários de primeiro grau. “Concordamos que a escola de tempo integral é um avanço para a formação acadêmica de nossos filhos, porém, quando há estruturação. Do jeito que está não há condições de mantermos os nossos filhos nessas escolas”, disseram. 

Brumado: Pais e alunos ameaçam boicotar escolas de tempo integral e monitores desistem da função Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao meio dia de quarta-feira (10), vários pais compareceram à Escola Professora Nice Públio, onde ocorreu uma confusão envolvendo a direção e a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde. O Conselho Tutelar foi chamado e compareceu ao prédio a fim de apurar a discussão entre pais, estudantes, escola e secretaria de educação. Os conselheiros estão preparando um relatório sobre o ocorrido e o órgão deve se pronunciar nesta quinta-feira (11). Diante da crise, vários estagiários que atuariam como monitores desistiram da função. Nossa reportagem ouviu a secretária de educação, que se limitou a dizer que lamenta o fato de alguns pais não entenderem a proposta da escola de tempo integral, que, segundo ela, dará um salto na qualidade do ensino no município. A secretária disse que as escolas estão se adequando à proposta e considerou ser precipitada as reclamações, uma vez que faltam poucos ajustes estruturais para finalizar o projeto. Mesmo com as afirmações da secretária, um grupo de pais e alunos decidiu não apoiar a proposta. Os genitores fizeram um acordo e estabeleceram o prazo de 15 dias para que a prefeitura atenda as carências nas unidades de ensino, caso contrário, o projeto será boicotado e os alunos não irão comparecer em sala de aula. “Vamos promover uma greve de pais e alunos por conta da falta de estruturação, pois nossas escolas não foram previamente adaptadas para atender as demandas do ensino de tempo integral. Vamos tirar nossos filhos dessas escolas até que o município venha a adequá-las para atender a proposta do projeto”, pontuaram.

Arquivo