Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
fechar

Bebê surpreende até os médicos e nasce com 7,4kg e 57cm Foto: Divulgação/Wellington Hospital

Uma mulher deu à luz em Wellington (Nova Zelândia), na segunda-feira (8), um menino pesando 7,4 quilos e medindo 57 centímetros. O peso é mais que o dobro do de um recém-nascido médio, correspondendo ao de um bebê de 20 semanas. Durante a gravidez, os médicos já previam que o menino seria grande, perto dos 6 quilos. Porém, no parto, por cesárea, eles ficaram chocados com as dimensões da criança, contou o site local "Stuff.co". A cirurgia durou mais de 3 horas. ‘Não somos altos e não sabemos de onde veio esse tamanho do bebê, comentou o pai, que preferiu não se identificar. Não há registro de um bebê maior nascido no país da Oceania. De acordo com o Livro dos Recordes Guinness, o maior bebê já registrado media, ao nascer, 10,7 quilos, no Canadá, em 1879. 

Brumado: Moradores reclamam de invasão de cães errantes na Rua São João Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, moradores da Rua São João disseram que o local está tomado por cachorros. Os populares enviaram imagens para comprovar o grande número de cães errantes que são vistos diariamente na via, localizada no centro da cidade. Na nota, os moradores ainda detalharam que os animais estão causando vários transtornos, dentre os quais acidentes com motociclistas, sujeira e mau cheiro, e ainda estão infestando os imóveis com carrapatos e pulgas. “Alguns apresentam ferimentos e tememos estarem com doenças mais sérias que poderiam nos contaminar. Nosso apelo é para que as autoridades tomem providências o mais rápido possível, pois se trata de um assunto que envolve a saúde pública”, pontuaram os moradores. 

Brumado: Indicação do vereador Palito resulta na recuperação de estrada na zona rural Foto: Eliana Costa/CMB

Em atendimento a uma solicitação do vereador Luiz Carlos (PSD), o Palito, a Secretaria Municipal de Infraestrutura deu início à recuperação da estrada que liga as localidades de André, Retiro e Gatos, na zona rural de Brumado. O parlamentar destacou que a melhoria é de fundamental importância para os moradores da região, visto que os mesmos utilizam a estrada para terem acesso a demais localidades. Além disso, ele justificou que os ônibus escolares também trafegam na estrada diariamente. “Estamos sempre buscando a efetivação de ações que promovam melhorias para os moradores da zona rural e urbana e temos contado com a administração pública na concretização de nossas solicitações”. 

Sessão do legislativo brumadense será realizada na próxima sexta-feira (12) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Devido à participação da maioria dos vereadores que compõe o legislativo brumadense na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 15 e 18 de maio, a sessão ordinária que ocorreria na segunda-feira (15) foi transferida para a sexta-feira, 12 de maio, às 10h00. A decisão foi publicada através de portaria no Diário Oficial do Legislativo. Nela, o presidente do legislativo disse que a alteração se justifica para que os parlamentares possam adequar a viagem ao importante evento. A Marcha a Brasília é uma mobilização em defesa dos municípios e um dos maiores eventos políticos do país.  

ALAB manifesta pesar pela morte do escritor José Carlos Prates Ribeiro

Em nota, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) manifestou o seu pesar e se solidarizou com os familiares do escritor José Carlos Prates Ribeiro, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (10). “Brumado perde nesta data um grande escritor e historiador, que ao longo da sua vida profissional elevou o nome da nossa cidade através das suas publicações e palestras, e, acima de tudo, um ser humano íntegro, ou seja, uma grande reserva moral e intelectual de nosso município. Então, diante deste momento de perda, entristecidos pelo acontecimento, oferecemos nossas condolências aos familiares e amigos, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento, externando os nossos sentimentos de tristeza aos familiares e amigos, acariciando-nos pela fé Divina”, disse a ALAB, na nota. 

Brumado: PM prende arrombador de comércio pela segunda vez em seis dias Foto: Divulgação/PM

Na madrugada de terça-feira (9), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu uma ocorrência de arrombamento em uma loja comercial, localizada na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, em Brumado. Ao fazer rondas na região, a polícia constatou que mais dois estabelecimentos comerciais haviam sido arrombados. Em uma casa abandonada, os policiais localizaram o indivíduo Rafael Lima Chagas, que havia sido preso no último dia 04 pelo mesmo crime. O infrator confessou e entregou o material roubado da loja, que inclui dois ferros elétricos, um aparelho de DVD, uma sanduicheira, uma chapinha de cabelo, um controle remoto e um cabo. O criminoso foi apresentado na delegacia para adoção das medidas cabíveis.  

Hoje é o último dia de inscrições para a seleção do curso de Física na UAB em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta quarta-feira (10) serão encerradas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Física disponibilizado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Brumado. O curso, que é totalmente gratuito, será realizado na modalidade à distância. Podem participar da seleção qualquer candidato que tenha feito pelo menos um Enem nos últimos 3 anos e também professores da rede pública.

Câmara de Vereadores de Brumado emite nota de pesar pelo falecimento de Carlos Prates Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nome de todos os parlamentares, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), lamentou profundamente o falecimento de Carlos Prates, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), na cidade de Salvador. Carlos Prates era filho de seu “Zuzu do Cinema” e da professora Edilce Prates, de quem herdou o dom de ensinar e escrever. Bastante conhecido no município, ele ministrou diversas palestras em Brumado.

MP recomenda exoneração do filho do prefeito Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da recomendação 01/2017, de autoria do Promotor Ruano Fernando, o Ministério Público Estadual (MPE) está solicitando ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a exoneração do seu filho, Rodrigo Cunha Vasconcelos, que atua como secretário municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos. A recomendação foi publicada na segunda-feira (08) e possui prazo de 10 dias para que a orientação seja cumprida. A decisão parte de um desdobramento de investigações e ações civis públicas de combate ao nepotismo, que teve como denunciantes a Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib) que tramitam na Vara Civil local.

Vereador cobrou R$ 200 mil para não exibir vídeo íntimo de padre Foto: Reprodução/Inter TV

O vereador de Caratinga (MG), Ronilson Marcílio Alves (PTC), que tomou posse, preso e algemado, em janeiro deste ano, foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por extorsão, além da perda do mandato. Na ocasião da posse, a polícia informou que o parlamentar estava preso por extorsão, mas não deu detalhes do caso, porque seguia em segredo de Justiça. Nesta terça-feira (9), o G1 teve acesso ao processo, e, segundo a ação, o político cobrou R$ 200 mil para não divulgar um vídeo íntimo envolvendo um padre da cidade. Outras três pessoas que participaram do crime também foram condenadas, entre elas, o homem que aparecia tendo relação íntima com o religioso.

Pesquisa aponta decepção com os primeiros meses da administração de Ricardinho em Livramento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma pesquisa realizada pelo Jornal o Eco, em parceria com a Plataforma 4 Comunicação e Marketing apontou decepção da população do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com o mandato do prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho. 524 pessoas pelo sistema de amostragem nos dias 20, 21 e 22 de abril. Os números indicam inicialmente, certa apreensão dos entrevistados, no que diz respeito a atuação do novo gestor. O levantamento, apurou junto aos entrevistados, que a gestão de Ricardinho nesse início é considerada ótima por apenas 7%, os que afirmam ser boa somam 11%, regular recebeu a indicação de exatos 21%, enquanto os que afirmam ser ruim esses primeiros meses somam 29% e outros 18% declararam ser péssimo esse início de administração. 14% dos ouvidos pela pesquisa, disseram não saber ou não quiseram opinar. Tal resultado aponta 47% de desaprovação (Ruim e Péssimo), em face de apenas 18% de aprovação (ótima e boa).  Quando indagados sobre as promessas de governo do atual prefeito, não somente as que estão registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em forma de propostas, como as demais proferidas em reuniões e palanques, apenas 15% dos entrevistados afirmam acreditar que o prefeito cumprirá completamente, enquanto 22% declaram que o gestor cumprirá em partes, 46% disseram não acreditar que Ricardinho cumprirá as suas promessas e 17% não souberam ou preferiram não opinar. 

Justiça manda parar todas as atividades do Instituto Lula Foto: Reprodução/Imprensa Viva

O juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, determinou, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a suspensão das atividades do Instituto Lula, entidade comandada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No despacho, assinado no último dia 5 e publicado nesta terça, o magistrado justificou que, mesmo que o Instituto Lula desenvolva projetos de cunho social, há indícios “veementes” de “delitos criminais” que podem ter sido iniciados ou instigados na sede do instituto, localizada em São Paulo. De acordo com o G1, em nota, o Instituto Lula afirmou que não foi notificado oficialmente da decisão do juiz e que “seus advogados averiguarão as medidas cabíveis assim que tiverem o teor da decisão”.

Carro oficial é utilizado para fins particulares pelo assessor do prefeito de Guanambi Foto: Reprodução/WhatsApp

Um carro oficial da prefeitura de Guanambi, no sudoeste do estado, é utilizado para fins particulares pelo assessor do prefeito Jairo Magalhães (PSB), Natanael Santos Souza. O automóvel de luxo de placa policial NYI-1962 foi flagrado no último sábado (06) no Recreio Tênis Clube, no centro da cidade. De acordo com o Sudoeste Bahia, a assessoria de comunicação da prefeitura municipal, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Adolescente de 16 anos é morto a tiros dentro de horta comunitária em Vitória da Conquista Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (9), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado dentro de uma horta comunitária, localizada no bairro Kadija. Segundo a PM, após denúncias, agentes da 78 ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e isolaram a área do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que fez a remoção do corpo. Conforme a PM, a vítima foi baleada em várias partes do corpo, incluindo a cabeça. Testemunhas relataram aos policiais militares que o adolescente tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. De acordo com o G1, o caso será investigado pela Polícia Civil. 

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 176,00 (entrada em maio) + quatro iguais. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Vitória da Conquista: Ex-prefeito Guilherme Menezes é multado pelo TCM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na terça-feira (9), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$ 3.500,00 o ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade (PT), pela ilegalidade na nomeação de Leandro Andrade da Silva como procurador do município, vez que o mesmo é detentor de cargo efetivo de advogado na prefeitura de Poções. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, ressaltou que a acumulação de cargos públicos é vedada, salvo expressas exceções, que não é o caso. O Ministério Público de Contas ressaltou que o afastamento temporário do servidor da prefeitura de Poções para atendimento de interesse particular, ainda que sem remuneração, não tem o condão de afastar a regra constitucional de inacumulabilidade, visto a manutenção do vínculo jurídico do servidor com a administração. Ainda cabe recurso da decisão.

Marcell Moraes divulga rede social para denúncias de casos de maus-tratos a animais

Há 18 anos lutando pela causa animal, o deputado estadual e protetor dos animais Marcell Moraes (PV) utiliza o seu instagram @deputadomarcellmoraes para receber denúncias de maus-tratos e pedidos de ajuda para os animais. Para o parlamentar, a interação instantânea do mundo digital proporciona agilidade no atendimento às solicitações para amparo aos anjos de quatro patas. “Tenho uma vida dedicada aos animais e venho trabalhando todos os dias para ajudá-los. Acredito que com a utilização das redes sociais vamos conseguir amenizar o índice de animais abandonados ou em situações de risco. A internet causou uma verdadeira revolução no ativismo e percebemos uma grande repercussão, comoção e conscientização das pessoas quando são publicados casos de animais perdidos ou maltratados. Conseguimos, assim, mobilizar rapidamente dezenas de pessoas interessadas em ajudar nossa causa”, explicou o parlamentar. Através dos seus meios de comunicação, Marcell Moraes recebe, por dia, centenas de solicitações.

Brumado: Vereador denuncia pipeiros por estarem desperdiçando água tratada da operação pipa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao fazer uso da tribuna livre na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, na noite da última segunda-feira (8), o vereador José da Silva Santos (PTC), o Santinho, denunciou que há pipeiros desperdiçando água tratada da operação pipa em várias comunidades que convivem com a seca no interior do município. Segundo o parlamentar, as denúncias se referem às comunidades do Lajedão, Baixa do Ariri e Piabanha, onde, ao terminarem de abastecer a caixa central, os motoristas estariam despejando o excedente da água tratada no chão, pois não teriam autorização para entregar a sobra. O site Brumado Notícias buscou informações sobre o assunto na Secretaria de Recursos Hídricos e os técnicos disseram desconhecer a denúncia. Eles alegam que o procedimento primário definido pelo Exército Brasileiro, que coordena a Operação Pipa, é para abastecer as caixas centrais de distribuição nas comunidades. Se houver sobras, a orientação é para abastecimento das residências com maior prioridade, como as mais distantes. Com a finalidade de esclarecer os fatos, os técnicos prometeram encaminhar as denúncias à coordenação do programa.

Caetité: Prefeitura reabre casa de acolhimento e apoio à gestante Foto: Thayná Lima

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), reabriu na segunda-feira (8) a Casa de Acolhimento e Apoio à Gestante da Zona Rural, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. A casa é uma unidade de apoio destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes que apresentam agravos na reta final da gravidez. Elas são encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde e acompanhadas por três cuidadoras, enfermeira e nutricionista. O local comporta até 12 gestantes. A secretária municipal de saúde, Cynthia Lopes, destacou que na unidade as gestantes terão todo o acompanhamento especializado, além de ter uma ambulância à disposição para qualquer emergência. O prefeito explicou  que a casa é uma ação que impacta diretamente na redução da mortalidade materna e infantil. “Essa é uma iniciativa fundamental para a articulação de políticas de humanização e assistência às mulheres e recém nascidos”, completou.

Juiz Rodrigo Britto assume Vara da Justiça Eleitoral de Brumado para o biênio 2017/2018 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Juiz Rodrigo Britto, que é titular do Juizado Especial de Pequenas Causas na comarca de Brumado, acaba de assumir também a Vara da Justiça Eleitoral, comandando, assim, a 90ª Zona Eleitoral para o biênio 2017-2018. A nomeação do magistrado saiu desde o dia 15 de abril, mas, como o mesmo estava de férias, seu antecessor, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, permaneceu no posto até a última sexta-feira (5). O novo titular do Fórum Eleitoral tem pela frente a missão de conduzir junto com o cartório eleitoral o recadastramento biométrico dos eleitores ainda não atualizados nas cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Outro desafio será o de conduzir o período de campanha e das eleições no pleito de 2018. Na manhã de segunda-feira (8), o magistrado compareceu ao Fórum Eleitoral, onde realizou uma singela formalidade de apresentação aos servidores locais. Em entrevista recente ao site Brumado Notícias, o juiz declarou que está realizando um planejamento para traçar metas e ações no intuito de agilizar os processos do setor.

Brumado: Morre o escritor Carlos Prates, o Patola Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O professor e escritor brumadense, Carlos Prates, mais conhecido como Patola, faleceu na madrugada desta quarta-feira (10), no Hospital Português, em Salvador.  Ele lutava contra um câncer e já estava internado há cerca de 10 dias na unidade hospitalar. Patola é filho de Zuzu do Cinema.

Ebal cobra indenização da prefeitura de Brumado por suposto uso indevido de espaço urbano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias apurou que a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) está cobrando uma indenização da prefeitura de Brumado por conta do suposto uso indevido do solo da área de estacionamento nas proximidades da loja da Cesta do Povo, na Praça Teófilo Alves de Lima, a Praça do Mercado Municipal. A prefeitura teria recebido uma notificação da estatal sobre o uso do espaço urbano sem autorização da empresa. A área tem pouco mais de 2 mil m², incluindo o prédio que abriga a loja da Cesta do Povo, e estaria avaliada em mais de R$ 10 milhões. Nossa reportagem apurou ainda que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já compareceu diversas vezes à sede da Ebal em Salvador apresentando entre os argumentos que, embora o equipamento seja de beneficio direto do município, o mesmo foi construído com a maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar e com o consentimento do estado, visto que a obra de construção da praça de estacionamento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado do Bahia (Conder). Segundo o gestor, a alegação inviabiliza e torna improcedente a cobrança da indenização e a acusação de invasão do solo. Nossa reportagem tentou contato com o prefeito Eduardo Vasconcelos e com o secretários de infraestrutura e meio ambiente, Renato Mendonça e Rodrigo Vasconcelos, respectivamente, mas não obteve êxito.

Brumado: Hospital recebe última remessa dos equipamentos da UTI Neonatal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde da última terça-feira (9) foi entregue no Hospital Professor Magalhães Neto a última remessa dos equipamentos que farão parte da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal de Brumado. Vários aparelhos foram conferidos pela equipe de montagem, que só espera o aval da administração para iniciar as instalações. Com a conclusão da instalação dos equipamentos restará apenas ultrapassar as barreiras burocráticas para o funcionamento das unidades. O site Brumado Notícias apurou que a expectativa do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e de sua equipe de governo é inaugurar os 20 leitos, da UTI adulto e neonatal, no dia 11 de junho, como presente à comunidade em celebração do aniversário da cidade. A solenidade deve contar com a presença do governador Rui Costa, lideranças políticas regionais e prefeitos aliados do Consórcio Regional de Saúde.

Arquivo