Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2017
fechar

TRF nega recurso de Lula e mantém depoimento a Moro nesta quarta Foto: Leonardo Benassatto/Reuters

O juiz federal Nivaldo Bonini, que substitui o relator da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto, indeferiu nesta terça-feira (09) o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a uma das ações penais a que ele responde na Justiça Federal do Paraná e, assim, adiar o depoimento do petista ao juiz Sergio Moro, marcado para as 14h de amanhã (10). De acordo com a Veja, os advogados do petista pediram ontem ao TRF-4, por meio de habeas corpus, a imediata suspensão do processo. A defesa alegava ao tribunal, sediado em Porto Alegre, que não dispunha de tempo suficiente para analisar o conteúdo de uma “supermídia” com 5,42 gigabytes com documentos que a Petrobras anexou aos autos – estima-se que o arquivo tenha 100.000 páginas. “Em juízo de cognição sumária, comum das providências cautelares processuais, não vejo ofensa à ampla defesa. Ao contrário disso, é válida a juntada de documentação em meio digital, apesar de a parte interessada insistir em recebê-la ou acessá-la de forma diversa. Em se tratando de prova requerida pela defesa – e esta compreensão é fundamental – nada mais adequado do que a sua juntada ao processo, sobretudo porque a própria estatal é parte interessada no processo, não sendo razoável a pretensão defensiva de comparecimento na sede da Petrobras”, escreveu Brunoni em sua decisão.

Lia Teixeira solicita melhorias nas áreas de infraestrutura e no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No mês de prevenção e conscientização sobre o alto número de mortes no trânsito, o Maio Amarelo, a vereadora Lia Teixeira (PDT) também se engajou nessa luta. Na sessão legislativa de segunda-feira (8), ela foi autora de indicação solicitando da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Brumado a readequação do fluxo de um trecho da Rua Iluminato Lobo para o sentido de mão única. Segundo a parlamentar, a ação tornará a via mais segura para pedestres e motoristas. “Neste mês em que estamos direcionando nossas atenções para a melhoria do trânsito em nossa cidade é importante que colaboremos com a Superintendência indicando ações que contribuam para a efetiva diminuição dos acidentes”, ponderou. Outra solicitação da vereadora diz respeito à pavimentação asfáltica da Rua Albertino Barreto, mais conhecida como Caminho da Cascalheira, localizada no Bairro Olhos D´água.

Ivana Bastos garante liberação de recursos para maternidade em Dom Basílio Foto: Camila Queiroz

Após solicitação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito Roberval de Cassia Meira (PR), o Galego, o município de Dom Basílio terá melhorias no Hospital Maternidade e assistência farmacêutica de qualidade. Os investimentos foram garantidos pelo secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas, em audiência realizada hoje (9) com a presença do secretário de saúde do município, Valmor Félix, e do prefeito de Lajedinho, Marcos Mota. Na oportunidade, a parlamentar reivindicou a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos e materiais hospitalares permanentes para o Hospital Maternidade de Dom Basílio. O secretário informou que a primeira parcela será liberada em breve. O convênio, assinado em 2014, no valor de R$ 688 mil, contempla a aquisição de 24 equipamentos que garantirão um hospital mais moderno e com melhores condições de atendimento. Bastos garantiu ainda a compra de uma ambulância para o município. Ao final da reunião, o prefeito de Lajedinho solicitou a construção de um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) na cidade, já que o anterior foi destruído após fortes chuvas. O secretário informou que o pedido será levado ao conhecimento do governador Rui Costa.

Câmara de Brumado marcará presença na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 15 e 18 de maio acontecerá em Brasília a XX Marcha em Defesa dos Municípios, cujo objetivo principal é a luta em prol dos interesses do cidadão brasileiro no local onde reside. A maioria dos vereadores que compõe a Câmara Municipal de Brumado estará presente no evento, buscando o fortalecimento dos municípios. Para o presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos, será um momento de reflexão, aprendizado e discussão de temas importantes para o desenvolvimento municipal. “A Câmara de Vereadores estará presente nesse importante evento com o firme próximo de defender o municipalismo, pois é no município onde está centralizada a maioria das ações em prol da população. Espero que possamos obter conquistas importantes nesse sentido”, pontuou.  

Brumado: Câmara disponibiliza áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

SMTT retoma vistoria no transporte escolar de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) retomou nesta terça-feira (09) a vistoria dos veículos que fazem parte da frota do transporte escolar de Brumado. A primeira etapa foi realizada no final do mês de março, quando foram observadas algumas irregularidades. Na oportunidade, os motoristas dos ônibus foram notificados com prazo para se adequarem as exigências do Ministério da Educação quanto à prestação dos serviços. Na primeira etapa, foi vistoriado o equivalente a 1/3 um terço de cerca de 80 veículos que fazem a condução dos alunos para a rede pública e particular de ensino. Durante vistoria são avaliados todos os itens básicos de segurança, como extintores, sinalização de piscas e faróis, cintos de segurança individual nas poltronas e documentação. A vistoria continuará até a próxima semana, período em que a SMTT espera abranger toda a frota restante.

Jovem é flagrada com crack em sutiã em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

Uma jovem de 19 anos foi flagrada durante uma abordagem, na segunda-feira (8), na cidade de Vitória da Conquista, próximo à BR-116, e levou a polícia para a casa onde a droga era embalada. Quatro homens e outra mulher foram encontrados no local. A droga apreendida e todos os suspeitos foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Segundo informações da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional abordaram a jovem que estava muito nervosa e em atitude suspeita. Foram encontradas 300 pedras de crack escondidas no sutiã dela. A mulher relatou que fazia o recebimento, entrega e pagamento da droga. De acordo com o G1, a jovem levou os policiais na casa onde recebeu a droga, localizada na rua Guaporé, no bairro Ibirapuera. Lá, a PM encontrou quatro homens e uma mulher, alguns com passagens por porte, tráfico de drogas e porte ilegal de entorpecentes. Todos foram flagrados cortando e embalando entorpecentes. Um dos homens preso é taxista. Com o grupo, ainda foi apreendida uma quantidade de crack, balança de precisão, dinheiro, uma maquineta de pagamento de cartão, embalagens, um carro, um táxi e um carregador de pistola.

Tamanho de mochilas dadas por prefeitura de Jequié a alunos de creches vira piada na internet Foto: Reprodução/Facebook

O tamanho de mochilas escolares distribuídas a alunos do ensino municipal pela prefeitura de Jequié, no sudoeste baiano, virou piada na internet. Isso porque os alunos dos últimos anos do ensino fundamental 2 e das creches da cidade, com idades até seis anos, receberam mochilas padronizadas com o mesmo tamanho. De acordo com o G1, a mochila é tão grande que os estudantes menores cabem dentro da mesma. Nas redes sociais, vários internautas compartilharam uma foto que mostra alguns alunos da creche usando a mochila, cujo tamanho chega a ser quase igual à altura dos estudantes. Outra imagem mostra uma criança dentro de uma das mochilas. Em nota, a Secretaria de Educação de Jequié informou que as mochilas distribuídas foram licitadas antes do término das matrículas e, por isso, tiveram que ser padronizadas. Além disso, informou que, inicialmente, não estava prevista a distribuição dos kits para as crianças pequenas da creche. Na nota, a secretaria afirma que tomou a atitude de também distribuir as mochilas para os alunos das creches para evitar qualquer tipo de discriminação.

SMTT realiza campeonato de futsal no próximo sábado (13) em Brumado

O 1º Campeonato de Futsal da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) será realizado nos dias 13 e 20 de maio em Brumado. Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, com início pontualmente às 14h. A partida de abertura, no dia 13, será entre os times da SMTT e do Tiro de Guerra 06/24. Em seguida, serão realizados os seguintes duelos: Guarda Civil Municipal x 18ª Ciretran; SMTT x 20ª Coorpin; 18ª Ciretran x 34ª CIPM, 20ª Coorpin x Tiro de Guerra 06/24 e, para encerrar, 34ª CIPM x Guarda Civil Municipal. No dia 20, acontecem os jogos da semifinal e da final. Cada agremiação irá doar 2 kg de alimentos por atleta inscrito; já para o torcedor será cobrado 1 kg de alimento como entrada. Todos os alimentos arrecadados serão doados, posteriormente, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em reunião com o Superintendente Municipal de Trânsito, André Cardoso, o Diretor Municipal de Esportes, Jobson da Cruz Rocha, assegurou a disponibilização do uniforme completo dos times da SMTT e da arbitragem das partidas. O evento faz parte da programação do movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre o número de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

Caetité: Homem sofre acidente de moto e cai em cratera de esgoto da BR-430 Foto: Foto Willian Silva/Caetité Notícias

Na última segunda-feira (8), um homem sofreu um acidente de moto na BR-430, no trecho entre as cidades de Caetité e Igaporã, no sudoeste baiano. O motociclista transportava um carrinho com materiais quando teria sido fechado por uma caminhonete que desviou de um buraco na pista. De acordo com o Caetité Notícias, após fazer uma manobra brusca, o motociclista perdeu o controle do veículo e acabou caindo em uma cratera de mais de 10 metros de altura, localizada na lateral da pista. Apesar da gravidade do acidente, ele sofreu apenas escoriações na cabeça, sendo socorrido e levado para UPA 24 horas. Na semana passada, o site Brumado Notícias divulgou uma matéria falando sobre as péssimas condições de trafegabilidade na BR-430. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que em breve executará serviços de recuperação no trecho.

Governo vai remanejar FGTS para Caixa manter linha de crédito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governo federal fará um remanejamento dos recursos do FGTS para permitir um aporte de 2,54 bilhões de reais na linha de financiamento habitacional pró-cotista – a mais barata -, informou a Caixa, nesta segunda-feira. “A Caixa e o ministério das Cidades estão em tratativas finais para remanejamento de recursos do FGTS para aporte de 2,54 bilhões na linha pró-cotista”, afirmou o banco estatal em comunicado à imprensa. De acordo com a Veja, na sexta-feira, a Caixa havia informado a suspensão de novas contratações de crédito imobiliário com recursos do FGTS, a linha pró-cotista, o financiamento habitacional mais barato depois do Minha Casa Minha Vida.

Promotor da cidade de Livramento é reeleito para a Diretoria da Associação do MP-BA Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (5), o Promotor de Justiça da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Millen Castro Medeiros de Moura, foi reeleito para o cargo de vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para o biênio 2017-2019. O promotor irá substituir, nos meses de abril e maio, a presidente reeleita, Janina Schuenck Brantes Sacramento, no comando da instituição. A diretoria é composta por: Presidente: Janina Schuenck Brantes Sacramento; Vice-presidente: Millen Castro Medeiros de Moura; Secretária-geral: Patrícia Kathy Medrado; Diretora Administrativa: Rita Márcia Leite Santos; Diretora Financeira: Theresa Cristina Pinto Rebouças; Diretora Sócio-cultural: Leila Adriana V. Seijo de Figueiredo e Diretor de Esportes: Thyego Matos.

Microcelular: Aparelho de 6cm está tomando as prisões do Brasil Foto: Divulgação/Long-CZ

Um telefone que cabe na palma da mão, com 99% de plástico, que apenas faz ligações e recebe SMS. A tecnologia pode parecer ultrapassada, mas é exatamente por ter essas configurações que os microcelulares estão tomando as prisões do Brasil ao passarem despercebidos pelos detectores de metal. De acordo com o Tech Tudo, com cerca de seis centímetros, os aparelhos fabricados na China têm visuais curiosos, semelhantes a pequenos brinquedos. Apesar de não terem homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os dispositivos são vendidos livremente em sites de compra por um preço médio de R$ 230. Em alguns casos, é possível escolher até mesmo entre cinco cores do modelo. Fáceis de comprar e de esconder, os microcelulares têm formatos variados, todos com tamanho equivalente ao de uma tampa de caneta ou, no máximo, de um isqueiro.

Promotoria de Justiça de Brumado comunica sobre reunião para discussão do Conselho de Segurança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da 3ª Promotoria de Justiça de Brumado, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) comunica à população que no dia 16 de maio, às 19h, será realizada a 13ª reunião do Comitê Interestadual de Segurança Pública de Brumado. O evento acontece no auditório da 21ª Subseção da OAB-BA, na Av. João Paulo I, no Bairro Nobre. A reunião tem como pauta a discussão e debate sobre a implementação do Conselho Municipal de Segurança.

Cartório Eleitoral usa Tribuna da Câmara de Brumado para falar sobre o recadastramento biométrico Foto: Eliana Costa/CMB

Durante a sessão legislativa da última segunda-feira (8), o chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para convocar os eleitores da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, para o recadastramento biométrico. De acordo com a assessoria do legislativo, ele chamou a atenção para a obrigatoriedade do recadastramento. O cidadão que não realizar o procedimento dentro do prazo terá o título cancelado, além de sofrer outras sanções. Para fazer o recadastramento, é necessária a apresentação de documento oficial de identidade com foto e comprovante de endereço recente. O recadastramento biométrico deve ser realizado no Fórum Eleitoral de Brumado, localizado na Avenida João Paulo I, Bairro Nobre, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, basta ligar para o número (77) 3441-5027.

Brumado: Primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31 de maio

Os criadores de gado estão sendo convocados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para a primeira etapa da vacinação, que teve início no dia 1º de maio e vai até o dia 31 do corrente mês. Nessa primeira fase está sendo vacinado o rebanho bovino e bubalino (búfalos). Na microrregião de Brumado, onde a gerência da Adab abrange também os municípios de Aracatu, Malhada de Pedras, Rio do Antônio, além do distrito de Ibitira, a estimativa é vacinar 106 mil bovinos - desse total, 52 mil encontra-se em solo brumadense. O engenheiro agrônomo Alexandro de Arruda Monteiro, gerente do escritório regional da Adab em Brumado, ressaltou ao site Brumado Notícias que para oficializar a vacinação é obrigatória a declaração; os produtores que não apresentarem a declaração estarão sujeitos a penalidades. Ainda segundo o agrônomo, a vacinação tem o objetivo de manter a proteção do gado e diminuir o risco de contágio dos animais pelo vírus. Há anos que o estado da Bahia possui certificação de Área Livre da febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. Para o êxito da campanha, o governo do estado lançou uma série de banners animados a fim de cativar a atenção dos criadores para o período de vacinação do gado.

Juros do cartão caem à metade: 233% ao ano Foto: Reprodução

No primeiro mês das novas regras do rotativo do cartão de crédito, as taxas de juros da modalidade dos principais bancos caíram praticamente pela metade, segundo pesquisa divulgada na segunda-feira (8) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Na terceira semana de abril, as taxas dos cinco maiores emissores de cartão foram de 456,6% ao ano para 233,9% ao ano, em média. Considerando os juros ao mês, a queda foi de 15,4% para 10,6%. De acordo com o G1, pela nova regra do o cartão de crédito, em vigor desde o dia 3 de abril, os clientes passaram a ter restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo. Diferente do que ocorria antes, quem optar por pagar o valor mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos. Entenda como funciona. A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos.

Umburanas de olho em Ronaldo Angelim para o Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Campeão brasileiro pelo Flamengo do Rio de Janeiro, o ex-zagueiro Ronaldo Angelim esteve de passagem na manhã desta segunda-feira (8), em Brumado, onde manteve contato com a diretoria da equipe do Umburanas, atual campeão do Campeonato Brumadense de Futebol. Angelim se reuniu com a delegação do rubro-negro carioca que participou de um amistoso na cidade de Guanambi, no domingo (7). Atacante e membro da diretoria do Umburanas, Ney Rocha, que acompanhou o ex-goleiro Marlon Viana na recepção a Angelim, declarou ao site Brumado Notícias que havia mantido contato com Paulo Almeida, campeão brasileiro pelo Santos/SP, para a participação em uma partida pela equipe no campeonato local, mas sem êxito nas negociações. Porém, o dirigente desconversou se teria feito a mesma proposta ao ex-zagueiro rubro-negro. Ney se limitou a dizer que Angelim está com a agenda lotada e compromissos firmados para dirigir uma equipe no Ceará. Mesmo com a impossibilidade, Ney Rocha assegurou que o Umburanas buscará um nome que tenha participado do cenário nacional como atrativo para empolgar ainda mais o campeonato brumadense. “Motivação para os atletas e para a torcida. É o nosso foco e esperamos conseguir dar esse presente ao futebol brumadense”, pontuou.

Estética dos Cílios com Adriany Proença na Clínica Mais Vida em Brumado

Dia 15 de Maio a esteticista, Adriany Proença, estará atendendo através da Clínica Mais Vida na cidade de Brumado. Adriany, se tornou uma referência no alongamento e designer fio a fio de cílios atendendo nos principais salões de estética de Vitória da Conquista e região. Diplomada na cidade de Londrina no Paraná, a designer atua com técnicas orientais no preenchimento, alongamento e curvatura dos cílios. Atestada pelas suas clientes, Adriany, garante que a técnica por ela utilizada atende a todos os perfis, pois traz consigo procedimentos eficazes que deixam o olhar mais expressivo e poderoso, o que vai além da estética, pois mexe com o bem estar da cliente, elevando sua autoestima. “Vendemos a nossa imagem em todas as nossas áreas de atuação e o olhar é o nosso primeiro cartão de visita, por isso apostamos nessa técnica que valoriza o nosso olhar e a nossa expressão”. Ponderou a designer que em seguida falou de sua parceria com a Clínica Mais Vida e a expectativa em passar a atender o público brumadense.  “Agradeço a oportunidade cedida pela Clínica Mais Vida, que também está preocupada com a estética das clientes de Brumado e região. A proposta da clínica é levar a melhor prestação de serviços ao público regional, e modéstia à parte, hoje garantimos total qualidade dos produtos e dos serviços que oferecemos”. Pontuou Adriany Proença.  Agende sua consulta.  Para maiores informações, ligue:  (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

População faz campanha contra monopólio da Novo Horizonte devido aos péssimos serviços prestados Foto: Youtube/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (5), um vídeo com mais de 70m mil visualizações e 960 compartilhamentos foi divulgado no Facebook mostrando mais uma vez o descaso da empresa Novo Horizonte com os usuários dos seus serviços. Desta vez, os passageiros da linha Porto Seguro/Guanambi. Por conta dos péssimos serviços prestados pela empresa, a população luta contra o monopólio da Novo Horizonte e a exclusividade das linhas de transporte de passageiros no sertão do sudoeste baiano. Os internautas reivindicam a quebra do monopólio e uma ação do Ministério Público contra o descaso da empresa com a população.

Oral Face: Rinomodelação ou Bioplastia Nasal

É um procedimento não cirúrgico que visa modelar o nariz através da injeção de ácido hialurônico em locais específicos. O objetivo é melhorar a estética da pirâmide nasal e consequentemente trazer equilíbrio e harmonia pra toda a face. É indicado para pessoas que desejam realizar correções estéticas nasais como: levantar a ponta do nariz, camuflar depressões ou a curvatura convexa do dorso nasal. A Bioplastia Nasal é realizada em consultório, com bloqueio anestésico local e seus resultados costumam durar em média 09 a 18 meses. Tempo em que a substância é absorvida pelo próprio organismo. Para saber se seu caso permite realizar este procedimento, é necessário fazer uma avaliação. Permita-se sentir a diferença!

Oral Face: Rinomodelação ou Bioplastia Nasal
Brumado: Pracinha do fogo se torna ponto de atuação preferido de assaltantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A simpática Praça Hélio Cotrim, popular Pracinha do Fogo, se tornou um dos principais pontos de encontro e cartão postal do município de Brumado. Porém, a mesma praça que atrai populares, também atrai assaltantes de olho em possíveis vítimas. Nos últimos meses, a praça se tornou um dos pontos preferidos de atuação de marginais. No local já foram registrados roubos de dinheiro, aparelhos celulares, bolsas e até motocicletas. Conforme levantamento da polícia civil, na maioria das vezes, os assaltos são praticados por uma dupla, em uma motocicleta preta, e os elementos colocam a mão por baixo das camisas simulando estar armados. Ainda de acordo com o levantamento, as principais vítimas são estudantes do sexo feminino.

Brumado: Concluída primeira torre da linha de transmissão eólica de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O time de Cristalândia concluiu, em 12/4, a primeira das 58 torres de sua Linha de Transmissão (LT), que possui comprimento total de 25,57 km. “O corredor para implantação da LT foi selecionado com base em imagens do Google Earth, visitas de campo, estudos de interferências com outras LT’s e rodovias, e documentos fornecidos pela Enel”, destacou Ubiratan Rocha, supervisor elétrico do site. As atividades relacionadas à LT, previstas para serem iniciadas em outubro de 2016, foram postergadas, principalmente, pela demora na liberação da Autorização de Pesquisa Arqueológica por parte do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “A publicação da nossa portaria aconteceu apenas em 20/2 deste ano, implicando em um atraso no começo da construção. Entretanto, estamos empenhados em salvar o objetivo do nosso projeto, que é atingir a produção completa no começo do mês de julho”, completou Ubiratan. Jader Perone, gerente do projeto, esclareceu que o trabalho da equipe não é o de gerar somente energia, mas também fazê-la chegar à subestação de distribuição. “Nesse projeto de LT em 230 kV, o nosso grande desafio é o relevo acidentado, mas vamos vencê-lo”, assegurou. O parque eólico está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, na Bahia. Uma vez instalado e operando, o empreendimento de 90 MW será capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de energia anual de mais de 170 mil domicílios brasileiros, evitando a emissão de cerca de 118 mil toneladas de CO₂ para a atmosfera.

Casos de dengue, chikungunya e zica caem 89% no Brasil Foto: Divulgação

Nos primeiros meses de 2017 até o dia 15 de abril, o Brasil registrou 113.381 casos suspeitos de dengue, 43.010 de chikungunya e 7.911 de zika. Somadas, as três doenças transmitidas pelo aedes aegypti tiveram uma redução de 88,9% no número de casos em comparação ao mesmo período de 2016. Os dados são de boletim epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde. Em 2017, foram 113.381 casos de dengue até 15 de abril. No ano passado, havia 1.180.472 casos na mesma época. A região Sudeste concentrou o maior número de casos, 32,9% do total registrado no país, mas a região com maior incidência foi o Centro-Oeste, com 160 casos a cada 100 mil habitantes. Houve 17 mortes por dengue este ano, em contraste com 507 mortes no mesmo período do ano passado. Além disso, houve 57 casos de dengue grave e 793 casos de dengue com alarme. Quanto à chikungunya, foram 43.010 casos em 2017, ante 135.030 no ano passado. A região Nordeste é a que registrou maior incidência. Além disso, este ano teve 9 mortes confirmadas pela doença. Ao longo de todo o ano de 2016, 196 pessoas morreram de chikungunya no país. O país teve 7.911 casos de zika em 2017, em comparação com 170.535 no mesmo período do ano passado. A região Centro-Oeste é a que apresentou maior incidência e não houve nenhuma morte confirmada pela doença este ano.

Arquivo