Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2016
Polícia encontra arma de fogo em veículo durante operação entre Vitória da Conquista e Anagé Foto: Divulgação/PRE

Durante operação realizada no Posto Rodoviário, no trecho entre Vitória da Conquista e Anagé, a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário encontrou um revólver calibre 38, com a numeração adulterada e seis cartuchos intactos. Segundo a polícia, o veículo, com placa JPN 5104, de Vitória da Conquista, era conduzido por Tiago dos Santos, de 26 anos. Marcelo Ferraz dos Santos, de 33 anos, e um menor de 17 anos também ocupavam o carro. O trio foi conduzido ao DISEP por porte ilegal de arma de fogo e munições e apresentado à autoridade competente para as medidas de praxe. 

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso em Brasília pela Lava Jato Foto: Reprodução

O ex-ministro do Planejamento do governo Lula e das Comunicações no primeiro governo Dilma, Paulo Bernardo, foi preso nesta quinta-feira (23) em um desdobramento da 18ª fase da Operação Lava Jato, em Brasília. Ele é marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência do governo Dilma, também foi alvo. Ele foi levado em condução coercitiva para prestar depoimento na delegacia. A PF informou que o objetivo da operação, batizada de Custo Brasil, é apurar o pagamento de propina referente a contratos de prestação de serviços de informática no valor de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ao todo, a operação tem 65 mandados judiciais em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. A defesa de Paulo Bernardo disse que desconhece as razões da prisão e que estranha, porque o ex-ministro sempre se colocou à disposição das autoridades. 

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Prefeitura Municipal de Brumado paga primeira parcela do 13º salário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apesar da crise econômica que atingiu os municípios brasileiros, a prefeitura municipal de Brumado pagou a primeira parcela do 13º salário adiantada. Na cidade, o funcionalismo público municipal recebeu a parcela dos 50% do 13º salário no último dia 20. Segundo informações da prefeitura, o município está totalmente adimplente e com as finanças em dia. A situação habilita o município a receber repasses nas esferas estadual e federal. Os milhares de servidores já estão utilizando parte do dinheiro para arcar com as despesas extras dessa época do ano. O pagamento adiantado movimentou o comércio local, que nesse ano vem tendo uma previsão preocupante de queda nas vendas em relação ao ano de 2015. 

Bahiatursa diz que São João fomenta a economia no Estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, ressaltou na quarta-feira (22) a importância dos investimentos do Governo do Estado no fomento dos festejos juninos 2016 em 95 municípios baianos. Para Medrado, a ação mantém a tradição e gera oportunidades para artistas, produtores culturais, além da rede de serviços em torno dos eventos nas regiões beneficiadas. “Estamos fazendo uma festa que valoriza a cultura local com artistas da terra e também de outros estados, assegurando maior diversidade musical, mas sem abandonar nossas origens e a autenticidade da produção nordestina, que mantém viva a chama dos festejos juninos entre São João, Santo Antônio e São Pedro”, destacou. 

Detento de Guanambi que comandava sistema de extorsão em presídio é encontrado morto Foto: Divulgação

O detento Edson Marques de Brito, vulgo “Cazuza”, de 38 anos, foi encontrado morto em uma das celas do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Serrinha. Natural da cidade de Guanambi, ele dividia a cela com mais seis presos. A suspeita da polícia é que ele tenha se suicidado, porém o laudo da perícia técnica vai determinar a causa da morte. Segundo a polícia, de dentro da prisão, o detento comandava um sistema de extorsão, que foi desmantelado em 2011 pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). Edson ligava para delegacias para colher informações sobre ocorrências de roubos de veículos, se passando por policial militar, e conseguia o nome e telefone das vítimas, além de informações sobre o carro roubado. Depois, ligava para as vítimas e dizia estar com o carro roubado, pedindo um pagamento para devolver o veículo. O valor devia ser depositado nas contas das duas comparsas do golpista. Edson cumpria pena de 35 anos em regime fechado por latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. 

Confira os preços imperdíveis e os planos mensais disponíveis na Lava & Leva em Brumado

Em Brumado, a unidade da Lava & Leva está revolucionando o jeito de a população cuidar das suas roupas. A rede de lavanderia de maior sucesso do Brasil disponibiliza pacotes mensais para vários tamanhos de famílias e também tem preços diferenciados para peças especiais e avulsas. Nessa semana, o destaque fica por conta da lavagem de ternos (paletó e calça social) por apenas R$ 25 o conjunto. Deixe as roupas da sua família aos cuidados de profissionais que realmente entendem do assunto. A unidade fica localizada na Rua Israel Dias de Oliveira, 22, Bairro Santa Tereza, acerca de 200 metros da Apae. O telefone é (77) 3441-2972. A Lava & Leva funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, não fechando para almoço. No local são aceitos os principais cartões de débito e crédito. Acesse www.lavaeleva.com.br e confira mais informações.

Pesquisa do PT aponta liderança do juiz Sérgio Moro para disputar a presidência da república Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa encomendada pelo PT em São Paulo, entre o fim de maio e o início de junho, o juiz federal Sergio Moro lidera com 14% as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018. Segundo a pesquisa, Marina Silva (Rede) aparece em segundo lugar, com 12% das intenções de voto, seguida por Lula (PT), com 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) e José Serra (PSDB) empatam com 10%. O ex-ministro Ciro Gomes tem 4% das intenções de voto e o deputado federal Jair Bolsonaro, 3%. O presidente interino Michel Temer e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (ambos do PMDB), também pontuam, mas estão tecnicamente empatados, com 2% e 1%, respectivamente. 

Técnico Fezinho comanda primeiro treino da seleção brumadense para o intermunicipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com sede de título no intermunicipal de futebol, a seleção brumadense deu início aos trabalhos com o primeiro treino com bola, comandado pelo técnico Fernando Santos, o Fezinho, na noite da última terça-feira (21). Essa é a primeira vez na história das participações da seleção que o time inicia tão cedo as atividades, o que já deu maior motivação aos atletas e comissão técnica, bem como animou os desportistas locais, que observaram o treino e relacionaram que há no momento mais responsabilidade. A comissão técnica e os atletas compraram a proposta da Liga Brumadense de Futebol (LBF) de ser mais que um participante na competição, já que o intuito é alcançar a segunda e primeira divisão do campeonato baiano. “Se quisermos chegar alto, temos que mostrar profissionalismo. Não é fácil disputar o intermunicipal e por isso abraçamos essa ideia de podermos representar nossa cidade também no futebol profissional. Vamos dar o melhor de nós para alcançarmos esses objetivos”, disse o técnico Fezinho ao site Brumado Notícias.

Sudoeste Baiano: Promotor quer que prefeituras não contratem shows antes de eleições

O promotor eleitoral Millen Castro recomendou que os prefeitos e secretários de Dom Basílio, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas se abstenham de contratar shows artísticos nos três meses que antecedem as eleições municipais. Na inauguração de obras e serviços públicos, os candidatos a cargos políticos não devem subir ao palco. O promotor recomenda ainda que, nos festejos públicos, nomes de políticos, pré-candidatos ou candidatos não sejam citados, sob pena de configurar propaganda irregular. Quem mencionar os nomes de políticos poderá ser responsabilizado. No período mencionado, as autoridades públicas não devem realizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos. O promotor pede que sejam proibidas a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pelas prefeituras. Requisita ainda que os prefeitos encaminhem para a Promotoria Eleitoral as datas das festas e inaugurações previstas para ocorrer no período eleitoral, informar se haverá shows, além dos valores das despesas com publicidade no primeiro semestre dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Por fim, destaca que é proibido colocar propaganda eleitoral em bens públicos e de uso comum, ainda que de propriedade privada.

Câmara de Brumado: Moção de Aplauso homenageará os 47 anos da empresa Brumauto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De autoria do vereador Weliton Lopes (DEM), uma Moção de Aplauso e Congratulações vai homenagear a empresa Brumauto pelos 47 anos de existência, comemorado no dia 19 de junho. Com o seu crescimento, a concessionária se mudou, em 1977, para sede própria, na Avenida Centenário. Demonstrando espírito empreendedor e de grande visão de mercado, o proprietário Alípio da Silva contribuiu de forma direta com o desenvolvimento do local. Toda a sua dedicação resultou em premiações importantes nos anos de 2000 e 2001, sendo a pioneira na região a receber a certificação do ISSO 9002. O seu trabalho foi reconhecido pela própria Volkswagen, que concedeu por 2 anos consecutivos os títulos de “Empresa do ano”, “Virabrequim de Ouro” e “Assistência Técnica”. A Brumauto hoje opera com 52 funcionários, que atendem em um espaço amplo, moderno, oferecendo veículos novos, seminovos e assistência técnica com serviços de pintura, funilaria, mesa de estiramento, e os mais modernos equipamentos e profissionais experientes e qualificados. Além disso, a Brumauto trabalha com serviços de consórcios, financiamentos e seguros.

Pai acelera carro e jovem leva tiro e morre na frente da família em roubo no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/Facebook

Um jovem de 20 anos morreu com um tiro no peito após uma tentativa de assalto na Rodovia Amaral Peixoto, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo informações da polícia, o carro em que Vinícius Vidal estava foi interceptado por outro carro. O pai dele, que estava ao volante, acelerou para tentar fugir e os criminosos atiraram. Um dos tiros atingiu o garoto, que seguia no banco do carona. De acordo com o G1, o pai dirigiu até um posto do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e, de lá, foi para o posto de saúde. Vinícius, porém, chegou morto ao local. Estavam no carro também a mãe e uma irmã do garoto. Os bandidos conseguiram escapar. Eles roubaram um carro perto do local onde Vinícius foi baleado e ainda apedrejaram um ônibus. O caso foi registrado na 124ª DP (Saquarema).

Brumado: Polícia Rodoviária Federal inicia Operação São João nesta quarta (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) iniciou nesta quarta-feira (22) a Operação São João, que será encerrada na próxima segunda-feira, dia 27 de junho. Durante os seis dias, haverá fiscalização em pontos estratégicos das rodovias estaduais. O objetivo é garantir a segurança dos usuários das rodovias e evitar acidentes, haja vista que nessa época do ano o fluxo de veículos nas estradas aumenta em torno de 40%.

Menina de 12 anos revela estupros do pai em carta para a mãe: 'Me perdoa' Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma menina de 12 anos contou que estava sendo estuprada pelo próprio pai através de uma carta escrita para a mãe. O pedido de socorro foi entregue para policiais militares da Zona Leste de Manaus e o homem foi preso, em flagrante, na noite de terça-feira (21). No relato, a criança conta que os estupros ocorriam há algum tempo e que já havia escrito outra carta para a mãe, mas não teve coragem de entregar. A menina contou à polícia que sentia vergonha e achava que estava traindo a mãe. De acordo com o G1, no texto, a criança fez um relato de como ocorriam os crimes. Ela chega a pedir perdão para a mãe e a dizer que não conseguia impedir os abusos do pai. “Mãe, me perdoa. Faz um tempo que isso está acontecendo [...] hoje isso aconteceu, isso é tão nojento. Mãe, eu nunca teria coragem de dizer para ele parar”, diz a menina em um trecho da carta. Na delegacia, o pai negou as acusações da filha. A menina foi encaminhada para exames no Instituto Médico Legal (IML). O laudo, segundo a assessoria da Polícia Civil, confirmou os abusos. O pai da criança foi autuado por estupro de vulnerável e deve ser encaminhado à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Brumado: Obras de pavimentação no entorno do IFBA devem ser retomadas após festejos juninos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de pavimentação e urbanização nas vias de acesso ao campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Brumado, só deverão ser retomadas após os festejos juninos. Esta semana, uma equipe de uma empresa que presta serviços para o estado visitou o local no intuito de mapear o cronograma de atividades. A prefeitura já iniciou as obras de limpeza e instalação de meios-fios, bem como a marcação da rótula. Com a diminuição nas atividades, esta semana apenas foi despejado material para nivelamento de passagem na baixada, que receberá também manilhas de drenagem pluvial. O local receberá ainda praça com área verde e recreativa e melhora na iluminação.

Zanphy Cosméticos pode ser adquirida no Instituto de Beleza Vida em Brumado

Criada em 1998, a Zanphy Cosméticos é uma marca de maquiagem de origem brasileira, que veio com o intuito de inspirar pessoas e oferecer as ferramentas adequadas para que tenham a independência, a autoconfiança e a inovação que procuram. A marca, que possui todos os itens de maquiagem essenciais para uma beleza impecável, é encontrada no Instituto de Beleza Vida, que fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 220, em Brumado. Use Zanphy e surpreenda-se! O telefone (77) 3441-2741.

Universidade Para Todos divulga resultado da seleção de alunos em Brumado

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia divulgou na terça-feira (21) o resultado da seleção para 12.825 vagas do cursinho Universidade Para Todos (UPT). As aulas, preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontecem em Salvador e em mais 177 localidades do Estado da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. Em Brumado, as matrículas serão realizadas de 5 a 8 de julho no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No dia 5 de julho, haverá aula inaugural, às 19h, na Sede do DCHT, com a presença dos alunos, monitores, equipe gestora, responsáveis pelas extensões e demais autoridades das cidades de Brumado, Aracatu, Caculé, Ituaçu e Livramento de Nossa Senhora. Para o Secretário da Educação da Bahia, o senador licenciado Walter Pinheiro, “o projeto Universidade para Todos é uma parceria que fortalece a relação da Secretaria da Educação com as universidades estaduais”. 

Estudo aponta que país só volta a crescer em 2018

Um estudo da 4E Consultoria, a pedido da Veja, aponta que o fracasso da agenda de reformas reduzirá a capacidade de crescimento e de geração de renda do país por um longo período. A agenda esperada pelos analistas envolve não só a aprovação do projeto que estabelece um teto para a evolução anual dos gastos federais, mas também ações complementares, entre as quais a reforma da Previdência e a desvinculação de benefícios do INSS ao reajuste do salário mínimo. Entram ainda na lista de pontos essenciais a flexibilização de leis trabalhistas e a abertura comercial, de forma a resgatar a competitividade das empresas do setor privado. Se essas reformas avançarem, segundo simulações da consultoria, o país voltará a crescer já no próximo ano, com expansão média de 2,7% entre 2016 e 2022. O governo conseguirá equilibrar as contas públicas em 2019, estabilizando a dívida bruta em um patamar equivalente a 81% do PIB no ano seguinte. No cenário pessimista, sem a aprovação de medidas relevantes nem na área fiscal nem em termos de estímulo à atividade econômica, o país só voltaria a crescer em 2018, com expansão média de 1,1% do PIB no mesmo intervalo de comparação. O país só voltaria a registrar superávit nas contas primárias em 2020, o que não impediria a trajetória de elevação da dívida bruta até o patamar de 87,3% do PIB em 2022. As simulações da 4E tiveram como base o modelo adotado pelo Banco Central para fazer as suas projeções.

Projeto de nova arquibancada no Estádio Gilbertão visa Brumado na primeira divisão do Baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Estádio Municipal Gilberto Cardoso poderá ter mais uma arquibancada. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB), o Continha, declarou que já entrou em contato com o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) a fim de incluir o projeto com possível licitação para o ano de 2017. O vereador ponderou que a atual arquibancada no estádio oferece no máximo 6 mil lugares, o que seria um número reduzido para sediar jogos da primeira e segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol. 

Projeto de nova arquibancada no Estádio Gilbertão visa Brumado na primeira divisão do Baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desta forma, o parlamentar vem se articulando com o deputado federal para conseguir uma emenda para construção da nova arquibancada, com capacidade para 5 mil pessoas, praça de alimentação e banheiros. Caso o projeto decole, a nova arquibancada será construída onde atualmente funciona o estacionamento para viaturas, carros oficiais e veículos das delegações. Um levantamento técnico parcial aponta um orçamento de R$ 800 mil para a obra.

A4 Veículos deseja muitas alegrias nesse São João Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No clima dos festejos juninos, a equipe da A4 Veículos deseja boas festas, com muita alegria, aos clientes e amigos. A concessionária, que conta com um amplo showroom automotivo, tem por objetivo proporcionar bons negócios na aquisição do seu carro. A4 Veículos: o prazer em satisfazer os seus sonhos. A A4 Veículos fica localizada na Av. Exupério Pinheiro Canguçu, 245. Passe na loja e conheça todas as ofertas. O telefone é (77) 3441-4555.

Governo abrirá licitação para melhorias em rodovias da região sudoeste Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de uma empresa terceirizada, o governo do estado iniciou as demarcações de medição da BA-148, que interliga Brumado a Livramento de Nossa Senhora, e da BA-262, entre Brumado e Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a princípio, as demarcações visam apresentar o projeto com planilha de custos para lançar licitação para obras de limpeza, sinalização horizontal e recapeamento em trechos da malha asfáltica. Além dos perímetros já citados, o governo também visa à manutenção da BA-263, que interliga Vitoria da Conquista a Itambé.

Mulher tentou matar filha de três anos para reatar com ex-marido Foto: Guilherme Lucio da Rocha/G1

A mulher suspeita de tentar matar a própria filha, de três anos, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, cometeu o crime para reatar o relacionamento com o ex-marido. A Polícia Civil já pediu a prisão preventiva de Natália Lisboa Viana da Silva, de 20 anos, que segue detida. Segundo a delegada responsável pelo caso, a mãe da criança deu entrada no hospital na última segunda-feira (13) dizendo que a filha havia ingerido água sanitária por acidente. Três dias depois, Nathália acionou o Samu relatando que a filha tinha ingerido o líquido novamente, também de forma acidental. Durante visita à residência de Nathália, a delegada, acompanhada de investigadores e representantes do Conselho Tutelar, percebeu que o balde onde a criança teria tido contato com água sanitária ficava sobre uma prateleira, em uma altura que impossibilitava o seu acesso. Segundo a investigação, desde a primeira internação da criança, Nathália utilizava o celular de uma vizinha para manter contato com o ex-marido. "Nas mensagens, ela se passava pela vizinha, pois o marido tinha cortado o contato com ela. A todo momento, Nathália deixava a entender que mãe e filha precisavam dele [ex-marido] de volta para casa", disse a delegada. No hospital, a criança disse à avó que foi obrigada pela mãe a beber um copo com água sanitária misturada com água potável. Nathália está presa na cadeia feminina anexa ao 2º Distrito Policial de São Vicente.

Nível da barragem cai e racionamento de água em Vitória da Conquista vai continuar até 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O nível de água da Barragem de Água Fria 2, que abastece a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, voltou a cair nos últimos dias, deixando a Embasa em alerta. No local, o nível caiu de 34% para 32%. Apesar da situação preocupante, a expectativa é de melhora, tendo em vista que, com as baixas temperaturas, a população utiliza menos água, além da evaporação, que é menor. Em entrevista à TV Sudoeste, o gerente do escritório da Embasa de Vitória da Conquista, Álvaro Aguiar, não descartou a possibilidade de que o racionamento na cidade continue até o ano que vem. Segundo ele, caso o nível não aumente, principalmente para o verão, o sistema de três dias com água e três dias sem água vai continuar.

Taisan Auto comemora 1 ano de existência com Arraiá de Ofertas em Brumado

Neste São João, a Taisan Auto está comemorando 1 ano de existência e, para comemorar, criou o Arraiá da Taisan. São inúmeras opções de carros novos, seminovos e financiamentos, com condições de tirar o chapéu. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado, e conheça todas as ofertas especialmente criadas para essa ocasião de comemoração. Venha fazer um negócio bão!! O número da Taisan Auto é (77) 3441-5551.

Condeúba: Um jovem é morto e dois são baleados durante abertura do São João Foto: Folha de Condeúba

Durante a abertura da São João da cidade de Condeúba, no sudoeste baiano, três jovens foram baleados e um deles morreu. Os crimes ocorreram na madrugada desta quarta-feira (22), ao lado da Praça do Sambódromo, onde houve pânico e muita correria. De acordo com o Folha Regional, Igor Silva Santos, de 20 anos, foi atingido nas costas e morreu no local. Os outros dois jovens, identificados apenas como Jhon e Weberson, seguem internados. Jhon foi transferido para a cidade de Vitória da Conquista em razão da gravidade dos ferimentos. A polícia está investigando o caso, mas ninguém foi preso até o momento.

Arquivo