Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2014
Rio do Antônio: Prefeito e ex-prefeito ajuízam ação contra vereador petista Foto: Reprodução

Um protocolo de ação cível e penal foi ajuizado na Comarca de Caculé pelo ex-prefeito e pelo atual prefeito da cidade de Rio do Antônio, Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, e Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, em face do vereador Políbio Pereira Costa Júnior (PT), conhecido como Júnior do Tabuleiro. A ação se deve à denúncia feita pelo parlamentar em sua página pessoal no facebook referente a uma suposta máfia dos combustíveis formada pelos gestores. Júnior acusa os mesmos de crimes funcionais de responsabilidade e de improbidade administrativa. Diante das acusações, Zico e Celinho ajuizaram as ações alegando que o parlamentar estaria se utilizando de sua posição pública para denegrir a imagem de ambos com falsas denúncias. A ação penal trata-se de uma Interpelação Criminal, na qual se solicita que o vereador prove o que afirmou na denúncia sob pena de responder pelo crime de calúnia e difamação. Já a ação cível requer a indenização pelos danos morais causados pela denúncia.

Índia: Menino de 8 anos tem mãos gigantes que pesam 13 quilos e medem 33 centímetros Foto: Daily Mail

Na Índia, um menino de 8 anos sofre com uma anomalia rara. Kaleem tem mãos gigantes que juntas pesam cerca de 13 quilos e medem mais ou menos 33 centímetros. De acordo com o Daily Mail, o menino já nasceu com as mãos maiores do que o normal, mas o problema tem piorado com o tempo. O menino diz que sofre bullying na escola e que não consegue fazer tarefas simples, como amarrar os sapatos, vestir as roupas e se alimentar. A doença ainda não foi diagnosticada, mas os médicos acreditam que o menino tenha uma grave inflamação no sistema linfático ou sofra de um tumor benigno que faz seu corpo produzir tecido em excesso. Apesar das mãos gigantes, ele tem boa saúde. Porém, se as suas mãos continuarem a crescer, o sistema cardiovascular pode ser sobrecarregado, abreviando a vida do indiano.

Índia: Menino de 8 anos tem mãos gigantes que pesam 13 quilos e medem 33 centímetros Foto: Daily Mail
Brumadense é preso em flagrante ao tentar furtar carro em Barreiras Foto: Blog do Sigi Vilares

Em Barreiras, no oeste baiano, a polícia prendeu dois indivíduos que tentavam furtar um carro por volta das 11h de ontem (20). Um deles, Joaquim Mariano dos Santos Pereira, é de Brumado. O comparsa, Jonatan Rodrigues dos Santos, de 29 anos, é natural de Irecê. Segundo informações do Blog do Sigi Vilares, ambos tentavam furtar um Fiat Uno quando o alarme do veículo disparou, chamando a atenção das pessoas que estavam na rua. Os populares desconfiaram da situação e acionaram a polícia. Ao chegar ao local, os policiais prenderam a dupla em flagrante e os dois foram conduzidos para o complexo policial. A porta do carro ficou danificada.

Prefeitura de Brumado realiza curso do Programa Formação Pela Escola Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o curso do “Programa Formação Pela Escola”, uma formação continuada, na modalidade à distância. O curso visa contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas de ações educacionais financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Os cursos são oferecidos em diversas modalidades e com a duração de 40h cada um. Em Brumado, o “Programa Formação Pela Escola” é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, através do FNDE. A tutora e professora Ednéia dos Santos Ataíde já realizou entre os meses de julho e agosto de 2014 o módulo Competências Básicas. Em setembro, ela dará início ao módulo do PDDE. 

Eleições 2014: Eleitor tem até às 18h para se habilitar ao voto em trânsito

Termina nesta quinta (21) o prazo para que eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral nos dias do primeiro e do segundo turnos requeiram o direito de votar para presidente e vice-presidente da República em outras cidades. A habilitação para o voto em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral. No cartório, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto e informar o local onde pretende votar. Uma vez cadastrado para votar em trânsito, ele fica automaticamente habilitado para esse fim e impedido de votar na seção eleitoral de origem. Quem já se habilitou para votar em outra localidade e desistir disso tem também prazo até quinta-feira para pedir o cancelamento da habilitação. De acordo com Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano, o voto em trânsito poderá ser feito em uma das 92 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. As informações são da Agência Brasil. 

Ibicoara: Homem é preso em flagrante e tem bar fechado Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última quarta-feira (20), no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Edson de Aragão foi preso em flagrante por contrabando e descaminho de cigarros provenientes do Paraguai. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, ele possuía em seu estabelecimento comercial dez maços de cigarros Broadway, além de onze pássaros silvestres. Após a abordagem, Edson tentou subornar o delegado, sendo então autuado por corrupção ativa. O acusado ainda está sendo investigado por exploração sexual. De acordo com a polícia, no bar de sua propriedade não foram encontrados mulheres. O estabelecimento foi fechado. As investigações foram comandadas pelo delegado Alex Wendel.

Ibicoara: Homem é preso em flagrante e tem bar fechado Foto: Divulgação/Polícia Civil
PSB oficializa chapa com Marina Silva e Beto Albuquerque Foto: Filipe Matoso/G1

Após reunir a Comissão Executiva Nacional do partido, o PSB anunciou na noite desta quarta-feira (20) a ex-senadora Marina Silva como candidata a presidente da República e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como candidato a vice. O anúncio foi feito após a reunião, na sede do partido, em Brasília. Segundo Beto Albuquerque, a chapa recebeu aprovação unânime da executiva.  Com a decisão, a legenda tem até o próximo sábado (23) para registrar a nova chapa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança na cabeça de chapa é anunciada uma semana depois da morte do candidato Eduardo Campos em um acidente aéreo, em Santos (SP) – Marina Silva era a candidata a vice. Além do ex-governador de Pernambuco, morreram outras seis pessoas, dos quais dois pilotos e quatro assessores de campanha. As informações são do G1.

Justiça decreta ilegal a paralisação da polícia civil Foto: Reprodução

De acordo com decisão divulgada hoje (20), o Tribunal de Justiça (TJ) decretou a paralisação da polícia civil da Bahia ilegal. O movimento foi iniciado há dois dias. Segundo o TJ, a categoria deve retornar imediatamente às atividades. Os policiais declararam que o movimento será encerrado amanhã (21). Em caso de desobediência da decisão, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc), que lidera o movimento, deverá pagar multa de R$ 30 mil por dia. Segundo o presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, a paralisação foi iniciada após a onda de assassinatos a policiais que acontece no Eestado. O movimento foi acatado em assembleia no mês de julho. Os agentes também reivindicam publicação do plano de carreira para as classes I e II e a melhoria da estrutura dentro das unidades policiais.

Brumado: Moto foi roubada na BR-030 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já chegando em Brumado na noite da última terça-feira (19), um homem teve sua motocicleta roubada na BR-030, próximo à subestação II da Coelba. Segundo relatou a vítima à policia, ele foi interceptado por elementos armados que estavam em um veículo. Além da motocicleta, os marginais levaram a quantia de R$ 450 e um aparelho celular. A polícia realizou buscas na região, mas não encontrou vestígios da moto roubada e nem dos assaltantes.

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de trezentas comunidades, quase 20 mil pessoas, estão passando por dificuldades referentes ao abastecimento de água no meio rural, em Brumado. Há mais de uma década, a prefeitura vem mantendo o decreto de estado de emergência por conta da seca, que começou no final do mandato de Edmundo Pereira Santos e foi mantido durante os dois mandatos de Eduardo Vasconcelos. Agora, o documento foi renovado com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Desde então, as famílias nessas comunidades estão sendo assistidas através da Operação Pipa, do Exército Brasileiro, que mantém 23 caminhões levando água até as comunidades mais afetadas.

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, informou ao site Brumado Notícias que neste ano o problema se amenizou por causa das fortes chuvas do final de 2013. Apesar disso, ele aponta que a criação animal e a lavoura estão totalmente comprometidas, o que afeta diretamente a agricultura e renda familiar, refletindo também na economia do município. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Aroldo Meira, destacou que, mesmo com os avanços das políticas públicas voltadas ao homem do campo, a seca tem castigado as lavouras e provocado uma grande migração dos camponeses para as cidades. “Muitas comunidades estão zeradas de água e com isso muitos lavradores estão desistindo das suas plantações”, alertou o sindicalista. 

Há mais de uma década, Brumado mantém decreto de emergência em função da seca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de agricultura e recursos hídricos, Frederico Neves, prevê que o problema será agravado entre o mês de setembro e meados de outubro, quando a estiagem fica mais rigorosa com as altas temperaturas. Neves ressaltou que todo o empenho do município e de associações está sendo realizado em prol da melhor convivência com a seca. A manutenção e ampliação do sistema de abastecimento simplificado em algumas comunidades, através de poços artesianos e dessalinizadores, é um exemplo dessa política. Segundo o secretário, será iniciado o processo de limpeza de aguadas, cacimbas, barragens e rio para o abastecimento nas regiões mais afetadas.

Weliton Lopes cobra ações para preservação do patrimônio histórico e cultural de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão da última segunda-feira (20), o vereador Weliton Lopes falou sobre assuntos importantes para a população brumadense. Ele chamou a atenção para a importância da Apae e do Conselho da Juventude. Sobre este último, Lopes enfatizou que o mesmo precisa urgentemente ser implantado, pois será um espaço destinado aos jovens e adolescentes do município, os quais poderão participar mais ativamente da vida política e social da cidade. O vereador também voltou a cobrar da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo a realização de reunião com os membros do Conselho do Patrimônio Histórico Municipal, frisando que a não efetivação de ações está contribuindo para o sucateamento de locais importantes da história do município. Por fim, Lopes ainda parabenizou o professor, advogado e escritor José Walter Pires, que estará lançamento um livro na Bienal do Livro, na cidade de São Paulo.

CEEP abre inscrições para curso técnico em Administração em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As inscrições para o curso técnico em Administração (PROEJA), no CEEP, em Brumado, estarão abertas a partir desta sexta-feira (22). Somente alunos maiores de 18 anos e que tenham concluído o ensino fundamental podem se matricular. No total, serão oferecidas 70 vagas para o segundo semestre de 2014.

Brumado: Vereador Catoze incentiva o esporte no Bairro São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos eventos mais tradicionais do futebol brumadense, o Campeonato do Bairro São Félix teve a final realizada entre as equipes do Boleiros e do Feirense. Com casa cheia, o Boleiros se sagrou campeão pelo placar apertado de 1X0, com o gol do centroavante Jojô. Na ocasião, o vereador Catoze se destacou em razão do apoio ao evento. Durante a premiação, o parlamentar foi bastante aplaudido em reconhecimento aos esforços em prol da tradição do campeonato. Ao lado do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), ele falou sobre o evento. “O Campeonato do São Félix é um marco histórico do esporte brumadense e temos a honra de ser um dos seus apoiadores já há muito anos”. O parlamentar garantiu que continuará apoiando o esporte local. “Vou continuar a dar o meu total apoio ao futebol local, pois sabemos que fazendo assim estamos dando a nossa parcela de contribuição para que muitos jovens fiquem longe do caminho dos vícios. Parabéns a toda a equipe organizadora, que demonstrou mais uma vez sua competência em realizar um campeonato de alto nível como esse”.

Advogado eleitoral José Manoel de Castro Júnior ministrará palestra na Câmara de Brumado Foto: Reprodução/Facebook

Por conta da votação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em que foi o mais votado para ocupar uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o advogado Maurício Vasconcelos não comparecerá a palestra sobre a importância do voto, que será realizada na Câmara Municipal de Brumado, hoje (20). O evento faz parte da campanha “Não venda, Não troque, Não negocie. Voto não tem preço, tem consciência”, promovida pela Loja Maçônica Manoel Joaquim dos Santos Carvalho. Maurício Vasconcelos informou ao site Brumado Notícias que o advogado José Manoel Viana de Castro Júnior, especialista em Direito Eleitoral, irá representá-lo no evento. “O doutor José Manoel é um excelente advogado eleitoral. Escolhi a dedo para me substituir nesse grande encontro que será promovido pelos maçons de Brumado. Agradeço o convite e espero poder participar em futuros eventos”, disse. Paulo César Martins também irá ministrar uma palestra no local.

Brumado: Escola mantém aula um dia após morte de aluno e revolta funcionários e estudantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Professores e alunos do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, voltaram às aulas na manhã desta quarta-feira (20), mesmo após o assassinato do estudante Carlos Vicente, de 15 anos, ocorrido na noite de ontem (19). O jovem estava uniformizado na porta da unidade escolar com outros colegas, que por pouco não foram atingidos pelos tiros. O retorno às aulas em menos de 24 horas depois do homicídio causou estranheza entre populares, que esperavam um dia de luto em memória do aluno. Nas redes sociais, vários alunos se manifestaram contra a direção da escola e a secretaria municipal de educação. 

Brumado: Escola mantém aula um dia após morte de aluno e revolta funcionários e estudantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias compareceu ao CMEAS, mas a direção se recusou a conceder entrevista e impediu nossa equipe de entrar no prédio. Sabendo da presença da nossa reportagem, os alunos abandonaram as salas de aula e realizaram um protesto no pátio da escola. Por cima do portão de entrada nos foi entregue uma folha de caderno na qual os colegas de Vicente externaram o pesar pela morte do amigo. Além disso, na porta do centro de ensino, um cartaz preto indicava o luto, porém alguns pais questionaram a validade do mesmo. “Se está de luto porque está funcionando, isso não é luto, é tapeação”, disseram. Um dos pais denunciou que traficantes estão se disfarçando de alunos para vender drogas dentro do prédio. Esta não é a primeira vez que a escola aparece nas páginas do noticiário policial no município. Em março deste ano, a direção puniu com suspensão vários alunos após uma briga generalizada dentro do prédio. Já em julho de 2013, foi registrada uma tentativa de homicídio contra um aluno, também na porta da escola. Na ocasião, um guarda municipal quase foi alvejado. As marcas dos disparos continuam desde então na parede da escola. 

Brumado: Escola mantém aula um dia após morte de aluno e revolta funcionários e estudantes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Gilvan Moreira, diretor da APLB-Sindicato, e professor no CMEAS falou que partiu da secretaria municipal de educação a decisão de não suspender as aulas. “Está faltando sensibilidade da nossa secretaria. Às vezes ficamos de luto por pessoas que nem conhecemos, mas por fazerem parte do alto escalão são lembradas pelas autoridades locais e respeita-se o luto. Mas como é que um aluno é assassinado a tiros diante dos colegas na porta da escola e não se suspende as aulas no dia seguinte? Nem 24 horas se passaram e a escola está em pleno funcionamento como se nada tivesse acontecido. Isso é o absurdo da frieza de coração e da falta de solidariedade”, declarou Gilvan. O delegado Marcos Torres disse a reportagem do jornal Correio da Bahia que o estudante morto já era investigado por suspeita de tráfico e participação em um estupro ocorrido durante a greve da polícia militar em abril deste ano. A nossa reportagem tentou contato com a secretária de educação, mas não obteve êxito.

Maurício Vasconcelos é o mais votado no TJ para ocupar vaga de juiz efetivo no TRE-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O renomado advogado brumadense Maurício Vasconcelos foi eleito pela terceira vez o mais votado para ocupar uma vaga de juiz efetivo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia. A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), no Tribunal de Justiça (TJ). Vasconcelos obteve 27 sufrágios, sendo votado por todas as correntes do tribunal baiano. Maurício foi seguido por José Batista de Santana Júnior (23 votos) e Gustavo Mazzei Pereira (16 votos). Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, o advogado estava satisfeito com a votação recebida. “Agradeço aos desembargadores pela confiança em mim depositada. Isso é reflexo de toda a nossa história exercendo a advocacia”, lembrou. A definição do cargo de juiz do TRE-BA será feita pela presidente Dilma Rousseff (PT). Não há previsão para a escolha das vagas.

Rui Costa diz que vai ganhar as eleições no primeiro turno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante entrevista com o apresentador Mário Kertész, o candidato ao governo do estado da Bahia, Rui Costa (PT), disse que acredita ser eleito ainda no primeiro turno. "Nós vamos fazer nossa proposta de governo. Estamos confiantes na vitória no primeiro turno", afirmou ele. Apesar da convicção, as pesquisas mostram o candidato na terceira colocação na preferência do eleitorado, atrás dos candidatos Paulo Souto e Lídice da Mata. O petista descartou mudanças no cenário político com a morte de Eduardo Campos. “Acho cedo para fazer uma previsão. Nós vamos continuar trabalhando”, disse.

Guanambi: Lar dos Velhinhos está sendo investigado pelo Ministério Público Foto: Bonny Silva

Em Guanambi, a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos, mais conhecida como Abrigo dos Velhinhos, foi denunciada ao Ministério Público (MP), que está investigando o caso. No local, diversas irregularidades foram encontrados, entre as quais a falta de Alvará Sanitário, instalações deficientes, e inexistência de atividades de lazer. Segundo a promotoria, as denúncias de maus tratos, má qualidade da alimentação ou desvio de recursos não procedem. De acordo com o radialista Bonny Silva, no total, 59 idosos estão internados no abrigo - 22 são de Guanambi e os demais são de cidades da região. As investigações apontam para a necessidade de mudanças administrativas, que modernizem e melhores as potencialidades do local. Além disso, o MP considera que faltam recursos para investimentos no abrigo. “Boa parte das deficiências encontradas se dá por conta da falta de recursos”, resumiu a promotora de justiça Tatiane Miranda Caires de Mansine Castro. Na última segunda-feira (18), em uma reunião entre representantes das entidades envolvidas, a promotoria decidiu que vai impetrar uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, em face do município, do estado e do próprio abrigo. O município terá que incluir na lei orçamentária recursos para prover o abrigo e o estado deverá aumentar os repasses.

Confira a promoção da semana da Suprema Refrigeração

Mais uma semana e mais uma mega promoção na Suprema Refrigeração. Desta vez, os produtos com preços promocionais são: Ar-condicionado Consul Bem Estar 9.000 btus por R$ 906,30 à vista ou R$ 954,00 em 10 vezes no cartão; e Ar-condicionado Consul Bem Estar 12.000 btus por R$ 1.044,00 à vista ou R$ 1.099,00 em 10 vezes no cartão. Não perca a chance de adquirir um aparelho de excelente qualidade pelo menor preço e melhor condição de pagamento. Acesse www.supremaice.com.br e confira toda a linha de produtos da loja. Você também pode ligar no telefone (77) 3441-1786 e solicitar um orçamento sem compromisso. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado.

Boquira: Ex-prefeito e vereadores declaram apoio a Paulo Souto e Geddel Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (19), os candidatos ao governo e senado da Bahia nas eleições 2014, Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB), respectivamente, receberam o apoio do ex-prefeito de Boquira, Edmilson Rocha de Oliveira (PDT), e dos vereadores Márcio Vasconcelos, Tom, Manoel Carlos Santos e Edivar Rodrigues dos Santos. A comitiva de boquirenses esteve em Salvador no escritório político da campanha da chapa oposicionista para firmar o apoio. Todos os membros da comitiva fazem parte de partidos que estão coligados e apoiando a candidatura do petista Rui Costa ao governo baiano.

Eleições 2014: Eduardo Vasconcelos retoma agenda de campanha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta semana, o candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos (PSB), retoma sua agenda de campanha no oeste do Estado. Na programação estão previstas reuniões com empresários, caminhadas às quartas-feiras em bairros de Brumado e viagens a municípios da região. No último domingo (17), Vasconcelos esteve em Recife no velório e sepultamento do candidato à presidência Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo. Quanto à pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira (18), o candidato se mostrou otimista com o crescimento da candidata Marina Silva nas intenções de voto. “Certamente Marina irá alavancar as candidaturas de Lídice e Eliana Calmon no sudoeste da Bahia, já que ela é muito conhecida e aceita na região”, disse.

Brumado: Polícia intensifica blitz rotativa no combate à criminalidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Brumado, iniciou esta semana uma série de blitz preventivas rotativas com o objetivo de inibir as ações criminosas na cidade. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Berlink destacou que as blitz também visam evitar a circulação de armas de fogo na cidade e combater o tráfico de drogas. Além disso, a ação fará uma vistoria da documentação dos veículos abordados. 

Brumado: Polícia intensifica blitz rotativa no combate à criminalidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta terça-feira (19), a nossa reportagem registrou os trabalhos de uma guarnição na Praça Armindo Azevedo, onde há um grande fluxo de veículos. No local, muitos ficaram retidos por conta de irregularidades na documentação. “Não teremos um ponto fixo para as abordagens, de repente a guarnição começa a operação em um determinado ponto e daí a 10 minutos já poderá estar se deslocando para outra área. Em nome da companhia, peço desculpas e compreensão da população pelos transtornos, mas nosso objetivo é atingir o bem maior de garantir a segurança em nossa cidade”, afirmou o Major.

Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No ano em que é celebrado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, as Associações de Moradores do Campo Seco, em Brumado, e Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, recebem o selo de certificação da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) para comercialização dos produtos agrícolas produzidos nas comunidades. A solenidade de entrega do selo aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC), em Brumado, durante o Seminário de Economia Solidária do Sertão Produtivo. 

Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O evento contou com a presença de vários representantes comunitários e de associações ligadas à agricultura familiar. Também estiveram presentes representantes do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), da Superintendência Estadual da Agricultura, do Sebrae e das secretarias de agricultura dos municípios representados. Gustavo Pinheiro, engenheiro agrônomo representante da SUAF, destacou que o evento teve por objetivo apoiar os empreendimentos da agricultura familiar para promoção da economia solidária e inclusão dos grupos associativos, além de incentivar a criação de emprego e renda para os produtores da agricultura familiar. “O seminário visa difundir a informação necessária aos grupos de empreendimento como forma de promover ações de olho na inclusão no mercado formal e informal. O selo é de grande valia, pois mostra a certificação de origem da agricultura familiar do produto, o que garante a isenção de Impostos na comercialização”, disse o engenheiro ao site Brumado Notícias.

Associações de Brumado e Malhada de Pedras recebem selo para comercialização da agricultura familiar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o coordenador da CESOL, Warlei Oliveira, ressaltou que o selo garante um preferencial de mercado aos produtos e a associação recebe ainda a qualificação de produção do Sebrae. A presidente da Associação da Comunidade Lagoa das Cacimbas, Clenilde Ribas Pires, apontou que o selo é um incentivo muito grande para a associação. O presidente da Associação do Campo Seco, onde se produz derivados do umbu, estava em êxtase por conta da conquista. “Agora a nossa usina do umbu vai decolar, pois nossa produção será uma realidade nas prateleiras dos comércios em nossa região”.

Arquivo