Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
08/2014
Corrupção: Laboratórios contra lavagem identificam R$ 21 bilhões desviados no país

No país, cerca de R$ 21,4 bilhões podem ter sido desviados em sete anos. As informações são do Ministério da Justiça (MJ), segundo balanço feito com casos investigados pela Rede Nacional de Laboratórios Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab). Os números correspondem ao período de 2007 a julho deste ano. Em sete anos, foram analisados 2.196 casos que apuravam lavagem de dinheiro e corrupção, além de crimes contra a administração pública. Segundo o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, os casos de sucesso têm ajudado no combate à corrupção. “Isso tem ajudado ao país na sua disposição firme e contínua de combater a corrupção e a desmistificar todas as condições objetivas que permitem ao crime organizado dar aparência de licitude a recursos vindos de atividades ilícitas. É para isso que a Rede-Lab existe”.

Brasil: Mortes por depressão crescem 705% em 16 anos Foto: Reprodução/UPF

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, o número de mortes relacionadas à depressão cresceu 705% no país em 16 anos - os dados incluem casos de suicídio e outras mortes motivadas por problemas de saúde decorrentes de episódios depressivos. Segundo o levantamento, em 1996, 58 pessoas morreram por uma causa associada à depressão. Em 2012, o número cresceu assustadoramente para 467 ocorrências de morte. O número total de suicídios também teve aumento significativo no Brasil: passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período, uma média de 28 mortes por dia. No Brasil, a terceira idade é a que reúne as estatísticas mais preocupantes. No caso de mortes relacionadas à depressão, os maiores índices estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos, com o ápice depois dos 80 anos. 

Com morte de Campos, PSB destaca importância de Renata na campanha eleitoral Foto: Aluísio Moreira/SEI

A viúva do presidenciável Eduardo Campos, Renata Campos, falou pela primeira vez após a morte do marido. À imprensa, ela disse que a partir de agora dará prosseguimento aos sonhos e projetos do ex-governador pernambucano. “Participei a vida inteira de campanha, não será diferente com essa. Com uma diferença: tenho que participar por dois”, declarou Renata. A viúva é apontada como possível candidata à vice na chapa do PSB na disputa à presidência. “Fica tranquilo Dudu, teremos a sua coragem para mudar o Brasil. Não desistiremos do Brasil. É aqui que vamos cuidar de nossos filhos, um beijo grande”, disse a viúva do ex-governador. Para o presidente do PSB, Roberto Amaral, após a morte do candidato, Renata passou a ser “a grande liderança do PSB”. “Depois de Arraes e de Eduardo, nosso partido tem uma nova liderança. Essa liderança magnífica que é a alma do nosso partido, das nossas entranhas, que representa o povo brasileiro. A grande liderança do partido é Renata Campos”, afirmou. No discurso, Renata também agradeceu o povo brasileiro pelas demonstrações de carinho e solidariedade. Além disso, ordenou aos correligionários que mantenham “tudo como Eduardo deixou”. 

Brumado: Tiro de Guerra realiza acampamento de instrução individual básica Foto: Divulgação

Entre os dias 15 e 17 de agosto, o Tiro de Guerra 06-024, de Brumado, realizou o “Acampamento de Instrução Individual Básica” na área da Fazenda Arapongas, localizada na zona rural do município. Durante o evento, os atiradores realizaram várias atividades, como rappel, circuito de progressão (andar, correr, rastejar, rolar, engatinhar e deslocamento por laços), camuflagem, pista de tiro rápido (o atirador em deslocamento atira em alvos que são acionados pelo instrutor durante o percurso), e instrução noturna de “acuidade audiovisual”. Para encerrar o acampamento, os soldados ainda realizaram uma marcha de 14 km, saindo da Fazenda Arapongas com destino ao Tiro de Guerra.

Brumado: Tiro de Guerra realiza acampamento de instrução individual básica
Aracatu: Homem é conduzido à delegacia por porte ilegal de arma Foto: Divulgação/PM

Seguindo pistas de denúncia anônima, policiais militares prenderam Elmiro Novais Neto por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia, o homem foi abordado na Praça Ladislau Clemer, em Aracatu, no sudoeste baiano. Dentro do seu veículo, foi encontrado um revólver calibre 22 com duas munições picotadas e três deflagradas. O indivíduo foi conduzido pela guarnição à delegacia local. A polícia militar agradece a colaboração da comunidade no combate ao crime.

Eleições 2014: Com direito a carreata, PV inaugura comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a presença de Alan Lacerda, prefeito da cidade de Licínio de Almeida e presidente estadual do PV, e Ivanilson Gomes, que pleiteia uma cadeira na Câmara dos Deputados, o empresário e candidato a deputado estadual, Gilson Dias, presidente do Partido Verde (PV) em Brumado, inaugurou o comitê de campanha da agremiação na noite da última sexta-feira (15). 

Eleições 2014: Com direito a carreata, PV inaugura comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comitiva realizou uma carreata percorrendo várias ruas da cidade até a base de campanha localizada na Rua Ápio Cardoso, no Bairro Santa Tereza. O candidato acredita que Brumado “apresenta sua força na política regional por estar apresentando vários nomes para representação na casa legislativa estadual. Seu diferencial será a independência e autonomia na busca pelo interesse comum da população local”.

Eleições 2014: Com direito a carreata, PV inaugura comitê em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Ultra Econômica chega a Brumado com proposta de inovação no mercado farmacêutico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a projeção para a 22 lojas no sudoeste e oeste da Bahia, a farmácia Ultra Econômica inaugurou em Brumado a sua sexta unidade na manhã do último domingo (17). Jô Queiroz, gerente de expansão da rede Ultra Econômica, disse ao site Brumado Notícias que a cidade entra no circuito da rede após um estudo de viabilidade econômica, através do qual o município se destacou como uma das cidades mais promissoras e de grande potencial no comércio regional. 

Ultra Econômica chega a Brumado com proposta de inovação no mercado farmacêutico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo Queiroz, além dos melhores preços, a farmácia também proporciona a desburocratização no acesso a medicamentos de uso contínuo. Na Ultra Econômica, o consumidor não precisa retornar vários meses aos consultórios para revalidar as receitas médicas. “Nosso lema é vender mais barato, ninguém vende mais barato que nós e ainda buscamos facilitar a vida do consumidor que faz uso do medicamento contínuo”, explicou o gerente. Em Brumado, a Ultra Econômica fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 216.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Equipe brumadense de karatê é campeã da XII Copa Sesc e Aska Sudoeste Foto: Josemar Gomes

No último domingo (17), a equipe Karatê Dô Tradicional tornou-se campeã  nas categorias  infanto/juvenil e infantil da XII Copa SESC e ASKA Sudoeste, evento realizado em Vitória da Conquista. Vários atletas subiram ao pódio na competição, entre os quais: Ítalo de Jesus, Leandro Antônio, Thierre Kássio, Alfredo Rian, Lorena Costa, e Aline de Castro. Todos conquistaram a medalha de ouro. A medalha de prata também foi conquistada pelos atletas Aline de Castro, Patrik de Castro, Flávio Vinícius, Franciele Andreza, Poliana Aparecida, Maria Sol Meirelles, e Lorena Costa. Já a medalha de bronze foi para os atletas Luiz Henrique, Carlos Eduardo, e Danilo Lima. As aulas da Karatê Dô Tradicional são ministradas pelo professor Arlen Andrade e são realizadas na Escola Nossa Senhora de Fátima, nas segundas, quartas, sextas e sábados.

Prouni: Candidatos podem se inscrever para vagas não preenchidas

Nesta segunda-feira (18), os candidatos já podem se inscrever para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), da edição do segundo semestre. O procedimento é novo e as regras foram publicadas pelo Ministério da Educação na sexta-feira (15). Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da rede pública que estiverem exercendo o magistério da educação básica. Os prazos de inscrição variam conforme a situação do candidato. O estudante inscrito deverá comparecer à instituição de ensino nos dois dias úteis seguintes ao da inscrição para comprovar as informações prestadas.

Brumado: Uneb divulga resultado de seleção da UAB

Acaba de ser divulgado o resultado da seleção dos alunos para cursar as especializações da Uneb, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Acesse o edital e confira se você é um dos candidatos aprovados. O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) no polo para o qual se inscreveu, conforme calendário de matrícula. Acesse o edital de divulgação do processo seletivo para saber quais os documentos necessários para apresentação no ato da matrícula. O candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado e não apresentar os documentos comprobatórios para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação.

Maetinga: Pedreiro que queria ser cantor realiza sonho de conhecer a dupla Rionegro e Solimões Foto: Reprodução/Domingo Show/Rede Record

Com o sonho de se tornar cantor, Danilo Mendes deixou a cidade de Maetinga, no sudoeste baiano, há mais de 15 anos e viajou para São Paulo. Diante da vida difícil, ele arrumou um emprego de pedreiro para se manter na capital. Nos canteiros de obra, ele dava vazão ao sonho e cantava. 

Maetinga: Pedreiro que queria ser cantor realiza sonho de conhecer a dupla Rionegro e Solimões Foto: Reprodução/Domingo Show/Rede Record

A história de vida do nordestino foi contada no Domingo Show, programa da Rede Record.  O programa, apresentado por Geraldo Luís, proporcionou ao pedreiro a realização do seu sonho: conhecer os ídolos Rionegro e Solimões e cantar para o Brasil inteiro.

CONTINUE LENDO
Eleições 2014: Horário eleitoral gratuito tem início amanhã (18)

A partir da próxima terça-feira (19) tem início o horário eleitoral gratuito na rádio e na TV. Até o dia 2 de outubro, os candidatos terão um período de tempo nos veículos de comunicação para exibição de suas propostas de governo. Este período de veiculação tem como alvo o 1º turno da disputa. No rádio, o horário eleitoral gratuito será exibido das 7h às 7h25, e das 12h às 12h25. Já na televisão, o horário eleitoral será transmitido das 13h às 13h25, e das 20h30 às 20h55, de segunda a sábado.

Detran-BA reprova um terço dos alunos em teste de CNH Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que, entre janeiro e julho deste ano, um terço dos alunos baianos que fizeram o exame para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reprovado - das 231.470 pessoas que fizeram o teste, 75.396 foram consideradas inaptas (32,6% do total). Para o Detran, as principais explicações para o alto número são o nervosismo do candidato e o despreparo de alunos e instrutores. O presidente do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), Abelardo Filho, acredita que a carga horária de 20 horas para aulas práticas não é suficiente. “Para habilitar uma pessoa, seria necessário no mínimo, 30h/aula. O ideal mesmo é em torno de 40h. Aprender é por etapas, um processo continuado, que necessita de tempo e prática”, disse.

Datafolha: Com 21%, Marina supera Aécio e vence Dilma em eventual segundo turno Foto: Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta segunda-feira (18), já colocando Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República, mostra que a ex-ministra entra no páreo com 21% das intenções de voto no 1º turno, um ponto à frente de Aécio Neves (PSDB), que tem 20%. A situação apontada pelo levantamento configura empate técnico. A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 36%, segundo a sondagem. De acordo com o Datafolha, a entrada de Marina Silva na disputa afasta a chance de a eleição ser decidida no primeiro turno. As intenções de voto nulo ou em branco, que eram de 13%, caem com a entrada de Marina. A taxa recua para 8%. O percentual de indecisos, que era de 14%, cai para 9%. Na simulação de segundo turno, Marina surpreende e tem 47% das intenções de voto, contra 43% da atual presidente. Contra Aécio, Dilma venceria o segundo turno por 47% a 39%. Na pesquisa de julho, o cenário era de 44% a 40%, ou seja, empate técnico. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de nº BR-00386/2014.

Eduardo Campos é enterrado no Recife com cemitério lotado Foto: Agência Brasil

Em clima de muita emoção, o corpo do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República Eduardo Campos foi sepultado no início da noite deste domingo (17) no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife. A viúva Renata Campos e o filho Pedro, 18 anos, ficaram bem próximos ao caixão. A mãe de Eduardo, Ana Arraes, preferiu ficar um pouco mais afastada. Após o sepultamento, uma onda de fogos de artifícios foi disparada. Apesar da tentativa de manter a cerimônia privada, populares exibiam cartazes com recados destinados a Eduardo e aos seus familiares, além de bradarem apoio à família. Em determinado momento, o Hino Nacional e músicas religiosas também foram entoados pelos presentes. O filho de Eduardo Campos, João, gritou "Viva Arraes! Viva Eduardo! Viva o Brasil" e depois puxou palavras de ordem como "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro", no que foi seguido por boa parte do público. As informações são da Agência Brasil.

Mais de 500 mil pessoas morreram no trânsito de 2003 a 2012 no Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com pesquisa do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), mais de 536 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no país em dez anos. Os dados foram obtidos principalmente junto à Seguradora Líder Dpvat, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat). Em 2003, foram registradas 34,7 mil mortes no trânsito. Até 2007, houve um crescimento de quase 100%, pois foram contabilizadas no período 66,8 mil mortes. O número de vítimas cai até 50,7 mil de 2008 a 2010 e volta a subir nos anos seguintes, encerrando 2012 em 60,7 mil. Na conclusão, a pesquisa menciona que em 2013 houve novo recuo, para 54 mil. Para o professor de engenharia de transporte da Coppe, Paulo Cézar Ribeiro, o responsável pela pesquisa, os números podem representar a quantidade de habitantes de uma cidade de grande porte. “É um número assustador de mortos, mas ninguém dá a menor bola para isso. As pessoas acham que faz parte da vida, mas é uma cidade de grande porte que faleceu nos últimos dez anos”, disse. As informações são da Agência Brasil.

SAC Móvel atenderá em municípios do sudoeste baiano e Chapada Diamantina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A partir da segunda quinzena deste mês, as três carretas do serviço de atendimento móvel da Rede SAC irão visitar 24 cidades baianas. O atendimento começou ontem (16), das 08h às 18h, sem intervalo para o almoço. Entre os serviços oferecidos estão: emissão da carteira de identidade (RG), certidão negativa de antecedentes criminais e CPF, além dos serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). O atendimento da unidade 2 incluirá os municípios de Ibicoara (16 e 17), Jussiape (18 e 19), Piatã (20 e 21), Rio do Pires (22 e 23), Érico Cardoso (24 e 25), Paramirim (26 e 27), Tanque Novo (28 e 29) e Igaporã (30 e 31). Para informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site do SAC e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Aumenta o número de crianças e adolescentes que usam redes sociais Foto: Reprodução

O número de crianças e adolescentes que têm perfil em redes sociais aumentou. Segundo um estudo divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, oito em cada dez usuários, entre 09 e 17 anos, possuem perfil em redes sociais e mais da metade usam aparelhos celulares. O número cresceu 9% de 2012 para 2013. Ainda segundo a pesquisa, 87% das crianças e adolescentes usam a internet para fazer trabalhos escolares, 68% para assistir vídeos, e 50% para baixar músicas e filmes. Para Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital, a pesquisa apenas comprovou uma tendência que só tende a crescer.

Eleições 2014: Manelão recebe apoio de Eduardo Vasconcelos Foto: Divulgação

Emanoel Araújo Lima, mais conhecido como Manelão, é candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Com o apoio de Eduardo Vasconcelos, ex-prefeito de Brumado e candidato a vice-governador na chapa de Lídice da Mata, Manelão busca a preferencia do eleitorado do município e da região, em função de ser filho da terra. O candidato compõe a chapa formada por Marina Silva, Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos, Eliana Calmon e Domingos Leonelli.

Eleições 2014: Marizete Pereira dispara críticas ao antigo governo de Paulo Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Com Paulo Souto (DEM) no Governo, Brumado comia o pão que o demônio amassou. A cidade chegou a ficar sete meses à base de carro pipa quando enfrentamos uma forte seca. Não queremos mais esse retrocesso”, afirmou Marizete Pereira (PT), segunda suplente do candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD) a coluna Raio Laser do jornal Tribuna da Bahia. Casada com Edmundo Pereira (PT), que foi três vezes prefeito da cidade e vice-governador no primeiro mandato de Jaques Wagner, Marizete acrescentou que verbas federais dificilmente chegavam a Brumado na época. “A situação só melhorou com a chegada de Lula à presidência, que aí os recursos passaram a ser carimbados para os municípios, e não tinham que passar pelo Governo do Estado”, disse.

Corrida Ecológica: Não deixe a sua inscrição para a última hora

A 16ª edição da Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas acontece em setembro e você já pode fazer a sua inscrição através do site www.corridaecologica.com.br. Até o dia 20 de agosto, o valor da inscrição é de apenas R$ 60, depois desse período, o valor será reajustado. Não deixe para a última hora e garanta já a sua participação nesse evento esportivo que promete movimentar o cenário na região. A corrida acontece no dia 14 de setembro.

Velório de Campos começou na madrugada em Recife Agência Reuters

O velório do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, começou por volta de 2h da manhã deste domingo (17), no Palácio do Campo das Princesas. No mesmo local também são velados os corpos de seu assessor de imprensa, Carlos Percol, e do fotógrafo da campanha, Alexandre Severo, ambos vítimas de um acidente aéreo em Santos (SP) que também matou o presidenciável do PSB, na última quarta-feira (13). A avião da FAB que trazia os restos mortais chegou a Recife por volta de 23h. Uma comitiva com família, políticos e amigos de Campos aguardou a chegada na base aérea. 

Velório de Campos começou na madrugada em Recife O ex-prefeito de Brumado e candidato a vice-governador da Bahia, Eduardo Vasconcelos, está acompanhado o velório em Recife. (Foto: Brumado Notícias).

Usando camisetas amarelas estampadas com a frase "Não vamos desistir do Brasil", os filhos de Eduardo Campos ajudaram a carregar o caixão com corpo do pai. Os caixões seguiram em viaturas do Corpo de Bombeiros, que foram acompanhados de centenas de carros e motociclistas. Os sepultamentos de Eduardo Campos e de Percol serão no cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O enterro será logo após a missa campal, prevista para iniciar às 10h. Informações do G1.

Brumado: Gincana estudantil foi promovida no Centro Educacional Monteiro Lobato Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Encerrou na tarde do último sábado (16) a 16ª edição da gincana estudantil do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Brumado. Este ano, as equipes trabalharam o tema “Luz, câmera... educação”, através do qual buscaram expor os elementos e a história da sétima arte voltados para a educação. A abertura da gincana aconteceu na noite da última sexta-feira (15). Corpo docente e alunos trabalharam bastante nas pesquisas e confecção de fantasias e cenários para as apresentações, que contaram pontos durante a gincana. Além da parte de integração, a gincana do CEML também está promovendo a solidariedade, pois quem compareceu para prestigiar as apresentações doou um quilo de alimento não perecível, que será destinado a algumas instituições do município. A equipe Intocáveis venceu a gincana estudantil.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

PSB escolhe Marina Silva como candidata a presidente Foto: Reprodução/TV Globo

Marina Silva foi escolhida como candidata à Presidência da República pelo PSB e deve ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20). Segundo o G1, líderes do partido se reuniram nesta sexta (15) em São Paulo para conversar sobre a substituição de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo nesta quarta (13). Entre eles, estavam o presidente do partido, Roberto Amaral, o governador de Pernambuco, João Lyra, e os deputados federais, Júlio Delgado (MG) e Márcio França (SP). Ao saírem da reunião, integrantes do PSB já davam como certo o anúncio de Marina como líder da chapa. Também estaria encaminhado que o vice será um integrante do partido e não de uma sigla aliada. Marina não tem falado publicamente sobre política e não fez nenhum comentário sobre o futuro da corrida presidencial desde a morte de Campos. Durante o voo que a levou para o Recife, para acompanhar o velório e sepultamento do ex-governador de Pernambuco, ela teria falado em "senso de responsabilidade e compromisso com o que a perda de Eduardo nos impõe", de acordo com reportagem de O Globo.

Arquivo