Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
fechar

Apple inicia pré-venda do iPhone 6 Foto: Reprodução

A partir de hoje (07), a Apple dará início a pré-venda do novo iPhone no Brasil. O aparelho mais caro, o iPhone 6 Plus de 128 gigas, custará R$ 4.399; e o mais barato será o iPhone 6 de 16 gb, que custará R$ 3.199. Os valores foram divulgados pela Apple em seu site oficial. Todos os preços podem ser parcelados em até 24 vezes e o frete é grátis. O iPhone 6 tem tela de 4,7 polegadas, enquanto o iPhone 6 Plus traz visor de 5,5″. Ambos são significativamente maiores do que os anteriores.

Livramento: Docentes fazem paralisação e podem deliberar greve por tempo indeterminado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os docentes de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, estão inconformados com a postura dos poderes Legislativo e Executivo da cidade. Isso porque a Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB-Sindicato) já apresentou a proposta do reajuste salarial da categoria desde o dia 24 de abril e até o momento não obteve resposta da Prefeitura e da Câmara de Vereadores local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a APLB de Livramento busca um acordo há mais de seis meses e, insatisfeitos com a postura do executivo e legislativo, anunciaram a paralisação para hoje (07) com indicativo de deliberar uma greve por tempo indeterminado. Segundo convocação realizada pelo presidente da APLB, Jânio Soares Lima, todos os professores e funcionários da rede municipal de educação devem participar do ato.

Brumado: Gilson Dias declara 'guerra' ao prefeito Aguiberto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empresário Gilson Dias, presidente do Partido Verde em Brumado, declarou em entrevista ao site Brumado Notícias guerra ao seu primo, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). “Já estava pensando em desistir da política, mas agora ele (Aguiberto) terá uma oposição de verdade em Brumado”, garantiu o empresário, após ter tomado conhecimento das declarações do gestor. Aguiberto afirmou que Gilson não tem condições de representar o município. A confusão começou depois do primeiro turno das eleições em que o empresário, candidato a deputado estadual, não conseguiu se eleger e cobrou do prefeito e dos vereadores locais apoio aos candidatos da cidade, alegando que os mesmos apoiaram candidatos de fora por interesses pessoais. “Já votei nele e até já fiz campanha para ele (Aguiberto) na ilusão de que seria um bom nome para a nossa cidade, mas agora estou decepcionado com a postura que ele vem adotando. Ele acaba de ganhar um inimigo na política”, assegurou o empresário. Gilson disse ainda que em dois anos de mandato Aguiberto não começou a administrar o município. “Fez algumas coisinhas na infraestrutura, mas apenas no centro da cidade. No entanto, os bairros periféricos estão abandonados com ruas esburacadas e praças destruídas, devendo muito na área social e na saúde. Quando é que ele vai assumir de verdade a prefeitura?”, ironizou Dias.

Preço da gasolina sobe 3% e do diesel eleva 5% Foto: Reprodução

A Petrobras anunciou o reajuste de combustíveis, que entraram em vigor nesta sexta-feira (07): a gasolina sofre aumento de 3%; o diesel, 5%. A companhia foi autorizada a fazer o reajuste durante reunião de nove horas do Conselho de Administração da Petrobras, presidida pelo ministro Guido Mantega. Ao deixar a reunião, a presidente da estatal, Graça Foster, quando foi questionada sobre o aumento, afirmou que “reajuste de gasolina não se anuncia. Pratica-se”.

Suprema: As melhores câmaras frigoríficas do mercado

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

Brumado: Prefeitura apoia agricultura familiar Foto: Divulgação/PMB

A Prefeitura Municipal de Brumado, através das Secretarias de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está facilitando o oferecimento dos produtos cultivados pela agricultura familiar através do “Programa de Aquisição de Alimentos - PAA”. O programa consiste na compra direta com doação simultânea a entidades filantrópicas sem fins lucrativos. Os produtos são entregues as entidades cadastradas na Rua Wilson Ribeiro, 120, próximo à Praça da Cebola, às segundas e quartas feira na parte da manhã. Em 2015, o programa desenvolverá uma nova etapa com o recadastramento dos produtores e a implantação do Cartão MDS/Banco do Brasil, proporcionando aos produtores um preço justo na comercialização de suas produções.

Brumado: Obedecendo a lei eleitoral, partidos começam a apagar propagandas políticas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o prazo para retirada das propagandas políticas dos muros e paredes concluído, candidatos e partidos políticos em Brumado começaram a apagar as pinturas que tomaram conta da cidade durante o período eleitoral. O site Brumado Notícias registrou que pelo menos nas ruas centralizadas várias paredes já começaram a receber tinta branca por cima das pinturas de campanha. Ainda restam muitos outros locais a serem apagados e muitos banners a serem retirados, mas já se nota a preocupação dos candidatos e das agremiações em não serem punidos com multas impostas pela justiça eleitoral.

Brumado: Carro tenta desviar de buraco e acaba subindo e atingindo moto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No final da tarde desta quinta-feira (06), um carro subiu na calçada e atingiu uma moto na Travessa Moreira, em Brumado. A condutora declarou que tentou desviar de um buraco no início da via e perdeu o controle da direção, ocasionando o acidente. O buraco já havia sido reclamado e até sinalizado com pneus por comerciantes e moradores do local. “Toda vez que chove aparece esse buraco. Na verdade, se alguém chorar ali, esse buraco vai aparecer de tão falho que é o serviço realizado pela prefeitura”, reclamou um morador ao site Brumado Notícias. O carro e a moto sofreram várias avarias, porém, mesmo com a gravidade do acidente, ninguém se feriu.

Falhas no sistema da Caixa impedem atendimento no país Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os sistemas informatizados da Caixa Econômica Federal, que prestam serviços ao cidadão em todo o Brasil, estão fora do ar desde cedo. As agências não conseguem fornecer atender aos clientes atendimento, assim como as lotéricas e os postos de autoatendimento, que apresentam indisponibilidade. Em um nota de duas linhas, a Caixa informou que está trabalhando para restabelecer os serviços. De acordo com a assessoria do banco estatal para saber a origem do problema, mas, até o momento, não obteve resposta, incluindo sobre o número de pessoas prejudicas. A nota distribuída à imprensa diz apenas o seguinte: “A Caixa Econômica Federal informa que os sistemas das agências, lotéricos e autoatendimento apresentam indisponibilidade no momento. A Caixa está trabalhando para restabelecer os serviços”. Segundo dados disponíveis no site da Caixa, a instituição tem mais de 4 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, além de cerca de 20 mil correspondentes. Além de disso, tem 15 unidades-caminhão que atendem a todo o país e agência- barco. Os terminas de autoatendimento são mais de 24 mil e há 12 mil lotéricas na rede da Caixa. As informações são da Agência Brasil.

Brumado: Júri Popular condena réu a oito anos de reclusão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em júri realizado hoje (06), o réu Wilton Brito da Rocha foi condenado pela prática de tentativa de homicídio qualificado por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. O crime ocorreu no dia 19 de outubro, em um bar da cidade de Brumado, onde Wilton disparou contra Alessandro Borges de Oliveira, apelidado “Leo Perninha”, e Hércules Vasconcelos Cerqueira, apelidado “Chimaru”. Após o quinto disparo, a pistola calibre 9 mm falhou, possibilitando que uma das vítimas acertasse a cabeça do acusado com um taco de sinuca, sendo ele desarmado e amarrado até a chegada da polícia. Os jurados responderam afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, a autoria, bem como a intenção de matar. Ao quarto quesito responderam negativamente, rejeitando o pedido de absolvição ou desclassificação. Ao quinto quesito responderam afirmativamente, reconhecendo que o acusado usou de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Na segunda série, relativa à vítima Hércules Vasconcelos Cerqueira, os jurados responderam negativamente, afirmando que o réu não atirou contra a referida vítima. Portanto, em relação ao crime de que Hércules teria sido vítima, o réu foi absolvido. Wilton foi condenado a oito anos de reclusão. Por força de lei, o regime inicial será o semiaberto.

Brumado receberá a Praça da Ciência Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) esteve em Salvador nas últimas terça e quarta-feira a fim de participar de várias reuniões. Uma delas aconteceu na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde foi assinado um Termo de Cessão de Uso da Praça da Ciência junto ao chefe de gabinete da entidade, Wesley Faustino, e a assessora de gabinete, Gilmária Araújo. A parceria viabilizada através do deputado estadual eleito Vitor Bonfim (PDT) vai proporcionar ao município a instalação da Praça da Ciência, que contará com oito equipamentos para desenvolver a curiosidade das crianças, despertando o interesse pela área. Um dos equipamentos que será instalado no local é uma bicicleta que, quando pedalada, vai gerar energia, a qual poderá fazer funcionar um rádio. O prefeito Aguiberto comemorou a conquista. “Estamos muito satisfeitos com essa nova conquista, pois os nossos jovens poderão ser incentivados às práticas científicas. A nossa parceria com o governo do estado está cada vez mais sólida e quem ganha com isso é a população de Brumado, que poderá ser contemplada com novas e importantes obras, como a Praça da Ciência”, destacou o gestor.

Brumado: Moradores cobram urbanização no Olhos D’água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Rua Silvino S. Moura, próximo à Cascalheira, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, enviaram nota à redação do site Brumado Notícias cobrando da prefeitura a urbanização e pavimentação da via e adjacências. Segundo os populares, há duas áreas verdes na localidade que estão cercadas de mato e acumulando muito lixo, o que acaba atraindo insetos e animais peçonhentos. “Temos crianças e idosos que sofrem com o excesso de poeira por conta da falta de pavimentação por aqui. Cai a noite e nós ainda temos que nos trancar mais cedo com medo da violência por conta do isolamento e da escuridão. Só queremos um pouco de atenção e dignidade, afinal também somos cidadãos e honramos nossos impostos”, disseram os moradores na reclamação.

Biólogo de Paramirim é o novo diretor de agricultura da EBDA Foto: Divulgação

Natural de Paramirim, o biólogo Gilmar Bonfim Santos é o novo diretor de agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Durante dez anos Gilmar atuou como assessor sindical na Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Fetag). Em entrevista ao Blog do Gláuber, ele garantiu que sua intenção como diretor do órgão é fazer com que os agricultores consigam manter suas famílias com os produtos derivados da sua propriedade. O novo diretor ainda destacou os programas que pretende priorizar. “Quero contribuir para fortalecer o desenvolvimento de quem vive do campo, trocando experiências, com foco nas políticas públicas, a exemplo dos programas Semeando e Sertão Produtivo”, afirmou ele. Gilmar também elencou como prioridades de suas ações a inserção de mais agricultores familiares nos créditos rurais por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

IBGE: Taxa de desemprego cai no segundo trimestre de 2014 Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego brasileira ficou em 6,8% no segundo trimestre de 2014, 0,3 ponto percentual a menos que a dos três meses imediatamente anteriores. No primeiro trimestre, a taxa havia subido 0,8 ponto percentual em relação ao fim de 2013, ficando em 7,1%. Se comparada ao segundo trimestre do ano passado, a taxa caiu 0,6 ponto percentual, pois o indicador estava em 7,4%. A pesquisa também mostra o nível de ocupação da população, que se refere à porcentagem de pessoas que estavam trabalhando no período. Segundo o IBGE, a taxa estava em 56,9%, contra 56,7% do primeiro trimestre de 2014 e 56,9% do segundo trimestre de 2013.

Criança de Vitória da Conquista terá nome de três mães na certidão de nascimento Foto: Reprodução

Em uma decisão inédita, a Justiça de Vitória da Conquista permitiu a inclusão do nome de três mães na certidão de nascimento de uma criança de cinco anos. A decisão foi tomada a partir de um acordo entre a genitora e um casal homoafetivo, que garantiu o reconhecimento das três como mães da criança. Segundo o defensor público Pedro Fialho, responsável pelo caso, a criança já convivia desde os primeiros meses de vida sob a guarda provisória do casal, que pretendia adotá-lo desde 2012. A mãe biológica concordou em entregar a criança aos cuidados do casal. Durante a audiência na Justiça, as partes concordaram em manter o poder familiar da genitora.

Bahia: PRF apreende 20 kg de entorpecentes próximo à divisa com Minas Gerais Foto: Divulgação/PRF

Por volta das 11h da última quarta feira (05), o Grupo de Policiamento Tático da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 20 kg de crack e deteve o traficante. A abordagem foi realizada no KM 909 da BR-116, no trecho de Cândido Sales, no sudoeste baiano. No local, os policiais encontraram no bagageiro de um veículo que havia saído de São Paulo com destino à Abaíra, na Bahia, uma mala de cor preta. Dentro dela havia 20 tabletes de substância análoga ao crack. Após diligências, um homem de 23 anos, proprietário do entorpecente, foi localizado. Segundo a polícia, ele é acusado de tráfico de drogas. Em depoimento, o homem disse que receberia dinheiro para traficar a droga de São Paulo para Vitória da Conquista. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária Local.

Gato persa de estimação desaparece em Brumado Foto: Divulgação

Desapareceu na última sexta-feira (31), nas imediações do Bairro Jardim Brasil, próximo ao Condomínio Parque das Árvores um gato persa branco com orelhas e rabo amarelados. O anima possui uma coleira antipulgas acinzentada. Os proprietários do gato estão desesperados e pedem a ajuda da comunidade. Quem encontrou ou encontrar o animal pode entrar em contato através dos números (77) 9967-2135 ou 8866-3090. Será oferecida recompensa.

Guanambi: Garota de programa é morta com vários tiros em boate Foto: Bonny Silva

Na madrugada desta quinta-feira (06), uma garota de programa foi assassinada em uma boate localizada na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Natural de Janaúba, em Minas Gerais, a mulher de 33 anos é conhecida como Mary. Segundo depoimento de uma colega de trabalho, identificada como Joseane Fabrícia, um homem alto, moreno e forte chegou à boate em um carro cinza escuro e seguiu para o quarto com a vítima. Após fazerem o programa, Mary teria dito as colegas que o homem não havia pago e ainda a tinha ameaçado. Informações da polícia apontam que o homem matou a vítima do lado de fora do estabelecimento com vários tiros. Ela ainda tentou fugir, mas foi atingida no abdômen, peito, ombro e com um tiro de raspão nas costas. O assassino fugiu em seguida.

Brumado: Menino esmagado entre carro e reboque volta saudável para casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma família residente na Rua Djalma da Silva Leite, no Bairro Olhos D’água, em Brumado, viveu uma noite de terror no dia 09 de outubro deste ano, quando o garoto Luciano Gomes foi imprensado entre o carro dirigido pelo padrasto, Carlos Alexandre, e o reboque que estava estacionado no interior da casa. Com a ajuda de vizinhos, a mãe Angelina Amaral e o marido conseguiram resgatar o garoto, que foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Da unidade a criança foi transferida para a cidade de Vitória da Conquista, de onde seguiu em uma UTI aérea para a capital do estado. Ele foi internado no Hospital do Subúrbio, em Piripiri. O laudo médico aponta que a vítima fraturou algumas costelas, as quais perfuraram um pulmão, além de várias outras lesões. “O nosso drama aumentou quando os médicos disseram que não havia mais o que fazer. Então, eu dei um sorriso de canto de boca e disse: pois bem, agora entra em ação o médico dos médicos, Deus tomará conta do meu filho de agora em diante”, contou a mãe ao site Brumado Notícias. Luciano passou dez dias inconsciente na UTI. 

Brumado: Menino esmagado entre carro e reboque volta saudável para casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ele inchou tanto que parecia que tinha 200 kg e foi tão guerreiro que mesmo inconsciente lutou dez dias pela vida. Foi sim o dedo de Deus”, completou a mãe, que orava todos os dias pela recuperação do filho. Com o apoio de uma equipe médica especializada, Luciano conseguiu se recuperar e, na última terça-feira (04), retornou para casa. Tímido, ele agradeceu a todos pelas orações e mensagens de apoio direcionadas à família. O garoto declarou que está ansioso para retorna para escola e rever os colegas. A mãe fez questão de agradecer a todos. “Coloco Deus em primeiro lugar, mas tenho que agradecer aos vizinhos que nos ajudaram a tirá-lo de debaixo do carro; ao atendimento emergencial no hospital; a passagem por Conquista; e também aquela maravilhosa equipe médica que nos recebeu com muito carinho e atenção”, disse. A família luta agora para conseguir encaminhar Luciano para realizar fisioterapia, inclusive pulmonar, pois o aparelho respiratório do garoto sofreu deslocamento e precisa ser exercitado. Outra batalha é para conseguir a pomada Safrigel. “Estou feliz por estar de volta em casa e oro por todos que estiverem passando por situações difíceis. Não percam a esperança, pois Deus está conosco”, destacou Luciano.

Matina: Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco Foto: Bonny Silva

Na madrugada desta quinta-feira (06), o caixa eletrônico do Bradesco, localizado no centro comercial da cidade de Matina, no sudoeste baiano, foi explodido por bandidos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um grupo de homens instalou explosivos no local por volta das 03h e levaram todo o dinheiro do caixa. Ainda não se sabe o valor roubado. A polícia compareceu ao local, mas nenhuma pista dos bandidos foi encontrada. Os assaltantes estão sendo procurados.

Guanambi: Novo caso de H1N1 é descartado após exames Foto: Reprodução

O resultado dos exames da paciente que estava internada no hospital de Guanambi com suspeita de gripe suína deu negativo. Segundo informações do radialista Bonny Silva, uma mulher de 40 anos deu entrada na unidade no dia 29 de outubro com sintomas semelhantes ao vírus H1N1. O caso mobilizou a equipe médica, que imediatamente isolou a paciente e colheu amostras para os exames. Segundo o diretor do hospital, Ariovaldo Boa Sorte, a suspeita foi definitivamente descartada. A paciente já recebeu alta e passa bem. Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte de um paciente de 27 anos que estava internado no local. Ele contraiu a gripe suína, que só foi diagnosticada depois do óbito. O caso foi a primeira notificação de morte pelo vírus registrada na Bahia.

06/Nov/2014 - 09h00

Bahia tem 14% de analfabetos

Bahia tem 14% de analfabetos Foto: Reprodução

Segundo dados do boletim da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a taxa de analfabetismo na Bahia diminuiu entre os anos de 2007 e 2013, ficando em 14,3%. As informações do levantamento aponta que o maior percentual de analfabetos está na faixa etária acima dos 40 anos. A taxa de analfabetismo também diminuiu no meio urbano e rural - a redução foi de 12,2% para 10,4% no meio urbano, e de 32,1% para 28,3%, no meio rural. De acordo com o G1, a taxa de analfabetismo entre jovens de 15 a 24 anos aumentou. Em 2007, a taxa era de 96,5% e, em 2013, passou para 98,1%. Quanto à frequência escolar, o destaque ficou por conta do aumento de 12,6% na participação das crianças de 4 a 5 anos. Ao todo, 86% das crianças desta idade estão frequentando a escola. O crescimento na frequência escolar para esta faixa etária foi maior também na zona rural do que nas cidades.

Prêmio Espantaxim 2014: Escolas Municipais de Brumado são selecionadas Foto: Divulgação

Em Brumado, alunos das escolas da rede municipal de ensino participaram do III Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2014, que visa à valorização da literatura e o incentivo à música. Os selecionados foram escolhidos entre os 1930 textos concorrentes para compor a antologia (coleção de trabalhos literários/musicais). Nela, os trabalhos são agrupados por temática, autoria e período, totalizando 185 obras. Entre as escolas municipais de Brumado foram selecionadas: a Escola Municipal Élcio José Trigueiro; Escola Municipal Professora Clarice Morais dos Santos e Escola Municipal Professora Armida Maria Azevedo.

Brumado: CEEP abre inscrições para sorteio eletrônico de cursos técnicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente está com as inscrições abertas para o Sorteio Eletrônico dos cursos técnicos subsequentes (pós-médio). Para realizar a sua inscrição, acesse www.sec.ba.gov.br ou www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com. Os cursos ofertados para 2015 são Técnico em Contabilidade e Técnico em Comércio. Eles são ministrados à noite com duração de 2 anos (4 módulos).

Arquivo