Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
fechar

Guajeru: Hóspede é detido com cosméticos furtados em pousada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem foi detido na manhã desta segunda-feira (24) acusado de ter furtado cosméticos em uma pousada na cidade de Guajeru, no sudoeste baiano, onde havia se hospedado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao perceber o ocorrido, a proprietária da pousada acionou a polícia. Soldados lotados na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) interceptaram o homem chegando ao município de Brumado, com vários frascos de perfumes e sabonetes, que foram reconhecidos pela proprietária da hospedaria. O acusado foi encaminhado à delegacia local, onde está detido à disposição da justiça. A dona da pousada retornou para sua cidade com os produtos recuperados.

Mais de 30% dos candidatos a ter carteira de motorista são reprovados em prova do Detran Foto: Reprodução

Mais de 30% de pessoas que estão tirando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) são reprovadas na prova de legislação do Detran - BA (Departamento Estadual de Trânsito) - o índice atual se mantém na mesma média do ano passado. A prova prática continua sendo a que mais reprova em todo o estado. Apesar disso, os números de inaptos da prova teórica ainda são considerados altos. De acordo com o Jornal Tribuna da Bahia, só este ano 81 mil candidatos perderam, dos 235 que fizeram, até o início de novembro. Ano passado, das 257 mil que realizaram a prova de legislação, 92 mil pessoas não atingiram a pontuação mínima para ser aprovado, o que equivale a 35% de inaptos. Segundo o Assessor Técnico do Detran-BA, Major Génesio Luide, o principal fator da reprovação é falta de estudo.  Na prova prática, a que mais reprova no estado, em 2013, 379 mil fizeram o exame e 125 mil perderam, o equivalente a 33%. Em 2014, até o início deste mês de novembro, 119 mil candidatos perderam, o equivalente a 34%.

Começa a ser depositada segunda parcela do 13º salário para aposentados Foto: Reprodução

Segundo o Ministério da Previdência Social, começa a ser paga nesta segunda-feira (24) a segunda parcela do 13º salário. O pagamento ocorre juntamente com os depósitos dos benefícios referentes à folha de novembro e segue até o dia 5 de dezembro. 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina. Hoje (24), os depósitos começam para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de dezembro. A Previdência Social ressalta que o valor a ser depositado sofrerá desconto de Imposto de Renda (IR).

Pré-réveillon do Sítio Novo: Seu final de ano em grande estilo em Brumado

O fim de ano está chegando e os preparativos para o grande evento musical, o Pré-réveillon do Sítio Novo, já estão a todo vapor. A tradicional festa que acontece em Brumado possui uma produção impecável, uma mega infraestrutura, e é realizada em um dos locais mais agradáveis da região: o Sítio Novo. No local, haverá comida e bebida free, com exceção de energéticos e uísques. As atrações já foram confirmadas: a Banda Cheiro de Amor, a maior banda de pagode da Bahia, Harmonia do Samba, além das revelações do momento, Max e Leo e Kleytones. O evento acontecerá no dia 27 de dezembro, pontualmente às 18h. A produção recomenda que todos se vistam de branco para brindar a chegada do ano novo. A festa é uma realização da Só Legal Produções e de Beto Bonelly.

Serasa Experian: Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro

Segundo dados da empresa Serasa Experian, as tentativas de fraudes contra o consumidor brasileiro aumentaram 7,1% em relação a setembro. Com relação a outubro do ano passado, houve queda de 15,8%. O acumulado do ano apresenta queda de 6,5%, em relação ao mesmo período em 2013. A maior parcela de fraudes ocorreu no setor de telefonia, o equivalente a 36,4% do total. O setor de serviços teve 59.976 registros, ou 31,8% do total. O setor bancário foi o terceiro do ranking com 42.997 tentativas, 22,8% do total. O segmento varejo teve 13.725 tentativas, ou seja, 7,3% das investidas contra o consumidor.

Pólio e sarampo: Campanha de vacinação termina nesta semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que teve início no último dia 08, termina na próxima sexta-feira (28). Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 6,4 milhões de crianças já receberam a dose contra a pólio - 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas - cerca de 48,1% do público-alvo. Crianças entre 06 meses e 05 anos incompletos devem tomar a vacina. A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo. Para crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação será feita posteriormente. A campanha conta com a participação de mais de 350 mil profissionais de saúde e de 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, para garantir a vacinação em locais de difícil acesso.

Brumado: Show em homenagem a Marisa Monte é sucesso de público Foto: Divulgação

Com o apoio da Secretaria de Cultura de Brumado, do Movimento Cultural Abracadabra e organização do produtor cultural Paulo Esdras, o Tributo a Marisa Monte aconteceu no último sábado (22). A Banda Cenário Único e convidados especiais cantaram os maiores sucessos da cantora embalando os presentes. Durante o show, flores enviadas pela própria artista foram entregues à banda, juntamente com um bilhete, que dizia: “fiquei emocionada e feliz por poder fazer parte desta iniciativa, ainda mais sabendo da causa tão nobre. Parabéns, muito boa sorte e sucesso”. A renda do evento foi revertida para a causa animal. Emocionado, o produtor Paulo Esdras disse que a cantora se mostrou gentil, qualidade que, segundo ele, só os grandes artistas possuem. O Tributo a Marisa Monte poderá ser apresentado em outras cidades.

Brumado: Show em homenagem a Marisa Monte é sucesso de público Foto: Divulgação
Figueirense vence, confirma permanência na Série A e complica o Vitória Foto: Cristiano Andujar/Getty Images

O Figueirense está livre do rebaixamento. O time comandado por Argel superou o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Orlando Scarpelli, e desta forma confirmou matematicamente a sua permanência na elite do futebol nacional. A equipe baiana, por sua vez, ampliou suas chances de descenso e não depende mais só de suas forças para seguir na Série A em 2015. Com o resultado, o Vitória estaciona nos 38 pontos. O Figueirense, por sua vez, alcança os 46 pontos, assume o 12º lugar e abre, ao menos por enquanto, oito pontos do 17º colocado. As informações são do Uol Esporte.

Bahia perde do Atlético-PR na Fonte Nova Foto: Uol Esporte

Ficou muito difícil para o Bahia. Mesmo apoiado pela sua torcida na Arena Fonte Nova, o time tricolor perdeu de 2 a 1 para o Atlético-PR e complica a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Bahia estacionou nos 34 pontos e desta forma só pode chegar aos 40 ao final da competição. As informações são do Uol Esporte.

Cruzeiro vence Goiás e é campeão brasileiro de 2014 Foto: EFE/Paulo Fonseca

Foi mais sofrido do que a torcida poderia imaginar. Mas o Cruzeiro conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro 2014 com duas rodadas de antecedência. Com o gramado encharcado por causa da chuva, o time celeste derrotou o Goiás por 2 a 1 e pôde comemorar diante de mais de 50 mil torcedores o quarto título brasileiro, o segundo de forma consecutiva. A partida foi difícil para o Cruzeiro, que saiu na frente e sofreu o empate, mas conseguiu virar na etapa final. Com gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o time celeste foi a 76 pontos, manteve os sete de diferença para o São Paulo e não pode mais ser alcançado pelo time paulista, segundo colocado. Nas rodadas finais, enfrenta Chapecoense e Fluminense apenas para cumprir tabela. A confirmação do título neste domingo dá mais tranquilidade para o Cruzeiro se dedicar apenas à final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, contra o rival Atlético-MG, no Mineirão. Depois de ter sido derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o time celeste terá de vencer por três gols de diferença ou devolver o placar e levar a decisão para os pênaltis.  O Goiás permaneceu com 44 pontos e caiu para o 13º lugar. O time goiano ainda precisa pontuar nas rodadas finais, contra Atlético-PR e Chapecoense, para não correr risco de rebaixamento no final da competição. As informações são do Uol Esporte.

Obra de arte se destaca na Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem passou pela Feira de Negócios de Brumado não perdeu a oportunidade de registrar o evento e levar uma recordação da festa do comércio local. Um cavalo de ferro esculpido com ferro velho pelo artista Alex Lobo chamou a atenção dos visitantes. A obra se destaca pela sua perfeição em apresentar as formas do equino de um ponto de vista artístico aproveitando material descartável. Além do cavalo de ferro, Alex também levou outras formas para a FENB.

Recanto da Villa marca presença na Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O empreendimento Recanto da Villa também marcou presença na Feira de Negócios de Brumado. Com poucos lotes a serem negociados, os expositores do empreendimento levaram o escritório de atendimento e um showroom para a FENB. As obras estão em ritmo acelerado e os promotores apostam que o Recanto da Villa proporcionará um novo conceito em moradia, o qual conta com estilo inovador, arrojado, familiar e aconchegante. O Recanto da Villa oferece boa oportunidade de investimento e qualidade de vida para os brumadenses. Os interessados em adquirir um lote podem ligar no telefone (77) 3453-1900.

Homem é preso em Brumado depois de roubar moto em Aracatu Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cleiton Santana Moura foi preso em flagrante na cidade de Brumado após ter furtado uma motocicleta em Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, o acusado estava chegando no município de Brumado, quando foi interceptado por uma guarnição. Ele acabou confessando o crime. O acusado já havia praticado vários furtos na região. Uma fiança foi arbitrada.

Brumado: Moto Estrada promove encontro de motos durante a FENB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde de sábado (22), dezenas de motociclista de clubes das cidades de Caetité, Guanambi, Caculé, Livramento de Nossa Senhora e Brumado participaram de um animado encontro de motos promovido pela Moto Estrada Suzuki, no Planet Show, durante o segundo dia da IX Feira de Negócios de Brumado (FENB). 

Brumado: Moto Estrada promove encontro de motos durante a FENB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com boa música e muita comida e bebida, os participantes movimentaram o evento com suas motos de altas cilindradas de diversos estilos. Para a equipe da Moto Estrada, o encontro foi como um presente que valoriza ainda mais a dimensão da FENB na região. “Agregamos nosso marketing comercial ao prestígio do evento no intuito de apresentar aos participantes da Feira o que a Suzuki pode proporcionar. A coordenação da FENB está de parabéns pela organização e profissionalismo e mais uma edição do evento”, comentou o gerente de vendas da Moto Estrada, Wladimir Pereira.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida podem injetar R$ 2 milhões no comércio brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 05 de dezembro, 390 famílias vão receber novas moradias nos residenciais Brisas I e II, em Brumado, através do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. As famílias estão na expectativa de poderem comemorar o natal e começar o ano novo em casa própria. A secretária de desenvolvimento social, Themis Narvaes, disse ao site Brumado Notícias que, por meio das políticas públicas, o município está conseguindo quitar a dívida com o déficit habitacional. A secretária descreveu que a entrega das novas residências acontece em período festivo, o que é muito animador para as famílias contempladas. Themis aproveitou para alertar os novos inquilinos a comparecerem ao dia de vistoria das casas (data a marcar) e também para a assinatura do contrato, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no ginásio de esportes Antônio Alves Ribeiro.

Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida podem injetar R$ 2 milhões no comércio brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já no dia 05 do mesmo mês está prevista a solenidade de entrega das chaves e das moradias aos beneficiários. Não apenas as famílias contempladas serão beneficiadas, mas também o comércio local, pois existe a expectativa de aquecimento na economia. Isso porque cada família terá direito de receber o cartão Minha Casa Melhor, que possui limite de crédito de R$ 5 mil para ser aplicado na mobília das casas. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) local, Manoel Messias, acredita que será um final de ano sem igual para a economia local, tendo em vista que, além das chuvas e do grande número de admissões que ocorreram nos últimos meses, também há o investimento nas lojas cadastradas com essa linha de crédito concedida pelo governo. A estimativa é de que pelo menos R$ 2 milhões sejam injetados no comércio local com as famílias beneficiadas.

Brumado: Jovem é condenado a 26 anos de cadeia por participação na morte de aposentado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em julgamento realizado no último dia 19, o jovem Gabriel Aparecido Moreira da Silva foi condenado a 26 anos de prisão por latrocínio, que é roubo seguido de morte. O crime aconteceu no dia 10 de setembro, no Bairro São Félix, em Brumado, com a participação de dois menores. Na ocasião, Gabriel atirou no aposentado Esmeraldo Souza Meira, de 67 anos, durante um assalto. A vítima morreu ainda no local. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Gabriel também foi condenado por dois crimes contra o patrimônio. O julgamento aconteceu em menos de três meses após o crime.

Depois de 17 anos na cadeia, mulher é inocentada nos Estados Unidos Foto: Reprodução/Daily Breeze

A americana Susan Mellen, de 59 anos, foi condenada injustamente por homicídio e passou 17 anos na cadeia. Na última sexta-feira (21), porém, ela foi declarada inocente. Como compensação pelo erro, o estado a indenizou em cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com o Daily Breeze, a americana disse estar "grata demais" pela decisão, que aconteceu cerca de seis semanas depois de sua condenação ser anulada e ela ter sido liberada de uma prisão estadual. Susan havia sido condenada pelo espancamento até a morte de um morador de rua.

Crea-Ba reelege Marco Amigo para a presidência do órgão Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (19) ocorreram as eleições para a presidência do Crea-Ba em todo estado. O engenheiro mecânico Marco Antônio Amigo foi reeleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia para o próximo triênio (2015-2017). Amigo alcançou 64% dos votos válidos e, além da sede em Salvador, atenderá também inspetorias de 26 municípios. Segundo o presidente reeleito, um dos projetos para os próximos três anos é a implantação dos Escritórios Públicos de Projetos, em parceria com as prefeituras e universidades. Salvador, Feira de Santana e Barreiras ganharão unidades, que devem criar estruturas que auxiliem as construções para as populações de baixa renda.

Iniciada a IX Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última sexta-feira (21), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, deu início a IX Feira de Negócios de Brumado. “Neste evento, as empresas de Brumado e região estão expondo seus produtos e mostrando ao público o que têm de melhor. Além de negócios, temos aqui a oportunidade de promover o entretenimento e o encontro das famílias brumadenses. Sejam bem vindos a nossa IX FENB”, disse ele. A Feira está sendo realizada na casa de eventos Planet Show, na Avenida Centenário, próximo ao terminal rodoviário. A estrutura do evento conta com 60 estandes, balcão Sebrae, praça de alimentação, praça com objetos reciclados, espaço para apresentações culturais com música ao vivo e desfiles de moda.

Iniciada a IX Feira de Negócios de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Presente na cerimônia de abertura, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) falou sobre a realização de mais uma edição da FENB. “Vejo esse evento com bastante otimismo para o comércio de nossa cidade. A CDL montou uma grande estrutura para oferecer aos expositores com espaço físico adequado e muito bem organizado. Faço votos de que seja um grande sucesso”, afirmou o gestor. A FENB acontece até o próximo domingo (23). (Veja Fotos).

Empresário brumadense morre de infarto fulminante Foto: Arquivo Familiar

Faleceu na última sexta-feira (21), por volta das 22h, o empresário José Chaves Santos, de 57 anos, conhecido como Zezão do Mercado Municipal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a causa da morte foi infarto fulminante. O corpo está sendo velado na Rua Ester Gondim e o sepultamento está previsto para às 16h.

Buracos das chuvas podem impedir a realização do Carnaval 2015 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), declarou que o município poderá ficar sem o carnaval de 2015. O gestor esclareceu que o principal motivo seria a recuperação das vias públicas e das estradas vicinais que dão acesso às comunidades danificadas com as últimas chuvas. O prefeito alegou que os recursos que estavam sendo destinados para a festa podem ganhar outro destino, tendo a vista que a carência maior seria a infraestrutura da cidade. O prefeito ainda não confirmou a decisão, mas apresentou os buracos como motivo da possível não realização do carnaval no próximo ano. 

Buracos das chuvas podem impedir a realização do Carnaval 2015 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Tivemos chuvas torrenciais que deixaram as nossas ruas bastante esburacadas, então você gastar dinheiro com ornamentação e projetar uma festa como o carnaval em tão curto espaço de tempo fica difícil dizer se iremos realmente fazer ou não. Não estou dizendo que não vamos fazer, mas se assim persistir iremos ter que dizer não ao carnaval do ano que vem. Só faz festa quem pode. Vamos dar prioridade a consertar os buracos da cidade e as estradas de acesso as nossas comunidades. Já calculamos um investimento em mais de R$ 2 milhões. Temos que ver as prioridades e nesse momento o carnaval ainda não é a prioridade, mas se tivermos condições vamos sim fazer o carnaval”, justificou o administrador. Na sessão da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira (24), os parlamentares vão votar um projeto de autoria do executivo municipal que visa uma parceria de linha de crédito com a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 3 milhões para serem aplicados no conserto das vias públicas. Tal recurso atenderá 26 ruas que foram avaliadas pelos próprios vereadores como necessitando de reestruturação.

Rio do Antônio: Casos de extermínio de cães são notificados na cidade Foto: Rita de Cássia/Brumado Notícias

Segundo denúncia encaminhada ao site Brumado Notícias, casos de extermínio de cães têm sido registrados na cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano. No último dia 11, a moradora Jaci Novais passeava com o seu cachorro de estimação, quando teve de soltar o mesmo para que o animal fizesse necessidades fisiológicas. De acordo com ela, o cão correu para uma fazenda próxima, onde teria sido morto a tiros. O animal não foi encontrado após o disparo. Moradora da Fazenda Juazeiro, Jaci disse que escuta tiros serem disparados com frequência nas proximidades. A polícia militar foi acionada e está investigando o caso, percorrendo uma área não cercada em que é comum a presença de muitos urubus. Policiais já encontraram no local os corpos de vários cães mortos, um deles ainda em processo de decomposição. Também há muito lixo na região. A polícia acredita que os entulhos estariam sendo jogados no local para não levantar suspeitas acerca da prática criminosa.

Brumado: Projeto Natal Feliz será realizado no Bairro Dr. Juracy

No dia 21 de dezembro, acontece em Brumado o Projeto Natal Feliz, realizado todos os anos na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy. O objetivo, segundo o presidente da associação comunitária, é proporcionar às crianças da localidade um Natal em comunidade. Na ocasião, serão distribuídos brinquedos para as crianças do bairro.

Brumado: Eleita nova diretoria do sindicato dos servidores municipais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (19) foi realizada a eleição interna da mesa diretora do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb). A chapa única encabeçada pelo auxiliar administrativo Edilson Santos Costa recebeu mais de 50% dos votos absolutos dos associados. A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 1º de janeiro, na sede do sindicato, localizado na Praça Senhor do Bonfim. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Edilson destacou que a nova diretoria terá grandes desafios pela frente, entre os quais recuperar a confiança dos mais de 1200 servidores públicos e triplicar o números de associados, que atualmente é de pouco mais de 300. “Queremos unir as categorias ao sindicato e somar forças em prol do bem comum, o reconhecimento do servidor público. O sindicato depende do associado e vice-versa, então vamos unir forças”, garantiu ele. O sindicalista foi incisivo ao dizer que não acredita em represália do gestor diante da frente sindical, mas, caso necessário, o órgão será enérgico na sua atuação em prol dos servidores públicos. “Não estamos aqui para sermos pressionados pelo prefeito, mas, dentro do diálogo de negociações, pressionar o gestor a atender os interesses dos servidores municipais”, pontuou o novo líder sindical. Já a atual presidente do sindicato, Conceição Machado, após seis anos com três mandados consecutivos, continua ligada ao órgão como tesoureira.

Brumado: Internauta flagra despejo irregular de pneus próximo ao campus do IFBA Foto: Marcos Paulo/Brumado Notícias

Na manhã desta sexta-feira (21), o internauta Marcos Paulo flagrou a ação de despejo irregular de pneus próximo ao campus do IFBA, no Bairro São José (Urbis I), em Brumado. O município possui um programa de coleta controlada de pneus que é realizado pela Vigilância Epidemiológica (VIGEP), através do qual os pneus recolhidos na cidade são encaminhados a uma área nas proximidades do Parque de Exposições Santa Inês, à margem da BA-148. No local, eles recebem pulverização de produtos no combate ao mosquito vetor da dengue. Mesmo com o trabalho da VIGEP, o despejo irregular de pneus tem se tornado comum na cidade. Um dos locais mais visados pelos infratores é o anel rodoviário, na BR-030. Além de criticar a ação do caminhoneiro e de seus ajudantes flagrados na ação delituosa, o internauta também cobrou mais ações por parte da prefeitura no que se refere à fiscalização e punição dos infratores.

Brumado: Segunda etapa da campanha de vacinação contra sarampo e a poliomielite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste sábado (22), acontecerá o segundo e último dia da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Brumado, a coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) relatou que, até o momento, das 4036 crianças de seis meses a cinco anos contabilizadas no município para receber a dose contra a poliomielite, apenas 61,99% ou 2502 do total já foram vacinadas. Quanto ao público alvo contra o sarampo, das 3.566 crianças computadas, apenas 2.055, ou seja, 57,63% compareceu aos postos de vacinação. A meta da secretaria municipal é alcançar pelo menos 95% das crianças a serem vacinadas.

Lavradores são flagrados em regime de escravidão e Brumado entra no combate ao trabalho escravo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o tema Combate ao Trabalho Escravo: Prevenção, Repressão e Apoio ao Atendimento das Vítimas, diversas palestras do projeto Ação Integrada foram ministradas na manhã de hoje (21), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (SEMAC). O projeto chega ao município através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Brumado (SESOC) e a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Por telefone, a secretária de Desenvolvimento Social de Brumado, Themis Narvaes, esclareceu que o município entrou no eixo de campanha após denúncia de que 18 brumadenses estariam sob trabalho escravo em fazendas no município de Ibiraci, no interior do estado de Minas Gerais. Segundo Narvaes, eles retornaram à cidade e a secretaria busca meios de inseri-los de volta ao mercado de trabalho em condições dignas. Themis disse ainda que o município tem buscado agir no combate ao trabalho escravo através da atuação da rede de Ação Integrada, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), das Escolas de Tempo Integral, as quais integram um conjunto de políticas públicas nas áreas da saúde, educação e assistência social. 

Lavradores são flagrados em regime de escravidão e Brumado entra no combate ao trabalho escravo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município também iniciou as atividades do Pronatec visando à profissionalização e inserção dos jovens no mercado de trabalho exatamente para fugir das condições de trabalho escravo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a coordenadora de relações do trabalho, secretária do trabalho e do Projeto Ação Integrada, Jessevanda Galvino disse que o objetivo do encontro é buscar meios para erradicar o trabalho escravo e, para tanto, está somando forças entre as secretarias do estado e do município, juntamente com a participação judiciária, no intuito de dinamizar as políticas públicas já existentes e buscar alternativas que garantam a esses trabalhadores meios dignos de garantir a sobrevivência. Galvino pontuou que há um ciclo vicioso dos trabalhadores rurais no município por conta das condições peculiares da região, que os fazem migrar para os grandes centros da agricultura em busca de emprego, onde eles acabam sendo explorados pelos patrões das lavouras. Além das autoridades ligada ao tema, também estiveram presentes no evento representantes das associações comunitárias e da polícia militar. Todos receberam uma cartilha elaborada pelo governo do estado tratando do assunto.

Dados da OMS mostram que uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo. O estudo revela ainda que entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade. Além disso, 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas. A OMS acredita que a violência contra a mulher só vai começar a diminuir se os governos colocarem mais recursos na luta e reconhecerem que ela prejudica o crescimento econômico.

Arquivo