Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2019
fechar

Black Friday atraiu consumidores e aquece a economia no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As promoções de Black Friday movimentaram o comércio da cidade de Brumado na sexta-feira (29). O Achei Sudoeste conversou com os consumidores que aproveitaram as promoções. Amanda Borges aprovou os preços dos sapatos nas lojas. “Nem estava com a intenção de comprar, mas vi e gostei do preço. Está realmente muito bom”, avaliou. Na mesma loja, a atendente informou que a Black Friday aqueceu as vendas no comércio local e atraiu muitos consumidores interessados nas ofertas. Em busca de um notebook, o consumidor Hermírio Santos disse que os preços estão bons, mas não chegam a competir com as lojas on-line, onde as ofertas são ainda melhores. Muitos consumidores também foram às ruas com o intuito de comprar eletrodomésticos e artigos eletrônicos. Para os comerciantes, o saldo foi muito positivo.

Deputados federais devem ler parecer que pode aprovar portabilidade na conta de energia nesta semana Foto: iStockphoto/Getty Images

A portabilidade na conta de energia dos brasileiros pode estar cada vez mais próxima. O PL 1917/2015, que trata do tema e voltou a ser discutido na Câmara dos Deputados, pode avançar nas próximas semanas. A previsão é de que o relatório com o parecer seja lido na comissão especial, criada para discutir o assunto, nos primeiros dias de dezembro. De acordo com a Agência Rádio, a proposta do PL é baratear as contas de luz ao abrir o mercado de energia elétrica no Brasil. Isso possibilitará que o consumidor final possa escolher de quem quer comprar energia, o chamado mercado livre – atualmente, restrito aos consumidores acima de 500 quilowatts, valor equivalente uma fatura mensal de R$ 80 mil. Na opinião do relator do PL, deputado Édio Lopes (PL-RR), a portabilidade na conta de luz pode impactos positivos na vida dos consumidores. “Da mesma forma, como hoje nenhum usuário é escravo da telefonia móvel desta ou daquela empresa, também na questão da energia elétrica nós temos que permitir o consumidor escolher a empresa que lhe ofereça as melhores condições, sobretudo quanto às tarifas”, afirma Lopes.

Brumado: Carro colide em motocicleta com lâmpada traseira queimada e idoso morre na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um idoso, identificado como Antônio Neves Neto, mais conhecido como Tõe Neves, 72 anos, morreu na noite do último domingo (01), em um acidente na BR-030, em Brumado, nas proximidades da entrada da comunidade de Umburanas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Tõe Neves trafegava pela rodovia com sua motocicleta, quando foi atingido por um veículo de passeio, sendo arrastado por quase 150 metros. Devido a gravidade da lesão, ele veio a óbito no local. De acordo com testemunhas, a lâmpada traseira da motocicleta estava queimada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar já constatou que a vítima estava sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Neto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

Brumado: Bombeiro dá dicas de segurança em caso de vazamento de gás e fogo no botijão de gás Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A falta de conhecimento em casos de vazamento de gás pode fazer a diferença na hora de evitar um acidente doméstico. Na última quinta-feira (28), um botijão de gás pegou fogo e destruiu um restaurante de distribuição de marmitex em Brumado. O site Achei Sudoeste conversou com o bombeiro civil George Dias, que deu uma série de dicas de segurança quando se trata do tema. Segundo ele, a primeira prevenção já se dá na compra do equipamento. O consumidor deve avaliar se a botija tem alguma fissura, amassado ou rompimento de lacre, o que pode configurar danos e riscos. “Se você compra um botijão já danificado, é obrigação que se faça a troca antes da sua instalação”, declarou. George ressaltou que, em casa, a botija deve ser colocada em local arejado, de preferência em área externa.

Brumado: Bombeiro dá dicas de segurança em caso de vazamento de gás e fogo no botijão de gás Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As mangueiras e registros também devem ser, constantemente, observados - a data limite para utilização dos equipamentos é de 5 anos de fabricação. “Faça a manutenção correta desses equipamentos”, afirmou. Em caso de acidente, o bombeiro enumerou algumas condutas que podem evitar danos maiores: em princípio de incêndio, o fogo pode ser apagado com o uso de extintores apropriados ou pano/toalha úmido (a) e fechamento do registro.  O bombeiro ainda aconselhou que, se possível, o botijão em chamas deve ser levado para uma área externa para ocorrer uma queima limpa e total do gás. Ao perceber cheiro forte de gás, as pessoas não devem ligar interruptores, nem colocar o celular na tomada. Deve-se abrir portas e janelas para que o vento leve o gás para fora de casa.

Ex-presidente da CBF: Ricardo Teixeira é banido do futebol pela Fifa por corrupção Foto: Harold Cunningham/Getty Images

A Fifa anunciou na sexta-feira (29) a suspensão definitiva de Ricardo Teixeira do futebol mundial. Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 1989 e 2012 e ex-membro do antigo Comitê Executivo da entidade que rege internacionalmente o esporte, o ex-dirigente foi banido por decisão do Comitê de Ética, que chegou à conclusão de que o brasileiro cometeu o crime de corrupção em suas ações no esporte entre 2006 e 2012. De acordo com a Fifa, Teixeira esteve envolvido em “esquemas de suborno” neste período, quando teve relação direta com as negociações da CBF, Conmebol e Concacaf com empresas de marketing esportivo. A maioria dos contratos se referia à venda de direitos de transmissão das competições organizadas por estas entidades. O Comitê de Ética, em suas investigações, concluiu que o ex-dirigente de 72 anos infringiu o artigo 27 do Código de Ética da Fifa, ao receber propina. E, como consequência, foi punido com o banimento definitivo do futebol. Assim, Teixeira não pode exercer qualquer atividade relacionada ao esporte, tanto em nível nacional quanto em internacional. Além disso, o ex-presidente da CBF foi multado em 1 milhão de francos suíços, equivalente a 4,2 milhões de reais. “O Sr. Teixeira foi notificado sobre esta decisão hoje [sexta], data em que teve início o seu banimento”, informou a Fifa, em comunicado oficial.

Presidente diz que não vai interferir no preço da carne Foto: Marcos Corrêa/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 30, que o governo não vai interferir no preço da carne bovina. Segundo ele, é o mercado quem define o preço do produto. Ele, no entanto, disse acreditar que o preço do produto deve baixar. No fechamento de novembro, o aumento nos preços da carne bovina desossada no mercado atacadista foi de 22,9% na média de todos os cortes pesquisados, de acordo com a Scot Consultoria. “Quero deixar bem claro que esse negócio da carne é a lei da oferta e da procura. Não posso tabelar, inventar. Isso não vai dar certo”, disse o presidente na chegada ao Palácio do Alvorada, após viagem a Resende (RJ), onde participou da inauguração de uma cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN). “Tivemos uma pequena crise agora [no preço da carne], mas vai melhorar. A carne aqui, internamente, daqui a algum tempo, acho que vai diminuir o preço”, completou, dirigindo-se a um dos populares que o aguardavam no local. Já os preços da carne bovina vendida em supermercados e açougues de São Paulo registraram uma alta de 8%, na média de todos os cortes, segundo a consultoria. No Paraná a alta também foi consistente, 3,5%. Já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais as variações foram mais tímidas, de 0,2% e 1%, respectivamente.

Crise em Caetité: Prefeitura suspende pagamentos de diárias por tempo indeterminado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, suspendeu o pagamento de diárias a todos os servidores públicos da cidade. A portaria foi publicada no Diário Oficial do município na última quarta-feira (25). De acordo com a publicação assinada pelo secretário de administração e finanças, Robério Vilasboas Neves, considerando a imposição de ajuste fiscal e a necessidade de readequação das contas públicas, visando o cumprimento das novas imposições legais, especialmente à Lei de Responsabilidade Fiscal, os pagamentos de diárias foram suspensos. “Suspender, por prazo indeterminado, a partir da vigência desta Portaria, o pagamento de diárias para servidores que se deslocarem para outras cidades, excetuando-se os casos excepcionais”. A crise administrativa em Caetité continua e a população espera que os serviços públicos não sejam comprometidos.

Tanhaçu: Autor de feminicídio em São Paulo morre em confronto com a polícia Foto: Divulgação/Cipe Central

Um autor do crime de feminicídio no estado de São Paulo, morreu em confronto com a polícia, na última sexta-feira (29), na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, em rondas pelo distrito de Ourives, uma guarnição da Cipe Central, operando em conjunto com equipe da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizavam diligências no intuito de averiguar informação oriunda da Policia Militar do Piauí, versando a existência de um indivíduo foragido da justiça do estado de São Paulo, que poderia estaria escondido na localidade. Após as rondas, populares confirmaram para a polícia a presença de um cidadão paulista, que possivelmente, estaria envolvido com o tráfico de drogas local. Ainda segundo os populares, o meliante ostentava arma de fogo e perturbava a tranquilidade na comunidade. Com as informações e características do elemento, os policiais, realizaram diligências, e ao chegar ao esconderijo, foram recebidos a tiros. Os oficiais revidaram a injusta agressão e o bandido acabou sendo baleado. O foragido da justiça estava caído ao solo com uma arma em sua proximidade. A polícia de imediato levou o homem para uma unidade hospitalar com vida, mas instantes depois foi detectado o óbito. O material apreendido foi apresentado na delegacia de Brumado, onde foi lavrado o auto de resistência. De acordo com informações da polícia, o resistente encontrava-se na condição de foragido da justiça de acordo ao mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). Ele possui histórico policial por homicídio.

Empresas de eletricidade e gás vão investir R$ 500 milhões no sudoeste baiano Foto: Divulgação/SDE

Os municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras e Oliveira dos Brejinhos serão beneficiados pelos segmentos de Eletricidade e Gás, que serão responsáveis pelo investimento de R$ 500 milhões na Bahia, resultado de protocolos de intenções assinados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A empresa Sol do Sertão II vai implantar parque solar em Oliveira de Brejinhos, com aporte financeiro no valor de R$ 300 milhões. Já a Janaúba Transmissora de Energia Elétrica, vai investir R$ 200 milhões na construção de linhas de transmissões que irão passar pelos municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. De acordo com o administrador da Sol do Sertão, Eduardo Serra, o parque solar faz parte de um complexo com mais duas usinas e, ainda este ano, a empresa deverá dar entrada no pedido de protocolo das outras duas. “No pico da construção das três usinas que, juntas, terão 455 MW de potência instalada, devemos empregar 700 pessoas. O investimento do complexo será de, aproximadamente, R$ 1,1 bilhão e a previsão de funcionamento é março de 2021”, afirma Serra.

Arquivo