Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2018
fechar

Carnaval 2018: Barreiras Folia começa nesta sexta-feira (09) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conhecido polo produtor de grãos e fibra, Barreiras, no oeste baiano, promete ser também a terra da folia até a próxima quarta-feira (14). Com o slogan “o maior carnaval do interior da Bahia”, a cidade, que fica a 560 km de Brumado, se prepara para receber, a partir desta sexta-feira (9), milhares de foliões oriundos dos municípios vizinhos e também de outros estados como Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. “A expectativa é muito grande, já que nós tínhamos dois anos sem realizar o carnaval. É um compromisso nosso de resgatar o Barreiras Folia, que é a maior festa da região. Estamos trazendo grandes nomes da música baiana. Além de resgatar o carnaval cultural de Barreiras, no circuito Zé de Hermes (Centro Histórico), que foi onde originou o carnaval daqui, antes da criação do circuito Aguinaldo Pereira, na avenida”, comentou o prefeito de Barreiras Zito Barbosa (DEM). 

Carnaval 2018: Barreiras Folia começa nesta sexta-feira (09) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há, ainda, um terceiro circuito, o Rio de Ondas, às margens do rio homônimo, com apresentação de artistas da região. Durante os cinco dias de festa, se apresentam na cidade nomes como Armandinho, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Jamil, Aline Rosa, Jau, Araketu, Solange Almeida, Tuca Fernandes, além de 27 músicos locais. De acordo com o prefeito, foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões para a realização da festa, que, em suas expectativas, deve injetar mais de R$ 25 milhões na economia local, desde a ocupação dos hotéis até o comércio formal e informal.

Bancos fecharam quase 1.500 agências no ano passado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o sistema financeiro do país ter fechado um recorde de quase 1,5 mil agências em 2017, os maiores bancos de varejo no Brasil planejam suavizar o ciclo de redução do número de agências neste ano, enquanto avaliam qual o melhor uso da rede física para gerar mais receitas. Segundo dados do Banco Central, os bancos encerraram o ano passado com 21.062 agências em funcionamento, 1.485 a menos do que em 2016, a maior redução da série. O movimento foi liderado pelo próprio BB, que sozinho fechou 670 agências, dentro de um processo de redução de custos que também envolveu um programa de demissão de voluntária (PDV) para cerca de 10 mil empregados. O Bradesco encerrou 564 agências, em meio ao forte esforço de ajuste após a compra do HSBC, em 2016, operação que acrescentou cerca de 850 postos físicos ao grupo. A rede do Itaú Unibanco diminuiu em 125 postos e a Caixa Econômica Federal encerrou 18 agências. O Santander Brasil foi o único entre os cinco maiores do país a ampliar a rede, com 3 agências a mais.

Brumadenses cobram tapa-buracos da Embasa; prefeitura notificará empresa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em várias ruas da cidade de Brumado podem ser identificadas obras realizadas pela Embasa, porém não com 100% de satisfação dos consumidores. Na maioria dos casos, Foram feitas obras de manutenção e novas ligações de canalização de água para comércios e residências, mas as equipes operacionais não retornaram aos respectivos locais para tapar os buracos abertos nas vias. O site Achei Sudoeste ouviu a reclamação de alguns moradores na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, onde há três trechos de obras não concluídas, segundo os moradores, após meses de execução de manutenção de rede ou ligação de água residencial. Com as chuvas dos últimos dias, os buracos aumentaram e com os mesmos as cobranças dos populares. “Fizeram o serviço e prometeram retornar no máximo em cinco dias para tapar os buracos, mas já se passaram meses e nada. Só estamos cobrando pelos nossos direitos de contribuintes e pela segurança em nossas ruas, uma vez que com os buracos também podem surgir os acidentes”, disse o eletricista Luciano Nunes. Nossa reportagem ouviu também o setor de obras e infraestrutura do município e fomos informados que a empresa costuma realizar o tapa-buracos em tempo hábil, no entanto, diante das reclamações dos populares, será encaminhada uma equipe para registrar as reclamações e notificar a Embasa para que as obras sejam executadas.

Inadimplência do consumidor abre o ano com alta de 2,10%

A inadimplência do consumidor aumentou 2,10% em janeiro de 2018 ante o mesmo mês do ano passado. Esse foi o maior crescimento desde junho de 2016, quando a elevação foi de 2,78%. Na comparação mensal com dezembro de 2017 o aumento foi de 0,96%, o maior desde maio de 2017. Segundo os dados do Indicador de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgados hoje (9), são mais de 60,7 milhões de consumidores brasileiros inscritos em cadastros de inadimplentes, número que representa aproximadamente 40% da população adulta do país. O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, disse que para os primeiros meses a expectativa é a de um processo lento de recuo no volume de atrasos nos pagamentos, caso as projeções de inflação controlada, juros baixos e melhora dos indicadores se confirmem. “Ainda assim, o que mais favorecerá um ciclo de queda da inadimplência será uma recuperação mais acentuada do mercado de trabalho e a volta de ganhos na renda real do consumidor, que ainda não se recuperou das quedas dos últimos anos”, disse.

Brumado: Vereadores descartam migração, mas confirmam apoio ao PCdoB Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os vereadores brumadenses Elias Pereira, o Piau (PV), e o petista José Carlos de Jonas (PT) descartaram os rumores sobre as suas migrações para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), comandado pelo vice-prefeito Édio Pereira. “Sou PT, continuo PT, apoio o PT. Se precisarem de mim para defender o Lula, eu estarei presente em qualquer manifestação. Agora estamos sim conversando sobre alianças com o PCdoB, mas não visando mudança de sigla e sim um possível apoio durante as eleições de outubro. Não penso em sair do PT, fora de cogitação”, afirmou o petista. Já o vereador Elias Piau declarou que tudo não passa de matéria midiática de parte da imprensa especulativa que quer vender notícias a todo o custo. “Usam a nossa imagem sem nos consultar antes e publicam suas informações inverídicas. Isso é lamentável!”, disparou o parlamentar, admitindo, no entanto, que tem mantido contato mais próximo com o vice-prefeito. Ele ressaltou que seu apoio ao partido comunista é uma reciprocidade à atenção dispensada pelo Deputado Federal Daniel Almeida, que vem colaborando com suas indicações para melhorias nas comunidades que representa e ao esporte local. “Sou do PV e isso basta”, frisou Piau.

Clínica Mais Vida: Fevereiro Roxo

Clínica Mais Vida, sempre comprometida na conscientização de toda a população, destaca a importância do Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização do Mal de Alzheimer, da lúpus, e da fibromialgia.  O segundo mês do ano também tem uma campanha “alaranjada”, para conscientizar sobre a leucemia. Hoje daremos maior destaque ao Mal de Alzheimer com esclarecimentos de nossa especialista Maiara Teixeira. Doença de Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa progressiva sendo a mais prevalente das demências e a mais frequente associada a idade. A maioria dos casos inicia-se após os 65 anos, triplicando sua incidência após os 80 anos. Estima-se que me 2050 mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença. Idade e baixa escolaridade são os fatores de risco mais importantes para o início da doença, mas também são relevantes as doenças cardíacas, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, AVC recente e hiperlipidemia. O sintoma inicial da doença consiste em perda progressiva da memória recente e com a sua evolução surgem as deficiências na linguagem e distúrbios comportamentais (depressão, agressividade e alucinações). O diagnóstico é essencialmente clínico. Os exames laboratoriais e de neuroimagem servem apenas como auxiliares na caracterização diagnóstica e exclusão de outras possibilidades diagnósticas.  Infelizmente a doença de Alzheimer ainda não tem cura, mas o tratamento ajuda a retardar o seu avanço garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente e a família. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Vereadores cobram reforma da Praça São Cristóvão após elevação da Igreja para Matriz Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (8), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a indicação para que seja realizada a reforma da Praça São Cristóvão, na Avenida Centenário. A vereadora Lia Teixeira, autora da indicação, justificou que há anos a praça não recebe reparos, mesmo sendo palco de grandes eventos religiosos. Ela relatou em seguida que, com a elevação das comunidades São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida para Paróquias, independentes da Paróquia do Bom Jesus, a praça merece uma reforma. No dia 21 de Janeiro deste ano, o Bispo da Diocese Regional, Dom José Roberto Silva, celebrou a missa que anunciou a elevação da paróquia, transformando a mesma em Matriz Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão. Dessa forma, a comunidade católica brumadense conta agora com duas Igrejas Matriz, obedecendo às exigências pastorais e as necessidades espirituais dos fies, com parecer favorável do clero secular e religioso. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura adiantou ao site Achei Sudoeste que, no momento, a Administração não possui nenhum projeto para reforma da referida praça. Nossa reportagem registou que o local sofreu com a ação de vândalos ao longo dos anos. Foram arrancados vários acentos de concreto da bases e a muretas estão bastante deterioradas com a ação do tempo.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Empresa que executará obras do parque da cidade de Brumado será conhecida no inicio de abril Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na próxima semana a prefeitura de Brumado abrirá o edital licitatório para a contratação da empresa que executará as obras de construção do Parque da Cidade, no Bairro Alto do Escalavrado. O secretário de infraestrutura, André Cardoso, explicou ao site Achei Sudoeste o período licitatório será de 45 dias, tendo culminância no dia 02 de abril, ocasião em que será divulgado o nome da empresa vencedora. Após isso a prefeitura encaminhará o resultado protocolado a Caixa Econômica Federal (CEF) e está por sua vez terá um tempo de avaliação do processo e da empresa vencedora para então licenciar a obra orçada em R$ 2 milhões. Otimista, o secretário declarou que espera o início da execução do empreendimento até o mês de maio. “Será uma das mais belas áreas de lazer da nossa região, o que vai aumentar a autoestima dos munícipes, além de propor atividades recreativas em família, áreas esportivas, áreas verdes e supervalorização imobiliária a sua volta. Será um salto de qualidade de vida da nossa cidade”, disse Cardoso.

TSE reavalia se 'ficha suja' pode ser candidato Foto: Carlos Moura/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou na quinta-feira (8) que a Corte poderá reavaliar a possibilidade de políticos condenados em segunda instância – os chamados fichas sujas, enquadrados na lei da Ficha Limpa – conseguirem disputar as eleições com base em decisões liminares (provisórias). Essa possibilidade é prevista, em alguns casos, pela própria lei. De acordo com a Ficha Limpa, políticos condenados por órgão colegiado em segunda instância não podem concorrer nas eleições por oito anos. Mas diz que se o condenado obtiver no Superior Tribunal de Justiça (terceira instância), uma decisão favorável, poderá, “em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida”. É com base nessa regra que vários políticos fichas sujas já conseguiram registrar a candidatura e concorrer nas eleições.

Câmara de Brumado busca filiação junto á união dos vereadores do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante sessão ordinária realizada na quinta-feira (08), na Câmara de Vereadores de Brumado, foi apresentado o projeto de lei nº 001/2018, de autoria da mesa diretora, que visa a filiação da câmara local junto a União das Câmaras de Vereadores do Brasil Estadual da Bahia (UVB-Bahia), de acordo a portaria nº 07.508.267/0001-33. O assunto já vem amadurecendo desde ano de 2017, quando o presidente da câmara local recebeu em seu gabinete presidentes de câmaras de outras cidades da microrregião, onde foi lançada a semente para se criar a União Regional dos Vereadores, contanto ainda com a participação e incentivo do diretor de relações institucionais da UVB-BA, Vinícius Costa Souza. 

Câmara de Brumado busca filiação junto á união dos vereadores do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da câmara brumadense, Leonardo Vasconcelos (PDT), esclareceu que com a filiação a UVB-BA, os parlamentares locais contarão com um gabinete direto tanto na Assembleia Legislativa do Estado, quanto na Câmara dos Deputados em Brasília, o que facilitará o contato direto com os parlamentares das duas esferas, no intuito de alavancar benefícios para o município. Nas sessões das próximas semanas, o projeto entrará em discursão e votação com mais esclarecimentos. “Há anos que a câmara de Brumado vem se mantendo de fora destas entidades de classe que fortalecem as nossas atuações parlamentares, então vejo como positiva essa oportunidade que nos permitirá ter mais alcance as demais esferas de parlamento e de governos em busca de benefícios para a nossa comunidade como um todo”, disse Vasconcelos.

WSouza desenvolve sistemas sob medida para empresas e administração pública

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Zona Azul está em processo de implantação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Zona Azul está em processo de implantação na cidade de Brumado com o objetivo de melhorar a organização e a segurança do trânsito. O processo já se encontra em vias de formatação pela Procuradoria do Município. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a área de estacionamento rotativo abrangerá todos os polos atrativos de público, iniciando na Avenida Centenário e chegando até a saída para cidade de Livramento de Nossa Senhora, na Rua Exupério Pinheiro Canguçu.  O Superintendente Municipal destacou que a Área Azul proporcionará a democratização das vagas, possibilitando a todos os cidadãos, condutores e proprietários a real possibilidade de estacionar em qualquer uma das vagas no centro urbano.

IBGE entra na reta final do censo de produção agropecuária comercial na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) entrou na reta final do censo de produção rural que está realizado nas comunidades ou logradouros de produção agropecuária da região de Brumado. O coordenador do IBGE na regional brumadense, Reinaldo Fontenelle, esteve presente a sessão mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cmdrs), onde explanou aos representantes comunitários sobre a importância do recenseamento visando atualizar os dados da produção e economia rural da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador disse que os recenseadores já realizaram mais de 90% das coletas de visitas em campo, porém os novos números serão apresentados após a conclusão das triagens. O IBGE quer saber quantas são e a extensão da área rural plantada comercialmente, bem como a safra colhida, o que foi comercializado e consumido, além de outros itens na lista do questionário. O município de Brumado conta atualmente com produtores de feijão, milho, manga, melancia e maracujá.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Chuvas de verão ajudam a recuperar produção do leite na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Contrário à queda registrada no mês de janeiro, os pequenos produtores de leite de Brumado e região estão comemorando a recuperação na produção e comercialização em fevereiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado e Região, Antônio Meira Leite, descreveu que as chuvas neste início de mês, tem sido o fator principal na produção leiteira, pois tem colaborado com a vegetação do campo que serve de alimento direto no pasto aos bovinos. 

Chuvas de verão ajudam a recuperar produção do leite na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da associação leiteira relatou que o primeiro período do verão foi severo no campo o que prejudicou na alimentação dos animais, porém com as chuvas, a vegetação se recuperou bastante rápido e a usina retomou a produção de 5.500 litros diários de beneficiamento do produto. Tão bem tem sido a produção que a usina pode atender mais três municípios com a entrega de leite para o programa Fome Zero que distribui leite para as crianças cadastradas na Bolsa Família, desta forma, Presidente Jânio Quadros, Cordeiros e Condeúba passam a distribuir 2.500 litros semanais em suas unidades de ensino. Mais dois municípios Maetinga e Malhada de Pedras, também estão tentando aderir ao programa, mas Antônio Leite, esclarece que primeiro a usina terá que aumentar gradativamente sua linha de produção para inserir os interessados.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Milta Calçados e Confecções está com descontos imperdíveis

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.

Início de noite com boa chuva em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os brumadenses estão curtindo a chuva de verão deste início de fevereiro antecedendo o carnaval. No início da noite de desta quinta-feira (08) a precipitação chegou acompanhada de poucos trovões e relâmpagos, mas foi o suficiente pra mudar o cenário no horário de pico no centro comercial, onde muitos lojistas preferiram esperar a passagem para regressarem as suas casas. Após a semana inteira de chuva, os serviços de meteorologia apontam que as precipitações devem cessar a partir desta sexta-feira (09), mas o céu permanecerá nublado até o sábado (10).

Prefeitura atende indicações da vereadora Ilka Abreu e recupera estadas vicinais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da indicação da vereadora Ilka Abreu (PR), a prefeitura de Brumado, está realizando patrolamento em diversas estradas vicinais na zona rural da cidade. De acordo com a parlamentar, as localidades de Arrecife, Corredor, Mirante, Papagaio, Riachão, Piabanha, Coqueiro, Tapagem, Cabaceira, Formosa, Lagoa do Acento, Jurema, Macacos, Pillar, Lagedo de Dentro, Tibiraba, São Felipe, Soledade, Extrema, Campo Pereira, Olhos D'água, Massaranduba e Poços da Onça terão acesso com mais trafegabilidade e rapidez. Nesta semana, devido aos fortes temporais, os trabalhos foram interrompidos, mas serão retomados assim que o período chuvoso cessar nas referidas localidades.

PF prende deputado João Rodrigues em aeroporto de São Paulo Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (08), o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC). Condenado a cinco anos e três meses de prisão, Rodrigues foi detido no Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro autorizou que o deputado federal fosse incluído na lista de difusão vermelha da Interpol depois que ele, que estava nos Estados Unidos, alterou o destino da sua passagem de volta, do Brasil para o Paraguai, depois do STF decidir na terça-feira que ele precisaria começar a cumprir a pena que lhe foi imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com a medida, segundo a PF, João Rodrigues teve a entrada barrada no Paraguai e foi embarcado em um voo para o Brasil, sendo detido na chegada a Guarulhos. A pena do parlamentar prescreveria na próxima segunda-feira, razão que havia motivado o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a análise do caso pelo Supremo. Diante disso, a Polícia Federal, ao perceber a mudança da passagem, receou que o deputado federal tivesse a intenção de se esconder no país vizinho para garantir a prescrição da pena e evitar seu cumprimento. O parlamentar alega que ele alterou o destino da viagem para “evitar o constrangimento de sua família” e que, da capital paraguaia de Assunção, ele viajaria de carro até Chapecó (SC), onde se entregaria.

Pacientes avaliam positivamente policlínica de Guanambi Foto: Divulgação/Sesab

Inaugurada em novembro de 2017, a Policlínica Regional do Alto Sertão, instalada em Guanambi, a 141 km de Brumado, vem sendo avaliada positivamente pelos usuários dos serviços da unidade. Além dos pacientes, prefeitos e secretários municipais de saúde dos 22 municípios que compõem o consórcio de saúde também tem considerado o serviço com boa qualidade. As avaliações foram feitas durante um encontro com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na Policlínica, nesta quarta-feira (07). Com mais de 3 mil atendimentos contabilizados entre consultas, procedimentos em radiologia e diagnóstico por imagem, a policlínica, a segunda entregue pelo Governo do Estado, beneficia cerca de 480 mil pessoas da região. Fábio Vilas-Boas destacou que a satisfação é grande em perceber que a policlínica vem aumentando a produção, a oferta de especialidades e a de exames. Durante a visita o Secretário entregou o equipamento necessário para que todos os veículos do consórcio possuam internet wi-fi e os pacientes se desloquem com mais conforto. São 12 micro-ônibus com capacidade para até 28 pessoas. 

Ao menos cinco pessoas foram presas envolvidas em um esquema de fraude de cartões de crédito para compras de camarotes do carnaval de Salvador. As informações iniciais são da Polícia Civil. Os integrantes da quadrilha foram presos na manhã desta quinta-feira (8), em um hotel de luxo da cidade, que fica em um dos circuitos do carnaval, segundo informações da polícia. Em contato com o G1, a Polícia Civil também divulgou que os presos são da Bahia e outros estados, mas não deu mais detalhes. A polícia ainda informou que a quadrilha chegou a realizar centenas de compras fraudulentas. Os presos serão apresentados pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), às 14h desta quinta, no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, no bairro da Piedade, em Salvador.

Abastecimento afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (08), diz Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção emergencial na Adutora de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (08). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

Arquivo