Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2020"

19 Fev 2020 - 00:00h

O Centro de Recuperação Metanoia, localizado na comunidade do Espinheiro, em Brumado, trabalha com a recuperação e ressocialização de usuários de drogas. Em quatro anos de trabalho, o centro já conseguiu ressocializar diversos abrigados, de várias partes da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da instituição, Elielson dos Santos, informou que o local está sendo ampliado a fim de aumentar a quantidade de vagas para os necessitados. “Estamos agora no dormitório dois, abrindo mais 20 vagas. Por ser uma obra filantrópica e sem fins lucrativos, temos uma certa dificuldade de materiais para concluir esse dormitório. Tem muitas pessoas na fila esperando por vagas. Infelizmente, não podemos acolher mais ninguém porque não temos mais leitos disponíveis”, afirmou. Hoje, o centro abriga 28 pessoas, as quais estão em tratamento e também ajudam nas obras de forma voluntária. Com a ampliação, Elielson afirmou que o centro aumentará a sua capacidade para 48 vagas. Os interessados em colaborar com doações de materiais de construção, pode entrar em contato com o coordenador através do número (77) 99950-8872. “Quanto mais pessoas nos ajudarem melhor é”, destacou.

18 Fev 2020 - 15:30h

Quatro pessoas e um bebê de 5 meses ficaram feridas, na manhã desta terça-feira (18), após o carro em que estavam sair da pista e descer uma ribanceira no acostamento da BR-101, trecho da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 8h, no Km 512, após o motorista perder o controle do veículo. Não há detalhes sobre o que fez o condutor perder o controle da direção. Os quatro feridos foram socorridos para o Hospital de Base em Itabuna, informou a PRF. Não há informações sobre o estado de saúde deles. Já o bebê foi levado para a maternidade do Hospital Manoel Novaes, onde recebeu atendimento e foi liberado no fim da manhã, segundo a Santa Casa. Conforme a PRF, o carro já foi retirado da ribanceira e o acidente não atrapalhou o fluxo de outros veículos.

18 Fev 2020 - 15:00h

Quatro pessoas foram presas e 32 aparelhos celulares, apreendidos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, trecho de Milagres, a 265 km de Salvador. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (17). De acordo com a PRF, os celulares estavam escondidos embaixo do banco do motorista, em sacolas plásticas. Os presos são dois homens e duas mulheres. Questionados, os dois homens informaram ter roubado os aparelhos de pessoas que participavam de festas populares que ocorreram no último fim de semana nas cidades de Lapão e Belo Campo, ambas no interior da Bahia. Segundo a PRF, um dos homens, de 25 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de estupro, expedido pela Vara Crime de Ribeira do Pombal, cidade no norte da Bahia. Não há mais detalhes sobre o crime. Também foi encontrada maconha no veículo, mas a quantidade não foi detalhada pela polícia. Todos os materiais e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Itaberaba, para adoção de medidas cabíveis.

18 Fev 2020 - 14:30h

O presidente da Associação das Pessoas com Deficiências do Município de Brumado (APDEMB), Edilmagno Teixeira Mata, convocou eleições para o dia 7 de março, entre 8h e 11h, na sede própria da instituição, localizada na Praça Dejaniro Arlindo da Silva Leite, no Bairro Santa Tereza. As eleições têm o objetivo de escolher os novos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da APDEMB para o período 2020/2023. O prazo para registro das chapas se encerrará no próximo dia 28. A associação estará aberta para o referido registro de 18/02 a 28/02 em sua sede própria, em dias úteis, de 18h às 20h.

18 Fev 2020 - 14:00h

Em nota, a vereadora Ilka Abreu enumerou as indicações que solicitou ao poder Executivo ao longo dos anos de 2018 e 2019. “Passagem molhada da Fazenda Formosa à Fazenda Lagoa da Boa Vista, passagem molhada da Fazenda Lagoa da Boa Vista à Lagoa da Cabaceira, construção de uma passagem molhada da Fazenda Cabaceira à Lagoa da Maceana, passagem molhada da Fazenda Piabanha à Fazenda Coqueiro”, destacou. Abreu ainda frisou que o trabalho em busca de benefícios para as comunidades brumadenses tem sido constante, tanto na zona urbana como na zona rural. O Executivo atendeu a comunidade construindo a ponte sobre o Riacho Santa Rita, que irá dá acesso ao distrito de Arrecife. “Agradeço o Executivo por ter atendido essa solicitação que irá beneficiar inúmeras famílias que diariamente trafegam por aquela estrada, melhorando a qualidade de vida, bem como solucionar as dificuldades de transportes de estudantes”, finalizou.

18 Fev 2020 - 13:30h

No dia 04 de abril, mais um curso de tiros será realizado na cidade de Brumado. Desta vez, as aulas serão ministradas na Estrada do Parque Eólico, Baixa Grande, no Sítio das Flores. As inscrições já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (77) 99820-4392 (Gilmar Flores). O curso contará com a presença de instrutor, despachante e psicólogo, bem como com emissão de CR.

18 Fev 2020 - 13:00h

Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (17), os professores da rede estadual de Brumado decidiram aderir à paralisação geral da categoria. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gilvan Moreira, membro da APLB Sindicato, destacou que a categoria está perdendo direitos. “Tentamos negociar com o Governo do Estado, mas não tivemos avanço. Por conta disso, a categoria entendeu, nesse primeiro momento, de fazer esse indicativo de greve, essa paralisação”, declarou. Moreira frisou que, durante o movimento, os professores sairão às ruas a fim de conscientizar a população acerca de suas reivindicações, bem como pedindo apoio em prol de uma educação de qualidade. Na tarde desta terça-feira (18), a categoria se reunirá para uma manifestação no Colégio Getúlio Vargas. Na quarta-feira (19), será realizada no CEEP uma palestra com o diretor geral César Nolasco. Já na noite de quinta-feira (20), os professores se reunirão novamente no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite para debater as pautas do movimento. “Esperamos que o Governo do Estado se sensibilize e que não tenha necessidade de uma greve no início do ano. A responsabilidade por uma política educacional no Estado é do governador. Espero que ele atenda as nossas reivindicações e sente conosco para conversar”, reiterou. Uma nova assembleia será realizada no dia 4 de março para definir se, de fato, haverá greve.

18 Fev 2020 - 12:00h

A Polícia Militar da Bahia está completando 195 anos e o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, Major Mário Cabral, comemorou a data. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a PM da Bahia é a terceira mais antiga do Brasil. “9174 baianos participaram da Guerra do Paraguai, dentre os quais 477 eram policiais desse corpo de polícia que foi criado há 195 anos atrás. Desde então, a PM tem contribuído com a sociedade baiana. Temos também a comemorar 30 anos da inclusão das mulheres na PM-BA”, afirmou. O comandante ainda ressaltou as vitórias e avanços conquistados pela unidade de Brumado, acompanhando a evolução da sociedade. “Nós somos a última instância em termos de defesa da sociedade pra onde haja excessos e a incidência de crimes. Eficazmente, estamos dando conta do recado. Vamos nos aperfeiçoando de acordo com a sociedade. A PM está na corrente do bem em parceria com a comunidade”, destacou.

18 Fev 2020 - 11:30h

Um homem foi detido na noite de domingo (16), no bairro da Barra, em Salvador, durante a festa pré-carnavalesca Furdunço. Ele usava uma fantasia de policial e, no brasão da PM, o homem colou a imagem de uma folha de maconha. De acordo com a Polícia Militar, agentes da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barra) faziam o patrulhamento na rua Barão de Itapuã, na Barra, quando observaram o homem usando uma roupa que fazia alusão ao uniforme dos militares. De acordo com o G1, no uniforme, além do brasão da PM ter sido substituído por uma folha de maconha, o homem usava um chapéu onde estavam coladas imagens da erva. Após o flagrante o homem foi conduzido até o posto policial da Polícia Civil, no circuito da festa, mas foi liberado após assinar um termo circunstanciado.

18 Fev 2020 - 11:00h

Neste ano, o carnaval da cidade de Rio de Contas promete ser o maior de sua história, tanto em termos de estrutura, como no quesito atração. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de cultura, Átila Ladeia. “Hoje, o carnaval de Rio de Contas é dinâmico. Além dos eventos gratuitos do município, tem outros eventos privados que vêm para abrilhantar o carnaval”, declarou. O secretário também informou que a festa carnavalesca da cidade terá início na próxima quarta-feira (19) com a entrega da chave do Rei Momo, que é uma grande atração. Todo circuito da folia começou a ser ornamentado nesta segunda-feira (17). Muitos turistas já se encontram na cidade para participação na festa. O evento contará com vila gastronômica, barracas novas, bem como a segurança da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A expectativa, segundo o secretário, é de que cerca de 20 mil pessoas compareçam a cada dia no evento. “Quem nunca participou do carnaval de Rio de Contas que venha conhecer. É estilo o carnaval de Olinda, a coisa mais bonita de se vê. Vai ser o maior carnaval dos últimos tempos”, convidou.

18 Fev 2020 - 10:30h

Criminosos invadiram o prédio da Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cuiabá, e tentaram incendiar processos que estavam no local. O ataque ocorreu na madrugada de domingo (16) na região do Centro Político Administrativo. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi preso até esta segunda-feira (17). Segundo o presidente da OAB, Leonardo Campos, as medidas de segurança frustraram a intenção dos criminosos. De acordo com o G1, os suspeitos invadiram o prédio da ESA, amontoaram os processos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e jogaram gasolina. A ação foi interrompida por uma equipe de segurança e os criminosos fugiram sem conseguir queimar nenhum arquivo. Os processos são do Tribunal que investiga conduta de advogados. Ainda conforme a OAB-MT, a Polícia Federal de Mato Grosso foi comunicada. Uma perícia foi feita no local.

18 Fev 2020 - 10:00h

A prefeitura de Brumado promoverá uma revisão geral no sistema de iluminação do Estádio Municipal Gilberto Cardoso, considerado um dos melhores do interior da Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de esportes, vice-prefeito Édio Pereira, informou que a prefeitura adquiriu um transformador para o estádio e está aguardando que a Coelba faça a ligação do equipamento. “A energia que abastece a iluminação do estádio é utilizada de um transformador do Bairro dos Prazeres. Ele não aguenta a potência das torres de energia que temos lá. Para resolver esse problema, nós compramos um transformador exclusivo para atender tão somente o Gilbertão”, explicou. Segundo o secretário, o equipamento já foi instalado há mais de 60 dias, porém a Coelba disse que o equipamento pode demorar até seis meses para ser ligado, mesmo com a parte técnica aprovada. “É um absurdo uma empresa privada, na era da tecnologia, informar que pra fazer a ligação de energia em um transformador tem que demorar seis meses. Totalmente fora do contexto atual”, criticou. Devido à situação, os jogos do campeonato brumadense de futebol sub-18 estão começando às 14h, debaixo de sol escaldante, visto que o estádio não é iluminado adequadamente à noite. “Dependemos exclusivamente da Coelba, que é a única responsável. Já cumprimos com a nossa parte. É inaceitável”, reiterou.

18 Fev 2020 - 09:30h

Uma garota 10 anos foi estuprada na cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Não há registro de prisões. De acordo com a polícia, o caso ocorreu na região do bairro do Tomba, na manhã de sábado (15). Informações preliminares apontam que a vítima estava em uma praça do bairro quando um homem chegou ao local e, após convencimento, conseguiu levar a vítima para outro lugar. Segundo o G1, não há mais detalhes sobre a ação, nem onde o homem cometeu o crime. A garota foi encaminhada para passar por exames. A polícia não soube informar sobre o estado de saúde dela. O caso investigado pela polícia.

18 Fev 2020 - 09:00h

Um jovem de 24 anos foi morto a tiros e outras cinco pessoas foram baleadas em ataque ocorrido na madrugada de domingo (16), durante uma festa na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia. De acordo com informações levantadas na delegacia local, um homem armado com uma pistola chegou no local atirando e baleou as vítimas. Emerson Silva Costa chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital Municipal de Casa Nova, mas não resistiu aos ferimentos. As outras cinco pessoas baleadas foram socorridas e passam bem, entre elas a esposa de Emerson, que já foi prestou depoimento. Ainda segundo a polícia, as outras quatro vítimas não conheciam Emerson e estariam perto dele na hora dos disparos. Segundo o G1, o bandido responsável pelo ataque ainda não foi identificado, e a polícia está investigando o motivo do crime. O corpo de Emerson foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro e já foi liberado. O enterro está previsto para ser realizado nesta segunda-feira (17), em Casa Nova.

18 Fev 2020 - 08:30h

O número de casos suspeitos de infecção por coronavírus no Brasil baixou para três, informou o Ministério da Saúde. Divulgado, o balanço mais recente da pasta afirma que há dois pacientes sendo monitorados em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. O número de suspeitas descartadas subiu para 45. De sexta (14) para sábado (15), um caso no Paraná e outro no Rio Grande do Sul foram descartados. E um caso começou a ser investigado em São Paulo, resultando no total de três suspeitas em todo o país. De acordo com a Veja, o Ministério da Saúde informou que não pretende reduzir as ações de combate ao coronavírus até o inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. A doença provocada pelo coronavírus provoca febre e problemas respiratórios. Até este domingo, foram confirmados 50.580 casos em todo o planeta.

18 Fev 2020 - 08:00h

Em assembleia realizada na segunda-feira (17), os professores da rede estadual de ensino de Brumado decidiram paralisar as atividades durante esta semana. A paralisação terá início nesta terça-feira (18) e vai até sexta-feira (21). Mais 17 delegacias regionais também aderiram ao movimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, André Azevedo, vice-diretor da delegacia da APLB na regional de Brumado, informou que a categoria votou a favor do indicativo de greve, o que é uma prerrogativa legal. “Nós vamos nos reunir com os professores do estado, no antigo Colégio Modelo, para decidirmos qual será a nossa agenda de paralisação”, afirmou. Segundo Azevedo, os professores reivindicam, entre outros pontos, do Governo do Estado o repasse de 12,84%. “Ele apenas ajustou os salários dos professores que estavam abaixo do piso. A grande maioria dos professores não recebeu nada de aumento”, completou. Antes do indicativo de greve, a APLB diz que tentou por algumas vezes negociar com o governador, porém sem êxito.

18 Fev 2020 - 07:30h

Em Brumado, a Lagarto Informática e Brindes Personalizados já está em clima de carnaval. Na loja, você encontra canecas personalizadas para cair na folia. Visite a Lagarto e faça a sua encomenda. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. Os telefones são: (77) 3441-6984 ou 99826-8420.

18 Fev 2020 - 07:00h

Em Brumado, a Polícia Civil está investigando oficinas que supostamente estariam vendendo aparelhos celulares roubados, com nota fiscal. Segundo um dos investigadores, os consumidores e as vítimas que tiveram seus celulares roubados têm que se atentar que cada celular tem um número de identificação único e global chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). Para achar o número, o consumidor pode: procurar na caixa do celular, em um adesivo que fica por trás da bateria ou digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar. É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular. Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI.

18 Fev 2020 - 04:50h

A cantora mirim Rayne Almeida, de apenas 9 anos, da cidade de Ituaçu, a 97 km de Brumado, na Chapada Diamantina, fez uma performance de tirar o fôlego no último dia de audições às cegas da edição 2020 do ‘The Voice Kids’. De acordo com a Revista Cifras, no programa exibido no último domingo (16), a menina emocionou a dupla Simone e Simaria, juradas da competição ao lado de Carlinhos Brown e Claudia Leitte, ao cantar a música ‘Folha Seca’, de Amado Batista. Quem mais foi tocada pela performance foi Simaria. Após apertar o botão junto da irmã Simone para ter Rayne Almeida em seu time, a cantora revelou que ‘Folha Seca’ é a música favorita da mãe delas. “Você nos emocionou com essa música, que é a preferida de nossa mamãe. Retrata a história de vida dela. E a gente não tem como não se emocionar escutando essa canção que é a cara da nossa mãe”, disse Simaria, tentando conter o choro. Simone, por sua vez, declarou: “O coraçãozinho da gordinha quase deu uma parada. Quando você começou a cantar, não teve como a gente segurar as lágrimas. Você nos emocionou muito”. Ela também lembrou que a dupla chegou a gravar uma versão de ‘Folha Seca’ a convite de Amado Batista.

18 Fev 2020 - 04:15h

Faleceu no último domingo (16), na cidade de Tanhaçu, a 78 km de Brumado, a servidora pública Maria Aparecida Pereira Lopes Santana, 52 anos. Cida, como era carinhosamente chamada e conhecida na cidade, trabalhava na prefeitura no setor da junta militar. De acordo com a prefeitura local, ela desempenhava um trabalho de suma importância para toda a sociedade, através dela era feito o alistamento militar dos jovens tanhaçuenses. “Nesse momento de dor e profunda tristeza, a prefeitura se solidariza com todos os familiares e amigos com essa perda irreparável”. Considerando os fortes traços de uma sociedade mais justa e igualitária com que defendeu a servidora durante sua trajetória pública, a Prefeitura Municipal de Tanhaçu decretou luto oficial de dois dias. O corpo de Cida foi sepultado no Cemitério Municipal na última segunda-feira (17).