Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Brumado: Juiz e delegado ressaltam a necessidade da construção do Centro de Detenção Provisória Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As manifestações dos moradores da comunidade da Lagoa Funda, em Brumado, contra a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) na localidade chamou a atenção das autoridades, que em entrevista ao site Brumado Notícias opinaram sobre o assunto. Leonardo Rabelo, delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), deixou claro que não entra no mérito da questão quanto ao local a ser construído o CDP, mas ressaltou a importância do mesmo para o município. “Não entro no mérito de onde o presídio deva ser construído, mas a unidade trará muitos benefícios, entre os quais para os policiais civis, que voltarão as suas funções de investigadores e não precisarão mais fazer a guarda dos presos”, pontuou o delegado. 

Brumado: Juiz e delegado ressaltam a necessidade da construção do Centro de Detenção Provisória Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A nossa reportagem também ouviu o juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, que apontou que Brumado tem atualmente uma carência de 200 vagas de custódia para abrigar a demanda atual. O magistrado afirmou que muitos mandados de prisão não estão sendo cumpridos por falta de uma unidade prisional adequada. “Existem mandados de prisão aguardando ordem de cumprimento e, às vezes, somos obrigados a mandar libertar pessoas antes do momento oportuno devido à falta de um estabelecimento prisional”, explicou Guimarães. O juiz disse, em seguida, que por se tratar de ano eleitoral pode haver interesses adversos que queiram deturpar a importância do empreendimento e mobilizar a população contra o presídio. “Nesse momento que antecede as eleições, as coisas começam a acontecer, só que talvez pessoas motivadas por questões e interesses politiqueiros incentivem outros a criar um embaraço. Entre as muitas necessidades de Brumado está este CDP e espero que nenhuma pessoa mal intencionada ou mal informada incentive a população local a criar obstáculos”, disparou o magistrado. 

Brumado: Juiz e delegado ressaltam a necessidade da construção do Centro de Detenção Provisória Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz abordou ainda que a cadeia existente no município está em local inadequado e contraria a lei de execução penal, viola a dignidade humana e gera várias consequências negativas, entre as quais o desvio de função dos investigadores na elucidação dos crimes. “A população de Lagoa Funda não precisa temer, ao contrário, eu acredito que isso trará benefícios para a localidade. Isso não vai atrair familiares de presos à localidade, pois o preso ficará pouco tempo na CDP até ser julgado. Manifestações ocorrem naturalmente, mas deve prevalecer o interesse público em geral e não apenas o interesse de um determinado grupo de pessoas. Em algum local o presídio tem que ser construído e aquela população terá que conviver com esse fato”, finalizou o juiz.

Brumado: Laje de esgoto desaba e ameaça casa comercial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A laje de uma galeria de esgoto que corta a Avenida Centenário e passa por uma casa comercial em Brumado desabou na última segunda-feira (31) e ameaça a estrutura do estabelecimento. A parte da laje que caiu fica em frente à calçada da loja. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura esteve no local e fez o isolamento da área afetada. Os operários irão estudar o quanto o incidente pode comprometer a estrutura do local.

Brumado: Laje de esgoto desaba e ameaça casa comercial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Polícia encontra moto utilizada em assaltos abandonada na barraginha do São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma motocicleta adulterada e sem placa foi encontrada abandonada em um matagal a margem do Rio do Antônio, na barraginha do Bairro São Félix, em Brumado. Investigadores da polícia civil receberam chamadas de populares e foram ao local recolher o veículo. Os investigadores apuraram com comerciantes e frentistas vítimas de assaltos que se trata da mesma motocicleta utilizada por bandidos para cometerem roubos no município. A moto foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciada.

Brumado: Motociclista transportando criança e prima colide com carro no Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um grave acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta foi registrado na tarde desta terça-feira (01), próximo a ponte que liga os bairros Dr. Juracy e São Jorge, em Brumado. Segundo testemunhas, carro e moto se chocaram no cruzamento e o piloto da moto teve uma lesão grave na perna. Ele transportava o filho de cerca de cinco anos de idade e uma prima. A mulher sofreu algumas escoriações em um dos pés e a criança teve alguns ferimentos nos membros e um grande hematoma na testa. Por falha no sinal de telefonia, os populares tiveram dificuldades para acionar o Samu 192 e a polícia militar, que só foram avisados quase meia hora depois do acidente. Com suspeita de fratura na perna e várias escoriações pelo corpo, o homem e os demais ocupantes da moto receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. Um policial que acompanhou a ocorrência alertou para o perigo de transportar crianças em motocicletas. “É sempre um perigo e esta criança poderia ter morrido, pois nem tinha capacete para ele. É por isso que sempre estamos realizando blitz e orientando a população, pois nunca se sabe quando ocorrerá um acidente”, disse o soldado em entrevista ao site Brumado Notícias. Já os populares aproveitaram a ocasião para reclamar das operadoras de celular cujos serviços são deficientes.
 

Fotos: Lay Amorim Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Candidato a desembargador visita sede da 21ª Subseção da OAB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O advogado postulante à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo quinto constitucional, Pedro Barachisio Lisbôa, esteve em visita de campanha na 21ª Subseção da OAB/Brumado nesta terça-feira (01). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Barachisio falou sobre a sua candidatura. Segundo ele, são dez candidatos e a eleição deve acontecer no próximo dia 08. “Aquele que for eleito terá a obrigação e responsabilidade de bem representar o advogado”, disse ele. Sobre o atual momento da justiça baiana e do país, o candidato acredita que é um momento de mudanças. “O que a sociedade espera do julgador é transparência, honestidade e imparcialidade. Espero que a Bahia mude para melhor e com a presença do quinto constitucional essa mudança seja agilizada e traga para o advogado mais confiança e mais condição de trabalho”, concluiu Barachisio.

Brumado: Comissão em prol do retorno da DPE traça novas metas de campanha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comissão em prol do retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) para a cidade de Brumado se reuniu na manhã desta terça-feira (01), na sede da 21ª Subseção da OAB, onde traçaram novas metas para sensibilizar a defensora geral Vitória Beltrão. Durante o encontro, os membros da comissão debateram a viagem a capital baiana, ocasião em que a defensora geral, que havia agendado a audiência, não recepcionou a comitiva. Hoje, a comissão deixou transparecer que os defensores e a própria defensoria estariam usando a crise em Brumado como “trampolim” para pressionar o governo do estado a atender as demandas do setor. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da OAB e membro da comissão brumadense, Osvaldo Laranjeira, falou sobre o assunto. Questionado se o município estaria deixando de ser uma cidade polo, ele disse não acreditar nisso. “Brumado é uma referência regional, uma cidade que tem crescido e apresenta números impressionantes. Tem uma população destacada, de trabalhadores bem informados e não acredito que essa seja a realidade”, disse. Laranjeira ainda afirmou que a população e os representantes da sociedade civil precisam se organizar e se mobilizar, caso contrário, segundo ele, os grandes polos irão atrair todos os órgãos importantes da cidade. Uma nova reunião com a Casa Civil e a defensora geral será novamente agendada. Além disso, a comissão está acompanhando de perto o processo jurídico que pede o retorno da DPE ao município. “Iremos continuar lutando. A população de Brumado tem direto à assistência jurídica”, concluiu ele.

Na próxima quarta-feira (02), professores da rede estadual de ensino irão paralisar novamente as atividades. Eles aderiram ao movimento dos servidores públicos do Estado, que cobram o pagamento da Unidade de Real Valor (URV) e reajuste salarial. Os trabalhadores se reunirão em assembleia na sede do Legislativo baiano. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), a paralisação será de 24h e afetará todas as instituições de ensino de Salvador e do interior do estado.

Charles Müller: Adolescente de 17 anos confessa ter assassinado estudante brumadense Foto: Bocão News

Depois da prisão de dois suspeitos de terem assassinado o estudante brumadense Charles Müller, de 21 anos, um deles, um adolescente de 17 anos, confessou ter atirado no jovem. De acordo com o Bocão News, policiais da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prenderem Lailson dos Santos no bairro de Patamares e o menor no bairro da Federação. No momento da prisão, o adolescente confessou ter atirado na cabeça de Charles quando o mesmo reagiu ao assalto e não quis entregar o veículo que dirigia. O comparsa, por sua vez, contou que o carro do jovem, usado na fuga após o crime, foi deixado no largo das baianas, no bairro de Ondina. A arma teria sido jogada no mar.

Charles Müller: Adolescente de 17 anos confessa ter assassinado estudante brumadense Foto: Bocão News
Farmácia da Bahia será implantada em quatro municípios da região sudoeste Foto: Reprodução/AL Notícias

Os municípios de Guajeru, Jacaraci, Presidente Jânio Quadros e Ibiassucê firmaram convênio para implantação da Farmácia da Bahia. Os termos foram assinados nesta segunda-feira (31), na sede da Bahiafarma, empresa pública que faz a gestão do programa. Com a implantação das farmácias, os municípios terão local adequado para o armazenamento de medicamentos, além de espaço para orientação de um farmacêutico, de forma integrada à distribuição dos remédios destinados aos pacientes da rede de saúde da família. Seis municípios já dispõem da Farmácia da Bahia. Elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), o programa fortalece a reestruturação de serviços farmacêuticos via incentivo e apoio técnico a municípios com até 15 mil habitantes. Além dos municípios do sudoeste baiano, as cidades de Caldeirão Grande, Itagi, Itamari, Ouriçangas, e Barra do Rocha também serão beneficiadas.

Salvador: Dupla suspeita de assassinar estudante brumadense é presa Foto: Reprodução/Facebook

No início da tarde desta terça-feira (1º), dois homens foram presos suspeitos de terem assassinado o estudante Charles Müller, de 21 anos, na última sexta-feira (28). A dupla foi presa através de operação deflagrada pela polícia. Eles foram detidos em frente à Universidade Católica, no bairro da Federação, de onde foram conduzidos até o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Além destes, o veículo que pertencia a vítima, um Celta, foi encontrado no bairro de Amaralina. Charles foi baleado na cabeça enquanto esperava uma amiga em frente à residência universitária da Ufba, em um Celta prata. Ele teria reagido ao assalto.

Brumado: Léo Vasconcelos é confirmado presidente do Partido Solidariedade Foto: Brumado Notícias

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos, se reuniu recentemente com o presidente nacional do Partido Solidariedade (SDD), o deputado federal Paulinho da Força Sindical, e o deputado federal Arthur Maia, em Brasília. Na oportunidade, eles discutiram vários assuntos, entre os quais a solidificação da permanência do presidente do SDD em Brumado e uma possível visita do deputado Paulinho da Força à capital do minério. Vasconcelos informou que foi confirmado como presidente do diretório municipal do Solidariedade. Questionado pelo site Brumado Notícias sobre sua relação com o chefe do poder executivo, haja vista que ele faz oposição à gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), ele foi enfático. “Quando não só o prefeito Aguiberto como também os vereadores Weliton e Romar se filiaram ao partido eu já era o presidente e esperei ter este encontro com o partido a nível nacional para marcar o mais breve uma reunião com a municipal, quando tentarei resolver estas questões”, finalizou.

Itambé: Jovem encontra R$ 23 mil, devolve ao dono e recebe R$ 50 de recompensa Foto: Itambé Agora

O jovem Tiago Souza Oliveira, de 22 anos, encontrou um pacote contendo R$ 23 mil na cidade de Itambé, no sudoeste baiano, na última segunda-feira (31). O rapaz achou o dinheiro em frente a um supermercado. Ele devolveu o pacote ao dono e recebeu como recompensa a quantia de R$ 50. Segundo o site Itambé Agora, o dinheiro pertence a um comerciante de Itapetinga. Tiago garante ter ficado feliz com o próprio gesto, apesar do valor da gratificação.

Brumado: Vacinação contra HPV acontece no próximo dia 05

No próximo dia 05 de abril, o município de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar o Dia Municipal de Vacinação contra o HPV. Segundo a prefeitura, a meta é vacinar 1702 meninas entre 11 e 13 anos com o objetivo de prevenir a ocorrência do câncer de colo de útero, o qual representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil. As Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. Para receber a vacina, é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identificação.

Vitória da Conquista: Criança morre com meningite C Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Vitória da Conquista, na comunidade de Lagoa de Maria Clemência, uma criança de onze anos morreu vítima de meningite tipo C. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso através de uma nota na manhã da última segunda-feira (31). A secretaria ainda informou que as medidas de vigilância foram adotadas, inclusive o uso de medicação em todas as pessoas que tiveram contato com a criança. Após o caso, palestras sobre a doença estão sendo realizadas na escola da comunidade. Além disso, o setor de saúde do município disponibilizou vacina para crianças menores de 2 anos de idade, atendimento e orientação em todas as Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais de saúde sobre a doença.

Brumado: Espanhol empata na estreia do campeonato de futebol do Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sua estreia no campeonato de futebol de várzea disputado no campo Beira Rio, no Bairro Dr. Juracy, o time do Espanhol, comandado pelo veterano técnico Zitinho, empatou em 1x1 com o Combinado. A partida foi disputada na manhã do último domingo (30). Já na outra partida do dia, Cruz Azul e Status ficaram no 0x0.

Brumado: Semáforo de pedestres confunde condutores na Otávio Mangabeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após a mudança na sinalização do local, tem sido comum os condutores de veículos avançarem o sinal no cruzamento entre a Avenida Otávio Mangabeira com a Rua Rio de Contas, em Brumado, quando é a vez do pedestre. Na manhã desta segunda-feira (31), até mesmo um agente de trânsito se confundiu e acabou avançando o sinal. Na ocasião, o prefeito, que vinha logo atrás, quase cometeu a mesma infração. A reclamação dos condutores é de que a sinaleira de pedestre está muito próxima da sinaleira para veículos, o que tem gerado confusão. Ao site Brumado Notícias, o Superintendente de Trânsito, Clidemar Amorim, admitiu a confusão causada no local e declarou que está aguardando algumas liberações da prefeitura para solucionar o problema não apenas no local como também nos demais semáforos instalados no município. Segundo Clidemar, em breve haverá mudanças significativas no cruzamento da Praça Senhor do Bonfim.

Brumado: Hortêncio goleia Crediário no campeonato do São Félix Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O campeonato de futebol do Bairro São Félix teve mais um rodada neste final de semana com jogos eletrizantes. Em jogo bastante disputado no sábado (29), o Feirense venceu o clássico local contra o Real São Félix por 1x0. Já no domingo (30), o Hortêncio passou fácil pelo Crediário Cardoso sapecando 6xo no adversário. No próximo final de semana, mais dois jogos movimentam a fase classificatória da competição.

Salvador: Polícia divulga imagens de momento em que estudante brumadense é morto Foto: Divulgação/Polícia Civil

Imagens das câmeras de segurança da residência universitária onde o estudante Charles Müller dos Santos, de 21 anos, foi assassinado na sexta-feira (28) foram divulgadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos a Veículos (DRFRV). Ele esperava uma amiga dentro do carro quando é abordado por dois homens que desceram de um táxi. As imagens não são nítidas e a polícia precisou fazer um tratamento nelas a fim de identificar os suspeitos, porém é possível ver que um homem de camisa rosa aborda o estudante, que reage. Enquanto eles entram em luta corporal, outro homem com camisa listrada e boné branco virado para trás se aproxima e faz o disparo contra a nuca do estudante. Charles cai ao lado do carro e os suspeitos fogem com o veículo. A polícia apura se o taxista teve participação no crime e se os suspeitos fazem parte de uma quadrilha de roubo de carro. As informações são do G1.

Brumado: Moradores da Lagoa Funda protestam na Câmara contra presídio na localidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de construção da unidade prisional de Brumado ainda nem foram iniciadas, mas já estão gerando problemas para as autoridades locais e para o governo do estado, pois os moradores da comunidade Lagoa Funda, onde o presídio será construído, compareceram à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (31) para protestar. Eles não aceitam o presídio na comunidade. A moradora Danúzia Moreira disse na tribuna livre que a comunidade está disposta travar uma “guerra” para que a unidade prisional não seja construída na localidade. “Nós não somos contra o presídio em Brumado, só não queremos ele em nossa comunidade. O que nós queremos é área de lazer, uma fábrica, mas presídio não. Anos atrás, quando tentaram fazer, nós manifestamos e conseguimos impedir aquela construção e agora com certeza vamos conseguir impedir novamente. Vamos voltar aqui quantas vezes for necessário, vamos fechar pista, fazer queima de pneu. O que for possível nós vamos fazer”, afirmou a manifestante. 

Brumado: Moradores da Lagoa Funda protestam na Câmara contra presídio na localidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o pronunciamento da popular, os vereadores discursaram. A bancada de petistas e comunistas foi enfática em dizer que apoia os clamores da comunidade e que o governo municipal deveria ter primeiro orientado os moradores quanto aos prós e contras do empreendimento. Já a bancada de sustentação do prefeito foi mais cautelosa e não opinou diretamente se é a favor ou contra a manifestação. Os vereadores apenas afirmaram que irão intermediar uma audiência entre representantes da comunidade e o gestor municipal.

ExpoBrumado 2014 terá shows de Adelmário Coelho, Estakazero e Edgar Mão Branca

A partir do dia 02 de maio tem início a ExpoBrumado 2014. O evento será realizado no Parque de Exposições Santa Inês, onde a emoção promete tomar conta do público presente. Além de leilão de animais, a exposição conta com grandes shows. No sábado, 03 de maio, a alegria será maior ainda porque os forrozeiros vips Adelmário Coelho, Estakazero e Edgar Mão Branca vão fazer a galera arrastar o pé até de madrugada. Os ingressos custam R$ 30 e a exposição será encerrada no domingo (04). A ExpoBrumado 2014 é uma realização da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab).

Arquivo