Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

30 Jun 2018 - 17:00h

O primeiro duelo de quartas de final colocará duas seleções campeãs do mundo frente a frente. Bicampeão em 1930 e 1950, o Uruguai venceu Portugal por 2 a 1 neste sábado (30), em Sochi, e se classificou para a próxima fase da Copa do Mundo. O adversário será a França, campeã de 1998, que bateu a Argentina por 4 a 3. De acordo com o Uol Esporte, a partida entre Uruguai e França acontece na sexta-feira (6), às 11h (de Brasília). Pepe marcou para Portugal, mas os dois gols uruguaios foram feitos por Cavani, que teve bela atuação. Antes desta tarde, a seleção celeste só havia marcado na Copa da Rússia em lances de bola parada. O pior cenário possível para os portugueses já começou a se desenhar logo no primeiro gol de Cavani. Afinal, a equipe de Portugal só conseguiu virar um único jogo de Copa em sua história, uma vitória por 5 a 3 sobre a Coreia do Norte em julho de 1966.

30 Jun 2018 - 12:55h

Um belo jogo de sete gols e reviravoltas! A França despachou a Argentina de volta para Buenos Aires. Com gols de Griezmann, Pavard e Mbappé, duas vezes, os franceses reviraram para cima dos argentinos fazendo 4 a 3 no placar, neste sábado (30), na Arena Kazan, em Kazan, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Di María, Mercado e Agüero marcaram para os hermanos.

30 Jun 2018 - 11:05h

A oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está além do atual cenário para a disputa eleitoral de 2018. Já pensando na disputa para a prefeitura municipal, em 2020, o ex-prefeito de Brumado, Geraldo Leite Azevedo (Sem Partido), já está de novo no cenário político da cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na última sexta-feira (29), Azevedo esteve acompanhado do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), na abertura dos festejos de São Pedro, no Bairro Olhos D’água. Com o anúncio de apoio que deve acontecer nas próximas horas do casal Edmundo Pereira (PT) e Marizete Pereira (PT), para a reeleição de Bonfim, o cenário político de 2020 já começa a conceder os primeiros indicativos. Azevedo até outrora referendava o atual prefeito de Brumado, mas já não falam a mesma língua. Ele que foi cotado para ser vice de Vasconcelos nas eleições 2016, já chegou a intitular o chefe do executivo de “o melhor prefeito da história de Brumado”. Agora, é aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois em 2020 poderá acontecer uma nova disputa entre Eduardo e Geraldo. Em 2004, Vasconcelos conquistou a sua primeira vitória na política da capital do minério, com 18970 votos, contra 13371 de Azevedo.

30 Jun 2018 - 11:00h

A empresária Perinalva Dias, proprietária e administradora do grupo Pax Nacional, celebrou mais um ano de vida na última sexta-feira (29). Tradicionalmente na data em que se celebra o São Pedro, a empresária reuniu familiares, amigos e colaboradores para comemorar duplamente. Neste ano, o diferencial é que Perinalva também homenageou duas amigas colaboradoras que comemoram aniversário no mesmo dia.

Com um belo bolo recheado de frutas, os convidados cantaram parabéns e sopraram as velas juntamente com as aniversariantes. “Como é bom poder ter paz com a família e poder reunir os amigos para celebrarmos a vida. Só agradeço a Deus por me dar vida, saúde e sabedoria para poder continuar a minha jornada. Mais uma vez agradeço a todos os nossos colaboradores que muito se empenham para o engrandecimento e sucesso da nossa empresa. Que Deus abençoe a todos”, disse a empresária.

30 Jun 2018 - 10:00h

O traficante e homicida guanambiense, Caio Vinicius Fogaça das Neves, o Caio Fogaça, 33 anos, foi preso na noite da última sexta-feira (29), no município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, que faz divisa com o Paraguai. A prisão do indivíduo ocorreu por volta das 22h, em cumprimento a três mandados de prisão, fruto de investigações realizadas pela Polícia Civil de Guanambi. Segundo a polícia, Caio Fogaça é responsável por vários homicídios ocorridos no período de seis meses, todos motivados pelo tráfico de drogas. Atualmente, ele é considerado como principal mandante e matador da facção criminosa comandada por Aldo Berto Castro, o Delton. De acordo com informações obtidas pelo Portal Vilson Nunes, o detido empreendeu fuga do Presídio de Vitoria da Conquista, no final de 2017.

30 Jun 2018 - 09:15h

As obras na Praça Dr. Nelson Lula já foram iniciadas e o prazo máximo para a entrega é 04 de novembro de 2018. Uma placa fixada no canteiro de obras já esclarece o convênio, bem como valor e a data máxima para inauguração. O prédio da antiga Escola Rotary Club, que fazia parte do local, já foi demolido. O investimento está sendo feito pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades. O projeto de revitalização está orçado em R$ 300 mil, com uma contrapartida do município de Brumado.

30 Jun 2018 - 07:00h

Pelo menos 312 cidades brasileiras registram alto risco de retorno da poliomielite, sendo a Bahia o Estado com o quadro mais crítico. No total, 15% dos 417 municípios baianos imunizaram menos de 50% das crianças, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o panorama foi apresentado em uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde, na última quinta-feira (28). "É uma situação gravíssima", resumiu a coordenadora do Programa de Imunização, Carla Domingues. "Uma cidade com esses indicadores tem todas as condições de voltar a transmitir a doença em nosso país. Será um desastre para a saúde como um todo", acrescenta. A meta da campanha é garantir uma cobertura vacinal superior a 95%, mas apenas Rondônia, Espírito Santo e Distrito Federal não possuem cidades com risco elevado de retorno da doença. Logo abaixo da Bahia, o quadro mais crítico é o do Maranhão, que possui 14,29% de seus municípios em alerta. De acordo com a publicação, o último registro de poliomielite no Brasil foi em 1990. Quatro anos depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença havia sido erradicada das Américas.

30 Jun 2018 - 06:00h

A cada sete novos casos de diabetes, um é causado pela poluição do ar, de acordo com um estudo da revista Lancet Planetary Health. Embora a ligação entre a doença e a falta de ar tenha sido desenvolvida por outros trabalhos, o documento em questão foi publicado neste sábado (30). "A poluição contribui ao desenvolvimento de 3,2 milhões de novos casos de diabetes no mundo em 2016, o que representa cerca de 14%,", diz um trecho do estudo, segundo informações do G1 Bem Estar. De acordo com a publicação, essa estimativa é indicada com base em dados médicos de 1,7 milhão de ex-combatentes americanos, que são acompanhados por oito anos e meio e foram escolhidos por não possuírem diabetes quando a pesquisa começou a ser desenvolvida.  "Acreditamos que a poluição reduz a produção de insulina e provoca inflamações, impedindo o corpo de transformar a glicose do sangue em energia", diz outro trecho do trabalho. Os pesquisadores definiram um modelo estático para ver em que medida essa poluição poderia explicar o surgimento da diabetes, considerando fatores como a obesidade.

29 Jun 2018 - 22:05h

O vereador da cidade de Livramento de Nossa Senhora, João Batista Pereira dos Santos (PTB), o João de Ogum, fez criticas severas e chacota com a buraqueira que toma conta da Avenida Lindolpho de Azevedo Brito, na BA-148, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a sessão legislativa na Câmara Municipal, João de Ogum, pediu atenção da administração pública no trecho da rodovia. “Olhe um pouco de quem vem de Brumado para Livramento, porque se um cavalo cair, morre nos buracos que têm”, disparou o parlamentar. A capital do minério e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foram alvos de críticas de diversos vereadores da capital da manga e do maracujá, após declarações polêmicas do parlamentar brumadense, José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, que fez um discurso contra o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, em sessão ordinária no poder legislativo.

29 Jun 2018 - 22:00h

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, teve a melhor avaliação na categoria Saúde entre as cidades da Bahia, de acordo com os dados divulgados no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O município foi avaliado com 0,8810, número considerado alto de acordo com os critérios da pesquisa. A cidade baiana com pior avaliação foi Ribeirão do Largo, com 0,2064. A média estadual foi avaliada com 0,5929.  No Brasil, o município com o melhor índice é Ilópolis, no Rio Grande do Sul, e teve nota 0,9997. Já o município nacional com pior avaliação fica no Amazonas, Ipixuna, que foi avaliado com 0,1848. A média nacional é 0,7655. Na Bahia, 19 municípios apresentam índices considerados baixos (de 0 a 0,4), 132 podem ser classificados como regular (0,4 a 0,6), 207 moderados (de 0,6 a 0,8) e 61 altos.

29 Jun 2018 - 20:50h

A polícia militar prendeu um homem armado na Praça Donatila Meira Lobo, no bairro Olhos D’água, em Brumado, local onde será realizado o São Pedro 2018. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, por volta de 18h30 desta sexta-feira (29), guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e de Rádio Patrulhamento, receberam denúncias sobre supostas ameaças e porte ilegal de arma de fogo. Os policiais rapidamente deslocaram-se ao local e efetuou a prisão do acusado portando arma de fogo e intimando populares. Após realizarem a busca pessoal no indivíduo Cleiton Oliveira Ramos, 27 anos, encontraram a arma, uma pistola de pressão Beeman 2006, 5.5 mm. O homem foi conduzido a Delegacia de Brumado e está à disposição da justiça.

29 Jun 2018 - 20:00h

Por meio de decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes liberou o porte de arma a todos os guardas municipais do país, mesmo quando eles estiverem fora de serviço. A medida foi garantida com a suspensão de parte do Estatuto do Desarmamento, que previa essa liberação apenas a guardas de cidades com mais de 500 mil habitantes. Para outros municípios, o uso de arma só poderia ocorrer em serviço. Segundo informações de O Globo, ao analisar o pedido feito pelo Diretório Nacional do Democratas, o ministro justificou que o critério do tamanho da cidade utilizado no Estatuto não condiz com o índice de criminalidade no local. "As variações demográficas não levam automaticamente ao aumento ou à diminuição do número de ocorrências policiais ou dos índices de violência, estes sim relevantes para aferir a necessidade de emprego de armas ou outros equipamentos de combate à criminalidade", argumentou o magistrado. Moraes acrescenta que instituições, como a Guarda Municipal, possuem importância cada vez maior no combate à violência.

29 Jun 2018 - 19:30h

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou arquivar o inquérito aberto para apurar se o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem participação em supostas irregularidades cometidas em Furnas, subsidiária da Eletrobras em Minas Gerais. De acordo com o G1, o pedido inicial da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi para enviar o caso à primeira instância, mas o ministro Gilmar Mendes decidiu pelo arquivamento do caso. A investigação contra o tucano era um desdobramento da Operação Lava Jato. Aécio foi considerado suspeito de ter recebido propinas, por intermédio do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, a partir de dinheiro desviado em contratos com empresas terceirizadas. Em sua delação premiada, o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) contou ao Ministério Público que Aécio foi beneficiário de um “grande esquema de corrupção” na estatal Furnas.

29 Jun 2018 - 17:30h

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (29), o novo pedido de liberdade pedido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Moraes também arquivou o pedido da defesa para que o caso fosse analisado pela Segunda Turma da Corte. O ex-presidente Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde abril deste ano. 

29 Jun 2018 - 16:30h

A taxa de desocupação ficou em 12,7% no trimestre encerrado em maio, queda de 0,2 ponto porcentual em relação ao trimestre terminado em abril, quando o indicador estava em 12,9%. Com isso, o desemprego atingiu 13,2 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mensal divulgada nesta sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No confronto com igual trimestre do ano anterior, quando havia 13,8 milhões de desocupados, houve queda de 3,9%. De acordo com a Veja, na outra ponta, o número de pessoas que conseguiram uma ocupação entre março e maio ficou estável em relação ao trimestre de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018. Agora, são 90,9 milhões de brasileiros com emprego contra 87,9 milhões no mesmo trimestre do ano passado. A quantidade de empregados com carteira de trabalho assinada caiu 1,1% em comparação com o trimestre anterior. São 32,8 milhões de pessoas com trabalho formal. No confronto com o trimestre de março a maio de 2017, a queda foi de 1,5%, perda de 483.000 vagas. Já os trabalhadores sem carteira de trabalho assinada apresentou um aumento de 2,9% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2017, a alta foi de 5,7%, ganho de 597.000 oportunidades.  

29 Jun 2018 - 16:00h

Um grupo armado, com cerca de 10 a 15 homens, explodiram a única agência do Banco Bradesco da cidade de Abaré, região norte da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo a polícia, a ação durou aproximadamente 40 minutos. Os bandidos chegaram por volta das 2h e conseguiram saquear todo o cofre do banco. Durante a fuga, houve troca de tiros entre o grupo e a polícia. Uma viatura ficou com diversas marcas de tiros e diversas cápsulas de armamento pesado ficaram espalhadas. Não há informações de feridos. Ainda segundo a polícia, os suspeitos seguiram em direção ao rio após a ação. Eles incendiaram dois carros que foram usados para o assalto e, em seguida, utilizaram um barco para fuga em direção a Pernambuco. A polícia investiga o caso. A quantia roubada não foi divulgada. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

29 Jun 2018 - 15:30h

Por maioria de 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta sexta-feira (29) pedidos para tornar novamente obrigatório o pagamento da contribuição sindical. A Corte analisou 19 ações apresentadas por entidades sindicais contra regra da reforma trabalhista aprovada no ano passado que tornou o repasse facultativo, em que cabe ao trabalhador autorizar individualmente o desconto na remuneração. A contribuição equivale ao salário de um dia de trabalho, retirado anualmente na remuneração do empregado para manutenção do sindicato de sua categoria. Ao final do julgamento, 6 dos 11 ministros do STF votaram em favor da manutenção da nova regra de facultatividade: Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Cármen Lúcia. Contra votaram 3 ministros: Edson Fachin, relator da ação, Rosa Weber e Dias Toffoli. Não participaram do julgamento os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

29 Jun 2018 - 15:00h

O prefeito de Brumado confirmou o interesse em incluir Brumado no programa Cidade Empreendedora através da assinatura do termo de adesão, no paço municipal. Além de Brumado, outras 39 cidades baianas podem implantar o programa em seus domicílios. O Cidades Empreendedoras configura-se como um macro programa de desenvolvimento, no qual os projetos e ações da unidade de ambiente de negócios, assim como produtos e projetos de outras áreas sinérgicas do Sebrae, são desenvolvidos de forma colaborativa e sistematizada. O escopo de atuação do programa é baseado em uma estratégia de convergência de esforços e recursos, fortemente pautada na governança local, por meio da implementação de comitês gestores e núcleos de execução que determinam diretrizes e operacionalizam ações para concretizar os objetivos esperados. O background do programa está embutido na concepção de um Plano Municipal de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios (PMD), no qual se abriga um conjunto de ações direcionadas ao fortalecimento do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais. O contexto de inserção do programa situa-se em um momento Pós Lei Geral, onde temas prioritários para os pequenos negócios, como compras públicas e simplificação, por exemplo, precisam ser exponenciados e agregados a novas temáticas de desenvolvimento. Assim, o desafio de implementação do programa Cidades Empreendedoras não se limita a simplesmente oferecer benefícios de tratamento diferenciado para os pequenos negócios, mas suplantar uma agenda pública de desenvolvimento dos municípios, no sentido de fazer com que os gestores municipais e a comunidade empresarial organizada passem a estruturar programas e projetos cada vez mais voltados para o fortalecimento da macroambiência de negócios. O objetivo principal é engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico viabilizando a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal; aprimorando o ambiente legal para os pequenos negócios; ampliando a participação dos pequenos negócios nas compras do governo; simplificando os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas; fortalecendo a figura dos atores de desenvolvimento; desenvolvendo lideranças empreendedoras locais; qualificando a atuação das salas do empreendedor; fortalecendo o ambiente de negócios para o MEI; apoiando o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar e ampliando o acesso à educação empreendedora. A assinatura de adesão por parte do prefeito foi a primeira de 08 etapas que o município terá de cumprir junto ao Sebrae para que seja concluído o processo geral de inclusão ao programa.

29 Jun 2018 - 14:30h

Uma menina de 4 anos que tem paralisia cerebral foi impedida de embarcar em um avião por uma empresa aérea no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A menina viajaria para Salvador para fazer um tratamento médico acompanhada dos pais, que ficaram revoltados e entraram na justiça com um processo por danos morais e materiais. A família diz que a criança não foi autorizada a embarcar pela Azul Linhas Aéreas, mesmo tendo sido apresentado um atestado feito por uma neurologista, que dizia que a criança tinha condições de viajar de avião. “Eles foram desumanos com a minha filha Luna e, principalmente, preconceituosos. Isso é inadmissível. Hoje em dia se fala tanto em inclusão, mas onde está essa inclusão?”, disse a mãe da criança, Ana Cleide Neres ao G1. O pai Cil Eduardo Burtet contou que, por conta do ocorrido, teve de remarcar a consulta da menina em Salvador para o dia 4 de julho, mas informou que a empresa já adiantou que a criança também não poderá viajar na data. Por meio de nota, a Azul informou que avaliou o formulário médico da criança e que não autorizou a viagem em prol da sua segurança e saúde, com base na Resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

29 Jun 2018 - 14:00h

Durante esta semana, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), voltou a declarar que irá novamente à gerência nacional da Magnesita a fim de solicitar da mineradora que seja transferido ao Município o direito de operar o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, localizado à margem da BR-030, sentido Brumado/Caetité. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, como está em viagem ao estado de Minas Gerais, o prefeito adiantou que aproveitará a oportunidade para ir à empresa responsável pelo aeroporto reforçar o pedido de gerenciar o equipamento. Não é a primeira vez que o gestor faz referência ao assunto - em sua gestão anterior, ele chegou a lançar um projeto que criou linhas aéreas comerciais utilizando o equipamento de posse da mineradora, porém, por questões de custos e viabilização operacional, o projeto não decolou e logo foi suspenso. Desta vez, a intenção do prefeito não é apenas criar uma linha aérea comercial para o município, mas operar o aeroporto. Um dos argumentos é dar alternativa à região, principalmente, nesse período do ano quando, por muitas ocasiões, devido às condições climáticas, o aeroporto da cidade de Vitória da Conquista fica sem teto para receber aeronaves, impedindo o desembarque de autoridades que trariam benefícios para o município e região.

29 Jun 2018 - 13:55h

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (29) em um acidente automobilístico, em uma estrada vicinal, na cidade de Malhada de Pedras, a 40 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o condutor do veículo e mais dois passageiros retornava, de uma festa que aconteceu na Fazenda Coroba, quando perdeu o controle da direção do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e os dois passageiros foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Malhada de Pedras. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia no local. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

29 Jun 2018 - 13:00h

Um bar que funcionava de fachada para ocultar a prática de um bingo clandestino foi fechado novamente pela polícia civil na noite desta quinta-feira (28), na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado. Em setembro de 2017, a polícia esteve no local cumprindo ordem judicial após denúncias dos moradores vizinhos. Desta vez, além de denunciarem a prática irregular de jogos de azar, os vizinhos também apontaram que a movimentação no lugar perturbava a paz devido ao som alto e barulho dos apostadores até altas horas da madrugada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento da abordagem policial, havia várias pessoas no estabelecimento. A polícia apreendeu um globo com as bolas numéricas, cartelas, uma maleta com fichas de apostas e vários talões de jogos. Todo material apreendido foi apresentado na delegacia e, na manhã desta sexta-feira (29), foi encaminhado à justiça. O proprietário foi ouvido pela autoridade policial e pagou fiança para não ficar detido. Ele deve responder na justiça por reincidência.

29 Jun 2018 - 12:30h

O presidente Michel Temer (MDB) assinou na quinta-feira, 28, decreto que reserva 30% das vagas em processos de seleção de estágio e na contratação de jovens aprendizes no serviço público para estudantes negros. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, a proposta é aplicar a mudança na administração pública, autarquias, fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. O ministério diz que a ação terá como impacto imediato o acolhimento da reivindicação de educação, saúde e trabalho movida pelo movimento social negro ao estado brasileiro e a superação das desigualdades étnico-raciais. “No trabalho, esse é um avanço de repercussão muito significativa, pois vai atingir o jovem no seu primeiro emprego, posicionando os negros em condição de igualdade”, comemora o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha. De acordo com a Veja, poderão concorrer às vagas reservadas, candidatos negros  que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

29 Jun 2018 - 12:00h

O deslocamento de moradores, comerciantes e visitantes em geral para o distrito rural de Iguatemi, na fronteira entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, só está sendo possível porque os populares abandonaram a ponte Florindo Bitencourt e estão atravessando pelo leito do Rio São João, que está seco no momento. A ponte estreita e de mão única não comporta o tráfego de veículos, pois está com um grande buraco interditando parte do percurso. A situação alerta para a falta de segurança e estrutura da obra que foi inaugurada há 31 anos, em 1987, e, desde então, nunca passou por reparos. A prometida reforma vem se arrastando ao longo dos anos, com palavras de acordo entre os prefeitos das duas cidades, mas nenhuma ação concreta para solucionar o problema. Alguns deputados até já se manifestaram garantindo que iriam apresentar um projeto para levantamento de emenda parlamentar para a obra, porém o que se tem é o retrato do abandono e descaso com a comunidade local.

29 Jun 2018 - 11:30h

Uma médica pediatra de 34 anos foi presa em Brasília sob suspeita de matar o próprio filho, de três anos, com uma overdose de medicamentos na quarta-feira (28). Ela teve a prisão preventiva decretada nesta quinta e está internada na ala psiquiátrica do Hospital de Base de Brasília sob custódia da Polícia Civil. Segundo testemunhas, ela tentou se matar na sequência. De acordo com o delegado João de Ataliba Nogueira, da 1ª DP, responsável pelas investigações, foram encontrados no apartamento da pediatra duas cartelas vazias de Frontal e uma de Ritalina. “Tudo leva a crer que houve ingestão aguda de medicamentos. Pelas provas colhidas, o quadro é característico de homicídio seguido de tentativa de suicídio”, afirmou, acrescentando que a causa da morte da criança só será confirmada em laudo pericial. De acordo com depoimentos à polícia, a mulher desceu de seu apartamento na Asa Sul de Brasília com um corte no pescoço, suja de sangue, gritando que havia matado seu filho e que iria se matar, dirigindo-se para uma avenida movimentada para se jogar na frente de um carro — ela foi contida pelo porteiro do prédio. A criança chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Materno Infantil de Brasília, onde morreu. Segundo a Veja, o delegado conta que ainda não colheu depoimento da mulher para ouvir sua versão e saber qual seria a motivação do crime. Segundo ele, a polícia também apurou que a mulher sofre de depressão desde 2016. Também será investigada a informação prestada por uma testemunha segundo a qual, em janeiro, o bebê também ficou internado durante três dias na UTI em razão de ingestão de medicamentos — o pai, de quem a médica é separada, ficou sabendo dessa internação recentemente.