Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2019"

22 Nov 2019 - 00:00h

Em contato direto com a cidade de Ibiguá, no interior do estado de São Paulo, o site Achei Sudoeste conversou com Margarida Bispo, casada com o brumadense Josué Bispo, que tenta restabelecer contato com a família em sua terra natal. Segundo Margarida, há cerca de quatro anos, o marido não conversa com os familiares Júnior e Ruth. “A mãe dele, a Dona Hermelina Maria de Jesus, que também veio para São Paulo morar com os filhos, vivia no Bairro São Félix, mas os demais familiares eu não sei”, relatou. Margarida faz um apelo para que a família que reside em Brumado entre em contato com Josué. “A gente só quer ter um contato novamente com a família. Se algum vizinho ou conhecido ouvir esse apelo e quiser passar alguma informação”, disse. O telefone para contato é (17) 99794-9140.

21 Nov 2019 - 17:30h

Doze pessoas, incluindo um vereador e a esposa dele, foram presas nesta quinta-feira (21) suspeitas de liderar um esquema de venda de carteiras de habilitação no norte da Bahia. Em nota, o Detran informou que é favorável a todas as investigações de combate à corrupção. As prisões decorreram da operação "Capitiosus", deflagrada pela Polícia Civil, que também cumpriu dois mandados de medidas cautelares contra um delegado e um investigador da corporação e 20 mandados de busca e apreensão na região. Dos suspeitos presos, onze tinham mandados de prisão preventiva em aberto e um deles foi flagranteado por armazenamento ilegal de combustível e posse de drogas. De acordo com o delegado Felipe Neri, o vereador Arlivan Carvalho Gonçalves também já foi diretor do Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Senhor do Bonfim. “Ele [o vereador] vendia habilitação sem fazer exame, sem fazer nada. Ele e a esposa são os líderes desse esquema. Os policiais ainda estão nas ruas cumprindo mandados”, disse o delegado. Ainda segundo a Polícia Civil, com o cumprimento dos mandados, o delegado e o investigador foram afastados das funções e estão proibidos de frequentar delegacias e manter contato entre si, com o objetivo de evitar interferência na investigação.  A investigação teve o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), das coordenações de Operações Especiais (COE) e de Apoio Técnico a Investigação (CATI/Depin), além de policiais das Coorpin de Feira (1ª), Jacobina (16ª), Juazeiro (17ª) e Euclides da Cunha (25ª).

21 Nov 2019 - 17:00h

Na noite da última quarta-feira (20), em rondas pelo Bairro São José, na cidade de Paramirim, a 131 km de Brumado, a Cipe Sudoeste visualizou um indivíduo que tentou fugir ao perceber a aproximação da guarnição. Imediatamente, os policiais desembarcaram e empreenderam diligência, momento em que o indivíduo começou a realizar disparos em direção a guarnição. Os policiais revidaram e houve um confronto. Cessados os disparos, foi encontrado o indivíduo ao solo portando um revólver calibre 38, com 03 cartuchos deflagrados e 03 intactos. O indivíduo foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde foi constatado o óbito pela médica plantonista. Segundo o mesmo era alguém contumaz na prática delituosa.

21 Nov 2019 - 16:30h

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Vale dos Três Morros, localizado no município de Piatã, na Chapada Diamantina, e destruiu uma área de vegetação, nesta semana. Segundo o coordenador da brigada Altitude Ambiental, Ricardo Xavier, o incêndio começou na terça-feira (19) e só foi controlado na madrugada desta quinta (21). Cerca de 20 pessoas da brigada atuaram no combate ao fogo. Ainda não há uma estimativa do tamanho da área atingida. Conforme o coordenador da brigada, o grupo deve fazer imagens de drone para calcular a área queimada e ver se há novos pontos de chamas. Ainda segundo Ricardo Xavier, o Vale dos Três Morros abriga afluentes dos rios de Contas, Paraguaçu e São Francisco, além de um sítio arqueológico com pinturas rupestres. Segundo o G1, o coordenador da brigada explicou também que ainda não é possível determinar o que causou o fogo, mas as chamas teriam começado próximo a uma estrada.

21 Nov 2019 - 16:00h

Na tarde da última quarta-feira (20), a Cipe Sudoeste, Polícia Federal e Polícia Civil realizou policiamento na Rua Antônio Pinheiro Santana, na cidade de Barra da Estiva, a 129 km de Brumado, à procura de um foragido da justiça. Durante o patrulhamento, foram avistados dois indivíduos em frente a uma residência, tendo um deles saído em alta velocidade na condução de uma motocicleta; o outro entrou em uma casa. 

Neste momento, a guarnição encontrou o conduzido tentando pular o muro do interior para o exterior da casa. Com ele, foi localizada 38 kg substância análogo a maconha, além de um revólver calibre 38, uma pistola, R$ 7.140,00, três tablets, dois Ipads, duas balanças de precisão, oito pedras de raxixe, duas máquinas fotográficas, um relógio rolex, sete aparelhos celulares e várias munições. O material e o indivíduo foram conduzidos à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

21 Nov 2019 - 15:30h

No dia em que as buscas completam 300 dias, os bombeiros de Minas Gerais encontraram na manhã desta quarta-feira, 20, o corpo de uma vítima do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros informou que, pelo estado de decomposição do corpo, não é possível por enquanto determinar o sexo ou a provável idade da vítima localizada. “Como o corpo que foi localizado está praticamente completo, é provável que o número de desaparecidos, que atualmente está em 16, possa ser reduzido após a identificação da vítima pelas equipes da Polícia Civil”, afirmou o Corpo de Bombeiros. A tragédia na barragem da mina do Córrego do Feijão ocorreu no dia 25 de janeiro e deixou até o momento 254 mortos e 16 desaparecidos. O corpo encontrado nesta quarta foi localizado na área de busca denominada BH1 (Barreira Hidráulica), a cinco quilômetros de distância da barragem que se rompeu. Atualmente, 101 bombeiros trabalham no resgate, com o auxílio de dois cães, um drone e 176 maquinários.

21 Nov 2019 - 15:00h

Em Brumado, o Terço dos Homens, da Igreja Católica, aderiu à campanha Novembro Azul e promoveu entre os participantes uma palestra com o médico urologista Thiago Torres para orientações e esclarecimento de dúvidas. À frente do grupo no município, Orlando Gomes disse ao site Achei Sudoeste que, além de levar espiritualidade ao homem, o Terço dos Homens também se preocupa em chamar a atenção para o cuidado com a saúde através da prevenção ao câncer de próstata. “Hoje, muitos ainda morrem por não terem quebrado esse tabu. Nessa ação social, nós promovemos essa palestra na comunidade Santa Rita. Conseguimos a fundo entender que é necessário o homem cuidar da saúde. Foi muito bom”, avaliou. Na oportunidade, segundo Gomes, o médico urologista esclareceu várias dúvidas dos participantes com relação à doença e à saúde dos homens em geral. Gomes ainda ressaltou que a palestra foi muito bem recebida pelo grupo. “Todos, a partir de agora, irão cuidar melhor da saúde”, concluiu.

21 Nov 2019 - 14:30h

Por 50 votos a 12, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 20, a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 199/2019) que permite a prisão após a condenação em segunda instância. Agora, o texto segue para uma comissão especial. Depois, terá que ser discutido pelo plenário da Casa. Na sessão desta quarta, os parlamentares analisaram um parecer complementar da relatora, deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), que se manifestou favoravelmente à alteração dos artigos 102 e 105 da Constituição Federal, acabando, assim com os recursos extraordinário e especial, apresentados, respectivamente, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com isso, o trânsito em julgado ocorre após a condenação em segunda instância. A votação só ocorreu após a deputada do PSL considerar inadmissíveis outras duas PECs que alteravam o artigo 5º da Constituição, relativo aos direitos e garantias fundamentais das pessoas. A PEC 199/2019 foi apresentada na terça-feira 19 pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP). Manente também é autor da PEC 410, considerada inadmissível pela relatora. A tramitação desta PEC é uma reação da ala lavajatista do Congresso à decisão do STF que derrubou, por 6 votos a 5, a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância. A alteração na Constituição divide o Congresso, e, embora o texto tenha sido aprovado na CCJ, sua tramitação é considerada difícil. Em entrevista a Veja, Manente afirmou que uma alteração constitucional “não dá margem para questionamentos” no STF.

21 Nov 2019 - 14:00h

Nesta quarta-feira (20), foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Em Brumado, a data foi marcada por um evento realizado no campus do Ifba. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da iniciativa, Alisson Lima, disse que a programação incluiu apresentações do grupo de capoeira Ginga Brasil e do grupo de dança Afro Jurum, com mais de trinta dançarinos no palco. “Os alunos, professores e convidados vibraram. Está sendo um evento muito rico pra gente refletir sobre a importância da consciência negra aqui no município e dentro do instituto federal. Atividades como esta são de fundamental importância para debater sobre consciência racial e combate ao racismo, preconceito e discriminação”, destacou. 

Na oportunidade, Lima afirmou que foi discutido o afrofuturismo - o futuro da população negra. “Um futuro em que a gente não precise mais discutir consciência negra e respeitemos a diversidade que existe em nosso país, todas as crenças, etnias e a nossa cultura ancestral”, completou.

21 Nov 2019 - 12:00h

As obras de recapeamento asfáltico no trecho entre o Parque de Exposições Gilson Brito e a entrada da BA-148, em Brumado, foram retomadas. O site Achei Sudoeste esteve no local acompanhando os trabalhos e pode conferir que a Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na entrada da cidade, não foi incluída nas obras. Segundo o encarregado geral Sirivan de Souza, o recapeamento está sendo feito nos 400 metros que faltaram na primeira etapa da obra. “Entre hoje e amanhã, estaremos finalizando essas atividades. Pedimos ao pessoal que trafega pela via que tenha um pouco mais de atenção por conta dos operários trabalhando na BA”, afirmou. Sobre a não inclusão da avenida nos trabalhos, o encarregado disse apenas que foi contratado para realizar o recapeamento no referido trecho, que começa após a via. No total, cerca de trinta pessoas trabalham no perímetro.

21 Nov 2019 - 11:30h

Uma explosão de gás assustou alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Gelásio Zera Alves, na manhã desta quarta-feira (20), no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a prefeitura da cidade, as crianças foram retiradas por funcionários logo após a explosão. Conforme o Corpo de Bombeiros, a explosão provocou um princípio de incêndio, por volta das 11h. As chamas foram apagadas por uma equipe dos bombeiros. De acordo com o G1, o vazamento do gás aconteceu por causa de um problema na válvula do botijão, informou o Corpo de Bombeiros. Segundo o órgão, as aulas foram suspensas nesta quarta. Não há previsão do retorno das atividades da creche.

21 Nov 2019 - 11:00h

No próximo final de semana, o karateca brumadense Caio Felipe representará a Bahia em um torneio nacional de karatê que acontece na cidade de Salvador. Em entrevista ao site Ao Achei Sudoeste, o atleta disse que disputará em três categorias. “Vamos em busca de subir no pódio para medalhar e ganhar pontuação para subir no ranking do estado e do Brasil”, declarou. Com o apoio de um trabalho físico e de fisioterapia, Felipe ainda se recuperando de uma lesão na perna, no pé e no joelho. Otimista, ele contou que está “afiado” e pronto para conquistar o título da competição. “Com fé em Deus, meu treinamento vai render frutos lá”, destacou. No final do ano, o atleta também participará das seletivas para integrar a equipe da seleção brasileira. Para ele, o que pesa é a parte financeira, tendo em vista que faltam recursos para incentivar o esporte no município.

21 Nov 2019 - 10:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

21 Nov 2019 - 10:00h

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ibicoara, Adão Assunção dos Santos (PTB), foi multado em R$ 3 mil e ainda terá que devolver aos cofres municipais R$ 19 mil, com recursos pessoais, referente a diferença entre o valor pago pela câmara à empresa Prime Empreendimentos e Logística, vencedora do Pregão Presencial n. 03/2018, e o pagamento feito por esta empresa à CB Produtos Agropec e a Ednei Pinto de Araújo, sublocatários. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo foi o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza. O caso foi julgado na última quarta-feira (20) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com o órgão, apesar das penalidades, as contas do exercício financeiro de 2018, foram aprovadas com ressalvas. Cabe recurso da decisão.

21 Nov 2019 - 09:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

21 Nov 2019 - 09:00h

No último final de semana, após mais de ano da sua inauguração, a unidade da delegacia Territorial da Polícia Civil de Caetité, a 100 km de Brumado, localizada no Bairro Prisco Viana, começou a funcionar. O local conta com sala para policiais, duas celas que comportam 04 detentos, além de sala de audiência. A delegacia funciona durante a semana de 7h às 12h e de 14h às 18h. Aos finais de semana, funcionará 24 horas, com plantão.

21 Nov 2019 - 08:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

21 Nov 2019 - 08:00h

O prefeito da cidade de Érico Cardoso, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), foi multado em R$ 3 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas relativas ao exercício de 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do caso foi o conselheiro Raimundo Moreira. O julgamento foi realizado na última quarta-feira (20), na sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em Salvador. Apesar da penalidade as contas foram aprovadas com ressalvas. O município apresentou uma receita arrecadada na ordem de R$ 25.904.384,08 e realizou despesas no montante de R$ 26.697.591,12, o que indica um déficit orçamentário de R$ 793.207,04. Além disso, os recursos em caixa foram insuficientes para cobrir as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, o que demonstra desequilíbrio nas contas públicas. A despesa total com pessoal alcançou o montante de R$ 13.424.909,25, que representa 53,87% da receita corrente líquida de R$ 584.216.936,47, cumprindo, portanto, o limite de 54% estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. O relatório técnico apresentou ressalvas como publicações intempestivas dos decretos para aberturas de créditos adicionais após as contabilizações das alterações das dotações orçamentárias; envio de documentação mensal de forma incompleta à IRCE, com destaque para o não encaminhamento de processos de dispensas de licitações (02 achados); atrasos nos pagamentos das remunerações aos servidores com recursos vinculados ao Fundeb e Saúde; inserções incorretas ou incompletas de informações no SIGA, dificultando o desenvolvimento dos trabalhos da Inspetoria Regional; repasse de recurso ao Consórcio Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim, acima do limite pactuado, como também pela não comprovação de incorporação dos referidos recursos no ativo não-circulante, na conta investimentos; inconsistências nos registros contábeis; e relatório de controle interno apresentado contendo informações precárias. Cabe recurso da decisão.

21 Nov 2019 - 07:30h

A Dalmóbile irá comemorar o seu sexto aniversário em Brumado com um delicioso coquetel. O evento de celebração acontece na própria loja, que fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, 2-146, no Bairro das Flores. A comunidade está convidada para conhecer o showroom da loja, que conta com peças de design moderno e arrojado. Faça uma visita à loja e peça um orçamento.

21 Nov 2019 - 07:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou “regular, embora com ressalvas”, a prestação de recursos repassados pela Prefeitura de Brumado, na gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), à Associação Luiza de Marillac – Lar do Ancião, no exercício de 2007. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, foram repassados recursos no montante de R$ 12.600,00, para o pagamento das contas de água, luz e outras despesas de custeio. Os documentos apresentados comprovaram despesas no montante de R$ 12.605,27, sendo que a diferença no valor de R$5,27 foi arcada com recursos de contrapartida da própria entidade. Cabe recurso da decisão.