Achei Sudoeste

11 Set 2013 - 19:15h

Devido à matéria publicada pelo site Brumado Notícias no último dia 09 sobre a qualidade dos serviços prestados pela Vivo na região, a operadora enviou uma nota nesta quarta-feira (11) para nossa redação. De acordo com o setor de comunicação da empresa, a dificuldade em realizar chamadas na data aconteceu por causa uma falha na rota de transmissão que atende a cidade. A Vivo garantiu que no mesmo dia uma equipe esteve na cidade e fez os ajustes necessários para que os serviços fossem normalizados. “O sistema da cidade está em processo de ampliação o que, em breve, vai acarretar em melhorias nos serviços prestados aos nossos clientes”, informava o texto. A nota dizia ainda, ao final, que qualquer reclamação pode ser feita através da Central de Atendimento 103 15 (ou *8486), que funciona 24 horas 7 dias por semana.

11 Set 2013 - 18:30h

Com o objetivo de proporcionar os jovens brumadenses um espaço para o encontro com Jesus Cristo, a Carp (Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz) vai realizar mais uma vez a Festa da Luz. O evento já está na sua oitava edição e neste ano de 2013 o tema é ‘Contra o Extermínio da Juventude’. “Utilizamos a arte (dança e música) para realizar uma efetiva evangelização, resgatando valores e proporcionando à juventude brumadense uma oportunidade”, explicam os organizadores. No tocante ao tema, a Carp quer promover uma cultura de paz em defesa da vida dos jovens. “Queremos denunciar o avanço da violência e propor saídas, com valorização dos direitos humanos, e a ampliação dos marcos da cidadania”, completaram os membros da Carp. A justificativa para este tema é o fato de que nos últimos tempos, todos os segmentos da sociedade brasileira estão vivendo a realidade da violência. Na Festa, os jovens têm a oportunidade de conhecer Jesus Cristo através de uma linguagem jovem e ainda usar esse conhecimento para valorizar e se comprometer com a sacralidade da própria vida e da de outros, como garante os organizadores. O evento vai acontecer no próximo dia 19 de outubro, no Planet Show, a partir das 19 horas. As atrações musicais da edição 2013 serão Renova Samba com Jesus, Ministério Filhos da Paz, Banda Restauração, Ministério Dominis e DJ tocando o melhor do dance católico. Nesse ano, além do espaço principal, a Festa da Luz terá três espaços alternativos, um para crianças – Carp Kid’s, outro para uma abordagem mais profunda sobre o tema - Exposição “Juventude quer viver”, e outro para oração – Tenda da Misericórdia.

11 Set 2013 - 17:38h

Desde o início desta semana, os alunos do curso de Administração do campus XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Guanambi, no sudoeste baiano, paralisaram as atividades discentes. De acordo com os estudantes, a suspensão vai durar até que o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim da Silva, os receba em Salvador e resolva as necessidades do curso. “Exigimos que nossas pautas sejam avaliadas e congruentemente atendidas”, disseram eles através de nota enviada ao site Brumado Notícias nesta quarta-feira (11). As exigências dos discentes são: realização de concurso público para contratação de professores, melhorias na estrutura do campus, fim da perseguição aos alunos feita pelos professores, apoio aos projetos de pesquisa e extensão. 

Além dessas pautas, a principal reivindicação dos estudantes é pelo reconhecimento do curso, pois a primeira turma formada está há três anos sem receber o diploma. “Precisamos de sete professores para manter o curso com o mínimo de estabilidade. E sem reconhecimento do curso, muitos formados estão ficando impedidos de aproveitar oportunidades de emprego por causa da ausência de diploma”, explicaram, informando que existem cartazes sobre a paralisação em toda a Uneb. A classe estudantil aproveitou a sessão da Câmara Municipal de Guanambi do dia último dia 10 e pediu apoio dos vereadores à causa. Os alunos pedem ainda o apoio dos discentes dos outros campi da Uneb na região, o VI e o XX, Caetité e Brumado, respectivamente.

11 Set 2013 - 17:03h

Após 20 dias da instalação, os semáforos do cruzamento da Praça Senhor do Bonfim e do cruzamento entre a Avenida Otávio Mangabeira e Rua Rio de Contas foram ligados na noite da última terça-feira (10). E o início do funcionamento contou com as presenças do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), secretários do município, vereadores, do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e populares. Durante sua fala, o gestor declarou que a prefeitura tem ainda o projeto de instalação de mais dois conjuntos semafóricos em outros pontos críticos da cidade. Mas mesmo com os semáforos funcionando, os agentes de trânsito tiveram de atuar nos cruzamentos a fim de orientar transeuntes e condutores sobre o tráfego nos trechos citados.

11 Set 2013 - 16:30h

Um computador do Projeto Cidadania Digital, que faz parte do programa de inclusão sócio digital do estado da Bahia em parceria com o governo federal, foi furtado de dentro da unidade da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb). O furto foi percebido pelo vigia da Fadesb às 13 horas desta quarta-feira (11), quando ele notou que a grade da sala onde ficam os computadores havia sido forçada e a porta arrombada. Ao verificar o sumiço do aparelho, o vigia logo acionou a polícia. Uma alavanca foi encontrada próximo à sala e os policiais acreditam que essa tenha sido a ferramenta usada pelos arrombadores. Essa é a segunda vez que a Fadesb passa por esse tipo de situação neste ano. Na outra ocasião, os arrombadores também tentaram entrar nesta mesma sala, mas não conseguiram.

11 Set 2013 - 16:00h

A deputada Ivana Bastos (PSD) participou da 7ª Audiência Pública realizada pelo colegiado da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. O evento teve por finalidade debater as propostas da Resolução 4.131, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que tratam da desativação dos trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e autoriza a devolução do trecho de 1760 Km, concedido há 17 anos para a FCA. As devoluções fazem parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, que prevê a construção de uma nova ferrovia entre os municípios de Parnamirim, no Pernambuco, e Feira de Santana, na Bahia. Segundo a resolução, o município de Alagoinhas estaria fora do traçado. Durante a audiência, o Superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra dos Reis, falou sobre os traçados determinados pela resolução. Para Bastos, é necessário rever as determinações da resolução, pois essa medida atinge diretamente a vida dos trabalhadores e moradores da região. A parlamentar destacou ainda o desenvolvimento gerado pela Fiol. “Tudo um dia tem que começar. Há 150 anos começou a ferrovia que passa por Alagoinhas; agora está começando a Fiol, que já gera mais de sete mil empregos diretos, só na metade do trecho, entre Ilhéus e Caetité. Essa é a nossa defesa, a continuidade e o investimento na malha ferroviária da Bahia e do Brasil”, concluiu a deputada.

11 Set 2013 - 15:25h

A contratação de um caminhão suga-fossa foi uma solicitação do vereador Alessandro Lôbo (PSL) feita ao executivo municipal durante a sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (11). O veículo seria contratado para realização da limpeza das fossas existentes no Bairro São José, em Brumado, que já chegaram em sua maioria a capacidade máxima. Segundo Lôbo, alguns moradores tiveram de reconstruir outras fossas em razão da falta de espaço para o despejo de dejetos. O parlamentar ressaltou na ocasião que os moradores do bairro são obrigados a terem fossas em suas residências por conta da inexistência de coleta de esgoto na localidade. “Como o bairro é antigo algumas fossas já estão transbordando pelas ruas, causando danos à saúde e gerando grandes transtornos aos moradores e também para as pessoas que trafegam pelo bairro”, completou Lôbo.

11 Set 2013 - 14:25h

O prefeito Marilton Matias (PSD), da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, está internado na Clínica Santa Clara, em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor foi hospitalizado na noite da última terça-feira (10) para realização de uma cirurgia. Matias, de 45 anos, fará um procedimento cirúrgico para retirada de um nódulo na língua. Em nota divulgada em uma rede social, o prefeito dombasiliense confirmou que fará a cirurgia e agradeceu a todos pelas orações. O dia em que o gestor realizará o procedimento não foi divulgado e nem quando ele receberá alta médica.

11 Set 2013 - 14:00h

O lutador Hugo Possidônio da Silva, popular Hugo Topázio, sagrou-se campeão em um evento de MMA promovido na cidade de Barra da Estiva, no último sábado (07). Ex-participante de um projeto social realizado em Brumado, Hugo venceu a luta por nocaute logo no primeiro round. O bom desempenho rendeu ao atleta não apenas a premiação no octógono, mas também a admiração dos conterrâneos, principalmente dos jovens, que se espelham na revelação do esporte local. O sucesso do atleta é tão grande que, durante a última sessão da Câmara de Vereadores, o lutador foi contemplado com uma moção de aplausos proposta pelo vereador Castilho Viana (PSB) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. Hugo fez questão de agradecer os votos de confiança. “Quero agradecer a toda minha equipe e aos meus patrocinadores pela preparação e a confiança depositada em mim. Sou oriundo de um projeto social, o qual me ajudou muito na formação do meu caráter. Tenho orgulho de hoje ser quem sou e poder representar minha cidade”, disse o atleta.

11 Set 2013 - 11:50h

Em 2002, foi criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de Brumado (CMSPB), que contava com dez membros da sociedade civil organizada, representantes da polícia civil, militar e rodoviária estadual e o presidente Manoel Gonçalves. Durante os quatro primeiros anos, o CMSPB mostrou-se atuante, mas, após o ano de 2006, o Conselho começou a perder força. Na época, participavam ativamente do órgão apenas o presidente e dois membros. Diante do quadro, a entidade acabou perdendo o apoio dos governos municipal e estadual e ficou totalmente inerte. No início deste ano, o presidente renunciou ao cargo. Com os números da violência crescendo no município - 2013 já é considerado o ano mais violento nos últimos dez anos -, membros da sociedade civil organizada formaram uma comissão provisória com o intuito de reativar ou criar um novo Conselho Municipal de Segurança na cidade. Na última terça-feira (10), o diretor da 21ª Subseção da OAB-BA, em Brumado, Kléber Lima Dias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, e o presidente do Rotary Club, Tadeu Silva, se reuniram com a imprensa local na sede da OAB para apresentar a comissão e falar sobre a reativação ou criação do novo Conselho de Segurança. 

Na ocasião, os membros destacaram que a comissão já encaminhou ao governo do estado uma solicitação para aumento do efetivo policial que atua na cidade, além da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender Brumado e sua microrregião. Para iniciar os trabalhos, a comissão tem prestado apoio a uma Ong que trabalha com cerca de 90 crianças e adolescente em situação de risco. O objetivo é demonstrar aos governos municipal, estadual e federal que a cidade é carente de políticas públicas sociais, principalmente em sua periferia. Ainda não se tem uma data para apresentação do novo conselho, mas há dois meses a comissão provisória vem realizando encontros com vereadores, órgãos e instituições da sociedade e com a polícia. A expectativa é de que o conselho seja formado o quanto antes. “O conselho terá dez membros, mas esperamos contar com 70 mil conselheiros, representados pela população da nossa cidade, a fim de podermos carregar juntos essa bandeira e fortalecer a segurança local”, ressaltou o advogado Kléber Lima Dias.

11 Set 2013 - 11:28h

No último sábado (07), as principais ruas da cidade de Lagoa Real foram tomadas pelo desfile de 7 de setembro. Os alunos das escolas do município contaram através de faixas, cartazes e caracterizações os principais momentos vividos na história do Brasil. Além de mostrar as bandeiras do país, do estado da Bahia e do município, o desfile foi aberto com a Escola Municipal Maria Otília Cardoso, que falou sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos sociais de libertação que marcaram a história do Brasil. As Escolas Municipais Maria Rosa dos Santos e Monsenhor Bastos deram sequência ao desfile cívico com a representação da vinda da Família Real à colônia. Os alunos deram vida ao desfile encenando personagens simbólicos da época, como D. João VI e D. Pedro. Já o Colégio Estadual Luís Prisco Viana apresentou o quadro histórico que retrata o Grito do Ipiranga, acontecimento ocorrido há 191 anos que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Encerrando o desfile, a Escola Municipal Natalino de Oliveira Lima apresentou ao público a história da Independência da Bahia. Na última ala, os alunos das Escolas Municipais Donério Aguiar e Dom Eliseu Resende desfilaram com as bandeiras dos estados brasileiros. O público compareceu em massa ao desfile e aplaudiu os alunos pela demonstração de patriotismo.

11 Set 2013 - 10:20h

Na tarde da última terça-feira (10), um termo de compromisso que prevê investimentos da ordem de R$ 135,4 milhões a serem destinados a 336 municípios do semiárido foi assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT). A verba será investida na construção de mais de mil cisternas para abastecimento de água referente ao Programa Água para Todos. Os municípios contemplados estão em situação de emergência por conta da seca. Na Bahia, serão investidos R$ 17,5 milhões na realização de 135 obras, que serão iniciadas em cerca de 45 cidades. Maria Quitéria, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), afirmou que o investimento é resultado de uma série de rodadas de negociações entre a entidade e o Ministério da Integração Nacional. Segundo Quitéria, os investimentos do governo federal são ações estruturantes para cidades pequenas que não têm condição de superar a seca com recursos próprios.

11 Set 2013 - 09:20h

O comerciante Adalto Pereira Leal, 41 anos, teve a sua motocicleta, uma 150, cor cinza, placa HIG-8226, roubada por volta das 11h da última terça-feira (10). O roubo ocorreu enquanto o comerciante fazia as suas necessidades fisiológicas no meio do mato. Segundo o radialista Radiola, natural do Distrito de Morrinhos, em Guanambi, no sudoeste baiano, Adalto registrou uma queixa na delegacia de polícia civil do município e explicou aos policiais que estava trabalhando quando sentiu vontade de defecar. Como no estabelecimento não tem banheiro, o comerciante percorreu cerca de 1 km até o trevo com a BR-030, deixou a motocicleta estacionada no acostamento e entrou no mato. Quando voltou, o veículo já havia sido roubado. A vítima prestou queixa e aguarda providências da polícia.

11 Set 2013 - 08:35h

Na última quinta-feira (05), os funcionários dos Correios rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 5,27 % apresentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 18. Os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirmaram que o valor do reajuste não atinge a inflação do período. Em contrapartida, a ECT declarou que a proposta contempla manutenção de todos os benefícios constantes do acórdão vigente; manutenção da assistência médico/hospitalar/odontológica nos termos da cláusula 11; vale extra a ser concedido em dezembro deste ano para os empregados admitidos até 31 de julho, e o reajuste não oferece perdas aos trabalhadores. Além disso, segundo os Correios, entre os anos de 2003 e 2012, o ganho real dos trabalhadores foi de 36,91%, acima da inflação do período. Os funcionários da empresa reivindicam, além de 15% de aumento real nos salários, segurança nas agências, contratação de 10 mil funcionários, reposição de perdas salariais no período de 1994-2002, implementação de Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e redução de jornada de trabalho dos atendentes para 6 horas. "Se a empresa não melhorar a contraproposta, vamos entrar em greve por tempo indeterminado”, afirmou o secretário de Imprensa e Comunicação da Fentect, James Magalhães. No próximo dia 17 de setembro, uma assembleia geral será realizada. Durante a reunião, será votada uma possível paralisação.

11 Set 2013 - 07:46h

No início da madrugada desta quarta-feira (11), o advogado Francisco Nader compareceu a delegacia de Brumado e devolveu a pistola que havia sido roubada de um investigador da polícia civil na última segunda-feira (09). O foragido da justiça Havailton Souza agrediu o investigador e roubou a sua arma após o policial ter anunciado a prisão do mesmo. O acusado possui um mandado de prisão expedido pela justiça. Na madrugada da última terça-feira (10), a polícia localizou na casa do procurado um arsenal de espingardas de caça, uma touca ninja, um celular e R$ 4.200 em espécie. Como o acusado fugiu da residência durante a ação policial, a esposa e o filho foram conduzidos à delegacia. A mulher do foragido só seria liberada com o pagamento de uma fiança no valor de R$ 12 mil, mas a mesma alegou não ter a quantia. O advogado tentou uma negociação com o delegado plantonista, porém o mesmo encaminhou o caso para o juiz criminal Genivaldo Alves Guimarães, que deve apresentar um parecer da justiça ainda na manhã desta quarta-feira (11).

11 Set 2013 - 00:20h

Natural de Riacho de Santana, o menino Aldo Emanuel da Rocha Teodoro, 10 anos, faleceu na noite desta terça-feira (10), no Hospital Roberto Santos, em Salvador. O garoto, que sofria de uma grave doença no cérebro, chegou a ser transferido em uma UTI aérea da cidade de Guanambi para Salvador no último sábado (07), em busca de um tratamento especializado. Aldo estava acompanhado de sua mãe, a professora Maria Rosa da Rocha Teodoro, 36 anos, e de seu pai, o radialista Francisco Teodoro Filho, 42 anos. Toda a equipe médica do Hospital Roberto Santos estava mobilizada no sentido de prestar o melhor atendimento para o garoto, que infelizmente não suportou a gravidade da doença e veio a óbito. O quadro clínico de Aldo era considerado gravíssimo, como apontado em todos os laudos emitidos pelos médicos do Hospital Regional de Guanambi. Toda a transferência e acompanhamento do menino foi feito pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O caso repercutiu bastante em toda a imprensa baiana e sensibilizou a opinião pública após os apelos desesperados da mãe, que pedia a transferência do filho para um centro de medicina avançado.

11 Set 2013 - 00:00h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento nesta terça-feira (10) do Recurso Especial Eleitoral impetrado pelo então prefeito de Muquém do São Francisco, Evandro dos Santos Guimarães (PT), o Vandim. No recurso, o petista solicitava a impugnação do registro de candidatura e a inelegibilidade de Márcio Césare Rodrigues Mariano (PP), eleito por duas vezes prefeito do município do Vale do São Francisco. O relator do caso, o ministro baiano Castro Meira, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, votou contra o provimento do recurso, sendo acompanhado pela maioria do pleno do TSE. Em telefonema ao site Brumado Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT) ressaltou que o Tribunal Superior Eleitoral manteve o princípio da soberania popular, vez que Márcio Mariano, seu aliado político, já tinha sido eleito por duas vezes prefeito de Muquém. Bonfim assegurou que agora é a hora de organizar a equipe de governo e realizar uma grande administração, tanto esperada pelos moradores da cidade. Mariano aguarda a notificação do juiz eleitoral para ser empossado no cargo de prefeito, o que deve acontecer nas próximas horas.

10 Set 2013 - 20:12h

As contas do Câmara de Maetinga foram rejeitadas em parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta terça-feira (10). As contas referentes ao exercício financeiro de 2012 foram consideradas irregulares e o gestor Valdívio Pereira Lima (PCdoB), o Valdívio de João Pereira, foi multado em R$ 3 mil. Segundo o TCM, houve falhas no recolhimento de multas e ressarcimentos pendentes, pois o gestor não fez a comprovação do recolhimento de R$ 2.000 e R$ 619,39, respectivamente, decorrentes dos processos TCM nº 08370/12 e nº 08190/05. O prefeito ainda pode recorrer da decisão.

10 Set 2013 - 19:46h

No último dia 06 de setembro, o deputado Marquinho Viana (PV) esteve com o prefeito de Botuporã, Otaviano Joaquim (DEM), o Tavim, na busca por ajudar o gestor no processo de desenvolvimento do município. No mesmo dia, Viana também se reuniu com Adail Tavares, vice-prefeito de Cristópolis, com o mesmo intuito de colaborar com o progresso do município. Já nesta terça-feira (10), o deputado recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa os amigos Reginaldo Soares Santos (Rege de Anagé), suplente de vereador, Gilvan Ribeiro Brito (Van) e Aparecido Lima Rodrigues (Donizete), todos aliados do município de Anagé. A comitiva reuniu-se com o deputado a fim de buscar investimentos para a cidade. Além do trio, Viana também esteve com o vereador Jeovah Ferreira Moreira Júnior, de Serra Dourada, o mais votado nas últimas eleições. Júnior declarou que foi tratar de assuntos de interesse de Serra Dourada.