Foto: Reprodução/G1 Uma jovem de 28 anos morreu após cair de um carro em movimento ao discutir com o ex-companheiro, em Porto Seguro, no sul da Bahia. O caso aconteceu na segunda-feira (2).
De acordo com informações apuradas pela TV Santa Cruz, o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontou que Brisa Carvalho do Carmo teve a morte causada por traumatismo craniano.
O ex-companheiro de Brisa, que dirigia o carro, prestou depoimento e relatou que os dois estavam separados havia cerca de dois anos, de forma amigável, mas mantinham contato frequente. Juntos, eles têm três filhos, de 4, 5 e 12 anos.
Segundo o homem, após a separação, Brisa teve outro relacionamento, teve outro filho, atualmente com dois meses de vida, e depois voltou a se aproximar do ex.
No dia do ocorrido, conforme o homem, eles passaram a tarde com familiares dela na praia e, à noite, voltaram a se encontrar em uma festa no bairro Nosso Point. Por volta de 1h, deixaram o local no carro do homem, com destino ao bairro Parque Ecológico, onde moram.
Durante o trajeto, conforme relato dele, houve uma discussão relacionada à possibilidade de retomada do relacionamento. No entanto, o homem disse não estar decidido, citando a recente maternidade dela e a resistência da família dele.
Ainda conforme o depoimento, o veículo trafegava a uma velocidade estimada entre 40 e 50 km/h quando Brisa teria aberto a porta e caído. O condutor disse que só conseguiu parar o carro alguns metros depois, no acostamento, para prestar socorro.
O homem contou que ambos haviam consumido bebida alcoólica, mas afirmou que não estava embriagado. O ex-companheiro de Brisa prestou depoimento e foi liberado.
Conforme apuração da TV Santa Cruz, o caso é investigado como “morte a esclarecer”. As investigações incluem a análise dos celulares da vítima e do ex-companheiro para verificar se havia mensagens, ameaças ou discussões.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a 1ª Delegacia Territorial aguarda as análises periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para esclarecer as circunstâncias dos fatos e que mais detalhes não poderão ser divulgados para não atrapalhar a elucidação do caso.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma unidade móvel de rastreamento do câncer de mama está em Brumado para realização de diversos atendimentos. A ação está sendo promovida pela Prefeitura Municipal, desde a última segunda-feira (02).
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Driele de Almeida Santos, enfermeira oncológica e coordenadora da Policlínica Municipal, alertou que o número de casos de câncer de mama tem crescido no país e o diagnóstico precoce e o tratamento devido na etapa inicial da doença aumentam significativamente as chances de cura.
A carreta dispõe de toda estrutura necessária para rastreio da doença. Nela, é possível fazer, além da consulta, exames de imagem, como mamografia e ultrassom das mamas. Segundo Driele, esses exames são muito importantes e as mulheres precisam aderir à campanha porque o objetivo é salvar vidas. “Quanto mais cedo fizer, melhor ainda”, salientou.
O público alvo são mulheres acima de 40 anos. Ao todo, são realizados 75 atendimentos pela manhã e 75 à tarde. A depender da demanda, esse número de atendimentos diários pode ser aumentado.
Embora o atendimento seja pré-agendado pela atenção primária, a coordenadora disse que a ação também tem atendido demandas espontâneas. A carreta permanece no município até o dia 14/02.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Um esquema estruturado de furto de gado, abate clandestino e comercialização irregular de carne bovina foi desarticulado pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quarta-feira (4), durante a deflagração da Operação Harpia, que teve atuação nos municípios do Sul e Sudoeste do estado.
Durante a ofensiva, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais do ramo de açougues, sendo dois no município de Pau Brasil e 12 em Porto Seguro.
Seis pessoas foram presas em suas residências nos bairros Cambolo, Baianão e no distrito de Pindorama, em Porto Seguro. Entre os detidos, está uma mulher apontada pelas investigações como responsável pela logística de locação dos veículos utilizados nos furtos dos animais.
A investigação, conduzida pela Polícia Civil de Itapetinga, identificou que o grupo atuava há cerca de cinco anos, provocando um prejuízo estimado em R$ 2 milhões a produtores rurais da região.
O esquema criminoso contava com a participação de proprietários de açougues, que utilizavam os próprios estabelecimentos para dar aparência de legalidade à carne obtida de forma ilícita.
Conforme apurado, os criminosos selecionavam propriedades rurais afastadas e realizavam o abate dos animais durante a madrugada, no próprio pasto, de maneira inadequada e sem qualquer condição sanitária.
A carne era transportada sem refrigeração adequada e comercializada a preços abaixo do mercado, ampliando os riscos à saúde pública.
Durante as diligências, foram apreendidas carnes armazenadas de forma irregular, equipamentos utilizados no abate clandestino e documentos que auxiliarão na identificação de outros envolvidos e receptadores.
Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, crimes contra as relações de consumo e infrações sanitárias.
A operação foi coordenada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com atuação direta de equipes da unidade e apoio operacional da 23ª Coorpin. As investigações seguem em andamento para aprofundar a identificação de outros integrantes do grupo criminoso.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, decretou estado de emergência devido à estiagem prolongada. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de agricultura, Lucas Ataíde, destacou que a medida foi baseada em estudos técnicos.
Ele justificou que as chuvas registradas na cidade foram localizadas e insuficientes para suprir a capacidade hídrica dos mananciais, que encontram-se em níveis críticos, e das cisternas.
Segundo Ataíde, em virtude da falta d’água, Malhada de Pedras já enfrenta prejuízos agropecuários. “Tudo isso foi levado em consideração para tomarmos essa decisão”, afirmou.
O decreto tem validade de 180 dias, podendo ser revogado a qualquer momento na hipótese de a situação ser amenizada com fortes chuvas.
O secretário informou que as previsões indicam que este mês de fevereiro e o início de março serão propícios à ocorrência de precipitações. Ele ainda pontuou que as ações de mitigação e enfrentamento à seca realizadas pela prefeitura se concentram na abertura de poços artesianos e na limpeza de aguadas.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A Operação Xeque-Mate foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4) pela Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com a Polícia Militar, com foco na investigação e repressão aos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de capitais, diretamente relacionados a homicídios ocorridos no município de Jequié ao longo de 2025.
Durante a ofensiva, foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário local. Quatro investigados foram presos, quatro adolescentes apreendidos e outros sete mandados de prisão foram cumpridos no Conjunto Penal de Jequié, totalizando 15 pessoas alcançadas pela operação.
Entre os alvos estão suspeitos de receber, ocultar e distribuir valores e bens oriundos da organização criminosa, além de integrantes responsáveis pelo transporte, armazenamento e distribuição de drogas e armas na região do Médio Rio de Contas.
As diligências foram realizadas nos bairros Baixa do Bonfim, Cansanção, São Judas, Joaquim Romão, Caixa d’Água e Campo do América. Durante a ação, foram apreendidas quatro motocicletas, aparelhos celulares utilizados na prática de atividades criminosas, além de documentos e porções de drogas. Todo o material será analisado para subsidiar o aprofundamento das investigações.
A ação foi coordenada pelo Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), e contou com equipes da Polícia Militar. As apurações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite desta terça-feira (03), um tenente, lotado no 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sofreu um acidente de trânsito na região da Vila Presidente Vargas, zona rural de Brumado.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo conduzido pelo oficial capotou e pegou fogo.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas até o local por volta de 20h20 para conter as chamas.
Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) prestou os primeiros socorros à vítima, realizando o seu encaminhamento ao Hospital Municipal de Brumado.
Apesar da gravidade do acidente, o policial não sofreu ferimentos e passa bem. Ele permaneceu consciente durante todo o atendimento, relatando apenas dores pelo corpo.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta terça-feira (03), policiais militares da Rondesp realizavam patrulhamento ostensivo no Bairro Conveima I, em Vitória da Conquista, quando visualizaram um veículo Prisma, cujo condutor realizou manobra brusca, com frenagem repentina e arrancada em alta rotação.
Diante da situação, foi emanada ordem legal de parada, a qual não foi obedecida, sendo iniciado acompanhamento tático.
O veículo percorreu diversas vias do bairro em alta velocidade, desobedecendo reiteradamente às ordens policiais e colocando em risco transeuntes e demais usuários da via. Durante a fuga, o veículo colidiu contra um automóvel que se encontrava estacionado.
Após a colisão, o condutor abandonou o veículo e tentou fugir a pé, sendo alcançado logo em seguida.
Na tentativa de fuga, o indivíduo dispensou uma sacola, que foi localizada com substâncias entorpecentes.
No momento da abordagem, uma mulher, posteriormente identificada como mãe do conduzido, passou a interferir na ação policial, desobedecendo às ordens legais, sendo necessário o uso moderado da força para contê-la e garantir a segurança da guarnição e a continuidade da ocorrência.
Na contenção, ambos caíram ao solo, ocasião em que um cão de grande porte, que se encontrava solto na via, passou a atacar o indivíduo e a mulher.
Diante da iminente ameaça à integridade física dos envolvidos, foi necessário efetuar disparos de arma de fogo para cessar o ataque do animal, que se afastou do local após a intervenção.
Em razão dos ferimentos, os envolvidos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico e, depois, apresentados à autoridade policial competente.
O veículo foi apreendido e autuado por diversas infrações de trânsito, inclusive direção perigosa. Todo material ilícito foi apreendido e apresentado na delegacia.
Foto: Camile Amorim Quatro amigas da cidade de Barra da Estiva, n Chapada Diamantina, praticantes de ciclismo e musculação, criaram um pré-treino natural à base de beterraba para ser usado como suplemento antes da prática de atividades físicas.
As estudantes Beatriz Ramos, Lara Laviny, Sany Teixeira e Sheila Sabrina, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana, contaram com a ajuda dos professores José Paulo Rocha e Joelma Santos no desenvolvimento do produto.
De acordo com dados da Future Market, em 2025, o mercado de suplementos do tipo pré-treino foi avaliado em US$ 21,7 bilhões, o que deve chegar a US$ 44,7 bilhões em 2035.
“Acreditamos que nosso pré-treino natural à base de farinha de beterraba tem potencial no mercado por ser um produto natural e funcional. Por isso, pensamos futuramente em buscar o patenteamento para proteger a criação e, ao mesmo tempo, empreender”, disse Beatriz Ramos.
O projeto foi destaque no Encontro Estudantil realizado pela Secretaria da Educação, na Arena Fonte Nova.
A beterraba é um dos vegetais mais estudados quando o assunto é energia, circulação e saúde do coração.
Segundo Laviny, o pré-treino é de origem totalmente orgânica, sendo livre de cafeína e taurina, substâncias que mexem com o sistema nervoso e cardiovascular.
Com apoio de agricultores familiares locais, as estudantes pretendem divulgar o projeto e mostrar para a sociedade seus benefícios em comparação com pré-treinos industrializados.
Foto: Fórum Brasileiro de Segurança Pública O Brasil deveria adotar estratégias novas para combater o crime organizado e sua infiltração no Estado, alerta a ONG internacional Human Rights Watch (HRW) ao analisar as políticas de segurança pública do país. A análise faz parte do relatório mundial de 2026, divulgado nesta quarta-feira (4), que observa a situação dos direitos humanos em mais de cem países.
No capítulo dedicado ao Brasil, a Human Rights Watch defende uma reformulação ampla das políticas de segurança pública, com ênfase no enfrentamento às facções criminosas.
Em entrevista ao G1, o diretor da entidade no Brasil, César Muñoz, afirmou ter ouvido de um promotor responsável por investigar facções que policiais estavam envolvidos em todos os casos conduzidos por ele.
“As facções cooptam agentes públicos para proteger as suas atividades ilícitas. Essa infiltração no poder público às vezes também envolve políticos, principalmente a nível local. Essa é uma face muito perigosa do crime organizado, pois pode corromper as instituições por dentro”, afirmou.
Muñoz defende no relatório que as autoridades brasileiras deveriam conduzir “investigações aprofundadas e baseadas na inteligência” para identificar esses vínculos entre criminosos e pessoas que fazem parte do poder público.
Investigações recentes revelaram tentáculos da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de transporte público e no mercado de combustíveis e o uso de fundos de investimento sediados na Faria Lima para lavar dinheiro do crime. Além disso, há esquemas para fraudar contratos de prefeituras.
No fim do ano, a Justiça Militar condenou 11 policiais militares por fazerem segurança ilegal para Antonio Vinícius Gritzbach, delator do PCC executado a tiros no Aeroporto de Guarulhos, em SP.
Esse caso expôs o envolvimento de agentes públicos com o crime organizado tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil do estado.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante fiscalização, um veículo com restrição judicial foi abordado no centro da cidade de Brumado.
Os agentes constataram que o carro possuía registro de bloqueio judicial ativo, vinculado ao sistema Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores (Renaju), expedido pela Justiça do Estado de São Paulo.
Além da restrição, o automóvel possuía elevado número de infrações de trânsito, totalizando cerca de R$ 35 mil em multas, grande parte por excesso de velocidade em vias urbanas e rodovias.
Questionado pelas autoridades, o condutor relatou que adquiriu o veículo por meio de uma negociação informal envolvendo troca.
Ele alegou desconhecimento sobre as pendências legais ou registros judiciais associados ao automóvel.
Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio da 18ª Ciretran, onde permanecerá retido até que sejam adotadas as providências legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante patrulhamento tático na cidade de Iuiu, nesta terça-feira (03), guarnições da Rondesp Meio Oeste receberam informações sobre tráfico de drogas na localidade.
No ponto indicado, ao perceber a presença policial, um suspeito fugiu, dispensando uma sacola e entrando em um imóvel abandonado. Ele foi alcançado logo em seguida.
Na sacola, foram encontrados 350 g de substância análoga à maconha e 10 cigarros eletrônicos.
O indivíduo assumiu a posse do material, sendo conduzido para a 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na segunda-feira (02), durante patrulhamento na localidade de Várzea Torta, zona rural de Boquira, guarnições da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita.
Eles tentaram fugir ao perceberem a aproximação da viatura, sendo alcançados e abordados. Na busca pessoal, foi localizado um revólver calibre 38. Em diligência na propriedade rural, foram encontradas duas espingardas, calibres 32 e 28, além de munições e outros materiais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que foram conduzidos à Delegacia Territorial de Boquira, juntamente com todo material apreendido.
A partir desta semana, os correntistas podem pedir a portabilidade de crédito via open finance, com a transferência de empréstimos entre instituições financeiras de forma totalmente digital, diretamente pelos aplicativos dos bancos. Lançada dias após o open finance completar cinco anos, a novidade marca um novo passo na ampliação da concorrência no mercado de crédito.
Fora do ambiente do open finance, a portabilidade de crédito costuma levar de 20 a 25 dias. Com a nova funcionalidade, o consumidor ganha mais agilidade, transparência e poder de escolha na hora de renegociar seus empréstimos.
Nesta fase inicial, o serviço está disponível apenas para operações de crédito pessoal sem consignação, conhecido como crédito “clean”. A expectativa é que, gradualmente, outras modalidades sejam incorporadas ao sistema, ampliando o alcance da funcionalidade.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da União dos Vereadores do Alto Sertão (Univas), vereador em Palmas de Monte Alto, Domingos Neto (PSD), falou sobre as emendas impositivas.
As chamadas emendas impositivas são um mecanismo legislativo que permite aos vereadores alocar uma parte do orçamento municipal para projetos específicos.
Neto deixou claro que se trata de uma garantia constitucional concedida aos vereadores e a Univas tem incentivado as Câmaras Municipais a atualizar a sua Lei Orgânica, incluindo as emendas impositivas na sua estrutura.
O objetivo é proporcionar funcionalidade ao instrumento. “Estamos orientando diversas Câmaras a fazer isso. Em várias já foi incluído na Lei Orgânica e tem dado certo. Se os deputados estaduais e federais têm esse direito, nós, enquanto vereadores, também temos. Lutamos para isso”, declarou.
Domingos ressaltou que, através dessas emendas, os parlamentares poderão atender a população em suas demandas reais.
O presidente da Univas esteve na solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores de Brumado em 2026. A sessão foi realizada na noite desta segunda-feira (02).
Foto: Reprodução/G1 Uma mulher de 37 anos foi morta a facadas na segunda-feira (2), no bairro de Pernambués, em Salvador. As informações são do G1.
Segundo a Polícia Civil, o companheiro dela foi preso suspeito de cometer o crime.
A vítima foi identificada como Letícia Nunes Santos. De acordo com a polícia, a filha dela, uma adolescente de 12 anos, também foi atingida. Ela foi socorrida por vizinhos e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Após esfaquear Letícia, o suspeito ainda subiu no telhado da casa onde viviam e ameaçou se jogar.
O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ele está à disposição da Justiça.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O presidente da União dos Vereadores do Sertão Produtivo da Bahia (Univas), vereador Domingos Neto (PSD), marcou presença na sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores de Brumado em 2026.
Na ocasião, ele falou sobre a valorização dos parlamentos municipais e o reconhecimento da sua atuação junto aos Poderes Executivos.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da Câmara Municipal, Rubens Araújo (PP), endossou a tese de Neto e também defendeu a união dos vereadores de toda região para fortalecimento das casas legislativas e da classe parlamentar. “Na classe política, o vereador é o chão para chegar no primeiro, segundo, terceiro degrau. A população chega em nós primeiro para, depois, chegar no Executivo, no Congresso, enfim... precisamos nos fortalecer e unir forças para que sejamos enxergados como uma peça importante na engrenagem da administração pública municipal, estadual, federal”, declarou.
Para Araújo, a classe precisa se unir para lutar em favor da sua própria valorização e reconhecimento frente às diversas instâncias. “Se não formos vistos e valorizados, as coisas não vão acontecer para a classe legislativa”, considerou.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil O Banco Central (BC) confirmou que começará a reduzir os juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em março. Entretanto, a autarquia não indicou a magnitude do corte e esclareceu que os juros continuarão em níveis restritivos.
As informações estão na ata da reunião do Copom da semana passada, divulgada nesta terça-feira (3). Na ocasião, o colegiado manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 15% ao ano, pela quinta vez seguida.
“Em ambiente de inflação menor e transmissão da política monetária [impacto da Selic para queda da inflação] mais evidentes, a estratégia envolve calibração do nível de juros. O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, diz a ata.
“O compromisso com a meta impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo, que dependerão da evolução de fatores que permitam maior confiança no atingimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a condução da política monetária”, afirmou o BC.
Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior, 4,5%. Para este ano, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - referência oficial da inflação no país – está em 3,99%, ou seja, dentro da meta.
A taxa Selic está no maior nível desde julho de 2006, quando estava em 15,25% ao ano. A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
“O cenário atual, marcado por elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária. O Comitê avalia que a estratégia em curso tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, diz a ata.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta terça-feira (03), no município de Aracatu. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele teria ido espontaneamente até a unidade para pedir uma informação.
No local, após identificação, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia na cidade de Ibiraci (Minas Gerais).
O indivíduo permanece à disposição da Justiça na Delegacia Territorial de Brumado e, em breve, passará por audiência de custódia. Posteriormente, será encaminhado para o Conjunto Penal de Brumado.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O ministro Gilmar Mendes, que atua como ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propôs nesta terça-feira (3) a criação de uma força-tarefa com peritos técnicos e instituições acadêmicas para que façam a identificação rápida de conteúdos produzidos por inteligência artificial (IA) durante o período eleitoral, em especial os chamados deep fakes, os vídeos, áudios e imagens manipulados por IA de forma extremamente realista.
“A atuação da Justiça Eleitoral não pode se limitar a uma postura reativa ou exclusivamente punitiva”, avaliou o ministro. Ele defende o “fortalecimento da capacidade técnica” do TSE para lidar com as deep fakes de forma proativa e preventiva.
A atuação poderia se dar “por meio da eventual constituição de uma força-tarefa técnico-pericial para a análise célere de conteúdos sintéticos durante o período eleitoral, com credenciamento prévio de especialistas e centros de pesquisa universitárias”, sugeriu Mendes.
“Tal iniciativa pode contribuir para a maior segurança técnica, agilidade decisória e legitimidade institucional na resposta a desafios complexos associados ao uso de inteligência artificial”, acrescentou o ministro.
Pelas regras atuais da Justiça Eleitoral sobre o uso de IA nas campanhas, o deep fake é vedado, sendo definido como todo conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia.
As normas em vigor foram propostas antes das eleições municipais de 2024. Atualmente, o TSE discute em audiências públicas propostas sobre as resoluções eleitorais deste ano. E foi na abertura dessas audiências que o ministro Gilmar Mendes apresentou a sugestão para que o tribunal fortaleça a fiscalização sobre o uso de deep fakes.
Mendes propôs também que a Justiça Eleitoral firme acordos com empresas provedoras de ferramentas de IA que geram conteúdos de imagem e áudio para que possam cooperar com o TSE e implementar medidas que impeçam o uso indevido dessas ferramentas.
“A cooperação com esses atores é fundamental para viabilizar medidas de prevenção como mecanismos de rastreabilidade, rotulagem de conteúdos gerados artificialmente, salvaguardas contra o uso abusivo de ferramentas de geração de deep fakes e respostas céleres diante de usos ilícitos ou eleitoralmente desestabilizadores”, pontuou Mendes.
Uma raposa foi capturada pelo Corpo de Bombeiros em uma área urbana na cidade de Brumado.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Geminiano Júnior, assessor da gestão municipal, informou que o animal silvestre foi resgatado em segurança. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Vitória da Conquista, onde passará por acompanhamento.
A bióloga Ellen Queiroz, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semar) disse que, em virtude das últimas chuvas e do calor intenso, a raposa pode ter se deslocado de uma área de preservação na Serra das Éguas para o perímetro urbano do município. “O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros ferido. O correto nesse tipo de situação é encaminhar direto ao Cetas para fazer a reabilitação do animal”, destacou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O biólogo Albert Souza explicou que a espécie é bastante comum na região sudoeste, especialmente em áreas de caatinga. “Essa raposa é chamada também de cachorro do mato”, apontou.
Em caso de encontrar animais silvestres dentro de casa ou em áreas urbanas, o biólogo pediu que a população entre em contato com o Corpo de Bombeiros, que saberá fazer o manejo adequado do mesmo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste As vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,38% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias, em janeiro foram comercializadas 170,5 mil unidades de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em relação a dezembro, a queda foi de 38,96%.
Considerando-se o emplacamento de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o mercado de veículos começou o ano em trajetória positiva, com crescimento de 7,42% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo contando com um dia útil a menos. No total foram emplacados 366.713 veículos.
Na comparação com dezembro de 2025 houve retração de 25,54%, considerada típica do primeiro mês do ano por causa do período e férias e do menor ritmo da atividade econômica.
Para o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o desempenho do setor em janeiro demonstra a resiliência da demanda brasileira por veículos novos, embora o ambiente de crédito ainda permaneça enfrentando dificuldades em função das taxas de juros elevadas.
“O resultado confirma que o setor inicia 2026 com bases consistentes. Mesmo com menos dias úteis na comparação anual, observamos crescimento real do mercado, o que demonstra manutenção da demanda”, disse, em nota.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Policiais da Rondesp Meio Oeste prenderam na noite desta terça-feira (03) um jovem de 18 anos no município de Guanambi.
Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a ocorrência foi registrada por volta de 22h40, na Rua Maria Quitéria, durante patrulhamento tático.
O indivíduo saía de um prédio com uma mochila nas costas quando tentou retornar rapidamente ao local ao perceber a presença policial. Ele foi interceptado e abordado.
Com o suspeito, foram encontrados dois tabletes de substância análoga à maconha. Diante do forte odor de entorpecente vindo do apartamento de onde o jovem havia saído, os policiais realizaram buscas no local e localizaram mais material ilícito.
Ao todo, foram apreendidos 5,8 quilos de substância análoga à maconha, R$ 265 em espécie e uma balança de precisão.
O suspeito foi levado à Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Reproução/Correio 24h Um jovem identificado como Uiliam Cardoso dos Santos, 24 anos, foi encontrado morto dentro de um saco plástico em uma área de mata às margens da BR-324, em Amélia Rodrigues.
De acordo com o Correio 24h, o caso foi registrado no sábado (31) e, segundo informações policiais, é tratado como homicídio cometido após o sequestro da vítima.
Morador do município de Catu, a 70 km do local onde foi morto, Uiliam saiu da cidade acompanhado de um amigo. Os dois viajaram em busca de uma oportunidade de emprego na cidade de Terra Nova, que fica a 30km de Amélia Rodrigues. Na noite do crime, no entanto, os dois foram para a cidade vizinha beber e acabaram virando vítimas de um sequestro.
O que era para ser uma noite de descanso acabou quando Uiliam e o amigo foram surpreendidos por suspeitos e levados à força para um morro da região. No local, ambos teriam sido espancados. O amigo acabou liberado após as agressões e conseguiu buscar ajuda, mas não a tempo de evitar a execução de Uiliam.
O corpo dele foi abandonado em uma área de mata, embalado em um saco de nylon e coberto por um pano. Antes da localização do cadáver, familiares já haviam registrado um boletim de ocorrência por desaparecimento na Delegacia Territorial de Catu.
A principal suspeita é de que a morte tenha ocorrido em decorrência das agressões sofridas, mas a causa será confirmada após a conclusão do laudo de necropsia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A Delegacia Territorial de Amélia Rodrigues informou que realizou o registro do encontro do corpo e expediu as guias para perícia e remoção. As investigações seguem em andamento para identificar os autores do crime e esclarecer a motivação.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um tombamento foi registrado na manhã desta terça-feira (3), na BR-030, em Guanambi.
Era por volta de 11h30 quando uma caçamba carregada com brita tombou nas proximidades do Canil Municipal. Órgão vinculado à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), o Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) informou que não houve feridos.
O veículo interditou parte da pista e o trecho foi isolado para garantir a segurança dos demais motoristas. A remoção da caçamba está sendo feita para liberação total da pista.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na segunda-feira (02), o segundo homicídio do ano foi registrado na cidade de Brumado.
A vítima, identificada como Alex Silva Moreira, 24 nos, foi surpreendida com disparos de arma de fogo enquanto estava em uma oficina. Os criminosos fugiram do local imediatamente após a execução.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o delegado coordenador, da 20ª Coorpin, Arilano Botelho, informou que as investigações foram iniciadas pela Polícia Civil. “Já temos alguns detalhes primordiais, não de autoria, mas do modus operandi (modo de operar). Estamos trabalhando para tentar identificar a autoria”, relatou.
O crime está provavelmente relacionado ao tráfico de drogas na cidade. Segundo o delegado, a vítima, que já tinha sido presa em 2019, portava, no momento do assassinato, uma pistola calibre 380. “A pessoa que vai para a rua portando uma arma em sua cintura é porque ou é polícia ou é bandido”, acrescentou.
Botelho considera que a guerra do tráfico começou de forma mais acirrada em Brumado e as forças de segurança estão trabalhando para combater com rigor e diminuir os números da criminalidade.
Questionado se o aumento do índice de violência neste início de ano estaria relacionado com a realização do carnaval, o delegado respondeu que não. Para ele, os homicídios registrados têm a ver com à disputa por território. “São vinganças e brigas por consequência de ponto. Não está envolvida com a festa, mas com a briga territorial e vingança entre eles [os traficantes]”, afirmou.