Achei Sudoeste

29 Set 2020 - 19:48h

Nesta terça-feira, 29 de setembro, o município de Brumado registra 1513 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 28,71% do total de 5156 notificações. Entre os diagnósticos: 07 internações, 17 óbitos, 210 pacientes em tratamento e 1286 recuperados. No momento, 84 ainda aguardam resultado laboratorial e 1797 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

29 Set 2020 - 17:09h

O candidato a prefeito de Brumado, médico Geraldo Leite Azevedo (PP), o Doutor Geraldo, está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diagnosticado com a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Azevedo está internado no Hospital IBR, em Vitória da Conquista. O médico confirmou o internamento através das redes sociais. “Na luta contra a Covid em defesa da vida, amparado por Deus darei entrada agora na UTI do IBR de Conquista. A todos que se solidarizam comigo em prece a Deus e a Jesus Cristo meus agradecimentos eternos”, postou.

29 Set 2020 - 16:00h

A Defensoria Pública Estadual (DPE) recomendou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que garanta o fornecimento de alimentação a todos os alunos da rede pública municipal que tiveram as aulas suspensas, bem como que adote as medidas necessárias e suficientes para garantir que a referida distribuição se dê de forma ininterrupta e adequada, durante todo o período de suspensão das aulas. Após a adoção das medidas, a prefeitura deverá dar ampla divulgação à comunidade escolar com o objetivo de lhe dar ciência do fornecimento dos alimentos e dos horários em que serão disponibilizados. A recomendação considera que a alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado e será promovida e incentivada com vista ao atendimento das diretrizes estabelecidas na Lei 11.947/2009 (O Estatuto da Criança e do Adolescente). O prefeito tem prazo de cinco dias para adotar as providências para atender ao recomendado. A DPE atendeu um pedido formalizado, no último dia 15 de maio, pelo pré-candidato a prefeito do município, Fabrício Abrantes (DEM) (veja aqui).

29 Set 2020 - 15:30h

Nesta terça-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia entrou no 11º dia de combate ao incêndio florestal que atinge à cidade de Barra. Segundo o coordenador das missões de prevenção e combate a incêndios florestais, Capitão Murilo Rocha, neste momento, 18 bombeiros e 4 aviões atuam no controle do fogo na região. “A situação está muito próxima do controle, o que possibilitou a desmobilização dos 8 brigadistas voluntários da cidade de Buritirama”, informou ao site Achei Sudoeste. O Capitão relatou que as maiores dificuldades encontradas pelos bombeiros e brigadistas durante os trabalhos são as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar, ventos fortes e vegetação típica de caatinga, fatores que influenciam no comportamento do fogo. 

29 Set 2020 - 15:00h

Na última segunda-feira (28), o corpo de uma mulher de 42 anos foi encontrado em avançado estado de decomposição no município de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, por volta de 09h30, um sobrinho acionou a Polícia Militar informando que sua tia, Célia Neris de Sousa, havia sido encontrada em sua casa sem sinais vitais. No local, a perícia constatou que o corpo tinha sinais de estrangulamento. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado e o caso registrado na delegacia da cidade.

29 Set 2020 - 14:30h

Um empresário de 48 anos morreu, no sábado (26), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por complicações da Covid-19. Marivaldo Sousa Ribeiro se preparava para um transplante de medula quando foi infectado pelo novo coronavírus. De acordo com o G1, há dois meses, o pai dele também morreu vítima da doença. O empresário deixa esposa e dois filhos. Não há informações sobre enterro dele. Vitória da Conquista tem uma população estimada em 341.128 pessoas. Segundo a prefeitura, até esta segunda-feira (28), o município tem 7.686 casos da Covid-19 confirmados, e 139 mortes por causa da doença. São consideradas recuperadas 7.181 pessoas.

29 Set 2020 - 14:00h

A cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, terá apenas um candidato a prefeito disputando as eleições 2020. De acordo com o Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual prefeito Frederico Vasconcellos Ferreira (PCdoB), o Dr. Fred, é o único candidato com a candidatura registrada para a disputa municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele terá como vice Roberto David de Souza (PSD). Já para a Câmara de Vereadores, 33 candidatos registraram suas candidaturas. Apenas quatro partidos políticos lançaram candidaturas para o poder legislativo municipal. Licínio de Almeida é a única cidade da Bahia com candidatura única.

29 Set 2020 - 12:45h

As regiões oeste e sudoeste da Bahia estão com umidade relativa do ar chegando a 12%, nesta terça-feira (29), um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para as áreas e fez recomendações por causa do risco à saúde. Uma das cidades afetadas é Barreiras, onde os moradores enfrentam calor e tempo seco. Segundo o alerta do Inmet, é preciso que a população fique atenta para o desconforto nos olhos, boca e nariz, além do ressecamento da pele. Há também risco de incêndios florestais. De acordo com o G1, o agrometeorologista Marcus Wanderley informou que esse percentual de umidade relativa do ar não é o considerado normal para a área mesmo em períodos mais secos. “A situação é altamente desconfortante para a questão do conforto térmico humano e prejudicial à saúde. Historicamente, nossa região tem, no trimestre de julho, agosto e setembro, a umidade relativa girando em torno de 27%. Ou seja, esse grau de alerta está com umidade muito abaixo da nossa umidade média mínima”, diz. Outras cidades das regiões, como Barra, que registra queimadas há 14 dias, Abaíra, Brumado, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Tabocas do Brejo Velho, Xique-Xique também estão na lista de municípios que sofrem com a baixa umidade do ar.

29 Set 2020 - 12:40h

A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão, nesta terça-feira (29) nos municípios baianos de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, durante a Operação “Work Out” para desarticular uma organização criminosa de Uberlândia que fabricava medicamentos proibidos. Além das cidades baianas, a operação também teve desdobramentos em cidades de Minas Gerais e São Paulo. Foram 14 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, um laboratório clandestino foi interditado em Uberlândia (MG). No local a polícia apreendeu equipamentos e cápsulas. Segundo a PF, o grupo fabricava o medicamento falso dizendo que o produto era 100% fitoterápico e prometia resultados milagrosos na perda de peso. Mas a fabricação era realizada em laboratórios clandestinos, sem respeitar quaisquer regras sanitárias, e onde eram utilizados insumos químicos de comercialização controlada, tais como sibutramina (anorexígeno) e fluoxetina (antidepressivo e ansiolítico), podendo ocasionar sérios danos à saúde.

29 Set 2020 - 12:00h

Na última semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esteve na sede da Agerba em Vitória da Conquista. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo informou que a visita teve por objetivo cobrar mais fiscalização da agência nas rodovias de acesso à cidade. “A Agerba atua pouco aqui em nosso município. Estamos tentando um convênio com a agência para que a gente monte aqui uma estrutura para melhor fiscalizar o transporte clandestino de passageiros. Apesar de todo apoio da PM, tem situações em que precisamos da Agerba, então essa parceria é de suma importância para sociedade”, apontou. 

29 Set 2020 - 11:30h

No sábado (26), um homem de 46 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. A ação foi registrada no KM 17 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, durante fiscalização, os agentes federais abordaram uma Honda/CG 160 para verificação detalhada e, após consultar a carteira de habilitação do condutor, constataram, através da leitura do QR-Code, que a CNH não era reconhecida no banco de dados. Indagado pela equipe, ele relatou que conseguiu a habilitação em uma autoescola da região. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local, onde poderá responder pelo crime de uso de documento falso.

29 Set 2020 - 11:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o cartório eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, informou que os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras mantiveram os mesmos números com relação às candidaturas aos cargos de prefeito e vereador. Segundo ele, dois candidatos se registraram em Malhada de Pedras para concorrer ao cargo de prefeito, além de 27 candidaturas ao cargo de vereador. Com relação a Aracatu, são dois candidatos ao Executivo Municipal e 22 candidaturas ao Legislativo Municipal – são 9 cadeiras no total. “Nesses dois municípios, os números permaneceram estáveis”, destacou.

29 Set 2020 - 10:30h

A Ford anunciou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) na fábrica localizada na cidade de Camaçari, que fica na região metropolitana de Salvador, com o objetivo de ajustar os níveis de produção à desaceleração do mercado, causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com a empresa, as inscrições para os funcionários que quiserem aderir ao programa de demissão voluntária começam na quinta-feira (1º). Ainda não há prazo para término. Além disso, a empresa estabeleceu extensão do layoff, medida que suspende contratos de trabalho, até 31 de dezembro deste ano. A Ford informou que o PDV é voltado para os empregados da área de produção e ainda não tem detalhes de quantas demissões estão previstas. A abertura do programa foi feita através de um acordo da empresa com o Sindicato dos Metalúrgicos. Segundo o presidente do sindicato, Júlio Bonfim, o trabalhador que aderir ao programa de demissão ganhará um bônus de até R$ 93 mil, além das verbas rescisórias previstas na legislação: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), multa de 40% em cima do FGTS, 13º salário proporcional, férias e o direito de dar entrada no seguro desemprego. “Há uma redução de produção, caiu para 136 mil carros, isso de certa forma tencionou a Ford abrir esse programa. A produção já está abaixo de dois turnos”, explicou Júlio. De acordo com Júlio, atualmente, há 3.500 trabalhadores atuam no setor de produção da fábrica e outros 3.500 no departamento de autopeças. Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores que aderirem ao PDV e quiserem comprar um carro da marca vai ter desconto. Vão ser disponibilizados 800 carros até o mês de dezembro.

29 Set 2020 - 10:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, esclareceu as divergências no número de óbitos em virtude da Covid-19, constatadas nos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Secretaria Estadual de Saúde – Sesab. Segundo o secretário, o número de mortes reportadas no boletim da Sesau se refere a pacientes diagnosticados e acompanhados pela rede municipal. “Pode acontecer de um cidadão brumadense estar morando, hoje, em outro município; ele é diagnosticado por lá. A base de dados do sistema pega a informação pelo registro do município de origem e, assim, ele entra nos números da Sesab como sendo de Brumado, por exemplo”, explicou. Feres voltou a dizer que o Município é totalmente transparente. “Reafirmo o nosso compromisso com a transparência”, reiterou. 

29 Set 2020 - 09:30h

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgataram 14 aves silvestres mantidas em cativeiro na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, os resgates foram realizados entre os trechos 830 e 871 da BR 116. No primeiro flagrante, um pássaro silvestre da espécie conhecida como Pixoxó foi encontrado em uma gaiola no interior de um VW/Gol. O responsável pelo animal, passageiro do veículo, informou que transportaria a ave de Diadema (SP) para Acopiara (CE). Ele não possuía autorização do órgão ambiental para criação ou transporte. Já em fiscalização a um ônibus, 04 pássaros tipo canário-belga foram encontrados pela equipe. Os agentes verificaram que os animais estavam em uma gaiola pequena, dentro de uma sacola fechada, sem água ou ventilação. O passageiro identificado informou que adquiriu as aves em Extrema (MG) para levá-la até sua residência em Alagoinha (PE). Ele também não possuía autorização do órgão ambiental. Os responsáveis pelo aprisionamento ilegal assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente. Todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama.

29 Set 2020 - 09:00h

Embora o Governo do Estado já tenha liberado o funcionamento do Terminal Rodoviário de Brumado, os embarques seguem restritos à garagem de uma empresa localizada na cidade. A passageira Ivonete dos Santos Nascimento esteve no terminal pela manhã aguardando por um transporte particular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que não há quase nenhuma movimentação no local. “A agência não está aberta. Tá tudo vazio, até a lanchonete está fechada. Os ônibus chegam a parar aqui, mas não embarca ninguém”, disse. 

29 Set 2020 - 08:30h

Os resultados dos testes de vacina contra a Covid-19, realizados na Bahia pelo laboratório norte-americano Pfizer, devem ficar prontos em novembro deste ano. De acordo com o governador Rui Costa, essa foi a previsão passada por representantes da empresa durante reunião na última semana para certificar ou não a validade da vacina. “Para 2021, eles prevêem a produção de 1 bilhão e 200 mil doses. A população mundial é em torno de 7 bilhões, ou seja, vacinaríamos em torno de 20% da população se tivermos uma vacina. Se tivermos uma segunda vacina, podemos projetar até 40% da população imunizada. Infelizmente, não será na velocidade que esperávamos”, destacou. 

29 Set 2020 - 08:00h

No último sábado (26), dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou o II Encontro de Taxistas de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente João Paulo disse que, hoje, 100% da frota de taxistas do município está capacitada. “Foi um evento muito importante e satisfatório. Ficou aquele sentimento de dever cumprido”, destacou. Nos próximos dias, a SMTT deverá publicar um ato normativo estendendo a Semana Nacional do Trânsito até o final do ano. As ações de conscientização ganharão ênfase nas redes sociais.

29 Set 2020 - 07:30h

Um incêndio atingiu uma área de vegetação na Estrada Velha de Mutans, distrito de Guanambi, a 141 km de Brumado, no domingo (27). As chamas destruíram cerca de 90 hectares de vegetação, o que equivale aproximadamente 90 campos de futebol. Não houve feridos. Entre os focos que atingiram o município, no mês de setembro, este caso foi o de maior proporção registrado até o momento. A brigada voluntária foi acionada por volta das 13h e o fogo só foi controlado por volta das 18h. Moradores e donos de fazendas da região também ajudaram no combate.

29 Set 2020 - 07:00h

Encerrado o período de registro de candidaturas ao pleito municipal deste ano, o chefe do cartório eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, falou ao site Achei Sudoeste a respeito do número de candidatos registrados em Brumado. No total, segundo ele, foram 4 candidaturas ao cargo de prefeito e 201 candidaturas ao cargo de vereador. “Na última eleição municipal, em 2016, não chegamos a 100 candidatos a vereador. Esse ano, creditamos o número recorde ao aumento do número de cadeiras no Legislativo Municipal – serão 15 cadeiras em disputa. Em grande medida, também à alteração na legislação que acabou com a figura das eleições proporcionais ao cargo”, explicou. Araújo disse que, após o recebimento desses pedidos, será publicado um edital no Diário Eletrônico da Justiça, a partir do qual é inaugurado um prazo de cinco dias para que sejam apresentadas as impugnações. Qualquer cidadão poderá apresentar as justificativas para as possíveis impugnações.