Achei Sudoeste

17 Jan 2022 - 15:30h

O governador Rui Costa afirmou, nesta segunda-feira (17), que vai reduzir o limite de público dos eventos no estado, caso novas aglomerações sejam registradas nessas festas. Em uma rede social, ele afirmou que seguirá com a postura de manter a saúde e a vida em primeiro lugar. “Na última semana, vi imagens de eventos que, claramente, não seguiam as regras estabelecidas por decreto. Se estas cenas continuarem a se repetir, nós vamos reduzir drasticamente o público permitido em eventos. Minha postura seguirá a mesma: a vida e a saúde em primeiro lugar", escreveu Rui. Em uma entrevista, o governador comentou diretamente a festa 'Me Leva pro Bonfim', que reuniu milhares de pessoas aglomeradas no Terminal Turístico Náutico, em Salvador, na última quinta-feira (13). "Vi imagens daquela festa do Comércio. Aquilo não tinha 3 mil pessoas. Se persistirem em desafiar os decretos, vamos fazer uma redução drástica em número de pessoas permitidas. Você que é organizador de evento e quer cuidar do seu negócio, acho bom cuidar e manter dentro do limite legal. Caso contrário teremos que ser mais incisivos e aí depois não tem choro nem vela, não adianta ficar reclamando”. Já na sexta-feira (14), o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Procuradoria Geral do Estado, informou que estuda processar os responsáveis pelo evento.  Rui também elogiou estabelecimentos que têm cobrado o comprovante de vacinação para permitir a entrada das pessoas. “Aproveito para parabenizar e agradecer a todos os donos de restaurantes e bares que estão cumprindo o decreto e exigindo o comprovante de vacinação de seus clientes. Muitos estão seguindo o que estabelecemos. Se todos fizerem a sua parte, nós vamos controlar a #Covid19”.

17 Jan 2022 - 15:00h

Embora a Vigilância Epidemiológica de Brumado ainda esteja aguardando a avaliação das amostras, o supervisor de endemias Francislei Alves informou ao site Achei Sudoeste que o índice de infestação do Aedes aegypti aumentou bastante no município. Segundo o supervisor, os agentes relatam que os focos do mosquito aumentaram significativamente após o período chuvoso. “De novembro a maio, são os meses de maior proliferação do mosquito. Tudo isso colabora para o aumento das amostras”, salientou. 99% das amostras são dos Bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Apertado Morro e Esmeraldas. Alves alerta à comunidade para redobrar os cuidados em suas residências. “A população não pode baixar a guarda. O mosquito está aí e uma simples garrafinha já serve para proliferar 300 mosquitos”, acrescentou.

17 Jan 2022 - 14:30h

Um soldado da Policial Militar, identificado como Harisson Miranda, foi baleado durante uma briga de trânsito, na cidade de Santa Luzia, no sul da Bahia. O caso aconteceu na noite de domingo (16), no distrito de Betânia. Segundo informações da 62ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Camacan, onde o policial é lotado, o autor dos disparos foi identificado como Laudicesar Faria de Souza, conhecido como Piquitito. O suspeito é vereador de Santa Luzia. No momento em que foi baleado, o policial não estava em serviço. Ainda de acordo com a PM, o soldado foi atingido por quatro disparos. O suspeito fugiu em seguida. O militar foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, e não corre risco de morte. A 62ª CIPM informou que o soldado Harisson trabalha na unidade há cerca de 10 anos, e não há informações sobre o que teria motivado a briga. Policiais fizeram rondas na região logo após o crime, mas não conseguiram localizar o suspeito. O caso é investigado pela Polícia Civil, que realiza buscas na tentativa de encontrar o vereador.

17 Jan 2022 - 14:00h

No último sábado (15), o vereador Beto Bonelly (PSB) foi internado em Salvador para realização de uma cirurgia. Nas redes sociais, o parlamentar explicou que há cinco atrás teve um câncer na tireoide e, desde então, faz acompanhamento médico. Recentemente, segundo Bonelly, a equipe que o acompanha na capital decidiu agir novamente, por meio de uma nova intervenção cirúrgica, chamada esvaziamento cervical radical do lado esquerdo. “Ainda não tinha avisado, mas não se assustem, tudo está nas mãos de Deus! Irei me ausentar por um breve momento para cuidar de minha saúde, mas logo voltarei para continuar o nosso compromisso com a nossa querida cidade Brumado. Peço que todos mandem energias positivas para tudo dar certo! Um abraço do seu amigo vereador Beto Bonelly”, disse.

17 Jan 2022 - 12:00h

Mister Brasil Fitness representando o Estado do Espírito Santo, o brumadense Micael Costa esteve em sua terra natal visitando amigos e familiares. Morador do Bairro Baraúnas, Costa não retornava para cidade que tanto ama havia 7 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele definiu que 2021 foi um ano de glória para sua carreira. “Consegui três títulos, um atrás do outro. Foi um ano vitorioso. Graças a Deus estou feliz. Que venha mais”, disse. O modelo também participou do reality Mansão Place Capixaba, que contou com a presença de diversas personalidades, inclusive um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. “Dessa vez, foi bastante badalado. Levei o nome de Brumado lá pra dentro. Minha participação foi positiva”, avaliou. Para este ano de 2022, Micael espera que, com mais experiência, possa continuar ganhando visibilidade e projeção nacional. “Espero me inscrever no Big Brother na próxima edição”, adiantou.

17 Jan 2022 - 11:30h

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado neste sábado (15), mostra que houve um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) das últimas três semanas de novembro em relação às três últimas semanas. Passou de 5,6 mil casos para 13 mil. “A velocidade com que a Covid-19 se espalha entre a população cresceu semanalmente de 4% para 30%”, disse o pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo InfoGripe. Os dados apontam um crescimento em todas as faixas etárias a partir de 10 anos de idade, desde o final de novembro e início de dezembro até o momento atual. Os números de laboratório indicam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de Covid-19. Das 27 unidades federativas, 25 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 1 (período de 2 a 8 de janeiro de 2022). O estado do Rio de Janeiro, embora mostre estabilidade na tendência de longo prazo, tem indícios de crescimento na de curto prazo. Apenas Roraima mostra sinal de estabilidade nas tendências de longo e curto prazo. Com exceção de Roraima e do Rio de Janeiro, todos os estados têm sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) na tendência de longo prazo, sendo que todos esses estão com o indicador em nível forte (probabilidade > 95%): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Destes, apenas Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo. Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí e forte em todos os demais. No Rio de Janeiro observa-se sinal forte de crescimento na tendência de curto prazo, embora a tendência de longo prazo esteja em situação de estabilidade.

17 Jan 2022 - 11:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o jovem Jhon Lenon Araújo de Jesus sonha em se formar em Engenharia Civil para conseguir, futuramente, um bom emprego e, através disso, ajudar a mãe, que já é idosa e tem alguns problemas de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele contou que possui dificuldades para se locomover, visto que usa próteses nas pernas e nos braços. “As minhas próteses quebraram e não posso mais sair de casa. Por causa da pandemia, eu não pude levá-las pra fazer manutenção e elas acabaram danificando. A cadeira de rodas que eu tinha também está toda quebrada”, explicou. Diante disso, ele pede a colaboração da comunidade regional para se profissionalizar. “Quero dar uma boa vida pra minha mãe. O mais importante é isso, dar uma boa estrutura pra minha mãe”, disse.

17 Jan 2022 - 10:30h

Quatro pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente envolvendo dois carros na BR-367, em Porto Seguro, no sul da Bahia. O acidente aconteceu na sexta-feira (14) e uma pessoa ficou ferida. Três das vítimas eram da mesma família. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que não dá para saber o que causou a batida, já que ela aconteceu no centro da pista. Um dos carros seguia sentido a Eunápolis, com apenas o motorista. Alan Kardec Silva Santos, de 42 anos, morreu ainda no local. O outro seguia sentido Porto Seguro, estavam quatro pessoas de uma mesma família. De acordo com o G1, o motorista, Carlos Antônio Alves Pereira, 62 anos, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu ainda na ambulância. A esposa dele, Josefa Henrique Pereira de 59 anos morreu ainda no local, assim como a quarta vítima morta, Dionildes Maria Alves Pereira Santana, de 62. O parentesco dela ainda não foi divulgado. O homem que ficou ferido é Francisco José de Santana. Ele também foi socorrido pelo Samu, e acabou levado para o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, que fica em Porto Seguro. Neste sábado, Francisco José segue internado e não há detalhes sobre o estado de saúde dele. O resgate dos corpos das vítimas foi feito pelo Corpo de Bombeiros, porque as vítimas ficaram pressas às ferragens. O casal Carlos Antônio e Josefa foi velado no Cemitério do Campo Santo em Eunápolis, segundo a família. Ainda não há informações sobre o sepultamento das outras duas vítimas mortas.

17 Jan 2022 - 10:00h

Desde as chuvas do mês de outubro, o índice de infestação do mosquito aedes aegypt tem crescido em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, disse que a possibilidade de um surto neste ano é uma preocupação da pasta, visto que Brumado reúne as condições ideais para proliferação do mosquito. “Temos chuva e calor à vontade, mas esperamos que isso não aconteça esse ano”, disse. Por ora, a pasta está fazendo o monitoramento da situação através da Vigilância Epidemiológica Municipal. A secretaria realizou o bloqueio epidemiológico com a UBV Costal para o controle de vetores das arboviroses no nosso município. As arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito aedes aegypt. A melhor forma de prevenir as arboviroses é a eliminação dos animais vetores. Por isso, toda a população deve manter os quintais sempre limpos, evitando o acumulo de água parada em qualquer recipiente que possam permitir a reprodução do mosquito. “A luta é um dever de todos”, disse o secretário.

17 Jan 2022 - 09:30h

A Caixa liberou, desde o último sábado (15), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para moradores de Itabela, município do extremo sul da Bahia que foi atingido pelas chuvas. De acordo com o G1, os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil do município, já podem solicitar o saque. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. A solicitação é realizada de forma pelo aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Além de Itabela, outros municípios baianos com acesso ao saque do FGTS por calamidade são Canavieiras, Eunápolis, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Itororó, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado e Teixeira de Freitas.

17 Jan 2022 - 09:00h

Na última sexta-feira (14), funcionários da empresa Endicon realizaram uma manifestação em frente ao local. Representante sindical, Vandalva Rocha relatou que os trabalhadores já vinham sofrendo com diversos problemas na empresa, como salários, cestas e tickets atrasados. “Nesse ponto que chegou, todos os funcionários foram demitidos. A empresa não se programou para pagar a rescisão e as verbas rescisórias estão sem data para serem pagas”, explicou ao site Achei Sudoeste. Rocha disse que, nesses casos, a empresa tem 10 dias para efetuar o pagamento, prazo que se completa no dia de hoje. 

“Já disseram que não tem como pagar. Estamos aqui para representar e defender os direitos dos trabalhadores. A empresa tem que dar uma solução e se posicionar. Não vamos aceitar que o trabalhador assine nada para se prejudicar. A empresa tem que se responsabilizar”, cobrou. A representante denunciou ainda que a Endicon possui outras pendências trabalhistas com trabalhadores de outras cidades e estados. Segundo o trabalhador Gediel Lopes, a saída da empresa foi bloqueada durante o protesto como forma de pressionar a Endicon a pagar o que é devido para os cerca de 80 funcionários. “Não vamos cair nesse golpe novamente. Estamos escaldados”, finalizou.

17 Jan 2022 - 08:30h

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.

17 Jan 2022 - 08:00h

A 1ª Vara Cível de Brumado foi premiada com o Selo Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), na categoria Bronze. Criado em 2017, o selo premia a produtividade dos servidores e magistrados. O magistrado Antônio Carlos do Espírito Santo Filho é o titular da 1ª Vara Cível de Brumado. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a comarca conseguiu solucionar diversos processos, totalizando 6070 atos, entre sentenças de mérito, homologatórias, decisões e despachos. Com a premiação, a comarca se consolida como importante colaboradora no descongestionamento da demanda do TJ-BA.

17 Jan 2022 - 07:30h

Em Brumado, a Dom Odontologia Premium trabalha transformando sorrisos. Diego Caliman não estava satisfeito com o seu e procurou a clínica para uma avaliação. Ele saiu de Vitória, no Espírito Santo, para fazer o tratamento odontológico com Leonam Azevedo. “Já namorava o trabalho dele e saí de Vitória pra vim aqui fazer. O bom é que a gente vai personalizando. Fiquei mega satisfeito. Está um sorriso moderno, muito bom. O trabalho dele é excelente. Indico de olhos fechados”, disse. A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 99801-0440.

17 Jan 2022 - 07:00h

Assim como na rede particular de farmácias (veja aqui), também está havendo falta de medicamentos antigripais na Farmácia Básica de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde Cláudio Soares Feres. Segundo Feres, a situação se deve ao surto de síndromes gripais registrado na cidade, bem como ao reajuste constante nos preços dos medicamentos de forma geral. “A dificuldade de compra está tanto na rede privada quanto na rede pública”, enfatizou.

17 Jan 2022 - 00:00h

Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o professor Genivaldo Azevedo disse que o prefeito está merecendo uma chinelada devido à situação dos esgotos estourados em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que foi apenas uma brincadeira e não esperava tamanha repercussão. “Na verdade, meu objetivo com essa brincadeira é satirizar, brincar com uma coisa séria. É fazer um protesto usando de uma brincadeira pra chamar a atenção. Só não esperava que fosse chamar tanta atenção”, esclareceu. Azevedo destacou que o problema do esgotamento sanitário no município é grave e o cenário tem demonstrado a teimosia e implicância do prefeito com a Embasa. “Depende dele resolver a questão e não da Embasa, necessariamente. A responsabilidade é do gestor. A empresa está com o projeto pronto. O prefeito alega que o projeto é pífio, mas não falou de valores. Ele não quer resolver o problema. Ele é teimoso. Quer porque quer licitar, tirar a Embasa da jogada e colocar outra empresa privada”, afirmou. Para o professor, o gestor poderia ter usado o espaço de sua carta aberta à população, que gastou mais de R$ 10 mil com recursos públicos, para explicar porque a proposta da empresa é fraca. “No meu entendimento, ele merece uma chinelada na bunda por tanta teimosia. Ele é teimoso, cabeça dura. Pra vê se aprende a ser mais maduro”, concluiu.

16 Jan 2022 - 19:50h

Um homem foi preso em flagrante ao ser abordado em um trecho da BR-110, em São Sebastião do Passé, cidade no interior da Bahia, com uma carga de cigarros, medicamentos e perfumes contrabandeados no veículo. A ação ocorreu no sábado, na altura do Km 396 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes faziam uma fiscalização no trecho e deram ordem de parada a um carro de passeio. Durante a vistoria, encontraram 492 maços de cigarros estrangeiros, 64 frascos de perfumes e 536 unidades de medicamentos – os nomes dos remédios não foram divulgados. Ainda segundo a PRF, o motorista admitiu que os produtos foram adquiridos em uma feira na cidade de Feira de Santana e seria entregue em Catu, ambos municípios no raio de cerca de 100 km da capital. Toda a mercadoria estava sem comprovação legal. O motorista, que não teve a identidade informada, foi autuado pelo crime de contrabando, encaminhado à delegacia do município, e permanece à disposição da Justiça. A PRF acrescentou que ação foi realizada por policiais recém-empossados, formados em dezembro do ano passado, em início de operação em reforço ao efetivo nas rodovias baianas.

16 Jan 2022 - 19:45h

Um homem morreu após o veículo que ele conduzia colidir de frente com outro carro de passeio em um trecho da BR-324, em Riachão do Jacuípe, cidade do interior da Bahia. O acidente aconteceu na noite de sábado (15), na altura do Km 446 da rodovia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava sozinha no automóvel e foi identificada como Genivaldo de Jesus Almeida, de 33 anos. A polícia não detalhou quantas pessoas estavam no segundo veículo, mas uma pessoa sofreu ferimentos leves. Equipes da Brigada Anjos Jacuipenses também estiveram no local e auxiliaram no socorro aos envolvidos no acidente. Não há informações para onde a pessoa ferida foi levada, nem o atual estado de saúde dela. Com o impacto, os veículos tiveram a parte frontal totalmente destruída e caíram no espaço às margens da rodovia. O acidente não provocou congestionamento na via e o trânsito flui normalmente neste domingo.

16 Jan 2022 - 19:35h

O número de mortos por causa das chuvas na Bahia subiu para 27 neste domingo (16). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 92.462 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 30.306. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 62.156. A Sudec detalhou a 27ª vítima é um homem de 72 anos, que se afogou no assentamento São Francisco, na margem do Rio Grande, zona rural do município de Barra, no oeste do estado. 

15 Jan 2022 - 20:50h

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, está em alerta máximo por conta do avanço repentino da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nas últimas 24h, o município confirmou 200 novos casos da doença e está com 681 ativos. De acordo com o boletim epidemiológico, Guanambi tem 468 pessoas aguardando resultados. No momento, três pacientes estão internados no Pronto Atendimento (PA) Covid. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 12050 casos confirmados, sendo que 11240 já estão curados e 129 pessoas morreram. A prefeitura local já tornou obrigatório comprovante de vacina para ter acesso a estabelecimentos públicos e privados (veja aqui). Além disso, a gestão municipal também diminuiu público em eventos (veja aqui).