Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

'Prefeito de Brumado é o maior traidor da Bahia', dispara deputado João Carlos Bacelar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em passagem pela cidade de Brumado no último final de semana, o deputado federal João Carlos Bacelar (PL), o Jonga, declarou o seu apoio ao pré-candidato Fabrício Abrantes (Avante) à prefeitura municipal. Comprometido em derrotar o atual prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) no pleito deste ano, Bacelar acredita que Fabrício é o nome certo para isso. Inimigo do gestor, o deputado denominou o mesmo de traidor da Bahia. “Quero deixar bem claro: o prefeito Eduardo Vasconcelos é o maior traidor da história da Bahia. Depois da traição que ele fez a mim, prometi que iria derrotá-lo e desafio a ele, nessas eleições municipais, subir no palanque porque quero debater com ele frente a frente”, afirmou. O deputado citou ainda que o prefeito é um profissional da enganação. “Ele é um ingrato, encantador de serpentes, usa daqueles termos de professor para querer ludibriar as pessoas, como enganou a mim, o deputado Arthur Maia, o deputado Benito Gama, o ex-deputado João Bonfim, o deputado Vitor Bonfim, a deputada Lídice da Mata e o senador Jaques Wagner. É um profissional da enganação”, disparou.

Ituaçu: Homem e criança se salvam e carreta desgovernada atinge carro na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um motorista perdeu o controle da direção de uma carreta e bateu em um carro e em imóveis na BA-142, em Ituaçu, na Chapada Diamantina, na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 17h43. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a carreta atingiu um veículo Uno e imóveis no perímetro urbano do município. Em vídeo recebido por nossa reportagem é possível verificar um homem e uma criança deixando uma bicicleta para não serem atingidos. Apesar do susto, eles não sofreram ferimentos. De acordo com moradores da cidade, não houve registro de vítimas fatais. O trecho é bastante conhecido na região com registros de vários sinistros. Um morador, que preferiu não se identificar, cobrou providências das autoridades locais e estaduais. “A população não aguenta mais. Tantas pessoas já morreram neste lugar. Hoje não teve vítimas, graças a Deus. Mas, a população já vive em pânico. Absurdo”.

Brumado: SPU visa regularização e titularidade de terras na Fazenda Santa Inês Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O superintendente da Superintendência de Patrimônio da União na Bahia (SPU), Otávio Alexandre Freire, esteve na cidade de Brumado para a regularização fundiária de terras na Fazenda Santa Inês. Em um evento realizado no último sábado (18), Freire esteve na cidade ao lado do deputado federal João Carlos Bacelar (PL), o Jonga, do pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes (Avante) e diversas lideranças. O problema de regularização e titularidade de terras na localidade é antigo e chegou a um ponto bastante grave. Ao site Achei Sudoeste, Freire relatou que, ao invés de retirar as pessoas das terras, o objetivo é fazer o processo de regularização para manter todos com os títulos de legitimação fundiária. Além da titulação, o superintendente destacou que a ideia é inserir toda comunidade dentro de um projeto de desenvolvimento da área. “Vamos tentar buscar a melhor forma possível de não só dá a titulação, mas tentar envolver todos dentro de um projeto de desenvolvimento para toda área da Fazenda Santa Inês. A ideia é que a cidade tenha retorno para o seu desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.

Idoso comemora aniversário de 116 anos em Camamu: 'Ainda cai na farra' Foto: Reprodução/G1

Prova de que a Bahia é terra de centenários, um idoso baiano completou 116 anos de vida na quarta-feira (15). A celebração aconteceu neste domingo (19), junto a amigos e parentes na casa dele, no povoado de Barcelos do Sul, em Camamu, município no sul da Bahia. O aniversariante é Joaquim Bispo da Conceição, nascido em 1908. Cheio de vitalidade, teve quatro filhos e outros 52 descendentes: 29 netos, 15 bisnetos e 8 tataranetos. “As pessoas olham pra ele e nem pensam que ele tem essa idade”, disse Maria Domingas dos Santos, uma das filhas de Joaquim, ao G1. Atualmente, ela cuida do pai, mas garantiu à equipe de reportagem que ele é um idoso ativo. Segundo Domingas, o homem só deixou de fazer a própria comida porque ela não deixa. “Graças a Deus, ele vive bem. Não é um homem doentinho. Não tem diabetes, não tem colesterol [alto], não tem anemia, não tem nada. Quando acha, ainda cai na farra”. Para celebrar a longa vida cheia de saúde, a família organizou uma festa no sítio onde vive. Amigos e outros parentes participaram do momento.

Final de semana com quatro mortes violentas nas rodovias da região de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No final de semana, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou quatro acidentes nas estradas da região. Ao site Achei Sudoeste, o Major Roberto Suarez informou que foram 2 acidentes na área de Caetité, 1 em Igaporã e 1 em Jacaraci. Todas as ocorrências com óbitos registados. “São acidentes que nos preocupam e acendem um sinal de alerta. São vidas que se vão. Ficamos consternados”, afirmou. Segundo o comandante, no último sábado (18), no trevo de Pajeú dos Ventos, uma pessoa morreu em decorrência de um desses acidentes. Em Jacaraci, nas primeiras horas da manhã do sábado, outro sinistro vitimou de forma fatal um idoso. Já na noite de domingo (19), na saída para Maniaçu, em Caetité, mais uma morte foi registrada. No local, um jovem morreu em um acidente de moto. O comandante chamou atenção para necessidade de redobrar os cuidados nas rodovias. “Em estrada, toda atenção que disponibilizamos ainda é pouca. Acendemos o sinal de alerta, principalmente aos finais de semana”, destacou. Além dos óbitos relatados, duas mortes foram registradas em Guanambi e Presidente Jânio Quadros.

10 pessoas ficam feridas após explosão de fogos durante Exposição de Itapetinga Foto: Reprodução/G1

Pelo menos dez pessoas, entre adultos e crianças, ficaram feridas após uma explosão durante um show pirotécnico na noite de domingo (19), no encerramento da 52ª Exposição Agropecuária de Itapetinga. As informações são do G1. Um vídeo mostra que uma cruz foi formada com fogo, na arena em que aconteceria um rodeio. Em seguida, é possível ver que no momento que os fogos disparariam para cima, uma das máquinas virou e mudou a direção dos disparos para a lateral. O parque estava lotado de pessoas, que ficaram assustadas com a situação. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de brigadistas e socorristas foram acionadas. Testemunhas contaram que alguns animais ficaram assustados e quebraram as patas ao correrem com o barulho dos fogos. As vítimas tiveram queimaduras consideradas leves, foram atendidas no local do evento e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapetinga. Um homem quebrou a perna ao cair quando corria. Testemunhas afirmaram que a produção do evento usou o alto-falante para pedir desculpas pela situação, mas o rodeio continuou após o atendimento das vítimas. A produção da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itapetinga, para saber mais detalhes sobre o estado de saúde das vítimas, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem. A equipe da TV Sudoeste também procurou o sindicato dos ruralistas, responsável pelo evento, e aguarda posicionamento. A Exposição Agropecuária de Itapetinga, considerada como uma das maiores da Bahia, começou no dia 10 de maio e foi encerrada no domingo. A direção do evento estima que, neste período, foram movimentados R$ 100 milhões em negócios.

Brumado: Em manifesto, professores da rede estadual cobram reajuste salarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Praça Armindo Azevedo, em frente ao prédio onde antes funcionava o Colégio Getúlio Vargas, Brumado, professores da rede estadual de ensino fizeram uma manifestação. A categoria, que segue paralisada em todo estado, cobra o pagamento do reajuste salarial. Ao site Achei Sudoeste, diretora da APLB/Sindicato no município, Kátia Teles, disse que o Governo do Estado está propondo um reajuste ínfimo que não atende aos anseios da classe. O valor, segundo apontou, é muito abaixo do percentual da inflação do ano passado. “Estamos com uma perda salarial de muitos anos. Há 5, 6 anos que não temos um reajuste salarial adequado para categoria”, afirmou. A categoria quer que o governador reveja o projeto de lei, enviado para a AL-BA, em regime de urgência, dispondo 5,6% de reajuste e conceda no mínimo 10% para os servidores. A professora Joelma Machado, que também faz parte da APLB/Brumado, explicou que essa terceira paralisação promovida pela classe já tem indicativo de greve diante do impasse com o governo. “Dependendo do que acontecer na assembleia, poderemos sair em greve a partir de amanhã”, adiantou. A defasagem salarial da categoria chega a 50%.

Bahia tem maior número de não alfabetizados do país, diz IBGE Foto: Eduardo Paiva/TV Globo

Com 1.420.947 pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever em 2022, a Bahia manteve o maior número de analfabetos do país. O estado ocupa essa posição há pelo menos 31 anos. De acordo com o G1, a informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte do Censo Demográfico 2022. O estudo verificou que a taxa de analfabetismo naquele ano era 12,6%. Ou seja, um a cada 10 habitantes do estado nessa faixa etária sequer havia dado início à educação básica. Apesar disso, houve avanços. Também em números absolutos, a Bahia foi o estado com maior redução no índice da população não alfabetizada. Foram menos 308.350 pessoas — segundo o IBGE, um reflexo do grande número de habitantes nessa condição. Em números proporcionais, a situação da Bahia também se manteve estável. O estado nordestino sustentou a 9ª maior taxa de analfabetismo do Brasil, assim como registrado no Censo de 2010. No país, em 2022, 11.403.801 pessoas com pelo menos 15 anos não sabiam ler nem escrever um simples bilhete, com uma taxa de analfabetismo de 7%. Os nove estados do Nordeste apresentaram as piores taxas, liderados por Alagoas (17,7%), Piauí (17,2%) e Paraíba (16%). Ao menos até aquele ano, a região concentrava pouco mais da metade de todos os analfabetos do Brasil. Os índices mais baixos estão em Santa Catarina, onde apenas 2,7% da população não sabia ler nem escrever, no Distrito Federal (2,8%) e Rio Grande do Sul (3,1%). De modo geral, em comparação com o ano de 2010, quase todos os estados brasileiros viram suas taxas de analfabetismo cair. A exceção foi Roraima, onde houve uma pequena variação de 0,1%, com o acréscimo de 44 pessoas nessa situação.

Mãe e filha são detidas ensanguentadas e com perfurações de faca após briga em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h20 desta segunda-feira (20), policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentaram na delegacia mãe e filha, de 62 e 39 anos, após serem encontradas com várias perfurações de faca no município de Guanambi. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, os militares foram acionados pela Central de Operações para averiguar a ocorrência de agressão no Bairro Alvorada. No local, encontraram a senhora toda ensanguentada, sentada em uma cadeira na calçada com várias lesões e perfurações na região torácica, no braço, nas mãos e nas costas. Ao seu lado, uma faca toda coberta de sangue. A vítima informou que a autora das lesões seria sua filha, que estava no interior da residência. Dentro do imóvel, a guarnição encontrou a acusada deitada em uma cama, também ensanguentada e com diversas lesões e perfurações na região da barriga, braços e mãos. Ao seu lado, uma outra faca suja de sangue. Mãe e filha foram socorridas pelo Samu 192 e conduzidas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Depois, ambas foram apresentadas na Delegacia Regional para as providências cabíveis.

Ibotirama: Corpo de homem é encontrado embaixo de embarcação no Rio São Francisco Foto: Divulgação/20º BBM

Neste domingo (19), bombeiros militares do 20º Batalhão de Bombeiro Miliar (BBM) atuaram no resgate do corpo de um homem encontrado embaixo de uma embarcação no Rio São Francisco, na cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia. De acordo com o 20º BBM, a vítima, de 30 anos, estava desaparecida há vários dias. Uma ligação anônima para a família revelou o local em que o corpo estava. Com a indicação e o auxílio de um familiar, os militares entraram na água e confirmaram a informação, trazendo o corpo até a margem. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil, que será responsável pela remoção e o trabalho pericial.

Brumado: Laricas goleia e fará clássico contra União na final da Copa Brahma de Futsal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (16), o início dos jogos da rodada da Copa Brahma de Futsal foi tenso com o time Barra de Cimento (Rio de Contas) reclamando muito de erros da arbitragem, os quais teriam ajudado na construção do resultado do Laricas (Brumado). Lance após lance, a vantagem foi ficando cada vez mais elástica. Só nos minutos finais o time de Rio de Contas, já atordoado, conseguiu uma singela reação, mas tarde para conseguir alcançar o resultado construído. Placar final Laricas 12x5 Barra de Cimento. Garantido na final da competição, o atleta Japa agradeceu a Deus pela oportunidade. “Sabíamos da nossa qualidade. Hoje o nosso jogo sobressaiu e o resultado fala por si só. Show de bola”, afirmou. Para a partida final, o jogador espera muita rivalidade e um futsal clássico, cheio de boas jogadas. Já na partida preliminar no torneio feminino, Elite Brumado e Aracatu entraram em quadra com a disputa em aberto, já que no jogo de ida as equipes terminaram empatadas em 2x2. O jogo foi dramático para o Elite, que viu logo no início as meninas de Aracatu abrirem o placar. Foram várias tentativas de igualar o resultado, mas a galera do Aracatu estava em um dia de grandeza e se tornou uma verdadeira muralha defendendo tudo o que vinha pela frente. No segundo tempo da partida, o Elite mudou sua postura com a goleira jogando a maior parte da segunda etapa com cinco jogadoras em linha. Foi a goleira que conseguiu igualar o marcador, com um chute forte do meio da quadra vencendo o paredão aracatuense. O empate prevaleceu durante a prorrogação e, nos pênaltis, mais emoção com a galera defendendo algumas cobranças. No final, Elite marcou mais 3x2 e assegurou vaga na final contra o Duda Arte de Malhada de Pedras. Ao site Achei Sudoeste, a atleta Maísa, que fez o gol da vitória do Elite, disse que o time teve que buscar o entrosamento durante a partida para garantir a vaga na final. “Se Deus quiser vamos levar essa vitória dentro de Brumado”. Idealizador do evento, Alecarlos Pires acredita que, na grande decisão da competição, o ginásio vai ficar pequeno para torcida. “Vai quebrar todos os recordes da nossa cidade. Vai ser emocionante. Tá vindo gente de fora pra assistir”, declarou.

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero Foto: Mohammed Ali Marizad

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou o ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20). As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a 2ª pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor – segundo o blog da Sandra Cohen, do G1, a morte de Raisi deve disparar uma disputa feroz pelo cargo. Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que trazia Raisi e outras autoridades do vizinho Azerbaijão. A queda ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã, a capital iraniana. Além de Raisi, a queda matou o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian. A aeronave transportava, ainda, Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; e Hojjatoleslam Al Hashem, líder religioso. As mortes dos dois não foram confirmadas, mas, mais cedo, a imprensa oficial informou não haver sinal de sobreviventes no local da queda.

PRE alerta ciclistas com relação aos acidentes nas rodovias da região de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na região de Brumado, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) lançou um alerta de prevenção de acidentes envolvendo ciclistas devido ao aumento do número de ocorrências relacionadas a esse público nas rodovias do sudoeste baiano. Ao site Achei Sudoeste, o subcomandante e assessor de comunicação da entidade na região, Capitão Marcos Faria, explicou que, na ausência de uma ciclovia ou de uma ciclofaixa, o Código de Trânsito permite que o ciclista ande a bordo da rodovia, porém preocupa os riscos que ciclistas e pedestres correm nesses locais. O Capitão recomendou que os ciclistas devem estar atentos aos veículos que circulam no sentido contrário e na retaguarda. “Os ciclistas são as vítimas mais frágeis, são as vítimas em potencial de gravidade. Tomem cuidado ao andar na rodovia, à noite é mais perigoso ainda pela questão da visibilidade, que diminui bastante”, alertou.

Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 Foto: Thais Magalhaes/CBF

O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito na sexta-feira (17), no Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Esta será a primeira vez na história que a competição feminina será disputada na América do Sul. O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014. “Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria contra a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril. Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda.

Guilherme Bonfim busca recursos para o esgotamento sanitário de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em visita à capital federal, o pré-candidato a prefeito de Brumado, Guilherme Bonfim (PT), esteve na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em busca de recursos para implantação do esgotamento sanitário do município. Ao site Achei Sudoeste, Bonfim explicou que, desde 2017, quando a Embasa perdeu o contrato de concessão com o Município, vem trabalhando em prol de uma solução para a problemática do esgotamento na cidade. Sem perspectiva diante das negativas do prefeito em dialogar com o Governo do Estado, Guilherme disse que, nesta semana, solicitou que o projeto fosse enviado à Codevasf, já que a Embasa não tem contrato e não pode implantar o sistema na cidade. “Prontamente, visitei o diretor de saneamento, que é meu amigo de longa data, e ele fez o compromisso conosco de que iria inscrever essa obra de esgotamento sanitário de Brumado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, afirmou. Além disso, segundo Bonfim, o diretor determinou que sua equipe faça uma visita ao município para atualizar o projeto a fim de que, quando o mesmo for selecionado, já esteja pronto para ser licitado. Guilherme também pediu o apoio do ministro chefe da Casa Civil com relação à questão. “Foi muito positivo”, avaliou.

PM prende dupla por furto a estabelecimento comercial em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (18), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam um homem e uma mulher suspeitos de múltiplos furtos em Guanambi. A ação ocorreu por volta de 11h20, após um levantamento feito pelo Serviço de Inteligência. Câmeras de vigilância registraram a ação de um indivíduo que, de posse de um paralelepípedo, quebrou a vidraça e adentrou a uma sorveteria, levando o suporte da gaveta do caixa contendo algumas moedas e um molho de chaves, fugindo sentido ao Bairro Monte Pascoal. A partir das imagens, o suspeito e uma mulher que estava com ele, e que também participou da ação delituosa, foram reconhecidos. Em diligências, os militares conseguiram deter a mulher, de 30 anos, na localidade de Lajedo. Já o homem, de 18 anos, foi localizado pouco depois, em flagrante, depois de praticar um novo furto, numa mercearia, de onde levou um smartphone Samsung Galaxy J6. O acusado, conhecido pela prática de arrombamentos no comércio local, estava em liberdade depois de já ter sido preso sucessivas vezes pela Polícia Militar pelo mesmo motivo. Apontado como responsável por diversos furtos na cidade, ele atuava quebrando as vidraças das lojas, com o emprego de paralelepípedos. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com a mulher, até a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram autuados, em flagrante delito, por furto qualificado.

Prefeitura Guanambi garante apoio e espaço para a sede da Associação de Autistas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em reunião com representantes da Associação dos Amigos dos Autistas e Neurodivergentes de Guanambi (Afag), o prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), o Nal, garantiu que disponibilizará um espaço para que a entidade tenha uma sede própria para desenvolver suas atividades. A associação foi criada há apenas dois meses, com expectativa de atender um grande público na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Sandrelle Tolentino Teixeira, presidente da associação, destacou que o encontro com o prefeito foi bastante produtivo e o mesmo garantiu que ajudará no que for possível para desenvolvimento das atividades da Afag. Na sede, Tolentino adiantou que serão oferecidos cursos, palestras voltadas para inclusão e neurodiversidade, oficinas, atendimentos diversos e muito mais. “Queremos fazer algo por essa comunidade de autistas e neurodivergentes e seus familiares”, disse. Teixeira também chamou atenção para a necessidade de voltar o seu olhar para as famílias e cuidar de quem cuida dessas crianças. “Se a família não estiver preparada e estruturada ela não vai dar conta. Precisamos dar essa atenção e suportes pra eles”, defendeu. Após reunião com o prefeito, serão cumpridos os trâmites legais para que o apoio seja efetivado o quanto antes e a associação possa ter o seu espaço para funcionamento.

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A taxa de desemprego do país no primeiro trimestre de 2024 foi de 7,9%, uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre de 2023 (8,8%), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada na sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mais baixa da série histórica do primeiro trimestre em 10 anos - até então, o menor índice tinha sido registrado no primeiro trimestre de 2014, com 7,2%. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação caiu em 21 estados e no DF. As unidades da federação que registraram menor nível de desocupados foram: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O crescimento na desocupação foi registrado em quatro estados: Rondônia (3,2% a 3,7%), Roraima (6,8% a 7,6%), Rio Grande do Sul (de 5,4% a 5,8%) e Mato Grosso do Sul (4,8% a 5%). Em Santa Catarina, a taxa se manteve estável em 3,8%. “A trajetória de queda anual, que já vem sendo observada em outros trimestres, se manteve”, analisa Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios do IBGE, em nota. No primeiro trimestre de 2024, havia 1,9 milhão de pessoas que procuravam trabalho durante dois anos ou mais. Esse contingente se reduziu em 14,5% frente ao primeiro trimestre de 2023, quando 2,2 milhões de pessoas buscavam trabalho por dois anos ou mais. A pesquisa também revelou aumento no rendimento médio real mensal habitual que, no trimestre encerrado em março, foi de R$ 3.123. No mesmo trimestre do ano passado, esse valor era R$ 3.004.

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade para jovens em Condeúba Foto: Geraldo Carvalho/CAR

No coração do Vale do Jacaré, em Condeúba, a requalificação da Agroindústria de Derivados Artesanais de Cana-de-açúcar está transformando a paisagem e abrindo novas oportunidades para jovens da comunidade de Inchu. A partir da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agroindústria passou de uma produção fragmentada para uma produção qualificada de derivados de cana-de-açúcar, a exemplo da rapadura, resgatando tradições com mais de 200 anos. A modernização da agroindústria foi desde a recepção da cana-de-açúcar até o produto final. Essa mudança não apenas resgatou muitos produtores para a plantação de cana, mas também impulsionou a produção agroindustrial como um todo. “A parceria com a CAR veio para fazer voltar a funcionar nossa agroindústria. Com essa reforma, tive a oportunidade de atuar na produção e administração da unidade e, agora, a agroindústria é o meu trabalho e a minha renda”, destacou o jovem Alessandro Vinícius Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Rapadura e Derivados da Cana-de-Açúcar do Vale do Jacaré. Além disso, a sustentabilidade é uma prioridade na comunidade. O bagaço da cana é utilizado para alimentação animal, adubação de lavouras e para o uso nas caldeiras, demonstrando o aproveitamento integral dos recursos. Todo o resíduo, incluindo a espuma do caldo, é transformado em alimentos para animais, contribuindo para a economia circular e o bem-estar da comunidade.

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade para jovens em Condeúba Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Maicon Alex é outro jovem envolvido no projeto e destaca as mudanças positivas. “Uma grande importância dessa requalificação foi a moagem da cana e caldeira, onde eu atuo hoje. Tivemos uma grande inovação, pois o pessoal trabalhava antes na fornalha e, hoje, trabalhamos na caldeira. O objetivo da maioria dos jovens era sair daqui após concluir o Ensino Médio, mas agora temos essa ocupação. Foi importante para mim e para os demais jovens envolvidos nesse processo”. Além da rapadura, a comunidade produz açúcar mascavo e melado, totalizando cerca de 2.500 quilos de cana beneficiada mensalmente. Esses produtos, comercializados sob a marca: Tradição do Engenho - Vale do Jacaré, chegam a diversos mercados regionais, incluindo a alimentação escolar de Condeúba, além de estabelecimentos em Vitória da Conquista e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador. A agroindústria de Condeúba é apenas um exemplo do impacto positivo que a construção e requalificação de agroindústrias têm gerado em toda a Bahia. Com 422 agroindústrias passando por esse processo, a inserção dos jovens nesse contexto não apenas revitaliza as atividades locais, mas também oferece perspectivas de emprego e renda para uma geração ansiosa por oportunidades.

PUBLICIDADE
Revitalle Odontologia enumera benefícios de cuidar da saúde bucal

A vida é muito mais gostosa quando podemos sorrir sem preocupações. Por isso, a Revitalle, especializada em saúde e odontologia, ressalta que é tão importante cuidar da saúde bucal. Segundo a clínica, o sorriso tem muitos benefícios para a saúde física e mental. Ele libera substâncias químicas associadas ao bem-estar, reduz o estresse e a ansiedade e até mesmo aumenta a expectativa de vida. A Revitalle oferece um atendimento completo para toda a família, com profissionais experientes e apaixonados por transformar sorrisos. Agende sua consulta e dê o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz. Em Brumado, a clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 620, Centro, onde um espaço confortável e aconchegante foi montado para oferecer o melhor aos pacientes. Agende sua consulta através do telefone (77) 99963-5729.    

Atrações de peso são divulgadas para os festejos juninos em Macaúbas Foto: Ana Flávia Araújo

Localizada no Vale do Paramirim, a cidade de Macaúbas é tradicionalmente conhecida como um dos mais principais destinos para passar o São João na região. Com o slogan “Raiz de Gente Feliz”, as primeiras atrações da festa deste ano de 2024 já foram divulgadas. A Prefeitura Municipal, juntamente com os eventos privados “blocos juninos”, anunciou nomes de peso para compor os festejos que ocorrerão entre 20 e 23 de junho. Jonas Esticado no Alternativo Macaubense e Jefferson Moraes no Betão Folia prometem animar os tradicionais blocos juninos. Tarcísio do Acordeon, Pablo, Mastruz com Leite, Canários do Reino, Guilherme Silva, Desejo de Menina são as primeiras grandes atrações divulgadas pela prefeitura. Outros nomes ainda devem compor a grade oficial.

PUBLICIDADE
Clínica Santa Clara alerta que saúde mental não deve ser negligenciada por empresas

De acordo com o Centro Médico Santa Clara, a saúde mental é um importante aspecto para a manutenção de um ambiente positivo e produtivo de trabalho, devendo ser promovida pela empresa de forma constante e consistente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o conceito de saúde é dado por “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Pensando nisso, a Santa Clara diz que os aspectos mental e social não devem ser ignorados por empresas e organizações, para que exista saúde no ambiente de trabalho. Para agir em benefício da saúde mental dos seus trabalhadores, procure o Centro Médico Santa Clara, especializado em saúde e segurança ocupacional, que lhe apresentará ações efetivas para solucionar as suas necessidades. A saúde mental do seu trabalhador também deve ser prioridade. Em Brumado, a clínica trabalha diariamente para dar o suporte necessário para que o seu negócio seja um local seguro para todos. Na cidade, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.

Vereador pede abertura de CPI para apurar denúncias contra prefeita em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Carinhanha, o vereador Raimundo Pereira Sena (União Brasil), o popular Mundinho, pediu que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja aberta na Câmara Municipal para investigar denúncias de improbidade administrativa contra a prefeita Francisca Alves Ribeiro (PT), a Chica. Ao site Achei Sudoeste, Sena relatou que, após tomar conhecimento das irregularidades veiculadas pelo radialista Júnio Guedes, passou a investigar o caso e resolveu propor a instalação da CPI diante da gravidade das denúncias. “Trata-se do crime de peculato, improbidade administrativa, compra de voto e crime ambiental”, apontou. O advogado Cardoso Júnior explicou que a prefeitura estaria deslocando homens, máquinas e serviços para executar uma obra em uma propriedade particular. No local, foram encontrados 18 caminhões de areia. “A materialidade ficou bem consolidada. Tanto que o Ministério Público pediu a busca e apreensão de celulares e todo material. Essa busca foi realizada dia 11/05 e todas as irregularidades estão sendo constatadas”, afirmou. Rindo, o advogado informou que a prefeitura tenta se defender alegando que estaria construindo um parque de vaquejada infantil na localidade. “Isso é só a ponta do iceberg. Tem muita coisa errada. Na minha opinião, a prefeita deveria renunciar”, completou.

PUBLICIDADE
Cevib orienta realização de boa higiene ocular para manter os olhos saudáveis

Uma boa higiene ocular é essencial para manter os olhos saudáveis. De acordo com orientação do Centro de Visão da Bahia (Cevib), lavar as mãos regularmente antes de tocar nos olhos, evitar compartilhar produtos de beleza e toalhas, proteger os olhos dos raios UV com óculos de sol e seguir as orientações do seu oftalmologista são passos cruciais. Além disso, é importante manter os olhos hidratados com lágrimas artificiais e não se esquecer de piscar frequentemente, principalmente quando estiver diante de telas digitais. Em Brumado, o Centro de Visão da Bahia fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro. Os telefones são: (77) 3441-6967 e (77) 9 9929-6967.

Homem morre após colisão entre carro e moto em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem, que não teve a sua identidade divulgada, morreu na madrugada desta segunda-feira (20), por volta das 00:05, na estrada que de acesso ao distrito de Maniaçu em Caetité. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, um carro e uma moto, que vinham em direções opostas acabaram colidindo na estrada vicinal. O motociclista foi a óbito no local. O condutor e a passageira do carro foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso.

Arquivo