Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2015"

27 Jan 2015 - 09:30h

Na última segunda-feira (26), um homem de 29 anos, natural de Livramento de Nossa Senhora, foi preso por transporte de droga. A Polícia Militar Rodoviária abordou o acusado na MGC-122, entre Janaúba e Porteirinha, em Minas Gerais. Foram encontrados no fundo falso de um porta-luvas de um carro blindado dois quilos de crack, dois quilos de pasta base de cocaína e remédios de uso controlado. Segundo informações do site Porteirinha Notícias, o homem, que já tem passagens por tráfico de drogas, estava sozinho no veículo. Ele seguia para São Paulo. O material apreendido e o homem foram encaminhados para a polícia civil da cidade.

27 Jan 2015 - 09:00h

O último final de semana foi bastante movimentado no plantão policial em Brumado, principalmente envolvendo acidentes de trânsito. Até mesmo uma viatura da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi envolvida em um dos acidentes. O primeiro aconteceu na noite da última sexta-feira (23), quando uma motocicleta vermelha colidiu de frente com o veículo, que realizava ronda de rotina no Bairro Santa Tereza. Já no último domingo (25) foi a vez de uma motocicleta em fuga colidir contra o carro da polícia no Bairro Urbis II. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o condutor era menor de idade. As viaturas sofreram avarias e foram levadas para a perícia juntamente com as motocicletas envolvidas no acidente.

27 Jan 2015 - 08:30h

Com apenas 27 anos, Wallas Almeida Honorato morreu em um grave acidente registrado na manhã do último domingo (25), na BA-617, rodovia que dá acesso ao município de Ibiassucê, no sudoeste baiano. O site Brumado Notícias apurou que o acidente aconteceu próximo ao entroncamento conhecido como Pancadão. Wallas estava pilotando uma motocicleta quando colidiu de frente com um veículo Hilux. O rapaz trabalhava nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) no município. O condutor da caminhonete sofreu algumas escoriações sendo socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital São Sebastião, em Ibiassucê. A polícia ainda apura o que pode ter ocasionado o acidente.

27 Jan 2015 - 08:00h

Começaram na última segunda-feira (26) e se encerram no próximo dia 29 as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode participar do ProUni. Nesta edição, o programa oferece 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são destinadas a 30.549 cursos e distribuídas por 1.117 instituições. Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é ainda não ter diploma de curso superior. As bolsas integrais são para estudantes que cursaram o ensino médio nas redes pública ou particular, na condição de bolsista integral. Também é necessário comprovar, por pessoa, renda bruta familiar até um salário mínimo e meio. Para as bolsas de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro. Os selecionados terão até o dia 9 para comprovar as informações nas instituições. A segunda chamada será no dia 19. Os candidatos não selecionados ainda terão a chance de participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.

27 Jan 2015 - 07:30h

Em Brumado, a Unopar agora oferece cursos de graduação a partir de R$ 149. Entre os cursos oferecidos na unidade está o de Gestão Financeira, que visa formar profissionais capazes de atuar na gestão de finanças, aplicando métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros, por meio de estudos de viabilidade econômica. O objetivo é otimizar os investimentos, a captação de recursos, capaz de analisar demonstrações contábeis e na gestão empresarial subsidiar o processo de tomada de decisão. O Gestor Financeiro aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Atento às mudanças econômicas e tecnológicas e com vistas a otimizar investimentos, este profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição. Faça a sua inscrição na Unopar no site www.unopar.br ou ligue para a Unopar/Brumado no número (77) 3441-7979. A universidade fica localizada Rua Eugênia de Araújo Dantas, 55, Bairro do Hospital.

26 Jan 2015 - 18:30h

Uma residência localizada na Rua Coronel Paulino Chaves, em Brumado, foi invadida no último sábado (24). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, armado com uma faca, um bandido rendeu uma dona da casa, ameaçando-a com a arma no pescoço. A filha da mulher, uma criança, ainda dormia em um dos quartos no momento do assalto. O marginal chegou a esmurrar a mulher pelas costas exigindo dinheiro. Como não encontrou, o elemento subtraiu joias, uma máquina fotográfica e aparelhos celulares. A vítima desabafou em sua página na internet relatando os momentos de pânico que vivenciou. “Hoje vi a morte de frente. Vivi a pior cena da minha vida. Só pensava que ia morrer e só pensava em minha filha, meu marido e minha família. O ladrão falava que ia me matar o tempo todo, que ia me dar várias facadas. Foi um horror, desesperador. Senti uma impotência muito grande e dentro da minha própria casa. Naquele momento vi que não tinha mais o domínio sobre minha vida e que não ia viver mais pra ver minha filha crescer e que ela ia crescer sem mãe. Estou em pânico até agora e muito chocada. Mas graças a Deus ele não me machucou e nem a minha filha”, escreveu ela.

26 Jan 2015 - 18:00h

No último sábado (24), depois de brigar com o padrasto Adão Pereira Lisboa, um jovem identificado como William ateou fogo na motocicleta do mesmo. O veículo foi incendiado em frente a um bar localizado na Rua José Alves Froes, próximo à Praça da Feira, em Caculé. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, testemunhas viram o momento em que o jovem colocou fogo na moto, fugindo em seguida. A polícia está investigando o caso.

26 Jan 2015 - 17:30h

Segundo anúncio feito hoje (26) pelo secretário-executivo do ministério, Luiz Cláudio Costa, ainda nesta semana o Ministério da Educação (Mec) deve abrir o sistema informatizado para inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O site do programa está fora do ar para adequações às portarias editadas pelo Mec, em dezembro do ano passado, alterando regras do Fies. Com as mudanças, passa a ser exigida nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação para obter o financiamento. A portaria proíbe, ainda, que o aluno acumule bolsa Programa Universidade para Todos (ProUni) e o financiamento em cursos diferentes. A complementação das bolsas parciais no mesmo curso e na mesma instituição continua sendo permitida.

26 Jan 2015 - 17:00h

Após temporal que causou estragos e inundou diversas ruas na cidade de Vitória da Conquista, a chuva cessou e o sol voltou a aparecer, embora o tempo continue nublado nesta segunda-feira (26). Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o tempo também deve permanecer nublado na terça-feira (27), com risco de pancadas de chuva isolada e ventos fracos e moderados. Na quarta (28) e quinta (29), o sol também aparece entre nuvens. A temperatura mínima deve variar entre 15° e 16° nos próximos dias, enquanto a máxima deve oscilar entre 29° e 33°. De acordo com o G1, o temporal do último domingo (25) deixou ruas completamente alagadas, além de placas de publicidade e tapumes de obras arrancados e galhos de árvores desabados por conta da força do vento. A parte externa do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) ficou parcialmente alagada. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, apesar dos estragos, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

26 Jan 2015 - 16:30h

De acordo com a agência Climatempo, o verão deve ser marcado pela intensidade de calor mais alta que a média dos últimos anos e pela entrada de um ar mais seco. Essa mudança climática exige cuidados com a hidratação, alimentação e com o corpo. Segundo a médica Fátima Lorena Mendes, não é recomendado esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois este é um sinal do organismo de que já há algum grau de desidratação. Para quem pratica exercícios, é importante estar atento à hidratação antes, durante e depois da atividade física. A água é o componente que se encontra em maior quantidade no organismo, cerca de 60% do peso corporal. Mendes informa que perdemos, naturalmente, em torno de 2000 a 2300 ml de água por dia, através da transpiração e de secreções do trato respiratório - segunda ela, essa perda precisa ser reposta. A especialista afirma ainda que o quantitativo de reposição é muito particular, porém uma quantidade razoável é de 2500 a 3000 ml por dia. Já a alimentação deve ser leve, assim como as roupas a fim de facilitar a transpiração. Frutas, legumes e verduras devem ser priorizados na dieta, pois além de serem fontes de vitaminas, minerais e fibras são facilmente digeridos. Por fim, o uso do protetor solar é extremamente importante.

26 Jan 2015 - 16:00h

Na manhã de hoje (26), a primeira chamada de aprovados na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015 foi divulgada pelo Ministério da Educação (Mec). São 2.791.334 candidatos, concorrendo por 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos. Os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Neste ano, haverá apenas uma chamada. Os candidatos que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, também a partir de hoje, na página do Sisu. O prazo para que isso seja feito é até o dia 6 de fevereiro. O estudante somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção. Os candidatos em lista de espera deverão procurar as instituições de ensino a partir do dia 11 de fevereiro para acompanhar o processo de seleção.Confira aqui a lista de aprovados.

26 Jan 2015 - 15:30h

Em solenidade realizada na última sexta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Igaporã, no sudoeste baiano, entregou ao Padre Paulo Henrique, pároco da Igreja Católica do município, o título de cidadão igaporaense. A sessão contou com a presença da sociedade local, familiares e convidados do padre. Na oportunidade, as autoridades políticas presentes no ato destacaram o trabalho dinâmico de evangelização e social realizado pelo Padre Paulo, que ampliou a quantidade de fieis que frequentam a igreja na cidade. Emocionado, o pároco agradeceu a homenagem e lembrou que em Igaporã ele deu os primeiros passos no caminho da religião. “Quis Deus que eu seguisse a minha missão como padre e me deu esta oportunidade de servir a Igaporã com o apoio e a participação de todos, graças aos ensinamentos de meus pais e tios”, disse ele.

26 Jan 2015 - 15:00h

No último sábado (24), o movimento Abracadabra promoveu uma audiência na Biblioteca Jarbas Passarinho, em Brumado, para debater as questões envolvendo a saída de órgãos públicos estaduais do município. No encontro onde se esperava um número considerável de lideranças políticas e sociedade civil organizada compareceram apenas oito pessoas, entre as quais Paulo Esdras, coordenador do Abracadabra, Gilvan Moreira, diretor regional da APLB sindicato, Aurino Ferreira, presidente do Modera, Lazaro Landulfo, representante da APDEMB, e representando o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), o secretário de esporte Miguel Lima Dias. Também estiveram presentes alguns populares. Sem o prefeito, o secretário foi sabatinado pelos participantes. 

Ao ser indagado sobre que posicionamento o gestor tem tomado, Miguel defendeu o chefe do executivo declarando que o mesmo não é o culpado pelas reformas administrativas promovidas pelo governador Rui Costa (PT). Em seguida, disse que havia uma expectativa otimista de o estado manter algum núcleo no município, mas a administração municipal foi pega de surpresa com as perdas sofridas. Segundo o secretário, o prefeito agendou reunião com os secretários estaduais de educação e de saúde para esta terça-feira (27) e a audiência com o governador só foi possível para o mês de março. Após os debates, foi programada uma passeata para o dia 06 de fevereiro, com saída do Mercado Municipal e concentração na Praça da Matriz, onde os manifestantes darão um abraço simbólico no entorno da Igreja do Bom Jesus. Uma nova audiência ainda será realizada no dia 31 de janeiro para debater os temas e organização da manifestação popular. 

26 Jan 2015 - 14:30h

Surtado, um homem foi conduzido pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, na noite do último sábado (24) para ser sedado. Ao chegar à unidade de saúde, ele teve uma nova crise. Testemunhas disseram ao site Brumado Notícias que o homem esmurrou e quebrou o vidro de uma porta na entrada da recepção e acabou cortando a mão. Mesmo com o ferimento, ele atacou a lixeira na área do estacionamento e invadiu os leitos, causando alvoroço na enfermaria. 

O homem só foi contido com a chegada da polícia militar, que teve de usar da força para imobilizá-lo. Após ser sedado, o indivíduo ficou em um quarto separado para observação. A equipe de coordenação do hospital preencheu um relatório que foi apresentado na delegacia por conta dos danos ao patrimônio público. 

26 Jan 2015 - 14:00h

Filomena Azevedo, que atuava como diretora da Direc 19, em Brumado, foi notificada sobre a sua exoneração do cargo através da portaria nº 204/2015. Com a extinção do órgão, o governo do estado promoveu uma demissão em massa dos cargos comissionados do estado. Além da ex-diretora, outros funcionários contratados do extinto órgão também receberam os avisos de demissão. Ainda não se sabe o destino dos funcionários efetivados mediante concursos.    

26 Jan 2015 - 12:30h

Quer ficar o ano de bem com seu corpo? A Criolipólise é um tratamento revolucionário no combate à gordura localizada. Novidade no município de Brumado, a Criolipólise promete reduzir até 25% da gordura em uma única sessão. Os resultados são definitivos. Faça uma avaliação e descubra o que esse tratamento pode fazer por você. A primeira avaliação é gratuita. Marque a sua consulta com Luiza Feres, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional, através do telefone (77) 3441-3298 ou pelo WhatsApp no número (77) 9962-3010. A clínica fica localizada na Avenida Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254.

26 Jan 2015 - 12:00h

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu na última segunda-feira (20) as pré-inscrições em cursos de licenciatura ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O período de pré-inscrição se encerra no dia 13 de março. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site http://freire.capes.gov.br. Para participar, o docente deve estar cadastrado na base do EDUCACENSO de 2013 ou 2014. Os cursos de licenciatura ofertados pelo PARFOR são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. A pré-inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela secretaria de educação estadual ou municipal a qual o pré-inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a secretaria de educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. A pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas. O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, da Uneb, em Brumado, pretende, nessa fase do PARFOR, administrar os cursos de licenciaturas que serão ofertados nos municípios de Aracatu, Boquira, Brumado, Caculé, Caraíbas e Érico Cardoso. Os candidatos devem ler o Manual Operativo do Programa, antes de efetuar a pré-inscrição.

26 Jan 2015 - 11:30h

No próximo sábado (31), acontece em Brumado o Arrocha Prime, o maior evento de arrocha da região. No Planet Show I, saída para Caetité, um camarote open bar com estrutura diferenciada está sendo montado pela Fest Show, empresa tradicional no ramo. Na festa, a empresa vai lançar o seu novo camarote, o modelo Gel Túnel, que conta com uma mega estrutura, a qual inclui segurança e designer inédito. Nele, haverá vodka, cerveja e água free. A festa promete abalar as estruturas da cidade com Pablo, o Rei da Cacimbinha e Renan Moreira. Segundo a organização do evento, estima-se que o show seja o maior recorde de público de Brumado. Os ingressos podem ser divididos em três vezes no cartão. Garanta já o seu e faça parte do maior evento de arrocha da região. Arrocha Prime: o fenômeno está de volta!

26 Jan 2015 - 11:00h

Segundo denúncia exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, advogados estariam extorquindo trabalhadores rurais no interior da Bahia, cobrando além do devido em custas processuais sobre o valor da aposentadoria dos trabalhadores. De acordo com a denúncia, 28 advogados já foram denunciados na Justiça Federal pelas extorsões. Pessoas vulneráveis, como idosos, incapazes, pessoas de baixa ou nenhuma escolaridade, moradores de comunidades pobres da zona rural de várias regiões baianas, estão entre as vítimas. Os acusados estariam atraindo essas pessoas com a promessa de conseguir a aposentadoria para elas. Em alguns casos, os advogados chegaram a ficar com todo montante do retroativo dos trabalhadores.

26 Jan 2015 - 10:30h

No último domingo (26), uma confusão acabou com tiros no sítio de propriedade do ex-vereador e assessor parlamentar da Câmara Municipal de Condeúba, Diolino Teles. Segundo informações do Jornal Folha de Condeúba, um jovem identificado como Robinho entrou no local sem permissão na companhia de amigos. Na área da piscina, eles começaram a perturbar as meninas que estavam tomando banho. Um dos responsáveis pelo sítio teria pedido que eles deixassem o local. Robinho não gostou do pedido e efetuou diversos disparos para o chão. Tentando apaziguar a confusão, um dos organizadores da festa acabou levando dois tiros. A vítima foi socorrida até ao Hospital de Condeúba e, em seguida, encaminhada para Vitória da Conquista, onde se encontra internada em observação. Segundo o vereador Thiago Teles, irmão de Diolino, o sítio estava emprestado e o autor dos disparos estaria alcoolizado. A polícia está realizando buscas na tentativa de capturar o acusado, que teve o carro completamente destruído por moradores da região.