Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

30 Jan 2020 - 11:00h

Mesmo com inúmeros projetos, bem como a reivindicação da população, para restauração de praças antigas na cidade de Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) afirmou que, até o final do seu mandato, não irá dispor da verba necessária para atender a demanda. Para o gestor, existem outras áreas com maior prioridade. “Há muito dividendo político, mas eu não posso, em função de uma praça, perder muito mais em função do atendimento à saúde e educação. As carências são muito grandes”, declarou.

30 Jan 2020 - 10:30h

Somente neste mês de janeiro, a Lagarto Informática preparou uma oferta especial para formatação de computadores. Na loja, o serviço sai por apenas R$ 30 ao longo do mês. Leve agora mesmo o seu computador para uma avaliação. Após a formatação, o PC passará a funcionar muito melhor. Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Para maiores informações e regras da promoção, ligue: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

30 Jan 2020 - 10:00h

As obras da ponte localizada entre os Bairros Dr. Juracy e São Jorge, em Brumado, ainda não foram concluídas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o projeto ainda deverá sofrer algumas adequações para que o trânsito no local possa ser, de fato, liberado. “Se eu fosse oposição a mim mesmo diria que nunca vi um concreto demorar tanto para curar. Geralmente, com trinta dias, o concreto adquire 80% de sua resistência final. A cura já aconteceu porque se passou mais de trinta dias. Realmente, passou por um atraso e a gente está buscando correr atrás disso porque preciso entregar essa obra para população em, no máximo, 60 dias”, afirmou. O prefeito reconheceu o atraso na obra e garantiu a sua finalização. “Já está velho isso aí, reconheço”, admitiu.

30 Jan 2020 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

30 Jan 2020 - 09:00h

Sete meses depois de sua instalação, o sistema de irrigação de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado, mudou o cenário econômico do município, fortaleceu a agricultura familiar e tem gerado emprego e renda. Derivadas do sistema, as culturas rápidas do perímetro já estão sendo vendidas nas feiras da cidade e da região e os agricultores estão na expectativa para a safra da fruticultura.

30 Jan 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

30 Jan 2020 - 08:00h

Questionado sobre a segunda etapa da Barragem de Cristalândia e acerca da logística de manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que o Governo do Estado pouco faz em prol do município. Apesar das dificuldades, o gestor garantiu que procura manter um bom relacionamento com o Estado. “Diria que a gente está, historicamente, se suportando. Não queria nem sequer atribuir ao governador do estado esse comportamento porque não bate com o cidadão que a gente conhece”, afirmou. Vasconcelos declarou que mandou ao Governo do Estado a relação do quanto o Município contribui com o Estado através do ICMS, mas ainda não obteve resposta. Segundo o prefeito, municípios que contribuem muito menos nesse sentido são beneficiados com uma série de obras em detrimento do que acontece na cidade. A participação do Estado no que se refere à saúde, educação e infraestrutura é quase nula, conforme destacou o prefeito. “Brumado contribui com o Estado, mas não recebe nada em troca. Isso não é justo”, reiterou.

30 Jan 2020 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

30 Jan 2020 - 07:00h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), esteve pessoalmente no gabinete do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a fim de oficializar o convite para abertura dos trabalhos do legislativo no ano de 2020. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele falou sobre o convite e o que espera para a cidade neste ano. “Estamos aqui institucionalmente convidando o prefeito para abertura dos trabalhos do legislativo, assim como é em todos os municípios brasileiros, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. O prefeito vai à abertura dos trabalhos da sessão ler a sua mensagem anual de progresso para o município. Essa presidência fez questão de vir pessoalmente entregar em mãos o convite ao prefeito. Esperamos que seja uma mensagem positiva para Brumado, que o município venha a se desenvolver cada vez mais”, destacou. A sessão solene acontece na próxima segunda-feira (03), às 18h30.

30 Jan 2020 - 00:00h

Uma nova operação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o apoio da Polícia Militar, resultou na apreensão de mais de 670 kg de carne clandestina na feira livre de Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o veterinário e fiscal da Adab regional, Clemente Fernandes, informou que já é a terceira vez que a ação é realizada, porém nada mudou no açougue do local. “Não se admite em lugar nenhum o que estamos a presenciar em nossa feira e em nossos mercados. Pessoas vendendo carne até com morotó andando em cima, carne de três cores, carne podre, jogada em tudo quanto é canto. É uma tristeza, uma vergonha”, disse.

O caso, segundo Fernandes, será encaminhado para a Promotoria Pública para que sejam tomadas as devidas providências. A blitz também contou com a presença de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, que passaram aos vendedores de carne como o produto deve ser comercializado. O fiscal da Adab adiantou que a fiscalização também será estendida aos municípios vizinhos. “Não vai escapar ninguém. Estão brincando com coisa séria. Estão vendendo produto que nem cachorro come. É triste, lastimável. Dói no coração. São criminosos. Estão atentando contra a saúde pública. Iremos até o fim”, reiterou. Fernandes adiantou que, caso as condições não sejam modificadas, tudo indica que o açougue municipal será interditado.

29 Jan 2020 - 17:30h

“O trabalho temporário no Brasil deve crescer 10% esse ano e estamos fechando o mês de janeiro sorrindo à toa. A nossa expectativa era de 517 mil empregos e estamos prevendo atingir 530 mil, ou seja, quase 15 mil a mais. Os novos empregos são decorrentes do agronegócio, das atividades comerciais e do turismo”. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), Marcos de Abreu que, nos concedeu a entrevista, por telefone, no início desta tarde de terça-feira 28. Segundo Marcos de Abreu, o emprego formal no Brasil tem crescido muito nos últimos meses. Entretanto, o temporário tem sido ainda maior por oferecer mais vantagens às empresas. “Elas têm um custo menor com o empregado, porque não sofre a incidência dos descontos do Sistema “S” (SESI ,Senai,etc); e das multas rescisórias pagas no encerramento dos contratos como Aviso Prévio e a multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)”.

29 Jan 2020 - 17:00h

De acordo com descoberta realizada pelo biólogo e pesquisador Calmito Miranda, uma nova espécie do gênero da goiabeira foi encontrada na zona rural de Lagoa Real, a 81 km de Brumado. O registro da planta foi feito em parceria com o Jardim Botânico, do Rio de Janeiro, além de demais colaboradores. “Desde a sua descoberta, se passaram quase dois anos para que fossem coletados flores e frutos, passando pelo processo da descrição, fase em que todas as características da planta são observadas, comparadas com outras espécies do mesmo gênero e enfim descrita. Após todos esses processos, foi confirmado que se trata de uma nova espécie da família myrtaceae, a mesma da família da pitanga, da jabuticaba e da goiaba”, explicou o biólogo ao Sudoeste Bahia. Natural da cidade de Caetité, Miranda destacou que, devido a beleza, a planta foi denominada psidium pulcherrimum, que significa belo e/ou famoso.

29 Jan 2020 - 16:30h

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lamentou nesta quarta-feira (29) o resultado do Brasil nos indicadores da Transparência Internacional que medem a percepção sobre corrupção pelo mundo. “Eu vi com certo pesar na semana passada os resultados dos indicadores da Transparência Internacional, que revelam algo que já vinha de outros anos, apesar de todos os esforços que o Brasil tem realizado contra a corrupção nos últimos anos, é com uma certa tristeza que a gente vê que a percepção pouco mudou”. No ranking, divulgado na semana passada, feito anualmente entre 180 países, o Brasil caiu uma posição, está em 106º lugar, a pior colocação desde 2012. Ao participar hoje do laçamento de um canal para denúncias de ilícitos contra administração pública em parceria com a ICC - Câmara Internacional do Comércio no Brasil, Moro ressaltou que a percepção de que o combate à corrupção no Brasil se estagnou e mostra que é preciso tomar novas iniciativas na área. “Acho que a reação em relação a esse tipo de pesquisa [da Transparência Brasil] não deve ser de resignação, deve ser ao contrário, nós percebemos que temos de fazer mais, muito mais”, disse Moro. “Nós temos que tirar desse episódio a lição correta. Temos que fazer mais”. Moro também avaliou que poucos países no mundo fizeram o que o Brasil fez para diminuir a corrupção, e deu como exemplo, prisões e condenações da operação Lava Jato. O ministro da Justiça elogiou o Congresso com a aprovação de medidas de combate à corrupção e o presidente da República ao lembrar que Bolsonaro rompeu com o loteamento político de cargos na alta administração e que isso justificava a presença dele e de outros ministros técnicos na composição da equipe ministerial.

29 Jan 2020 - 16:00h

Em Brumado, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou uma alteração no sentido da Rua Hermes Santos, no trecho que cruza com a Avenida João Paulo. Segundo a SMTT, a medida teve como base a ocorrência de diversos incidentes e condições de insegurança no local. Agentes de trânsito se encontram na via a fim de orientar os condutores e alertar acerca da nova sinalização.

29 Jan 2020 - 15:30h

A taxa média de juros cobrada no cheque especial caiu em dezembro, depois de ter registrado alta em novembro, de acordo com o Banco Central. A taxa passou de 306,6% ao ano para 302,5%; uma redução de 4,1 pontos percentuais. Em todo o ano passado, o juro dessa modalidade de crédito caiu 10,1 pontos percentuais. Somava 312,6% ao ano no fim de 2018. Por outro lado, o juro médio do cartão de crédito rotativo apresentou nova alta em dezembro, na comparação com novembro. Foi de 318,3% ao ano para 318,9%; um aumento de 0,6 ponto percentual. De acordo com o G1, durante todo o ano, o crescimento foi de 33,5 pontos percentuais. A taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018. Segundo o chefe adjunto do Departamento de Estatísticas do BC, Renato Baldini, não há uma explicação monetária para esse aumento. Ele afirma que trata-se de uma decisão dos bancos, já que ao longo do ano houve uma queda da taxa básica de juros da economia e a inadimplência tem se mantido estável e em um nível baixo.

29 Jan 2020 - 15:00h

Há três anos, uma campanha para arrecadação de material escolar a fim de ajudar crianças carentes é realizada na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor Marcos Antônio Cardoso, popular Kezinha, explicou que a ideia surgiu a partir dos pedidos feitos pelas crianças através das cartas enviadas ao Papai Noel. Nelas, as mesmas pediam alimentos e material escolar para o início das aulas. O Grupo Corrente do Bem está à frente da campanha. “Desde o ano passado, eu peço os pais para gravarem com as crianças os vídeos solicitando a necessidade de cada um e a gente posta nas redes sociais. Sempre aparece os filhos de Deus que contribuem com essa corrente”, contou. Os materiais são doados para crianças a partir de 3 anos. Segundo Cardoso, neste ano, participam da campanha, até o momento, 45 crianças - 32 já ganharam os materiais escolares necessários. Os interessados em doar podem entrar em contato com o promoter através do número (77) 99997-7390 para fazer a sua contribuição.

29 Jan 2020 - 14:30h

Desde a última sexta-feira (24), 53 pessoas morreram por causa das chuvas em Minas Gerais. De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta quarta-feira (29), 38.703 pessoas estão desalojadas e outras 8.157, desabrigadas, perderam suas casas no estado. Até o momento, 65 pessoas ficaram feridas. O número de pessoas mortas aumentou em relação ao boletim divulgado na noite desta terça-feira, que indicava 52 óbitos. Duas pessoas, uma em Tabuleiro, na Zona da Mata e uma em Conselheiro Lafaiete seguem desaparecidas. De acordo com o G1, a última morte registrada pela Defesa Civil aconteceu em Nova Lima, na Região Metropolitana, de BH, na noite desta terça-feira. A cidade onde mais pessoas morreram é Belo Horizonte. Foram 13 óbitos na capital, conforme a Defesa Civil.

29 Jan 2020 - 14:00h

O último concurso público realizado no município de Aracatu, a 36 km de Brumado, teve o resultado final publicado no Diário Oficial do município no dia 11 de dezembro de 2019. De acordo com o Decreto nº 4.2899, de 17 de setembro de 2002, o gestor teria 30 dias úteis para homologar o concurso. Porém, segundo os candidatos, até o presente momento, o prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD) não conduziu ninguém ao cargo. A situação, conforme alegam os concursados, coloca em risco a Jornada Pedagógica 2020, que está prevista para acontecer entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, bem como o início das aulas no dia 6 do mesmo mês. A prefeitura local ainda não se pronunciou sobre o caso.

29 Jan 2020 - 12:00h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nega a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia. Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado no município de Jacaraci com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas, e a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus. Todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas. Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

29 Jan 2020 - 11:30h

O Ministério da Educação (MEC) liberou no início da noite desta terça-feira, 28, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava suspenso por ordem judicial. Na tarde desta terça, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu a um pedido do governo Bolsonaro para que as informações fossem divulgadas. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Segundo o MEC, mais de 3,4 milhões de inscrições foram realizadas este ano. Quem não for contemplado agora, poderá participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. De acordo com a Agência Brasil, o ministério informou também que estarão abertas hoje à noite as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). No cronograma inicial, o término para concorrer às bolsas seria na próxima sexta-feira (31). O MEC decidiu prorrogar o prazo por mais um dia, sábado, 1º de fevereiro, para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem. Por meio de nota, a pasta acrescentou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permanece com o cronograma atual, com inscrições de 5 a 12 de fevereiro.