Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

28 Jan 2020 - 11:00h

O Governo Federal estendeu até o dia 1º de junho de 2020 o prazo para utilização do larvicida que já vinha sendo utilizado no controle do aedes aegypti em todo país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria José, coordenadora epidemiológica da Base Regional de Saúde em Brumado, informou que o Ministério da Saúde realizou um estudo e revalidou a utilização do piriproxifem no combate ao mosquito. “Ele não tem perigo nenhum para comunidade. A população pode abrir as suas casas para os agentes de endemias combaterem os focos do mosquito da dengue. A gente faz a nossa parte e a população precisa fazer a sua”, declarou.

28 Jan 2020 - 10:30h

Em 2019, os brasileiros elegeram Gramado e Miami como destinos favoritos para viagens de lazer, seja em família, com os amigos ou sozinho. Além disso, os dois destinos lideraram o ranking dos mais vendidos na hotelaria fora das grandes capitais. De acordo com a Veja, os resultados estão presentes em um levantamento feito pela empresa de viagens online Decolar. De acordo com a pesquisa, Porto de Galinhas se manteve no segundo lugar e Búzios subiu duas posições em relação a 2019. A empresa também destacou a procura por destinos que incluem os tradicionais resorts como Praia do Forte, Balneário Camboriú e Olímpia. Para 2020, a previsão da Decolar é de que o brasileiro procure novas experiências de viagens. A empresa nota que já houve um crescimento na procura por Morro de São Paulo, Arraial do Cabo e Arraial D’Ajuda.

28 Jan 2020 - 10:00h

Todos os eleitores que precisam regularizar a sua situação perante à Justiça Eleitoral devem comparecer ao cartório o quanto antes. O chamado foi feito pelo Chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, Ígor Araújo. Segundo ele, em todo ano de eleição, 151 dias antes, acontece o fechamento do cadastro eleitoral. “Ou seja, é o último dia para que os eleitores possam tirar títulos, fazer transferências, emitir a primeira via do seu documento, porque esse período de 151 dias é o período que a justiça eleitoral faz a depuração do cadastro e vai preparar os dados dos eleitores para que eles possam constar na urna eletrônica e nos cadernos de votação”, explicou ao site Achei Sudoeste. Em Brumado, o cartório eleitoral fica localizado na Avenida João Paulo I e os eleitores podem comparecer ao local das 8h às 18h, de segunda a sexta, para regularizar as suas pendências.

28 Jan 2020 - 09:30h

Um policial militar foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente, natural de Brasília, em uma praia de Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, no domingo (26). Conforme a Polícia Militar, o homem foi afastado das atividades da corporação. O caso ocorreu na praia de Taperapuã, por volta das 17h45. A adolescente é natural de Brasília e estava na cidade junto com a família, a passeio. Segundo informações da vítima, ela estava tomando banho com uma prima quando o homem se aproximou delas e a obrigou a pegar na parte íntima dele. Nesse momento, ele aproveitou para pegar na parte íntima da garota, colocando a mão por dentro do biquíni. Ela foi encaminhada para fazer exames médicos. De acordo com o G1, o crime foi descoberto depois que a jovem conseguiu sair da água e pediu ajuda da família. O homem foi abordado por moradores da região e levado para a delegacia da cidade, onde descobriram que ele é PM. Após o registro do caso, o homem foi transferido para o 5º Batalhão de Polícia Militar (PM), em Eunápolis.

28 Jan 2020 - 09:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), o Zé Raimundo, falou sobre a possibilidade de disputar as eleições municipais em Vitória da Conquista. Segundo ele, o diretório municipal estabeleceu um calendário para discussões internas. “O partido tem esses rituais de debates e reflexões. Nesse momento, de fato, o meu nome está colocado, assim como o nome do companheiro Waldenor Pereira. Havia também a indicação do ex-prefeito Guilherme Menezes, mas ele declinou. Estamos discutindo internamente, Waldenor é um deputado muito querido e respeitado em Vitória da Conquista e no sudoeste da Bahia. Estamos avaliando qual a melhor estratégia”, destacou. Raimundo adiantou que, até o final do mês de fevereiro, o partido deve chegar a uma definição acerca da questão.

28 Jan 2020 - 08:30h

A chuva forte que caiu no fim de semana, na cidade de Barra, no oeste da Bahia, causou alagamento nas ruas do município. De acordo com a prefeitura, não houve feridos. Os locais mais críticos, segundo a prefeitura, foram nos bairros Sagrada Família, Avenida Rui Barbosa, Avenida Getúlio Vargas, Residência Rio Grande e alguns trechos de ruas próximas ao dique de proteção da cidade. De acordo com o G1, de sábado (25) até esta segunda-feira (27), o volume de chuva atingiu 68,2 mm. O acumulado do mês já supera 268 mm na cidade, que tinha uma média histórica de 98 mm para o mês de janeiro. Por meio de nota, a prefeitura informou que, por volta das 10h desta segunda, a Defesa Civil não tinha registrado desabrigados, nem a necessidade da retirada de moradores das áreas de risco. O órgão municipal disse ainda, que a cidade de Barra (região dos Baixões e Pé de Serra) está em situação de emergência por causa da grande estiagem que atingiu o município em 2019. Cerca de 5 mil pessoas são abastecidas diariamente com a operação pipa municipal e também com a operação pipa do Exército. A Defesa Civil recomenda que, em caso de temporais e chuvas fortes, os moradores não saiam de casa por causa da incidência de raios. Deve-se evitar ficar na água do local alagado para evitar a contaminação por leptospirose. E, caso estejam dirigindo, parem e estacionem seus veículos até a chuva diminuir e melhorar a visibilidade. Além disso, em caso de risco de desabamento ou de grande alagamento do imóvel, deve abandoná-lo imediatamente, buscar local seguro e acionar a Defesa Civil Municipal.

28 Jan 2020 - 08:00h

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Brumado está dentro do grupo de risco no que se refere ao índice de infestação do mosquito aedes aegypti. Este está em 2%, acima do tolerado, que é menos de 1%. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Maria José, coordenadora epidemiológica da Base Regional de Saúde em Brumado, disse que os agentes de endemias do município estão trabalhando para eliminar os focos do mosquito. “Com relação à situação epidemiológica do município hoje, estamos com 4 casos positivos de dengue, 1 de zika e 1 de chikungunya. Todos confirmados”, informou. Segundo Maria José, os dados dizem respeito apenas aos primeiros dias do ano - do dia 1º a 16 de janeiro. “Estamos em um período chuvoso. Quando vier a estiagem, a dengue vai se alastrar em nosso município. A quantidade de pessoal para trabalhar a dengue no município é insuficiente, mas isso não significa que temos de cruzar os braços e não fazer a nossa parte. Toda população precisa eliminar os focos do mosquito”, alertou.

28 Jan 2020 - 07:30h

Uma mulher de 27 anos usou as redes sociais para denunciar que foi estuprada após ter a casa invadida em Caraíva, comunidade de Porto Seguro, cidade do sul da Bahia. O homem suspeito do crime foi preso após ser encontrado com o celular da vítima. A denúncia foi feita por Maria do Carmo Ribeiro. Segundo a mulher, o crime ocorreu na terça-feira (21), por volta das 5h30. Na postagem, ela conta que encontrou o homem por cima dela logo após acordar. Maria detalhou que o homem só parou com as agressões após ouvir o barulho feito pelo companheiro dela, que dormia em outro cômodo da casa. De acordo com o G1, o homem fugiu por uma parte destelhada da casa. Em seguida, ainda enquanto o companheiro procurava pelo criminoso, Maria percebeu que o celular não estava mais dentro de casa. “Enquanto meu companheiro buscava voltei ao quarto e notei que havia sumido meu celular. E uma cueca e um protetor solar que ele usou como lubrificante em mim repousavam sobre a cama. O estuprador estava escondido atrás de uma moita e fugiu na direção oposta a que fomos procurar, fato que soubemos posteriormente, através do meu vizinho que o viu atravessar seu quintal”.  Ainda na postagem, a vítima informou que o homem foi preso no dia seguinte ao crime, na quarta-feira (22), depois de ser encontrado por populares na mesma comunidade onde ocorreu o estupro. Apesar da prisão, conforme relatos da vítima, a Justiça arbitrou fiança de R$ 3,5 mil, já que crimes foram registrados como importunação sexual e furto simples. Ela questionou a decisão já que há indícios de que outras mulheres foram estupradas pelo mesmo homem.

28 Jan 2020 - 07:00h

O senador Jaques Wagner esteve, no último sábado, no evento realizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Brumado. Na oportunidade, foram empossados os novos presidentes dos diretórios municipais da região. Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre se teria a pretensão de disputar, novamente, o governo do estado em 2022, o senador disse que ainda é cedo para fazer qualquer especulação nesse sentido. “Vamos cuidar das eleições municipais. Tenho pregado a tese da renovação, de novos quadros, novos valores, no PT e nos outros partidos. Se for para garantir a unidade do nosso grupo, a gente está sempre à disposição”, resumiu. Wagner afirmou que está para completar 69 anos e é preciso estimular a juventude a entrar na política e assumir os seus lugares.

28 Jan 2020 - 00:00h

Em evento regional realizado no último sábado (25), o Partido dos Trabalhadores (PT) empossou os novos presidentes dos diretórios municipais da região. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Brumado, com a presença de diversas autoridades, entre as quais o senador Jaques Wagner. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o senador falou sobre a sua felicidade em estar de volta à cidade, onde já esteve por diversas vezes e tem muitos amigos. “Pra mim é uma alegria. Fui fundador do PT junto com o presidente Lula, fui o primeiro presidente do PT há quarenta anos atrás, no PT da Bahia. E, hoje, a gente se orgulha dessa caminhada. Conquistamos várias prefeituras ao longo desse tempo, vários governos estaduais e, finalmente, tivemos 13 anos à frente do governo federal. Aqui na Bahia já completamos 13 anos de governo. Graças a Deus, Rui Costa superbem avaliado”, resumiu. Para Wagner, a Bahia é o maior celeiro de bons exemplos no que se refere às gestões petistas e compromisso com o povo e o social. O senador também destacou a importância da região de Brumado para o partido. “Vim como senador do partido para estimular a todos os diretórios da região para se organizarem e continuarem em defesa desse patrimônio do PT”, declarou.

27 Jan 2020 - 17:30h

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta segunda-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter cumprido toda a pena que lhe foi imposta antes de deixar a prisão. A declaração foi feita durante entrevista ao programa de humor “Pânico”, do qual Moro participa. “O correto era ter saído após ter cumprido a pena”, disse Moro ao ser perguntado como se sentia depois de “todo o trabalho” para condenar o petista. O atual ministro atuou como juiz federal por 22 anos e foi o magistrado responsável pela Operação Lava-Jato de Curitiba. Moro defendeu a prisão após condenação em segunda instância e disse que apoia mudança na Constituição para que a medida seja implementada. A frase é uma alusão ao episódio da história do Brasil no qual Dom Pedro I recusou-se a voltar a Portugal, no que ficou conhecido como "Dia do Fico".

 

27 Jan 2020 - 17:00h

Em Brumado, agentes e escrivães da Polícia Civil aderiram à paralisação baiana desta segunda-feira (27). O movimento começou hoje e deve se estender por 48 horas em todo o estado. Apenas os flagrantes e crimes de maior potencial ofensivo devem ser registrados. A categoria protesta contra a proposta de reforma da Previdência Estadual (PEC 159/2020), apresentada pelo governador Rui Costa. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb), 30% efetivo estará em atividade. No entanto, as visitas dos familiares, assistência educacional, jurídica, laboral e religiosa serão suspensas. Uma nova assembleia decidirá o desdobramento do movimento. Entre as medidas: a pensão integral, paridade e integralidade, promoção imediata, estabelecer diálogo com deputados em busca de assinaturas para emendas, além de informar as prerrogativas das Policiais Civil, Penal e Militar.

27 Jan 2020 - 16:30h

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central reduziram de 4,5% para 4,25% ao ano a projeção da taxa básica de juros da economia, a Selic. A projeção está no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 27. A redução ocorre uma semana antes da primeira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), que irá decidir sobre os rumos da taxa. A Selic está atualmente em 4,50% ao ano. Esse é o menor patamar histórico da taxa, atingido após quedas sucessivas em 2019. Na ata da reunião de dezembro, quando o Copom reduziu a taxa básica de 5% para 4,50%, não houve sinalização clara sobre os rumos da Selic este ano, devido ao ambiente externo, continuidade das reformas e comportamento da inflação, que se elevou no fim de 2020. A nova reunião do Copom acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro. No Focus, os analistas do mercado financeiro também reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,56% para 3,47%. Foi a quarta queda consecutiva do indicador. A expectativa de inflação dos economistas segue abaixo da meta central do governo, de 4%, mas dentro da margem de tolerância, que varia entre 2,5% a 5,5%. No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, fechou em 4,31%, ligeiramente acima da meta, de 4,25%. Os analistas consultados pelo BC mantiveram a previsão de crescimento para a economia brasileira em 2020 estável em 2,31%.  O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira. Caso a taxa se confirme, será o maior crescimento para o país desde 2013, quando o PIB foi de 3%. Os resultados da economia no ano passado devem ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março.

27 Jan 2020 - 16:00h

Na última segunda-feira (20), uma mulher de 80 anos e sua irmã foram agredidas durante um assalto na zona rural de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os criminosos invadiram a casa das vítimas, localizada na comunidade Barra de Marcela, e exigiram dinheiro. Durante a ação, um dos homens agrediu a idosa de 80 anos no rosto. Ela teve várias lesões e fraturou o maxilar. A vítima encontra-se internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em razão da gravidade do ferimento. A família registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia local e a Polícia Civil está investigando o caso. 

27 Jan 2020 - 15:30h

A demanda por crédito por parte dos consumidores no Brasil cresceu 4% em 2019 na comparação com 2018, embora tenha recuado 1,2% em dezembro frente ao mês anterior. A demanda por crédito por parte dos consumidores no Brasil cresceu 4% em 2019 na comparação com 2018, embora tenha recuado 1,2% em dezembro frente ao mês anterior. Os dados são da empresa de crédito Boa Vista. Segundo o levantamento, o segmento onde houve maior aumento dos pedidos de crédito em 2019 foi o financeiro, com alta de 6,1% no ano. Já o segmento não-financeiro teve alta de 2,5% na comparação anual. Segundo a Boa Vista, a trajetória do indicador ao longo de 2019 “mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o tímido crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra”. De acordo com o G1, já a queda em dezembro foi interpretada como reflexo das quatro altas consecutivas nos meses anteriores, por sua vez ligadas à liberação de recursos do FGTS. Para os economistas da empresa, são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores – e, por consequência, vitaminar as receitas das empresas que dependem do consumo interno – um avanço no mercado de trabalho e uma redução do endividamento e do comprometimento de renda.

27 Jan 2020 - 15:00h

No domingo (26), durante ações de combate ao crime no Km 836 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus que saía de Santos (SP) com destino à capital sergipana. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais perceberam sinais de nervosismo em uma das passageiras. Ela entrou em contradição quando foi questionada sobre o motivo da viagem e apresentou informações inconsistentes. Em revista minuciosa no compartimento de bagagens, os agentes encontraram 76 tabletes de maconha acondicionados em duas malas de propriedade da mulher. Ao todo, foram apreendidos 50,2 quilos do entorpecente. Questionada, informou aos agentes que recebeu a droga em uma pousada na capital paulista e que foi contratada por dois mil reais para fazer o transporte da maconha até a cidade de Aracaju (SE). Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e a mulher e o produto apreendido foram apresentados à autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista BA. Inicialmente, ela responderá pelo crime de tráfico de drogas.

27 Jan 2020 - 14:30h

Ana Maria Braga anunciou ao encerrar o seu programa Mais Você nesta segunda-feira, 27, que foi diagnosticada com um câncer no pulmão. A apresentadora contou que já enfrentou a doença outras duas vezes, mas conseguiu se tratar com cirurgia e radioterapia. Dessa vez, entretanto, o tratamento será mais agressivo e não compatível com cirurgias. Ela fará um tratamento a base de imunoterapia. “Não tenho dúvidas nenhuma de que eu vou ganhar”, afirmou ao contar para o público. “Eu tive dois pequenos cânceres de pulmão mo passado. Um foi operado e outro tratado com radiocirurgia. Infelizmente fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma. É mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia”, disse emocionada. Ana revelou que o tratamento começou na última sexta-feira (24) em São Paulo e que não saberia se conseguiria estar presente no programa ao vivo desta segunda. Ela disse que ficará um período de três semanas em fevereiro fora da telinha, mas que o público não precisava se preocupar, porque já estava programado antes do diagnóstico. De acordo com a Veja, Ana e Louro José tirarão férias neste período. “Espero poder estar aqui com vocês até o dia 7, e quero contar com a sua força do outro lado. A vida aqui continua normal. Tenho muita fé e uma força em Deus e acredito que vou sair dessa”, disse antes de encerrar o programa.

27 Jan 2020 - 14:00h

Em evento realizado no último sábado (25), Márcio Aguiar foi empossado novo presidente do diretório do PT no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele afirmou que o momento marca o início de uma nova história que o partido construirá na cidade. “Iniciamos aqui um processo de mudanças dentro do Partido dos Trabalhadores. Uma renovação que é possível fazer e acontecer. Acho que isso vai mostrar a cara do processo eleitoral em 2020”, declarou.

Aguiar ainda prometeu a construção de um programa de governo participativo e harmônico com os interesses do povo. “Vamos fazer um programa de governo para que toda sociedade brumadense possa ser ouvida. Um programa de governo que possa ter os anseios e a cara do povo a partir das suas próprias necessidades e aí construir uma frente ampla para as eleições municipais”, acrescentou. O evento regional também oficializou a pré-candidatura do vereador José Ribeiro Neves para a disputa do cargo de prefeito. O novo presidente do diretório municipal destacou que a sua militância, legado e serviços prestados o habilitaram para a disputa.

27 Jan 2020 - 12:00h

Moradores da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, estão indignados com as más condições de trafegabilidade da BA-148. São muitas as publicações nas redes sociais relatando o perigo de circular na rodovia. O local encontra-se totalmente esburacado e, com as chuvas, os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Vale salientar que a rodovia é um dos principais portões de entrada para os turistas que visitam a Chapada Diamantina, além de importante via de escoamento da cachaça e do café produzidos na região. Em agosto do ano passado, o governo anunciou a recuperação do trecho, porém a demora para o início das obras tem deixado os moradores apreensivos. Por conta da situação, está sendo organizado um protesto para reivindicar a recuperação da estrada.

27 Jan 2020 - 11:30h

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!