Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2020"

27 Jan 2020 - 11:00h

Uma ação conjunta entre as Secretarias da Segurança Pública da Bahia e do Ceará resultou na captura do Dama de Paus do Baralho do Crime da polícia baiana. O alvo estava escondido no pequeno município cearense de Jardim, que possui 9 mil habitantes. O criminoso vivia com documentos falsos ao lado da mulher e do cunhado. Na Bahia, o foragido possuía três mandados de prisão por envolvimento em pelo menos 20 homicídios e tráfico de drogas na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, e adjacências. Após exames e audiência de custódia no Ceará pelo flagrante de documentos falsos, o criminoso será trazido para Bahia.

27 Jan 2020 - 10:30h

A Lagarto Informática e Brindes Personalizados está com uma promoção incrível: a cada três camisas personalizadas, a quarta sairá grátis. Isso mesmo! Passe na Rua Esther Trindade, 79, Ginásio Industrial, e converse com um atendente. Você pode personalizar as camisas para diversas comemorações especiais e ter uma lembrança divertida para vestir no dia a dia. Para maiores informações e conhecer as regras da promoção, ligue: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

27 Jan 2020 - 10:00h

Na madrugada da última sexta-feira (24), em rondas pelo Bairro Irmã Dulce, em Brumado, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada por uma comerciante, a qual relatou que seu comércio havia sido furtado por um menor, residente no próprio bairro. Segundo a vítima, o suspeito entrou pelo telhado e levou cerca de R$ 1.500 e o seu celular. Na casa da mãe do menor, a polícia encontrou com o suspeito todo material furtado. Questionado sobre o destino do dinheiro, o menor relatou que seria para a compra de entorpecentes. Acompanhado de sua mãe, ele foi encaminhado para a delegacia da cidade.

27 Jan 2020 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

27 Jan 2020 - 09:00h

A Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, a 68 km de Brumado, não repassou à Câmara de Vereadores o duodécimo referente ao mês de janeiro do ano em curso. A atitude constitui crime de responsabilidade. Com a conta bancária sem recursos, uma vez que, ao final do exercício de 2019, a Câmara devolveu mais de R$ 140 mil à prefeitura, o legislativo não consegue pagar as suas despesas. Devido à situação, a Câmara impetrou um mandado de segurança, sendo concedida imediatamente uma liminar, determinando o prazo máximo de 72 horas para o prefeito efetuar o repasse. A Assessoria Jurídica da Câmara também protocolou contra o gestor uma ação de improbidade administrativa.

27 Jan 2020 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

27 Jan 2020 - 08:00h

Na última semana, a Polícia Militar de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foi acionada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), onde um homem deu entrada com uma lesão por arma de fogo na região abdominal. A vítima precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada do projétil. À polícia, o autor do disparo, que partiu de uma pistola calibre 6.35 mm, disse que o tiro foi acidental. O cidadão foi apresentado na delegacia e permanece à disposição da autoridade.

27 Jan 2020 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

27 Jan 2020 - 07:00h

Na última segunda-feira (20) foi celebrado o Dia Nacional do Fusca. Embora não seja mais fabricado, o carro ainda é a paixão de muitos brasileiros. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Clube do Fusca e Carros Antigos de Brumado, Danúbio Luan, disse que a data será celebrada com um acampamento para os membros de todos os clubes da região. O evento acontecerá na cidade de Rio de Contas, no dia 08 de fevereiro. “Acredito que o fusca ganhou o Brasil e o mundo por ser um carro popular, simples e de fácil acesso. Hoje, qualquer um pode ter um fusca. Ele ganhou o carinho da população”, declarou. Para Danúbio, o fusca faz parte da cultura do país, pois todo mundo já teve um fusca ou tem um parente que teve ou, pelo menos, já andou em um. “Você sente o fusca. É uma diversão”, resumiu.

27 Jan 2020 - 00:00h

Moradores, comerciantes e frequentadores da Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, buscam explicações da prefeitura com relação à mudança no estacionamento no entorno do local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente de trânsito, Castilho Viana, afirmou que o departamento está realizando um estudo para regulamentar o estacionamento na região da praça. “No local, o comércio expandiu de forma grandiosa e, junto com isso, vem os problemas. Aqui, a gente está tendo muitas queixas dos próprios comerciantes e moradores por causa do risco de acidente, visto que o estacionamento não está regulamentado. As pessoas estacionam de qualquer jeito”, declarou. Segundo Viana, a SMTT está viabilizando uma forma de regulamentar a sinalização na região para oferecer mais segurança e acessibilidade à população. “Precisamos regulamentar e colocar as placas em seu devido lugar para que a fiscalização possa, de fato, funcionar”, completou.

26 Jan 2020 - 04:12h

Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal acusado de praticar ato libidinoso no ônibus da empresa Integra Plataforma, Linha Paripe/Rodoviária. A vítima foi uma passageira que, além de se encontrar nervosa com a tentativa de estupro, estava com suas roupas sujas. Segundo a assessoria da Guarda Civil Municipal, o denunciado ejaculou na hora do ataque, sujando as roupas da vítima. De acordo com o jornal Correio, o incidente ocorreu no final da tarde de sexta-feira (24), quando uma equipe do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Civil Municipal foi acionada por populares e usuários do transporte coletivo Integra, quando saíam da base do órgão, na Avenida San Martin. O suspeito foi encaminhado para a delegacia da Central de Flagrantes, juntamente com a vítima, onde foi enquadrado no artigo 215-A, que prevê punição a quem “pratica contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”, previsto na Lei nº 13.718, de 2018.  Caso seja condenado, o homem, que não teve a identidade divulgada, pode pegar reclusão de um a cinco anos de prisão.

26 Jan 2020 - 03:45h

Elias Júnior Meira Pimentel, de 33 anos, morreu esfaqueado no último sábado (25) após sair de festa de carnaval na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com a polícia militar, o primeiro homicídio de 2020 do município foi registrado após uma briga na Rua Nilson Batista de Souza. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da confusão. Um adolescente também ficou gravemente ferido e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Segundo testemunhas, o crime ocorreu devido a uma rixa entre a vítima e o adolescente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Elias foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Guanambi. A Polícia Civil investiga o caso. O tenente coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guanambi, confirmou ao site Achei Sudoeste, a prisão do suspeito do crime. Ele foi detido na cidade de Carinhanha.

26 Jan 2020 - 03:25h

Três estudantes de Senhor do Bonfim, cidade do no norte da Bahia, criaram velas e sabonetes, a partir de um óleo extraído da borra do café, com capacidade de repelirem o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. De acordo com os alunos, que são do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves (Ceeps), o preparo dos produtos ocorre através da mistura do óleo da borra de café com ingredientes como azeite, glicerina, parafina e essências.

De acordo com o G1, na prática, o sabonete consegue criar uma barreira protetora rica em tiamina, a substância capaz de proteger a pele contra os mosquitos. Já a vela, através da queima, consegue exalar no ar substâncias nocivas aos mosquitos. Além disso, os alunos ressaltam que os produtos são livres de substâncias químicas que prejudicam a saúde e possuem custo acessivo para as pessoas.

26 Jan 2020 - 03:20h

Uma jovem de 19 anos foi presa em flagrante transportando 25 kg de maconha em uma mala, no KM 830 da BR-116, no trecho da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na sexta-feira (24). A suspeita foi encontrada em um ônibus de transporte interestadual, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a fiscalização, os agentes perceberam o nervosismo na jovem, que apresentou informações contraditórias com relação à viagem. De acordo com o G1, depois de fazer uma revista, os policiais encontraram 33 tabletes, que estavam na mala dela, no bagageiro do veículo, que fazia linha São Paulo (SP) - Fortaleza (CE). A suspeita contou aos policiais que receberia R$ 2 mil para levar a droga até Fortaleza. A jovem foi presa em flagrante e levada para a Delegacia de Vitória da Conquista, junto com o material. Ela deverá responder por tráfico de drogas.

26 Jan 2020 - 03:10h

Subiu para trinta o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerias nos últimos dois dias, segundo informou em nota a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. Somando com a tragédia provocada pelos recentes temporais de verão no Espírito Santo, o número de vítimas na região Sudeste chegou em 39 mortos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, há 17 desaparecidos, sete feridos, 2620 desalojados e 911 desabrigados no estado mineiro. O Corpo de Bombeiros divulgou no sábado a morte da nona pessoa que morreu soterrada no Espírito Santo, no município de Conceição do Castelo. Pouco tempo antes, já havia sido confirmada mais uma morte, que também é de uma criança, na cidade de Iúna. O estado já contabiliza, desde o último dia 17, quando começou a chover forte em vários municípios, mais de 3800 pessoas fora de casa. De acordo om a Veja, os temporais em Minas, além das mortes já registradas, provocaram alagamentos e transtornos em pelo menos 36 municípios em todo o Estado, sendo a região Leste e a Grande Belo Horizonte as mais prejudicadas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

25 Jan 2020 - 06:10h

O jornalista Sérgio Noronha morreu nesta sexta-feira (24) no Rio, aos 87 anos. Comentarista com passagem pela TV Globo e pela Rádio Globo, entre outros veículos, ele sofria de Mal de Alzheimer e estava internado há 10 dias no Hospital Rio Laranjeiras, na Zona Sul, onde sofreu uma parada cardíaca. Noronha teve uma pneumonia no Retiro dos Artistas, onde vivia, e ficou internado sete dias no CTI do hospital. Na quinta-feira (23), ele foi transferido para o quarto, mas passou mal e teve uma parada cardíaca. De acordo com o G1, o Hospital Rio Laranjeiras informou, por volta das 18h, que o Retiro dos Artistas foi avisado sobre a morte. Às 18h05, o Retiro dos Artistas informou que tinha sido avisado e que um representante da instituição estava a caminho do hospital.

25 Jan 2020 - 06:05h

Somente 30% dos policiais penais e civis da Bahia vão trabalhar nas próximas segunda e terça-feira, 27 e 28, durante a paralisação de 48 horas da categoria anunciada nesta semana. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb), neste período os detentos terão atendidas apenas as necessidades básicas, como alimentação, atendimento médico de urgência e cunprimento de Alvará de Soltura. De acordo com o jornal A Tarde, o presidente do Sinspeb, Reivon Pimentel, afirma que, até o momento, a categoria não recebeu retorno do Governo do Estado relativa à PEC 159/2020, que trata da Reforma da Previdência estadual. Segundo os servidores, esse feito resultará “prejuízos históricos” ao funcionalismo público baiano. Os policiais pensais e civis reivindicam tratamento isonômico em relação aos policiais militares e solicitam que a PEC 159/2020 garanta integralidade, paridade, redução da idade mínima da aposentadoria e manutenção de 100% do Abono de Permanência. A paralisação de 48 horas foi definida em assembleia, que reuniu representantes das duas categorias.

25 Jan 2020 - 06:00h

Vinte e seis mortos e 830 pessoas infectadas com o coronavírus são os números mais recentes sobre o coronavírus, divulgados pelo governo chinês. A agência de notícias France Press cita a Comissão Nacional de Saúde da China e diz que mais de mil casos considerados suspeitos estão sendo investigados. O Japão anunciou, na madrugada desta sexta-feira, 24, o registro de mais uma pessoa infectada pelo vírus. Uma segunda pessoa infectada também foi confirmada na última madrugada na Coreia do Sul. Há poucas horas, o Cirque du Soleil anunciou o cancelamento de todos os espetáculos na cidade de Hangzhou, na China. Mesmo diante desse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a considerar prematuro declarar situação de emergência internacional, mas reconheceu a urgência na China, acrescentando que acompanha atentamente a situação. A OMS admite voltar a reunir uma comissão de peritos para analisar a questão. Três cidades chinesas estão de quarentena. Até agora não há conhecimento de qualquer caso na Europa. Muitos aeroportos em todo o mundo já estão adotando medidas de controle dos passageiros procedentes da China.

25 Jan 2020 - 05:50h

O Consórcio que opera atualmente a zona azul de Vitória da Conquista, município localizado a 132 km de Brumado, anunciou o fim das atividades. O contrato, de 5 anos, chegou ao fim. Segundo a empresa, o contrato poderia ter sido renovado por mais 5, mas a Prefeitura optou por não continuar. A Secretaria Municipal de Comunicação ainda não se pronunciou sobre o caso. De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, o contrato se encerra no dia 29 de janeiro. Em nota, a empresa que operava na cidade, informou que os 58 funcionários estão cumprindo aviso prévio. “O Consórcio Vitória da Conquista agradece a toda população desta cidade, a excelente convivência com a Empresa gestora do Estacionamento Rotativo Área Azul, durante estes últimos cinco anos. Neste período estivemos ao lado do Município e da população, sempre buscando melhores práticas do mercado para atendê-los com extrema eficiência. A Prefeitura do Munícipio não manifestou interesse na renovação do contrato de concessão, por mais cinco anos, igual período conforme previsto em Edital. Portanto estaremos encerrando as atividades do estacionamento rotativo da área azul desta cidade no dia 29/01/2020. Informamos que todos os nossos 58 funcionários estão cumprindo aviso prévio e, a partir da data supramencionada, iniciaremos a desmobilização de nosso escritório. Estamos certos de que prestamos um serviço de excelência durante esses últimos cinco anos de concessão e agradecemos a todos por esta parceria”.

25 Jan 2020 - 05:40h

Dois voos do aeroporto de Barreiras, no oeste da Bahia, foram cancelados nesta sexta-feira (24), por causa do mau tempo que atinge a cidade há quatro dias. Os voos foram cancelados porque os aviões não tinham como pousar no aeroporto da cidade. Os passageiros esperaram quase 2h para receber um retorno das companhias aéreas. Não há detalhes sobre os horários dos voos. “Eles disponibilizaram para gente só o almoço e o translado de ônibus, mas não deram mais informações”, relatou o dentista Ademir Guimarães. Outros voos correm o risco de serem cancelados caso o mau tempo continue. De acordo com os meteorologistas, a previsão é de chuva para o fim de semana na cidade. Por meio de nota, a Azul Linhas Aéreas disse que o voo que pousaria em Barreiras, teve que seguir para Brasília. A empresa disse ainda que está prestando assistência aos passageiros que seguirão de ônibus até o destino. A reportagem da TV Bahia tentou entrar em contato com a empresa Passaredo, mas ainda não obteve resposta sobre o cancelamento.