Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2021"

22 Jan 2021 - 22:40h

Um lote com dois milhões da vacina Astrazeneca, produzida pela Universidade de Oxford, deve chegar ao Brasil ainda nesta sexta-feira (22). Desse total, a Bahia deve receber 160 mil doses que serão utilizadas para vacinar mais 80 mil pessoas, fracionando em duas doses para cada. O governador Rui Costa disse que a logística para a vacina chegar à Bahia depende do governo federal, mas garante que a mesma logística montada para a distribuição do primeiro lote de vacinas que chegou ao estado esta semana será executada com o objetivo de levar os imunizantes para os 417 municípios baianos em, no máximo, 14 horas. “Não posso falar, nesse momento, de horário de chegada na Bahia porque isso não depende do Estado. O que eu garanto é que, uma vez chegando aqui, em 12 horas, como fizemos no primeiro lote, a vacina será distribuída para todos os 417 municípios”, declarou. 

22 Jan 2021 - 22:35h

O contato 192 do Serviço Móvel de Urgência (Samu) sofreu uma pane nesta sexta-feira (22). O problema técnico prejudicou os atendimentos em toda regional de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a coordenação do serviço já acionou os técnicos da operadora para solucionar a pane o mais rapidamente possível. Enquanto a questão não é solucionada, as pessoas não estão conseguindo contato com o serviço de emergência. 

22 Jan 2021 - 16:30h

Uma empresária de 51 anos foi encontrada morta na tarde desta quinta-feira (21), na zona rural de Barra do Choça, cidade que fica no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da região, o suspeito do crime foi preso na quarta (20). De acordo com o G1, a polícia afirmou que o crime pode ter ocorrido porque o suspeito tinha uma dívida com a vítima de R$ 15 mil e se recusava a pagar. Segundo informações da polícia, Gilvanete de Souza Nogueira é empresária em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 30 km de Barra do Choça. O corpo da empresária, que estava desaparecida desde terça-feira (19), foi achado por uma cadela farejadora da Polícia Militar. Informações preliminares apontam que o suspeito e a vítima eram próximos já que o homem teria usado o CNPJ de Gilvanete, com o consentimento dela, para comprar mercadorias para a empresa dele. Identificado como Everton Bruno dos Santos Miranda, o suspeito deve responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

22 Jan 2021 - 16:00h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que devido a sucessivas falhas no fornecimento de energia elétrica, o abastecimento em alguns bairros e localidades rurais de Brumado atendidas pela estação de tratamento (ETA 2) registra irregularidades na distribuição. Nesta sexta (22), o problema voltou a ocorrer, comprometendo o processo de regularização do abastecimento que estava em andamento. A concessionária responsável (Coelba) restabeleceu o fornecimento de energia elétrica no local às 10h e os equipamentos voltaram a funcionar. O abastecimento nos locais afetados será restabelecido nas próximas horas e totalmente regularizado durante o final de semana, caso não sejam registradas novas ocorrências. Por isso, a população deve manter o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios. Locais afetados: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr.Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Félix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; localidades: Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso e Pompeia.

22 Jan 2021 - 15:30h

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou nesta quinta-feira (21) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a indenizar em R$ 30 mil a jornalista Patricia Campos Mello, do jornal "Folha de S.Paulo", por danos morais. Ainda cabe recurso da decisão do juiz Luiz Gustavo Esteves, da 11ª Vara Cível de São Paulo, que também determinou o pagamento de custas processuais e honorários advocatícios no valor de 15% da condenação. A jornalista acionou a Justiça após ter sido alvo de ofensa de cunho sexual, feita por Eduardo Bolsonaro em um live publicada nas redes sociais. O deputado afirmou que Mello “tentava seduzir” fontes para obter informações que fossem prejudiciais sobre o governo do pai, Jair Bolsonaro. A live foi ao ar pelo canal do YouTube chamado “Terça Livre TV”, em 27 de maio do ano passado. O deputado também insinuou na transmissão que a jornalista propagava fake news contra o presidente para ganhar promoção no jornal. “É igual a Patrícia Campos Mello. Fez a fake news de 2018, para interferir na eleição presidencial, entre o primeiro e segundo turno, e o que ela ganhou de brinde? Foi morar no Estados Unidos, correspondente, né? Acho que da Folha de S.Paulo, lá nos Estados Unidos”, disse Eduardo Bolsonaro. Para o magistrado que julgou a ação, entretanto, o filho do presidente cometeu “ofensa à honra da autora, posto que o requerido lhe imputou, falsamente, (a) a prática de fakenews e, via consequência, a conquista de uma promoção no trabalho e (b) que teria se insinuado sexualmente para obter informações do seu interesse”.

22 Jan 2021 - 15:00h

Suspeitos de formar quadrilha para furtar um caminhão, quatro homens foram presos na quinta-feira (21), na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, durante uma operação conjunta da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista, e da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Brumado. Conforme informações da Polícia Civil, o motorista, um funcionário da empresa e outros dois receptadores se uniram para comunicar o roubo de um caminhão, que seria desviado por eles. A polícia descobriu o esquema e solicitou à Justiça as prisões preventivas do quarteto. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido e o veículo recuperado. De acordo com o jornal A Tarde, o delegado Ney Brito, da DRFR/Conquista, informou que todos irão responder pelos crimes de associação criminosa, furto duplamente qualificado, receptação, bem como falsa comunicação de crime.

22 Jan 2021 - 14:30h

Na mesma semana em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford, cientistas e entidades criaram a campanha “Todos pelas Vacinas”. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre as vacinas, combater a disseminação de notícias falsas e mostrar que a vacinação não deve ser tratada como uma decisão individual. “A vacina tem que ser tratada como um pacto de toda a sociedade para que o vírus pare de circular. Quando você se vacina, você protege não só você, mas quem está em volta de você, inclusive quem não pode tomar a vacina”, disse Flávia Ferrari, do Observatório Covid-19.

22 Jan 2021 - 14:00h

Estudantes dos municípios de Poções e Cordeiros vêm participando de aulas virtuais preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades produzidas e disponibilizadas pelos colégios Isaías Alves e José Moreira Cordeiro, através do Google Meet, iniciaram no dia 11 de janeiro e seguem até esta sexta-feira (22). As ações têm como objetivo auxiliar os alunos a criarem uma rotina de estudos para uma revisão mais precisa dos conteúdos adquiridos.  Para Mirelle Silva Santana, matriculada no 3° ano do Ensino Médio no Colégio Isaías Alves, em Poções, o processo de rever os conteúdos a incentivou a continuar estudando e abrindo novos horizontes. “Pretendo cursar Engenharia Civil ou Administração. Para alcançar meu objetivo, venho estudando durante o ano e acompanho as aulas de revisão frequentemente. O processo me ajudou, fez abrir a mente para as coisas que já tinha esquecido. Foi um incentivo que complementou minha rotina de estudos”.

22 Jan 2021 - 12:00h

Nesta quarta-feira (20), um grave acidente de trânsito foi registrado na rótula de entroncamento da BA-262 com a BR-030, em Brumado. Duas pessoas morreram e outras ficaram feridas (veja aqui). O local é conhecido pelo elevado número de acidentes no trecho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, disse que a responsabilidade pela manutenção e fiscalização da rodovia é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Esse tipo de acidente poderia ser facilmente evitado. Nós encaminhados para o departamento um projeto de fechamento da rotatória do Esconso, mas até hoje não recebemos o aval para que possamos executar o projeto. Se aqui também fosse feito desse modo, certamente, esse tipo de acidente poderia ser impedido”, justificou. 

22 Jan 2021 - 11:30h

O ex-presidente Lula (PT) anunciou nesta quinta-feira (21) que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba, durante uma viagem iniciada em 21 de dezembro, mas que já está recuperado da doença. Em nota oficial, ele afirma que cumpriu a quarentena no país e que não precisou ser internado. O ex-presidente afirma ainda “que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados”. Além dele, todos os outros membros da sua comitiva tiveram resultado positivo e foram monitorados em Cuba. Apenas o escritor Fernando Morais precisou de internação hospitalar, por complicações pulmonares.

22 Jan 2021 - 11:00h

O vereador Rubens Araújo (Podemos), solicitou da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) o quantitativo das doses da Coronavac encaminhadas para Brumado, bem como a relação, com nomes e locais onde prestam atendimento, dos profissionais de saúde imunizados nessa primeira etapa de vacinação (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar explicou que a intenção é dar transparência ao processo de vacinação no município. “Nesse primeiro momento, a vacina tem de atender o público alvo. Não que eu esteja insinuando que a secretaria possa estar usando do poder para beneficiar alguém, mas o intuito é que tudo seja bem transparente e que todo mundo tenha conhecimento”, afirmou. Araújo reforçou que a ideia é impedir que algumas pessoas “furem a fila” da vacina, como vem acontecendo em alguns municípios pelo país afora. “Quero deixar bem claro que meu dever é fiscalizar e legislar em prol das pessoas”, completou. O município recebeu 627 doses da Coronavac para imunização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. 

22 Jan 2021 - 10:30h

Um bebê na Bulgária nasceu com anticorpos contra a covid, depois que a mãe contraiu o vírus no sétimo mês de gravidez, informou a mídia local. A mulher de 28 anos, da cidade de Pazardzhik, no sul do país, teve que dar à luz por cesariana, pois sofreu alterações na placenta e a covid também limitou o crescimento do feto, disse a Rádio Bulgária. Apesar das complicações, o bebê nasceu pesando 2,75 kg e medindo, 46 centímetros e estava bem de saúde, segundo os médicos.  De acordo com a Revista Crescer, esse não é o primeiro bebê que nasceu com anticorpos contra a covid. O primeiro caso de uma possível transmissão pela placenta ocorreu em março, em um hospital de Paris, onde a mãe, que foi infectada por covid na última fase da gravidez, foi submetida a uma cesariana de urgência. Ao longo de 2020, também foram relatados casos em países como na China, Singapura e Espanha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ainda não é possível afirmar se gestantes com covid-19 transmitem o vírus ao bebê. Até agora, ainda não existem comprovações suficientes de que o vírus ativo seja transmitido pela placenta ou pelo leite materno, apesar de estudos mostrando que é possível.

22 Jan 2021 - 10:00h

A Justiça Federal em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, autorizou um paciente a plantar maconha para fins medicinais. O paciente ingressou com um habeas corpus pedindo que as autoridades não o investigassem ou repreendessem pelo plantio da erva e que não apreendessem ou destruíssem as sementes e plantas. No pedido, o paciente apresentou uma orientação médica para uso da planta por ser portador de fibromialgia, já que os tratamentos convencionais não surtiram os efeitos desejados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o paciente a importar o canabidiol. Mas, por não ter condições financeiras para custear o medicamento pronto, solicitou à Justiça a concessão de do salvo-conduto para importar e cultivas a sementes da cannabis sativa e, assim, extrair o óleo para tratamento da doença. Em sua decisão, o juiz Diego Carmo, da 2ª Vara de Vitória da Conquista, ressaltou que o habeas corpus preventivo não diz respeito ao cultivo ou utilização de cannabis para fins recreativos ou com o objetivo imediato de obtenção de lucro por meio de sua negociação econômica com terceiros, mas a busca, pelo paciente, pessoa com problemas crônicos de saúde, de acesso, de modo artesanal, sem o risco de ser preso, a tratamento médico para o seu grave problema de saúde, diante da impossibilidade econômica de adquirir diretamente o produto, de elevado custo, para o necessário uso contínuo.

22 Jan 2021 - 09:30h

Quatro milhões de seringas adquiridas pelo Governo da Bahia para uso durante a vacinação da Covid-19 chegaram a Salvador nesta quinta-feira (21). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), esse é o primeiro lote da compra de 19,8 milhões realizada no mês de dezembro. Os itens estão armazenados no almoxarifado da Sesab em Simões Filho e serão distribuídos para todo o estado. Serão entregues ainda mais quatro milhões de seringas em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho. A Bahia já tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas. Ainda dentro do plano de vacinação do estado, a Bahia possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses da vacina. Também já foram licitados 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e envolvimento de 50 mil profissionais de saúde.

22 Jan 2021 - 09:00h

Em matéria publicada no site Achei Sudoeste na última terça-feira (19), moradores do povoado Lagoa do Isidoro reclamaram que estavam sem energia desde a sexta-feira (15) em razão de um problema no transformador (veja aqui). Em resposta, a Coelba informou que, no momento, não há interrupção no fornecimento de energia para o povoado, localizado na região de Ubiraçaba. “Na noite da última sexta-feira (15), a localidade registrou uma interrupção, mas que já foi normalizada, após atuação das equipes técnicas da concessionária”, salientou a empresa, na nota. 

22 Jan 2021 - 08:30h

A criança de 10 anos que engravidou de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto realizou procedimento de aborto em Governador Valadares (MG). A informação foi divulgada pela Polícia Civil, que afirmou ainda que o caso seguiu todos os trâmites legais e teve assistência médica adequada à menina. A criança foi internada na noite desta quarta-feira (20), quando foi iniciado o procedimento de interrupção da gravidez, que terminou na manhã desta quinta-feira (21). Até a publicação deste texto, a menina permanecia internada, mas passando bem. De acordo com o G1, o suspeito de estuprar a criança é o padrasto dela, de 26 anos, que fugiu após ser confrontado pela mãe da menina, que também está grávida do homem, com quem já tem outros dois filhos. A delegada responsável pelo caso, Adeliana Xavier, falou sobre os próximos passos da investigação. “O material vai ser recolhido pelo IML [Instituto Médico Legal] e, tão logo seja possível, será encaminhado para Belo Horizonte para realização dos exames pertinentes. Ontem mesmo decretamos pela prisão provisória do investigado, porque ele não foi localizado. Tão logo tenhamos um mandado a equipe dará todos os esforços para trazer esse suspeito para prestar declarações aqui na Delegacia de Governador Valadares”, afirmou a delegada.

22 Jan 2021 - 08:00h

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 308 pessoas, sendo 281 profissionais da saúde e 27 idosos institucionalizados, já foram vacinados contra a Covid-19. No total, o município dispõe de 627 doses da Coronavac. O processo de imunização na cidade foi iniciado na última terça-feira (19). A Bahia contabiliza, até o momento, 36.097 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 306 municípios até às 14h de quinta-feira (21). Deste total de imunizados, 33.216 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 1.963 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 705 em indígenas aldeados e 213 em pessoas com deficiência. 

22 Jan 2021 - 07:30h

O governo da Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum e o Brasil deve receber 2 milhões de doses na tarde desta sexta-feira (22). “A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro”, detalhou o Ministério da Saúde em nota. Até o momento, a Índia havia apenas enviado remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos. Agora, liberou as comerciais, e Brasil e Marrocos são os primeiros beneficiados.

22 Jan 2021 - 07:00h

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, se envolveu em uma polêmica após ter tido um áudio vazado nas redes sociais (ouça abaixo). Nele, o presidente convida os demais vereadores para comemorar o primeiro salário com uma “farra” no feriado. “Colegas vereadores, queria comunicar a vocês que o dinheiro já está em conta. Pode gastar o dinheiro e fazer suas farras, primeiro pagamento é pra fazer farra”, disse. Em seguida, ele ainda solicita dos colegas, que seja convidado caso fossem fazer “farra”. “Me convidem, quero estar junto com vocês fazendo esta farra aí. Mas com o dinheiro de vocês, que o meu (...) já tá comprometido”, ironizou. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele minimizou a questão alegando que se tratava apenas de uma brincadeira entre colegas. “Quando o pessoal da secretaria me deu a notícia que o pagamento já estava em conta, eu fiz uma brincadeira ao avisar os colegas. Fiz apenas uma brincadeira em um grupo de colegas. Achei que só iria ficar entre nós”, declarou. Zé Carlos justificou ainda que se referiu a “tomar uma no feriado” em resposta a outras brincadeiras feitas pelos colegas, que cobravam a liberação do pagamento antes do feriado. “Os aproveitadores pegaram esse áudio e vazaram. Estou tranquilo! Não foi na maldade, foi pra descontrair”, completou. Após o episódio, ele disse que terá mais cuidado ao se manifestar no grupo. “É perigoso, vou ficar esperto. Serviu de alerta pra mim”, ponderou.


22 Jan 2021 - 00:00h

A psicóloga Maria de Fátima Guenes retomou os trabalhos do filho, o mosaísta Leonardo Guenes de Oliveira, que morreu em maio do ano passado, em um acidente de moto na Fazenda Lamarão, em Brumado (veja aqui). O artista deixou uma obra de arte em mosaico inacabada no muro da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Otávio Mangabeira. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Guenes disse que precisou de um tempo após a morte do filho para se preparar para esse momento. “Tenho a humildade de entender que o artista era ele e eu estou me arvorando para completar algumas coisas que ele deixou. Graças a Deus a grande imagem ele já fez, nós agora só vamos tentar completar”, contou.

Encantada, ela relatou que o filho criou uma técnica própria, que chama a atenção de todos que passam pelo local. “Isso me comove muito. Por amor e respeito a ele é que eu estou aqui. Por aceitar os desígnios de Deus, estou aqui. É a única coisa que me resta. Precisamos ter força e fé porque o dono da vida dá e o dono da vida leva”, completou. Para homenagear o filho, Dra. Fátima criou em sua casa um ateliê reunindo todas as suas obras. “Está perfeito”, resumiu.