Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2022"

21 Jan 2022 - 20:35h

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, o município de Brumado registra 10199 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 178 pacientes em tratamento e 9824 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

21 Jan 2022 - 19:05h

O motor do avião particular que levava o cantor Bruno, da dupla com Marrone, teve um problema durante o voo, obrigando um pouso de emergência em Sorocaba, interior de São Paulo. Nas redes sociais, o um dos passageiros disse que “a turbina estourou”. No avião estavam Bruno, sua esposa Mariane, o filho Enzo Rabelo e o secretário de Bruno. Eles saíram de São Paulo em direção a Uberlândia. Rabelo compartilhou a história em suas redes sociais mas apagou os stories pouco tempo depois. No vídeo ele afirmava que ele e o pai estão bem. “Oi, gente, tudo bem com você? Estourou uma turbina do avião e pousamos em Sorocaba. Graças a Deus, está tudo bem! Foi difícil, um susto!”, compartilhou.

21 Jan 2022 - 16:30h

A Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu uma liminar favorável ao Centro de Apoio aos Policiais Militares (AJUPM) contra o decreto que obriga servidores estaduais baianos a se vacinarem contra a Covid-19. A ação foi impetrada por um policial militar, que por motivos de saúde discriminados em documentos médicos anexados ao processo, optou por não se vacinar contra o coronavírus. Segundo o texto da decisão ao qual o Bocão News teve acesso, o solicitante afirma que decidiu não se vacinar ante a “instabilidade e total insegurança sobre as vacinas disponibilizadas, que além de se encontrarem em fase de estudos e análises, em estágio de testes, só foram liberadas em função do estado e caráter emergencial que se encontra o país, mas sem maiores comprovações de sua real eficácia e eficiência no combate preventivo da doença pandêmica”. No documento, a defesa do servidor público ressalta que “tais problemas de saúde vão de encontro às bulas das vacinas experimentais que sugerem, alguns efeitos colaterais, dentre estes, trombose” e que através do decreto nº 20.885 de 16 de novembro de 2021, “está sendo compelido se submeter, contra sua vontade, à vacinação contra Covid-19”. Na última quinta-feira (20), o governador Rui Costa (PT) comunicou durante entrevista coletiva que os servidores estaduais baianos que não se vacinaram contra a Covid-19 serão afastados. Na decisão, a desembargadora afirma que “a autonomia do paciente/cidadão corresponde e se origina de princípios bioéticos que envolve a capacidade do indivíduo de decidir sobre o que é melhor para si. O indivíduo deve ser livre para decidir, sem coerções e constrangimentos externos de controle que influenciam as suas decisões”. Ela ainda destaca que a decisão deve ficar a cargo da pessoa que recebe a vacina, “pois é seu corpo que arcará com os riscos dos efeitos adversos ainda pouco esclarecidos. Lado outro, o direito ao trabalho, nas condições em que o impetrante galgou, é direito fundamental sobre o qual o estado não pode indiretamente através da obrigatoriedade da vacina privá-lo, sob o fundamento de disseminação no vírus cuja vacina não impede de se contaminar nem de transmiti-lo”.

21 Jan 2022 - 16:00h

Nesta quinta-feira (20), o governador Rui Costa (PT) alertou para o risco de expansão da Covid-19 na Bahia. Hoje, o estado possui mais de 13 mil pessoas contaminadas. Com essa taxa de crescimento, Costa informou que, em menos de 1 semana, a Bahia deve ultrapassar o maior número de infectados de toda pandemia (22 mil contaminados em março do ano passado). Diante do atual cenário, o governador disse que deve antecipar até domingo a abertura de mais 30 novos leitos. Outras medidas publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (21) se baseiam em critérios científicos e dados sanitários que apontam uma curva crescente do contágio da população pela nova variante do coronavírus. “Algo precisa ser feito para evitar um impacto maior na vida, na saúde e na economia. É preciso conter esse crescimento. Já aprendemos que o que acelera a contaminação são as aglomerações”, destacou.

21 Jan 2022 - 15:30h

Um homem de 36 anos foi preso, na quinta-feira (20), por suspeita de estuprar a filha de 10 anos, em Elísio Medrado, cidade no interior baiano. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já respondia por lesão corporal e violência doméstica. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito negou as acusações durante o depoimento. Ele foi submetido a exame de corpo de delito. As investigações do crime começaram no fim de 2021, depois de uma denúncia realizada pelo Conselho Tutelar do município. Após a coleta dos depoimentos e de outras provas, que não foram detalhadas, a polícia pediu a prisão do homem, que foi aceita pelo Poder Judiciário. O suspeito está custodiado e será encaminhado ao sistema prisional.

21 Jan 2022 - 15:00h

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, está vivendo uma explosão de Covid-19, o novo coronavírus, após a variante Ômicron ser detectada na cidade. No momento, com 988 casos ativos, 11 pacientes internados e 457 aguardando resultados, a prefeitura de Guanambi, habilitou 20 leitos clínicos para tratamento da doença. De acordo com a secretaria de saúde local, 10 leitos foram reabertos no Hospital Municipal, que servirão de importante apoio aos pacientes advindos do Pronto Atendimento (PA Covid) e habilita também outros 10 leitos para atender a demanda das internações dos pacientes portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs), que irá desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Outra medida, foi a intensificação das ações da Vigilância Sanitária, que fiscaliza a obrigatoriedade do Cartão de Vacina para acesso a estabelecimentos públicos e privados do município. A secretaria de saúde informou que em caso de descumprimento do disposto no Decreto Municipal nº 614, estão sendo adotadas as medidas de polícia administrativa com suas respectivas sanções, desde advertência, suspensão temporária, interdição de estabelecimento ou mesmo cassação de Alvará, independentemente de acionamento de força policial.

21 Jan 2022 - 14:30h

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bolsonaro, morreu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 94 anos. O anúncio foi feito pelo presidente em suas redes sociais. “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, escreveu ele no Twitter. A causa da morte ainda não foi informada. Olinda estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).  De acordo com o G1, ela morava em Eldorado (SP), que fica a aproximadamente 52 quilômetros de distância de Registro e não conta com hospital de referência. Na mesma publicação Bolsonaro informou que vai voltar ao Brasil viajou na manhã desta quinta-feira (20) para Paramaribo, no Suriname.

21 Jan 2022 - 14:00h

Na madrugada desta sexta-feira (21), uma ambulância da cidade de Livramento de Nossa Senhora se envolveu em um acidente na BA-262, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. O condutor informou à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que trafegava pelo trecho quando um veículo em sentido contrário, com farol alto, atrapalhou a sua visão e ele acabou atropelando um animal na pista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, houve apenas danos materiais. O condutor Luan Stefano da Silva Nunes, de 33 anos, não se feriu.

21 Jan 2022 - 12:00h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na última segunda-feira, uma vistoria na Barragem do Rio do Antônio, em Brumado, onde foi identificado um pequeno vazamento em um dos paredões (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de recursos hídricos, André Barros, informou que, após a inspeção, os técnicos do Inema estão produzindo um laudo sobre o problema. “Já teve essa primeira vistoria no local. O técnico foi lá verificar a estabilidade da barragem e a questão das fissuras. Posteriormente, será elaborado um laudo técnico para saber quais providências deverão ser elaboradas”, adiantou. Não há um prazo para emissão do referido laudo. 

21 Jan 2022 - 11:30h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou na manhã desta quinta-feira (20) o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino. As atividades voltam no dia de 7 fevereiro. De acordo com o gestor, será necessário apresentação do cartão de vacina do estudante. Conforme publicado pelo Bahia Notícias, apesar de poderem se matricular para o ano letivo de 2022, os alunos da rede estadual de ensino não poderão adentrar nas instituições para assistir às aulas caso não apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Isso porque o decreto estadual nº 20.907 exige a comprovação para o acesso a prédios públicos (o que inclui escolas). Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a pasta não poderá obrigar os pais e responsáveis a vacinar os alunos, mas que estes, sem o comprovante, não terão acesso aos prédios públicos como determina o decreto nº 20.907.

21 Jan 2022 - 11:00h

A Operação Tapa Buracos está em andamento no município de Brumado, conforme informado pelo secretário de infraestrutura, André Cardoso. Ao site Achei Sudoeste, ele disse que a operação não parou em nenhum momento. O secretário explicou, contudo, que a operação não contempla os buracos gerados por problemas no esgotamento sanitário, que é de responsabilidade da Embasa. “O tapa buracos está sendo feito, mas tem buracos aí que foram ocasionados por conta do esgotamento sanitário e devido a essa celeuma entre prefeitura e Embasa. Os buracos ocasionados pelas chuvas, que não têm relação com o esgotamento sanitário, estão sendo recuperados a todo momento”, garantiu.

21 Jan 2022 - 10:30h

A Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 50 mil em notas falsas durante uma operação deflagrada nesta terça (18) e quarta-feira (19). A ação, batizada de “Rebote Fakes 5”, fiscalizou encomendas feitas por meio dos Correios e outras transportadoras. Segundo a investigação, o destino do dinheiro falso seriam pelo menos 10 cidades do país. Ao todo, 10 pessoas foram presas. A operação ocorreu nos seguintes municípios: Senhor do Bonfim (BA); Feira de Santana (BA); Cedro (CE); Rio Grande (RS); São Francisco de Assis (RS); Maringá (PR); Rorainópolis (RR); Lagoa Prata (MG); Ananindeua (PA) e Saquarema (RJ). A ação foi realizada em conjunto com a Diretoria de Segurança Corporativa dos Correios.

21 Jan 2022 - 10:00h

N região de Cristalândia, a barragem localizada na comunidade do Barreiro Branco teve parte de sua estrutura carregada pela força da correnteza após a cheia do Rio Brumado (veja aqui). O próprio prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) e membros do secretariado estiveram no local acompanhados por representantes do Inema a fim de fazer uma vistoria no barramento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, informou que o orçamento das obras está sendo feito para inclusão no sistema da Defesa Civil Nacional. “Pode ser que eles consigam incrementar alguma verba para fazer essa reconstrução de parte desse barramento, que foi destruído no distrito de Cristalândia. Já colocamos no sistema, estamos só aguardando a finalização”, salientou. Cardoso destacou nesse sentido que o Governo do Estado já reconheceu o decreto de emergência publicado pelo Município de Brumado e o prefeito aguarda também o reconhecimento da União para obtenção dos recursos necessários à reabilitação do cenário.

21 Jan 2022 - 09:30h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade. De acordo com o G1, a decisão unânime (todos os cinco diretores foram favoráveis) foi tomada na análise do segundo pedido apresentado pelo Instituto Butantan para liberação do imunizante contra a Covid-19 para crianças. O Butantan buscava licença para imunizar a faixa a partir de 3 anos, mas a agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6.

21 Jan 2022 - 09:00h

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação, em caráter temporário, de profissionais médicos para atuar na Policlínica Regional de Saúde de Brumado. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente, por procurador ou através do endereço eletrônico [email protected] até o dia 26 deste mês. A seleção pública será feita mediante análise curricular e entrevista de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos aprovados podem ser contratados com carga horária semanal de 8, 10, 12, 16 ou 20 horas, com remuneração proporcional. O candidato pode obter informações referentes ao processo seletivo simplificado na sede do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, localizada na Rua Márcia Silva Brito, 29, São José, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A convocação ou contratação obedecerá a ordem de classificação final dos candidatos. As vagas são para: angiologista, cardiologista\ergometria, cardiologista clínico, ginecologista e obstetra, oftalmologista, otorrinolaringologista, pneumologista, urologista, ultrassonografista e médicos neonatologista e infectologista para cadastro de reserva.

21 Jan 2022 - 08:30h

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.

21 Jan 2022 - 08:00h

A prefeitura de Brumado vai reconstruir as casas atingidas pelas fortes chuvas que caíram no município. As Secretarias Municipais de Infraestrutura e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil, já fizeram o levantamento necessário para realização das obras. Ao site Achei Sudoeste, o secretário de infraestrutura André Cardoso informou que foi aberto um processo administrativo para assegurar a recuperação e/ou manutenção dos imóveis afetados. “Estamos só aguardando sair o resultado desse processo administrativo para darmos início aos trabalhos. A gente acredita que no começo da próxima semana já daremos início a essa recuperação”, declarou. Cerca de 12 casas, entre a sede e a zona rural, serão recuperadas nesse primeiro momento.

21 Jan 2022 - 07:30h

Os dentes mudam o sorriso, o sorriso muda a face, a face muda a expressão, a expressão muda a vida na Dom Odontologia Premium. Os implantes dentários são “raízes” artificiais de titânio (um tipo de metal) que são utilizadas para a reposição de dente(s) perdido(s). Sobre essa peça de titânio é colocado o dente artificial. O tratamento de implante é indicado a todos os pacientes que se preocupam com a estética e/ou funcionalidade bucal. As próteses são muito parecidas com os dentes naturais, fazendo com que devolva a autoestima e valorize o sorriso do paciente. Além de entregar novamente a função da mastigação, que muitas vezes fica prejudicada quando se tem a ausência de um ou mais dentes, ou até mesmo no uso de dentaduras, que podem trazer insegurança no dia a dia. É importante dizer que a idade não é um fator determinante para a seleção do paciente, porém não é recomendado para menores de 16 anos, até que o crescimento e amadurecimento ósseo estejam completos. Os pacientes com mais idade, são os mais favorecidos na implantodontia. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.

21 Jan 2022 - 07:00h

Em Brumado, na Rua Miguel Dias, um buraco causado por problemas no esgotamento sanitário tem causado diversos transtornos aos moradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Maria Helena disse que a situação da cidade como um todo é muito triste. “O fedor é muito ruim para os moradores mais próximos. Já vi carros enganchando aqui, gente com medo de passar. As pessoas estão horrorizadas e o prefeito não toma providência”, relatou. Helena contou que os próprios moradores estão tendo de sinalizar os buracos para evitar uma tragédia ainda maior. “É vergonhoso”, definiu. A rua está tomada por mato e muita sujeira, o que atrai muito mosquito e animais peçonhentos. Para a moradora, trata-se de uma questão de saúde pública que precisa ser solucionada urgentemente. “Está acarretando mais problema para saúde da população, principalmente para nós, moradores. É caso de calamidade”, criticou, acrescentando que a cidade está órfã de prefeito.

21 Jan 2022 - 00:00h

A Vigilância Epidemiológica de Brumado (Vigep) não tem prestado atendimento no controle do calazar no município devido à falta de veterinário. Ao site Achei Sudoeste, Francislei Alves, supervisor de endemias na Vigep, justificou que a prefeitura tem encontrado dificuldades para contratação do profissional. “Hoje, o Ministério da Saúde cobra que temos que ter um veterinário para responder por esse programa. Nessa dificuldade da prefeitura em encontrar o profissional para atender, o programa ficou suspenso”, explicou. Isso porque, em caso de teste positivo para a doença, é praticada a eutanásia, porém, segundo Alves, a mesma só é feita pelo veterinário responsável. Atualmente, o supervisor disse que a procura é grande na unidade para realização dos testes. Os sintomas incluem: crescimento de unhas, queda de pelos, emagrecimento, feridas nas pontas das orelhas e ressecamento do nariz. Em caso de suspeita, os proprietários de animais são obrigados a procurar um veterinário particular para detecção ou não da doença.