Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2014
fechar

Jussiape: Marquinho Viana entrega máquinas e ônibus escolar Os benefícios foram adquiridos através de parceria com o Governo Federal. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no município de Jussiape para participar da solenidade de entrega de equipamentos que irão auxiliar no desenvolvimento da cidade. Ao lado do prefeito Gilberto Freitas (PSC), Viana prestigiou a entrega de máquinas obtidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e também de um ônibus escolar proveniente do Programa Caminhos da Escola. O veículo facilitará o acesso dos estudantes da zona rural às escolas do município. O presidente da Câmara de Vereadores, parlamentares e diversas autoridade políticas da cidade e região marcaram presença no evento.

Maetinga: Prefeitura climatizará escolas e entregará uniformes aos alunos O prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT) vem implementando um novo modelo administrativo e o município se desenvolvendo cada vez mais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Maetinga, Edcarlos Lima Oliveira (PT), garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que todas as escolas municipais da cidade serão climatizadas. O gestor declarou que, através de um convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o município adquiriu 72 aparelhos de ar-condicionado. Os equipamentos já estão sendo instalados em todas as salas de aula, da sede e nas comunidades rurais. A climatização também contemplará as creches do município. “A nossa cidade sempre registra altas temperaturas, o que prejudica a concentração dos alunos e afeta diretamente o aprendizado. No entanto, com esse sistema de climatização, acredito que Maetinga será o primeiro município no sertão baiano a oferecer melhor qualidade de ambiente e incentivo para os estudantes”, ressaltou o prefeito. A prefeitura irá se responsabilizar pela manutenção e cobrirá todas as despesas de energia por meio de orçamento próprio. Além dos climatizadores, outro investimento da administração para este ano letivo será a doação de novos uniformes escolares para todos os estudantes da rede municipal. “Com a volta às aulas, nossa cidade estará mais colorida com os novos uniformes e mais alegre com o sorriso dos nossos alunos. Estamos trabalhando para dar uma melhor educação ao nossos jovens”, concluiu Edcarlos.

Brumado: Novo delegado do serviço militar aposta em parceria para o setor O capitão Rivaldo disse que ficou encantando com a cidade, principalmente com a hospitalidade recebida. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Junta do Serviço Militar (JSM) já está de delegado novo: o Capitão Rivaldo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que ficou encantando com a cidade, principalmente com a hospitalidade recebida. O Capitão declarou que buscará manter o mesmo padrão de eficiência que foi instaurado durante a gestão do Tenente Jorge Cerqueira, que atuou por três anos à frente da JSM. “A equipe da Junta trabalha corretamente, o que dá bastante credibilidade ao setor. Em poucos dias por aqui e eu já estou gostando da cidade. Acredito que faremos uma boa parceria envolvendo a população, o SJM e as autoridades locais”, destacou o Capitão Rivaldo.

Brumado: Bandidos assaltam contabilidade Um elemento entrou no estabelecimento com capacete e, armado, anunciou o assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma contabilidade localizada na Rua Sargento Antenor, próximo à loja da Cesta do Povo, em Brumado, foi assaltada na noite da última segunda-feira (10). Segundo registro da polícia, um elemento entrou no estabelecimento com capacete e, armado, anunciou o assalto. O criminoso roubou dinheiro e celulares dos funcionários da contabilidade. Do lado de fora, um comparsa dava cobertura ao meliante. Após o assalto, ambos fugiram antes da chegada da polícia. 

Eleições 2014: Ex-governador Nilo Coelho pode disputar o senado pelo PSDB O nome do tucano surgiu como opção para dar maior densidade à chapa oposicionista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, os partidos de oposição ao governo Jaques Wagner (PT) estão estudando novos nomes para disputar as eleições de 2014. Entre as possibilidades estão os nomes do ex-prefeito de Guanambi e do ex-governador Nilo Coelho (PSDB), que aparecem como candidatos ao Senado. A oposição afirmou em nota que o novo desenho visa “tornar mais forte e consistente o projeto do grupo político que pretende reconduzir o ex-governador Paulo Souto ao Palácio de Ondina”. Nos bastidores da política baiana, o nome do ex-governador Nilo Coelho surgiu como opção para dar maior densidade à chapa. Lideranças como o ex-deputado Raimundo Sobreira consideram a inclusão do nome de Coelho como natural em razão do seu passado como governador. Nesta eleição, Coelho pode aparecer em uma posição estratégica, como importante candidato nas regiões sul, sudoeste e oeste, onde sua liderança é inquestionável.

Brumado: Nomeado membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico A proposta foi de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Defensor da criação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) teve mais uma de suas reivindicações atendidas. No último dia 05 de fevereiro, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) publicou o Decreto nº 4.686, que nomeia o Conselho Municipal. Lopes disse que ficou bastante satisfeito com a nomeação, pois a partir de então as ações culturais, artísticas e ambientais terão uma atenção especial e a população será beneficiada. Segundo o parlamentar, o prefeito Aguiberto tem se mostrado sensível no atendimento às preposições realizadas pelo legislativo municipal. O Conselho é formado por representantes da administração municipal, da Câmara de Vereadores, de instituição de ensino superior (UAB), escolas públicas de ensino fundamental e médio, sociedade civil (CREA), entidade vinculada a proteção ambiental (MODERA), setor empresarial (AIBRUM), entidade cultural (ALAB), instituição privada de ensino superior (UNOPAR), instituição privada de ensino superior e médio CEMNAS e Monteiro Lobato), entidade vinculada ao turismo (Conhecer Turismo).

Brumado: APDEMB convoca eleições para compor nova diretoria executiva A votação ocorrerá no dia 22 de fevereiro, entre às 08h e 12h, na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho.

A Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado (APDEMB), na pessoa do seu presidente, Lázaro Landulfo Rocha, convocou eleições para escolha dos novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade. A votação ocorrerá no dia 22 de fevereiro, entre às 08h e 12h, na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho. O prazo para registro das chapas que pretendem concorrer ao pleito se encerra no dia 14 de fevereiro, às 20h. A Associação ficará aberta para registro das chapas concorrentes apenas em dias úteis. A APDEMB fica localizada na Avenida Guilherme Dias (prédio dos Sindmineradores). O atendimento pode ser feito das 18h às 20h. A nova diretoria atuará durante o triênio 2014/2016.

Brumado: Elementos suspeitos tentam fugir da polícia e colidem com viatura A motocicleta que estava sendo utilizada pela dupla foi apreendida pela PM. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois homens em uma motocicleta arrancaram a bolsa de uma mulher que estava de carona em outra motocicleta. O roubo aconteceu na rótula da Rua Aureliano de Carvalho, próximo à Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, na tarde da última segunda-feira (10). A polícia foi acionada e, ao fazer ronda nas imediações, encontrou dois homens com as mesmas características descritas pela vítima. Eles estavam em uma moto preta e, quando perceberam a aproximação da viatura, começaram a fugir e até subiram em uma calçada para desviar da guarnição. Porém, a dupla não contava com a presença de outra viatura que chegava ao local. Devido à alta velocidade, os suspeitos acabaram colidindo de frente com o veículo policial. Os elementos tiveram várias escoriações pelo corpo e a moto ficou bastante danificada. Com eles, a polícia encontrou seis trouxinhas de cocaína. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os elementos foram conduzidos ao Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento e, em seguida, foram apresentados na delegacia, onde se encontram detidos à disposição da justiça. A polícia ainda não confirmou se os detidos são os mesmo que roubaram a bolsa da mulher.

Câmara entrega de títulos de cidadão brumadense Ao todo, seriam 26 contemplados, mas, por motivo de força maior, três deles não puderam comparecer. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A sessão da Câmara de Vereadores ocorrida na noite da última segunda-feira (10) foi solene para entrega de título de Cidadão Brumadense a várias personalidades que escolheram Brumado como local para morar e adotaram o município como segunda terra natal. Parentes e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade, que foi marcada por relatos históricos da chegada dos novos filhos à cidade em décadas passadas. Eles contribuíram para o crescimento e progresso da capital do minério em vários segmentos, como o de esportes, educação, cultura, saúde, justiça, habitação, comércio e indústria. Ao todo, seriam 26 contemplados, mas, por motivo de força maior, três deles não puderam comparecer. A Câmara já está agendando uma data posterior para entrega destes títulos, dentre eles o do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), falou sobre a solenidade e seu significado para o município. “É um reconhecimento da cidade por tudo que esses cidadãos fizeram por nós brumadenses. Só faltava esse reconhecimento e a entrega desses títulos sanou essa falta. Nós vereadores, assim como todos os brumadenses, agradecemos e parabenizamos de coração a todos os novos filhos de nossa cidade”, disse Lôbo. Confira a lista com o nome dos novos cidadãos brumadenses. (Veja Fotos).

Brumado: Carreta derruba placa de sinalização no centro comercial A via só foi liberada por voltas das 9h30 após uma empresa metalúrgica ser acionada para serrar a placa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Tem sido constante a imprudência de muitos condutores em Brumado. Desta vez, o acidente de trânsito que ocorreu na manhã desta terça-feira (11) causou a destruição de um bem público. Nos fundos da agência do Bradesco, uma carreta que realizava uma manobra na curva do semáforo atingiu uma placa de sinalização e a mesma foi derrubada. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, o condutor do veículo viu o que havia acontecido, mas ignorou a infração e fugiu do local sem prestar contas do prejuízo. Os agentes de trânsito chegaram rapidamente à cena, mas, somente por volta das 9h30, uma empresa metalúrgica foi acionada para serrar a placa e desobstruir a via.

Brumado: Moradores da comunidade do Represo comemoram a construção do novo campo de futebol Através do empenho da vereadora Liu Vasconcelos e do ex-vereador Léo Vasconcelos, os moradores estão satisfeitos com mais uma conquista. (Foto: Divulgação).

Os moradores da comunidade do Represo, no distrito de Ubiraçaba, comemoraram na noite da última sexta-feira (07) a construção do novo campo de futebol da localidade. Através do empenho da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) e de seu esposo, o ex-vereador Léo Vasconcelos (SDD), a comunidade está satisfeita com mais uma conquista. Os moradores do Represo receberam o ex-vereador na comunidade, onde fizeram questão de agradecer pelo empenho e atenção nas demandas. O ex-vereador disse que ele e sua esposa trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural brumadense. Além do novo campo de futebol totalmente estruturado, a comunidade ainda recebeu bolas e uniformes.

Conquista: Cano da Embasa quebra, encharca o solo e compromete a estrutura de casas na Vila Serrana A moradora Sandra Roberta mostra que a estrutura de sua residência está comprometida. (Foto: Mateus Novais).

Uma moradora do bairro Vila Serrana teve um susto enorme quando decidiu conectar a rede interna da casa onde mora à rede de esgoto do bairro. Sandra Roberta contratou um profissional para fazer essa ligação da melhor maneira. Ela só não esperava encontrar com um cano da Embasa debaixo do passeio onde seria realizado o corte para tubulação. O cano quebrou e a água que jorrou por mais de três horas se infiltrou na casa dela e de três vizinhos, encharcando o solo e comprometendo a estrutura dessas residências. Segundo apurou o jornalista Daniel Silva do site Brumado Notícias, a Embasa foi acionada para controlar o vazamento e, horas depois, a situação foi aparentemente resolvida. Após esse episódio, os moradores começaram a observar o surgimento de rachaduras e infiltração nas paredes das casas. A situação trouxe medo e muita preocupação para os moradores. Eles estão aguardando uma avaliação do setor de engenharia da Embasa para saber o que fazer depois desse acontecimento. Os moradores afirmaram que foram orientados pela Embasa a realizar a ligação da rede de esgoto. No entanto, o órgão não apresentou um mapa de tubulação, pontuando os locais por onde passa a rede de distribuição de água.

Fotos: Câmara entrega títulos de cidadão brumadense Uma sessão solene foi realizada na noite de ontem (10). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Poder Legislativo realizou uma sessão solene para a entrega de honrarias para as pessoas que que escolheram Brumado para morar e ajudam em seu crescimento e desenvolvimento. (Veja Fotos).

Vitória da Conquista: Jaques Wagner vai assinar ordem de serviço para construção do novo aeroporto O prazo para execução da obra ficou estabelecido em 600 dias, ou seja um ano e seis meses. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O governador Jaques Wagner (PT) estará em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na próxima quinta-feira (13) para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras do novo aeroporto da cidade. O evento está previsto para acontecer no Auditório do Cemae, às 10 horas da manhã. O resumo do contrato que o governo firmou com a empresa que vai realizar a obra foi publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do Estado da Bahia. O prazo para execução da obra ficou estabelecido em 600 dias, ou seja um ano e seis meses. O novo aeroporto terá recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). Até agora, estão assegurados mais R$ 20 milhões em investimentos. O projeto, que está pronto, prevê a construção de pista de 2.300 metros, pátio de aeronave, pista de taxiamento, subestação elétrica, entre outros itens.

População de Tanhaçu vai às ruas no retorno do prefeito João Francisco Após a caminhada pela cidade, o gestor ainda discursou para centenas de pessoas que o aguardava em frente à prefeitura. (Foto: Divulgação).

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), foi recepcionado pela população tanhaçuense ao retomar o comando do executivo municipal, nesta segunda-feira (10). Foi preparada uma passeata e, demonstrando alegria por voltar a comandar a cidade, o prefeito caminhou junto com o povo. Eleito em 2012, João Francisco declarou, em entrevista ao site Brumado Notícias, estar feliz por voltar a prefeitura: “A minha alegria é poder continuar com o nosso trabalho em prol da população de Tanhaçu”. Após a caminhada pela cidade, Francisco discursou para centenas de pessoas que o aguardava em frente à prefeitura. O presidente da Câmara de Vereadores de Tanhaçu, Antônio Carlos Novais Brito (PV), o Tõe Brito, também participou do ato e vibrou com o retorno do gestor ao executivo. O prefeito João Francisco conseguiu na última sexta-feira (7) liminar do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em seu favor, após ter sido cassado pelo juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral.


Fotos: Divulgação

Caetité: Prefeito socialista cada vez mais distante da senadora Lídice da Mata Zé Barreira demonstra estar engajado na eleição do secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa (PT), nas eleições 2014. (Foto: Reprodução/Facebook).

O prefeito de Caetité, Zé Barreira (PSB), embora faça parte do mesmo partido da senadora e pré-candidata ao governo da Bahia, Lídice da Mata, demonstrou estar engajado na eleição do secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa (PT), nas eleições 2014. O prefeito não declarou apoio à candidatura da socialista, que esteve recentemente em seu município, realizando um ato público. Em fotos publicadas nesta segunda-feira (10), Zé Barreira apareceu sorridente e demonstrou felicidade em ato do Partido Republicano (PR), realizado na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Ao lado do vice-governador e candidato a senador, Otto Alencar (PSD), e da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), Barreira marcou presença no evento. Em seu perfil no facebook a deputada destacou a presença do prefeito caetiteense. “Com o vice-governador, Otto Alencar e o prefeito de Caetité, Zé Barreira, na cerimônia de apoio do PR a pré-candidatura de Otto ao senado e ao pré-candidato do governo, o atual secretário da Casa Civil, Rui Costa. É importante oferecer, para a escolha da população, representantes que possam dar continuidade ao trabalho de Jaques Wagner, e comprometidos com o desenvolvimento do estado”, escreveu Ivana Bastos.

Salário e licença-maternidade: novas regras estão em vigor Antes da lei, só a mãe podia tirar a licença em caso de adoção. (Marcello Casal Jr./ABr).

Sancionada em outubro de 2013, a lei nº 12.873 definiu novas regras para a licença-maternidade em caso de adoção. “A lei traz para a realidade jurídica uma realidade social que já existe”, defende o consultor de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), advogado trabalhista e presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho, Rafael Lara Martins. A lei entrou em vigor no dia 27 de janeiro e, desde então, pais que adotam uma criança têm direito à licença-maternidade de 120 dias de auxílio pelo INSS e afastamento do trabalho. “O objetivo desta licença é propiciar que aquela criança que está chegando tenha um tempo mínimo para adquirir um laço familiar maior”, defende Rafael. Até então, só a mãe poderia tirar a licença, mas a norma esclarece que apenas um integrante do casal pode solicitar a licença. Outra regra adotada na nova lei é a possibilidade de o pai adquirir a licença maternidade da mãe se ela vier a falecer. “Inclusive com o afastamento do trabalho”, enfatiza o advogado. As informações são da Agência Brasil.

Escolinha Chuteira de Ouro, com apoio da Prefeitura de Lagoa Real, realizou peneira do Vitória Dois atletas foram selecionados e vão fazer parte das categorias de base do clube baiano. (Foto: Divulgação).

No último sábado (8) foi realizada a peneira do Vitória no município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. No evento estiveram presentes o coordenador de busca e avaliação do clube, Ivan Conceição, o empresário e ex-jogador do Vitória, Alan e autoridades do município, entre elas o prefeito Zezinho (PSD) e seu vice Santo Batista (PR). Os jovens talentos de Lagoa Real e região foram avaliados e, entre eles, dois foram selecionados para fazerem parte da categoria de base do time. Outros jovens também demonstraram talento, mas devido à idade não puderam ser selecionados, informou o coordenador de avaliação do clube. A realização da peneira do Clube baiano, em Lagoa Real, aconteceu por empenho do responsável da escolinha de futebol Chuteira de Ouro, José Xavier, mais popularmente conhecido como Buck, e de sua esposa Silvana, que não mediram esforços para a realização da peneira. O evento contou, ainda, com o apoio da Coordenação de Esportes e da Prefeitura Municipal de Lagoa Real.

Escolinha Chuteira de Ouro, com apoio da Prefeitura de Lagoa Real, realizou peneira do Vitória O prefeito Zezinho e o vice Santo Batista prestigiaram o evento. (Foto: Divulgação).
Brumado: Conselho Tutelar cobra da prefeitura melhores condições de trabalho A entidade divide o prédio com diversos outros órgãos que atrapalham no atendimento a população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em matéria publicada dia 7 de fevereiro, o site Brumado Notícias apresentou parte do relatório do Conselho Tutelar de Brumado, referente ao ano de 2013. No relatório, um gráfico demonstra que crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social estão sendo recrutadas pelo crime organizado; que várias crianças já têm passagem pela polícia e, em sua maioria, o motivo é o envolvimento com o tráfico de drogas. O relatório também aponta um alto índice de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, no município. O índice, segundo os conselheiros, levando em conta o tamanho da população infanto-juvenil da cidade, é considerado alarmante. As condições para o funcionamento do órgão são precárias: “as condições em que realizamos a apuração desse tipo de violação é igualmente alarmante, pois o município não dispõe de uma delegacia especializada e o conselho não dispõe de uma equipe multidisciplinar própria. Na maioria das vezes, ainda que encontremos um estado probatório mínimo de que a violência sexual exista, ficamos impossibilitados de dar prosseguimento às diligências”, expõe o relatório que, em seguida, denuncia a prefeitura de Brumado, dizendo que, desde a gestão anterior, a mesma não dá atenção ao trabalho realizado pelo órgão. 

Brumado: Conselho Tutelar cobra da prefeitura melhores condições de trabalho Os conselheiros ainda cobram melhores condições salariais e melhor capacitação para atuarem com mais perspicácia e eficiência. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Conselho Tutelar não possui sede própria e divide um prédio com outros órgãos, o que compromete as escutas e atendimentos, principalmente de casos que envolvam abuso sexual. Uma das cobranças é a capacitação continuada dos conselheiros, para atuarem com mais perspicácia e eficiência na área da infância e adolescência. Outra dificuldade dos conselheiros está na remuneração, a qual foi apontada como “absolutamente incompatível com a extrema relevância de suas atribuições”. “Apesar do papel fundamental que os conselheiros desempenham, nossa capacidade operacional tem sido mitigada por falta de estrutura física adequada a demanda atendida pelo órgão”, observam os conselheiros no relatório.

Brumado: Previsão de perda da colheita de verão já movimenta o Garantia-Safra na região Uma reunião foi realizada nesta segunda-feira (10) para debater a atual situação do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Representantes de trinta municípios das microrregiões de Vitória da Conquista, Alto Contas e Sertão Produtivo, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (10) em Brumado, para serem capacitados através de um curso de reciclagem e atualização do Programa Garantia-Safra. O encontro aconteceu visando a previsão de uma possível perda total do plantio realizado após as chuvas de dezembro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, José Augusto, técnico do garantia-safra na Superintendência da Agricultura Familiar, foi taxativo em dizer que a última semeadura está perdida por conta da falta da chuva. “Foi uma ótima chuva em dezembro, mas sem as chuvas de janeiro e fevereiro, a safra de verão está perdida”, afirmou o técnico, esclarecendo que, por esse motivo está se fazendo uma nova capacitação dos técnicos na região, para que junto com os secretários municipais de agricultura façam a solicitação da perca, que passará a ser paga a partir do mês de julho.

Brumado: Previsão de perda da colheita de verão já movimenta o Garantia-Safra na região Os membros do Programa Garantia-Safra e a secretaria de agricultura estão capacitando os agricultores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Como palestrante, tirando as dúvidas dos técnicos, a coordenadora geral do garantia-safra, Jones Freitas, comentou que será feito um levantamento geral nas lavouras e, após isso, o programa terá um relatório completo das perdas, mas já confirma os prejuízos tendo em vista a estiagem do mês de janeiro. Em se tratando de Brumado, recentemente o município recebeu cerca de sete toneladas de grãos de feijão através do programa semeando – que foi distribuído para 2 mil famílias nas comunidades rurais -, no entanto segundo o secretário de agricultura, Federico Neves, houve apenas a germinação da semeadura, mas com estiagem de mais de 30 dias a safra de verão não irá vingar. “A cultura de sequeiro teve bom início de germinação, porém as estiagens de janeiro e fevereiro comprometem as lavouras e a previsão é de perdas na lavoura”, esclareceu o secretário.

CarnaBrumado: Camarote Central divulga atrações Com a organização do Rotary Club, entre os dias 1 e 4 de março oferecerá aos foliões ambiente agradável e muito música.

O Camarote Central no CarnaBrumado 2014 promete muita alegria e descontração. Com a organização do Rotary Club, entre os dias 1 e 4 de março oferecerá aos foliões ambiente agradável e muito música. Na programação do camarote, Bruno Caires e a Massa, Dj Pantera, Caso Contrário, Pablo Morais, Banda Rupilé e Banda Sem Limite da Bahia para animar o carnaval. Os passaportes, que são limitados, já estão à venda. O Camarote Central oferecerá serviço OpenBar.

Iniciada a jornada pedagógica em Brumado Os professores e servidores da educação acompanharam o início dos trabalhos do ano letivo do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cerca de 800 pessoas, entre professores e servidores da educação do município de Brumado, estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (10) no salão de eventos do Colégio Professora Nice Públio acompanhando o início dos trabalhos da Jornada Pedagógica, que este ano trabalha com a temática “Escola Significativa”. Presente no evento, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) desejou boas vindas e bom início de ano letivo a todos os profissionais da educação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária de educação, Acácia Gondim, disse que o tema da jornada abrange a proposta de união que envolve todas as esferas no intuito de promover uma educação de melhor qualidade para a sociedade. A secretária ainda relatou que as negociações dos planos de cargo e salários serão debatidas no início do período letivo, evitando assim, segundo ela, o desgaste entre os docentes e a prefeitura. “Vamos começar cedo as negociações para que não aconteça como no ano passado, onde só foram feitas no final do ano - causando desgaste para a prefeitura e para os professores, que deixaram de receber o reajuste do salário em dia. Esse ano será bem mais tranquilo”, garantiu Acácia. Aos servidores, a secretária desejou “muita saúde e muita paz nesse ano letivo”.

Iniciada a jornada pedagógica em Brumado Durante o encontro a secretária de educação, Acácia Gondim, ressaltou que as negociações da categoria serão iniciadas em breve. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo os representantes da APLB sindicado, a prefeitura deu um passo positivo ao aceitar a indicação de começar cedo as negociações salariais dos professores, tendo em vista a necessidade de corrigir o piso no município que, segundo o diretor do escritório, Gilvan Moreira, está abaixo do piso nacional. “É importante esse encontro com os professores, para debatermos a educação no município. O prefeito concordou que as negociações devem começar no início do ano, visando, principalmente, o benefício para os professores. O município ainda não paga o piso aos docentes e isso tem que ser corrigido o quanto antes”, disse o sindicalista, ressaltando ainda que, a APLB entrará com petição no Ministério Público para que exija da prefeitura explicações sobre o que foi feito com a verba de rateio do Fundeb, que deveria obrigatoriamente ser passada aos professores.

Brumado: Coelba explica causa do apagão da última sexta-feira (07) Segundo a empresa, uma falha técnica na linha da rede de transmissão, a cerca de 30 km da subestação do município, gerou o blecaute. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O gestor do escritório regional da Coelba em Brumado, Jadir Batista, em contato telefônico com o site Brumado Notícias explicou as causas do apagão ocorrido na última sexta-feira (07), o qual deixou o município sem energia por cerca de cinco minutos. Segundo Batista, uma falha técnica na linha da rede de transmissão, a cerca de 30 km da subestação do município, gerou o blecaute. O gestor informou a nossa reportagem que o problema foi rapidamente detectado e resolvido, e que o apagão atingiu apenas o município de Brumado.

Brasil vive 'apagão' no tratamento de doentes com transtornos mentais O país não conseguiu criar uma rede eficiente que garanta, por exemplo, consultas e tratamento com psiquiatras e psicólogos no SUS e leitos para situações de emergência.

Matéria publicada no site do Jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (10), declara que o Brasil vive um “apagão” nos cuidados aos doentes com transtornos mentais. Segundo o texto, hoje, no país, há cerca de 27 mil leitos, sendo 20 mil ocupados por doentes crônicos. Segundo projeções da literatura internacional, seriam necessários 70 mil leitos para atender a demanda atual de doentes mentais. O país não conseguiu criar uma rede eficiente de atenção à saúde mental que garanta, por exemplo, consultas e tratamento com psiquiatras e psicólogos no SUS e leitos para situações de emergência. O debate reaqueceu com a posse do novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, conhecido como militante da luta antimanicomial e que já se posicionou contra os hospitais psiquiátricos. Segundo o Ministério da Saúde, as posições de Chioro estão em acordo com a atual política de saúde mental. Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, a situação é crítica e precisa ser transformada. “Hoje não temos leitos, não temos consultas, não temos nada. É um apagão. Em vez de fechar os hospitais psiquiátricos, o governo deveria qualificá-los e readequá-los.”

Câmara homenageará 26 pessoas com o título de Cidadão Brumadense O legislativo realiza hoje, dia 10, sessão solene para a entrega das homenagens. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara Municipal de Brumado realiza hoje, dia 10, sessão solene para entrega de homenagem de título de cidadão brumadense. A lista consta com 26 nomes que receberão a homenagem nesta noite. O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva (PSL), destacou que “estaremos entregando os títulos de cidadão e demonstrando nosso reconhecimento pelas pessoas que são e por terem amor e respeito por nossa querida Brumado”.

Arquivo