Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2018
Morro do Pai Inácio ganha escadaria para facilitar subida aos 1.150 metros Foto: Divulgação

Considerado um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio ganhou escadarias de madeira durante obras de intervenções de melhorias para acessibilidade no local. As intervenções foram realizadas pela prefeitura do município de Palmeiras, com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme a prefeitura, a obra, entregue no dia 2 de fevereiro, tem objetivo de facilitar a subida no local por turistas. O Morro do Pai Inácio tem 1.150 metros de altitude e, geralmente, se leva em média 25 minutos para subir, segundo a administração municipal. As escadarias foram colocadas nos trechos mais íngremes. Corrimões e parapeitos também foram instalados em locais estratégicos. A execução das obras ficou a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Conforme a prefeitura local, cerca de 50 mil pessoas sobem o morro por ano. De cada uma, é cobrada uma taxa de R$ 6. Quem sobe ao local tem uma vista bastante privilegiada de outras formações do Parque Nacional da Chapara Diamantina, como o Morro do Camelo, o Morrão e o Três Irmãos.

Brumadense Igor Neto vence primeira etapa do campeonato baiano de ciclismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O atleta brumadense Igor Neto venceu a primeira etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo, na categoria Speed sub-30, disputada no último final de semana, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Igor completou a prova de 39.8km em 1h10min. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o ciclista falou sobre os momentos finais da prova, quando ele conseguiu forças para ultrapassar o pelotão de frente e assumir a ponta, conquistando o lugar mais alto do pódio. O também brumadense Edilson Gomes, popular Caçula, completou a prova em 4º lugar na categoria Master B, enquanto que Marivaldo, o Moringa, conquistou o 9º lugar na categoria Master A, após um longo período afastado das competições de ciclismo. No geral, o Campeonato Baiano de Ciclismo terá mais seis etapas, a próxima será no dia 18 de março, na cidade de Juazeiro.

Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE Foto: Érico Andrade/G1

O Brasil fechou 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No fim do ano passado, O IBGE já havia liberado uma Pnad Contínua, mas com enfoque em dados sobre domicílios. Ela indicava que 63,3% das casas brasileiras possuíam acesso, além de mostrar a presença de TVs, telefones e geladeiras nos lares das pessoas. O suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), divulgado nesta quarta, trata, por sua vez, informações como quantas pessoas estão conectadas à internet e aparelhos mais usados para acessar a rede.

Fevereiro deve terminar chuvoso na cidade Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois de um início de mês com bons volumes de chuva, o sol voltou a predominar no céu de Guanambi e região nos últimos dias. Os institutos de meteorologia apontam que deve voltar a chover ainda este mês na região. Do dia 1º ao dia 7, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no centro de Guanambi, registrou 205 mm de chuva. As previsões mais otimistas indicam acumulado de cerca de 60 mm entre os dias 22 e 28 deste mês, podendo variar por conta da irregularidade da chuva que deve cair em forma de pancadas. O início de março também deve ser chuvoso.

STJ aceita denúncia, e ex-ministro Mário Negromonte vira réu por corrupção e é afastado do TCM Foto: Foto: Rodrigo Nunes

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou na quarta-feira (21), por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte. Com isso, ele se tornou réu por corrupção passiva. Além disso, Negromonte foi afastado do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia. Procurado pelo G1, o advogado de Negromonte, Carlos Fauze, disse que, como o acórdão da decisão ainda não foi publicado, ele não teve acesso à íntegra da decisão para se pronunciar. Fauze afirmou, também, que na avaliação dele Negromonte não pode ser afastado até a publicação. Em outubro do ano passado, a PGR denunciou Negromonte sob a argumentação de que ele acertou o pagamento de propina, no valor de R$ 25 milhões, para beneficiar empresas do setor de rastreamento de veículos. A denúncia foi apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e teve como base a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Por ser conselheiro de Tribunal de Contas da Bahia, Negromonte tem direito a foro privilegiado no STJ. O relator do caso é o ministro Luís Felipe Salomão.

Embasa conclui instalação de água no presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Embasa concluiu a instalação do abastecimento de água no presídio da cidade de Brumado. A empresa já tinha realizado a canalização de rede com 600 metros de tubulação, levando água da adutora que abastece a comunidade dos Pebas, que também sustentará o presídio. A canalização ainda não havia chegado ao interior do complexo, o que foi solucionado nesta última etapa dos serviços de instalação do líquido. A unidade atenderá mais de 590 detentos quando o local atingir a sua capacidade máxima. O complexo penitenciário agora já se encontra devidamente abastecido com água e energia, porém ainda sem data prevista para inauguração diante do entrave disputado entre o governo do estado e a justiça trabalhista. É aguardada a presença de uma equipe técnica da secretaria estadual de assuntos penitenciários e de ressocialização para vistoria do complexo nas próximas semanas, ocasião em que deverão ser atualizadas as informações acerca do impasse com a justiça para inauguração e funcionamento do tão esperado presídio.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: MP recomenda suspensão da renegociação de dívidas com o Banco do Nordeste Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao prefeito municipal de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e ao superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil que suspendam, imediatamente, todos os termos de liquidação ou renegociação de dívidas eventualmente firmados entre o Município de Brumado e o Banco do Nordeste, com base na Lei Municipal 1.821/2017. Sancionada em dezembro de 2017, essa lei autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar termo de liquidação e renegociação de dívidas dos pequenos agricultores do Município junto ao Banco do Nordeste. No entanto, a referida lei autorizou destinação de recursos públicos em benefício de pessoa privada sem estabelecer limites de valores, requisitos e critérios de seleção dos beneficiários. Também não há definição precisa da abrangência da repactuação de dívidas proposta, “tornando inviável a estimativa do impacto financeiro da medida em termos de elevação dos gastos”, explicou o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, autor da recomendação. Além disso, o MP recomendou que o Município e o Banco do Nordeste se abstenham de firmar novos termos de liquidação ou renegociação de dívidas. Segundo o promotor de Justiça, os atos que criarem ou aumentarem despesas obrigatórias de caráter continuado deverão demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. “O ato também deve ser acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais e que os seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, serão compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa”, afirmou. Foram orientados ainda a interromper a transferência de recursos públicos para os fins da Lei Municipal nº 1.821/2017, bem como a movimentação da conta bancária a que se refere a cláusula terceira da minuta do termo de liquidação. “A realização dos termos de liquidação e renegociação de dívida pode causar danos ao patrimônio público, além de violações à lei de improbidade”, destacou o promotor de Justiça.

MPE apura denúncias de uso irregular de ônibus escolar na cidade de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Promotor Público Estadual Ruano Fernando instaurou inquérito civil público para apurar denúncias de uso irregular de ônibus do programa Caminhos da Escola, da cidade de Ituaçu, flagrados pelo site Achei Sudoeste nas imediações do Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em Brumado, no início do mês de novembro. Na ocasião, os veículos exclusivos para o transporte escolar foram cedidos para transportar garotos que participaram da peneira particular promovida pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Parte da nota publicada pelo Ministério Público Estadual (MPE) reza que serão apuradas as denúncias de desvio de finalidade do veículo escolar. Vale ressaltar que, na ocasião, além do veículo lotado na cidade de Ituaçu, nossa reportagem também registrou outro micro-ônibus da cidade de Oliveira dos Brejinhos. Este, sem a placa traseira de identificação, também estava sendo utilizado para transportar os garotos interessados na seletiva, que teve cunho lucrativo, já que os atletas tiveram que custear suas inscrições.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Atravessando fora da faixa, idoso é atropelado por caminhão na Avenida Centenário em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 65 anos, de prenome Esmeraldo, popular Baim Galego, foi atropelado por um caminhão na manhã desta quarta-feira (21), quando tentava atravessar a Avenida Centenário, em Brumado, fora da faixa de pedestres, próximo ao semáforo, em frente à extinta loja da Cesta da Povo. O condutor do caminhão disse ao site Achei Sudoeste que o idoso apareceu de surpresa, saindo detrás de alguns veículos estacionados no local. Mesmo estando em baixa velocidade, o motorista não conseguiu frear a tempo para evitar o atropelamento. Com o impacto, a vítima bateu com a cabeça no chão. Policiais militares e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) cuidaram dos procedimentos de praxe e do fluxo da via, que ficou interditada no trecho enquanto os socorristas do Samu 192 prestavam os primeiros socorros ao idoso. O mesmo foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto desacordado.

Potiraguá: Obras da BA-680 estão 70% concluídas, diz Waldenor Pereira Foto: Vinícius Brito

A obra de recuperação e pavimentação da BA-680, trecho entre o entroncamento da BA-270 e a BR-101, segue em ritmo acelerado, atingindo 70% da sua conclusão. A informação foi anunciada pelo Secretário de Infraestrutura da Bahia, Flavio Cavalcanti. A notícia foi comemorada pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que tiveram atuação destacada na luta pela concretização da obra. “Esta é uma via muito importante para muitos municípios da nossa região, que vem beneficiar mais de 100 mil pessoas da microrregião composta por Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique e Itapetinga. Só temos a agradecer ao governador Rui Costa por sua atenção com os nossos municípios e atendimento às nossas lutas”, comentou Waldenor. O deputado Zé Raimundo lembra que este é o resultado de uma luta em conjunto dos seus mandatos com as lideranças políticas do município de Potiraguá. O Governo da Bahia está investindo mais de R$ 27 milhões na recuperação de aproximadamente 60 quilômetros da rodovia.

Brumado: Burro se assusta, dispara desembestado com carroça e provoca colisões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sacola plástica carregada pelo vento acabou caindo sobre a cabeça de um burro que, assustado, disparou desembestado com a carroça, arrastando o carroceiro. O fato ocorreu na tarde de terça-feira (20), na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro do Tanque, em Brumado. A carroça colidiu contra dois veículos e o animal fugiu em disparada. O carroceiro sofreu algumas escoriações pelo corpo. Compreensivos com a situação inusitada, os condutores dos veículos isentaram o próprio dono da carroça de cobrir as despesas das avarias causadas nos automóveis. Após horas, o proprietário encontrou o burro acerca de 2 km distante do local do acidente.

Clínica Mais Vida: Fevereiro Roxo

Clínica Mais Vida, sempre comprometida na conscientização de toda a população, destaca a importância do Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização do Mal de Alzheimer, da lúpus, e da fibromialgia.  O segundo mês do ano também tem uma campanha “alaranjada”, para conscientizar sobre a leucemia. Hoje daremos maior destaque ao Mal de Alzheimer com esclarecimentos de nossa especialista Maiara Teixeira. Doença de Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa progressiva sendo a mais prevalente das demências e a mais frequente associada a idade. A maioria dos casos inicia-se após os 65 anos, triplicando sua incidência após os 80 anos. Estima-se que me 2050 mais de 25% da população mundial será idosa, aumentando, assim, a prevalência da doença. Idade e baixa escolaridade são os fatores de risco mais importantes para o início da doença, mas também são relevantes as doenças cardíacas, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, AVC recente e hiperlipidemia. O sintoma inicial da doença consiste em perda progressiva da memória recente e com a sua evolução surgem as deficiências na linguagem e distúrbios comportamentais (depressão, agressividade e alucinações). O diagnóstico é essencialmente clínico. Os exames laboratoriais e de neuroimagem servem apenas como auxiliares na caracterização diagnóstica e exclusão de outras possibilidades diagnósticas.  Infelizmente a doença de Alzheimer ainda não tem cura, mas o tratamento ajuda a retardar o seu avanço garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente e a família. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Tomógrafo já instalado no hospital de Brumado aguardando a qualificação da equipe de operação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Hospital Professor Magalhães Neto já conta com uma sala de tomografia e o equipamento devidamente instalado. O aparelho foi doado pelo Estado para suprir os atendimentos emergenciais da unidade. Para receber o equipamento, a prefeitura teve que remodelar uma ala dentro das especificações de segurança da saúde. No momento, a secretaria municipal de saúde está realizando a capacitação da equipe que irá operar o equipamento.

Tomógrafo já instalado no hospital de Brumado aguardando a qualificação da equipe de operação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o tomógrafo, a saúde pública de Brumado passará a ofertar atendimentos com imagens mais precisas, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. O aparelho ajuda a investigar nódulos ou tumores e também vasos pulmonares e cerebrais.

Aos 86 anos, aluna termina 2ª graduação e faz planos para a pós Foto: Marília Marques/G1

Aos 86 anos, a aposentada Amélia Diniz exibe com orgulho a pilha de livros e cadernos preenchidos com o capricho típico de uma aluna aplicada. A estudante está prestes a se formar em teologia, a segunda faculdade concluída após um intervalo de mais de 60 anos. A formatura será nesta quarta-feira (21) em Brasília. Antes mesmo de pegar o diploma, a idosa já decidiu os próximos passos. Amélia, que também exerce os papéis de mãe, avó e bisavó, se matriculou em uma pós-graduação noturna e agora pretende voltar às salas de aula pelo menos duas vezes na semana. Amélia recebeu o G1 em sua casa. À reportagem ela contou que sempre se dedicou aos estudos e foi aprovada com a nota 9,5 no Trabalho de Conclusão do Curso, o “temido TCC”, brinca. O tema escolhido para o artigo foi a relação entre o Papa Francisco e a Igreja Católica. Amélia conta ainda que no início do TCC escreveu grande parte do texto à mão, em folhas de papel. Mas mesmo sem dominar o uso do computador acabou optando por trocar o meio analógico pela tecnologia.

Herzem Gusmão e Eduardo Vasconcelos se encontram em clima de descontração Foto: Divulgação/PMVC

Na última terça-feira (20), o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), recebeu o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), juntamente com a sua comitiva. Durante o encontro, os gestores trocaram experiências em diversas áreas, como saúde, educação e serviços públicos. O encontro reforçou a possibilidade de uma parceria entre os dois municípios. “Todos reconhecem Vitória da Conquista como um polo de desenvolvimento, polo político, polo de irradiação nas áreas de educação, serviços, comércio e saúde. É uma cidade cosmopolita, que abraça todas as pessoas que vêm. Quando estou aqui, me sinto em casa e vejo brumadenses em todas as partes da cidade. É a nossa capital”, ressaltou Vasconcelos. Já o prefeito conquistense, considera que essa é uma relação de aprendizado e parceria.

MEC aprova implantação de curso de medicina em Brumado

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação do curso de Medicina em instituições de Educação Superior Privada em quatro municípios baianos: Brumado, Irecê, Porto Seguro e Valença. O resultado do edital foi publicado nesta quarta-feira (21) pela pasta.. O edital abrange, no total, 22 cidades de todo o país.

CCJ: Luciano Ribeiro opina sobre divisão territorial entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas

O projeto de Lei Nº 21.766/16 que visa realinhar os limites territoriais entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia teve pedido de vista do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que pretende apresentar voto em separado a fim de adequar o mesmo à Norma Constitucional – através da qual se exige consulta prévia popular, por meio de plebiscito, para que haja a divisão pretendida. Segundo o deputado Luciano, os tribunais têm declarado inconstitucionais diversas leis aprovadas na Casa e contendo igual matéria, tendo em vista a falta de consulta prévia à população, “portanto, devemos evitar uma previsão já contida em lei”, salientou o parlamentar.

Macaúbas: Populares sofrem para agendar consulta na Central de Marcação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Macaúbas, a 199 km de Brumado, os munícipes sofrem quando precisam agendar uma consulta ou marcar algum exame na Central de Marcação de Exames e Consultas. Como se pode ver na imagem, muitos dormem ao relento em filas na frente da unidade para conseguir um agendamento. O problema é antigo e atravessa várias gestões. Em outras cidades, o procedimento é feito de forma simples e as consultas são agendadas por telefone. A situação tem gerado constrangimento para inúmeras pessoas, que têm de fazer o sacrifício de passar a noite ao relento para conseguir acesso a um serviço público de saúde que lhe é de direito.

Luto no futebol de Brumado: Morre Gilda, esposa de Gerson, treinador do Feirense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desportistas da cidade de Brumado estão prestando solidariedade ao treinador Gerson Pereira, técnico do Feirense, em razão da morte súbita de sua esposa, Gilda Barbosa dos Santos Pereira, de 42 anos, ocorrida na segunda-feira (19). Por telefone ao site Achei Sudoeste, o treinador disse que sua esposa havia passado recentemente por um tratamento de saúde que lhe impossibilitava de realizar grandes esforços físicos. Ele acredita que ela possa ter se excedido em algum momento na arrumação da casa, o que teria provocado o rompimento de uma variz no esôfago e, por consequência, uma hemorragia interna que a levou ao óbito. Gilda também era amante do esporte e sempre acompanhava o marido nos dias em que ele estava a serviço ou para assistir os jogos. No último domingo (18), o casal esteve no Estádio Municipal Gilberto Cardoso para acompanhar a abertura do campeonato local. O registro da descontração do casal viralizou nas redes sociais com as mensagens de consolo e solidariedade à família enlutada. Com Gilda, o treinador Gerson adotou um filho que já completou 13 anos de idade. O time do Feirense entrará em campo no próximo domingo (25) para fazer a sua estreia na competição contra o Botafogo. Na ocasião, os atletas dos dois clubes, bem como a comissão organizadora do campeonato, deverão prestar mais homenagens à dona de casa amante do futebol. O corpo está sendo velado na Rua Ferreira e Silva, no Bairro Dr. Juracy, e o sepultamento foi realizado nesta quarta-feira (21).

Bebê é achado morto em saco de lixo durante triagem de recicláveis no interior de São Paulo Foto: Reprodução/TV Vanguarda

Um bebê recém-nascido foi encontrado morto na segunda-feira (19) em uma saco plástico no centro de triagem de lixo reciclável em Atibaia (SP). O recém-nascido foi encontrado por uma funcionária durante a triagem do lixo recolhido. O saco de lixo chegou no caminhão da coleta por volta das 16h e passava por uma esteira, onde é feita a separação de recicláveis, quando foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, o bebê estava em uma sacola preta com um travesseiro e ainda tinha o cordão umbilical. “Vamos refazer a rota do caminhão, listando os bairros e consultando os postos [de saúde] para saber onde havia mães fazendo pré-natal. A gente ainda aguarda a análise para saber se foi um aborto ou se foi um infanticídio”, afirmou o delegado Elton Costa, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). De acordo com o G1m o corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Até a publicação da reportagem, a polícia ainda não havia localizado a mãe do bebê.

Natural de Macaúbas, bolsista da PUC-SP emociona web com discurso de formatura Foto: Arquivo Pessoal

O discurso de formatura de uma bolsista da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está emocionando as redes sociais. Ao falar em nome de todos os bolsistas do curso, a formanda Michele Alves, de 23 anos, que é filha de empregada doméstica, fez duras críticas ao ambiente universitário, ressaltando os desafios diários que ela e seus colegas enfrentaram. Dedicando seu discurso às famílias que “a muito custo mantiveram seus filhos na universidade e aos estudantes que perderam pelo menos três horas diárias em transportes públicos”, Michele citou a “realidade cruel que nos foi apresentada no momento em que cruzamos os portões da Bartira e da Monte Alegre”, referindo-se à localização da PUC-SP. 

Natural de Macaúbas, bolsista da PUC-SP emociona web com discurso de formatura Foto: Arquivo Pessoal

“Resistimos às piadas sobre pobres, às críticas sobre as esmolas que o governo nos dava, aos discursos reacionários da elite e a sua falaciosa meritocracia. Resistimos à falta de inglês fluente, de roupa social e linguajar rebuscado que o ambiente acadêmico nos exigia - disse a nova advogada ao microfone. - Resistimos à falta de apoio financeiro e educacional da Fundação São Paulo, aos discursos da vitimização das minorias e à suposta autonomia do indivíduo na construção do seu próprio futuro. Resistimos também aos insultos feitos a nossa classe, aos desabafos dos colegas sobre empregadas domésticas e porteiros. Mal sabiam que esses profissionais eram na verdade nossos pais”, disse. Nascida em Macaúbas, a formanda se mudou para São Paulo aos 12 anos.

Conecta Chapada acontece no mês de abril em Andaraí Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O evento Conecta Chapada - Natureza e arte de todas as tribos será realizado nos dias 20 e 21 de abril, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, às margens do Rio Paraguaçu. Algumas das atrações foram divulgadas em um vídeo feito pelo sanfoneiro Targino Gondim, que também toca no evento. Entre os artistas já confirmados estão Mariene de Castro, Quinteto Sanfônico, Zeca Baleiro e Armandinho. Outras atrações serão divulgadas em breve.

Arquivo