Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
Brumado: Banheiros químicos são pouco utilizados pelos foliões Foliões preferiram utilizar as ruas para urinar. (Foto: Luan Vinícius/Jovem Hits).

No circuito do carnaval de Brumado foram instalados cerca de 100 banheiros químicos. Além disso, o banheiro público localizado na Travessa Teixeira de Freitas foi especialmente restaurado para atender a demanda da festa. Mesmo assim, muitos foliões preferiram utilizar as ruas para urinar. Até na Travessa Teixeira de Freitas, onde existe um banheiro, vários foliões foram flagrados urinando no local. Em diversos outros pontos da folia, a situação se repetiu. Os banheiros químicos instalados próximos ao Colégio Getúlio Vargas foram pouco utilizados pelos foliões.

Brumado: Banheiros químicos são pouco utilizados pelos foliões Mesmo com a estrutura adequada para o CarnaBrumado os foliões ignoraram os sanitários químicos e os banheiros públicos. (Foto: Luan Vinícius/Jovem Hits).
Tanhaçu: Palestra motivacional mobiliza população da cidade Os moradores lotaram a Praça do Mercado para acompanhar o evento. (Foto: Divulgação).

Na última semana, uma palestra com o portador de necessidades especiais Cláudio Vieira foi realizada na Praça do Mercado, em Tanhaçu. O evento foi aberto a todos os moradores do município. Estiveram presentes na ocasião o prefeito João Francisco (PT), e o Secretário de Educação Edson Carlos. O palestrante, natural da cidade de Monte Santo, comoveu o público presente com a sua história de vida. Vieira falou sobre a importância do apoio da família para superação das dificuldades e dos desafios que enfrentou para frequentar a escola. Formado em Ciências Contábeis, ele realiza hoje palestras por vários estados e até no exterior. A palestra foi um exemplo de superação e força de vontade para todos os participantes. Cláudio encerrou a palestra cantando a música “Viver e não ter vergonha de ser feliz”, de Gonzaguinha.

Brumado: Monteiro Lobato é a escola campeã em aprovação em vestibulares Os números reforçam a excelência na qualidade do ensino oferecido aos alunos da escola. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Centro Educacional Monteiro Lobato é a escola campeã em aprovações em vestibulares 2014. Foram 18 alunos aprovados nas melhores universidades do país, alguns inclusive tendo sido aprovados em mais de uma instituição de ensino superior. Os números reforçam a excelência na qualidade do ensino oferecido aos alunos na Monteiro Lobato e incentivam a direção da escola a se empenhar cada vez mais na conquista das metas educacionais. Matricule o seu filho na Monteiro Lobato e garanta que ele tenha acesso ao melhor método de ensino/aprendizagem da cidade. 

Brumado: PM faz apreensão de drogas nas proximidades do circuito da folia Seis papelotes de cocaína foram encontrados com dois indivíduos na antiga estação. (Foto: Divulgação/PM).

Através de um forte esquema de segurança desenvolvimento pela polícia militar no circuito do CarnaBrumado e em suas proximidades, foi possível flagrar dois indivíduos traficando drogas. Segundo informou a PM ao site Brumado Notícias, um menor e um maior de idade estavam vendendo cocaína na antiga estação. Seis papelotes do entorpecente foram encontrados com a dupla, que revelou que já havia vendido quatro papelotes anteriormente a abordagem. A polícia encaminhou a dupla para a delegacia local e ambos estão à disposição da justiça. O circuito do carnaval da cidade ainda conta com um sistema de monitoramento digital equipado com 36 câmeras de vigilância.

Segundo dia do CarnaBrumado começa mais cedo Às 17h, o cantor Bruno Caires e A Massa já estará no trio elétrico agitando os foliões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Neste sábado (1º), a festa de carnaval em Brumado começa mais cedo. Às 17h, o cantor Bruno Caires e A Massa já estará no trio elétrico agitando os foliões. Em seguida, as bandas Rumpilé, Orgulho do Samba, Lordão, Magnatas e Os Karas se revezam no corredor da folia. No coreto da praça, a festa começa às 20h. As bandas Caso Contrário, Chão da Praça e a Lira Ceciliana farão a alegria do público da terceira idade. Esse segundo dia de festa promete! Vem, gente!

CarnaBrumado: Banda Sem Limite abre primeira noite da folia O vocalista Cris Pimenta arrastou os foliões pelo corredor da folia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A primeira noite de carnaval em Brumado foi de tranquilidade. A polícia teve pouco trabalho no circuito e os foliões brincaram e se divertiram pacificamente. A Banda Sem Limite foi a primeira atração da noite. O vocalista Cris Pimenta arrastou os foliões pelo corredor da folia. Em seguida, a Banda Cores e Sabores entrou no circuito e, já na madrugada, foi a vez da banda Magnatas garantir a festa. No coreto da Praça da Matriz, as marchinhas animaram os foliões da terceira idade e os amantes dos velhos carnavais. No Camarote Central, várias atrações se revezaram para fazer a alegria do público. Por volta da uma hora da madrugada, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) abriu oficialmente o evento. “Um feliz carnaval de paz a todos”, disse o prefeito. (Veja Fotos).

Brumado: Sindilojas esclarece que abertura do comércio é facultativa na segunda de Carnaval Segundo o sindicato, a abertura do comércio nesse dia é passível de negociação entre patrão e funcionário para compensação de horas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em nota, o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) esclarece que o comércio de Brumado e região funcionará normalmente na próxima segunda-feira, 03 de março. No entanto, segundo a entidade, a abertura do comércio nesse dia é passível de negociação entre patrão e funcionário (colaborador) para compensação de horas. Não há necessidade de prévio acordo com o sindicato local para abertura do estabelecimento comercial. O delegado distrital Orlando Gomes reforça a orientação. “A abertura do seu estabelecimento comercial cabe decisão somente entre patrão x funcionário. O Sindicato dos Lojistas da Bahia deseja a todos os foliões um feliz carnaval, com muita paz, saúde e muito amor”, afirmou Gomes.

CarnaBrumado: Abracadabra alerta sobre a importância do uso da camisinha Em vários pontos no circuito e em locais de acesso à festa, o movimento cultural desenhou uma mensagem com camisinhas coladas. (Foto: Divulgação).

Em vários pontos do circuito do carnaval de Brumado e em locais de acesso à festa, o movimento cultural Abracadabra desenhou uma mensagem com camisinhas coladas. Segundo o coordenador do movimento, Paulo Esdras, a ideia é lembrar sobre a importância da utilização do preservativo, principal preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis e contra a gravidez indesejada. “Devido à utilização exagerada de bebidas alcoólicas no carnaval, muitos casais acabam tendo relações sem segurança e contraindo alguma doença, como a Aids, ou engravidando sem planejamento”, disse Esdras. Se proteja, use camisinha!

Governo de Caculé executa obras de melhoria na infraestrutura Várias vias públicas estão sendo pavimentadas pela administração municipal. (Foto: Divulgação).

No começo de 2013, o Governo de Caculé iniciou importantes obras, algumas já inauguradas, a exemplo da quadra de esportes Joventino Pereira Brito, na comunidade do Alecrim. A pavimentação de ruas nos bairros Alto do Cruzeiro e, já em andamento, na Lagoa das Pedras, também são destaque nesse sentido. Atualmente, algumas obras estão em andamento em Caculé: reforma de duas Unidades de Saúde da Família, reforma e construção de grade de proteção da Creche Municipal Vereador Tadeu Martins Rocha, reforma e cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal São João, além das construções da Unidade de Básica de Saúde no Povoado da Várzea Grande, da nova sede do CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, construção de 52 casas populares, sede do Samu, entre outras. “Através de um bom planejamento e um estudo das potencialidades e necessidades de nosso município vamos continuar trabalhando para o crescimento de forma orientada, proporcionado melhor qualidade de vida à população”, salientou Maradona.

CarnaBrumado: Abadás de bloco mirim já estão sendo entregues

As camisas dos blocos Mirim Legal e Baby Germes já começaram a ser entregues no antigo restaurante Casa Branca. Especialmente preparados para a diversão da criançada, os blocos irão circular na avenida no domingo (02) e na próxima terça-feira (04). O cantor Pablo Moraes e as Bandas Rupilé e Sem Limite vão estar nos trios animando as crianças e seus acompanhantes. Ainda dá tempo de adquirir o abadá do seu filho: cada camisa custa R$ 80 e, nesse valor, já está incluso a camisa de um acompanhante. A ideia foi concebida pela coordenação dos blocos Tô Legal e Germes da Era.

Brumado: Confira as fotos do primeiro dia de carnaval O evento teve início na noite de ontem (28). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na noite de ontem (28), teve início o carnaval de Brumado. Se apresentaram no circuito da folia as bandas Sem Limite, Cores e Sabores, Negra Cor, Magnatas e Pressão da Bahia. No coreto da praça, a animação ficou por conta das bandas Caso Contrário e Samboló. Durante a apresentação da banda Negra Cor, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) subiu no trio e abriu oficialmente o CarnaBrumado. Ele falou sobre o seu compromisso em realizar o evento, agradeceu às pessoas presentes e desejou boa festa a todos. Clique aqui e confira agora as fotos do primeiro dia do carnaval brumadense.

Arquivo