Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado nesta sexta-feira (21)

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado nesta sexta-feira (21). Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. Fundadora do Movimento Down, Maria Antônia, disse em entrevista à Agência Brasil que a limitação maior não é ocasionada pela síndrome, mas sim pelo preconceito. “Com o apoio correto, elas desenvolvem e podem alcançar qualquer objetivo na vida", destacou Maria Antônia. 

Aracatu: TCM revê decisão e aprova com ressalvas as contas de Sílvio Maia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em novembro do ano passado, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) havia reprovado as contas da prefeitura de Aracatu, de responsabilidade do ex-prefeito Sílvio Maia Filho (PR), o Silvinho, referente ao exercício de 2012. Na época, irregularidades haviam sido encontradas nas contas enviadas ao órgão. Através de Pedido de Reconsideração ao Parecer Prévio, o relator do caso, Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, decidiu rever o processo e aprovou com ressalvas as referidas contas. O Conselheiro ainda revogou a Deliberação de Imputação de Débito, para emissão de outra com uma multa no valor de R$ 5 mil.

Brumado: Vice-prefeita Cristina Gondim assume a Secretaria de Desenvolvimento Social Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A vice-prefeita de Brumado, a odontóloga Cristina Gondim (PSDB), assumiu interinamente o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) na última terça-feira (18). De acordo com portaria divulgada no Diário Oficial do Município, Themis Carvalho de Santana Narvaes, que comanda a pasta, está em gozo de licença maternidade. Cristina foi designada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) para assumir o cargo até o retorno da titular da pasta. A vice-prefeita continua recebendo sua remuneração como tal, e não terá qualquer pagamento adicional pela designação.

Brumado: 34ª CIPM intensifica abordagens a motocicletas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (19), dez motocicletas foram apreendidas e cinco foram retiradas de circulação por apresentarem irregularidades como ausência de documentação, rompimento de lacre, ausência de habilitação, uso irregular de capacete e documentação atrasada. Segundo o Major Sílvio Berlink, as blitz estão sendo intensificadas na cidade. Elas ocorrerão de forma itinerante, a fim de abordar os condutores desprevenidos. Com as ações, o comando visa impedir assaltos e retirar de circulação motos irregulares.

Brumado: Liu Vasconcelos é empossada como servidora concursada municipal Foto: Divulgação/PMB

Nesta quinta-feira (20), a vereadora Heliane Bonfim Moura Vasconcelos (PCdoB) foi empossada servidora concursada do município de Brumado. Ela foi aprovada no Concurso Público de 2011. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e na presença do Secretário de Administração, Raimundo Lima Dias. Heliane irá exercer o cargo de Auxiliar Administrativo Nível III, na Secretaria Municipal de Administração. A convocação dos aprovados para admissão no serviço público está proporcionando o preenchimento imediato de cargos e funções, oferecendo um atendimento mais eficiente a população brumadense.

Em ação conjunta, deputada Ivana Bastos e prefeito de Guanambi garantem obras de iluminação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após solicitação, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) recebeu a confirmação de que foram autorizadas as obras de iluminação pública das avenidas Governador Waldir Pires, Santos Dummont e Governador Nilo Coelho, no município de Guanambi, no sudoeste do estado. A autorização foi dada pelo secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Otto Alencar. A conquista, fruto do pleito da parlamentar e do prefeito Charles Fernandes (PP), será executada pela Coelba, em um total de cerca de 3,5 km de extensão de rede elétrica, com a instalação de 57 postes e 660 luminárias. O investimento está orçado em aproximadamente R$ 750 mil. Bastos ressaltou a importância do trabalho em conjunto para fomentar políticas que beneficiem a população.

Deputado comemora concessão para esgotamento e busca reforço de sinal de celular Foto: Divulgação

Fruto do esforço do deputado estadual Marquinho Viana (PV) e do prefeito do município de Botuporã, o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) concedeu à Embasa autorização para operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Botuporã, que trará muitos benefícios à população, especialmente na área da saúde. Viana comemorou a concessão. Em Ibicoara, preocupado com os moradores do Distrito de Cascavel, que ainda não têm uma boa comunicação através do telefone celular, o deputado solicitou ao diretor de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura um reforçador de celular para melhorar o serviço da operadora na localidade.

Brumado: Ruas às escuras geram insegurança para população Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, várias ruas ficam às escuras durante a noite, o que vem causando medo principalmente em professores e alunos que vão para as escolas no período noturno. A reportagem do site Brumado Notícias percorreu algumas das ruas denunciadas por estudantes, entre as quais a Rua Rio de Contas, ao lado da Biblioteca Jarbas Passarinho, passagem para a maior escola pública do município. O local também é caminho para o Hospital Professor Magalhães Neto e outros logradouros públicos. Em reportagem anterior, o coordenador do setor de iluminação da prefeitura havia declarado que há 22 mil lâmpadas instaladas no município e que todos os meses o setor realiza a substituição de 200 lâmpadas - a maioria é danificada por vândalos. Segundo informações do encarregado do setor, as substituições das lâmpadas são realizadas em dias alternados atendendo também a demanda das comunidades rurais. Com isso, a troca na sede municipal será feita nesta sexta-feira (21). O encarregado solicita a colaboração da população em ligar para o setor informando onde estão as lâmpadas danificadas. O número é (77) 3441-2339.

Caculé: Assalto a agência dos Correios Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Homens encapuzados e armados desceram de um carro efetuando disparos e ameaçando populares no centro da cidade Caculé, na tarde desta quinta-feira (20). O site Brumado Notícias apurou que os elementos assaltaram a agência local dos Correios. A polícia foi acionada e está realizando buscas na região no intuito de capturar os meliantes. Ainda não foi divulgado o que eles conseguiram levar da agência.

Brumado: Vereadores do PCdoB participam de audiências na CERB e na CAR Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de março, os vereadores Édio Pereira e Ágno Meira, ambos do PCdoB, participaram de audiências na Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). As audiências foram intermediadas pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). Na CERB, foram recepcionados pelo presidente Bento Ribeiro, que autorizou a instalação dos poços das comunidades dos Macacos e da Formosa, cuja licitação será realizada nos próximos meses, bem como autorizou a locação de um poço para atender as comunidades de Boa Vista, Cabaceiras Estrema e outro na Conceição, região de Arrecife. Na CAR, os vereadores conseguiram a instalação de 43 sanitários individuais para Itaquaraí e a garantia da construção da ponte sobre o  riacho do Gustavo, na região do Jacaré.

Beto Maradona prepara São João de Caculé em clima de copa do mundo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O mês de junho está se aproximando e com ele a expectativa para realização do São João de Caculé, uma das festas juninas mais aguardadas da região. O prefeito da cidade, Beto Maradona (DEM), disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o planejamento para os festejos já está concluído e algumas etapas já estão sendo colocadas em prática, a fim de oferecer uma festa de qualidade para os caculeenses e toda região. Maradona adiantou que bandas de destaque nacional, no Nordeste e na região irão se apresentar no evento. A programação deve ser divulgada em breve. Neste ano, o São João de Caculé terá como tema a Copa do Mundo. Durante o período, também acontecerá o Forró do Bacurau, Forró do Bode, Choppada do Chamego e o Forró do Fole Furado.

Brumado: Menores com arma de fogo foram apreendidos em casa abandonada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizava ronda de rotina pelo Bairro Malhada Branca, na manhã desta quinta-feira (20), quando percebeu que três jovens começaram a correr ao verem a viatura. Os policiais perseguiram os jovens, que se esconderam debaixo de uma cama em uma casa abandonada. No local, foram encontrados uma garrucha artesanal, uma motocicleta de cor prata sem placa e com o tanque amassado, um cinto de segurança e várias jaquetas pretas. Os menores e todos os objetos encontrados foram encaminhados para a delegacia, onde o caso está sendo investigado. O proprietário da moto reconheceu os três adolescentes, os quais, segundo ele, faziam parte do bando que o roubou na noite da última sexta-feira (20). Na ocasião, eles efetuaram dois disparos de arma de fogo. A polícia investiga se os menores também participaram de outros roubos na cidade.

Brumado: Magnesita tenta estreitar laços com a população Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes da assessoria de comunicação da empresa Magnesita compareceram a redação do site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (20). Segundo eles, a visita de cortesia visa estreitar laços com a população através da mídia local. A jornalista Bárbara Carneiro Joncew, que coordena o setor de imprensa da mineradora na Cidade Industrial, em Contagem, Minas Gerais, disse que diferentemente das críticas e cobranças quanto à realização de ações da empresa no município, a mesma tem sido atuante sim nesse sentido. O erro da empresa, segundo a jornalista, é não divulgar essas atividades. “Nossa postura de agora para frente será o de esclarecer as cobranças feitas pelo legislativo e pela população, e, além disso, informar as nossas ações que têm sido muito relevantes para o município”, destacou Bárbara, acompanhada por João Nolasco, que faz parte do setor de RH da empresa em Brumado. A assessora afirmou que a mineradora estreitará os laços com a comunidade.

Caculé: Prefeitura realizará concurso público ainda neste primeiro semestre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito da cidade de Caculé, Beto Maradona (DEM), falou sobre a realização do concurso público da prefeitura municipal, que ocorrerá ainda neste primeiro semestre. O prefeito disse que os preparativos para realização do processo seletivo já estão sendo feitos e que até o mês de junho as provas devem ser aplicadas. Maradona adiantou que há demanda de vagas para professores, operadores de máquinas, motoristas e serviços gerais. “Em torno de 40 a 60 novos funcionários devem ser empossados a fim de atender a demanda no município”, afirmou o gestor.

Brumado: Em bando, marginais estão praticando roubo de motos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um motociclista que trafegava por uma via de acesso à Rua Exupério Pinheiro Canguçu, próximo ao Estádio dos Prazeres, em Brumado, foi abordado por cinco elementos na noite da última terça-feira (18). Segundo relato do piloto à polícia, um dos elementos efetuou dois disparos de arma de fogo e o obrigou a entregar a motocicleta. Dois dos assaltantes fugiram com a moto enquanto que o restante do grupo fugiu a pé. Esse é o segundo roubo de moto registrado em menos de dez dias. Na semana passada, um bando apedrejou um motociclista no Loteamento Malhada Branca e, em seguida, roubou a moto da vítima. A polícia suspeita de que se trata do mesmo bando nos duas ocorrências registradas.

Falta de saneamento afeta educação e produtividade do país Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Estudo brasileiro divulgado nesta quarta-feira (19) indica que a falta de saneamento básico nas cidades pode afetar a economia nacional por reduzir a produtividade do trabalhador, impactar o aprendizado de crianças e jovens, além de afastar o interesse turístico de regiões que sofrem com o despejo de esgoto e ausência de água encanada. A pesquisa sugere que a queda na eficiência de trabalhadores e estudantes é causada por doenças provocadas pela ausência de saneamento, como as infecções gastrointestinais, que levam a diarreia e vômito – resultantes do consumo de água contaminada. Segundo o relatório divulgado pelo G1, essa deficiência de infraestrutura influencia a posição do país nos principais índices de desenvolvimento, como o de mortalidade infantil e longevidade da população. No contexto mundial, o país ocupa a 112ª posição num ranking de saneamento que engloba 200 países.

Brumado: Édio Pereira solicita construção de Praça na Vila de Pedra Preta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Preocupado com o bem estar da população, o vereador Édio da Silva Pereira (PCdoB) tem conquistado através de seu mandato importantes obras para o município. O parlamentar também busca a efetivação de benefícios para as localidades urbanas e rurais. Através de indicação à administração municipal, ele solicitou a urbanização e construção de uma praça na área do entorno do campo de futebol e onde fica localizada a portaria da empresa Magnesita, na localidade de Pedra Preta. Pereira disse que esta é uma reivindicação dos moradores locais, que desejam ter um local de lazer e confraternização. “O atendimento a este pleito com certeza oferecerá a todos os moradores da Vila de Pedra Preta uma vida de melhor qualidade, quando poderão desfrutar de momentos de lazer. Pretendemos solicitar à empresa Magnesita que contribua com a obra”, destacou Édio.

Livramento de Nossa Senhora: Polícia encontra drogas enterradas em comunidade rural Foto: Divulgação/PC

Investigadores da polícia civil das cidades de Brumado e Livramento de Nossa Senhora encontraram vários pacotes de entorpecentes dentro de um balde enterrados em uma propriedade localizada em uma comunidade rural, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), esclareceu ao site Brumado Notícias que a ação da polícia foi desencadeada durante a última quarta-feira (19), ocasião em que os investigadores seguiam pistas sobre a chegada dos entorpecentes para serem distribuídos na cidade. A polícia investiga agora a procedência dos produtos.

Livramento de Nossa Senhora: Polícia encontra drogas enterradas em comunidade rural Foto: Divulgação/PC
Brumado: Faça uma Páscoa mais saborosa com os produtos Bella Vista Embalagens e Festas

A Bella Vista, Embalagens e Festas oferece a sua clientela uma ampla variedade de produtos para deixar a semana da Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Tem fôrmas de diversos tamanhos para ovos, coelhos e barras de chocolate, bombons, e embalagens diversas. Derreta com cuidado, decore com carinho, embale com bom gosto e presenteie com amor, com os produtos da Bella Vista. A Bella Vista, Embalagens e Festa fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado, ao lado da Igreja Universal. Os telefones são (77) 3453-1830 / 3453-1835. Bella Vista, onde sua Páscoa tem mais sabor!

Brumado: Representantes da Magnesita visitam prefeito Aguiberto Foto: Divulgação/PMB

Nesta quarta-feira (19), representantes da Magnesita visitaram o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) em seu gabinete. Na oportunidade, o gestor registrou o vínculo existente entre a empresa e o povo de Brumado. Para Aguiberto, a mais antiga mineradora em operação na cidade, oferece oportunidades de empregos, desenvolvimento técnico e econômico a diversas gerações de brumadenses. Já os representantes da empresa enfatizaram as diversas ações que a Magnesita vem desenvolvendo em termos ambientais, empregatícios e sociais, não só na área extrativista, mas também, ações que abrangem a área industrial de Contagem, em Minas Gerais.

CONTINUE LENDO
Brumado: Polícia confirma estupro de vulnerável em comunidade rural Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O delegado Cláudio Marques, que preside as investigações sobre o caso de estupro de vulnerável ocorrido em Brumado, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (19) e confirmou que o acusado manteve relações com a menor dos 11 aos 12 anos da mesma. Hoje, ela tem 14 anos e ambos são da comunidade Laranjão, zona rural do município. Segundo o delegado, a menor confirmou a acusação. Marques ainda destacou que, mesmo se houvesse consentimento da menor, para a lei ela é considerada vulnerável e esse fato é irrelevante diante da lei penal. O caso foi descoberto por um morador da localidade, que levou os abusos ao conhecimento da família. Os familiares então denunciaram o caso à polícia. O acusado, que é um vizinho da menor, está preso e as investigações continuam.

Brumado: Diretor da APLB esclarece que paralisações não irão prejudicar o calendário letivo estadual Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o diretor da APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Gilvan Moreira, respondeu se a paralisação nacional dos professores irá afetar o calendário letivo no estado e no município. O sindicalista garantiu que a paralisação já estava prevista e que por isso não irá afetar o ano letivo. Segundo Moreira, neste ano, os alunos terão 200 dias de aulas, porém o calendário foi elaborado com 210 dias, justamente prevendo essas paralisações da categoria, em prol de melhorias no setor. “Tudo para não penalizar o aluno”, explicou Moreira. A APLB adiantou que outras paralisações já estão previstas, inclusive por conta de alguns projetos que serão votados no Senado, a exemplo do Plano Nacional de Educação.

CONTINUE LENDO
Renato Aragão deixa hospital e passa bem Foto: Marcello Sá Barretto/AgNews

O humorista Renato Aragão deixou o hospital Barra D'or, no Rio de Janeiro, na tarde de quarta-feira (19), após ter sido internado às pressas. O intérprete do famoso personagem Didi sofreu um enfarte, mas já passa bem. Na saída do hospital, ele agradeceu ao carinho e disse que o ocorrido foi apenas um susto. De acordo com boletim médico, o humorista apresentou melhoras e, por isto, teve alta da UTI e foi transferido para o quarto já na segunda-feira (17). Como o caso do paciente está estável e a pressão arterial está controlada, ele foi liberado hoje (19). Aragão chegou a ser submetido a uma angioplastia.

Brumado: Bebê é notificado com suspeita de dengue; índice da doença apresenta queda no município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O coordenador do setor de endemias do município de Brumado, Fábio Azevedo, apresentou um relatório ao site Brumado Notícias que aponta uma queda significativa nos casos de dengue na cidade. De acordo com o documento, neste primeiro trimestre de 2014, foram registrados cinco possíveis casos da doença, dos quais apenas um foi confirmado. Em 2013, foram registradas 2.235 notificações da doença, das quais 231 foram descartadas. Nesta semana, uma criança de um ano e oito meses apresentou os sintomas da dengue hemorrágica, mas ainda não foi confirmado se o caso se trata da doença. Por cautela, os agentes de endemias realizaram inspeção e proteção na casa da família, localizada na Rua Tiradentes. Toda a quadra onde fica a residência também foi protegida. “A ação foi apenas preventiva, porque não se acharam focos do mosquito na residência e nem tampouco na área em seu entorno”, disse o coordenador de endemias, que frisou que a dengue precisa ser combatida diariamente, especialmente nesse período de calor.

Brumado: Esgoto estourado causa transtorno no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores da Rua Afrânio Peixoto, no Bairro Baraúnas, em Brumado estão há duas semanas convivendo com um esgoto a céu aberto, pois a rede estourou em frente ao Clube CTL. Uma equipe do site Brumado Notícias esteve no local e ouviu as reclamações dos moradores. Os mesmos relataram a nossa reportagem que já entraram em contato com o setor de obras da prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada até então. Com o dano na rede, o esgoto escorre a céu aberto formando um riacho por três ruas do bairro. “Aqui nós costumamos deixar nossos filhos brincarem nas ruas, mas com esse esgoto estourado acabou a diversão da criançada. E bem sabemos que isso aqui é caso de saúde pública. Esperamos que a prefeitura venha atender o nosso apelo o mais rápido possível”, disseram os populares.  

Arquivo