Nesta quarta-feira (04), uma paralisação de protesto foi realizada por inúmeros caminhoneiros que prestam serviços para Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), próximo ao município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho. Eles alegam que trabalham em condições precárias - falta de alojamento, falta de banheiros químicos, falta de água para beber e, principalmente, salários em atraso. O movimento pacífico contou com a presença da polícia. Os caminhoneiros prometem continuar a paralisação caso as reivindicações não sejam atendidas. A Fiol ainda não se manifestou sobre o protesto.
Também conhecida como lipoaspiração sem corte, a Criolipólise é um tratamento que permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da terceira semana. Neste mês de março, o tratamento está em promoção. O procedimento é feito pela fisioterapeuta Luiza Feres. Agende agora mesmo a sua avaliação gratuitamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298/ 9962-3010/ 9997-3200.
Contando com o apoio do serralheiro e artista plástico Alex Lobo e em parceria com o Senai, alunos do curso profissionalizante do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Brumado, desenvolveram um elevador para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. O prédio, de construção antiga, não atende aos padrões de acessibilidade, segundo o diretor Ramon Dutra. O mesmo explicou que, por questões estruturais, seria inviável a construção de uma rampa no local. Diante do impasse, os alunos buscaram informações no Senai e realizaram diversas pesquisas do modelo do elevador na internet. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o projeto foi desenvolvido, testado e aprovado no ano passado e instalado na entrada do colégio. Utilizando um motor e um cabo de aço, o elevador pode erguer até 600 kg. Embora tenha sido rigorosamente testado, o equipamento ainda passará por algumas melhorias para entrar em funcionamento, como o piso antiderrapante, escoras de segurança e corrimão. Apesar das adaptações, o projeto já é considerado um sucesso e um avanço que começa a ser estudado por outros prédios públicos, até mesmo de cidade vizinhas, para atender a lei de acessibilidade.
As eleições 2016 na capital do minério poderá ser bastante diferenciada e atrativa. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma reaproximação do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) com o seu primo e ex-presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcelos (SDD), está cada vez mais próxima. Inimigos desde 2007, os Vasconcelos já travaram duelos nunca vistos na história da política local. O ex-presidente do legislativo, então aliado de Eduardo, abandonou o barco na época, após a vitória de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia, em 2006, quando o brumadense Edmundo Pereira Santos (PT) foi eleito vice-governador do estado. Com várias trocas de ofensas, Eduardo e Léo desde então não se falavam e o desafeto político virou pessoal. Como em política tudo é possível, ambos estão tendo conversas amistosas e já se fala em divisão do mesmo palanque em 2016. A nossa reportagem tentou, mas sem êxito, contato com Eduardo e Léo. Os celulares de ambos estavam desligados.
Nesta quarta-feira (04), a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) visitou os cartórios da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado, e da 101ª Zona Eleitoral, em Livramento de Nossa Senhora. A visita faz parte de mais uma série do projeto de inspeção e apoio às Zonas Eleitorais do interior da Estado. Hoje, a inspeção foi realizada pelo Juiz Corregedor do TRE-BA, Fábio Alexsandro Costa Bastos, juntamente com um servidor do Regional. O objetivo é diagnosticar as condições físicas, funcionais e operacionais dos cartórios visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade, em conformidade com a meta 02/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A visita do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, à comarca de Brumado na manhã desta quarta-feira (04) foi considerada importante pelo fato de o órgão receber uma pauta de reivindicações apontando as principais carências na comarca local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, servidores e magistrados apontaram que a demanda de serviços tem sido grande no município e, por isso, a necessidade urgente da instalação de duas Varas - Civil e Crime - para atender aos anseios da comunidade. Representando os demais colegas, Federico Rêgo, oficial de serviços públicos, declarou que, além dos juízes, os servidores estão trabalhando sobrecarregados, extrapolando o horário de trabalho. “Se em 2015 não tivermos a implantação de um novo cartório civil em Brumado, teremos muitas dificuldades no atendimento à população a partir do próximo ano, pois já estamos trabalhando à beira da sobrecarga”, salientou o servidor.
A juíza Leonor Abreu relatou que, embora o quadro na Vara Civil esteja completo, há uma sobrecarga de processos que ultrapassa os 7 mil, quando cada juiz deveria cuidar de apenas 2 mil. Mesmo assim, a juíza acredita que a visita do presidente do TJ-BA possa mudar esse quadro com a instalação das novas Varas.
Descrente com o sistema, o juiz Genivaldo Alves Guimarães foi direto ao dizer que não espera muito no que tange a mudanças apenas por conta da visita. Ele conta com a sensibilidade do magistrado para que o quadro seja revertido no município e que o estado venha a cumprir a lei por ele próprio criada, a qual favorece o poder judiciário. “Esperamos que vendo de perto a situação da comarca ele possa se lembrar de nós. Já encaminhamos dezenas de reivindicações. Muitas coisas melhoraram, mas o judiciário precisa ser melhor assistido. Existe a Lei de Organização Judiciária, mas que é não cumprida pelo estado, ou seja, se não é cumprida, melhor seria nem ter sido escrita. Essa lei prevê seis juízes para a comarca de Brumado, mas existe apenas dois. É uma lei que existe, mas sem qualquer eficácia, pois não é cumprida pelo próprio estado. Ainda estamos muito longe do razoável”, destacou Guimarães.
Trafegar à noite pela BR-030, no perímetro da Vila Presidente Vargas, em Brumado, está cada vez mais perigoso. O site Brumado Notícias flagrou na noite da última terça-feira (03) uma grande quantidade de equinos que atravessava a rodovia em busca de pasto na Praça Saldino Lopes. Os moradores disseram que é frequente o cenário, pois os proprietários dos animais soltam os bichos sem se preocupar com os danos que os mesmos podem causar, inclusive provocando acidentes nas vias públicas. “É um trecho muito movimentado, mas com pouca atenção das autoridades de trânsito, pois, além da precariedade na sinalização, ainda temos esses abusos que geram perigos a todos nós”, desabafou um morador da localidade.
No dia 23 de fevereiro, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo iniciou o ano letivo de 2015 com reformulações importantes em seu funcionamento. Sob a direção da professora Vera Tânia de Oliveira Carvalho e das coordenadoras Cléia Aguiar e Valdirene Porto Silva, a escola de tempo integral vem desenvolvendo um trabalho educacional com turmas de até 35 alunos. Os pais e alunos reconhecem o trabalho louvável desempenhado na instituição de ensino. Segundo a diretoria, a secretaria municipal de Educação tem oferecido todo apoio educacional e logístico para a equipe docente da unidade de ensino, proporcionando o aproveitamento educacional dos alunos e o desenvolvimento profissional dos educadores.
Na última terça-feira (03), o radialista e presidente do PMDB de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi empossado deputado estadual após ter sua candidatura cassada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa. A cassação ocorreu em novembro do ano passado. Gusmão conseguiu reverter a decisão através de uma liminar, possibilitando assim a sua diplomação em dezembro. O deputado, que era primeiro suplente, ocupa a vaga deixada por Bruno Reis, que se licenciou do mandato para assumir a secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza da capital baiana. Na cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, o novo deputado estadual disse que representará os interesses do estado, em particular do sudoeste. Ele destacou que a região foi esquecida e possui necessidades urgentes.
De acordo com relatório lançado pelo Comitê Internacional do Controle de Narcóticos da ONU, cerca de 5,5 bilhões de pessoas têm acesso limitado ou nenhum acesso a medicamentos contra a dor - o número corresponde a 75% da população mundial. O documenta revela ainda que 92% da morfina disponível no mundo é consumida por apenas 17% da população mundial, que vive principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Austrália e na Nova Zelândia. Segundo o relatório, desastres naturais e conflitos armados podem limitar ainda mais o acesso a medicamentos essenciais. O aumento das novas substâncias psicoativas é outra preocupação: foram identificadas 388 novas substâncias no ano passado, um aumento de 11% em relação a 2013. Sobre tendências regionais de drogas, o documento destaca o aumento do tráfico ilegal na África. O leste do continente tem sido cada vez mais rota para o mercado de heroína. Já o sul da África continua sendo ponto central para o trânsito global de heroína e de cocaína. Sobre a América do Sul, o destaque vai para o Uruguai, que legalizou o uso da maconha, e para o cultivo da folha de coca na Bolívia, na Colômbia e no Peru. Nos três países, houve queda de um terço da produção entre 2007 e 2013.
Escoltado por um grande aparato policial, Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), fez uma visita relâmpago à comarca de Brumado na manhã desta quarta-feira (04). O presidente falou brevemente aos magistrados e serventuárias da justiça no Fórum Dr. Duarte Moniz, onde tomou um café da manhã na sala do júri. Em coletiva de imprensa, o presidente respondeu as indagações acerca dos interesses da comunidade. Ao ser perguntando sobre a criação de duas novas Varas - Crime e Civil - na comarca brumadense, Eserval se limitou a dizer que “são muitas as necessidades do poder judiciário que estão dentro de um projeto maior e, portanto, foi priorizada a criação de Varas de combate à violência doméstica, da infância e juventude e de conflito agrário”.
Quando foi abordada a sobrecarga de serviços dos magistrados e servidores da justiça e a expectativa de nomeação dos candidatos aprovados no último concurso público, o presidente respondeu que “a carência é nacional e que, mesmo diante da demanda, a Bahia apresenta um dos melhores quadros de prestação do serviço judiciário do país”. Ele garantiu que os concursados serão efetivados em seus cargos mediante as nomeações. Após conhecer as instalações do Fórum Dr. Duarte Moniz, de onde disse ter ficado com uma boa impressão pela sua estrutura física, Eserval e sua comitiva seguiram viagem para o município de Livramento de Nossa Senhora.
Em solidariedade as famílias enlutadas, o vereador Weliton Lopes deu entrada na última sessão legislativa em três Moções de Pesar e Solidariedade, que serão entregues às famílias de João Ribeiro dos Santos, ex-secretário municipal da Fazenda, Zezito Chaves Santos, o Tixa, comerciante, e José Antônio Pessoa Dias, o Toninho da Lig-Lixo. Em seu discurso, o parlamentar justificou que as moções são uma forma de homenagear os brumadenses e se solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos. “Sabemos que é um momento muito difícil para as famílias, que deixaram de conviver com pessoa queridas e que se foram deixando em cada uma das famílias uma grande lacuna, que só o tempo irá ajudar a amenizar a dor. Desta forma nos solidarizamos com todos os familiares através das moções”, reiterou Lopes.
Projeto de lei que aumenta a pena para quem matar mulheres por razões de gênero foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (03). O texto também prevê pena maior para mortes decorrentes de violência doméstica e para os casos em que a mulher é assassinada estando grávida. A matéria já havia sido aprovada pelo Senado e vai agora à sanção presidencial. De acordo com a proposta aprovada, o chamado feminicídio será incluído no Código Penal e passará a ser agravante do crime de homicídio, além de ser classificado como hediondo. A pena de prisão para homicídio simples varia de 6 a 20 anos. No caso do homicídio qualificado, onde se incluirá o feminicídio, a pena vai de 12 a 30 anos. Com a sanção do projeto, a pena será agravada em um terço até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto. Também haverá aumento nessa mesma proporção se o crime for contra pessoa menor de 14 anos, maior de 60 anos ou com deficiência. Se cometido na presença de filhos, netos ou pais da vítima, a pena também sofrerá aumento. A pena inicial tem que ser cumprida necessariamente em regime fechado e a progressão de regime leva mais tempo.
Morador da comunidade de Engenho Velho, zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Viana Santos, de 50 anos, foi encontrado morto debaixo de uma ponte da localidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima, que estava em uma motocicleta, teria caído da ponte e morrido no local. O veículo estava ao lado do corpo. Parentes de Viana teriam dito à polícia que, antes do acidente, ele estava conversando com um grupo de amigos. Após o bate-papo, Viana saiu dizendo que iria para casa. Ele era motorista de transporte coletivo. Uma equipe de polícia técnica esteve no local realizando o levantamento da ocorrência. Até o momento as causas do acidente são desconhecidas.
Nesta quarta-feira (04), o Vitória da Conquista enfrentará o Palmeiras em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo acontece no estádio Lomanto Júnior, às 22h. Apesar do embate, a delegação alviverde foi recebida com muita festa na cidade. Cerca de 300 fãs foram ao aeroporto de Vitória da Conquista para recepcionar o time. Palmeirenses levaram bandeiras e instrumentos musicais para a área de desembarque, que ficou lotada. Os jogadores foram simpáticos e acenaram para os torcedores, que improvisaram um corredor para que o elenco pudesse se encaminhar para o ônibus. Depois do desembarque, uma carreata seguiu o veículo da equipe até o hotel. De acordo com o Globo Esporte, até ontem (03), oito mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente para o duelo. Apesar da carga restrita, os palmeirenses devem ser maioria entre os 13 mil torcedores.
A presidente Dilma Rousseff (PT) vai realizar no próximo domingo (08) um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. O ato visa melhorar a sua popularidade, que caiu após a reeleição e os desdobramentos da Operação Lava Jato. Apesar de sair em defesa do governo, a justificativa do pronunciamento é a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Em 2012, 2013 e 2014, Dilma também se pronunciou por ocasião da data, sempre aproveitando a oportunidade para dar recados. Em 2013, anunciou a isenção de impostos federais para produtos da cesta básica. Este será o 21º pronunciamento de Dilma em quatro anos e três meses de governo. Segundo o Tribuna da Bahia, a presidente deve defender um pacote anticorrupção, que inclui propostas que endurecem as penas de funcionários públicos que tiveram enriquecimento ilícito e confiscam os bens oriundos da corrupção. Dilma também deve sair em defesa do ajuste fiscal implantado pela equipe econômica e justificar a importância das medidas para a população. Além disso, Dilma vai exaltar as políticas sociais dirigidas para o público feminino, como a implantação da Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne os principais serviços para o atendimento integral de vítimas de violência, como delegacias especializadas, defensorias e promotorias.
Na última terça-feira (03), uma quadrilha especializada em roubo e desmanche de motos foi desarticulada pela polícia civil na cidade de Caetité. O coordenador do Serviço de Investigações informou que o grupo roubava motos e levava para uma oficina, de onde repassava os veículos a um preço irrisório para um receptador. Em seguida, o mesmo desmanchava e revendia as peças. Durante a operação, três pessoas suspeitas de envolvimento no esquema criminoso foram presas em flagrante. Os acusados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram autuados e deverão responder por roubo, receptação e formação de quadrilha. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na oficina de desmanche foram encontradas diversas motocicletas desmontadas, peças que seriam revendidas, uma espingarda calibre 20, além de munição. O delegado Clécio Magalhães comandou a ação.
De acordo com anúncio do presidente da Constran, João Santana, as obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) no interior da Bahia serão paralisadas por falta de pagamento da Valec. O executivo alega que a construtora não recebe pagamentos há quatro meses. Licitada durante o governo Lula e estimada em R$ 4,5 bilhões, a Fiol possui atrasos significativos em sua construção. A paralisação das obras da Valec na Bahia, Goiás e em São Paulo poderá causar até nove mil demissões. Responsável pelas construções, o governo federal teria sido informado de que todas as empresas contratadas realizarão cortes no quadro de funcionários. Para o presidente do Constran, a situação só não é pior porque mais da metade do faturamento da Fiol é oriundo da iniciativa privada.
Através de uma parceria firmada entre a prefeitura de Brumado e a Secretaria Estadual de Saúde - SESAB, um equipamento de última geração na área de exames laboratoriais foi instalado no Laboratório Regional de Saúde Pública - LACEN. O equipamento I 2000 se constitui de uma ferramenta de última geração com capacidade de dinamizar e efetivar 200 exames por hora nas áreas hormonais, hepatite, HIV, PSA, doença de Chagas, marcadores tumorais, entre outros. Segundo o laboratório, o aparelho vai oferecer maior dinamismo no atendimento à população, reduzindo assim o tempo entre exame e pareceres médicos. O bioquímico e coordenador do Lacen, Fábio Jouberth, e sua equipe já estão realizando treinamento técnico para utilização do equipamento.
Em seu tempo de considerações finais durante a sessão legislativa na noite da última segunda-feira (02), o vereador Castilho Viana (PSB) fez um desabafo contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), cobrando do mesmo uma administração mais atuante. O parlamentar declarou que está faltando ao prefeito pulso de comando, pois, segundo ele, Aguiberto não tem dado atenção ao grupo que o ajudou a chegar ao posto maior do município. O parlamentar declarou também que os empreiteiros têm conseguido mais prestígio com o gestor e o seu secretariado do que ele e os demais vereadores, no que diz respeito ao atendimento de melhoras estruturais que beneficiariam a população. “A população está dizendo que os empreiteiros mandam mais que o prefeito”, destacou Castilho em seu discurso.
No final do primeiro mandato do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), entre os anos de 2007 e 2008, a prefeitura, com a aprovação do legislativo, doou um terreno na área do antigo matadouro, ao lado da sede da Apae, para que o estado construísse a sede própria da 18ª Ciretran. Assim que recebeu o terreno, o estado iniciou a obra através de uma empresa terceirizada, mas a mesma foi logo interrompida.
A obra não foi aprovada para os padrões do órgão, pois a empresa construiu um galpão com telhado baixo. Diante disso, o que seria o prédio da nova sede da 18ª Ciretran, virou um elefante branco abandonado no meio do mato. Desde então, o estado não se manifestou quanto à retomada da obra e nem foram dadas explicações plausíveis ao mau uso da verba pública. O site Brumado Notícias registrou que o local está sendo utilizado para armazenamento de material para construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Na última sexta-feira (27), parte de uma parede caiu com uma ventania que ocorreu no município. O local só não está completamente abandonado porque alguns populares improvisaram uma espécie de curral para criação animal. Enquanto isso, o estado renovou por mais um ano o contrato do imóvel onde atualmente funciona o órgão no município, com valor acima de R$ 3 mil.
Os aparelhos de ar-condicionado da Suprema Refrigerações são bastante conhecidos no mercado pela sua qualidade. Nesta semana, tem promoção de ar-condicionado no site. Somente no www.supremaice.com.br você encontra ar-condicionado Split Carrier Novo HIWall 9.000 btus 220v por R$ 938,37 à vista ou R$ 1.009,00 à prazo em 10 vezes no cartão sem juros. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Refrigerações, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.
Na manhã desta terça-feira (03), o site Brumado Notícias flagrou uma cena inusitada e perigosa na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, via de acesso da BA-148, em Brumado. No local, um homem pilotava uma motocicleta com uma perna no fundo de um veículo. A nossa reportagem apurou que o motociclista estava na verdade empurrando o carro, que sofreu pane e o condutor não conseguiu fazê-lo voltar a funcionar. O improviso quase ocasionou um acidente, pois um veículo que estava no sentido contrário da pista por pouco não atropelou o motociclista. Sem serem incomodados pela fiscalização de trânsito, o motorista do carro e o motociclista seguiram direto para uma oficina nas imediações.
Em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, cerca de vinte moradores participaram de um mutirão que ajudou a reformar o Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, escola onde os filhos estudam. Segundo a diretora do colégio, Maria Selma, os pais resolveram ajudar na obra a fim de agilizar o retorno dos filhos ao centro de ensino, já que as aulas estão sendo ministradas em espaços improvisados. Ao G1, a diretora informou que a empresa que ganhou o processo licitatório para execução da obra demorou para entregar os materiais e por isso houve um atraso de quase oitenta dias na reforma.
“Como não haveria tempo de concluir até o início das aulas, abrigamos os alunos na sala de uma igreja e em uma escola desativada. Pensando em agilizar o processo de reforma, a gente pediu aos pais que, se pudessem, ajudassem os pedreiros a agilizarem a obra", relatou Maria Selma. A escola conta com pouco mais de 500 alunos. O mutirão, que aconteceu espontaneamente no último sábado (28), teve o apoio do coordenador de projetos da Secretaria de Educação do município, Erisvaldo de Oliveira Rios. A diretora estima que a obra esteja concluída entre duas e três semanas.
Em Brumado, a Clínica Mais Vida iniciou o tratamento da criolipólise, técnica para emagrecimento conhecida como lipoaspiração sem corte. A clínica trará de Salvador, no dia 26 de março, o aparelho para desenvolvimento do tratamento. Agende a sua avaliação gratuita e tenha o corpo desejado. A criolipólise permite de forma não invasiva a destruição das células de gordura. Durante o processo, um método de resfriamento controlado (-5°C a -10°C) que não danifica a pele ou outros tecidos é utilizado. Em uma única sessão, a diminuição de gordura na área tratada pode chegar até 25% e os resultados são percebidos a partir da 3º semana. As vagas são limitadas, por isso ligue (77) 3441-4545/9951-4755/9180-9496 e garanta a sua.