Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2017
fechar

Magnesita reestreia com derrota no Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A reestreia do Magnesita no Campeonato Brumadense de Futebol foi decepcionante para os torcedores no último sábado (18). O clube que mais venceu na competição, acumulando 13 títulos, esteve irreconhecível em campo, sofrendo duas derrotas consecutivas para o time do Vitória. Na categoria juvenil, sofreu uma goleada de 6x0. Já na partida principal, o time, apontado entre os favoritos ao título, levou para o campo nomes consagrados no futebol local, porém, sem entrosamento e visível falta de preparo físico, o time dos mineradores foi dominado no primeiro tempo do jogo. A equipe conseguiu igualar o domínio da partida no início do segundo tempo, mas, quando o time parecia melhor e poderia abrir o marcador, acabou cedendo um pênalti ao time adversário, que marcou primeiro. 

Magnesita reestreia com derrota no Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em menos de cinco minutos, veio o empate, porém, enquanto ainda comemorava o gol, a zaga falhou e o Vitória saltou na frente novamente. Aos 39 minutos, mais um pênalti a favor do Vitória que finalizou o placar do jogo em 3x1. Houve muitos gols também no embate entre Boleiros e São José na tarde de domingo (19). Na disputa do juvenil, o São José construiu o belo resultado de 3x0. Na categoria principal quem deu as cartas foi o Boleiro vencendo por 2x1. No próximo final de semana, acontece o encerramento da primeira rodada e a abertura da segunda rodada. O jogo de domingo pode não acontecer, uma vez que os clubes podem interromper o andamento do campeonato por falta de apoio da prefeitura.

Novo Corolla já está disponível na A4 Veículos em Brumado

O lançamento da nova linha Corolla 2018 acontece nesta segunda-feira (20) na A4 Veículos. Não perca a chance de conhecer e adquirir o líder absoluto de emplacamentos entre os sedãs médios. Com visual atualizado, o modelo passa a ser equipado com controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245. O telefone é (77) 3441-4555.

Barra da Estiva: Bar cria brincadeira para eleger o cliente 'Prosa Ruim' do ano Foto: Informe Barra

Em Barra da Estiva, o Bar de Bozó, ponto de encontro de amigos na cidade, se tornou palco de uma brincadeira que há três anos vem sendo levada a sério pelos frequentadores: todo ano é eleito o cliente mais “Prosa Ruim”. Este ano, a urna foi aberta no último sábado (18) para a contagem dos votos; só têm direito a voto os clientes assíduos. “Juninho Cachaça” foi eleito o “Prosa Ruim” do ano de 2017. 

Barra da Estiva: Bar cria brincadeira para eleger o cliente 'Prosa Ruim' do ano Foto: Informe Barra

De acordo com o Informe Barra, a disputa foi acirrada: Juninho conseguiu 54,67% dos votos contra 45,33% de Gurlan - 75 pessoas votaram. O proprietário do estabelecimento diz que tudo não passa de uma brincadeira que tem servido para fortalecer os laços de amizade.

Barracos são demolidos e cerca de 125 famílias ficam desabrigadas em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Famílias que ocupavam um terreno há oito meses, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, foram retirados do local na madrugada de sábado (19). A situação ocorreu na Serra do Periperi. Os moradores relataram que foram acordados e que tratores da prefeitura demoliram os barracos que cerca de 125 famílias ocupavam no local. Aprefeitura disse que as construções ocorreram em área pública, que é protegida por lei e pertence ao município.

Duas pessoas morrem em acidente na BA-142 entre Anagé e Tanhaçu Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

No último sábado (18), duas pessoas morreram em um acidente registrado na BA-142, entre Anagé e Sussuarana, distrito de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o condutor do veículo teria perdido o controle da direção no trecho e capotado várias vezes. Um dos ocupantes, uma mulher, foi projetada para fora do carro. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu ao dar entrada no hospital de Anagé. Outro ocupante do veículo morreu na hora devido à gravidade dos ferimentos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

'Eles que peçam a Deus para eu não ser candidato', diz Lula sobre 2018 Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Em um ato público organizado como resposta à inauguração das obras de transposição do Rio São Francisco pelo presidente Michel Temer (PMDB), os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) fizeram pesadas críticas ao governo. No evento, realizado na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, Lula negou que já seja pré-candidato à presidência. Dizendo-se perseguido, garantiu que, caso entre na disputa, irá percorrer o país “de cabeça erguida”. “Eu sou um homem que não tem ressentimento. Quando a gente chega aos 70 anos não temos mais como guardar ódio. Eu quero dizer para todo mundo que aprendi a andar de cabeça em pé neste país. Eu nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018, e sei que eles querem que eu não seja candidato. Eles peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é para ganhar e trazer de volta à alegria deste país”, disse Lula à multidão que acompanhava o ato em Monteiro. O evento, batizado como “inauguração popular” do eixo Leste da transposição do Rio São Francisco, contou com a participação do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e de diversos parlamentares petistas, teve ares de campanha. Em seu discurso, Dilma acusou Temer de mentir sobre a paternidade das obras na região.

AUCIB repudia projetos do executivo e se coloca à disposição dos sindicatos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Genivaldo Alves Azevedo, presidente da Auditoria Pública Cidadã da Bahia (AUCIB), declarou que o órgão repudia a aprovação dos projetos de lei do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, os quais visam a redução do tempo de licença maternidade e a extinção de cargos administrativos do quadro efetivo. Para ele, os projetos ferem leis federais que garantem direitos trabalhistas aos servidores públicos e ao mesmo tempo fere o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Município e o Ministério Público, no que se refere à criação de vagas de trabalho nos órgãos públicos municipais. Na interpretação do auditor popular, o gestor está tentando driblar o TAC por ele mesmo assinado em seu segundo mandato à frente da cadeira administrativa. 

AUCIB repudia projetos do executivo e se coloca à disposição dos sindicatos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Azevedo deixou claro que o papel da AUCIB é fiscalizar as contas e os gastos públicos do município e do estado e, a princípio, o órgão não moverá nenhuma ação judicial contra o projeto, o prefeito ou contra os vereadores que aprovaram a proposta, pois entende que se deve respeitar a representação sindical que já está tomando as providências cabíveis para defesa dos interessas de cada categoria. “Apoiamos as mobilizações das categorias e dos sindicatos que as representam. Queremos respeitar o limite e o espaço de cada um. Caso os sindicatos não estejam em ação, a AUCIB não iria se omitir em defender os interesses da comunidade como um todo”, afirmou o auditor público.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Professores mantêm paralisação até a próxima sexta-feira (24) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo após a convocação da Secretaria de Educação de Brumado para que os professores retornassem às atividades nesta segunda-feira (20), a categoria anunciou a paralisação até a próxima sexta-feira (24). Os docentes ingressaram em uma greve geral em protesto contra a PEC 287, que trata da reforma da previdência social e propõe o aumento do tempo de serviço para aposentadoria. De acordo com comunicado da APLB/Sindicato, o ano letivo dos alunos não será comprometido. Os docentes irão recompensar as aulas, mas dependem do não corte de ponto e salário por parte do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

STJ permite adoção de crianças de qualquer idade por homossexuais Foto: Divulgação

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que queria impedir um interessado em adotar crianças de até três anos de idade. Para o MP, o limite deveria ser 12 anos, pois o adotante é homossexual e manter uma relação homoafetiva. Em primeiro grau, a Justiça afirmou que não faria sentido limitar “a habilitação de requerente homoafetivo”, com base nos princípios da igualdade. O Tribunal de Justiça gaúcho manteve o entendimento, por unanimidade. Para o ministro Raul Araújo, relator do caso no STJ, não existe previsão legal limitando a faixa etária do adotando apenas porque o adotante é homossexual, “devendo o pretendente, sempre e em qualquer situação”, preencher os requisitos estabelecidos no ECA (Lei 8.069/90), como oferecer ambiente familiar adequado. O ministro ainda afirmou que, conforme relatório juntado em primeira instância assinado pela equipe multidisciplinar do juízo, “o requerente encontra-se apto a exercer a responsabilidade que requer os cuidados de uma criança ou adolescente”. O ministro apontou ainda que a 3ª Turma da Corte já seguiu a mesma tese, por unanimidade, em 2015, ao rejeitar pedido do próprio MP-PR (REsp 1.540.814/PR). O voto de Araújo também foi seguido sem divergência. O ministro Antonio Carlos Ferreira apresentou voto-vista, mas acompanhou o relator.

Justiça nega liminar e mantém nomeação do filho do prefeito na secretaria de Agricultura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães negou o pedido de liminar de uma ação popular contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que visava à anulação da portaria de nomeação de seu filho, Rodrigo Cunha Vasconcelos, para o cargo de Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o juiz ainda concedeu prazo de 20 dias para que o prefeito responda às acusações dos autos no processo. “Não obstante os argumentos do autor, entendo prudente assegurar aos requeridos o direito ao contraditório. É sabido que, para a concessão da liminar, a urgência deve ser tamanha que não se possa, sequer, aguardar o prazo de resposta. O ato impugnado, ou seja, a nomeação do secretário, ocorreu há cerca de um mês. Entendo que, desde que a presente ação tenha regular tramitação, a permanência daquele requerido no cargo, ao menos até a resposta, ou a sentença, não acarretará grave dano ao patrimônio público. Portando, indefiro o pedido de liminar e determino a citação dos requeridos para que apresentem resposta em até vinte dias”, sentenciou o magistrado. Com isso, a nomeação segue mantida até que o processo seja julgado.

Câmara de Brumado abre licitação para aquisição de material de limpeza, alimentício e utensílios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara Municipal de Vereadores publicou em seu Diário Oficial Aviso de Publicação de Licitação, na modalidade Pregão Presencial, para aquisição de material de limpeza, alimentício e utensílios destinado ao Legislativo. O Edital encontra-se disponível, sem custo, para consulta na sede da casa legislativa, localizada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 28 de março, às 9h, na Câmara Municipal. 

Sem apoio da prefeitura, clubes pretendem paralisar o Campeonato Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Campeonato Brumadense de Futebol está sob ameaça de ser interrompido por falta de apoio da prefeitura. O site Brumado Notícias conversou com alguns dirigentes de clubes que participam da competição e os mesmos revelaram que foi decidido em reunião que, caso a prefeitura não arque com os custos de arbitragem e demarcação do campo, as equipes irão paralisar o campeonato antes da segunda rodada. Os dirigentes relataram que os clubes estão tendo de pagar R$ 850 em cada jogo para custear arbitragem e manutenção do campo. A bilheteria, que deveria ter o valor revertido na estruturação dos clubes, está ficando para manutenção do estádio; alguns times estão jogando com uniformes antigos porque faltou recurso para comprar novos este ano. Os dirigentes esperavam que a renda da bilheteria fosse ajudar nesse sentido, mas, após rateio da arrecadação, sobra muito pouco para as equipes. “Não somos clubes grandes e por isso precisamos desse apoio do poder público, bem como da iniciativa privada para que não venhamos a perder o nosso tradicional campeonato de futebol”, disseram os dirigentes. Eles também cobraram mais empenho do diretor municipal de esportes, Jobson Cruz, que prometeu ser um elo entre a prefeitura e o esporte local.   

Clínica Luiza Feres dispõe do melhor tratamento para melasma

Agora na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Com baixo efetivo e sem atualização de endereços, Correios atrasa correspondências em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nos últimos cinco anos, novos bairros surgiram no município de Brumado e o aumento da demanda tem exigido novas adaptações dos serviços públicos, principalmente dos Correios, que necessita atualizar o mapeamento da cidade para entrega de correspondências e encomendas. Jarbas Barbosa, delegado regional do sindicato que representa os carteiros na Bahia, afirmou em entrevista ao site Brumado Notícias que a estatal não acompanhou o ritmo da expansão do município. Segundo ele, sem a atualização dos novos endereços, os carteiros não estão podendo atender os novos moradores. Outro agravante, de acordo com o representante sindical, está no baixo efetivo para atender toda a cidade e a zona rural. O sindicalista relata que há um déficit inicial de 04 carteiros para cobrir a sede do município. Mesmo sabendo da necessidade, os Correios não vem realizando concursos para provimento de vagas e acaba prejudicando a excelência na prestação dos serviços ao público. Jarbas disse que a carência de carteiros tende a aumentar em Brumado, uma vez que alguns profissionais estão prestes a se aposentar.  

Polícia civil investiga caso de homem encontrado morto no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem de 36 anos de idade, identificado como José Mário Queiroz, foi encontrado morto no interior de uma residência, na Rua Miguel Mirante, no centro de Brumado, na última sexta-feira (17). Em entrevista ao site Brumado Noticias, o delegado Leonardo Rabelo declarou que a polícia está apurando as circunstâncias da morte, uma vez que os peritos constataram que o local onde foi encontrado o corpo da vítima estava violado. Familiares relataram à polícia que o homem se enforcou e amigos tentaram reanimá-lo. Por causa da violação do local, a polícia ainda não pode confirmar se houve um homicídio ou um suicídio. O delegado Orlando Quaresma, que investiga o caso, segue ouvindo parentes e testemunhas e aguarda apuração da perícia a fim de elucidar o ocorrido.  

Secretaria de Educação de Brumado solicita retorno dos professores e anuncia atividades letivas Foto: Blog Pra Saber

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, solicitou a todos os professores da rede municipal o retorno às atividades letivas na segunda-feira (20). Através de comunicado, a pasta informou à comunidade que a partir de amanhã o transporte escolar estará novamente disponível em toda a rede municipal, bem como os demais serviços educacionais do município com o objetivo de garantir aos alunos o direito à Educação. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, disse que entende que a categoria está buscando seus direitos, mas ressaltou que para garantir os direitos de uns não é preciso interromper os direitos do outro. “Prova disso foi o questionamento sobre o planejamento na escola dentro das duas horas depois da aula e o outro dia ficando para se planejar em casa. Uma outra questão foi sobre o dia 15 ter a falta abonada, pois acredito que a luta contra a reforma da previdência é de suma importância pra todos nós. No entanto, os outros nove dias de greve não atinge a administração e sim os nossos alunos. Não estamos querendo tirar o direito dos professores, mas precisamos que o direito do aluno também seja assegurado. A greve causa um dano irreversível no aluno, ainda que aconteça a reposição dos dias letivos, o desestímulo que isso causará no aluno, justamente no início do ano, é um prejuízo muito grande na aprendizagem”, afirmou. A secretária ainda lembrou que a administração não deu resposta negativa ao piso salarial e a outras reivindicações. Por fim, se colocou à disposição para colaborar com o professor fazendo a ponte entre a categoria e a administração, inclusive marcando um encontro com o atual gestor, desde que o professor esteja na sala de aula e não em greve.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Jovem faz apelo e diz que atingiu 215kg após erro médico em parto Foto: Arquivo Pessoal

Uma dona de casa de Guarujá, no litoral de São Paulo, enfrenta há cerca de cinco anos uma batalha para conseguir realizar uma cirurgia bariátrica. Vanessa Santos, de 27 anos, pesava 93 kg em 2011, no entanto, após um erro médico durante o parto do segundo filho, passou a engordar e chegou aos 215 kg. A cirurgia de redução de estômago está garantida, mas agora ela busca fundos para manter-se por três meses em Curitiba, no Paraná, onde a operação deve ser realizada. Segundo Vanessa, tudo começou durante o parto de seu segundo filho, em um hospital de Guarujá. De acordo com o G1, após a cesariana, ela foi informada pelos médicos que eles fizeram uma laqueadura em suas trompas, para que ela não pudesse mais engravidar. “Eles não avisaram que iam tirar as minhas trompas, simplesmente me informaram depois. Foi um erro. Muita gente me criticou por eu não ter entrado na Justiça contra o hospital, mas na época eu não tinha noção das consequências que isso poderia me trazer no futuro”, explica. Após o procedimento, nos anos seguintes, a dona de casa passou a ganhar peso, e sua vida mudou completamente. “Até então, eu tinha uma vida normal. Depois disso, comecei a ganhar peso, adquiri uma hérnia, e complicou toda a minha vida. Eu trabalhava fora, trabalhei em uma padaria e cuidei de criança. Nunca tive uma profissão, mas sempre trabalhei. Hoje eu não trabalho, quem sustenta a minha casa é o meu marido”, revela.

Gol 1.6 acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Gol Confortline 1.6, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Um homem de 23 anos foi encontrado morto dentro de uma cisterna, nas imediações do povoado de Lagoa dos Patos, em José Gonçalves, distrito de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. A vítima estava desaparecida desde domingo (12), e o corpo foi encontrado na sexta-feira (17). Segundo informações da delegacia de Conquista, a polícia foi informada sobre um corpo dentro da cisterna através de ligação anônima. Após a identidade da vítima ser confirmada, a família foi avisada. O homem era casado, e deixa uma filha de três anos. De acordo com o G1, ele havia sido visto pela última vez na porta da casa onde morava. O corpo foi retirado da cisterna e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso será investigado pela delegacia de Conquista.

Brumado: Comunidade do Ariri contará com serviço de coleta de lixo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de solicitação à Administração Municipal, o vereador Luiz Carlos Caíres da Silva (PSD), o Palito, viabilizou o serviço de coleta de lixo para a comunidade do Ariri, que até então não contava com o benefício. Palito destacou que a coleta do lixo é de fundamental importância, pois contribuirá para a diminuição de doenças causadas pela proliferação de insetos e animais e melhorará a qualidade de vida dos moradores da localidade. Além disso, o parlamentar destacou que o serviço contribuirá para a preservação do meio ambiente. O serviço de coleta na comunidade será iniciado na próxima quinta-feira (23), no período da manhã. O carro de coleta percorrerá toda a comunidade com encerramento do trajeto na Associação de Moradores.  

Proposta de reforma da Previdência recebe 164 emendas Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que reformula as regras da Previdência, recebeu 164 emendas que pedem mudanças, retirada ou inclusão de artigos, muitas delas tratando do mesmo tema. O prazo para apresentação de emendas se encerrou às 18h30 desta sexta-feira. De acordo com a Veja, no entanto, só 131 emendas seguirão tramitando na Câmara dos Deputados. É que 33 não conseguiram o número regimental suficiente de assinaturas para seguirem tramitando – cada deputado tem que reunir 171 assinaturas para sua emenda. A maior parte das emendas pede que não haja mudanças nas regras da aposentadoria rural. A proposta prevê que a contribuição do trabalhador rural passe a ser individual e obrigatória. A base contributiva e a alíquota devem ser menores do que a dos demais trabalhadores. Eles terão uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, com 25 anos de contribuição. Na regra atual, a aposentadoria é garantida para os trabalhadores rurais que contribuíram ou não com a Previdência.

Barra da Estiva: Polícia prende indivíduo por posse irregular de arma de fogo Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil de Barra da Estiva prenderam em flagrante na quinta-feira (16) o indivíduo Tiago da Silva Dias, de 27 anos, acusado de posse ilegal de arma de fogo. Segundo informações da polícia, o acusado já havia sido indiciado anteriormente pela prática dos crimes de ameaça e lesão corporal. Marco Torres, Delegado de Polícia Titular da Delegacia de Barra da Estiva, representou pela medida cautelar de busca e apreensão domiciliar, a qual foi concedida pelo Juiz de Direito da Comarca de Barra da Estiva. No cumprimento do mandado judicial na residência do acusado foram encontradas uma espingarda cartucheira e munições. O indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pagou a fiança arbitrada e responderá pelo crime em liberdade.

Arquivo